UTILITARISMO resumo

2
UTILITARISMO: Objetivo principal: propiciar o máximo de felicidade para o maior número de pessoas, e o mínimo de infelicidade para o menor número de pessoas (maximização do bem, sendo mais útil quando atinge a maioria). a felicidade estava ligada ao prazer e a infelicidade à dor. Jeremy Bentham cálculo dos prazeres (quantitativo). John Stuart Mill diferenciar entre prazeres superiores e inferiores (qualitativo). 1. JEREMY BENTHAM: O homem é governado pelo prazer e pela dor (dois senhores soberanos). O utilitarismo de Bentham é pautado em alguns princípios: Princípio da utilidade: “Todo ser humano busca sempre o maior prazer possível” O ser humano busca o prazer (bem) e foge da dor. Princípio da identidade de interesses: “O fim da ação humana é a maior felicidade de todos aqueles cujos interesses estão em jogo. Obrigação e interesse estão ligados por princípios” Aja de forma que sua ação possa ser modelo para os outros. Princípio da economia dos prazeres: “A utilidade das coisas é mensurável e a descoberta da ação apropriada para cada situação é uma questão de aritmética moral” Faça o cálculo dos prazeres e da dor e defina o bem em termos genéricos. A aprovação ou desaprovação de qualquer ação está ligada a tendência de aumentar ou diminuir a felicidade. O cálculo da utilidade é o cálculo do bem, no qual, não é só a quantidade de felicidade que conta, mas a sua distribuição à maioria. Os direitos individuais são condicionados pela felicidade pessoal e coletiva.

Transcript of UTILITARISMO resumo

Page 1: UTILITARISMO resumo

UTILITARISMO:

Objetivo principal: propiciar o máximo de felicidade para o maior número de pessoas, e o mínimo de infelicidade para o menor número de pessoas (maximização do bem, sendo mais útil quando atinge a maioria). a felicidade estava ligada ao prazer e a infelicidade à dor.

Jeremy Bentham cálculo dos prazeres (quantitativo). John Stuart Mill diferenciar entre prazeres superiores e inferiores

(qualitativo).

1. JEREMY BENTHAM:

O homem é governado pelo prazer e pela dor (dois senhores soberanos).

O utilitarismo de Bentham é pautado em alguns princípios:

Princípio da utilidade: “Todo ser humano busca sempre o maior prazer possível” O ser humano busca o prazer (bem) e foge da dor.

Princípio da identidade de interesses: “O fim da ação humana é a maior felicidade de todos aqueles cujos interesses estão em jogo. Obrigação e interesse estão ligados por princípios” Aja de forma que sua ação possa ser modelo para os outros.

Princípio da economia dos prazeres: “A utilidade das coisas é mensurável e a descoberta da ação apropriada para cada situação é uma questão de aritmética moral” Faça o cálculo dos prazeres e da dor e defina o bem em termos genéricos. A aprovação ou desaprovação de qualquer ação está ligada a tendência de aumentar ou diminuir a felicidade.

O cálculo da utilidade é o cálculo do bem, no qual, não é só a quantidade de felicidade que conta, mas a sua distribuição à maioria.

Os direitos individuais são condicionados pela felicidade pessoal e coletiva.

Teoria do utilitarismo: “ética hedonista” como base.

Hedonismo e felicidade: A felicidade geral seria como uma equação hedonista, isto é, uma soma dos prazeres, conjuntamente, com uma subtração das dores dos indivíduos. proporcionar o prazer e evitar o sofrimento.

O utilitarismo não é um meio, mas o próprio fim, qual seja, a promoção da equidade e da justiça.

2. JOHN STUART MILL:

Adota o princípio hedonista: a finalidade da vida humana é a felicidade (bem supremo).

Page 2: UTILITARISMO resumo

A felicidade poderá ser encontrada pela fruição de diferentes prazeres (ligados ao corpo e ao espírito).

Atribui maior importância aos prazeres ligados ao espírito, ao intelecto e a sociedade são estes que permitem verdadeiramente ao homem ser feliz.

Utilidade é diferente de prazer: “Útil seria o que contribui para a felicidade geral”. O bem que se quer alcançar é a felicidade. (?)