Vale Glaciar da Serra da Estrela

2
Vale Glaciar da Serra da Estrela: A Serra da Estrela possui dois vales glaciares: Vale Glaciar de Loriga e o Vale Glaciar de Zêzere. A Serra da Estrela situa-se a nordeste de Portugal Continental. O belíssimo Vale de Loriga teve origem glaciar, tal como o Vale do Zêzere. O Vale de Loriga, o granito era mais compacto e sólido. Algumas características do vale são as depressões em socalcos, onde outrora existiram lagoas, e que são conhecidas como covões. Uma das várias depressões é o Covão da Areia, encontra-se espectacular Garganta de Loriga. A partir da Garganta de Loriga, o glaciar libertou-se, passando a escavar um terreno menos resistente à erosão. No Chão da Ribeira, encontramos enormes blocos de granito. O glaciar escavou então uma grande bacia, onde esteve depositada uma enorme quantidade de gelo. O Vale de Loriga é constituído por sedimentos que foram arrastados pelo glaciar.

description

Vale Glaciar da Serra da Estrela

Transcript of Vale Glaciar da Serra da Estrela

Page 1: Vale Glaciar da Serra da Estrela

Vale Glaciar da Serra da Estrela:

A Serra da Estrela possui dois vales glaciares: Vale Glaciar de Loriga e o Vale Glaciar de Zêzere. A Serra da Estrela situa-se a nordeste de Portugal Continental.

O belíssimo Vale de Loriga teve origem glaciar, tal como o Vale do Zêzere. O Vale de Loriga, o granito era mais compacto e sólido. Algumas

características do vale são as depressões em socalcos, onde outrora existiram lagoas, e que são conhecidas como covões. Uma das várias depressões é o Covão da Areia, encontra-se espectacular Garganta de Loriga.

A partir da Garganta de Loriga, o glaciar libertou-se, passando a escavar um terreno menos resistente à erosão. No Chão da Ribeira, encontramos enormes blocos de granito.

O glaciar escavou então uma grande bacia, onde esteve depositada uma

enorme quantidade de gelo. O Vale de Loriga é constituído por sedimentos que foram arrastados pelo glaciar.

Page 2: Vale Glaciar da Serra da Estrela

O Vale do Zêzere é o maior vale glaciário da Europa. Em forma de U, o maior Vale Glaciar da Europa, desfruta de belezas

geológicas inigualáveis como as austeras rochas graníticas dos Cântaros Magro, Gordo e Raso e de reservas biogenéticas de elevado valor natural e paisagístico.

É por entre o percurso sinuoso do Vale Glaciar, que o Rio Zêzere sucede

veloz, audaz e destemido, onde perdura o pastoreio e a agricultura de subsistência.

Trabalho elaborado por: Luís Pereira, nº11 Victor Pinto, nº 21 7ºD