Vendas Novas Imagina

12
1 Jornal de Campanha Nº1 - Setembro .09 Apresentação de candidatos marca início da campanha do PS para as Eleições Autárquicas em Vendas Novas Convívio de apresentação dos candidatos do PS na Freguesia de Landeira Novo sítio na Internet do PS de Vendas Novas: vendasnovasimagina.com No passado dia 22 de Agosto, pelas 18 horas, o PS de Vendas Novas inaugurou a sua nova sede de campanha, o Espaço iMAGINA. Este novo espaço localiza-se na Rua 1º de Maio, no centro da Cidade de Vendas Novas e pretende ser um fórum de discussão sobre o futuro do concelho, mas também um espaço de convívio, de cultura e de lazer. O evento serviu também para a apresentação pública dos candidatos do PS às próximas eleições autárquicas. (Continua na página 3) (Página 3) (Página 4) www.vendasnovasimagina.com

description

Jornal de campanha do PArtido Socialista de Vendas Novas - Autárquicas 2009

Transcript of Vendas Novas Imagina

1

Jornal de CampanhaNº1 - Setembro .09

Apresentação de candidatos marca início da campanha do PS para as Eleições Autárquicas em Vendas Novas

Convívio de apresentação dos candidatos do PS na Freguesia de Landeira

Novo sítio na Internet do PS de Vendas Novas:vendasnovasimagina.com

No passado dia 22 de Agosto, pelas 18 horas, o PS de Vendas Novas inaugurou a sua nova sede de campanha, o Espaço iMAGINA.

Este novo espaço localiza-se na Rua 1º de Maio, no centro da Cidade de Vendas Novas e pretende ser um fórum de discussão sobre o futuro do concelho, mas também um espaço de convívio, de cultura e de lazer.

O evento serviu também para a apresentação pública dos candidatos do PS às próximas e le ições autárquicas.

(Continua na página 3)

(Página 3) (Página 4)

www.vendasnovasimagina.com

2

Editorial

Balanço do mandato 2005-2009

Partido Socialista Vendas Novas - Autárquicas 09

As eleições autárquicas que se irão realizar no dia 11 de Outubro têm uma importância fundamental para o futuro de Vendas Novas: não está apenas em jogo decidir qual será o partido que governará os destinos do município durante os quatro anos seguintes, mas sim decidir qual é a forma como os Vendasnovenses querem que o nosso concelho cresça e se desenvolva nas próximas décadas.

De facto, nos próximos anos Vendas Novas e a nossa região irão assistir à concretização da Plataforma Logística do Poceirão, do novo aeroporto internacional (que ficará às portas de Vendas Novas, na Freguesia de Canha) e da linha de caminho-de-ferro de alta velocidade (TGV, que terá uma estação em Évora), projectos que representam uma oportunidade única para o desenvolvimento do nosso concelho. Com a sua localização privilegiada, com boas acessibilidades rodoviárias e ferroviárias, com a juventude da sua população e uma longa tradição de excelência em vários sectores produtivos, Vendas Novas tem condições para se afirmar como o mais importante pólo de atracção de investimentos e criação de emprego do Alentejo Central, depois de Évora.

No entanto, para esta ambição se tornar uma realidade, é necessário que a Câmara Municipal de Vendas Novas seja orientada por uma política que promova realmente o desenvolvimento local, que consiga cativar investidores e potenciar a criação de novos empregos, que trabalhe em parceria com as instituições, os clubes e as associações, que defenda o nosso património e a nossa identidade e que promova o bem estar e a qualidade de vida da população.

É porque entendemos a importância deste desafio, que o Partido Socialista se apresenta a estas eleições com um novo projecto para Vendas Novas. Um projecto maduro, coerente, ambicioso mas realista, que não depende de reivindicações para poder ser implementado. É também por isso que nos apresentamos com uma equipa de homens e mulheres Vendasnovenses, com capacidade, habilitações e experiência para conduzir os destinos da autarquia. É por isso que nos apresentamos com entusiasmo e seriedade, com propostas concretas, que são já uma realidade em muitos outros concelhos e que também podem ser implementadas em Vendas Novas.

Para estas eleições autárquicas, trabalhámos muito para apresentar à população a melhor alternativa. Esperamos que o nosso trabalho mereça a sua confiança!

João Telha

Fo

nte

: C

MV

N

No momento em que termina o mandato iniciado em 2005 para os órgãos autárquicos de Vendas Novas, os eleitos do Partido Socialista prestam também contas aos Vendasnovenses do seu trabalho e das principais posições e propostas que apresentaram nos últimos 4 anos.

Das várias propostas apresentadas pelos vereadores João Telha e Carlos Rebelo na Câmara Municipal, destacamos as seguintes:

?Proposta de criação de uma “Equipa de Intervenção Permanente” de bombeiros em Vendas Novas;?Proposta de construção de um novo quartel de bombeiros, aproveitando fundos comunitários que estiveram disponíveis;?Proposta de devolução a todos os indivíduos lesados dos valores correspondentes a taxas de destaque cobradas indevidamente por via da aplicação do Regulamento Municipal de Edificações, Urbanização e Taxas Urbanísticas;?Proposta de criação do Conselho Municipal de Juventude.

Importa também referir que todas estas propostas foram rejeitadas pelos vereadores da CDU.

Para conhecer melhor estas e outras propostas, poderá consultá-las na integra no nosso sítio na Internet:

www.vendasnovasimagina.com

3www.vendasnovasimagina.com

Apresentação de candidatos e inauguração do Espaço iMAGINA

Convívio de apresentação de candidatos do PS na Landeira

João Telha anuncia candidatura àCâmara Municipal de Vendas Novas

Durante este evento, que contou com a participação de várias dezenas de militantes e apoiantes do PS local, procedeu-se também à apresentação dos candidatos às próximas eleições autárquicas. Destacou-se a intervenção do cabeça de lista à Câmara Municipal de Vendas Novas, João Telha, que apresentou o conceito geral e as linhas estratégicas do programa do PS, assim como o novo site da campanha.

Fátima Lisboa, Luis Bombico e Vitor Serrano, candidatos à Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia de Vendas Novas e Landeira respectivamente, estiveram presentes e também mostraram a vontade que o PS tem de inovar e de investir na nossa cidade, convidando a população a participar neste processo de mudança.

Marcaram ainda presença Fernanda Ramos, da Federação Distrital de Évora do PS, os deputados Paula de Deus e Bravo Nico e o cabeça de lista às próximas eleições legislativas, José Carlos Zorrinho. Na sua intervenção, Zorrinho mostrou o seu apoio à candidatura encabeçada por João Telha e destacou a “fibra” com que o candidato do PS está disposto a defender, em primeiro lugar, os interesses de Vendas Novas. Afirmou ainda que considerava o candidato do PS como a pessoa mais bem preparada para desenhar e liderar o processo de desenvolvimento que o concelho terá com a concretização dos grandes projectos previstos para a região .

O actual vereador da Câmara Municipal de Vendas Novas, João Telha, anunciou no passado dia 12 de Julho que irá encabeçar, enquanto independente, a lista do Partido Socialista nas próximas eleições autárquicas. Na apresentação dos candidatos do PS pelo distrito, João Telha agradeceu publicamente ao seu antecessor, Carlos Rebelo por, “em condições pessoais, familiares e profissionais muito difíceis, ter sempre mantido o seu compromisso com os Vendasnovenses” e ter aceite ser o seu Mandatário.

Em seguida, João Telha apresentou as linhas gerais do seu projecto, pretendendo “apresentar um desafio inovador à população, através do conceito “Vendas Novas iMagina!”. Será uma campanha inovadora, mobilizadora, positiva e construtiva, que vai convidar os Vendasnovenses a, connosco, imaginarem o que Vendas Novas podia ser hoje e o que poderá ser no futuro.”

No dia 20 de Setembro teve lugar a apresentação da lista de candidatos pelo Partido Socialista à Freguesia de Landeira. Este convívio, onde estiveram presentes cerca de uma centena de pessoas, contou ainda com a presença de Carlos Zorrinho e Paula de Deus, candidatos do Partido Socialista à Assembleia da República.

Numa breve intervenção, João Telha, cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Vendas Novas, salientou a força e

motivação de todos os que integram as listas do partido às próximas autárquicas, com especial ênfase para Vítor Serrano, candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Landeira e para o trabalho já realizado pela sua equipa.

Por sua vez, Vítor Serrano usou da palavra para agradecer aos Landeirenses o facto de se sentir motivado a candidatar-se, apresentando depois alguns dos projectos que tenciona implementar em Landeira para a melhoria das condições de vida dos habitantes daquela freguesia de Vendas Novas.

4 Partido Socialista Vendas Novas - Autárquicas 09

Vendas Novas iMAGINA: um conceito na base de um programa.

vendasnovasimagina.comNovo sítio do PS de Vendas Novas na Internet.No passado dia 22 de Agosto foi lançado o sítio do Partido Socialista de Vendas Novas na Internet. Este espaço, dedicado à divulgação do projecto socialista para as eleições autárquicas de Vendas Novas no próximo dia 11 de Outubro, pretende, não só dar a conhecer o projecto que o PS defende para o nosso concelho, mas também ser um meio através do qual os Vendasnovenses poderão contribuir com ideias e sugestões para o futuro da sua terra.

No sítio vendasnovasimagina.com pode consultar as listas do Partido Socialista à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia de Vendas Novas e Landeira, bem como as últimas novidades da campanha, que serão actualizadas diariamente.

O programa do Partido Socialista para os próximos 4 anos de mandato autárquico em Vendas Novas estará disponível a partir do dia 28 de Outubro. Para além das linhas orientadoras do projecto socialista, poderá ainda consultar algumas das propostas apresentadas pelos nossos autarcas durante o mandato 2005-2009.

Visite e dê-nos a sua opinião!

www.vendasnovasimagina.com

Fruto do trabalho de consolidação do seu projecto político que o Partido Socialista tem vindo a desenvolver em Vendas Novas ao longo dos últimos quatro anos, apresentamo-nos às eleições autárquicas do próximo dia 11 de Outubro com uma nova equipa, uma nova orientação estratégica e um novo programa.

Mas porquê “Vendas Novas iMAGINA”?

Fundamentalmente porque o nosso projecto tem por base uma campanha dinâmica, inovadora, mobilizadora, muito positiva e construtiva, que convida os Vendasnovenses a, connosco, «imaginarem» o que Vendas Novas podia ser hoje, e o que poderá ser nas próximas décadas.

O conceito “Vendas Novas iMAGINA ” encerra essencialmente 5 grandes linhas de debate e de acção política, que se materializam num programa de princípios, propostas e projectos de desenvolvimento do concelho que iremos apresentar à população de Vendas Novas até às eleições de 11 de Outubro próximo. Estas linhas de debate e de acção política são as seguintes:

? Vendas Novas iMAGINA: ser um concelho de referência em qualidade de vida.? Vendas Novas iNOVA: para novos problemas, novas soluções.? Vendas Novas iNCLUI: uma nova gestão com mais responsabilidades sociais.? Vendas Novas iNVESTE: prioridade à criação de emprego e ao empreendedorismo.? Vendas Novas iMPORTA: os interesses dos Vendasnovenses em primeiro lugar.

Nas próximas páginas apresentamos-lhe com mais detalhe as prioridades e projectos que defendemos em cada um destes domínios. Pode também consultar o nosso programa na Internet, em www.vendasnovasimagina.com.

5www.vendasnovasimagina.com

Vendas Novas iNCLUI:uma nova gestão com mais responsabilidades sociais.A inclusão social, o apoio às instituições de solidariedade social, aos clubes e às associações do concelho, o apoio às famílias, à juventude, aos reformados e idosos, a promoção da cultura e do desporto, constituem prioridades fundamentais no programa que o Partido Socialista apresenta para Vendas Novas nestas eleições autárquicas.

Para nós, a inclusão social vai muito para além da tradicional perspectiva de actuação ao nível da “acção social”, isto é, do apoio nas suas diversas vertentes aos estratos da população mais carenciados. Este conceito deve ser entendido no sentido mais abrangente do desenvolvimento social, que congrega em si, a solidariedade social.

O conceito “inclui”, deve pois englobar o apoio aos mais carenciados, o acesso às prestações sociais por parte de todos aqueles que reúnem condições para as receber, a criação, apoio e desenvolvimento de redes de solidariedade social, em suma, garantir condições de qualidade de vida para todos os cidadãos. Ao nível duma autarquia local, enquanto responsável pelo bem-estar das populações da sua área geográfica, a inclusão social é transversal a diferentes áreas de actuação, por exemplo:a) A nível do ordenamento do território, as soluções que forem contempladas ao nível do PDM, devem prever a

construção de equipamentos sociais, de forma a assegurar taxas de cobertura nas diferentes respostas sociais (creche, lar de idosos, centro de dia, apoio domiciliário, unidade de cuidados continuados), que respondam às necessidades dos munícipes;

b) Ao assegurar condições de mobilidade para cidadãos deficientes, para todos aqueles que temporariamente vejam a sua mobilidade reduzida, para as crianças e carrinhos de bebé;

c) Ao assegurar, em parceria com outros serviços da administração central e regional a divulgação e formas de apoio no acesso a prestações sociais que tenham direito (ex: complemento social para idosos, bonificações por deficiência, abono pré-natal, etc.);

d) Apoiando de forma efectiva as instituições particulares de solidariedade social, que desenvolvem respostas sociais no concelho;

e) No apoio aos idosos com mais baixos rendimentos, através de um Cartão do Munícipe, que conceda descontos em serviços e compras e comparticipação na compra de medicamentos;

f) Na criação de um espaço de desenvolvimento de actividades artísticas, musicais, culturais e de partilha de saberes entre os mais idosos;

g) Na dinamização de actividades culturais, desportivas e lúdicas ;

Nesta perspectiva mais abrangente de “pensar social” , o campo de actuação duma autarquia, enquanto entidade que está mais próxima dos cidadãos é imenso. Neste sentido, apresentamos algumas das propostas que constam do nosso programa eleitoral autárquico:1 - A criação da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco no Concelho de Vendas Novas;2 - Criação duma Academia Sénior – espaço de divulgação e aprendizagem de artes plásticas, música, ofícios

tradicionais, partilha de saberes e de experiências. Este tipo de actividades deve ser desenvolvida quer na sede de concelho, quer nas outras povoações do concelho;

3 - Assegurar ao nível do Gabinete de Acção Social, a divulgação e encaminhamento dos potenciais beneficiários de acesso a medidas e prestações de protecção social;

4 - Assegurar um serviço de transporte gratuito para os utentes idosos que necessitam de se deslocar aos serviços de saúde do concelho;

5 - Criação dum posto móvel de atendimento que se desloque a todas as povoações do concelho, para ajudar, receber e encaminhar todos os assuntos relacionados com os serviços camarários ou outros, referentes a cidadãos que pela sua idade, dificuldade de deslocação ou outro tipo de carência, não tenham meios ou conhecimentos para o fazer sozinhos.

6 - Em alternativa ao posto móvel de atendimento, poderão ser estabelecidos protocolos com as Juntas de Freguesia, colectividades ou Instituições Particulares de Solidariedade Social, para disponibilização de um espaço de atendimento por parte de funcionários da Câmara Municipal;

7 - Criação de um serviço de pequenas obras e arranjos no domicílio de munícipes idosos de baixos rendimentos, totalmente gratuito, sendo a execução assegurada por trabalhadores da autarquia;

8 - Dinamizar acções de ocupação de tempos livres durante as férias escolares, como forma de apoio às famílias mais jovens e com crianças em idade escolar, facilitando a compatibilização da vida familiar e profissional;

9 - Aceitar as transferências de competências na área da Educação, para o 2º e 3º ciclo;10 - Contratação de médicos de família pela autarquia, em articulação com o Centro de Saúde, de modo a que

todos os Vendasnovenses tenham acesso a médico de família;11 - Criar um sistema de empréstimo de manuais escolares, destinado a apoiar famílias mais desfavorecidas,

mas que não chegam a beneficiar dos apoios do SASE - Sistema de Acção Social Escolar.

6 Partido Socialista Vendas Novas - Autárquicas 09

Vendas Novas iMPORTA:os interesses dos Vendasnovenses em primeiro lugar.

Vendas Novas iMAGINA:ser um concelho de referência em qualidade de vida.

Se está a ler este texto, o mais provável é que você tenha nascido, viva ou trabalhe em Vendas Novas. Tal como você, também nós, candidatos das listas do Partido Socialista, temos uma forte ligação a esta terra e temos um grande orgulho em ser Vendasnovenses! Por isso mesmo, sempre colocámos os interesses de Vendas Novas e da nossa população acima de quaisquer interesses pessoais ou partidários. E é esse compromisso com os nossos concidadãos que hoje reafirmamos.

Mas não basta ter boas intenções. Para nós, Vendas Novas importa muito, porque é aqui que crescemos e vivemos, é aqui que trabalhamos, é aqui que os nossos filhos vão à escola e é aqui que utilizamos os serviços públicos. Entendemos por isso que é altura de a Câmara Municipal começar a colocar os interesses de Vendas Novas em primeiro lugar e desenvolver projectos e políticas que dêem prioridade aos Vendasnovenses.

Assim, no programa do Partido Socialista defendemos, por exemplo, a criação do Cartão do Munícipe, um cartão que dá descontos e acesso privilegiado aos Vendasnovenses na utilização dos equipamentos e serviços municipais.

Queremos também implementar uma política de transparência e confiança, através da divulgação dos planos e orçamentos de forma que toda a população os possa entender e compreender como estão a ser utilizados os dinheiros públicos. No mesmo sentido, queremos envolver verdadeiramente a população nos processos de decisão, através de consultas públicas anteriores à execução dos projectos.

Por fim, pretendemos desenvolver projectos de proximidade na área social para encontrar as melhores soluções para os problemas dos munícipes, particularmente dos mais carenciados, em estreita articulação com as Juntas de Freguesia.

Vamos imaginar o que o sítio onde vivemos podia ser hoje e como queremos que seja no futuro?

Para nós, Vendas Novas tem condições para se tornar num concelho de referência a nível nacional em termos de qualidade de vida. Mas para isso é necessário: evitar a degradação do nosso património e das habitações mais antigas; recuperar do nosso atraso e dotar a cidade de bons equipamentos culturais e de lazer, como tem já a maior parte dos concelhos do País; resolver os problemas que resultaram de um crescimento urbano pouco ordenado.

Por isso, no domínio da reabilitação urbana, defendemos a redução do IMI de modo a estimular a reabilitação urbana e aliviar os encargos dos munícipes. Pretendemos também realizar Planos de Pormenor e Salvaguarda para os bairros tradicionais e propor a classificação de determinados edifícios como Imóveis de Interesse Municipal, apoiando todas as iniciativas dos seus proprietários para a sua reabilitação.

Nos equipamentos culturais, propomos a reabilitação do complexo de edifícios do antigo mercado municipal e a criação nesse lugar do Fórum Cultural «Fábrica das Latas», evocando a função industrial original desses edifícios. Atendendo ao papel fundamental que o percurso da Mala-Posta teve na fundação e no desenvolvimento das “vendas novas”, consideramos que o nosso concelho tem condições excepcionais para a criação de um espaço museológico dedicado a este serviço histórico - o Museu da Mala-Posta. Dirigido sobretudo às famílias e às escolas, este projecto tem como principais objectivos valorizar e prestigiar o papel de Vendas Novas no desenvolvimento das rotas de comunicações e atrair regularmente mais visitantes ao nosso concelho, dinamizando também a economia local.

Pretendemos ainda: requalificar os espaços urbanos mais negligenciados do concelho, como sejam os troços urbanos da Estrada Nacional 4; substituir gradualmente todas as infra-estruturas aéreas de comunicações e energia por redes subterrâneas; reforçar a rede de ecopontos no concelho; instalar contentores subterrâneos no centro da cidade; construir uma ecopista, pedonal e ciclável, que ligue Vendas Novas a Bombel, Afeiteira e Marconi; rever o Plano Municipal de Trânsito e ordenar a circulação rodoviária e o estacionamento.

7www.vendasnovasimagina.com

Vendas Novas iNVESTE:prioridade à criação de emprego e ao empreendedorismo.

Vendas Novas iNOVA:para novos problemas, novas soluções.

Neste período de grave crise social e económica que atravessamos, o tecido económico de Vendas Novas começa a evidenciar as suas fragilidades, com reflexos preocupantes no abrandamento da economia local e no aumento do desemprego. No entanto, o futuro próximo poderá colocar às portas de Vendas Novas um conjunto de grandes oportunidades para o desenvolvimento local e regional, das quais se destacam o Novo Aeroporto Internacional de Lisboa (próximo de Canha), a estação ferroviária de Alta Velocidade em Évora e a Plataforma Logística do Poceirão.

Este é portanto um momento crítico e decisivo para debatermos o modelo de desenvolvimento que pretendemos para o nosso concelho, para debatermos aonde nos levarão as velhas estratégias que têm sido seguidas em Vendas Novas, ou onde nos poderá levar uma nova equipa, com uma estratégia inovadora de captação de investimentos, públicos e privados.

Numa economia onde a competição entre cidades e regiões é cada vez mais forte, a captação de investimentos implica necessariamente a adopção de estratégias inovadoras de promoção de oportunidades, de comunicação e de apoio às empresas. Para isso é preciso identificar os potenciais investidores, divulgar as oportunidades e as vantagens que o nosso concelho oferece e aliciar esses investimentos para Vendas Novas.

Neste sentido, entre outras propostas, pretendemos criar a Agência Municipal de Investimento, que terá essencialmente duas funções: 1) apoiar e incentivar as empresas que pretendam instalar-se em Vendas Novas, simplificando os processos burocráticos e intermediando a sua relação com outras entidades; 2) identificar as melhores oportunidades de promoção do concelho no exterior e, em parceria com outras entidades, promover internacionalmente Vendas Novas e as suas vantagens competitivas.

Para conhecer melhor estas e outras propostas do PS para Vendas Novas, visite www.vendasnovasimagina.com.

A nossa sociedade enfrenta hoje um conjunto de novos problemas aos quais a Câmara Municipal, enquanto principal agente do desenvolvimento local, deve dar uma resposta adequada, com novas políticas e projectos inovadores.

De facto, o acesso à Internet para todos, a protecção do ambiente, a eficiência energética dos edifícios, a promoção das energias renováveis, a reciclagem dos resíduos, a mobilidade e o desenvolvimento sustentável, são questões importantes que cada vez valorizamos mais. E delas dependerá também, cada vez mais, a nossa noção de qualidade de vida. É por isto que defendemos no nosso programa uma série de projectos destinados a enfrentar estes desafios e que são já uma realidade e exemplos de boas práticas em grande parte dos concelhos portugueses.

? No domínio do ambiente, defendemos a introdução gradual de um sistema de recolha selectiva porta-a-porta de lixos para reciclagem e, em parceria com os restaurantes, de um sistema de recolha de resíduos e óleos alimentares para reciclagem;

? Pretendemos aumentar a eficiência energética dos equipamentos e serviços públicos, através da instalação de painéis solares fotovoltaicos e termovoltaicos em todos os equipamentos municipais;

? Vendas Novas é o único concelho do Distrito que não instalou uma zona de acesso à Internet gratuita e sem fios numa praça central, num jardim, numa biblioteca ou num centro cultural. Defendemos por isso a instalação de novos hotspots wi-fi no centro da cidade e nos jardins públicos do concelho;

? A par da rápida conclusão da rede de ciclovias, queremos implementar um sistema de disponibilização gratuita de bicicletas (como existe, por exemplo, em Aveiro) para promover a mobilidade sustentável;

? Defendemos a criação de um serviço municipal de transportes públicos, que assegure a ligação regular de Bombel, Afeiteira e Marconi ao centro de Vendas Novas e aos equipamentos escolares, assim como a ligação da Landeira, Nicolaus e Piçarras a Vendas Novas;

? Este serviço de transportes terá também uma função de inclusão social, conjugada com a criação do Cartão do Munícipe, ao qual estarão associados descontos e isenções no custo do transporte para estudantes, idosos, pessoas portadoras de deficiência e membros de famílias carenciadas.

8

Assembleia Municipal de Vendas Novas

Partido Socialista Vendas Novas - Autárquicas 09

Fátima Lisboa

Fátima de Jesus Lisboa Gonçalves, 40 anos, nasceu em Angola em 14 de Fevereiro de 1969 e viveu grande parte da sua vida em Vendas Novas, encontrando-se actualmente a residir no Montijo.

Eleita como Independente pelas listas do Partido Socialista, integrou a Assembleia de Freguesia de Vendas Novas bem como a Assembleia Municipal, durante 2 mandatos.

Licenciou-se em Direito, em 1993, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa tendo exercido advocacia durante 10 anos, 8 dos quais ao serviço de uma prestigiada Multinacional da área dos seguros.

Em 2005, aquando da privatização do Notariado português, aceita o convite para integrar o grupo de colaboradores de um Cartório Notarial, como jurista, tendo suspendido a actividade como advogada por incompatibilidade de funções.

Enquanto formadora na área da Formação Profissional, leccionou no último ano lectivo a disciplina de Organização Judiciária, integrada num dos primeiros cursos a nível nacional de Técnico de Serviços Júridicos.

Joaquim Luís da SilvaFuncionário Público

Luís DiasGestor de Qualidade

Ana Rita LançaEnfermeira

João JeremiasPintor Construção Civil

Fernando MendesOperário Fabril

Hermínia ViegasOperária Fabril

Ricardo MateusEstudante de Informática

Helena CandeiasProfessora Aposentada

Maria Josefa OliveiraFuncionária Pública Ap.

Nuno GigaRecepcionista

Cláudia RodriguesEstudante de Turismo

Manuel MartinsElectricista Aposentado

Fernando EustáquioTécnico Administrativo

Isabel PintoEscriturária

Ana Cristina DominguesEmpregada de Escritório

Manuel Amaral VideiraBancário Aposentado

Sophie Veiga FontesAssistente Social

Ana Mónica SantosGestora

Rui Manuel SobralAj. Lar e Centro de Dia

Elisabete NoronhaFuncionária Pública Ap.

António Francisco LançaAgricultor Aposentado

Patrícia SantosTécnica Oficial de Contas

Cláudia C. JoaquimEstudante Tradução

Pedro Ramos SantosFotógrafo

Maria Luís BarrosEnfermeira

José Hortelão TelesOperário Fabril Ap.

Marisa TrigueirãoEstudante Ed. Infância

9

Câmara Municipal de Vendas NovasJoão Telha

João Luís Telha da Silva, 34 anos, nasceu em Vendas Novas em 12 de Setembro de 1975. Casado, reside na Cidade de Vendas Novas e trabalha em Lisboa. É independente.

Em 2005, foi eleito Vereador da Câmara Municipal de Vendas Novas enquanto candidato independente integrado na lista do Partido Socialista. Desde então, tem desempenhado o cargo em regime de não-permanência, sem pelouros atribuídos.

Licenciado em Geografia e Planeamento Regional, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1999), encontra-se actualmente a concluir o Diploma de Estudos Avançados (pós-gradução) em Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Possui ainda um Curso de Formação Profissional em Sistemas de Informação Geográfica. Até ao 12º Ano de Escolaridade, estudou nas escolas públicas do Concelho de Vendas Novas.

Desde 2001, tem desenvolvido a sua actividade profissional como consultor em planeamento e desenvolvimento regional e urbano numa das mais prestigiadas empresas portuguesas de

consultoria nesta área, pertencendo desde 2004 aos seus quadros técnicos.

Ao longo dos últimos 8 anos, colaborou em mais de 50 estudos e projectos para Autarquias, organismos da Administração Central, Associações Empresariais e para a Comissão Europeia, entre outras entidades, nos domínios do planeamento e desenvolvimento regional, municipal e urbano, ordenamento do território, avaliação de impacte ambiental, avaliação de políticas públicas e aplicação de fundos comunitários.

De entre as dezenas de projectos em que colaborou, destacam-se: o Estudo de Justificação da Manutenção do Serviço de Urgência no Hospital São Pedro Telmo de Peniche; os Programas de Regeneração Urbana das Cidades de Castelo Branco, Guarda, Tomar, Trancoso e Borba; o Estudo de Actualização da Base Económica da Região Alentejo; o Estudo de Impacte Ambiental do Troço Alenquer-Pombal da Linha Ferroviária de Alta Velocidade; as Avaliações Intercalares e respectivas actualizações do QCA III, dos Programas Operacionais Regionais do Norte, Açores e Algarve e dos Programas INTERREG IIIA Portugal-Espanha e IIIB Açores-Madeira-Canárias; a elaboração dos Complementos de Programação dos Programas de Iniciativa Comunitária Urban II Damaia-Buraca e Vale de Alcântara; os Planos de Desenvolvimento Estratégico dos Concelhos de Seia, Bombarral e Trancoso; os Programas de Valorização Urbana de Tomar, Guarda e Bombarral.

Leccionou, no ano lectivo 1999/2000, a disciplina de Geografia na Escola Básica 2,3 de Pegões. É sócio fundador da Bússola - Associação de Desenvolvimento Local de Vendas Novas, sendo actualmente vogal do conselho fiscal da associação

Possui formação musical em diversas áreas, desde o jazz à música tradicional, integrando e dinamizando ao longo dos últimos 17 anos diversos projectos com músicos de Vendas Novas, Lisboa, Évora e Montemor-o-Novo. Participou em diversas actividades sociais, culturais e desportivas, ligados ao Agrupamento N.º34 de Vendas Novas do Corpo Nacional de Escutas, à Casa do Povo de Vendas Novas, ao extinto Grupo de Teatro de Vendas Novas, à Rádio Granada FM, entre outras.

www.vendasnovasimagina.com

Maria da Nazaré LançaTécnica superior

Olga DuarteProfessora

Ezequiel PratesBancário

Ana Carla BarrosFisioterapeuta

Joaquim Viriato FonsecaJurista

Aníbal Lopes da SilvaBancário

Cláudia PaixãoSecretária

Luís NunesEstudante de Admin. pública

Tânia Ramalho FlaminoProfessora

10

Assembleia de Freguesia de LandeiraVítor Serrano

Vítor Dias Serrano, 37 anos, nasceu em Setúbal em 22 de Maio de 1972. Casado, duas filhas, reside na Landeira, concelho de Vendas Novas.

Em 2005, integrou, como independente, a lista de candidatos à Assembleia de Freguesia da Landeira, pelo Partido Socialista.

Tem desenvolvido a sua actividade prosissional em diversas áreas do ramo industrial, exercendo funções de controlador de qualidade, logística e facturação na SECIL Pré-Betão.

Foi ainda funcionário da Auto-Europa, de 1995 a 1998.

Trabalha, desde 1999, na LIDL - Empresa de Produtos Alimentares, exercendo actualmente as funções de Chefe de Departamento de Recepção Física e Qualidade Alimentar.

Partido Socialista Vendas Novas - Autárquicas 09

Propostas específicas para a Freguesia de Landeira:

? Programa de ocupação de tempos livres para idosos? Criar e dinamizar uma bolsa de voluntariado? Criar um programa de alfabetização de adultos;? Disponibilizar serviços postais básicos na Junta de Freguesia;? Melhorar as condições de funcionamento do serviço de saúde;? Substituição dos abrigos nas paragens de autocarro em Nicolaus;? Criar um serviço de informação jurídica, financeira e administrativa;? Requalificar os espaços verdes (Jardim Infantil e Jardim da Fonte Velha);? Ajardinar e criar estacionamentos na entrada do cemitério;? Fortalecer as relações entre as instituições e as associações locais;? Estudar com a Câmara a possibilidade de ligar Landeira e Nicolaus com uma ecopista;? Criar um espaço verde em Nicolaus para actividades lúdicas;? Requalificar a iluminação na freguesia;? Demarcar as estradas da freguesia;? Divulgar regularmente as oportunidades de trabalho promovidas pelas empresas da região.

Rafael SerafimOperador de logística

Sandra Patuleia GriloContabilista

Fernando Anacleto GriloFuncionário da EDP

Mara MontinhoEsteticista

José Rodrigues MarcianoFiel de armazém

João Luís CorreiaEstudante

Sara MonteiroEnfermeira

Eduardo MarcianoComerciante

Marco Martinho GonçalvesOperador / Vendedor

José Gaspar DuarteComerciante

11

Assembleia de Freguesia de Vendas NovasLuís Bombico

Luis Fernando Garrano Bombico, 34 anos, nasceu em Vendas Novas em 21 de Fevereiro de 1975 e reside na Marconi, Freguesia de Vendas Novas.

É licenciado em História - Ramo Património, pela Universidade de Évora.

Actualmente, exerce funções de cronometrista 1º ano na VN Automóveis. Na mesma empresa, foi técnico administrativo da área da qualidade durante 5 anos e da área de montagem durante 2 anos. Exerceu ainda funções, durante 3 anos, como responsável de compras com cumulativo de Logística e Orçamentação na Phalempin Indústria Gráfica.

Paralelamente, tem realizado intensa actividade dedicada à acção social, à solidariedade e ao desenvolvimento da comunidade local. Neste sentido, é, há mais de 10 anos, Membro do Conselho Fiscal da Cáritas Paroquial de Vendas Novas, assim como Membro e Coordenador de equipa das acções do Banco Alimentar em Vendas Novas.

É Sócio Fundador do Fórum "Alentejo 2015", Sócio Fundador da Bússola -Associação de Desenvolvimento Local de Vendas Novas e Sócio Fundador da CEREAL - Casa da Europa da Região Alentejo.

www.vendasnovasimagina.com

Ana Telha da SilvaTradutora

Miguel Nobre RodriguesProfessor

Patrícia de Oliveira JorgeAssistente social

João TorresGestor de imobiliário

Cátia Sousa SilvaJornalista

Celestino VeigaContabilista

Bruno Zambujeiro CatitaFormador

Manuela MartinsGestora de clientes

Fernando Martins BuchaFuncionário público aposentado

Amândio RodriguesComerciante

Rita BarrosProfessora

Paulo CampinoEstudante de Informática

Raúl RodriguesElectricista aposentado

Inês Domingues NunesEstudante

António AlmeidaOp. fabril aposentado

Francisco GésaroFerroviário aposentado

Ricardina MoleiroDoméstica

Propostas específicas para a Freguesia de Vendas Novas:

?Criar o Gabinete de Apoio Social, para esclarecimentos sobre os benefícios sociais a que os Vendasnovenses têm direito;?Incentivar a prática do voluntariado através da criação do Banco de Tempo de Vendas Novas;?Estimular a criatividade e empreendedorismo dos jovens Vendasnovenses, criando o Prémio Jovens Criadores;?Aproximar a Junta de Freguesia das diversas associações locais, promovendo uma estreita cooperação entre as entidades;?Deslocar regularmente serviços de atendimento da Junta até às zonas mais afastadas da sede da Freguesia;?Criar um pólo da Universidade Senior em Vendas Novas;?Nomear um Provedor do Cidadão, que preste esclarecimentos de nível administrativo, jurídico e financeiro à população.

12

Dia 11 de Outubro vote PS!

Contactos

Créditos

Uma equipa. Um projecto. A alternativa para Vendas Novas!

Este trabalho foi inteira e orgulhosamente concebido e realizado em Vendas Novas, por Vendasnovenses.

Concepção gráfica - Duarte Ruivo, Pedro Ramos, João Telha, PS Vendas Novas.

Design - Duarte Ruivo

Fotografia - Pedro Ramos, Joaquim Luís, Luís Dias, PS Vendas Novas

Em Vendas Novas:Sede de campanha - Espaço iMAGINA!Rua 1º de Maio, nº1 Vendas Novas(junto à moagem)

Na Internet: www.vendasnovasimagina.com

Por e-mail:[email protected]

Partido Socialista Vendas Novas - Autárquicas 09

S O C O I AD LI IT SR T

A A

PPartido Socialista PS