Vanguardas europeias

21
FUTURISMO EXPRESSIONISMO CUBISMO DADAÍSMO SURREALISMO VANGUARDAS EUROPEIAS

Transcript of Vanguardas europeias

Page 1: Vanguardas europeias

FUTURISMO EXPRESSIONISMO CUBISMO DADAÍSMO SURREALISMO

VANGUARDAS EUROPEIAS

Page 2: Vanguardas europeias

Futurismo

O futurismo é um movimento artístico e literário surgido em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na exaltação a tecnologia, as máquinas, a indústria em geral.

Page 3: Vanguardas europeias

O novo é uma característica tão forte do movimento, que este chegou a defender a destruição de museus e de cidades antigas. Considerava a guerra como forma de higienizar o mundo.

Page 4: Vanguardas europeias

Dinamismo de um automóvel, Luigi Russolo

Page 5: Vanguardas europeias

Na literatura, as principais manifestações ocorreram na poesia italiana, que se dedicava às causas políticas. A linguagem é espontânea e as frases são fragmentadas para exprimir a ideia de velocidade.

Page 6: Vanguardas europeias

Expressionismo

O Expressionismo surge em 1910, na Alemanha, como um modo de contradizer a maneira da arte impressionista expressar a realidade. A pintura expressionista busca a manifestação do mundo interior através das feições, é a materialização do sentimento do artista a respeito de algo vivenciado, sem a preocupação em embelezar a imagem.

Page 7: Vanguardas europeias

As pinturas de Van Gogh foram precursoras deste movimento de expressão nítida da visão do artista ao perceber uma realidade. Outro artista precursor do Expressionismo que deixou um marco através de sua obra “O grito” é Edvard Munch.

Page 8: Vanguardas europeias

O grito, de Edvard Munch, 1893

Page 9: Vanguardas europeias

Em poesia, empregaram-se pela primeira vez os versos livres (sem métrica). Lamento e dor, atmosferas de escuridão e insalubridade urbanas, degradação da vitalidade e deformação grotesca do físico e da mente humana — são alguns dos aspectos expressionistas, tanto na literatura como na arte.

Page 10: Vanguardas europeias

Cubismo

O Cubismo começou no ano de 1907 com Pablo Picasso. É um tipo de arte considerada mental, ou seja, desliga-se completamente da interpretação ou semelhança com a natureza, a obra tem valor em si mesma, como maneira de expressão das ideias.

Page 11: Vanguardas europeias

O Cubismo surgiu nos meios literários com o manifesto de Guillaume Apollinaire, em 1913. Apollinaire era a favor da invenção de palavras e de seu uso sem preocupações com normas, do verso livre e da abolição do lirismo (estrofe, rima), assim como o Futurismo.

Page 12: Vanguardas europeias

As Senhoritas de Avignon, Pablo Picasso

Page 13: Vanguardas europeias

Dadaísmo

O Dadaísmo foi o mais radical movimento de vanguarda, pois enfatizava a destruição de formas e valores. Este movimento é o reflexo da perspectiva diante das consequências emocionais trazidas pela Primeira Guerra Mundial: o sentimento de revolta, de agressividade, de indignação, de instabilidade.

Page 14: Vanguardas europeias

A literatura tem como características: a agressividade verbalizada, a desordem das palavras, a incoerência, a banalização da rima, da lógica, do raciocínio. Faz uso da falta de sentido da linguagem, as palavras são dispostas conforme surgem no pensamento, a fim de ridicularizar o tradicionalismo.

Page 15: Vanguardas europeias

A intenção desta vanguarda é destruir os valores burgueses e a arte tradicional. O objetivo não era criar um movimento, porém, mais tarde foi intitulado como um;

Um dos principais autores do Dadaísmo é Tristan Tzara;

Destaca-se também Marcel Duchamp.

Page 16: Vanguardas europeias

Fonte de Duchamp

Page 17: Vanguardas europeias

Surrealismo

O Surrealismo surgiu na França, após a Primeira Guerra Mundial, em 1924, quando o Manifesto do Surrealismo foi publicado por André Breton, ex-integrante dos ideais do Dadaísmo. O manifesto trazia concepções freudianas, ligadas à psicanálise e ao subconsciente.

Page 18: Vanguardas europeias

De acordo com os artistas surrealistas, a arte deve fluir a partir do inconsciente, sem qualquer controle da razão, o pensamento deve acontecer e ser expresso livre de qualquer influência exterior ou lógica. Está presente nas obras surrealistas: a fantasia, o devaneio e a loucura.

Page 19: Vanguardas europeias

As obras literárias seguiam o procedimento de que as palavras deveriam ser escritas conforme viessem ao pensamento, sem seguir nenhuma estrutura coerente. Temas recorrentes na arte surrealista eram abordados também na literatura.

Page 20: Vanguardas europeias

A tentação de Santo Antônio, Salvador Dalí.

Page 21: Vanguardas europeias

Centro de Educação Objetivo.Professora: Etelvina Aluno: João Pedro Schmitz.Série: 3º E.M.

Vanguardas europeias

Pinhalzinho, Santa Catarina