Varistor,Fusistor e Termistor

5
GRC Cursos João Pessoa, 26/07/2012 Aluno : Arthur Vinícius Prof: Rinaldo Varistor Um varistor ou VDR ( do inglês Voltage Dependent Resistor) é um componente eletrônico cujo valor deresistência elétrica é uma função inversa da tensão aplicada nos seus terminais. Isto é, a medida que a diferença de potencial sobre o varístor aumenta, sua resistência diminui.

Transcript of Varistor,Fusistor e Termistor

Page 1: Varistor,Fusistor e Termistor

GRC Cursos

João Pessoa, 26/07/2012

Aluno : Arthur Vinícius

Prof: Rinaldo

Varistor

Um varistor ou VDR ( do inglês Voltage Dependent Resistor) é um componente eletrônico cujo valor deresistência elétrica é uma função inversa da tensão aplicada nos seus terminais. Isto é, a medida que a diferença de potencial sobre o varístor aumenta, sua resistência diminui.

Page 2: Varistor,Fusistor e Termistor

Os VDRs são geralmente utilizados como elemento de proteção contra transientes de tensão em circuitos, tal como em filtros de linha. Montados em paralelo com o circuito que se deseja proteger, impedem que surtos de pequena duração os atinjam, por apresentarem uma característica de "limitador de tensão". No caso de picos de tensão de maior duração, a alta corrente que circula pelo componente faz com que o dispositivo de proteção, disjuntor ou fusível, desarme, desconectando o circuito da fonte de alimentação. O VDR protege o equipamento a jusante desviando a sobretensão, ou sobrecorrente, para o terra, pois comporta-se como um curto-circuito submetido a altas tensões.

Termístor (ou termistor) são semicondutores sensíveis à temperatura.

Page 3: Varistor,Fusistor e Termistor

Termístor do tipo NTC

Existem basicamente dois tipos de termístores:

NTC (do inglês Negative Temperature Coefficient) - termístores cujo coeficiente de variação de resistência com a temperatura é negativo: a resistência diminui com o aumento da temperatura.

PTC (do inglês Positive Temperature Coefficient) - termístores cujo coeficiente de variação de resistência com a temperatura é positivo: a resistência aumenta com o aumento da temperatura.

Conforme a curva característica do termístor, o seu valor de resistência pode diminuir ou aumentar em maior ou menor grau em uma determinada faixa de temperatura.

Assim alguns podem servir de proteção contra sobreaquecimento, limitando a corrente eléctricaquando determinada temperatura é ultrapassada. Outra aplicação corrente, no caso a nível industrial, é a medição de temperatura (em motores por exemplo), pois podemos com o termístor obter uma variação de uma grandeza eléctrica em função da temperatura a que este se encontra.

Fusistor

Page 4: Varistor,Fusistor e Termistor

O fusistor é um componente eletrônico destinado a proteção de circuitos elétricos contra sobrecargas de corrente.

Funcionamento

O fusistor apresenta coeficiente positivo de tensão, ou seja, sua resistência interna aumenta com o incremento da corrente.

Se houver uma sobrecorrente de tal maneira que a corrente que atravessa pelo fusistor ultrapassar o parâmetro chamado de corrente de disparo(IT), a resistência cresce acentuadamente. Como a resistência total aumenta (vista pela fonte de tensão constante), a corrente fornecida para o equipamento diminui, protegendo-o assim. Uma vez eliminada a causa da sobrecarga, o fusistor reassume a baixa resistência, retornando ao estado inicial.

O fusistor pode ser considerado um resistor de péssima qualidade no quesito de variação de resistência mediante a temperatura, ele funciona basicamente aumentando sua resistência de acordo com que esquenta, funcionando como um 'fusivel', limitando a corrente sempre a um valor específico máximo.