Varginha Cultural - Dezembro de 2014

12
VARGINHA Jornal da Fundação Cultural de Varginha / MG • Dezembro 2014 • nº 8 • VarginhaCultural.com.br Varginha é o primeiro munícipio brasileiro a implementar sistema de economia criativa A política pública municipal de cultura tem como prioridade a transformação social e a constru- ção da sociedade do conhecimento. O conhecimento liberta, fornece ao cidadão os princípios que lhe per- mita exercer a cidadania com ética e dignidade e o habilita para ser um empreendedor proativo e prota- gonista do seu próprio desenvolvi- mento e do desenvolvimento da co- munidade a que pertence. A cultura é o protoplasma do conhecimento, essência do processo civilizatório. Neste mês de novembro de 2014 dois acontecimentos emble- máticos contribuíram para robus- tecer e consolidar o trabalho da Fundação Cultural de Varginha, gestora da política pública munici- pal de cultura: 1) A Casa da Cultura de Varginha completou 1 ano de existência, em cujo período prestou inestimáveis e relevantes serviços ao desenvolvimento cultural do município; 2) A parceria construída e formalizada da Fundação Cultu- ral de Varginha com o Sebrae-MG transforma em realidade a implan- tação do Sistema Municipal de Eco- nomia Criativa, viabilizando a im- plantação das Casas de Economia Criativa, inserindo 1000 varginhen- ses (jovens e adultos) na economia da cultura. É com empreendimentos des- ta qualidade que eliminaremos as matrizes e raízes da violência, da criminalidade e das desigualdades. Prof. Francisco Graça de Moura Diretor-superintendente EDITORIAL Fundação Cultural apresenta os eventos para o Natal 2014 • Zanya Gazola expôs na Casa da Cultura de Varginha • Depois de Expor na Casa da Cultura de Varginha, Artista Plástica e Fotógrafa Varginhense Expõe em Paris • EPTV Sul de Minas e Fundação Cultural de Varginha Firmam Parceria • Casa da Cultura completa 1 ano de implantação e de trabalho fecundo pelo desenvolvimento cultural de Varginha E mais:

description

Informativo da Fundação Cultural de Varginha/MG, em sua 8ª edição.

Transcript of Varginha Cultural - Dezembro de 2014

Page 1: Varginha Cultural - Dezembro de 2014

CulturalV A R G I N H A

Jornal da Fundação Cultural de Varginha / MG • Dezembro 2014 • nº 8 • VarginhaCultural.com.br

Varginha é o primeiro munícipiobrasileiro a implementar sistema de economia criativa

A política pública municipal de cultura tem como prioridade a transformação social e a constru-ção da sociedade do conhecimento. O conhecimento liberta, fornece ao cidadão os princípios que lhe per-mita exercer a cidadania com ética e dignidade e o habilita para ser um empreendedor proativo e prota-gonista do seu próprio desenvolvi-mento e do desenvolvimento da co-munidade a que pertence. A cultura é o protoplasma do conhecimento, essência do processo civilizatório.

Neste mês de novembro de 2014 dois acontecimentos emble-máticos contribuíram para robus-tecer e consolidar o trabalho da Fundação Cultural de Varginha, gestora da política pública munici-pal de cultura: 1) A Casa da Cultura de Varginha completou 1 ano de existência, em cujo período prestou inestimáveis e relevantes serviços ao desenvolvimento cultural do município; 2) A parceria construída e formalizada da Fundação Cultu-ral de Varginha com o Sebrae-MG transforma em realidade a implan-tação do Sistema Municipal de Eco-nomia Criativa, viabilizando a im-plantação das Casas de Economia Criativa, inserindo 1000 varginhen-ses ( jovens e adultos) na economia da cultura.

É com empreendimentos des-ta qualidade que eliminaremos as matrizes e raízes da violência, da criminalidade e das desigualdades.

Prof. Francisco Graça de MouraDiretor-superintendente

EDITORIAL

Fundação Cultural apresenta os eventos para o Natal 2014

• Zanya Gazola expôs na Casa da Cultura de Varginha

• Depois de Expor na Casa da Cultura de Varginha, Artista

Plástica e Fotógrafa Varginhense Expõe em Paris

• EPTV Sul de Minas e Fundação Cultural de Varginha Firmam

Parceria

• Casa da Cultura completa 1 ano de implantação e de trabalho

fecundo pelo desenvolvimento cultural de Varginha

E mais:

Page 2: Varginha Cultural - Dezembro de 2014

2 CulturalV A R G I N H A

EPTV Sul de Minas e Fundação Cultural de Varginha firmam parceria

CulturalV A R G I N H A

Antônio Silva - Prefeito de Varginha

Vérdi Lúcio Melo - Vice-prefeito

Francisco Graça de Moura - diretor-superin-tendente da Fundação Cultural de Varginha

Conselho de ProgramaçãoFrancisco Graça de Moura, Rosana Aparecida Carvalho, Vânia de Fátima Flores Paiva, Rogé-rio Moreno e Aparecida Luciene Resende Rosa

Conselho DeliberativoDiná de Souza Melo, José Roberto Sales, Rosa-na Aparecida Carvalho, Vânia Vinhas Cardoso e Aparecida Luciene Resende Rosa

Conselho EditorialAna Luiza Romanielo, Marco Antônio Pinto, Rafael Barros Filho, Anny Meiry Albinati Ramos e Rosildo Beltrão

Jornalista responsávelKeila Costa MG 10.019 JP

Tiragem: 2.000 exemplaresImpressão: Gráfica Iguaçu

www.varginhacultural.com.br

Biblioteca Pública, Museu e PinacotecaTel.: (35) 3690-2720

Pça Governador Valadares, 141

CODEPACTel.: (35) 3690-2718

Praça Matheus Tavares, 121

COMICTel.: (35) 3690-2718

Praça Matheus Tavares, 121

Rádio Melodia FMTel.: (35) 3690-2720

Rua Radialista Gilberto Lima, 50

Theatro CapitólioTel.: (35) 3690-2721

Rua Presidente Antônio Carlos , 522

TV Princesa - Canal 7Tel.: (35) 3690-2710

Praça Champagnat, 29 – 4º andar

O Fato marcante no mês de outu-bro foi a reunião entre o Diretor Supe-rintendente da Fundação Cultural do Município de Varginha Prof. Francisco Graça de Moura e o Diretor Regional da EPTV Paulo Brasileiro, para discutir, analisar e firmar parceria ampla e total para os eventos natalinos oficiais que serão realizados este ano. Como re-sultado prático e objetivo a EPTV será parceira privilegiada para a vinda da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e seu coral lírico, que se apresentarão no Theatro Municipal Capitólio no dia 13 de dezembro, abrindo oficialmente as comemorações do Natal de 2014. Na mesma data será aberta no Foyer Au-rélia Rubião a mostra do concurso de presépios e oratórios. A parceria abran-gerá também, a cobertura e divulgação

da Feira Natalina de Economia Criativa. Com esta decisão a EPTV ratificou o seu compromisso com o desenvolvimento social e cultural de Varginha.

Jornalista Paulo Brasileiro, Diretor Re-gional da EPTV Sul de Minas (esquerda) e Prof. Francisco Graça de Moura, Dire-tor Superintendente da Fundação Cul-

tural de Varginha (direita)

Parceria com a Cemig assegura novos espetáculos para os Eventos Natalinos de 2014

Em reunião realizada no Gabinete do Diretor Superintendente da Fun-dação Cultural de Varginha Prof. Fran-cisco Graça de moura, a Gerente de Planejamento e Acompanhamento do Relacionamento Comercial com Clien-tes da CEMIG Senhora Maria de Fátima Fernandes Valias, concluiu os contatos e formalizou a parceria CEMIG/ FUNDA-ÇÃO CULTURAL, integrando o Projeto Teatro de Luz CEMIG aos eventos nata-linos programados pela Fundação Cul-tural de Varginha para o NATAL 2014.

A parceria possibilitará a apresen-tação dos seguintes espetáculos, do mais alto nível:

- CONCERTO ESPECIAL DE NATAL pelo renomado CORAL CANTUS CÊNI-CO, dia 16/12 às 20h, na Concha Acús-tica Mariângela Calil e no dia 19/12, às 20h, no Theatro Municipal Capitólio, com entrada franca.

- Apresentação no dia 21/12, com duas encenações, do espetáculo O NATAL DA DONA BARATINHA, atração especialmente destinada ao público infantil e seus familiares.

“Todos os eventos, espetáculos e encenações do Natal de 2014 serão embasados em uma cultura de paz e fraternidade e protagonizados por ar-tistas e talentos de Varginha”; destacou o Diretor Superintendente Prof. Fran-cisco Graça de Moura.

| Dezembro de 2014 • nº 8

Page 3: Varginha Cultural - Dezembro de 2014

Inovando na construção da sociedade do conhecimento 3

Casa da Cultura recebeu exposição de arte sacra da artesã Zanya Gazola

Entre os dias 15 de outubro e 07 de novembro, a Casa da Cultura de Varginha abrigou a exposição de Zanya Gazola. A artesã utiliza gesso, madeira, tintas e tecidos para compor seus trabalhos por meio de diferentes técnicas. São cerca de 200 peças que compuseram a exposição, com pre-dominância da arte sacra e religiosa, segmento no qual a expositora goza de conceito nacional e internacional.

Deve-se distinguir entre arte re-ligiosa e arte sacra. A diferença está fundada não tanto nos caracteres in-trínsecos de ambos e na inspiração de cada uma, mas no destino da obra ar-tística. Existem obras de profunda ins-piração religiosa e que, não obstante isto, não são destinadas ao culto e, portanto, não devem ser considera-das propriamente como sendo “arte sacra”.

A “arte sacra” é aquela arte reli-giosa que tem um destino de liturgia,

Depois de expor na Casa da Cultura de Varginha, artista plástica varginhense expõe em Paris

Entre os dias 24 e 26 de outubro, aconte-ceu em Paris, França, o Salon d’Art Contempo-rain, evento que reúne artistas do mundo in-teiro no famoso salão Carrousel Du Louvre. A fotógrafa e artista visu-al Varginhense Vanessa Caldeira Teixeira Reis foi selecionada no início do ano para participar deste evento. Ela viajou a Paris com duas de suas obras para exposição.

A vernissage aconteceu no dia 24 de outubro tendo como evento conse-cutivo o lançamento do “Guide Bien-nal D’Art Contemporain – 2014/2015”. A artista participou da mostra com duas obras da série “Fragmentos”, que também estão reproduzidas no Gui-

isto é, aquela que se ordena a fomen-tar a vida litúrgica nos fiéis e que por isso não só deve conduzir a uma ati-tude religiosa genérica, mas há de ser apta a desencadear a atitude religiosa exigida pela Liturgia, ou seja, para o culto divino. A arte sacra é necessária que seja compreensível, ou seja, que sirva de ensinamento, porque é uma “teologia em imagens”. Deve repre-sentar as verdades da fé, não de um modo arbitrário, mas de exposição do dogma cristão com a maior fidelidade possível e com sentimentos autentica-mente piedosos.

Os artesãos da arte santeira, como Zanya Gazola, apresentam a habilidade em talhar imagens em ma-deira e a delicadeza em manter a sim-plicidade nas peças que expressam uma visão de mundo. Como tradição cultural, a arte santeira é um dos mais significativos braços da cultura popu-lar. Ela consiste em esculpir as peque-

nas imagens de santos ou os ex-votos, que são peças que simbolizam dife-rentes partes do corpo, geralmente para marcar o pagamento de alguma promessa ou a concessão de alguma graça por parte do santo protetor.

A abertura da exposição acon-teceu no dia 14 de outubro, às 19h30 na Casa da Cultura, com a presença de convidados especiais e de repre-sentantes das entidades e instituições culturais da cidade e da mídia.

de Biennal d’Art Con-temporain, catálogo direcionado para cole-cionadores, leiloeiros e galeristas na Europa.

No processo cria-tivo de suas obras a artista varginhense se aventura em novos ca-minhos. Em seu estú-

dio de fotografia e arte ela desenvol-ve trabalhos em que se observa uma poética visual contemporânea, suas criações artísticas privilegiam os senti-dos, a reflexão e possuem um enorme potencial crítico. Seus trabalhos são experimentações híbridas que mes-clam técnicas de fotografia, desenho, pintura e tecnologia digital.

Além desta exposição Vanessa Reis já participou, em anos anteriores, de ex-

posições na Itália, Áustria, Portugal, Ale-manha, entre outros países europeus.

Vanessa Reis ocupa a cadeira 5 da AVLAC - Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências; é pós-gradu-ada e especialista em Artes Visuais, possuindo em seu currículo diversas exposições individuais e coletivas.

A curadoria da exposição foi de Heloíza de Aquino Azevedo, brasileira, escritora, produtora cultural, Comis-sária de Exposições e Salões de Arte na Europa, há seis anos radicada na França.

As fotos apresentadas em Paris fazem parte da exposição realizada na Casa da Cultura de Varginha, o que de-monstra o alto nível dos nossos artis-tas e talentos, que, agora, contam com o apoio efetivo da Fundação Cultural de Varginha.

Page 4: Varginha Cultural - Dezembro de 2014

4 CulturalV A R G I N H A

Quinta da Boa Música foi transferida para a Concha Acústica / Praça do ET

A Diretoria Superintendente da Fundação Cultural do Município de Varginha, depois de avaliar as condi-ções de insegurança e vulnerabilidade da plataforma da estação ferroviária, espaço no qual as pessoas que bus-cavam realmente a boa música eram importunadas por vândalos e indiví-duos de conduta pessoal e social ina-dequada e até perigosa. Analisando, também, a insegurança do entorno do referido equipamento cultural onde não há instalada qualquer câmera de segurança, e nenhuma guarita e ou dispositivo de segurança pública preventiva no local. Finalmente, ten-do em vista proporcionar conforto, segurança, comodidade e ambiente sadio para que a população desfrute realmente de uma boa música, DELI-BEROU de forma sensata, equilibrada e prudente TRANSFERIR A APRESEN-TAÇÃO DO QUINTA DA BOA MÚSICA PARA A CONCHA ACÚSTICA MARIÂN-GELA CALIL.

A experiência realizada no dia 16 de outubro do corrente ano fortaleceu todas essas preliminares e reflexões, pois o evento transcorreu na maior tranquilidade sem nenhum incidente e com a gratificante presença das fa-mílias, com destaque para os jovens.

Realizada no dia 16/10, na Con-cha Acústica Mariângela Calil, a edi-

ção especial do Projeto Quinta da Boa Música, em apoio ao Movimento Outubro Rosa e a Motosseata rumo ao Varginha Motor Fest, apresentando as bandas “Visconde e os Sabugosas” e a Banda Plágio de Varginha.

A Banda Visconde e os Sabugosas que abriu o show da noite tem como vocalista o super conhecido Luciano Big Dog, que estreia a nova formação prometendo o melhor do velho e bom Rock `n Roll. Já a Banda Plágio que a cada apresentação vem conquistando maior número de fãs, já tem seu espa-ço garantido na região com centenas

de apresentações nos mais variados eventos como festivais, encontro de motociclistas e sempre com sucesso de público e critica. Super conhecidos na região, a banda preparou novo re-pertório prometendo balançar o fiel público da QBM que já estava com saudade das Quintas Musicais.

Segundo a produção do Projeto QBM, esta edição especial na Con-cha acontecerá devido aos inúmeros pedidos do público e também para prestigiar o Varginha Motor Fest, que tradicionalmente vem realizando uma Motosseata na semana que antecede o Varginha Motor Fest, que neste ano realiza a 7ª edição entre 24 e 26 de ou-tubro, no Estádio Municipal Melão.

Outro importante fator é o apoio ao Movimento Outubro Rosa, que vem desenvolvendo amplo trabalho divulgando a Prevenção ao Câncer de Mama na cidade, e que fará uma pan-fletagem durante as apresentações musicais.

A nova temporada do Quinta da Boa Música começou dia 30 de outu-bro do corrente ano.

A plataforma da estação ferroviá-ria e o seu entorno passarão por um processo de revitalização e será trans-formado em corredor cultural.

| Dezembro de 2014 • nº 8

Page 5: Varginha Cultural - Dezembro de 2014

Inovando na construção da sociedade do conhecimento 5

Varginha é o primeiro município brasileiro a im-plantar um Sistema de Economia Criativa

No dia 13 de outubro de 2014, o diretor-superintendente da Fundação Cultural do Municí-pio de Varginha esteve em Belo Horizonte para realizar uma reu-nião técnica com a senhora Regi-na Faria, diretora da CASA DA ECO-NOMIA CRIATIVA, do Sebrae-MG. O empreendimento tem o objetivo de fomentar a economia criati-va por meio de cursos, oficinas e inserção mercadológica, prin-cipalmente nas áreas do design, fotografia, música, artes plásticas, gastronomia, tecnologia da infor-mação e design de embalagens e design de publicidade.

A reunião formalizou uma parceria com a Casa da Econo-mia Criativa, através do Sebra-e-MG / Gerência Regional Sul do referido órgão, para trazer para Varginha, sem nenhum custo, to-dos os 30 cursos que visam dar orientação para elaboração de plano de negócio, viabilização da produção cultural no mercado mineiro e nacional e melhoria no marketing dos produtos prove-nientes da criatividade e do ta-lento de todos os que atuam na diversidade cultural.

Como resultado prático foi agendado para o dia 4 de novem-bro em Varginha, uma reunião entre as equipes técnica e ope-racional da Fundação Cultural de Varginha, da Casa da Economia Criativa – Sebrae-MG, Gerência Regional Sul do Sebrae, Secre-taria Municipal de Educação e CDCA, para fixar as diretrizes e as estratégias para a parceria inédi-ta e pioneira que incluirá na eco-nomia da cultura 1.000 artesãos, artistas

Parceria Fundação Cultural de Varginha / Sebrae-MG consolida e viabiliza o empre-endimento. Casas de Economia Criativa serão uma realidade

Sra. Regina Vieira de Faria Ferreira, Professor Francisco Graça de Moura e a Técnica Adrie-ne Maria Zenóbio Franco no Gabinete e na entrada da sede da CASA DA ECONOMIA CRIA-TIVA – Belo Horizonte/MG

Page 6: Varginha Cultural - Dezembro de 2014

6 CulturalV A R G I N H A

Com 60 exposições realizadas no Foyer Aurélia Rubião (anexo ao Thea-tro Municipal Capitólio) no período de 01 de maio de 2013 a 31 de outubro de 2014, com a participação de 180 arte-sãos e 20 pintores e escultores; com 20 Feiras Artesanais realizadas na Praça do ET / Concha Acústica Mariângela Calil pela Assoart e pela Minart, asso-ciações compostas por artesãos da cidade, no período acima menciona-do, com a participação efetiva e per-manente de 60 filiados de ambas as entidades. E, posteriormente, com a realização, em maio de 2014, da Iª FEI-RA DE ECONOMIA CRIATIVA (a primeira efetivada em Minas Gerais e no Brasil),

com a participação de 120 artesãos e de 20 representantes da gastronomia local e regional, pela qual transitaram 18 mil pessoas, gerando uma receita de R$300.000,00 (trezentos mil reais), ficou evidente incontestável que o Mu-nicípio de Varginha, por meio da Fun-dação Cultural de Varginha, conseguiu consolidar o PROJETO ESTRUTURAN-TE DE ECONOMIA CRIATIVA, um dos pilares da política pública de cultura da atual administração pública muni-cipal de Varginha, liderada pelo Prefei-to Antônio Silva.

Por outro lado, o SEBRAE-MG promoveu, viabilizou e instalou em Belo Horizonte a “CASA DA ECONOMIA

Pela Fundação Cultural de Varginha- Prof. Francisco Graça de Moura, Diretor Superintendente (Coordenador do evento).- Anny Meiry Albinati Ramos, Diretora do Museu Municipal / Casa da Cultura.- Marco Antônio Pinto, Administrador do Theatro Municipal Capitólio / Concha Acús-tica Mariângela Calil.- Carlos Eduardo Ribeiro, “Dudu” da Bateria Nota 10.Pela Secretaria Municipal de Educação- Profª. Rosana Aparecida Carvalho, Secretária Municipal de Educação.- Vânia de Fátima Flores Paiva, Secretária Adjunta da Educação.Pelo CDCA – Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente- Maria Alice Bemfica, Coordenadora.- Ana Lúcia Prado, Técnica.Pelo SEBRAE – MG- Regina Vieira de Faria Ferreira, Diretora da Casa da Economia Criativa – BH.- Juliano Cornélio, Gerente Regional Sul.- Nereida Avelar, Analista.- Luis Caldeira, Analista.

CRIATIVA”, com o objetivo de contri-buir para o aperfeiçoamento da atu-ação no mercado de profissionais e jovens empreendedores, nas áreas da música, artesanato, fotografia, gastro-nomia, design da moda, design de pu-blicidade, tecnologia de informações, dentre outros.

No dia 04 de novembro de 2014, em reunião histórica, que foi realiza-da na Casa da Cultura de Varginha, de 14 às 17 horas, com a participação de gestores e técnicos da Fundação Cul-tural de Varginha e do SEBRAE-MG / Gerência Regional Sul, tendo por ob-jetivo básico discutir, analisar e for-mular as estratégias, fixar a metas e definir os papéis dos parceiros na im-plantação das “CASAS DA ECONOMIA CRIATIVA” na cidade de Varginha, as primeiras no interior de Minas Gerais. A Secretaria Municipal de Educação e o CDCA – Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, parcei-ros privilegiados e solidários, parti-ciparam do evento, consagrando a integração das políticas públicas mu-nicipais de cultura, educação e juven-tude, experiência pioneira em municí-pios Brasileiros.

O empreendimento possibilita-rá a execução nos anos 2015/2016 em Varginha, de 30 cursos nas áreas já mencionadas, sem ônus, com a previsão inicial de atender 1.000 be-neficiários, dentre os quais 200 serão os participantes do Projeto Jovem Empreendedor do Futuro (16 aos 21 anos), que visa fomentar o protagonis-mo juvenil e transformar o jovem em cidadão e empreendedor.

Até o dia 31 de dezembro de 2014 a Fundação Cultural de Vargi-nha apresentará ao SEBRAE-MG o seu PLANO ESTRATÉGICO DE AÇÃO PARA 2015/2016, dimensionando no referido documento as ações que serão desenvolvidas no âmbito do SISTEMA MUNICIPAL DE CULTU-RA e de suas CASAS DE ECONOMIA CRIATIVA.

Reunião histórica formalizou e oficializouparceria Fundação Cultural/Sebrae-MG em 04/11

| Dezembro de 2014 • nº 8

Page 7: Varginha Cultural - Dezembro de 2014

Inovando na construção da sociedade do conhecimento 7

Page 8: Varginha Cultural - Dezembro de 2014

8 CulturalV A R G I N H A

Fundação Cultural de Varginha apresenta

os eventos para o Natal 2014!

A Fundação Cultural formou parcerias e alianças estraté-gicas, planejou a disponibilidade de recursos, mobilizou todos os segmentos culturais e definiu os aspectos logísticos e infra-estruturais, para realizar, no período de 16 a 24 de dezembro de 2014, a Feira natalina de Economia Criativa – FENEC que, pela sua extraordinária dimensão, ocupará todo o espaço do Complexo Cultural Concha Acústica / Praça do ET e a Praça da Fonte onde serão instaladas 40 tendas para abrigar os exposi-tores, enquanto na Concha Acústica acontecerão, diariamente, das 18h às 22 horas, concertos de corais; orquestras sinfônicas e cameratas; shows e apresentações artísticas diversificadas.

Feira de Economia Criativa

Participações

• ASSOART - Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Varginha• ASSOCIAÇÃO JANETE FINATI• AMINART - Associação Mineira de Artes e Artesanatos• ASSOCIAÇÃO VARGINHENSE DE ARTESÃOS - AVA• ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS• ASSOCIAÇÃO DOS VENDEDORES AMBULANTES• DIVERSAS ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES FILANTRÓPICAS CON-VIDADAS• DIVERSOS ARTESÃOS AUTONOMOS INTEGRANTES DO GRU-PART – Grupo Solidário de Produção Artesanal.• ATRAÇÕES MUSICAIS NA CONCHA

| Dezembro de 2014 • nº 8

~

Page 9: Varginha Cultural - Dezembro de 2014

Inovando na construção da sociedade do conhecimento 9

Concha Acústica Mariângela Calil

• Abertura solene oficial: dia 16/12 – terça – 10h – Cerimonial conduzido pelo Diretor Superintendente com a presença das principais Autoridades Municipais• Quarta – 17/12 – quarta – 20h – Grupos instrumentais de flautas e violinos • Quinta - 18/12 - 20h – Quinta da Boa Música vai para Concha com duas bandas convidadas apresentando o melhor da MPB de todos os tempos.• Sexta - 19/12 - 20h – Coral Cantus Cênico apresentando o Concerto Especial de Natal sob a regência do Maestro Alessandro Dias• Sábado – 20/12 – de 10h às 12h - Principais ações culturais e artísticas do Projeto DOM• Sábado – 20/12 - 19h - Ezão coordena o Encontro de Rap de Varginha e periferia com diversos convidados da região• Domingo - 21/12 de manhã - 10h às 12h – Coral dos Aposentados de Varginha e Projetos Musicais aprovados pelo COMIC.• Domingo – à noite – 20h – Seresta na Praça com grupo Primo Trombini• Segunda – 22/12 – 20h – Música Instrumental apresentando Árias Operísticas Clássicas e seleção de Canções Natalinas• Terça – 23/12 – 20h – Auto de Natal com diversos grupos teatrais convidados

Programação Artística e Musical

Concurso de Presépios e Oratórios

Evento que resgata as tradi-ções do Natal cristão.

De 13/12 a 06/01/2015 no Foyer Aurélia Rubião, do

Theatro Municipal Capitólio.

Há 75 anos a Associação Musi-cal de Ribeirão Preto é mantenedora da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP). Esta Orquestra conta uma história de devoção e amor à arte. Desde que foi fundada em 1921 pelo alemão Marx Bartsch, a OSRP desenvolveu e participou de im-portantes projetos que difundiram a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional. A credibilidade conquistada atra-vés dos anos justifica o fato de ser a segunda orquestra mais antiga do Brasil em atividade constante, ape-sar de ser administrada por uma en-tidade totalmente privada, sem fins lucrativos, responsável pela gestão e manutenção da OSRP – a Associa-ção Musical de Ribeirão Preto, que conta com parcerias desenvolvidas junto às iniciativas públicas e priva-das através de projetos da Lei Roua-net e contribuição de patronos e as-sociados. Essa mesma característica atraiu para a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, regentes consagra-dos como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Filipe Lee, Spartaco Rossi, Roberto Minczuk , Norton Mo-rorozowicz, Ricardo Kanji, João Car-

los Martins e Gunter Neuhold, Cláu-dio Cruz entre outros.

Atualmente seu regente titular é o maestro Alex Klein, ganhador do

“Grammy 2002 de Melhor Solista Ins-trumental com Orquestra”. A OSRP con-ta com corpo Coral próprio e com mais de mil concertos oficiais realizados.

Concerto de Natal da Orquestra Sinfônica de RibeirÃo Preto

~

Page 10: Varginha Cultural - Dezembro de 2014

10 CulturalV A R G I N H A

Concurso de Presépios e OratóriosO presépio e o oratório são uma

incontestável expressão da cultura popular e ocupam lugar de desta-que nas festividades natalinas. São manifestações culturais que importa valorizar, reforçando, por um lado, a identidade e a tradição religiosa e, por outro, fornecendo instrumentos de potencialização da criatividade artística. Nesse âmbito, a Fundação Cultural de Varginha, através da Casa da Cultura, promove a primeira edição do Concurso de Presépios e Oratórios, visando incentivar a participação de todos na cultura e, assim, divulgar e distinguir, simultaneamente, a produ-ção artesanal do município.

A seguir expressam-se os termos e condições do I Concurso de Presé-pios e Oratórios.

Regulamento / Inscrições

1. O concurso está aberto a toda a população de Varginha e cidades sul mineiras, e rege-se pelas normas constantes do presente Regulamento.

2. Serão aceitas as inscrições de todos os concorrentes em nome indi-vidual ou de associações.

3. As inscrições deverão ser efe-tuadas até o dia 14 de novembro de 2014, através do preenchimento de formulário próprio de inscrição, con-forme o modelo do Anexo II deste Re-gulamento.

4. As inscrições poderão ser feitas:a) pessoalmente, no Museu Mu-

nicipal, localizado à Casa da Cultura (Praça Governador Benedito Valada-res, nº 141 – Centro);

b) Virtualmente, enviando o for-mulário com todos os dados preen-chidos para o seguinte endereço de e-mail: [email protected];

Obs.: Os formulários estarão dis-poníveis no site da Fundação Cultural de Varginha:

www.varginhacultural.com.br.c) por telefone, através dos núme-

ros (35) 3690-2706 ou (35) 3690-2716.

5. Cada participante poderá ins-crever SOMENTE 01 (um) Presépio e 01 (um) Oratório.

6. As inscrições estão sujeitas a apreciação prévia dos organizadores e serão excluídas aquelas que não atenderem a todos os requisitos apre-sentados neste Regulamento.

Exposição

1. Cada participante fica respon-sável pela montagem e decoração de seu próprio espaço de exposição no Foyer Aurélia Rubião, entre os dias 08 e 16 de dezembro, de forma a viabili-zar sua apresentação pública em tem-po hábil.

2. O espaço para a exposição será designado ao candidato pela Funda-ção Cultural de acordo com a ordem das inscrições.

3. Os trabalhos ficarão expostos no Foyer Aurélia Rubião entre 13 de dezembro de 2014 e 06 de janeiro de 2015.

4. O Foyer ficará aberto para visi-tação e circulação pública de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h.

Votação

1. Os presépios e oratórios ad-mitidos a concurso estarão expostos para apreciação pública e serão sub-metidos a escrutínio popular.

2. Cada visitante receberá um cupom numerado, que será distri-buído pelos servidores do Theatro Capitólio à entrada, no qual deverá assinalar qual presépio ou oratório considerou o melhor. Após o que, o cupom será depositado em urna pró-pria.

3. A votação estará aberta entre 17 e 31 de dezembro de 2014.

Resultado e premiação 1. Serão classificados os 03 (três) presépios e/ou oratórios que receberem maioria absoluta de votos.

Obs.: Em caso de empate, o crité-rio para classificação será o da maior idade.

2. Serão concedidos prêmios aos 03 (três) presépios e/ou oratórios clas-sificados e um

certificado de participação a to-dos os concorrentes.

3. A classificação final e a atribui-ção dos prêmios serão anunciadas na mídia local.

4. A divulgação do resultado final e a entrega dos prêmios e certificados serão realizadas em 06 de janeiro de 2015, nos jardins da Casa da Cultura de Varginha, localizada à Praça Go-vernador Benedito Valadares, nº 141 – Centro, em horário a ser definido.

Varginha, 09 de setembro de 2014.Professor Marcos Valério Albinati

ANEXO I

Os prêmios abaixo indicados se-rão atribuídos pela Fundação Cultural de Varginha aos

participantes classificados, de acordo com o definido no Regula-mento.

PREMIAÇÃO

1º LUGAR R$1.500,00 e Troféu Aurélia Rubião2º LUGAR R$1.000,00 e Troféu Oneyda Alvarenga3º LUGAR R$500,00 e Troféu Marina Prado

| Dezembro de 2014 • nº 8

Page 11: Varginha Cultural - Dezembro de 2014

Inovando na construção da sociedade do conhecimento 11

Ao longo de um ano abrigamos 09 exposições históricas e artísti-cas, recepcionamos o lançamento de 03 livros e aplicamos 17 oficinas pedagógicas e projetos sociais. Grande parte destes eventos só se realizou graças a parcerias fir-madas com a Associação Artística Janet Finatti (AFinatti), a Funda-ção de Apoio ao Desenvolvimento Social e Comunitário (FADESC), a

A Casa da Cultura, mais signi-ficativa conquista na trajetória cul-tural de Varginha, está comemo-rando seu primeiro aniversário! Desde sua inauguração, em 05 de novembro de 2013, o Museu Municipal contou com a pre-sença de cerca de 2251 estu-dantes de escolas públicas e privadas do município, além de 2360 visitantes, oriundos das mais diversas partes do Brasil e do mundo, perfazendo um total de 4611 visitas a exposições e eventos (de acordo com os dados da direção do Museu). Na Bibliote-ca Pública, constam 860 pessoas no sistema cadastral, 1022 registros de pesquisa, 4897 livros emprestados, 798 vistas a exposições e 2699 regis-tros de frequência em geral (segun-do os dados fornecidos pela direção da Biblioteca).

Escola de Samba da Vila Mendes, a Escola de Samba Hora H, o Clube de Varginha, o Orquidário LUMANI, a Rádio Vanguarda FM, o estúdio de fotografias Vanessa CTReis, o Instituto Artetude, a Universida-

de Federal de Alfenas (UNI-FAL/Varginha), a Academia Varginhense de Letras, Artes

e Ciências (AVLAC) e as Secre-tarias Municipais de Educação (SEDUC), Turismo (SETEC),

Obras e Serviços Urbanos (SO-SUB) e Desenvolvimento Social (SEHAD) de Varginha.Agradecemos a todos os expositores e artistas pelo inexprimível privilégio de nos escolherem para apresentar seus trabalhos e coleções particulares ao público varginhense e região!

A seguir, uma retrospectiva de todos os trabalhos desenvolvidos nos últimos doze meses:

Inauguração da Casa da Cultura: novembro de 2013

Exposição Redescobrindo Minas, do fotógrafo Márcio Carvalho: novembro de 2013

Exposição do projeto EDUCAR: Memórias das Catanduvas: novembro de 2013

Exposição “Presépios: In Nativitate Domini”, dezembro 2013 e janeiro 2014

Confraternização dos Funcionários da Fundação Cultural: dezembro de 2013

Apresentação do Grupo Rei dos Reis e entrega certificados do Comic: 06 de janeiro de 2014

Exposição “O Samba Bate Outra Vez”: fevereiro e março de 2014.

Oficinas carnavalescas, com Mestre Cláudio e Waguinho: fevereiro de 2014

Lançamento do livro “Águas da Esperança”, do fotógrafo Cyro José e do escritor João Novais: março de 2014

Page 12: Varginha Cultural - Dezembro de 2014

Cultural12 CulturalV A R G I N H A

| Dezembro de 2014 • nº 8

Exposição “Gemas e Cristais”, da colecionadora argentina Graciela María E. Difilipo: março e abril de 2014.

Exposição “Êxodos”, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado: maio de 2014

06 oficinas da Mostra Interplanetária de Cultura, promovidas pela Associação Janet Finatti: maio e junho de 2014

Lançamento do livro “Batalhas do Futebol”, de Lúcio Caldeira: 03 de junho de 2014

Fórum Microrregional Permanente de Cultura: 01 de julho de 2014

Mostra de Orquídeas, com 02 palestras de Luis Carlos Félix, do Orquidário LUMANI: julho de 2014

Exposição e homenagem ao Dia do Escritor, com membros da AVLAC: 25 de julho de 2014

Exposição “A Era do Rádio”, do radialista José Galvão Conde: julho e agosto de 2014

Lançamento do livro “Revirando a lata do lixo (me encontrei)”, de Gustavo Tavares: 02 de setembro de 2014

Exposição “Vagando em Versus”, da artista plástica Vanessa C. T. Reis: setembro de 2014

4 oficinas do projeto Arte no Museu, em parceria com a FADESC e a E.E. Prof. Gabriel P. de Paiva: setembro de 2014

Exposição “Arte Sacra”, da artesã Zanya Gazola: outubro e novembro de 2014

Oficina de sabonetes artesanais “Criativa Idade”: outubro de 2014

02 oficinas promovidas pela Associação Janet Finatti: outubro de 2014

Palestras sobre patrimônio cultural do projeto EDUCAR 2014: outubro de 2014