Vento - 10º A

10
O Vento Energias renováveis Realizado por: •Raquel Ribeiro nº 21 •Sara Silva nº23 Escola Secundária D. Afonso Henriques

description

 

Transcript of Vento - 10º A

O VentoEnergias renováveis

Realizado por:•Raquel Ribeiro nº 21•Sara Silva nº23

10ºA

Escola Secundária D. Afonso Henriques

Este trabalho foi proposto pela professora Assunção Matos no âmbito da disciplina de Fisica e Química.

Este trabalho tem como objectivo aprofundarmos mais o tema “Energias”, sejam elas renováveis ou não.

O tema que iremos apresentar é o vento. Pretendemos com esta apresentação atender a todos os objectivos propostos para a realização deste trabalho.

Introdução

O vento é uma fonte inesgotável de energia económica e inofensiva para o ambiente. O vento pode ser considerado como o ar em movimento.

Actualmente, a energia do vento pode ser utilizada para produzir electricidade através de aerogeradores.

A energia eólica é instalada em vários parques, principalmente, em regiões montanhosas com ventos mais ou menos constantes.

O vento como fonte de energia

- Conversão em energia eléctrica O vento pode ser convertido em energia eléctrica, através do uso

de aerogeradores. Um aerogerador é um gerador eléctrico integrado ao eixo de um

cata-vento cuja missão é converter energia eólica em energia eléctrica. Este tipo de gerador tem se popularizado rapidamente, no entanto, a quantidade de energia produzida por este meio é ainda uma mínima parte da que se consome pelos países desenvolvidos.

O vento forte pode rodar as lâminas de uma turbina adaptada para o vento (em vez do vapor ou da água é o vento que faz girar a turbina). A ventoinha da turbina está ligada a um eixo central que contém em cima um fuso rotativo. Este eixo chega até uma caixa de transmissão onde a velocidade de rotação é aumentada. O gerador ligado ao transmissor produz energia eléctrica.

Aproveitamento energético

Exemplo de um aerogerador

- Conversão em energia mecânica A energia eólica tem sido aproveitada

desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água.

Exemplo de um moinho de vento

A energia eólica é renovável, limpa, amplamente distribuída globalmente, e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa;

Possui um baixo nível de manutenção dos aerogeradores.

Vantagens

Nas proximidades dos parques eólicos é detectada poluição sonora, devido ao ruído produzido, o que condiciona a construção de parques e aerogeradores a determinados locais. Há também quem considere que sua silhueta afecta a paisagem.

Os lugares mais apropriados para sua instalação coincidem com as rotas das aves migratórias, o que faz com que centenas de pássaros possam morrer ao chocar contra as suas hélices;

Os aerogeradores não podem ser instalados de forma rentável em qualquer área, já que requerem um tipo de vento constante mas não excessivamente forte.

Desvantagens

Por Utilização Racional de Energia (URE) entendemos o conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia.

Utilizar melhor a energia significa: utilizar menos energia para produzir o mesmo; produzir mais com a mesma energia; inovar nos processos e nos produtos para produzir mais e

melhor com menos utilização de energia;A URE é cada vez mais um factor a considerar na economia

energética e redução de custos, tanto no sector doméstico como no sector de serviços e industrial.

Tendo em conta uma série de recomendações e conselhos úteis, é possível reduzir os consumos energéticos mantendo o conforto e a produtividade das actividades dependentes de energia.

Utilização racional de energia

Com esta apresentação mostramos o vento como uma energia limpa, ou seja, renovável. Também apresentamos as várias maneiras como essa energia pode ser utilizada, bem como as suas vantagens e desvantagens. Por fim expusemos a utilização racional da energia, o seu significado e as diferentes maneiras de o realizar.

Conclusão