Valores Que Um Gestor Deve Ter

10
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO GESTÃO,ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR DISCIPLINA 1-Fundamentação Geral Carga Horária:60h Professora: Darismar Silva Soares Alunos(as):Antonio José das Chagas Maria Aparecida N. Santana Roberto

Transcript of Valores Que Um Gestor Deve Ter

Page 1: Valores Que Um Gestor Deve Ter

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CURSOGESTÃO,ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR

DISCIPLINA

1-Fundamentação Geral Carga Horária:60h

Professora: Darismar Silva SoaresAlunos(as):Antonio José das Chagas Maria Aparecida N. Santana Roberto

Pólo

ALTAMIRA- JULHO 2012

Page 2: Valores Que Um Gestor Deve Ter

DISCIPLINA

1-Fundamentação Geral

Atividade apresentada como requisito parcial para avaliação da disciplina Fundamentação Geral

do curso Gestão, Orientação e Supervisão Escolar Orientado e Ministrado pela Professora: Darismar Silva Soares .

ALTAMIRA- JUNHO 2012

Page 3: Valores Que Um Gestor Deve Ter

Valores que um gestor deve ter

O sucesso de uma atuação eficaz de um gestor educacional está ligado a alguns valores, que são:

o Querer ser gestoro Ter capacidade de liderar pessoas

o Servir de exemplo para os seus colaboradores

o Motivar e ser motivado

o Ser flexível, mas firme, no estabelecimento de

o Regras, disciplina e estrutura organizativa

o Pensar "O que posso fazer pela escola?"

o Não pensar "O que a escola pode fazer por mim?"

o Ser inovador

o Ter a Qualidade como um valor

o Humildade

Atualmente, o mercado educacional tem percebido que a competência e a qualidade de um gestor escolar esta na capacidade e na agilidade em tomar as decisões certas na hora certa, em especial quando ele consegue trazer retornos financeiros para a Instituição com a decisão que tomou. Tomar uma decisão certa se tornou muito difícil, visto que não existe uma receita de bolo para tomada de decisões, cada Instituição tem a sua própria característica e cada gestor tem a sua própria personalidade, sua história de vida e também suas experiências profissionais que acabam por influenciar na hora da decisão. As atitudes, os conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências na formação do gestor da educação são tão importantes quanto a prática de ensino em sala de aula. No entanto, de nada valem estes atributos se o gestor não se preocupar com o processo de ensino/aprendizagem na sua escola. Diagnosticar e propor soluções assertivas às causas geradoras de conflitos nas equipes de trabalho, ter habilidades e competências para a escolha de ferramentas e técnicas que possibilitem a melhor administração do tempo, promovendo ganhos de qualidade e melhorando a produtividade profissional. O Gestor deve estar ciente que a qualidade da escola é global, devido à interação dos indivíduos e grupos que influenciam o seu funcionamento. Praticar a gestão com liderança deve buscar combinar os vários estilos como, por exemplo: estilo participativo que é uma liderança relacional que se caracteriza por uma dinâmica de relações recíprocas; O gestor deve saber integrar objetivo, ação e resultado, assim agrega à sua gestão colaboradores empreendedores, que procuram o bem comum de uma coletividade. Edificar a escola ideal que impulsione sistema educacional, governo, educadores e especialistas a discutirem alternativas, romperem obstáculos, contradizerem conjeturas e confrontarem com a resistência de uma sociedade que sonha com melhorias, mas não se organiza para obter uma educação formadora.

Page 4: Valores Que Um Gestor Deve Ter

Fortalecer as bases do ensino é uma necessidade tão emergente que incomoda muitos, pois a gestão descentraliza poderes, ramificando as discussões de medidas e mudanças. Dissolver os ranços, desagregar o sistema de méritos e influências políticas para implantar um modelo democrático-flexivo está sendo um grande obstáculo.

O Diretor-Gestor é um líder democrático, que trabalha, coopera, sugere que sabe fazer, participando das tarefas, que diz “nós” para avaliação dos efeitos positivos ou negativos da instituição. Este é o líder da organização que aprende e que assume responsabilidades, possibilita autonomia, que interage, participa e coordena à busca de soluções e construções. Visa um grupo motivado, cooperativo e que tenha vontade de crescer. Enfim, um líder leal, que seja o elo das ligações interpessoais com parceria, que não impõe sua verdade, mas que constrói verdades com o grupo e tem o respaldo da comunidade escolar, fazendo-a participar ativamente, trazendo-a cada vez mais para dentro da Escola e buscando estreitar sempre os laços de parceria e cumplicidade. Criatividade muitas vezes é confundida com inovação, o que não é necessariamente verdadeiro, porém inovação e criatividade estão intimamente relacionadas. E a criatividade pode ser estimulada a través de métodos e técnicas de geração e gestão de idéias e busca de novos caminhos, de ambientes propícios e de estímulos adequados, onde ousar, correr riscos, tentar, aprender com os erros, empreender e inovar sejam parte de uma nova cultura. Inovação deve ser tratada como elemento chave de competitividade, já que os mercados se tornam cada vez mais concorrenciais. Dessa forma, deve-se conhecer e monitorar os indutores da inovação na empresa e as técnicas de pesquisa de mercado, de modo a identificar e entender os desejos do mercado e se posicionar, buscando o desenvolvimento, a adequação e a gestão de produtos e serviços, seja para mercados existentes ou novos mercados, evitando suas armadilhas. Muitas vezes ouvimos a frase “para bons projetos não faltam recursos”. Nada mais verdadeiro. Em geral, o gargalo não tem sido os recursos, mas a elaboração e a condução de bons projetos. O conhecimento e a prática de técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos e, mais especificamente, de projetos de inovação, são imprescindíveis. O sucesso reside na aplicação de técnicas sobre como montar, executar e controlar um bom projeto, na identificação do perfil da equipe, na estrutura adequada para sua condução, no processo de início, avaliação e encerramento, nas análises de riscos, recompensa, e efeitos colaterais positivos e negativos, assim como na gestão nos níveis estratégico e tático/operacional.

Page 5: Valores Que Um Gestor Deve Ter

Uma escola organizada por meio da gestão 

A fundamentação da gestão está, pois, na constituição de um espaço público de direito, que deve promover condições de igualdade, garantir estrutura material para um serviço de qualidade, criar um ambiente de trabalho coletivo que vise a superação de um sistema educacional seletivo e excludente, e ao mesmo tempo que possibilite a inter-relação desse sistema com a organização da sociedade, com a organização política, com a definição de papéis do poder público, com as teorias do conhecimento, as ciências, as artes e as culturas.

A gestão deve estar inserida no processo de relação da instituição educacional com a sociedade, de tal forma a possibilitar aos seus agentes a utilização de mecanismos de construção e de conquista da qualidade social educação. Nessa perspectiva, a instituição educacional deve ter como princípios fundamentais: o caráter público da educação, a inserção social e a gestão onde as práticas participativas, a descentralização do poder, a socialização das decisões desencadeiam um permanente exercício de conquista da cidadania.

Conscientizar de que a escola é um local de desenvolvimento crítico e real, onde se almeja acontecerem ideais fora do papel, abrangê-lo nas ações da escola como um todo, juntamente com suas finalidades de : cultura, política, sociedade humana, profissional e de formação. Todo esse conjunto que compõe este ambiente faz-se identificar e detalhar seus objetivos a um significado, atingindo de forma eficiente suas determinações enquanto instituição.

Permeiam assim todas as questões que circundam os ambientes escolares, presentes na organização e gestão escolar, desde sua estrutura, planejamento, interação, currículo, avaliação, efetivando uma ação ideológica presente no contexto social existente.

Ao se conhecer a realidade escolar, nos acionamos em destacar a avaliação dentro de uma visão crítica, percebendo os resultados de toda a ordem de trabalho pedagógico, pois, ao se ter conhecimento dos problemas que existem em todo ambiente escolar, compreender e coletivamente diagnosticar tais situações enquanto aluno, educador, funcionários, comunidade, sociedade, busca-se o desenvolvimento das capacidades e consciência das mudanças necessárias a comunidade escolar e do ser cidadão. O papel do gestor em organizar a escola não se resume em cumprir e fazer cumprir as leis e regulamentos ,as decisões, os prazos para desenvolvimento dos trabalhos e transmitir a seus subordinados a estratégia a ser adotada no desenvolvimento desses trabalhos. O gestor deve ser democrático, opinar e propor medidas que visem o aprimoramento dos trabalhos escolares, o sucesso de sua instituição, além de exercer sua liderança administrativa e pedagógica, visando a valorização e desenvolvimento de todos na escola. A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida e exercida a cada dia. O gestor escolar deve agir como líder, pensando no progresso de todos que fazem parte de sua equipe. A liderança do gestor deve ser capaz de desenvolver o potencial de trabalho de toda sua

Page 6: Valores Que Um Gestor Deve Ter

equipe, fazendo com que esta sinta-se capaz de transformar e realizar com sucesso todos os projetos desenvolvidos pela instituição de ensino. Para conduzir sua equipe o gestor competente sempre tem uma propósito a ser concretizado e uma estratégia de ação para conquistar seus objetivos. Esse é o ponto de partida para que as ações da equipe escolar sejam bem sucedidas e quando uma de suas estratégias falha, o gestor educacional incentiva sua equipe a descobrir o que é necessário fazer para dar um passo a diante. O gestor escolar deve ter consciência de que sua equipe não limita-se a alunos, professores e demais funcionários internos da instituição. A equipe escolar é composta também pelos pais dos alunos e por toda a comunidade de forma geral, que deve ser mobilizada para que juntos possam promover o principal objetivo de toda equipe escolar: a aprendizagem dos alunos. Uma escola que viabiliza o sucesso escolar de seus alunos, tem nesse fator sua maior propaganda de marketing, pois justamente por se sentirem satisfeitos com o sucesso escolar de seus filhos, os pais se empenharão mais em colaborar com o desenvolvimento das atividades escolares, projetos e até mesmo na divulgação do nome da instituição de ensino. É fundamental ao gestor a habilidade em gerenciar conflitos, pois toda instituição escolar, assim como qualquer outra instituição muitas vezes se depara com conflitos que podem ocorrer entre os membros da equipe, Já que cada ser humano possui características individuais.; conflitos esses que podem ser ocasionados por fatores externos ou internos ao ambiente de trabalho. Por outro lado, é necessário acreditar no potencial que cada indivíduo possui, mesmo que esse potencial ainda precise ser desenvolvido e ouvir o que as pessoas têm a dizer é essencial quando se pratica a liderança, pois acredito ser impossível para um líder desenvolver trabalhos e conquistar sozinho seus objetivos. O ponto de vista de cada integrante da equipe é importante para a conquista de objetivos em comum. O trabalho em equipe, as opiniões diferenciadas e o pensamento individual de cada um são fundamentais para que se construa o sucesso coletivo.

Page 7: Valores Que Um Gestor Deve Ter

Racionalização Administrativa

Racionalização Administrativa nada mais é que a interação dos profissionais com a rotina de trabalho, realizando suas atribuições com dinâmica. Sejam em grandes montadoras ou em uma feira livre, por exemplo, deve-se racionalizar os movimentos, economizar tempo e material, otimizando assim, a qualidade dos serviços prestados e o produto final, tornando-se assim mais produtivos.

Privatização da Educação

A privatização é uma medida extrema que não deve ser descartada mas do meu ponto de vista deve-se tentar todas as outras antes disso. Um professor que tem magistério tem que ter um salário digno. Eles são os instrumentos que vão tentar direcionar a projeção do futuro do nosso país. Hoje em dia ninguém quer ser professor...é salário insatisfatório, desrespeito e ameaças de alunos entre outros é uma profissão pra quem realmente gosta, e não pra quem quer passar o tempo trabalhando. O Brasil tá um caos? sim. mas temos que olhar ao redor e ver que não estamos tão mal.

Co-Responsabilização da Educação 

Co-Responsabilidade Pela Educação  é um conjunto de ações através da mobilização da sociedade e diversas classes em parceria com as instituições governamentais, que agem em diferentes vertentes da educação.Na verdade este regime de compartilhamento de responsabilidades  na tarefa de educação, o Estado brasileiro abre,  à luz do artigo 205,  da Constituição Federal,  essa idéia de co-responsabilidade para um regime de colaboração com a sociedade,  posto determinar que a educação “será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade”.  O artigo 211 verá a possibilidade desse regime de colaboração a título de parcerias entre os entes federativos: União, Distrito Federal, Estados e Municípios.

Abertura Institucional para os clientes

As instituições escolares enquanto práticas pedagógicas são da ordem da disciplina, do poder disciplinar, funcionando como “técnicas que constituem uma ‘profunda’ estratégia para dividir as pessoas em grupos disciplinados, individualizados, controláveis – como num desfile militar” (Rajchman, 1987, p. 63). Dessa forma, a escola age como dispositivo para dizer o que pode ser dito, feito ou pensado. Segundo Foucault, resulta também das disposições disciplinares que “o sujeito é dividido no seu interior e em relação aos outros” (Foucault, 1995, p. 231). Nesta perspectiva, o processo de disciplinarização transmitido pelas escolas objetiva “assegurar a ordenação das multiplicidades humanas” (Foucault, 1987, p. 181).