Vera: Título de Cidadão Honorário é entregue a deputado...

8
ACESSE: www.folhadonortemt.com.br Fundação: Julho 2009 Edição Ano 04 103 Jornalista Responsável Cristiane Guerreiro - DRT 1398 Fone: (66) 3583-2400/ Cel: (66) 9606-0154. Av. Brasil. Centro. Vera-MT. PÁG - 07 PÁG - 02 PÁG - 08 PÁG - 06 1ª Festa do Peão em Vera começa mobilizar a comunidade regional Os preparativos para a grande comitiva de rodeio, a 1ª Festa do Peão de Vera começam a ter maior intensidade a partir de agora. Faltando praticamente um mês para o inicio das montarias, a comissão organizadora já tem toda programação praticamente definida. O presidente da Federação Mato-grossense de Rodeio, (FMTR), Renato Bavaresco esteve reunido com os representantes da prefeitura de Vera para apresentar o cronograma. A promoção será da Federação, com apoio da prefeitura e do comércio local. PÁG - 03 PÁG - 05 ARTIGO: Presidenta Dilma despenca PÁG 02 VERA-MT, 15 de junho a 30 de junho de 2014 Prefeito anuncia o início das três obras das Unidades Básicas de Saúde para Feliz Natal Municípios devem preparar informações para contagem populacional PÁG - 02 Vera: Título de Cidadão Honorário é entregue a deputado federal Igreja O Brasil Para Cristo promove evento evangélico dias 12 e 13 de julho PÁG - 07 O chefe do Executivo municipal, José Antônio Dubiella (PSD), anunciou a construção de mais três UBS (Unidade Básica de Saúde), entre os Bairros contemplados estão: Bela Vista; Centro e o Assentamento Ena, o total dos investimentos somam R$ 1.224 (milhão). PÁG - 04 Dilmar Dal Bosco é homenageado com título de cidadão em Marcelândia PÁG - 02

Transcript of Vera: Título de Cidadão Honorário é entregue a deputado...

Page 1: Vera: Título de Cidadão Honorário é entregue a deputado ...folhadonortemt.com.br/files/doc/mega_jornal/63/63.pdf · ACESSE: Fundação: Julho 2009 Edição Ano 04 103 Jornalista

ACESSE: www.folhadonortemt.com.br

Fundação: Julho 2009

Edição Ano 04

103

Jornalista Responsável

Cristiane Guerreiro - DRT 1398

Fone: (66) 3583-2400/ Cel: (66) 9606-0154. Av. Brasil. Centro. Vera-MT.

PÁG - 07PÁG - 02

PÁG - 08 PÁG - 06

1ª Festa do Peão em Vera começa mobilizar a comunidade regional

Os preparativos para a grande comitiva de rodeio, a 1ª Festa do Peão de Vera começam a ter maior intensidade a partir de agora. Faltando praticamente um mês para o inicio das montarias, a comissão organizadora já tem toda programação praticamente definida.

O presidente da Federação Mato-grossense de Rodeio, (FMTR), Renato Bavaresco esteve reunido com os representantes da prefeitura de Vera para apresentar o cronograma. A promoção será da Federação, com apoio da prefeitura e do comércio local.

PÁG - 03

PÁG - 05

ARTIGO: Presidenta Dilma despenca PÁG 02

VERA-MT, 15 de junho a 30 de junho de 2014

Prefeito anuncia o início das três obras das Unidades Básicas de Saúde para Feliz Natal

Municípios devem preparar informações para contagem populacional

PÁG - 02

Vera: Título de Cidadão Honorário é entregue a deputado federal

Igreja O Brasil Para Cristo

promove evento

evangélico dias 12 e 13 de

julhoPÁG - 07

O chefe do Executivo municipal, José Antônio Dubiella (PSD), anunciou a construção de mais três UBS (Unidade Básica de Saúde), entre os Bairros contemplados estão: Bela Vista; Centro e o Assentamento Ena, o total dos investimentos somam R$ 1.224 (milhão).

PÁG - 04

Dilmar Dal Bosco é homenageado com título de

cidadão em Marcelândia PÁG - 02

Page 2: Vera: Título de Cidadão Honorário é entregue a deputado ...folhadonortemt.com.br/files/doc/mega_jornal/63/63.pdf · ACESSE: Fundação: Julho 2009 Edição Ano 04 103 Jornalista

ACESSE: www.folhadonortemt.com.br

ARTIGO

4648

Municípios devem preparar informações para contagem populacional

os dados, pois a contagem populacional reflete no repasse do Fundo de Participação dos Municípios, que é baseado no número de habitantes”, assinalou.

O objetivo da solicitação do IBGE é garantir que os limites territoriais, como perímetro urbano e bairros, regulados por lei, sejam incorporados e considerados nas publicações e operações da Contagem Populacional, Censo Agropecuário e demais operações censitárias da instituição. A coordenadora orienta que mesmo os municípios que não tiveram alterações nas dimensões territoriais a partir de 2010, devem informar oficialmente o IBGE.

O superintendente da AMM, Darci Lovato, disse que é importante que os municípios colaborem com a pesquisa para que o resultado do censo retrate a realidade local. “Além disso, os gestores municipais poderão se basear nesses dados para planejar ações e elaborar projetos de desenvolvimento”, destacou.O Censo Agropecuário, que fará um levantamento de todas as propriedades rurais, terá início em março de 2016 e a contagem populacional em agosto de 2016.Participaram também da reunião na AMM a analista de Gestão de Pesquisa, Renata Bortoletto, o supervisor de Base Territorial, Sílvio Pimentel Martins, e o supervisor de Pesquisas Agropecuárias, Pedro Nessi Snizek Jr.Mais informações podem ser obtidas pelos seguintes telefones: (65) 3928-6145/6128.

Presidenta Dilma despenca

Apesar da polêmica em torno das vaias e xingamento que a Presidente Dilma recebeu durante sua presença no jogo de abertura da Copa do Mundo há poucos dias, o fato concreto é que a população brasileira anda altamente decepcionada e revoltada com seu governo.

Dentre as principais razões para esta decepção, que as vezes chega ̀ as raias da indignação popular, como as ocorridas durante as grandes manifestações de massa em meados de 2013, podemos destacar as constantes denúncias de corrupção envolvendo membros do aslto escalão de seu partido (PT), de seu governo (vários ministros foram defenestrados deviddo a meia faxina que ela mesma realizou) e também os escândalos que ocorreram durante o Governo Lula e que ainda estão nas manchetes dos meios de comunicação.

Além da corrupção, outro fator que esta mexendo com o imaginário coletivo é o baixo desempenho da economia durante os quatro anos do Governo Dilma, o terceiro pior em toda a história republicana, em mais de 120 anos, incluindo os baixos índices de crescimento doPIB, uma inflação alta para os padrões mundiais atuais, um certo desequilíbrio das contas públicas, incluindo deficit público, aumento da dívida pública, aumento dos gastos do governo, devido ao inchaço da máquina federal e do aparelhamento do Estado brasileiro, por parte do PT e de seus aliados.Um terceiro fator é a baixa qualidade dos serviços públicos, incluindo também o caos na saúde pública, a escalada da violência, educação de baixa qualidade, precariedade na infra-estrutura nacional, a começar pela logística e uma burocracia paquiderme que impõe um elevado custo a economia brasileira, reduzindo dramaticamente sua competiitividade quando comparada com outro países desenvolvidos ou emergentes, uma carga tributária enorme e juros elvados, um dos maiores do mundo.

Tudo isto tem provocado um desejo de mudança tanto de governo quanto do modelo de desenvolvimento nacional, atingindo 75% da população conforme diversas pesquisas de opinião pública recentes, onde também os índices de rejeição ao nome de Dilma já atingem 35%, ou seja, mais de um terço dos eleitores ouvidos pelas pesquisas dizem que não votarão em Dilma de forma alguma. Este índice há pouco mais de um ano era de apenas 15%.Tres pesquisas recentes, deste mês de junho de 2014, do Data Folha, do IBOPE e do Sensuas, apesar de apresentarem numeros um pouco diferentes, indicam uma mesma tendência: uma queda acentuada e continua das preferências por Dilma e um aumento das preferências por outros candidatos, incluindo os dois maiores concorrentes, Aécio Neves e Eduardo Campos.

Há três meses esses institutos de pesquisas traziam dados em que Dilma tinha mais votos do que a soma de todos os pré-candidatos que estão pleiteando apeá-la do Palácio do Planalto, uma diferença de quase oito pontos a seu favor. Atualmente a soma dos votos dos possíveis adversários de Dilma no primeiro turno, já ultrapassa a 4% dos que ainda preferem a atual presidente.

Pesquisa mais recente do IBOPE indica que por hora Dilma parou de cair, todavia a soma das intenções de votos nos demais candidatos ainda estão 2% a mais do que na Presidente. Todavia, a avaliação do Governo e os índices de rejeição da Presidente continuam altos. Apenas 31% aprovam o governo e 33% desaprovam. O setor com maior desaprovação é a saúde.Para 78% dos entrevistados o caos na saúde é o maior problema da população e a culpa e do Governo Dilma.As conclusões de vários analistas políticos pelo Brasil afora, demonstram que as eleições para Presidente da República devem ser decididas em segundo turno. Além disso, dependendo das sondagens de opinião pública nos próximos dois meses, se forem mantidas as atuais tendências de queda livre de Dilma, mesmo no segundo turno a atual presidente corre o risco de ser derrotada e encerrar o ciclo de hegemonia de 12 anos do PT no plano federal.

Alguns indícios já indicam esta tendência, a começar pela debandada de alguns de seus aliados, como 41% dos integrantes do PMDB, que por pouco não abandonaram a coligação com o PT,e várias facções estaduais de outros partidos que ainda estão no governo, como PP, PR,PTB, PDT, PV, PSC e outros mais que já se articulam com outras candidaturas.Se as eleições fossem hoje Dilma e o PT seriam derrotados de forma quase humilhante em SP, na Bahia, em Minas Gerais e corre o risco também de perder em outros Estados do Nordeste, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Enfim, as vantgens obtidas pela Presidente em 2010 em vários Estados poderiam desaparecer, fruto, principalmente do racha dos partidos que integram a base aliada,como em SP , onde a briga entre PT e PMDB está se acirrando.O movimento volta Lula que ensaiava impedir Dilma de ser candidata, parece que abortou e tudo leva a crer que o seu inferno astral está apenas começando e será bom a mesma acostumar-se com mais vaias a menos que deixe de frequenter locais públicos, o que é muito difícil durante o período eleitoral.Ninguém gosta de ficar com candidato que esta caindo ladeira abaixo!

Fonte: Juacy da Silva, professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia

O conteúdo aqui publicado é de total responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a posição da Folha do Norte

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística iniciou a preparação para a Contagem Populacional e Censo Agropecuário, que serão realizados em 2016. Para retratar os dados de acordo com a realidade dos municípios, o IBGE está solicitando informações `as prefeituras para auxiliar no levantamento oficial. O assunto foi debatido em reunião na Associação Mato-grossense dos Municípios, entre a equipe do IBGE e o superintendente da AMM, Darci Lovato.

Em fevereiro deste ano o IBGE enviou ofício `as prefeituras solicitando as seguintes informações: legislação municipal com memorial descritivo e mapas de distritos, de subdistritos ou região administrativa e do perímetro urbano. Se as prefeituras possuírem, também deverão disponibilizar legislação municipal com memorial descritivo e mapas de área urbana isolada, de bairros, de plano diretor, de unidade de conservação e mapas das zonas especiais e interesse social.

Segundo a coordenadora operacional da Contagem e Censo Agropecuário 2016, Millane Chaves, o prazo para a entrega desses documentos é até agosto de 2014. Haverá técnicos do IBGE percorrendo os municípios para recolherem as informações.

“É muito importante que os municípios disponibilizem

Uma lista com 6,6 mil nomes de gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) foi entregue ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Antonio Dias Toffoli, nesta terça-feira, 24 de junho. A relação inclui desde funcionários públicos que ocupam cargos de menor responsabilidade até ministros e governadores. Eles poderão ter os nomes excluídos da lista caso consigam decisão judicial ou liminar nesse sentido. A impugnação das candidaturas depende, em última instância, da Justiça Eleitoral.De acordo com o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, que entregou a lista, as irregularidades apontadas podem levar à inelegibilidade. A lista não é declaração de inelegibilidade mas, segundo Nardes, tem sido usada como principal recurso para os tribunais eleitorais negarem o registro de candidatos, com base na Lei da Ficha Limpa.

"Além do fato de ficar oito anos fora das eleições, eles têm [de pagar] as multas que nós temos aplicado. Há casos de gestores que têm que assumir a responsabilidade com seu patrimônio pessoal, além de funcionários públicos que são demitidos, como há centenas de casos recentes", disse o ministro.

As pessoas que constam da lista podem sofrer impugnação de eventuais candidaturas por iniciativa do juiz eleitoral, ou

VERA-MT, 15 de junho a 30 de junho de 2014

Ficha Limpa: Lei pode impedir candidatura de mais de 6 mil gestores públicos

solicitadas por partidos políticos, Ministério Público Eleitoral, coligações ou candidatos. Os relacionados na lista do TCU cometeram as chamadas irregularidades insanáveis nos últimos oito anos, e tiveram negados todos os recursos possíveis no âmbito do Tribunal de Contas da União. O pagamento do débito ou da multa imposta como punição pelo TCU não implica retirada do nome do gestor da lista.

TransparênciaOs tribunais de contas são obrigados a encaminharem as listas até o dia 5 de julho do ano eleitoral à Justiça Eleitoral. Os tribunais nos Estados também estão fazendo isso e têm recebido orientação do TCU para disponibilizarem os nomes dos gestores citados na internet. Liberada para o público, a relação será constantemente atualizada até fim do ano. Dessa forma, pessoas citadas que conseguirem liminares na Justiça podem ter os nomes retirados e outras, cujos recursos forem se esgotando, poderão ser acrescidas.

RegistrosA unidade federativa com mais nomes listados é o Distrito Federal, que tem 729 gestores apontados como responsáveis por contas irregulares. Em seguida está o Maranhão, com 513 nomes e São Paulo, com 485. Roraima é o estado com menos gestores apontados na lista, com 97 nomes.

Dilmar Dal Bosco é homenageado com título de cidadão em Marcelândia

Em visita a cidade de Marcelândia, na noite desta quarta-feira (18/06) o Deputado Estadual Dilmar Dal Bosco foi agraciado, no plenário da Câmara de Vereadores, com um titulo de Cidadão Marcelandense. O título foi outorgado através do decreto de Resolução 007/2013, aprovado em 5 de novembro de 2013 de autoria do vereador "Garganta de Ouro" do distrito de Analândia. “Fico imensamente feliz com esse reconhecimento dos amigos desta cidade querida. Sempre fiz o que esteve em meu alcance, por meio do meu trabalho no legislativo estadual, para ajudar o município, e quero continuar contribuindo da melhor forma possível”, afirmou o parlamentar. Na oportunidade, o Deputado Federal Nilson Leitão também recebeu o título de Cidadão Marcelandense. O projeto de Resolução, 006/2013, que deu origem à honraria, foi apresentado pela vereadora Leonarda da Cruz Ferreira (PSDB), presidente do legislativo local. Em agradecimento, Nilson Leitão disse que "Maior satisfação que receber o Título de Cidadão, é saber que sua atuação parlamentar tem trazido resultados positivos para toda a região".EVERTON MEDEIROS/ ASSESSORIA

Page 3: Vera: Título de Cidadão Honorário é entregue a deputado ...folhadonortemt.com.br/files/doc/mega_jornal/63/63.pdf · ACESSE: Fundação: Julho 2009 Edição Ano 04 103 Jornalista

A Campanha Nacional de Combate à Hanseníase, Geohelmintíase (verminose) lançada pelo Ministério da Saúde, em parceria com Estados e Municípios foi apresentada a gestores, secretários das escolas das redes municipal, particular e estadual de ensino em Vera, na segunda-feira. O encontro foi no auditório do Centro de Eventos. A campanha tem como objetivo identificar possíveis casos de hanseníase e tratar as verminoses em crianças de 5 a 15 anos de idade.

De acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Rocha, a campanha será desenvolvida em todas as escolas da rede

ACESSE: www.folhadonortemt.com.br

WEVERTON CORREA/SONOTICIAS

VERA-MT, 15 de junho a 30 de junho de 2014

ELIZEU TEIXEIRA / ASSECOM

A plateia formada por país, professores, amigos e a comunidade que se reuniu para acompanhar a última etapa do festival que surgiu para dar oportunidade aos talentos dentro das escolas municipais. Onze concorrentes subiram ao palco e os cinco primeiros foram premiados. A vencedora foi Maria Eduarda Aparecida Dutra, que inclusive estava de aniversário nesta sexta (20), completando 12 anos de idade. Ela estuda na escola Aluízio Jacob Webler e interpretou a música Sonda-me, de Aline Barros. Como prêmio ela ganhou um tablet, uma cesta de chocolate e um troféu.

Em segundo lugar ficou Grabiele Alencar dos Santos que interpretou a música, Recomeçar de ALine Barros. Ela ganhou uma bicicleta.

Vera: Projeto "Talentos Musicais' reúne grande público na apresentação final

JULIO TABILE/ASSESSORIA

Em terceito lugar se classificou Inglid Nóbile dos Santos, cantando Ressucita-me, de Aline Barros, ganhou um aparelho celular. Em quarto lugar ficou a dupla Luiz Guilherme e João Vitor que cantaram, Lelele de João Neto e Frederico. E na quinta posição, ficou Kauã da Silva, que interpretou Fui Fiel de Gustavo Lima. O quarto e quintou lugares receberam cestas de chocolates. O prefeito Nilso Vígolo reiterou o apoio a evento da cultura e disse estar muito feliz em ver os alunos msotrando muito talento no palco. Também estiverma repsetnes os secretpários de saúde, Eduardo Rocha, de Educação Fabiana de Lima e os vereadores anoel Terto e Cristiano Nicole. O projeto Talentos Musicais e desenvolvido pelo departamento de Cultura da secretaria de Educação de Vera, chefiado por Rauany Lopes.

A primeira edição do Projeto Talentos Musicas encerrou em grande estilo, com muita gente presente na noite de sexta-feira, na lanchonete Tropical no centro de Vera.

1ª Festa do Peão em Vera começa mobilizar a comunidade regional

Evento será nos dias 17, 18, 19 e 20 de julho.

JULIO TABILE/ASSESSORIA

O presidente da Federação Mato-grossense de Rodeio, (FMTR), Renato Bavaresco esteve reunido com os representantes da prefeitura de Vera para apresentar o cronograma. A promoção será da Federação, com apoio da prefeitura e do comércio local. Os moldes da festa será os mesmos dos rodeios em exposições. Em Vera ela vai contar como a oitava proba do Circuito Estadual que percorre os municípios no estado. Haverá também bingo de duas motos e um carro 0 Km. As cartelas já estão sendo impressas e começam a ser vendidas em breve. Parte da renda será revertida para a Apae de Vera. Serão quatro noites de provas e shows regionais em todas elas. Estão confirmados Montenegro, Viola e Universitário, Lucas Paes e Rafhael e Carlos e Oscar Filho dupla verense que vem despontando no sertanejo universitário. O locutor da Festa do Peão será Anderson de Oliveira com comentários de Emerson Grisa. Haverá também praça de alimentação, os interessados em adquirir terrenos no parque, Irmã Adélis, devem procurar a chefe do departamento de cultura, Rauany Lopes. "Vera não poderia ficar de fora do circuito de rodeio. Como a Expovera foi dividida, o prefeito nos convidou para fazer a Festa do Peão e como aqui, sempre tivemos o carinho do público, prontamente fechamos a parceira", disse Renato. Além da prefeitura, a Câmara de Vereadores e o Sindicato Rural também apoiam o evento que será nos dias 17, 18, 19 e 20 de julho.

Os preparativos para a grande comitiva de rodeio, a 1ª Festa do Peão de Vera começam a ter maior intensidade a partir de agora. Faltando praticamente um mês para o inicio das montarias, a comissão organizadora já tem toda programação praticamente definida.

Campanha contra hanseníase e verminose começará em julho em Vera

JULIO TABILE/ASSESSORIA

municipal, particular e estadual com estudantes na faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde. "Os pais dos alunos terão de autorizar a realização desses procedimentos e, uma semana antes da campanha, receberão formulários que deverão ser preenchidos, com essa finalidade", explicou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maria Aparecidade Mileski. A Equipe de Saúde destaca que, além das ações de educação em saúde que levarão orientações aos estudantes sobre medidas de prevenção, sinais e sintomas dessas doenças, a campanha prevê, ainda, a realização de exames de pele, para diagnóstico de Hanseníase e a administração do medicamento Albendazol, para o tratamento de Verminose. Em Vera, a campanha será coordenada e executada pela Secretária Municipal de Saúde - SMS, através dos departamentos de Vigilância em Saúde, de Atenção Básica, Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Programa Saúde na Escola, além de parceiros como a Secretaria Municipal de Educação, Escola Estadual Perpetuo Socorro e Instituto Educacional Superação. Após o encontro, a equipe de trabalho já começou a traçar os objetivos, estratégias para efetivação da campanha, que acontecerá em julho.

Page 4: Vera: Título de Cidadão Honorário é entregue a deputado ...folhadonortemt.com.br/files/doc/mega_jornal/63/63.pdf · ACESSE: Fundação: Julho 2009 Edição Ano 04 103 Jornalista
Page 5: Vera: Título de Cidadão Honorário é entregue a deputado ...folhadonortemt.com.br/files/doc/mega_jornal/63/63.pdf · ACESSE: Fundação: Julho 2009 Edição Ano 04 103 Jornalista

ACESSE: www.folhadonortemt.com.brVERA-MT, 06 de dezembro a 21 de dezembro de 2012 ACESSE: www.folhadonortemt.com.br05

Título de Cidadão Honorário é entregue a deputado federal

Após o término da ordinária, se iniciou na noite de ontem segunda-feira (16), a sessão solene de entrega de título de Cidadão Honorário de Vera, ao deputado federal Nilson Leitão. A indicação foi de autoria da ex-vereadora Kerllin Carla Boeing, no ano de 2012.

Na solenidade além dos vereadores e do federal, esteve também o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco.

O vereador Bruno Boeing, correligionário de Leitão, discursou destacando que a vereadora Kerllin não pode estar presente devido compromissos na cidade de Sinop, onde reside atualmente. Ele falou da forma com o deputado trabalha, seu histórico e benefícios que trouxe para a cidade de Vera.

Os demais vereadores também foram elogiosos com o deputado, falando de seus conhecimentos sobre a história e benfeitorias do político, principalmente para com o interior de MT.

Da mesma forma o prefeito Nilso Vígolo mostrou sua gratidão ao deputado que tem destinado várias emendas ao município.

Dilmar falou sobre sua amizade com o federal e como tem trabalhado em parceria para trazer novas conquistas para as cidades do interior de Mato Grosso.

Ao agradecer a honraria, Nilson Leitão destacou a razão de seu mandato "A política foi criada para transformar a vida das pessoas. Ao receber este diploma, sinto ainda mais responsável por lutar por melhorias para Vera e sua gente. Um trabalho diário, feito em parceria com o prefeito e os vereadores dessa cidade, obrigado, de coração."

Câmara de Vera

ELIZEU TEIXEIRA - ASS. IMPRENSA CÂMARA

Três indicações são aprovadas por unanimidade na 17ª sessão ordinária

ELIZEU TEIXEIRA - ASS. IMPRENSA CÂMARA

VERA-MT, 15 de junho a 30 de junho de 2014

O Presidente Vilmar Scherer (PDT), finalizou a sessão, falando de seu conhecimento de outros tempos com o deputado Leitão.

Além de parabenizar o deputado pelo trabalho e honraria recebida, ele aproveitou para manter sua posição de cobrança quanto a mais recursos para municípios de pequeno porte que muitas vezes são esquecidos pelos governantes e políticos nacionais.

O vereador Marcelo Alves da Costa (PT), defendeu a indicação sobre ar-condicionados, lembrando que na autoria estão além dele, Geraldo Camilo (PR), Samuel Raimundo (PSC) e Cristiano Nicoli (DEM).

Ele também acrescentou que em viagem a Brasília, os vereadores puderam conversar com o federal, Nilson Leitão, o qual garantiu-lhes uma emenda no valor de R$150 mil reais, para que escolhessem o setor de saúde ou educação para ser aplicada. Após isso, e sabendo da necessidade de climatização nas escolas municipais, os parlamentares resolveram fazer a indicação.

Geraldo Camilo complementou reafirmando o assunto da viagem, e adicionou à autoria, o vereador Bruno Boeing (PSDB). Ele destacou a conversa com a secretária de Educação e chefe de departamento, que passaram informações requeridas por eles e assim puderam formular o pedido ao prefeito.

Marcelo também indicou a necessidade da construção de um barracão para abrigar os tratores da Secretaria de Agricultura. Segundo ele, a necessidade é evidente pois os maquinários ficam ao relento, e com essa cobertura irá preservar principalmente as patrulhas mecanizadas que já estão em Vera e outras que estão por vir.

Outra indicação foi a doação de alevinos ao produtores de peixe, membros da Agricultura Familiar. Os indicadores são Antônio Pena Fiel e Luiz Matias Xavier (PROS).

Xavier defendeu a doação, citando que o município de Vera tem um sistema específico de trabalho voltado aos pequenos agricultores.Segundo ele já foram feitos mais de 60 tanques, por isso é importante que eles tenham incentivo para iniciação do trabalho.A pauta foi aprovada por unanimidade e os pedidos serão entregues ao poder executivo que deverá dar a atenção necessária para a execução dos trabalhos.

A sessão ordinária de ontem segunda-feira (16), teve pequeno expediente, devido a solenidade de entrega de título de cidadão honorário de Vera ao deputado federal Nilson Leitão.Foram três indicações, entre elas, instalação de ar-condicionado nas escolas municipais, construção de barracão para abrigar os tratores da Secretária de Agricultura e doação de alevinos aos produtores de peixe, enquadrados na agricultura familiar.

Vereadores participam de reunião com presidente estadual do PMDB

Esteve em Vera na manhã do dia (19), o deputado federal Carlos Bezerra. Ele foi recebido no aeroporto municipal, pelo prefeito Nilso Vígolo e os vereadores Marcelo Alves, Manoel Terto e Luiz Matias Xavier, além de secretários municipais, correligionários e sociedade em geral.Com Bezerra, vieram também Silvano Amaral –pré-candidato a deputado estadual- e o presidente do PMDB de Sinop/MT, Jorge Yanai.As autoridades se reuniram inicialmente no gabinete do prefeito, logo após foram até a Câmara Municipal, onde se encontraram com outras pessoas da sociedade. Vígolo, destacou a importância da presença de um nome tão influente na política estadual e nacional. Falou também do trabalho do PMDB na coligação que venceu as últimas eleições na cidade.Na política desde 1979, o deputado Bezerra contou um pouco de sua história e explicou sua posição em relação ao apoio a Julier Sebastião, ou possível coligação com a chapa petista, que lançará Lúdio Cabral, para governador de MT, situação que ainda não está definida.Outra figura influente no meio político é Jorge Yanai, que falou do trabalho do partido em Vera, sua visão com relação ao segundo maior colégio eleitoral, o norte de Mato Grosso, ao qual deverão trabalhar muito para agregar votos nas próximas eleições.Já Silvano, mostrou grande conhecimento sobre o trabalho do deputado Carlos Bezerra, ele citou várias ações e emendas destinadas pelo parlamentar para várias cidades de Mao Grosso. Também agradeceu ao prefeito que tem o recebido de forma muito acolhedora na cidade todas as vezes em que esteve presente.Na mesma oportunidade, o deputado Bezerra assinou algumas fixas de novas filiações.Após a reunião, houve um almoço num restaurante da cidade. Em seguida Bezerra, Silvano e Yanai decolaram sentido Santa Carmem e depois Cláudia/MT, onde participaram de mais duas reuniões.

ELIZEU TEIXEIRA - ASS. IMPRENSA CÂMARA

O débito de R$46.591,25 foi contraindo no ano de 2009, por causa da má execução e fiscalização de uma obra de recuperação das estradas vicinais do Assentamento Califórnia. Para sanar essa dívida os vereadores aprovaram (com redução de interstício regimental), na segunda-feira (09), em sessão ordinária, um projeto que visa o pagamento da dívida em 24 parcelas.Hoje o município de Vera encontra-se inadimplente no Cadastro Informativo Municipal (Cadim), o que não permite a assinatura de convênios para obtenção de recursos.O vereador e líder do prefeito na Câmara, Luiz Matias Xavier (PROS), explicou que em 2009, a obra tinha um montante de R$309,80 mil para serem gastos, mas a planilha apresentada na prestação de contas foi de R$262.812,93. Sendo assim, a diferença que fica em torno de R$44 mil não foi devolvida ao Estado, gerando hoje o débito de mais de R$46 mil.Sabendo da situação dos produtores do P.A Califórnia, Cristiano Nicoli (DEM), se mostrou favorável, pois entende a importância da legalização, visando principalmente no caso, a aquisição de recursos para os assentados. “Isso é importante para que as famílias possam ter melhores condições de trabalho e de produzir cada vez mais”, salientou.Outro relato que mostra a importância do parcelamento e quitação da dívida foi dada pelo vereador Manoel do Arroz (PSD). Ele citou que no ano passado (2013), em companhia do prefeito Nilso Vígolo, esteve na Secretaria de Esportes de MT, onde visavam adquirir recursos para um determinado evento esportivo.Quando foi feito o pedido ao secretário de esportes ele então verificou que o município de Vera, tinha uma dívida e que por isso não conseguiria os recursos. “Não conseguimos ter acesso aos recursos do ano passado para o esporte de Vera por causa dessa dívida”, relatou Manoel.Ainda segundo o líder do prefeito, dentro dos próximos dias a primeira parcela será depositada e o sistema já fará a liberação do município para possíveis novos convênios.

Dívida com o Incra será parcelada e Vera poderá

novamente assinar convêniosELIZEU TEIXEIRA - ASS. IMPRENSA CÂMARA

Page 6: Vera: Título de Cidadão Honorário é entregue a deputado ...folhadonortemt.com.br/files/doc/mega_jornal/63/63.pdf · ACESSE: Fundação: Julho 2009 Edição Ano 04 103 Jornalista

ACESSE: www.folhadonortemt.com.br 06

24ª Sessão Ordinária

MAIS FN

Seleção de futsal feminina de Vera é campeã dos jogos escolares em Sinop

ROMBALDII

As garotas do time B de futsal de Vera conquistaram o título dos Jogos Regionais Estudantis, disputados em Sinop, após empate com Sorriso. A seleção Verense somou 11 pontos, na chave única e garantiu além do título, vaga para disputar a 10ª Edição dos Jogos Mato-Grossenses que serão realizados em agosto, em Tangará da Serra. A partida final foi contra Sorriso. O empate bastava para o time verense que chegou a final invicta, começou empatando com Ipiranga do Norte em 1 x 1, depois venceu Lucas do Rio Verde por 1 x 0, Nova Mutum por 6 x 0, goleou Sinop por 10 x 0 e na final, empate com Sorriso em 2 x 2. O treinador é o professor Seygme dos Santos que destacou o conjunto da equipe para conseguir o título. O grupo é composto por Ana Paula, Larissa, Thais, Gabriela, Milena, Luisa e Rayani. Thais foi vice artilheira com 8 gols, já a Ana Paula foi a goleira menos vazada, com apenas 3 gols sofridos.

Prefeitura de Feliz Natal realiza entrega de materiais esportivos para aldeias indígenas

PATRÍCIA PACHECO/ASSECOM

VERA-MT, 15 de junho a 30 de junho de 2014

JULIO TABILE - ASSECOM

Já o time de vôlei feminino B, que disputou a final contra Sinop nesta segunda-feira pela manhã, acabou perdendo por 3 sets a 0. Agora o grupo comandado pelo professor Ademir Lentz vai se preparar para os Jogos Estudantis Regionais que serão em agosto.

Os materiais esportivos servem para incentivar os moradores das aldeias a praticarem atividades esportivas

Dando continuidade às ações de incentivo à prática esportiva que vem sendo realizada pela prefeitura de Feliz Natal/Secretaria de Educação Cultura e Esporte, por meio do prefeito Toni Dubiella, que tem sido um dos líderes ao incentivo da prática esportiva, com ações de incentivo tem despertado a participação de inúmeras crianças nas modalidades desenvolvidas nas escolinhas do município.

Os atletas indígenas não ficaram de fora, receberam kits esportivos contendo: 1 bola; 1 rede; 1 jogo cartão para árbitros; 1 apito; 1 jogo de camisas completo. Para participar de um campeonato na aldeia envolvendo os atletas indígenas.

O cacique, muito feliz, assim como todos os demais, agradeceu a entrega e destacou que o material será muito útil, “Agradeço ao prefeito Toni Dubiella, que sempre tem olhado com carinho para as nossas necessidades, este material com certeza é grande incentivo a nós”.

O prefeito Toni Dubiella, ressaltou que a ação se faz necessário, pois é um compromisso do Governo Municipal de servir o município e trabalhar a integração, “estamos oferecendo esses materiais esportivos como um compromisso do Governo em atender a população no esporte e no lazer, e isso inclui as aldeias. Por meio do esporte estamos integrando as pessoas”, destacou.

Atenção gestores: adesão ao Mais Educação vai até o

dia 30 de junho

A adesão ao Programa Mais Educação termina no dia 30 de junho. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta: aqueles gestores que tenham interesse em aderir deverão se cadastrar no sistema do Programa Dinheiro Direto na Escola Interativo (PDDE/Interativo).

O Programa Mais Educação propõe a oferta de atividades direcionadas no horário oposto ao período escolar. Assim, a criança pode passar mais tempo na escola, a fim de melhorar o aprendizado e garantir o acesso dos alunos da educação básica.

A CNM destaca que Municípios aptos a este atendimento oferecido pelo programa poderão aderir por meio dos secretários de Educação. Eles são responsáveis pelo cadastro das unidades de ensino no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) interativo. Os procedimentos do passo a passo estão disponiveis no site do Ministério da Educação (MEC). Por meio da adesão ao Mais Educação, os secretários podem garantir o aporte de recursos federais para oferta da educação integral.

FONTE: AGÊNCIA CNM

Page 7: Vera: Título de Cidadão Honorário é entregue a deputado ...folhadonortemt.com.br/files/doc/mega_jornal/63/63.pdf · ACESSE: Fundação: Julho 2009 Edição Ano 04 103 Jornalista
Page 8: Vera: Título de Cidadão Honorário é entregue a deputado ...folhadonortemt.com.br/files/doc/mega_jornal/63/63.pdf · ACESSE: Fundação: Julho 2009 Edição Ano 04 103 Jornalista

ACESSE: www.folhadonortemt.com.br

Destaque Social

Baile de Encerramento do Curso de Dança de Salão - CTG de Vera

VERA-MT, 15 de junho a 30 de junho de 2014

FOTOS: AMÉRICO COTA

Feliz Natal- Arraiá das Escolas

Municipais e 1º encontro de violeiros

FOTOS: FABIULA DIAZ

Vera- Festa Junina das Escolas Municipais

FOTOS: AMÉRICO COTA

Todas as fotos você encontra no www.folhadonortemt.com.br

CENTER