Vaticano

21
11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 1/21 search Home O autor Roma: um dia na Cidade do Vaticano Posted by Alexandre on 20 dez, 2010 in Europa , Roma | 30 comments Ir à Roma e não conhecer o Vaticano é um pecado. Não no sentido religioso da palavra, mas uma falta grave no âmbito turístico. Conhecer a menor nação do mundo, o Estado da Cidade do Vaticano, com aproximadamente meio quilômetro quadrado, é mais que uma experiência religiosa: é uma oportunidade de ver grandes tesouros culturais da Humanidade. Iniciamos nosso tour no Vaticano logo cedo pelos Museus do Vaticano. A maioria dos visitantes chega sem ingresso e encara uma longa fila, que durante a alta temporada pode significar horas de espera debaixo de um sol escaldante. Para evitar esta enorme fila compramos os ingressos antecipadamente na bilheteria online do Vaticano . Basta escolher a data e horário da visita, pagar com o cartão de crédito, e imprimir o ticket eletrônico. Atualização: as vendas de tickets com cartão de crédito foram proibidas pelo Banco Central Italiano. Mas o sistema de bilheteria online permite a reserva do ticket, que será pago em dinheiro na bilheteria dentro do Vaticano. Fazer a reserva continua sendo um modo de evitar a fila mais longa. Basta procurar a fila de quem já fez reserva. Como escolhemos o primeiro horário de visitação, às 8 horas, chegamos às 7h40 no portão de acesso do museu. Já havia uma enorme fila de pessoas sem ingresso e vários grupos com seus guias turísticos. Encontramos a fila de quem já tinha o ingresso reservado e ficamos aguardando. Pontualmente às 8 horas o portão foi aberto e entramos no museu. Fomos ao guichê, trocamos os nosso tickets eletrônicos pelos ingressos e iniciamos a nossa visita. O percurso tradicional e indicado pela sinalização é seguir para a direita, passar por todas as coleções do museu e finalizar o tour na Capela Sistina. Mas conhecer a capela com uma multidão de pessoas em volta não era a nossa idéia! Seguindo uma dica que li no Viaje na Viagem , tomamos o caminho inverso e fomos para a esquerda. Em menos de 10 minutos chegamos na Capela Sistina e não havia mais que 15 pessoas lá dentro! Foi um experiência inesquecível contemplar os afrescos criados por alguns dos maiores artistas renascentistas, o maravilhoso teto pintado pelo gênio Michelângelo, tudo isso sem ser pertubado por ninguém e em absoluto silêncio! Todas as obras da Capela foram

description

vaticano

Transcript of Vaticano

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 1/21

search

HomeO autor

Roma: um dia na Cidade do VaticanoPosted by Alexandre on 20 dez, 2010 in Europa, Roma | 30 comments

Ir à Roma e não conhecer o Vaticano é um pecado. Não no sentido religioso da palavra, mas uma faltagrave no âmbito turístico. Conhecer a menor nação do mundo, o Estado da Cidade do Vaticano, comaproximadamente meio quilômetro quadrado, é mais que uma experiência religiosa: é umaoportunidade de ver grandes tesouros culturais da Humanidade.

Iniciamos nosso tour no Vaticano logo cedo pelos Museus do Vaticano. A maioria dos visitanteschega sem ingresso e encara uma longa fila, que durante a alta temporada pode significar horas deespera debaixo de um sol escaldante. Para evitar esta enorme fila compramos os ingressosantecipadamente na bilheteria online do Vaticano. Basta escolher a data e horário da visita, pagar como cartão de crédito, e imprimir o ticket eletrônico. Atualização: as vendas de tickets com cartão decrédito foram proibidas pelo Banco Central Italiano. Mas o sistema de bilheteria online permite areserva do ticket, que será pago em dinheiro na bilheteria dentro do Vaticano. Fazer a reserva continuasendo um modo de evitar a fila mais longa. Basta procurar a fila de quem já fez reserva.

Como escolhemos o primeiro horário de visitação, às 8 horas, chegamos às 7h40 no portão de acessodo museu. Já havia uma enorme fila de pessoas sem ingresso e vários grupos com seus guiasturísticos. Encontramos a fila de quem já tinha o ingresso reservado e ficamos aguardando.Pontualmente às 8 horas o portão foi aberto e entramos no museu.

Fomos ao guichê, trocamos os nosso tickets eletrônicos pelos ingressos e iniciamos a nossa visita. Opercurso tradicional e indicado pela sinalização é seguir para a direita, passar por todas as coleções domuseu e finalizar o tour na Capela Sistina. Mas conhecer a capela com uma multidão de pessoas emvolta não era a nossa idéia! Seguindo uma dica que li no Viaje na Viagem, tomamos o caminhoinverso e fomos para a esquerda. Em menos de 10 minutos chegamos na Capela Sistina e não haviamais que 15 pessoas lá dentro! Foi um experiência inesquecível contemplar os afrescos criados poralguns dos maiores artistas renascentistas, o maravilhoso teto pintado pelo gênio Michelângelo, tudoisso sem ser pertubado por ninguém e em absoluto silêncio! Todas as obras da Capela foram

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 2/21

encomendadas para narrar um história e constroem um complexo argumento teológico que liga opoder de Deus até o Papa.

Foto retirada do site do Vaticano

Ficamos assim por uns 40 minutos, em êxtase, até que a Capela começou a ficar lotada. E aí começoua parte chata: as pessoas chegavam e esqueciam que, antes de tudo, aquele é um local de orações.Apesar das recomendações expressas na entrada, começaram a falar alto, tirar fotos e filmar, e osseguranças respondiam com insistentes e constantes “ssssshhhhh” e “noooo photo”. Era a deixa paraseguir o nosso tour.

Além da Capela Sistina, fazem parte dos Museus do Vaticano alguns aposentos papais e diversascoleções que incluem antiguidades greco-romanas, etruscas, egípcias e até arte religiosa moderna.

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 3/21

O problema de visitar os Museus do Vaticano na alta temporada foi dividir o espaço com uma hordade turistas, um verdadeiro mar de gente! Em alguns locais era quase impossível parar um instante para

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 4/21

apreciar uma obra de arte com mais atenção. A multidão se encarregava de nos empurrar em direçãoao final do corredor. Foi um dos momentos “vida de gado” das férias!

Resolvemos fazer uma pausa para comermos umas fatias de pizza na praça de alimentação localizadano primeiro andar do edifício. A parada foi providencial para recarregar as baterias e continuar onosso tour por algumas alas mais tranquilas do museu.

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 5/21

E foi andando por um dos corredores destas alas que encontramos Laocoonte, uma das esculturas maisfamosas da antiguidade. Representa a um profeta de Tróia e seus filhos sendo estrangulados porserpentes enquanto tentavam alertar sobre o perigo que havia no cavalo presenteado pelos gregos.

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 6/21

Chegamos na Pinacoteca Vaticana, que possui obras de Da Vinci, Caravaggio, Giotto, Botticelli, entreoutros artistas. Mas a obra que mais me interessava era A Transfiguração, de Rafael Sanzio. Estapintura, que representa Cristo aparecendo para os apóstolos, é considerada uma das mais importantesdo pintor italiano. Rafael estava trabalhando nesta obra quando morreu, aos 37 anos, deixando aconclusão da pintura para seus aprendizes.

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 7/21

E não podia faltar a foto clichê, porém necessária, da escadaria em espiral na saída dos Museus doVaticano.

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 8/21

Ainda sob um sol de lascar, fomos em direção à Basílica de São Pedro, a maior igreja cristã domundo. A Basílica tem uma área de 23.000 m² e comporta até 60.000 pessoas. A entrada na Basílicafoi gratuita, mas enfrentamos uma enorme fila na Praça de São Pedro.

O controle na entrada é rígido: homens e mulheres com roupas muito curtas – bermuda ou saia acimado joelho ou com os ombros expostos – não entram. Durante o tempo que ficamos na fila vimosvárias pessoas que tiveram a entrada negada.

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 9/21

Todo o esforço da espera na fila foi recompensado assim que entramos na Basílica de São Pedro. Asensação é indescritível diante da beleza do lugar. A cúpula, projetada por Michelângelo, tem 42metros de diâmetro e seu ponto mais alto está a 132 metros do chão.

Logo após a entrada, à direita do visitante, está a Pietà. Esta obra-prima foi esculpida por

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 10/21

Michelângelo quando ele tinha apenas 25 anos. Vê-la de perto foi um dos grandes momentos do diapara nós. Infelizmente a escultura está cercada por uma proteção de vidro deste 1972, quando umhomem gritando “Eu sou Jesus!” a atacou com um martelo e danificou o nariz e alguns dedos da mãoda Virgem.

Eu queria muito ir até o domo, de onde é possível ter uma belíssima vista de toda a Cidade doVaticano e parte de Roma. Uma parte do trajeto é feita de elevador, mas depois são 330 degraus porum corredor muito estreito. Devido ao cansaço, calor e a super lotação na entrada deste acesso, deixeipara realizar este desejo em uma próxima viagem a Roma. Ficamos por mais algum tempo admirandoas belas obras da Basílica e, exaustos, nos despedimos da Cidade do Vaticano.

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 12/21

Roma: o dia emque eu realmentecheguei na Europa

As minhas igrejaspreferidas deRoma

Dicas de viagempara Roma

Linkwithin

Compartilhe:

Facebook 38 Twitter 1 Email Imprimir

30 Responses to “Roma: um dia na Cidade do Vaticano”

1. Paulo Romero disse:23 de dezembro de 2010 às 13:47

Cara, boa tarde!!! tenho curtido muito suas fotos e seus relatos… Em breve chegarei por lá,talvez em 2012 ou 2013. Como te falei anteriormente, minha férias do ano que vem estareivoltando para Buenos Aires, Uruguai e Chile, estamos organizando um grupo de +- 6 pessoas.Um abraço e FELIZ NATAL e UM PROSPÉRO ANO NOVO de muitas viagens eFELICIDADES…

ResponderAlexandre disse:23 de dezembro de 2010 às 16:24

Obrigado, Paulo!

Esse roteiro Bsas, Uruguai e Chile é sensacional! Depois queros os relatos!

Feliz Natal e excelente 2011 para você também! Muita paz, saúde, sucesso e muitas,muitas viagens!

Um abraço!

Responder2. Regina Helena disse:

9 de fevereiro de 2011 às 15:15

Olá!!! Puxa, como é difícil visitar o Vaticano com tanta gente, né? Quanto tempo você ficou nafila para entrar na Basílica de São Pedro?

Abraço! Regina.

ResponderAlexandre Costa disse:10 de fevereiro de 2011 às 16:44

Regina, fui durante o verão europeu, período de férias por lá. Nesta época é difícil nãoencontrar longas filas nos locais turísticos.

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 13/21

Fiquei na fila cerca de 30 minutos para entrar na Basílica.Um abraço!

Responder3. Junior disse:

5 de março de 2012 às 10:50

Ola, estou adorando ler seus comentarios, irei a Roma com minha esposa dia 05/06/2012, medisseram que é baixa temporada….será que vou encontrar todas essas filas , e todo esse tumultopra ver o vaticano?um fortissimo abraço.

ResponderAlexandre Costa disse:5 de março de 2012 às 11:26

Olá Junior!

Eu estive na Europa entre Junho e Julho e encontrei muitos turistas. O período coincidecom o verão europeu, época em que muitos europeus estão de férias e aproveitam paraviajar por lá.

Mas o Vaticano está sempre lotado! Caso queira visitar o Museu Vaticano, aconselhocomprar o ingresso antecipado via internet e com hora marcada. E, de preferência, agendeum dos primeiros horários disponíveis do dia e chegue cedo. Considere também que fazmuito calor em Roma nesta época do ano.

Um abraço!

Responder4. Junior disse:

5 de março de 2012 às 13:17

Alexandre…como faço pra comprar antecipado os ingressos? é minha primeira viagen …estoumuito perdido e minha esposa mais ainda, outra coisa…fizemos reserva em um hotel queaparentemente fica em uma area central, será que consigo fazer os principais ponto turisticosapé?caso eu queira pegar um onibus para conhecer a regiao…será que é algo muito complicado praum caipira como eu?outra coisa alexandre…alimentação la…será que encontro comida parecida a do Brasil? e custacaro comer la?desde ja te agradeço a ajuda.um forte abraço e muito sucesso.

ResponderAlexandre Costa disse:5 de março de 2012 às 14:36

Júnior, os bilhetes para o Museu Vaticano você pode comprar acessando este link:http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/index.html

Depois de escolher o dia e horário, você paga com cartão de crédito e imprime osbilhetes. Aí basta chegar na entrada do Vaticano e procurar a fila para acesso no horárioque você agendou. No horário agendado vocês vão entrar e ir até a bilheteria, onde vãotrocar os bilhetes impressos por seus ingressos.

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 14/21

Dependendo da localização do seu hotel dá pra chegar em alguns locais sem utilizartransporte público. Eu fui caminhando do hotel onde estava hospedado até a Panteão,Fontana de Trevi e Coliseu. Mas nos demais locais eu fui de ônibus, pois o metrô deRoma é bastante limitado. Eu comprei o Roma Pass, um cartão que dá acesso gratuito aduas atrações (exceto as do Vaticano), desconto nas demais atrações e acesso gratuito aotransporte público. Veja mais informações no seguinte texto, no item “Roma Pass”:http://www.oquesefaz.com/2011/03/29/dicas-de-viagem-para-roma/

Para se deslocar usando o transporte público, basta perguntar na recepção do seu hotelcomo ir até onde deseja utilizando o transporte público.

Em relação a alimentação, você encontra todo tipo de restaurantes em Roma.Evidentemente não encontrará comida típica do Brasil, mas a Itália é um dos melhoreslugares do mundo para comer bem. Em relação ao preço, digo que é subjetivo, pois o queé caro para uns pode ser barato para outros. Considere a média de 60 Euros/dia, porpessoa, como uma referência para alimentação e transporte.

Um abraço!

Responder5. Vitor disse:

31 de maio de 2012 às 1:05

Boa tarde,

Estarei em Roma fazendo uma escala e gostaria de uma ajuda.Já conheço Roma e o Vaticano, mas meus pais ainda não. Como teremos algumas razoaveishoras de conexão, penso em descer e leva-los para conhecer o Vaticano na ida e na volta umpouquinho de Roma.

Minha dúvida principal está na ida: o voo está previsto para chegar 07h15. Considerando otempo de desembarque, imigração e trem até Termini, acho que devo conseguir chegar noVaticano umas 10h30, né?

Dai pensei em reservar o Museu do Vaticano para umas 11h e depois ir ver a Basílica. O queacha? Ou devo fazer o contrário, ir até a Basílica e reservar por volta das 13h30 o Museu?

Eu não lembro mais, quanto tempo em média para cada um?

Estou indo dia 13 agora de junho.

Abraços e muito obrigado!

ResponderAlexandre Costa disse:31 de maio de 2012 às 14:00

Oi Vitor!

Como você já conhece Roma, tudo fica mais fácil, não é? Você sabe como se deslocarpela cidade e tem noção das distâncias entre os lugares. Como você não mencionou a quehoras precisa estar de volta ao aeroporto, não sei quanto tempo você tem disponível.

Como o horário de agendamento do Museu do Vaticano é rígido, eu não reservaria ohorário das 11h. Pode ser que ocorra um atraso no voo, na imigração ou devido ao caóticotrânsito da cidade. Mas o museu é enorme e uma visita curta precisa ser bem planejada

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 15/21

para que vocês vejam o que pretendem. Considere também o tempo na fila de entrada naBasílica, pois quando fui também era período de verão europeu e todos os locaisturísticos estavam lotados! Creio que fiquei uma meia hora para entrar na Basílica.

Um abraço!

Responder6. camila disse:

6 de julho de 2012 às 15:48

adorei as recomendações, também estarei la em julho e por alta temporada fiquei preocupadacom as filas. Já aquiri meu ingresso pelo site do vaticano como você recomendou, mas tambémvi reservas para grupos fechados, você recomenda ir por conta própria ou com grupo?Agradeço desde já.

ResponderAlexandre Costa disse:8 de julho de 2012 às 10:20

Oi Camila!

Eu fui por conta própria e não tive problemas. O Museu do Vaticano possui umavariedade enorme de obras, portanto acho que o melhor é você dedicar algum tempo aestudas quais são as obras mais importantes para você e traçar um roteiro para otimizar asua visita.

Um abraço!

Responder7. Marcelo disse:

12 de julho de 2012 às 20:40

Olá,

Ficarei apenas um dia em Roma, chegarei numa terça a noite e partirei de lá numa quinta demanhã, gostaria de conhecer vaticano, coliseu, palatino e fontana de trevi; acho que deveria irprimeiro no vaticano no primeiro horário, vc concorda comigo? agora o problema é que estouindo numa quarta feira em agosto, estou com medo pois nesse dia acho que o papa aparece e apraça fica fechada, vc sabe alguma coisa sobre isso, obrigado!

ResponderAlexandre Costa disse:13 de julho de 2012 às 13:08

Oi Marcelo!

Me parece que o Papa celebra uma missa na Praça de São Pedro aos domingos. Mascomo você tem apenas um dia, o meu conselho é eleger os locais que mais te interessam edeixar o restante para outra visita. Eu fiquei um dia inteiro na região do Vaticano (MuseuVaticano, Basílica de São Pedro e Castelo Sant’angelo) e metade de um dia para visitar oColiseu, Palatino e Foro Romano. Acho que é muita coisa, a uma distância considerávelumas da outras, para ver no mesmo dia.

Se você optar por Coliseu, o Palatino e Foro Romano está ao lado. Caminhando umpouco você chega a Fontana de Trevi (que está pertinho do Panteão). Mas se você optarpelo Vaticano, acho que o melhor é ficar por lá e conhecer as atrações de lá. Você vai

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 16/21

conhecer o que quer com mais calma e vai aproveitar o dia sem participar de umamaratona turística onde fica poucos minutos em cada lugar.

Um abraço!

Responder8. Josiane disse:

18 de outubro de 2012 às 1:45

Olá Alexandre!Devido escala eu e meu marido passaremos um dia em Roma. Chegaremos no dia 31/12 as07h00 da manha e nosso voo para Barcelona esta previsto para äs 21h00. Eu gostaria muito deconhecer o Vaticano e o Coliseu, você acha que dá tempo de visitar? Minha idéia é visitar ovaticano primeiro e depois o Coliseu. Outro ponto sabe se no aeroporto de Roma tem guardavolumes para deixarmos nossa bagagem enquanto visitamos Roma?

ResponderAlexandre Costa disse:18 de outubro de 2012 às 17:56

Olá Josiane! Eu não usei servi;co de guarda volume no Aeroporto Fiumicino, massegundo o site deles há um guarda volume no Terminal 3, onde ocorrem os desembarquesinternacionais: http://www.adr.it/web/aeroporti-di-roma-en-/pax-fco-baggage-services

É possível visitar o Vaticano e Coliseu no mesmo dia, mas eu não aconselho. Veja bem,você chega às 7h, mas terá que passar pela imigração (caso esteja vindo do Brasil),esperar pelas malas, colocar no guarda volumes e se deslocar até Roma (de trem são cercade 40 minutos até a Estação Termini). Talvez perca umas duas horas neste processo.Considere também que você precisa voltar ao aeroporto com uma antecedência de 2h,para pegar as bagagens e fazer check-in. Sendo assim, recomendo que escolha um doslocais para conhecer bem, com calma e aproveitando bem. No Vaticano, caso queiraconhecer também o Museu Vaticano, recomendo que compre o bilhete com antecedênciae hora marcada pela internet (http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/do?action=booking&codiceLivelloVisita=9&step=1). Se optar pelo Coliseu, o Foro Romanofica logo ao lado e é bastante interessante.

Um abraço! Espero ter ajudado.

ResponderJosiane disse:18 de outubro de 2012 às 20:50

Obrigada Alexandre, foi de grande ajuda sim!!!!Muito obrigada,

Responder9. Mariana Carvalho disse:

18 de abril de 2013 às 23:18

Olá, gostei muito das suas dicas!! Mas gostaria de saber se existe algum carrinho para pessoasidosas em passeios como no museu do vaticano, no Foro Romano e no Coliseo. Vou viajar coma minha avó e ela tem 85 anos e tenho medo dela se cansar muito. Gostaria de saber também sevocê acha que a programação que eu fiz está viável de se realizar. Estava planejando ir noprimeiro dia no museu do vaticano e na basílica de São Pedro, no segundo dia no coliseo, ForoRomano e Piazza del Campidoglio, no terceiro dia no Panteão e na Fontana di Trevi. Gostaria

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 17/21

de saber também se você indica mais alguma atração imperdíver em Roma. Desde já agradeçopela sua atenção,Mariana

ResponderAlexandre Costa disse:19 de abril de 2013 às 19:16

Mariana,

não sei informar sobre a existência de carrinhos para idosos em todas as atrações. Eu nãosei qual o grau de mobilidade da sua avó, mas acho que o seu roteiro está adequado. OMuseu vaticano é enorme, mas vocês podem fazer intervalos para descansar. O mesmovale para o Coliseu e o Foro Romano, principalmente o segundo, que tem uma área muitogrande.

Abraço!

Responder10. monica cardoso disse:

20 de abril de 2013 às 1:15

Oi tdo bem? estou planejando ir a roma em agosto, meu palnejamento e ficar 2 dias em roma, étempo suficiente para conhecer tdo ou vc acha pouco? me disseram que um dia no vaticano ficameio corrido, o que vc me sugere q reserve 2 dias para o vaticano tbm? ficquei sabendo de umtrem entre roma e vaticano qto tempo dura a viagem vc tem ideia? o q me sugere para ordernarmeus passeios……bjssssss

ResponderAlexandre Costa disse:20 de abril de 2013 às 10:04

Oi Monica! Se você quiser realmente conhecer Roma, ficar somente dois dias é muitopouco. Ainda mais que você também pretende ir ao Vaticano. Eu fiquei cinco dias e nãoconsegui ver tido o que queria.

Em relação ao Vaticano, um dia é suficiente se você chegar cedo e com ingressoscomprados para o Museu do Vaticano. Aí dá pra ir na Basílica de São Pedro no períododa tarde. Não entendi a pergunta sobre o trem que liga o Vaticano a Roma. A distância éinexistente, pois o Vaticano está dentro de Roma. Existem linhas de ônibus que vão até lásai do de vários pontos de Roma.

Abraço!

ResponderPriscilla disse:21 de agosto de 2013 às 0:51

Oi Alexandre, fiquei com uma duvida. Qual melhor dia para fazer o Vaticano?Pensei em domingo, pq consigo ver a bençao do papa e visitar o museu. Mas naoabre aos domingo, devo ir la duas vezes? Ver o papa e outro dia para os museus?

Obrigada!

Responder11. Fernanda disse:

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 18/21

19 de maio de 2013 às 17:36

oi tudo bem? Parabéns pelo blog, tem me ajudado muito na minha pesquisa de viagem. Estouindo à Roma agora em junho e gostei da dica de visitar a Capela Sistina primeiro, indo nocaminho inverso da maioria dos turistas. Mas fiquei com uma dúvida: após visitar a CapelaSistina é possível retornar e visitar o restante do Museu do vaticano ?

Desde já agradeço pela sua atenção,Fernanda

ResponderAlexandre Costa disse:19 de maio de 2013 às 23:03

Oi Fernanda!

Sim, é possível retornar ao percurso normal do Museu Vaticano. Foi exatamente o quenós fizemos.

Abraço!

Responder12. maria angela disse:

7 de junho de 2013 às 20:08

tenho tentado comprar pela internet os ingressos para o vaticano ,mas nao consigo completar areserva.Sei que nao aceitam mais o pagamento com cartao de credito,e que tem de efetuar opagamento na hora .entao,como faço para comprar com antecedencia??O que estou fazendo de errado??aguardo sua ajuda,

Mari

ResponderAlexandre Costa disse:8 de junho de 2013 às 14:48

Oi Maria Angela!

As vendas com cartões estão suspensas por tempo indeterminado. Mas você pode fazer areserva e pagar na hora, em dinheiro, na bilheteria do Vaticano. Lá no Vaticano vcencontrará duas filas, uma para quem não tem reserva e a de quem possui reserva (quedeve ser bem menor).

Abraço!

Alexandre

Responder13. Maria angela disse:

12 de junho de 2013 às 19:40

Alexandre,tentei varias vezes comprar pela internet e depois q o cartao e aceito,abre uma janelaque diz: ” parents not found” e eu nao consigo.Nao sei o q fazer,pq o tempo ta passando e eucontinuo sem as entradas p o Vaticano,preciso da sua ajuda.Obrigada,

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 19/21

Maria angela

ResponderAlexandre Costa disse:13 de junho de 2013 às 15:07

Maria Angela, eu fiz o processo das reservas de entradas há muito tempo e não sei o quepoderia estar ocorrendo. Naquela época o pagamento podia ser realizado com cartão. Masnão compreendo o processo de solicitação do cartão de crédito na sua reserva agora, poiso Vaticano está proibido de aceitar pagamentos em cartão de crédito e débito pelo BancoCentral Italiano.

Sugiro que você leve a sua pergunta para o Viaje na Viagem, um site muito completo ecom bastante interação de viajantes. Lá tem um post falando exatamente sobre esteassunto. Você pode acessá-lo no link a seguir:

http://www.viajenaviagem.com/2013/01/banco-central-da-italia-proibe-uso-de-cartao-de-credito-no-vaticano/

Espero que dê tudo certo.

Abraço!

Responder14. José Américo disse:

21 de janeiro de 2014 às 15:02

Olá Alaexandre,

Eu e minha esposa estamos indo para Roma agora em abril (cegamos no domingo a noite – dia6 – e partimos na sexta – dia 11).

Estamos adorando suas dicas e as utilizando para montar nosso trajeto por Roma e Vaticano.

Todavia, estamos com uma dúvida: pretendemos assistir a audiência com o Papa na quarta.Ainda, queremos visitar o museu do vaticano a Basilica de São Pedro e o Castelo deSant’angelo.

Será que se chegarmos por volta das 13hs no museu, após a audiência, teremos tempo derealizar uma visita completa?

Ou você acredita que seria melhor voltar em outro dia pela manha e passar o dia todo novaticano, tendo tempo para visitar a Basílica de São Pedro e o Castelo Sant’angelo?

Neste segundo caso, utilizaremos a tarde da quarta-feira para irmos conhecer alguma outraatração que dê para ser feita em meio dia…

O que você pode nos dizer e aconselhar?

Um abraço e parabéns pelo site!

José Américo

ResponderAlexandre Costa disse:21 de janeiro de 2014 às 15:28

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 20/21

Olá José Américo!

Chegando por volta das 13h creio ser possível conhecer boa parte do Museu (depende doseu grau de interesse pelas obras e o ritmo da visita). Mas penso que todas essasatividades (audiência, museu, basílica e castelo) fica um pouco pesado para realizar nomesmo dia, a não ser que vocês cheguem bem cedo no Vaticano e tenha um fôlego deleão para aguentar o ritmo. Se for possível, separe dias distintos, penso que a visita detorna menos cansativa e mais prazerosa.

Abraço!

Responder

Deixe uma resposta

Escreva o seu comentário aqui...

Destinos

AmsterdamArraial d´AjudaAssuntos aleatóriosBelo HorizonteBuenos AiresEuropaInhotimJoão PessoaLisboaMaceióMinas GeraisOuro PretoParisPorto de GalinhasPraia do EspelhoRecifeRomaRota EcológicaRoteiro de viagemSão PauloSem categoriaTrancosoViagens_

Blogs que eu recomendo

A Janela LaranjaA Turista AcidentalAbrindo o bicoAprendiz de Viajante

11/11/2014 Roma: um dia na Cidade do Vaticano | O que se faz

http://www.oquesefaz.com/2010/12/20/roma-um-dia-no-vaticano/ 21/21

Aquela PassagemCadernos de ViagensConexão ParisDucs AmsterdamFatos & Fotos de ViagensGabriel quer viajarIdas e VindasMatraqueandoMauoscarRapha no MundoRosmarino… e outros temperos!Rotas CapixabasTravel Forever!TuromaquiaViaggiandoViaje na ViagemWazari

Comentários recentes

Alexandre Costa em Dicas de viagem para Buenos AiresAnaluiza em Dicas de viagem para Buenos AiresAlexandre Costa em Dicas de viagem para RomaMercado Viagens em Dicas de viagem para RomaPaula em De Amsterdam a Paris a 300 Km/hAlexandre Costa em De Amsterdam a Paris a 300 Km/h

Assine o Feed RSS

RSS - PostsRSS - Comentários

Assinar Blog por EmailDigite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

Endereço de emailEndereço de email

Assinar

Designed by Elegant Themes | Powered by Wordpress