Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA....

22
FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES 1 – Este caderno contém as questões da Prova Objetiva e a Prova de Redação. 2 – Use, como rascunho, as Folhas de Respostas reproduzidas ao final deste caderno. 3 – Ao receber a Folha de Respostas: • Confira seu nome, número de inscrição e o cargo. • Assine, A TINTA, no espaço próprio indicado. 4. ATENÇÃO: Transcreva a frase seguinte no campo indicado na folha de respostas. Não é necessário transcrever o nome do autor. “Para viajar basta existir.” Fernando Pessoa ATENÇÃO: FOLHA DE RESPOSTAS SEM ASSINATURA NÃO TEM VALIDADE. 5 – Ao transferir as respostas da Prova Objetiva para a Folha de Respostas: • use apenas caneta esferográfica azul ou preta; • preencha, sem forçar o papel, toda a área reservada à letra correspondente à resposta solicitada em cada questão; assinale somente uma alternativa em cada questão. Sua resposta NÃO será computada se houver marcação de mais de uma alternativa, questões não assinaladas ou questões rasuradas. NÃO DEIXE NENHUMA QUESTÃO SEM RESPOSTA. A Folha de Respostas da PROVA OBJETIVA não deve ser dobrada, amassada ou rasurada. ATENÇÃO: Conforme Edital, não será permitido ao candidato portar quaisquer equipamentos (celulares, relógios, tablets, etc.) na sala e não haverá local para deixá-los durante o período de prova. Será proibido, durante a realização das provas, fazer uso ou portar, mesmo que desligados, quaisquer equipamentos eletrônicos, tais como telefone celular, relógio, pagers, beep, agenda eletrônica, calculadora, walkman, notebook, palmtop, gravador, transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo ou qualquer outro equipamento eletrônico, podendo a organização deste Vestibular vetar o ingresso do candidato com outros aparelhos além dos anteriormente citados. Durante o período de realização das provas, não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, assim como não será permitido o uso de livros, códigos, manuais, impressos, anotações ou quaisquer outros meios. Durante o período de realização das provas, não será permitido o uso de óculos escuros, boné, chapéu, gorro, lenço, colar, piercing, brinco ou similares. Os candidatos com cabelos longos devem comparecer com os cabelos presos, deixando as orelhas à mostra. Os gabaritos e as questões das Provas Objetivas serão divulgados nos endereços eletrônicos <www.gestaodeconcursos.com.br> e <www.funjob.edu.br> no dia 23 de maio de 2016. DURAÇÃO MÁXIMA DA PROVA: 5 (CINCO) HORAS

Transcript of Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA....

Page 1: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENAFUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA

FAME / FUNJOBE

Vestibular para o 2º Semestre de 2016PROVA A

LEIA COM ATENÇÃO AS SEGUINTES INSTRUÇÕES1 – Este caderno contém as questões da Prova Objetiva e a Prova de Redação.2 – Use, como rascunho, as Folhas de Respostas reproduzidas ao final deste caderno.3 – Ao receber a Folha de Respostas:

• Confira seu nome, número de inscrição e o cargo.• Assine, A TINTA, no espaço próprio indicado.

4. ATENÇÃO: Transcreva a frase seguinte no campo indicado na folha de respostas. Não é necessário transcrever o nome do autor.

“Para viajar basta existir.” Fernando Pessoa

ATENÇÃO:FOLHA DE RESPOSTAS SEM ASSINATURA NÃO TEM VALIDADE.

5 – Ao transferir as respostas da Prova Objetiva para a Folha de Respostas:• use apenas caneta esferográfica azul ou preta;• preencha, sem forçar o papel, toda a área reservada à letra correspondente à

resposta solicitada em cada questão;• assinale somente uma alternativa em cada questão.Sua resposta NÃO será computada se houver marcação de mais de uma alternativa, questões não assinaladas ou questões rasuradas.

NÃO DEIXE NENHUMA QUESTÃO SEM RESPOSTA.A Folha de Respostas da PROVA OBJETIVA não deve ser dobrada, amassada ou rasurada.

ATENÇÃO: Conforme Edital, não será permitido ao candidato portar quaisquer equipamentos (celulares, relógios, tablets, etc.) na sala e não haverá local para deixá-los durante o período de prova. Será proibido, durante a realização das provas, fazer uso ou portar, mesmo que desligados, quaisquer equipamentos eletrônicos, tais como telefone celular, relógio, pagers, beep, agenda eletrônica, calculadora, walkman, notebook, palmtop, gravador, transmissor/receptor de mensagens de qualquer tipo ou qualquer outro equipamento eletrônico, podendo a organização deste Vestibular vetar o ingresso do candidato com outros aparelhos além dos anteriormente citados. Durante o período de realização das provas, não será permitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos ou entre estes e pessoas estranhas, oralmente ou por escrito, assim como não será permitido o uso de livros, códigos, manuais, impressos, anotações ou quaisquer outros meios. Durante o período de realização das provas, não será permitido o uso de óculos escuros, boné, chapéu, gorro, lenço, colar, piercing, brinco ou similares. Os candidatos com cabelos longos devem comparecer com os cabelos presos, deixando as orelhas à mostra.

Os gabaritos e as questões das Provas Objetivas serão divulgados nos endereços eletrônicos <www.gestaodeconcursos.com.br> e <www.funjob.edu.br> no dia 23 de maio de 2016.

DURAÇÃO MÁXIMA DA PROVA: 5 (CINCO) HORAS

Page 2: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

ATENÇÃOSr.(a) Candidato(a)

Antes de começar a fazer a prova, confira se este caderno contém, ao todo, 60 (sessenta) questões de múltipla escolha com 04 (quatro) alternativas de respostas para cada questão, assim distribuídas: 10 (dez) questões de Biologia , 05 (cinco) questões de Física, 05 (cinco) questões de Geografia, 05 (cinco) questões de História, 10 (dez) questões de Língua Estrangeira (Inglês), 10 (dez) questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, 05 (cinco) questões de Matemática, 10 (dez) questões de Química e o tema de Redação.

Havendo algum problema, informe imediatamente ao aplicador de provas para que ele tome as providências necessárias.

Caso não observe essa recomendação, não lhe caberá qualquer reclamação ou recursos posteriores.

Page 3: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

3

BIOLOGIA

QUESTÃO 1

É uma glândula do aparelho digestório, localizada na parte superior do abdome e atrás do estômago. É responsável pela produção de sucos digestivos, que atuam na quebra de proteínas e carboidratos dos alimentos ingeridos, e também produz hormônios responsáveis pelo controle da glicemia da circulação sanguínea.

Esse órgão descrito corresponde, nos mamíferos, ao:

A) fígado.B) pâncreas.C) baço.D) ceco.

QUESTÃO 2

Observe o seguinte heredograma hipotético.

Sobre esse heredograma, é CORRETO afirmar que:

A) analisando os cruzamentos da geração I e II constata-se que a herança é autossômica recessiva.

B) verificando o resultado na geração III, conclui-se que a herança é ligada ao cromossomo X.

C) cruzamento do indivíduo II-4 com indivíduo de fenótipo idêntico ao III-2 gera somente filhos normais.

D) verificando o resultado na geração II e III, conclui-se que a herança é quantitativa.

INSTRUÇÃO: Leia o seguinte texto para responder às questões 3 e 4.

A banana (Musa spp.) é uma fruta de consumo universal, sendo uma das mais consumidas no mundo, e é comercializada por dúzia, por quilo e até mesmo por unidade. É rica em carboidratos e potássio, médio teor em açúcares e vitamina A e baixo em proteínas e vitaminas B e C. A banana é apreciada por pessoas de todas as classes e de qualquer idade, que a consomem in natura, frita, assada, cozida, em calda, em doces caseiros ou em produtos industrializados.

O cultivo comercial de bananas é feito a partir do plantio de mudas retiradas de outras plantas ou produzidas em laboratórios por meio de clonagem. A domesticação da banana reduziu a polinização nesse vegetal, sendo que os frutos se originam por partenocarpia, desenvolvimento do fruto sem polinização.

Disponível em: <http://www.fruticultura.iciag.ufu.br/banana3.htm>. Acesso em: 10 set. de 2015 (adaptado).

QUESTÃO 3

Em relação à estratégia reprodutiva dessa espécie vegetal, assinale a alternativa CORRETA.

A) Os pontinhos pretos dentro do fruto são as sementes da bananeira.

B) Um bananal pode ser rapidamente dizimado por uma praga ou doença.

C) As inflorescências das bananeiras são, na verdade, um fruto verdadeiro.

D) Devido à estratégia reprodutiva, as bananas apresentam grande diversidade genética.

QUESTÃO 4

Em relação aos modos de propagação utilizados no cultivo desse vegetal descrito no texto, a(s) divisão(ões) celular(es) envolvida(s) nesses processos é(são):

A) somente mitose ao longo do desenvolvimento da plântula.

B) primeiramente mitose; e meiose a partir de germinação.

C) somente meiose ao longo do desenvolvimento do clone.

D) primeiramente meiose; e mitose ao longo do desenvolvimento do clone.

QUESTÃO 5

A drenagem de várzeas ou lagoas pode levar à extinção permanente dessas fontes de água. A comunidade aquática ali existente é substituída por comunidades terrestres.

Essa substituição de comunidades é um exemplo de:

A) magnificação trófica.B) assoreamento.C) eutrofização.D) sucessão ecológica.

Page 4: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

4

QUESTÃO 6

A dormência das sementes vegetais é um mecanismo de suspensão das atividades metabólicas que permite que a nova geração vá germinar em condições favoráveis ao desenvolvimento do vegetal. Tanto fatores endógenos quanto fatores exógenos colaboram para a quebra da dormência.

É um hormônio vegetal envolvido nesse processo biológico:

A) etileno.B) ácido abscísico.C) giberelina.D) brassinosteroides.

QUESTÃO 7

Os métodos de controle familiar podem ser utilizados pelos casais tanto para evitar uma gravidez indesejada quanto para programar a chegada de um bebê em um período conveniente ao casal, visando o planejamento familiar.Assinale a alternativa que apresenta o método que permite o planejamento de uma gravidez desejada.

A) Implantação de DIUB) Realização de vasectomiaC) Uso da tabelinhaD) Coito interrompido

QUESTÃO 8

Conhecido como mata branca, é o único bioma 100% brasileiro, composto por plantas com caraterísticas xeromorfas e com fauna rica, com grande número de insetos, pequenos mamíferos, aves e repteis.

Em relação ao bioma citado, assinale a alternativa CORRETA.

A) O pinhão é um exemplar de alimento proveniente desse bioma.

B) O mico-leão-dourado é encontrado nesse ambiente.C) O pequizeiro é uma árvore símbolo dessa região.D) O mandacaru é caraterístico desse ambiente.

QUESTÃO 9

Observe este símbolo de rotulagem a fim de orientar a escolha livre dos consumidores.

Esse símbolo significa:

A) alimentos produzidos por clonagem de material genético.

B) remédios extraídos de micro-organismos.C) remédios genéricos ou similares.D) alimentos com organismos geneticamente

modificados (OGMs) ou parte dos mesmos.

QUESTÃO 10

Observe o seguinte esquema de uma flor de angiosperma e analise as afirmações a respeito da morfologia e da fisiologia relacionadas a esse órgão.

I. A polpa de caju e de morango são originadas da estrutura indicada em 3.

II. A estrutura 2 possui células ricas em plastos com pigmentos acessórios da fotossíntese.

III. O órgão representado é característico de uma planta monoica.

IV. As estruturas 1 geram frutos verdadeiros após a fecundação.

São verdadeiras as afirmativas:A) I e III, apenas.B) II e III, apenas.C) II e IV, apenas.D) I e IV, apenas.

FÍSICA

QUESTÃO 11

Uma estação espacial possui a forma de uma elipse. A maior distância entre dois pontos dessa elipse é de 600 km e a menor de 400 km.

Suponha que uma nave passe por essa estação e a veja com um formato circular. Isso significa que a velocidade dessa nave deve ser de aproximadamente:

A) 2,2 x 108 m/s.B) 7,4 x 107 m/s.C) 5,5 x 107 m/s.D) 6,6 x 107 m/s.

Page 5: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

5

QUESTÃO 12

Dados: 1 atm = 105 Pa.

Um determinado gás ideal sofre as transformações representadas no gráfico a seguir.

Sabendo que o volume do gás no estado A é de 2 litros, é CORRETO afirmar que:

A) a transformação AB é isotérmica.

B) o trabalho realizado na transformação AB é de 1125 J.

C) o trabalho realizado na transformação CA é de -1750 J.

D) a transformação BC é adiabática.

QUESTÃO 13

Dado: 1 cal = 4 J.

Uma barra de vidro de densidade 2.300 kg/m3, calor específico de 0,2 cal/g.ºC e coeficiente de dilatação linear de 8.10-6 ºC-1 é aquecida de modo a receber 400 J.

Supondo que essa barra não sofra mudança de estado e que todo o calor seja recebido pela barra uniformemente, é CORRETO dizer que o volume da mesma aumentou em, aproximadamente:

A) 5,2 mm3.

B) 1,7 mm3.

C) 5,0 ηm3.

D) 1,9 ηm3.

QUESTÃO 14

A indução magnética pode ser medida em tesla (T), pelo Sistema Internacional de medidas (S.I.), em homenagem a Nikola Tesla.

Assinale a alternativa que indica a unidade de indução magnética expressa em unidades básicas do S.I.

A) Wb . m2

B) kg . s . A . m

C) kg . s-2 . A-1 . m2

D) kg . s-2 . A-1

QUESTÃO 15

Observe o circuito a seguir.

Considere os pontos de A a H desse circuito e os resistores de r1 a r5. A seguir são sugeridas algumas conexões feitas com fios de resistência desprezível.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o que ocorrerá ao resto do circuito após a conexão sugerida.

A) Se uma conexão for feita entre os pontos B e H, não passará corrente elétrica em nenhum resistor, pois trata-se de um curto-circuito.

B) Se uma conexão for feita entre os pontos H e D, o circuito continua sendo misto e sua resistência equivalente diminui.

C) Se uma conexão for feita entre os pontos D e G, o circuito torna-se em série e sua resistência equivalente aumenta.

D) Se uma conexão for feita entre os pontos E e F, a resistência equivalente do circuito diminui.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 16

As atividades do agronegócio, uma vez postas em funcionamento, criam uma cadeia produtiva entrelaçada e interdependente que inclui desde pesquisas científicas até a comercialização de seus produtos.

Essa cadeia produtiva do agronegócio, no Brasil, contempla ainda:

A) a interação com centros tecnológicos avançados cujas pesquisas se aplicam à modalidade de agricultura praticada, a orgânica.

B) a promoção da concentração de terras em detrimento dos esforços de movimentos sociais e ONGs comprometidos com a reforma agrária.

C) a sua desvinculação, na última década, do histórico processo de mobilidade espacial do denominado arco do povoamento.

D) o aumento quantitativo de grãos sem a expansão espacial das lavouras, graças à adoção integral de técnicas de cultivo sustentáveis.

Page 6: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

6

QUESTÃO 17

Analise este mapa:Brasil: população residente total, urbana e rural

segundo Unidades da Federação – 2010

MARTINELLI, Marcello. Mapas, gráficos e redes: elabore você mesmo. São Paulo: Oficina de Textos. 2014.

p. 42 (adaptado).

A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que, no Brasil:

A) a denominada Região Concentrada constitui o mais urbano dos espaços nacionais.

B) a população rural é quantitativamente significativa nos territórios economicamente mais deprimidos.

C) a Unidade da Federação de menor extensão territorial é integralmente ocupada pela população rural.

D) o número da população residente nas cidades supera, percentualmente, aquele abrigado nos espaços não urbanos.

QUESTÃO 18

A taxa de crescimento vegetativo no Brasil tem registrado mudanças significativas desde a segunda metade do século XX. Em 1960 essa taxa era de 2,9%, porém, em 2000, já se aproximava de 1%.

A redução dessa taxa, no período considerado, tem como uma de suas causas fundamentais:

A) a considerável queda da taxa de fecundidade da mulher brasileira, paulatinamente acompanhada pelo aumento quantitativo de sua participação no mercado de trabalho.

B) as resoluções do governo brasileiro, garantidas em lei, que inauguraram fase de rigoroso controle da natalidade, notadamente das classes sociais menos favorecidas.

C) as sucessivas crises econômicas do país, que acabaram por difundir o princípio de que, para as famílias, filhos são sinônimos de força de trabalho e geração de renda.

D) o menor dinamismo quanto à mobilidade da população no espaço nacional, na prática traduzido pela diminuição das migrações internas, notadamente as de retorno.

QUESTÃO 19

Analise esta figura:

Fonte: AB’SABER, A. A Terra Paulista. São Paulo: Boletim Paulista de Geografia, n. 23, 1956. p. 5-38 (adaptado).

É INCORRETO afirmar que, nessa seção geológica:A) distinguem-se extensões consideráveis de

planaltos e depressões, localizados desde as proximidades do litoral até a porção interiorana do estado.

B) percebe-se que os diferentes tipos litológicos condicionam sobremaneira a organização topográfica da superfície, com destaque para as escarpas íngremes.

C) registra-se um significativo elemento fisiográfico que desempenha papel importante na taxa de precipitação pluviométrica na região litorânea paulista, a Serra do Mar.

D) verifica-se a necessária inversão da legenda caso se queira posicionar as idades das rochas em sequência cronológica decrescente da base para o topo.

QUESTÃO 20

Leia estas estrofes, de autoria de Cecília Meireles:

Província

Cidadezinha perdida no inverno denso de bruma, que é dos teus morros de sombra, do teu mar de branda espuma,

[...]

Pela curva dos caminhos, cheirava a capim e a orvalho e muito longe as harmônicas riam, depois do trabalho.

[...]

Que é feito da tua praça, onde a morena sorria com tanta noite nos olhos e, na boca, tanto dia?

[...]

Essas estrofes se referem a duas categorias analíticas comumente empregadas pela Geografia. Essas categorias são:

A) a escala e as redes geográficas.B) a temporalidade e o meio ambiente. C) o lugar e a paisagem.D) o território e a região.

Page 7: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

7

HISTÓRIA

QUESTÃO 21

A Tunísia, antes da Revolução de Jasmim, o levante que derrubou Zine al-Abidine Ben Ali, em janeiro de 2011, era comandada por um governo corrupto e sem preocupações com as questões sociais, que, infelizmente, não era exclusividade de lá. Isso foi o pontapé inicial para uma onda de protestos e revoluções ocorridas no Oriente Médio e no norte do continente africano, locais em que a população foi às ruas para derrubar ditadores ou reivindicar melhores condições sociais de vida. Numa alusão à Primavera dos Povos, esses movimentos ficaram conhecidos como Primavera Árabe.

Dentre os países atingidos pelas revoltas estão, EXCETO:

A) Iêmen.B) Líbia.C) Etiópia.D) Egito.

QUESTÃO 22

A batalha final contra a escravidão no Brasil travou-se no Congresso e durou seis dias, de 8 a 13 de maio de 1888. O legislativo agiu sob intensa pressão da população, quase sitiado em suas duas casas. (...) foi adotado o regime de urgência para a votação e, com isso, foram dispensadas as exigências regimentais. (...) No dia 9, o projeto foi aprovado por 83 votos a nove – 33 deputados não compareceram à votação. (...) O povo invadiu o recinto abraçando os deputados e atirando flores.

CARVALHO, José Murilo de. Revista da Biblioteca Nacional, ano 6, n. 68, maio, 2011, p. 34-35 (adaptado).

A escravidão não acabou de uma hora para outra, foi um processo com vários capítulos que teve início em 1850, com a aprovação da Lei Euzébio de Queiroz, que determinou:

A) que os navios ingleses atacariam todos os barcos negreiros que encontrassem nos oceanos.

B) que estaria proibido todo e qualquer tráfico humano da África a partir daquela data para o Brasil.

C) o aumento das tarifas alfandegárias que elevavam os preços dos importados, diminuindo as importações.

D) que estava proibido o tráfico interprovincial, impedindo assim que houvesse um comércio interno de escravos no país.

QUESTÃO 23

A cana de açúcar reforçou o papel do Brasil na economia global e foi responsável pela invenção de uma nova sociedade. O negócio era ser “senhor”. (...)

A produção cresceu de forma rápida: em 1570 havia 60 engenhos no Brasil. Já em 1630, eram 350, produzindo mais de 20 mil toneladas por ano.

SCHWARTZ, Stuart B. Revista da Biblioteca Nacional, ano 8, n. 94, julho 2013, p. 22-23 (adaptado).

Nos séculos XVI e XVII, o Brasil foi o maior produtor mundial de açúcar e para alcançar esta marca, foram criadas no país as capitanias hereditárias, um vínculo jurídico entre o rei de Portugal e os donatários em um documento denominado Carta Foral, que estabelecia os seguintes direitos aos donatários, EXCETO:

A) Criar vilas e distribuir terras, as chamadas sesmarias.

B) Exercer plena autoridade judicial e administrativa.C) Monopolizar a exploração do pau-brasil.D) Escravizar os indígenas inimigos por meio da

Guerra Justa.

QUESTÃO 24A independência dos Estados Unidos, marco do início da derrocada do Antigo Regime, foi influenciada pela difusão das ideias iluministas. Ao pregarem o direito à liberdade e à resistência a um governo autoritário, essas ideias forneceram a base teórica não só para a independência, mas para a edificação do Novo Estado.

VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo, História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione,

2010. p. 265 (adaptado).

Contrariando as ideias iluministas de liberdade e autodeterminação, a Inglaterra buscou submeter as suas colônias americanas a uma série de impostos para aumentar e controlar a arrecadação. Entre elas, pode-se citar, EXCETO:

A) Sugar Act (Lei do Açúcar).B) Stamp (Lei do Selo).C) Tea Act (Lei do Chá).D) Agricultural Adjustment Act (Lei do Ajustamento

da Agricultura).

Page 8: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

8

QUESTÃO 25Em Bandung, tomou forma mais precisa a ideia de neutralidade, que (...) passa a significar: respeito da soberania e integridade territorial, igualdade de povos e nações, não intervenções nos negócios internos dos Estados, não utilização dos atos e ameaças de agressões, não emprego da força contra a integridade territorial e independência de outros países.

VIGEVANI, Tulio. Terceiro Mundo. Conceito e História. São Paulo: Ática, 1990. p.12.

Em 1955, na Indonésia, por meio da Conferência de Bandung, alguns países procuraram construir um elemento de solidariedade entre os países africanos e asiáticos com a intenção de:

A) adotar uma posição em conjunto para todos os países da África e Ásia.

B) formar um bloco de países da África e Ásia não alinhados, que não os obrigasse a estarem vinculados aos EUA ou à URSS.

C) formar mercados para produtos europeus e mesmo de escoamento do excedente populacional verificado na Europa naquele momento.

D) retomar as estruturas sociais baseadas no tribalismo, que tendiam a desaparecer com o êxodo rural verificado com a chegada do europeu, voltando assim a uma “pré-história nativa”.

LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS)

INSTRUCTION: Read text 1 and choose the alternatives in questions 26 to 31 which complete the statements or answer the questions posed.

TEXT 1:

Immune cells take cue from animal kingdom: Together, everyone achieves more

Date: September 3, 2015 Source: University of Rochester Medical Center

Much like birds fly in flocks to conserve energy, dolphins swim in pods to mate and find food, and colonies of ants

create complex nests to protect their queens, immune cells engage in coordinated behavior to wipe out viruses like the flu. That’s according to a new study published in the journal Science by researchers at the University of

Rochester School of Medicine and Dentistry.

The findings reveal, for the first time, how immune cells work together to get to their final destination -- the site of an injury or infection. The body is expansive and a virus or bacteria can take hold in any number of locations: the lungs, the throat, the skin, the stomach or the ear, just to name a few. How do immune cells, specifically the ones that are responsible for killing foreign invaders, know where to go?

A team of scientists discovered that cells called neutrophils -- the “first responders” of the immune system -- are the key. They arrive at the site of injury within an hour of infection and leave a chemical “trail” of sorts behind them. Killer immune cells called T cells use this trail to find the site of injury and subsequently destroy the invader.

In fact, when scientists removed neutrophils (or their trails) from the equation, T cells didn’t find the site of injury as quickly or easily; they were more dispersed, fewer made it to the site of injury, and the ones that did were less effective at fighting the infection.

“Immune cells team up and share information to get their job done, much like many types of animals take part in collective behaviors to benefit the group as a whole,” said Minsoo Kim, Ph.D., lead study author and associate professor of Microbiology and Immunology at the School’s David H. Smith Center for Vaccine Biology and Immunology.

“Understanding how immune cells collaborate to arrive at the site of an infection will lead to new ways to control and improve the body’s response to all types of illnesses,” added David J. Topham, Ph.D., co-author and the Marie Curran Wilson and Joseph Chamberlain Wilson Professor of Microbiology and Immunology.

For example, in people with autoimmune disorders like multiple sclerosis and lupus, the immune system mistakenly attacks and destroys healthy body tissue. If scientists understood how to disrupt or stop immune cells’ movement to healthy tissue, they may be able to improve the quality of life of people living with these devastating diseases.

Similarly, recognizing how to boost the number of immune cells that travel to fight an infection could help scientists design better vaccines for viruses like the flu.

The research is part of a $9 million National Institutes of Health Research Program Project Grant that was awarded to scientists in the School of Medicine and Dentistry in 2014. Led by principal investigator Deborah J. Fowell, Ph.D., dean’s professor of Microbiology and Immunology, the goal of the five-year grant is to use cutting-edge imaging techniques to view the immune system while it is fighting infection and disease.

Kim’s team used an extremely powerful technology called a multiphoton microscope to watch how various types of immune cells traveled to the trachea or windpipe of mice infected with the flu. The flu typically starts in the airways, and watching immune cells move in whole tissues in real time -- as opposed to watching immune cells in a lab dish -- provides a much more accurate picture of how the immune systems functions.

The multiphoton microscope is part of the University’s Multiphoton Core Facility, which contains state-of-the-art systems enabling in vivo (Latin for “in the living”) imaging and analysis. The team at the School of Medicine and Dentistry is one of just a few immunology research groups in the world using this technology. Scientists from around the world will travel to the University in November for the 1st Annual Immune Imaging Symposium.

Story Source: The above post is reprinted from materials provided by University of Rochester Medical

Center. Note: Materials may be edited for content and length.

Journal Reference: K. Lim, Y.-M. Hyun, K. Lambert-Emo, T. Capece, S. Bae, R. Miller, D. J. Topham, M. Kim. Neutrophil trails

guide influenza-specific CD8 T cells in the airways. Science, 2015; 349 (6252): aaa4352 DOI:10.1126/science.aaa4352

Found at http://www.sciencedaily.com/releases/2015/09/150903144406.htm , accessed on September

4, 2015, edited.

Page 9: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

9

QUESTÃO 26

According to the text, immune cells engage in coordinated behavior, unlike

A) ants which create complex nests.B) birds which flock together.C) dolphins which swim in pods.D) viruses which bring about the flu.

QUESTÃO 27

The group of researchers found out that

A) a stomach injury cannot receive immune cells from the brain.

B) immune cells work together in order to reach their destination.

C) immune cells never know where to go in the body. D) the immune cells go through the body at random.

QUESTÃO 28

They discovered that there are cells called neutrophils that

A) are very effective and quick at fighting the infection.B) disperse the T cells in their quest for the injury.C) follow a trail left by the immune cells towards the

injury.D) guide the immune cells to the site of the injury.

QUESTÃO 29

What usually happens is that in autoimmune diseases

A) immune cells stop moving towards healthy tissue.B) people with lupus are devastated by the disease. C) the immune system destroys healthy body tissue.D) the life of people with multiple sclerosis is

improved.

QUESTÃO 30

One of the advantages of the discovery presented in the article is that

A) it might help in the fabrication of better vaccines for viruses.

B) labs can boost the manufacturing of vaccines for the flu.

C) scientists will be able to prevent flu from spreading.D) the immune cells can travel faster and so fight an

infection.

QUESTÃO 31

In order to study the functions of the immune system, researchers did all the following, EXCEPT:

A) They observed mice infected with the flu. B) They refused to use powerful technology.C) They used a multiphoton microscope.D) They watched immune cells move in real time.

INSTRUCTION: Read text 2 and choose the alternatives in questions 32 to 35 which complete the statements or answer the questions posed.

TEXT 2

SCIENCE NEWS

Current school start times damaging learning and health of students

Date: September 4, 2015 Source: Taylor & Francis

A study by researchers from the University of Oxford, Harvard Medical School and the University of Nevada has found that current school and university start times

are damaging the learning and health of students.

Drawing on the latest sleep research, the authors conclude students start times should be 08:30 or later at age 10; 10:00 or later at 16; and 11:00 or later at 18. Implementing these start times should protect students from short sleep duration and chronic sleep deprivation, which are linked to poor learning and health problems.

These findings arise from a deeper understanding of circadian rhythms, better known as the body clock, and the genes associated with regulating this daily cycle every 24 hours.

It is during adolescence when the disparity between inherent circadian rhythms and the typical working day come about. Circadian rhythms determine our optimum hours of work and concentration, and in adolescence these shift almost 3 hours later. These genetic changes in sleeping patterns were used to determine start times that are designed to optimize learning and health.

The US Department of Health has also recently published an article in favor of changing the start times for Middle and High Schools.

Story Source: The above post is reprinted from materials provided by Taylor & Francis.Note: Materials may

be edited for content and length.

Journal Reference: Paul Kelley, Steven W. Lockley, Russell G. Foster, Jonathan Kelley.Synchronizing education to adolescent biology: ‘let teens sleep, start school later’.

Learning, Media and Technology, 2014; 40 (2): 210 DOI: 10.1080/17439884.2014.942666

Found at http://www.sciencedaily.com/releases/2015/09/150904082514.html, accessed on September

7th, 2015, edited.

QUESTÃO 32

According to the research reported by the text, the health and the learning of students

A) are advanced if they suffer short sleep duration.B) are being hindered by school starting times.C) can be improved with earlier classes in the

morning.D) have been damaged by chronic excess of sleep.

Page 10: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

10

QUESTÃO 33

According to the text, the correct time for classes to start IS NOT

A) 8:30 or later for children of ten.B) 8 o’clock for all students.C) 11 o’clock for students at age 18.D) 10 o’clock for 16 year-olds.

QUESTÃO 34

According to the text, cicardian rhythm is commonly known as the

A) body clock.B) cardiac pressure.C) cycle of student’s sleep. D) 24 hours of sleep.

QUESTÃO 35

The disparity between the body clock and the productive rhythm occur mostly

A) during the person’s teenage.

B) in the 3 first hours of the morning.

C) when children concentrate.

D) when sleeping patterns are regular.

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

INSTRUÇÃO: Leia o Texto I para responder às questões de 36 a 40.

TEXTO IA CRISE AMBIENTAL CONTEMPORÂNEA

Grandes alterações na estrutura e função dos sistemas naturais da Terra representam uma ameaça crescente para a saúde humana e para a vida em geral em nosso planeta. Através de uma insustentável exploração de recursos naturais e humanos a civilização floresceu, mas agora corre o risco substancial, pelos efeitos da degradação, de não garantir o apoio da natureza à vida, no médio e longo prazo.

Os efeitos nocivos para a saúde humana por conta das mudanças no ambiente são muitos e graves: as mudanças climáticas; a acidificação dos oceanos; a degradação dos solos; a escassez de água; a sobre-exploração da pesca e a perda de biodiversidade; o acúmulo de lixo tóxico inclusive resíduos nucleares; a redução das florestas e a poluição dos rios; as secas mais longas em várias partes do mundo. Tudo isso representa um sério desafio para a humanidade.

Segundo especialistas, estas tendências, que são de grande impacto, têm ocorrido, sobretudo, pelo paradigma estabelecido no capitalismo dominante, com a cristalização de um padrão de consumo e de utilização de recursos naturais, altamente predatórios, com o agravante de uma população em crescimento, que deve atingir os 8,3 bilhões de habitantes em 2030 (o Brasil terá 223 milhões de habitantes no mesmo período).

A Comissão Lancet sobre a saúde do planeta identificou três categorias de desafios que têm de ser enfrentadas se se quiser manter e mesmo melhorar a saúde humana, em face das tendências ambientais cada vez mais danosas. São elas:

1. A tendência em se confiar excessivamente no crescimento do Produto Interno Bruto como medida de progresso humano e o fracasso em explicar os futuros danos, sob o aparente manto de ganhos nos dias de hoje, além do efeito desproporcional destes danos sobre as populações pobres e as nações em desenvolvimento, que não têm capacidade de se preparar para futuras catástrofes.

2. Falhas de conhecimento (de pesquisa e de informações fidedignas), uma histórica ausência de transdisciplinaridade no entendimento do problema, juntamente com uma falta de vontade ou incapacidade de lidar com a incerteza por parte dos governos na hora da tomada de decisões.

3. Falhas de implementação (desafios da governança), tais como o modus operandi de governos e instituições que retardam o reconhecimento e as respostas às ameaças, especialmente quando confrontado com incertezas, falta ou mesmo preterimento de recursos, considerando a questão ambiental não prioritária, além das defasagens entre o agir e seus efeitos.

As políticas deveriam buscar um equilíbrio entre progresso social (bem-estar), sustentabilidade ambiental e economia. Aí se encontra o grande dilema, uma vez que, sejam os governos, sejam as grandes corporações, estabelecem como prioridade a situação da economia, com um viés estreito, onde mais vale o funcionamento dos grandes conglomerados, bancos e multinacionais, e não o bem-estar geral.

Para abrigar uma população mundial que ultrapassa os 8 bilhões de pessoas será necessário alterar o sistema agrícola, privilegiando a pequena e média agricultura e não o agribusiness. A estrutura agrária mundial precisa de alterações rápidas e constantes, no sentido de redução dos latifúndios. Só assim os sistemas agrícolas podem enfrentar a desnutrição e mesmo a supernutrição, hoje ocorrendo não apenas nos países ricos, em função de uma alimentação processada em excesso. A agricultura é também um setor capaz de criar empregos e compensar o desemprego tecnológico.

Reduzir o desperdício, diversificar dietas, sobretudo diminuindo o consumo de carne bovina e minimizar os danos ambientais. Mas há que se cuidar também da educação, que dá maior condição aos mais pobres de entenderem o que está em jogo, e de lutarem por seus direitos. Os ganhos em alimentação saudável e orgânica se refletirão em ganhos em saúde, mas não dispensando os investimentos em médicos e hospitais, sobretudo numa visão preventiva.

Page 11: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

11

[...]

Em tempos de crise estrutural como a que vivemos, a responsabilidade sobre as condições de vida na Terra cabe a todos nós, mas sobretudo aos países ricos e seus governos, suas grandes corporações, que não apenas são os maiores predadores dos ecossistemas globais, mas que têm de fato as condições objetivas para enfrentar a tragédia. Karl Polanyi nos ensinou que “permitir que o mecanismo de mercado seja o único dirigente do destino dos seres humanos e do seu ambiente natural [...] resultaria no desmoronamento da sociedade”.

O estado do planeta em que vivemos está ameaçado. Já é tempo de medidas que não sejam apenas paliativas, já é tempo de virar a página de um paradigma obsoleto.

LIMA, Marcos Costa. A crise ambiental contemporânea. Blog do GR-RI. Carta Capital. 15 set. 2015. Disponível em: <http://goo.

gl/vhYFw7>. Acesso em: 16 set. 2015 (adaptação).

QUESTÃO 36

Analise o trecho a seguir.

“[...] uma histórica ausência de transdisciplinaridade no entendimento do problema [...]”

A ideia que se depreende do termo destacado nesse trecho, considerando o seu significado assim como o contexto em que está inserido, é a de:

A) estudos isolados de diversas áreas do conhecimento.

B) pesquisas simultâneas de várias disciplinas.C) trabalhos científicos integrados de diversas áreas

do conhecimento.D) investigações concomitantes de várias disciplinas.

QUESTÃO 37

Assinale a alternativa em que a modificação efetuada nas palavras em destaque, ou em sua posição, transgride a norma padrão.

A) “Segundo especialistas, estas tendências, que são de grande impacto [...].” (3º parágrafo)

Segundo especialistas, essas tendências, que são de grande impacto [...].

B) “[...] identificou três categorias de desafios que têm de ser enfrentadas se se quiser manter e mesmo melhorar a saúde humana [...].” (4º parágrafo)

[...] identificou três categorias de desafios que têm que ser enfrentadas se se quiser manter e mesmo melhorar a saúde humana [...].

C) “[...] que não têm capacidade de se preparar para futuras catástrofes.” (5º parágrafo)

[...] que não têm capacidade de preparar-se para futuras catástrofes.

D) “Karl Polanyi nos ensinou que [...].” (11º parágrafo) Karl Polanyi ensinou-nos que [...].

QUESTÃO 38

Leia o trecho a seguir.

“O estado do planeta em que vivemos está ameaçado. Já é tempo de medidas que não sejam apenas paliativas, já é tempo de virar a página de um paradigma obsoleto.”

Considerando as reescritas do trecho anterior e preservando o seu sentido genérico, a palavra ou expressão foi corretamente inserida em:

A) O estado do planeta em que vivemos está ameaçado, conquanto já é tempo de medidas que não sejam apenas paliativas, já é tempo de virar a página de um paradigma obsoleto.

B) O estado do planeta em que vivemos está ameaçado, entretanto já é tempo de medidas que não sejam apenas paliativas, já é tempo de virar a página de um paradigma obsoleto.

C) O estado do planeta em que vivemos está ameaçado, porquanto já é tempo de medidas que não sejam apenas paliativas, já é tempo de virar a página de um paradigma obsoleto.

D) O estado do planeta em que vivemos está ameaçado, portanto já é tempo de medidas que não sejam apenas paliativas, já é tempo de virar a página de um paradigma obsoleto.

QUESTÃO 39

A ideia que NÃO está presente no trecho “Só assim os sistemas agrícolas podem enfrentar a desnutrição e mesmo a supernutrição [...]” é de:

A) paradoxo. B) efemeridade.C) simultaneidade.D) contradição.

QUESTÃO 40Assinale a alternativa que apresenta o trecho em que a palavra destacada foi utilizada INCORRETAMENTE pelo autor, de acordo com a norma padrão.

A) “[...] sejam os governos, sejam as grandes corporações, estabelecem como prioridade a situação da economia, com um viés estreito, onde mais vale o funcionamento dos grandes conglomerados [...].” (8º parágrafo)

B) “A Comissão Lancet sobre a saúde do planeta identificou três categorias de desafios que têm de ser enfrentadas se se quiser manter e mesmo melhorar a saúde humana [...].” (4º parágrafo)

C) “[...] sobre as condições de vida na Terra cabe a todos nós [...].” (11º parágrafo)

D) “Só assim os sistemas agrícolas podem enfrentar a desnutrição e mesmo a supernutrição [...].” (9º parágrafo)

Page 12: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

12

INSTRUÇÃO: Leia o Texto II a seguir para responder às questões 41 e 42.

TEXTO IIA CAÇA AMADORA E A CONSERVAÇÃO

DA NATUREZASafáris de caça, em áreas organizadas, são permitidos e legalizados na maioria dos países, sem o mínimo risco de extinção das espécies alvo, sendo incentivados por departamentos de fauna e turismo como fonte de divisas e no auxílio da fiscalização e perpetuação das espécies.A caça organizada tem gerado indignações naquelas pessoas que pouco conhecem da realidade da caça no Brasil e no resto do mundo. Esta inquietude tem se originado a partir de campanhas promovidas por pessoas que, distanciadas do conhecimento técnico-científico, assumem postura radical de oposição ao uso da fauna como recurso natural renovável. A dúvida instalada na opinião pública corre o risco de transformar-se em preconceito.Está provado, também, que só existem animais para caça onde existem caçadores, pois são eles que, com pesados investimentos, mantêm a fauna cinegética. E indiretamente beneficiam as espécies nativas, pois, além da preservação do ambiente natural, são incrementados alimentos direcionados a esses animais, que favorecem todo o ecossistema preexistente.A exemplo da Argentina, os animais exóticos foram introduzidos no início do século por caçadores interessados em aumentar a fauna cinegética pobre do centro-sul do país. Em estado selvagem esses animais foram se desenvolvendo até terem uma população que permitisse o abate de uma quantidade que não afetasse os rebanhos.O Brasil é um dos poucos países do mundo onde a ameaça de extinção de espécies nativas é iminente, justamente porque aqui, exceto no Rio Grande do Sul, a caça é proibida.Caça-se legalmente em toda a América, Europa, África, Ásia e Oceania. E em nenhum país a fauna cinegética está ameaçada de extinção.A caça amadora é, no mundo inteiro, uma atividade sadia, preservacionista e muito lucrativa.

NORA, Vitor; GUIMARÃES, Carlos. A caça amadora e a conservação da natureza. Savage Adventures. Disponível em: <http://goo.gl/iOZoMd>. Acesso em: 10 set. 2015 (adaptação).

QUESTÃO 41Os trechos a seguir podem ser reescritos da forma como se seguem, sem alteração de seu sentido original, EXCETO em:

A) “Está provado, também, que só existem animais para caça onde existem caçadores, pois são eles que, com pesados investimentos, mantêm a fauna cinegética.”

Está provado, também, que só existem animais para caça onde existem caçadores, porquanto são eles que, com pesados investimentos, mantêm a fauna cinegética.

B) “Está provado, também, que só existem animais para caça onde existem caçadores, pois são eles que, com pesados investimentos, mantêm a fauna cinegética.”

Está provado, ainda, que só existem animais para caça onde existem caçadores, pois são eles que, com pesados investimentos, mantêm a fauna cinegética.

C) “E indiretamente beneficiam as espécies nativas, pois, além da preservação do ambiente natural, são incrementados alimentos direcionados a esses animais, que favorecem todo o ecossistema preexistente.”

E indiretamente beneficiam as espécies nativas, entretanto, além da preservação do ambiente natural, são incrementados alimentos direcionados a esses animais, que favorecem todo o ecossistema preexistente.

D) “O Brasil é um dos poucos países do mundo onde a ameaça de extinção de espécies nativas é iminente, justamente porque aqui, exceto no Rio Grande do Sul, a caça é proibida.”

O Brasil é um dos poucos países do mundo em que a ameaça de extinção de espécies nativas é iminente, justamente porque aqui, exceto no Rio Grande do Sul, a caça é proibida.

QUESTÃO 42

No texto há três ocorrências da expressão “fauna cinegética” (parágrafos 3, 4 e 6).

Assinale a alternativa que indica corretamente seu significado nesses contextos.

A) Fauna original

B) Fauna selvagem

C) Fauna para caça

D) Fauna para preservação

QUESTÃO 43

Assinale a alternativa INCORRETA considerando as características do Romantismo enquanto estilo de época na literatura brasileira.

A) O grande nome da primeira geração romântica brasileira foi Fagundes Varela, que abordou em sua poesia os grandes temas românticos: natureza, pátria e religião.

B) Em lugar de se ocuparem com os problemas nacionais, poetas românticos, como Álvares de Azevedo, dedicavam grande parte de seu tempo à leitura dos mestres românticos europeus.

C) Promessa de descanso eterno e refúgio para as dores da vida, a morte aparece nos poemas ultrarromânticos muito ligada ao amor não correspondido.

D) Sendo antes uma expressão mais sentimental, a poesia romântica torna-se, com Castro Alves e os condoreiros, o instrumento de uma causa social: a libertação dos escravos.

Page 13: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

13

QUESTÃO 44

Assinale a alternativa CORRETA considerando as características do texto literário.

A) O texto literário estabelece um pacto de credibilidade com seus leitores: caso eles aceitem as condições que regem o mundo ficcional ali apresentado, esse mundo poderá fazer sentido.

B) No texto literário, pode-se encontrar, em alguma de suas manifestações, uma resposta técnica, empírica e objetiva capaz de dar sentido à existência de um ser humano.

C) O texto literário prescreve leis e regras com a finalidade de fazer com que o seu leitor não se distancie daquilo que o autor e a história social indicam como verdadeiro e irrefutável.

D) Nos textos literários, pode-se entrar em contato com a história de um povo, todavia não é concebível criticar, denunciar ou agredir o poder estabelecido sob risco de censuras ou processos.

QUESTÃO 45

Assinale a alternativa que distingue corretamente o fenômeno da intertextualidade.

A) Realça o conjunto de relações alusivas que um texto pode manter com outro texto do mesmo autor ou de autores diferentes.

B) Oferece possibilidades objetivas de resposta a indagações comuns a todos os seres humanos, que seriam assim responsáveis pela interpretação dos textos.

C) Tem a sua experiência marcada pela integração entre as concepções textuais mais atuais em vista da pluralidade de diálogos ficcionais que dão vida às sociedades.

D) Estabelece controvérsias e polêmicas com o objetivo de discutir a possível diferença entre texto literário e não literário.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 46O time feminino de handebol de uma cidade é formado por sete atletas consideradas titulares. Por motivo de contusão, a goleira do time foi substituída por uma atleta reserva. Após a substituição da goleira contundida, a média das idades do time diminuiu um ano em relação à média inicial.Logo, a diferença entre a idade da goleira titular e da reserva é:

A) 4 anos.B) 5 anos.C) 6 anos.D) 7 anos.

QUESTÃO 47Considere, no plano cartesiano, a reta r de equação 3x + 4y = 24. Sejam A e B os pontos de intersecção da reta r com os eixos das ordenadas e das abcissas, respectivamente.A equação da circunferência cujos pontos A e B são extremidades de seu diâmetro é:

A) (x – 2)2 + (y – 2)2 = 4.B) (x + 2)2 + (y + 2)2 = 16.C) (x - 4)2 + (y - 3)2 = 25.D) (x + 4)2 + (y + 3)2 = 5.

QUESTÃO 48

Três fabricantes de automóveis veiculam, na televisão, em uma mesma emissora, propagandas periódicas sobre seus produtos. A marca A veicula suas propagandas a cada 12 dias, a marca B a cada 10 dias e a marca C a cada 8 dias.

Se no dia 20 de janeiro de 2014 as propagandas das três marcas foram ao ar na emissora, o próximo dia do mesmo ano em que as marcas foram ao ar na emissora foi:

A) 20 de fevereiro de 2014.B) 20 de março de 2014.C) 20 de maio de 2014.D) 20 de abril de 2014.

QUESTÃO 49

No maior mercado da cidade de Vitorlândia, o valor de uma churrasqueira portátil sofre dois aumentos sucessivos de 10%. Sabe-se que o valor inicial da churrasqueira é de R$ 240,00. Assinale a alternativa que apresenta o aumento percentual acumulado no valor da churrasqueira após a incidência dos dois aumentos sucessivos.

A) 19%B) 20%C) 21%D) 22%

QUESTÃO 50

Na figura, o triângulo ABC é retângulo em B e o segmento BD é a altura relativa à hipotenusa do triângulo ABC.

Os lados AB e AC medem 5 cm e 13 cm, respectivamente.

Assinale a alternativa que apresenta a medida do segmento BD do triângulo ABC.

A) 11413

cm

B) 6013cm

C) 5013cm

D) 2513cm

Page 14: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

14

QUÍMICA

Page 15: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

15

QUESTÃO 51

Um estudante queria identificar três substâncias (A, B e C) que foram misturadas acidentalmente. Para tal feito, ele realizou os seguintes procedimentos na sequência: filtração e destilação.

Considerando que os processos foram os mais adequados, é CORRETO afirmar que as substâncias A, B e C podem ser, respectivamente:

A) sal de cozinha, água e querosene.

B) iodeto de chumbo, água e sal de cozinha.

C) nitrato de prata, água e pó de ferro.

D) querosene, sal de cozinha e nitrato de prata.

QUESTÃO 52

Os átomos são os componentes fundamentais da matéria.

Sobre a estrutura atômica da matéria, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) O número total de prótons em uma molécula de H2O2 é 34.

( ) A quantidade de prótons em uma molécula de CH4 é igual a de um átomo de Ne.

( ) Um átomo de carbono-14 tem a mesma massa atômica que uma molécula de nitrogênio.

( ) A quantidade de prótons, elétrons e nêutrons de um íon monopositivo isótopo de 14C e isóbaros de nitrogênio é 19.

Assinale a sequência CORRETA.

A) F V V F

B) V F V F

C) V V F F

D) F V F V

QUESTÃO 53

Uma das propriedades mais importantes de um átomo ou íon é o tamanho. Geralmente, átomos ou íons são imaginados como objetos esféricos e duros. Entretanto, eles não têm limites pontuais delimitados, mas seus tamanhos podem ser definidos com base nas distâncias entre os seus núcleos.

Sobre os tamanhos dos íons, é CORRETO afirmar que o tamanho das espécies Rb+, Y3+ e Sr2+ em ordem decrescente é:

A) Rb+, Sr2+, Y3+.

B) Sr2+, Rb+, Y3+.

C) Y3+, Sr2+, Rb+.

D) Rb+, Y3+, Sr2+.

QUESTÃO 54

Considere que um composto molecular apresente as seguintes características:

I. Molécula polar.II. Substância aplicada na agricultura.III. Interações intermoleculares predominantes do

tipo ligação de hidrogênio.A substância que pode representar esse composto molecular é:

A) o hidreto de fósforo.

B) a amônia.

C) o dióxido de enxofre.

D) a propanona.

QUESTÃO 55

Uma mistura de 4 g de óxido de ferro II e 4 g de metal alumínio foi colocada em um cadinho e aquecida em alta temperatura numa mufla. A equação não balanceada abaixo representa o processo reacional:

FeO(s) + Al(s) → Fe(l) + Al2O3(s)

Se considerarmos que todo o reagente limitante foi consumido, é CORRETO afirmar que o reagente em excesso e a sua massa aproximada que ficou no cadinho é de:

A) 3,0 g de alumínio.

B) 1,5 g de alumínio.

C) 3,0 g de óxido de ferro II.

D) 1,5 g de óxido de ferro II.

QUESTÃO 56

Considere que uma solução de estoque concentrada de ácido clorídrico contém 36,5% m/m de HCl e tem densidade de 1,2 g/mL. Um estudante deseja preparar uma solução de 0,1 mol/L de solução de HCl.

Sabendo que o estudante extraiu, por meio de uma pipeta, um volume de 4,16 mL do HCl concentrado, é CORRETO afirmar que o balão volumétrico utilizado para preparo dessa solução tem um volume igual a:

A) 50 mL.

B) 100 mL.

C) 250 mL.

D) 500 mL.

Page 16: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

16

QUESTÃO 57

Acetileno é o nome usual dado para o etino, o mais simples e um dos mais importantes alquinos. Trata-se de um gás pouco solúvel em água, mas bastante solúvel em solventes orgânicos, como outros hidrocarbonetos.

Considere as equações abaixo e suas respectivas variações de entalpia:

C2H2(g) + 5/2O2(g) → 2CO2(g) + H2O(l) ΔH = -1.299,6 kJ

C(s) + O2(g) → CO2(g) ΔH = -393,5 kJ

H2(g) + 1/2O2(g) → H2O(l) ΔH = -285,8 kJ

Sabendo que a produção do acetileno numa reação simplificada pode ser obtida segundo a equação: 2C(s) + H2(g) → C2H2(g), é CORRETO afirmar que essa reação é:

A) exotérmica e libera 1.978,8 kJ.

B) exotérmica e absorve 1.978,8 kJ.

C) endotérmica e libera 226,8 kJ.

D) endotérmica e absorve 226,8 kJ.

QUESTÃO 58

Numa reação hipotética na fase gasosa, a fração de produtos em uma mistura em equilíbrio é aumentada pelo acréscimo de temperatura e pela expansão do volume do recipiente de reação. Nessas condições, foram feitas as seguintes afirmações:

I. A reação direta é exotérmica.II. O aumento da pressão favorece a formação dos

produtos.III. O uso de catalisador favorece a formação dos

produtos.Sobre as proposições descritas, estão INCORRETAS as afirmações:

A) I e II, apenas.

B) I e III, apenas.

C) II e III, apenas.

D) I, II e III.

QUESTÃO 59

Na solução aquosa de cloreto de sódio, têm-se as equações químicas:

NaCl(aq) → Na+(aq) + Cl-(aq)

H2O → H+(aq) + OH-(aq)

Na eletrólise do NaCl em solução aquosa, ocorre:

A) formação de uma solução ácida.

B) formação de gás hidrogênio no polo negativo.

C) formação de sódio metálico no anodo.

D) formação de gás cloro no catodo.

QUESTÃO 60

A hidrogenação catalítica consiste na ação de hidrogenar (adicionar hidrogênio), processo químico de redução no qual o hidrogênio gasoso (H2) é diretamente adicionado a uma substância, geralmente hidrocarbonetos, alcenos ou alcinos.

Considere a hidrogenação catalítica completa de uma molécula de etino. As geometrias dos átomos de carbono do reagente e do produto são, respectivamente:

A) digonal e tetraédrica.

B) linear e tetraédrica.

C) linear e digonal.

D) tetraédrica e linear.

Page 17: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

REDAÇÃO

INSTRUÇÕES GERAIS

1. Nos termos do Edital, as instruções constantes no Caderno de Questões da Prova Objetiva, na Folha de Respostas e no Caderno de Redação, bem como as orientações e instruções expedidas pela Fundep durante a realização das provas, complementam este edital e deverão ser rigorosamente seguidas pelo candidato.

2. A redação elaborada deve conter, no mínimo 18 (dezoito) linhas para que seja corrigida. Se o candidato não atingir esse número de linhas, a ele será atribuída nota zero na redação.

3. Cada linha não utilizada do total de 30 linhas fará jus a um desconto de 0,25 ponto na nota total do candidato.

4. A variante linguística a ser utilizada na elaboração da Redação é o padrão culto formal.

5. A versão definitiva de resposta ou a sua transcrição, caso tenha sido feita em rascunho, deverá ser registrada no Caderno de Redação que contém o campo de identificação. Em nenhuma hipótese, o rascunho será considerado na correção da prova.

6. Nos termos do Edital, não será permitido o uso de lápis borracha ou corretivo de texto.

7. A Redação terá valor de 20 (vinte) pontos, sendo eliminados os candidatos a que for atribuída nota zero.

8. Os critérios de correção da Prova de Redação serão os seguintes:

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO

ASPECTOS AVALIADOS TOTAL DE PONTOS PONTOS DESCONTADOS POR ERRO

Pontuação e ortografia (PO) 5,0 pontos 0,25

Morfossintaxe (emprego dos pronomes, concordância verbal e nominal, oração e período, vozes do verbo) (M)

5,0 pontos 0,25

Coesão e Coerência (CC) 5,0 pontos 1,0

Compreensão/conhecimento do conteúdo proposto e propriedade da resposta à temática (CP)

5,0 pontos 1,0

Desconto por linha não utilizada. - 0,25TOTAL 20 pontos

Não será corrigida — e, consequentemente, a ela se atribuirá a nota 0 (zero) — a Redação escrita: sem observância do tema proposto, bem como das instruções dadas.

9. Será considerado nulo o Caderno de Redação que estiver marcado ou escrito, respectivamente, a lápis, bem como contendo qualquer forma de identificação do candidato fora do lugar especificamente indicado para tal finalidade.

10. Findo o horário limite para a realização das provas, o candidato deverá entregar ao aplicador de sala a Folha de Respostas da Prova Objetiva e o Caderno de Redação, devidamente preenchidos e assinados.

11. Não serão fornecidas folhas adicionais para complementação da Redação, devendo o candidato limitar-se a única folha padrão recebida.

12. Não haverá substituição da Folha de Respostas da Prova Objetiva e do Caderno de Redação por erro do candidato.

Page 18: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Com base na leitura dos textos motivadores A e B e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, REDIJA um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa, posicionando-se sobre o tema O Congresso Nacional deveria aprovar a volta da CPMF?.

Para tanto, apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. A transcrição parcial ou total dos textos não será considerada para efeito de correção e contabilização do número de linhas.

TEXTO A

80% de pacote do Governo depende de aprovação do Congresso

O Governo Federal vai depender da boa vontade do Congresso para aprovar boa parte das medidas anunciadas nesta segunda-feira (14) para cobrir o rombo no Orçamento. Ao todo, R$ 52,7 bilhões previstos no ajuste precisam do aval dos parlamentares. Congressistas, porém, dão sinal de que o governo terá dificuldades.

A quantia representa 82% dos R$ 64 bilhões previsto no pacote.

A medida mais polêmica é a volta da CPMF, com a qual a equipe econômica pretende garantir R$ 32 bilhões. O projeto de criar uma alíquota de 0,2% sobre movimentações financeiras depende da aprovação de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional), que, por alterar a Constituição, precisa de um apoio maior do que propostas comuns que tramitam no Parlamento. É necessário o aval de 49 dos 81 senadores e de 308 dos 513 deputados.

R7. 80% de pacote do governo depende de aprovação do Congresso. R7 Notícias. 14 set. 2015. Disponível em: <http://zip.net/bvr2cW>. Acesso em: 17 set. 2015.

TEXTO B

Os benefícios (e malefícios) da CPMF

Este tributo possui no Brasil uma interessante história, que pelo jeito ainda não se encerrou, haja vista sua recorrência nos momentos em que a administração pública federal necessita de mais recursos.

Sua concepção derivou de uma ideia para substituir todos os demais tributos com a adoção de apenas um que pudesse fazer representar todos os demais. Seu caráter inovador estava em sua base de cálculo (apurada através da movimentação financeira), que de maneira genial, poderia identificar (e tributar) todos os cidadãos que fizessem movimentações financeiras via bancos. Sua lógica previa uma alíquota que se repetiria a cada transação, fosse de compra, pagamento, empréstimo ou qualquer outra forma de transferência de recursos financeiros.

Como ideia, era sensacional. Mas seu idealizador não se deu conta de um fato curioso: ele acabava de criar uma forma inteligente (bem concebida), criativa (era uma novidade) e fácil de fiscalizar (controlada através da rede bancária) para um NOVO tributo. E foi o que ocorreu.

[...]

Mas afinal, quais são os seus problemas? Porque tantas idas e vindas com este tributo? As causas são relativamente fáceis de perceber. Essa contribuição organiza (e tributa) a informação financeira de TODAS as pessoas e empresas que movimentam recursos financeiros no país, independentemente de sua origem. Seja dinheiro proveniente de salário, de outras rendas, de dinheiro ilícito, de recursos dos quais não se quer tornar pública a origem, de propinas…

Basta que este transite pelo sistema financeiro para que seja possível seu rastreamento muito mais facilmente. A não ser que tudo se dê no exterior, se este recurso se movimentar no país, fica bastante fácil rastrear sua origem. A saída seria andar com malas de dinheiro. Ou ainda escondê-lo em peças íntimas.

Portanto, como conceito ele é eficiente. Como aumento da carga tributária no momento em que vive o País, inconveniente. Como subsídio para investigações, adequado. Como forma de se atenuar o déficit primário, interessante.

SOUZA FILHO, José Carlos de. Os benefícios (e malefícios) da CPMF. SaúdeBusiness. Blog Economia e Finanças. 11 set. 2015. Disponível em: <http://zip.net/bgr1CG>. Acesso em: 17 set. 2015.

Page 19: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

RASCUNHO DA REDAÇÃO1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Page 20: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º
Page 21: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

FOLHA DE RESPOSTAS(RASCUNHO)

PROVA TIPO: _________

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

A B C D

AO TRANSFERIR ESSAS MARCAÇÕES PARA A FOLHA DE RESPOSTAS, OBSERVE AS INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS DADAS NA CAPA DA PROVA.USE CANETA ESFEROGRÁFICA AZUL OU PRETA.

Page 22: Vestibular para o 2º Semestre de 2016 PROVA A - FAME · FACULDADE DE MEDICINA DE BARBACENA. FUNDAÇÃO JOSÉ BONIFÁCIO LAFAYETTE DE ANDRADA FAME / FUNJOBE. Vestibular para o 2º

ATEN

ÇÃ

O:

AG

UA

RD

E A

UTO

RIZ

ÃO

PAR

A VI

RA

R O

CA

DER

NO

DE

PRO

VA.