Vi boletim3 4 2

8
BOLETIM DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO Publicação do Campus Colatina – 2014 – nº 6 Gazeta Noroeste Capixaba. Serão gerados vários produtos deste projeto, dentre eles um documentário sobre o diagnóstico realizado durante a expedição, veiculado nos telejornais da TV Gazeta e em um caderno especial no jornal impresso. A Gazeta, na mesma semana de apresentação do documentário. Também foram realizados workshops dos resultados obtidos nas cidades de Aimorés (MG), Colatina, Linhares e Vitória. A partir dos dados gerados pelo projeto, será lançado um livro acadêmico, a partir dos resultados gerados, que será distribuído na rede pública estadual de ensino e todos os parceiros envolvidos, que servirá de subsídio para novos projetos e ações a serem implementados na região. O Campus Colatina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participa, desde o início de 2014, do projeto de extensão “Diagnóstico Científico do rio Doce” , em parceria com a Rede Gazeta. O projeto tem como principal objetivo o diagnóstico dos recursos hídricos, solos, fauna, flora e socioeconomia da parcela capixaba da bacia hidrográfica do rio Doce. Além da coleta de dados secundários já efetuada, no mês de novembro os pesquisadores realizaram uma expedição na calha principal do rio Doce, em seus rios afluentes e municípios capixabas que fazem parte da bacia. A expedição começou em Baixo Guandu, na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais, e terminou no distrito de Regência, município de Linhares. Fazem parte do projeto os professores Abrahão Alexandre Alden Elesbon (coordenador geral), Josiana Laporti (coordenadora adjunta do meio biótico), Leonardo Ribeiro da Costa (coordenador adjunto de logística), Marco Antonio de Carvalho (coordenador adjunto do meio físico) e Thiago Saquetto (coordenador adjunto do meio socioeconômico). O projeto conta com a participação da Associação de Pescadores de Colatina (Apesc), da 3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, da 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo, da Ello Ambiental Consultoria e da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). A coordenação jornalística está sendo conduzida pela rede PROFESSORES REALIZAM EXPEDIÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOCE

description

 

Transcript of Vi boletim3 4 2

Page 1: Vi boletim3 4 2

BOLETIM DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

Publicação do Campus Colatina – 2014 – nº 6

Gazeta Noroeste Capixaba.Serão gerados vários produtos

deste projeto, dentre eles um documentário sobre o diagnóstico realizado durante a expedição, veiculado nos telejornais da TV Gazeta e em um caderno especial no jornal impresso. A Gazeta, na mesma semana de apresentação do documentário. Também foram realizados workshops dos resultados obtidos nas cidades de Aimorés (MG), Colatina, Linhares e Vitória. A partir dos dados gerados pelo projeto, será lançado um livro acadêmico, a partir dos resultados gerados, que será distribuído na rede pública estadual de ensino e todos os parceiros envolvidos, que servirá de subsídio para novos projetos e ações a serem implementados na região.

O Campus Colatina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) participa, desde o início de 2014, do projeto de extensão “Diagnóstico Científico do rio Doce”, em parceria com a Rede Gazeta. O projeto tem como principal objetivo o diagnóstico dos recursos hídricos, solos, fauna, flora e socioeconomia da parcela capixaba da bacia hidrográfica do rio Doce.

Além da coleta de dados secundários já efetuada, no mês de novembro os pesquisadores realizaram uma expedição na calha principal do rio Doce, em seus rios afluentes e municípios capixabas que fazem parte da bacia. A expedição começou em Baixo Guandu, na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais, e terminou no distrito de Regência, município de Linhares. Fazem

parte do projeto os professores Abrahão Alexandre Alden Elesbon (coordenador geral), Josiana Laporti (coordenadora adjunta do meio biótico), Leonardo Ribeiro da Costa (coordenador adjunto de logística), Marco Antonio de Carvalho (coordenador adjunto do meio físico) e Thiago Saquetto (coordenador adjunto do meio socioeconômico).

O projeto conta com a participação da Associação de Pescadores de Colatina (Apesc), da 3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, da 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental do Espírito Santo, da Ello Ambiental Consultoria e da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). A coordenação jornalística está sendo conduzida pela rede

PROFESSORES REALIZAM EXPEDIÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DOCE

Page 2: Vi boletim3 4 2

EDITORIAL

NOTÍCIAS

A atual direção de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PPGE) do Campus Colatina iniciou seus trabalhos no final do primeiro semestre de

2014, dando continuidade aos projetos e programas implementados neste ano, tem priorizado o fomento de um planejamento sistêmico, apresentando como escopo o desenvolvimento da tríade: pesquisa, pós-graduação e extensão, alinhada às demais diretorias e coordenações.

A equipe da direção PPGE, em ação conjunta com o Núcleo de Arte e Cultura, realizou, durante a II semana de Arte e Cultura, elaboração e cadastro de projetos, como também a oficina de atualização do lattes.

Em continuidade às atividades, ocorreu, também em setembro, a IX Jornada Científica dos alunos 2013/14, um evento marcado pela participação de todos os campi na promoção da iniciação científica e da pesquisa.

Nesta edição, acompanharemos inúmeros trabalhos

apresentados por professores e alunos do Campus Colatina em congressos nacionais e internacionais, durante este ano de 2014, além da publicação de livros, capítulos de livros e periódicos.

Na Pós-Graduação, mais de 200 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) foram defendidos por alunos da modalidade EAD dos cursos de Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Educação Profissional e Tecnológica.

Uma comissão foi instituída para nortear a gestão dos cursos de Pós-Graduação no Campus Colatina por meio da criação do regimento interno dos cursos de pós-graduação, pois além das especializações já existentes no campus, encontram-se, em fase de planejamento, cursos presenciais de especialização em Gestão Pública e outros cursos na área de Educação e Meio Ambiente.

Dentre as atividades de extensão desenvolvidas este ano, destacamos o I Workshop de Desenvolvedores, a

II Semana de Arte e Cultura, o II Festival de Música, o I Festival de Curta no Quilombo e o Diagnóstico Científico do Rio Doce, entre outras.

A equipe de coordenação e acompanhamento do Pronatec ofertou mais de 300 vagas de cursos em diversas áreas, sendo referenciada em nível nacional pelo trabalho desenvolvido por meio de uma educação de qualidade.

A equipe da direção do PPGE convida a comunidade em geral para se aproximar ainda mais da diretoria, a fim de fortalecer nossas atividades, como também contribuir com sugestões para que, a cada edição, este boletim se aperfeiçoe na divulgação de informações e ações deste campus.

2

ALUNOS DOS TECNÓLOGOS DEFENDEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)Os alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia em Redes de Computadores e em Saneamento Ambiental defenderam seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nos últimos meses. Confira:

ALUNOS TÍTULO DO TRABALHO ORIENTADOR

Dayane Aparecida Scalzer

Lucio Pelição Dias Diego Tesch Gramelich

Flávio Alves Bongiovani de Oliveira

Alexandre Soares de Andrade Jacimar Moronari Massad

Guilherme Farina Pena Keslley Christian Terra Rosário

Allan Campos Dellorto Fernando Peixoto de Freitas

Gabriel Rossi Mafioletti

Eliana PonathGabriela Cesar De Oliveira

Lucas Gonçalves De FreitasNatanael Blanco Bená Filho

Samuel Vinícius De Castro Lourenço

Proposta de implantação da norma isso/IEC 27001 no escritório de contabilidade Criscon.

Protótipo para redução do consumo de água em plantações, com a utilização do arduino.

SOBLOGS: um modelo para desenvolvimento de redes sociais específicas sobre a blogosfera.

Aprimoramento da segurança da rede interna e do gerenciamento do serviço da tecnologia da informação através do OCS INVENTORY NG e de

novas práticas baseadas no ITIL na Prefeitura Municipal de Colatina.

Implementação de um servidor de arquivos em redes LTSP.

Proposta de implantação de uma rede desmilitarizada (DMZ) na Prefeitura Municipal de Colatina-ES.

Implantação de um sistema para melhoria no acompanhamento de projetos da ERP INNOVATION.

Compressibilidade dos resíduos sólidos recicláveis da indústria têxtil, lata de alumínio e garrafa PET

Saúde ambiental do doce: caracterização dos impactos ambientais que afetam a saúde da população residente nos municípios banhados pelo rio

Santa Maria Do Doce.

Ensaio de tratabilidade em água com alta contagem de cianobactérias.

Plano de gerenciamento de resíduos de saúde dos laboratórios e enfermaria do IFES-campus Colatina.

Antônio Da Silva Ferreira

Adrielli Ramos LocatelliLaiane Dos Santos Campos

Leonardo Martineli

Marcelly Conceição ThomesNatalia Cristina Da Silva

Viabilidade do uso de lodo de curtume associado a outras substâncias no substrato de mudas de cafeeiro como fonte de adubação alternativa.

Análise da gestão dos recursos hídricos da sub-bacia do rio São João Pequeno – Colatina – ES.

Érika Lopes Vilela

Renan Osório Rios

Vanderson José Ildefonso Silva

Renan Osório Rios

Alextian Bartholomeu Liberato

Mario Mestria

Vanderson José Ildefonso Silva

Leonardo Ribeiro da Costa

Julimara Alves Devens Souza

Felipe Morais Addum

Felipe Morais Addum

Sávio Silva Berilli

Julimara Alves Devens Souza

Boa leitura!

Page 3: Vi boletim3 4 2

SERVIDORES PARTICIPAM DE EVENTO DAS ESPECIALIZAÇÕES PROEJA E EPT

NOTÍCIAS

A terceira edição do Seminário Integrado das Especializações Proeja e EPT foi realizada no Campus Vitória e teve como objetivo discutir saberes e práticas para a educação profissional e tecnológica e a educação profissional na modalidade Proeja, numa perspectiva integradora e emancipadora.

O evento é uma realização dos cursos de especialização lato sensu em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), do Campus Colatina e em Educação Profissional Integrada

à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), do Campus Vitória. Ambos são oferecidos na modalidade a distância. Os servidores do Campus Colatina ligados à especialização em EPT participaram das atividades do seminário. A coordenadora do curso, Ilalzina Maria da Conceição Medeiros, foi mediadora da mesa-redonda “Para além das fronteiras: (Re)pensando as Diversidades de Sujeitos e Saberes no EPT e no Proeja”. Míriam

Albani, que também mediou a mesa-redonda, foi uma das coordenadoras da “Exposição e apresentação de TCC’s” .

ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS PARTICIPAM DA II SIMULAÇÃO GEOPOLÍTICA DO IFES

Alunos dos cursos técnicos integrados em Edificações e Administração participaram da II Simulação Geopolítica do Ifes (Sigi), realizada em agosto no Campus Aracruz. O evento simula a atuação dos órgãos e fóruns da Organização das Nações Unidas (ONU) e leva os alunos a discutir problemas de relevância mundial.

Os participantes são divididos em comitês, com assuntos pré-definidos para debate, simulando o ambiente diplomático internacional. Cada estudante é denominado “delegado” e representa, individualmente ou em duplas,

um país, defendendo a política externa desse país de acordo com o assunto debatido. Nesta edição, os comitês tiveram como temas: AGNU 2030 – A Crise de Superpopulação Mundial; CDH 2015 – Limites Religiosos nas Políticas Europeias e Estadunidenses e Interferência na Cultura dos Países Árabes do Norte da África; CSNU 1992 – Guerra Civil da Somália; e OPEC 1978 – Crise do Petróleo.

O projeto é coordenado pelo professor de Geografia Helder Januário da Silva Gomes e contou com o apoio da servidora Layza Spinassé. De acordo com o professor, a Sigi

objetiva ampliar as possibilidades de ensino das diversas disciplinas curriculares do ensino médio, auxiliando na compreensão de questões da geopolítica mundial e desenvolvendo o senso crítico dos participantes.

3

PROFESSORA DO CAMPUS MINISTRA PALESTRAS EM COMUNIDADES

Dependência química, abordagens interdisciplinares e harmonia familiar foram temas de duas palestras ministradas pela docente Ana Lúcia Reis Melo Fernandes da Costa, nas comunidades dos bairros São Marcos e São Vicente. As palestras, que aconteceram nos meses de julho e setembro, esclareceram às famílias sobre a presença das drogas no convívio doméstico e algumas formas de enfrentar o problema. Cerca de 30 pessoas participaram de cada palestra e a expectativa é que o projeto continue, abrangendo mais comunidades.

CAMPUS COLATINA E ITAPINA LANÇARAM EDITAL PRÉ-INCUBAÇÃO

Em outubro, os campi Colatina e Itapina lançaram edital conjunto para seleção de empreendimentos para pré-incubação em seus Núcleos Incubadores. O Programa de Pré-incubação oferece um conjunto de atividades para apoiar o empreendedor, tornando o empreendimento apto aos processos seletivos de incubação. O edital previu a seleção de até cinco empreendimentos com aderência a uma ou mais áreas de atuação desses campi, nas seguintes áreas: Agronegócios; Produção Vegetal; Produção Animal; Administração; Informática; Construção Civil; Arquitetura e Urbanismo; Saneamento Ambiental; e Segurança do Trabalho.

ALUNOS DO CAMPUS FAZEM PROVA PARA PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA

No dia 14 de setembro, alunos do Campus Colatina realizaram a prova de conhecimentos gerais para a seleção do programa Jovens Talentos para a Ciência. A aplicação da prova ocorreu no Campus Vitória e concorreram alunos dos cursos superiores Tecnologia em Saneamento Ambiental, Sistemas de Informação e Arquitetura e Urbanismo. Os alunos com melhores classificações receberão bolsas de estudos de iniciação científica com duração de um ano, a partir de janeiro de 2015.

Page 4: Vi boletim3 4 2

NOTÍCIAS

NAP REALIZA A IV JORNADA INTERNA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃOO Núcleo de Apoio a Gestão de Projetos (NAP) realizou sua IV Jornada Interna de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão. O evento, realizado em maio, contou com a palestra do professor Diemerson Saquetto, com o tema “A sociedade científica - Oportunidades para os discentes”, destinada aos alunos.

A jornada também contou com atividades voltada aos servidores. O professor Abrahão Elesbon falou sobre a necessidade de religar os saberes disciplinares, de forma a associar o ensino, pesquisa e extensão. Foi apresentado ainda o Programa de Extensão “JBKP” - Articulando saberes acadêmico e comunitário - construindo relações cooperativas e aprendizagem coletiva. O nome escolhido para o programa é uma homenagem ao seu idealizador, o professor João Batista Keffler Pinotti.

O tema proposto para a dinâmica de trabalho foi o bairro Santa Margarida. O tema proposto para a dinâmica de trabalho foi o bairro Santa Margarida. Os servidores foram divididos em grupos que, a partir das discussões, criaram diversos projetos. A expectativa é que esses projetos sejam submetidos a editais e tragam recursos para o Campus Colatina e para a comunidade do bairro. Dois deles já serviram de base para o envio de propostas na Chamada 17 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

SERVIDORES DO CAMPUS COLATINA LANÇAM LIVROS

Monica Costa Arrevabeni lançou o livro “Inclusão digital de Idosos: Relatos e Reflexões”, durante o III Seminário Integrado das Especializações Proeja e EPT, em abril. A obra é fruto da dissertação de mestrado da autora e aborda as políticas públicas referentes a temas que relacionam velhice com educação e tecnologia. Ela desenvolveu uma pesquisa com uma turma de inclusão digital de pessoas com mais de 60 anos e os dados coletados foram analisados e expostos nos capítulos finais. A obra se baseia nas vozes dos idosos pesquisados e traz anseios, dificuldades, motivações e sucessos quanto à relação entre a velhice, a educação e a tecnologia.

A servidora Marlinda Gomes Ferrari é autora do capítulo “Adolescência e afetividade sob o olhar de Vigotski e Wallon”, no livro “Transtornos do desenvolvimento e deficiência – inclusão e escolarização” organizado por Rogério Drago. A obra, lançada em outbro, discute questões teóricas e práticas que mostram como a Educação de sujeitos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento tem passado por transformações significativas nos últimos anos.

Em novembro foi lançada a obra “O estado do Espírito Santo e a Ditadura (1964-1985)”, organizado por Pedro Ernesto Fagundes, Ueber José de Oliveira e Vitor de Amorim Angelo. Neste livro, o artigo “Das APM’s à abertura política: Max Mauro e a ditadura militar no Espírito Santo (1970-1984)” é de autoria do professor de História do Campus Colatina, Amarildo Mendes Lemos. A obra reúne

pesquisas acadêmicas que, a partir de diversos pontos de vistas, têm como foco o golpe e a ditadura militar numa perspectiva de análise regional, sem deixar de considerar o conjunto de questões relativas à realidade nacional. No seu artigo, o professor procura contribuir com a reflexão sobre o MDB/PMDB no Espírito Santo tendo em vista a trajetória política de Max de Freitas Mauro, identificado como uma das maiores lideranças do grupo dos autênticos nesse estado. A partir da documentação da Delegacia de Ordem Política e Social disponibilizada pelo Arquivo Público Estadual foi possível recuperar alguns aspectos da vida partidária, da resistência política e do modus operandi dos órgãos de repressão.

E a servidora Elizabete Gerlânia Caron Sandrini publicou diversos artigos em diferentes revistas científicas. Frutos do curso de doutorado em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Elisabete é autora do resumo “Da imagem das mãos ao corpo sem órgãos: um olhar sobre a personagem Paulo Honório do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos”, publicado no III Colóquio de Pesquisas em Andamento, realizado em julho, na Ufes. O seu artigo “No (des)tecer do texto: a marca das relações de gênero no fio do destino feminino em A Moça Tecelã, de Marina Colasanti” foi publicado na revista Littera – Revista de Estudos Linguísticos e Literários. Já o capítulo “Num Enlace Estelar, as ‘Vidas Secas’ Graciliânicas e Claricianas: (Im)Possíveis Cânones Da Literatura Brasileira Contemporânea?” será publicado no livro “Por um (Im)possível (Anti)Cânone Contemporâneo”, ainda este ano.

4

Page 5: Vi boletim3 4 2

NOTÍCIAS

ESTUDANTES DO CAMPUS COLATINA PARTICIPAM DA JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃOVinte alunos do Campus Colatina apresentaram seus trabalhos de iniciação científica e tecnológica na IX Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A jornada aconteceu em setembro, no campus Vitória, e reuniu alunos bolsistas dos cursos técnicos e de graduação e professores. Foram apresentados, aproximadamente, 280 trabalhos, de 16 campi da instituição, por meio de pôsteres ou oralmente.

O diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires, ressaltou que a jornada é um evento que vem se consolidando e se tornando referência entre os campi da instituição. Uma das inovações deste ano foi a entrega dos anais do evento, com o resumo dos trabalhos, que serão também enviados para outros institutos federais.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Márcio Có, explicou que a jornada reuniu as pesquisas realizadas no ciclo de agosto de 2013 a julho de 2014. Além de um momento de divulgação, é a hora da avaliação do ciclo e de propor melhorias para o próximo. Ele ainda prometeu novidades no evento para o próximo ano, quando se comemora os dez anos da jornada.

A palestra de abertura foi realizada pelo professor André Romero, do Campus Aracruz, com o tema “Ciência, Poder e Iniciação Científica”. O professor mostrou como a falta de conhecimento científico gera dependência nos países que não investem em pesquisa.

Além dos bolsistas do nosso campus, diversos alunos que tiveram projetos aprovados nos editais de iniciação científica participaram da IX Jornada, prestigiando a apresentação dos colegas e já se preparando para e evento do próximo ano.

CAMPUS ARACRUZ SEDIA O V SEMINÁRIO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO DO IFES – NORTE E NOROESTE

Neste ano, o campus Aracruz sediou a quinta edição do Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Ifes – Norte e Noroeste. Participaram do evento os servidores dos campi Aracruz, Colatina, Itapina, Santa Teresa, Nova Venécia, São Mateus, Barra de São Francisco, Montanha e Linhares. O objetivo do seminário foi debater formas de trabalhar o Ensino, a Pesquisa, a Extensão e a Pós-Graduação de maneira integrada nos campi.

O gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Campus Aracruz, Vinicius Guilherme Celante, ressaltou que o objetivo do evento é promover a integração entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, de forma que essas ações conjuntas busquem o fortalecimento dos trabalhos em rede, aproveitando a capilaridade do Instituto. Um dos palestrantes foi o professor Antônio Donizetti Sgarbi, falando sobre “Alfabetização Científica”. Depois,

o pró-reitor de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, contou a “História do Núcleo de Competências em Química do Petróleo” .

O secretário de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Alberto Farias Gavini Filho, ministrou a palestra “Perspectivas em Ciência e Tecnologia no Espírito Santo” e o professor André Gustavo Galdino encerrou o seminário com um relato de sua experiência como participante do intercâmbio promovido pelo Termo de cooperação internacional Canadá x Brasil.

O Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Ifes – Norte e Noroeste teve sua primeira edição no ano de 2010, sediado no campus Itapina. Depois foi a vez dos campi de Colatina, Santa Teresa e Nova Venécia receberem o evento e, a cada ano, o seminário tem ganhado força e visibilidade no âmbito do Instituto.

5

CAMPUS COLATINA CADASTRA DIVERSOS PROJETOS NO PAEXCriado no final de 2013, o Programa de Apoio à Extensão do Ifes abriu edital para o ano de 2014, recebendo o cadastramento de diversos projetos de extensão. Desde junho deste ano, a Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus Colatina já enviou cinco projetos: I Workshop para desenvolvedores, coordenado pelo prof. Igor Carlos Pullini; II Semana de Arte e Cultura; II Festival de MusicaI; Festival Curta no Quilombo – Produção temática Audiovisual História e Cultura Afro-brasileira, coordenados pela professora Lilia Márcia de Alvarenga Lourete e equipe do NAC – Núcleo de Arte e Cultura; Diagnóstico Científico do Rio Doce, coordenado pelo Prof. Abrahão Alexandre Alden Elesbon e Projeto Pró-aluno – aprendendo a programar, coordenador pelo prof. Renan Osório Rios.

PROJETO DE BENEFICIAMENTO DE RESÍDUOS TECNÓLOGICOS

Por meio de parceria firmada com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Campus Colatina recebeu, neste segundo semestre de 2014, cerca de 30 toneladas de resíduos tecnológicos – computadores, teclados, monitores, impressoras – que foram repassados para o projeto de beneficiamento.

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAPTA RECURSO EXTERNO PARA REALIZAR EVENTOA comissão organizadora do III Fórum de Arquitetura e Urbanismo e Edificações: A cidade que ocupamos! captou recursos financeiros junto à FAPES, no seu edital nº 008/2014, para a organização de eventos técnico-científicos. A proponente junto à agência de fomento foi a Profª. Ana Lúcia Reis Melo Fernandes da Costa e o evento acontecerá em março de 2015.

Page 6: Vi boletim3 4 2

CAMPUS COLATINA INAUGURA LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA APLICADAOs alunos dos cursos ofertados pelo eixo de Informática do Campus Colatina têm mais um local para desenvolver suas pesquisas. Neste segundo semestre foi inaugurado o Laboratório de Informática Aplicada (LIA).

Com isso, os estudantes que estão fazendo iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso ou envolvidos em projetos de extensão possuem um laboratório próprio para desenvolver pesquisa sob orientação dos professores. A iniciativa partiu dos professores de informática do campus e contou com o apoio de diversos setores para ser concretizado.

NOTÍCIAS

V SEMINÁRIO MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PRONATEC: PENSANDO NA FORMAÇÃO DO HOMEM

Com uma equipe formada por professores e técnico-administrativos preocupados com a formação dos alunos não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem contribuído para a ampliação dos horizontes dos alunos, proporcionando-lhes a volta à escola e estimulando a busca pela continuação dos seus estudos.

O Pronatec foi implantado no Campus Colatina em junho de 2013 e já no primeiro ano capacitou 341 pessoas. No primeiro semestre de 2014, mais 221 alunos ingressaram no programa, com o objetivo de preparar-se para o mercado de trabalho. Os alunos fazem os cursos de Programador Web, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Tesouraria e Auxiliar de Recursos Humanos.

“Ser aluno do Ifes, é um sonho que não pude realizar mais jovem, por ignorância da família, mas não desisto. Terminei o ensino médio pelo EJA e pretendo conquistar mais esta vitória para mim, testar meus limites saber que sou capaz. Apesar do tempo perdido, vou recuperar cada minuto de aprendizagem”

Selimar Martins SchultzAluna do Curso Auxiliar de Secretaria

Escolar - 2013

“Ouvi falar bem dos professores e dos cursos, pelos quais podemos melhorar nossas oportunidades na carreira de trabalho. Adorei a matéria que cursei, em que pude aprender sobre normas que são orientadas de acordo com as leis. Se tiver oportunidade farei novos cursos e indico para várias pessoas.”

LivianAluna do Curso Auxiliar de Secretaria

Escolar - 2013

***

FESTIVAL DE CURTAS COMEMORA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O dia 20 de novembro é marcado por atividades e comemorações ao Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Para celebrar a data, o Campus Colatina promoveu o I Festival Curta no Quilombo – Produção temática Audiovisual História e Cultura Afro-brasileira. O festival teve como finalidade debater e tratar temas relativos à história e cultura afro-brasileira em respeito à determinação da legislação 10.639/2003.

Sob a supervisão da professora Luciana Lima Batista e colaboração dos professores Rita de Cássia Dias e Rubens Maria Vago, docentes de diversas disciplinas abordaram aspectos culturais, sociais, políticos e temas

contemporâneos e históricos referentes à afro-brasilidade. A partir dos debates em sala e de trabalhos sobre o tema, os alunos do 1º ano dos cursos Técnicos em Administração e em Edificações Integrados ao Ensino Médio produziram os curtas exibidos durante o evento.

O festival também teve atrações culturais: a dança do carimbó, com os alunos da Faculdade da Melhor Idade de Colatina (Famic), a apresentação de capoeira e maculelê pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Colatina e barracas com mostras de vestuários, brinquedos e adereços africanos. O evento contou com a participação de alunos e servidores do campus e da comunidade externa.

Ainda em 2013, o programa oferecido no Campus passou por uma avaliação do Ministério da Educação (MEC), obtendo nota máxima.

6

Nos dias 29 e 30 de outubro, no UNESC, ocorreu o V SMCTI, realizado entre uma parceria do Ifes campus Colatina com diversas instituições públicas e privadas. A pauta do evento contou com discussão sobre o panorama atual de CTI no município, além de opções de fomento para maior desenvolvimento da área e apresentação de casos de sucessos.

Page 7: Vi boletim3 4 2

II SEMANA DE ARTE E CULTURA E II FESTIVAL DE MÚSICA AGITAM O CAMPUS

NOTÍCIAS

Uma semana inteira de intensas atividades culturais e um festival de música movimentaram o campus entre os dias 15 e 20 de setembro de 2014. A II Semana de Arte e Cultura e o II Festival de Música do Ifes, promovidos pelo Núcleo de Arte de Cultura (NAC), envolveram todos os cursos e outras escolas estaduais e municipais de Colatina e de cidades vizinhas.

A Semana contou com 14 exposições permanentes de fotos, pinturas, literatura e grafite, além de duas apresentações teatrais baseadas na literatura norte-americana. Cinco salas foram dedicadas à apresentação de trabalhos temáticos, dentre eles, “Primavera”, de Mário Quintana, e “Teatro de Sombras” em homenagem a Ariano Suassuna. As dezesseis oficinas artísticas e técnico-científicas trataram

de temas como Expressão Corporal e Musical, Tecnologia de Comunicação, Elaboração de Projetos, Uso da Plataforma Lattes e Normatização de Trabalhos Acadêmicos.

Durante todos os dias, o auditório “João de Medeiros Calmon” esteve com seus 400 lugares lotados, com apresentações musicais, de dança, palestras, mostra de vídeos com apresentações musicais e de danças, campeonatos virtuais, flash mob, entre outras apresentações temáticas de alunos, servidores e parceiros.

Festival de Música

O último dia da programação da Semana foi dedicado ao II Festival de Música do Ifes. Com apresentações de 23 músicas inéditas,

Vencedores do II Festival de Música do Ifes

1º lugar Música: Céu – Glaudertone Barcellos e alunos do campus Aracruz.

2º lugar Música: A Criação – Ariel Soares Sihoura Vieira e Raphael Henrique Teixeira (alunos egressos de Colatina).

3º lugar Música: Só Quero Te Adorar – Newton Félix Júnior, Thainara Cristina Alves de Urbane Silva, Yohann Matos de Aquino, Mirivam Olmo Domingos, Gabriel Telles (Colatina).

PRPPG VISITA O CAMPUS COLATINAO Campus Colatina recebeu a visita da equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). Participaram da visita o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Márcio Có, o diretor de Pesquisa André Pires e o diretor de Pós-Graduação Rony Freitas.

Um dos objetivos da visita foi apresentar a chamada 17 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), estimulando os pesquisadores do

Campus Colatina a submeter propostas. Houve ainda uma breve apresentação das realizações atuais da PRPPG.

A equipe da PRPPG também se reuniu com os integrantes do Núcleo de Apoio à Gestão de Projetos (NAP) e demais servidores interessados em atividades correlatas à pró-reitoria. Finalizaram a visita conhecendo pesquisas em desenvolvimento e laboratórios do campus.

7

alunos, ex-alunos, servidores e ex-servidores de diversos campi do Instituto tiveram a oportunidade de interpretar suas composições e divulgar o talento musical.

O festival contou com a participação de outros campi do Ifes, como Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Itapina e Vitória. As canções, de diversos gêneros musicais, foram submetidas a um júri popular e técnico. Os três primeiros lugares receberam premiação.

Page 8: Vi boletim3 4 2

SERVIDORES DO CAMPUS COLATINA APRESENTAM TRABALHOS EM EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

NOTÍCIAS

A professora de artes, Luciana Lima Batista participou de dois eventos internacionais em 2014: de 30 de junho a 02 de julho, em Praga, República Tcheca, no XVI APOSTROF - 16 th Internacional Festival of Independent anda Amateur Theather e, de 16 a 19 de agosto, no Congresso Latinoamericano de Educación por el Arte - Qué arte para que educación?, em Buenos Aires, Argentina. A docente apresentou o trabalho “O ensino da arte dentro dos Institutos Federais Brasileiros: avanços e desafios no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos”, junto com a professora Verônica da Silva Cunha Cavatti, do Campus Cariacica.

A servidora Elizabete Gerlânia Caron Sandrini participou, como Comunicadora, do I Congresso Internacional e o XVI Nacional de Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória. O evento, realizado nos dias 27 e 28 de novembro de 2014, tratou do tema “Modernismo e Marxismo em época de pós-autonomia literária”. Seu trabalho intitula-se “Sob A Égide da Desconstrução: o modernismo e o marxismo em São Bernardo, de Graciliano Ramos”.

O professor Alextian Bartolomeu Liberato tem apresentado diversos trabalhos em eventos da área de Ciência da Computação, como o XXXII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos e IV Workshop de Pesquisa Experimental da Internet do Futuro, que ocorreu em Florianópolis, Santa Catarina. No XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação e XIII Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação, ocorridos em Brasília, o docente foi um dos autores do trabalho intitulado “Avaliação de Desempenho de Plataformas para Validação de Redes Definidas por Software”.

O professor Victorio Albani Carvalho apresentou o trabalho “Using Reference Domain Ontologies to Define the Real-World Semantics of Domain-Specific Languages” na 26th International Conference on Advanced Information Systems Engineering - CAiSE’14, que aconteceu de 16 a 20 de junho em Thessaloniki - Grécia.

A professora de Administração Mauricéia

Soares Pratissolli Guzzo apresentou o trabalho “Competências de Marketing aplicadas ao Varejo: desenvolvendo um modelo de análise”, no XVII Semead, que ocorreu de 29 a 31 de outubro, na USP, São Paulo. Em novembro, a professora participou do Congresso Iberoamericano de Ciencia, Tecnologia, Innovación y Educación, que ocorreu em Buenos Aires, Argentina, apresentando o trabalho na área de educação intitulado “A Educação Profissional e Tecnológica como instrumento para o desenvolvimento da cidadania”.

Em setembro, o professor Júlio Cesar Nardi apresentou os trabalhos “Revealing Service Commitments in Service-Oriented Enterprise Architecture”; “An Ontological Analysis of Service Modeling at ArchiMate’s Business Layer” e “Towards Better Semantics for Services in eHealth Standards: A Reference Ontology Approach” na 18th International Enterprise Distributed Object Computing Conference Workshops and Demonstrations (EDOCW 2014). A conferência aconteceu em Ulm, na Alemanha.

Nos dias 01 a 04 de novembro, a pedagoga Marlinda Gomes Ferrari participou do VI CBEE – Congresso Brasileiro de Educação Especial que aconteceu na UFScar – SP. No evento, Marlinda, que atualmente é doutoranda em Educação pela UFES, apresentou o trabalho “Síndrome Cornélia de Lange: desafios e superação a partir de relatos familiares”.

Alunos

Os alunos do curso de Saneamento Ambiental, Nayara de Oliveira Camargo e Gustavo Cetto Roberto Vieira, participaram do II Simpósio Brasileiro de

O professor Julio Cesar Nardi, do Campus Colatina, participou da 17th IEEE International EDOC Conference, em Vancouver, no Canadá. O trabalho acadêmico “Towards a Commitment-based Reference Ontology for Services”, o qual o professor é um dos autores, recebeu o prêmio de melhor artigo da conferência.

Saúde e ambiente, ocorrido entre os dias 19 a 22 de outubro de 2014, no MINASCENTRO, Belo Horizonte, Minas Gerais. Os alunos apresentaram o trabalho “Caracterização Espacial: uma ferramenta eficaz no planejamento de controle da dengue no município de Colatina, Espírito Santo”. No evento, foram, ainda, apresentados os trabalhos “Percepção de riscos da ação do agrotóxico na saúde ambiental em uma região agrícola de Alto Caxixe - Venda Nova do Imigrante, ES”, de autoria das estudantes Lídia Mara da Silva Ramos e Julia Onofre Reiame Canal e “Saúde Ambiental do Doce: Uma questão de bem estar e qualidade de vida em três municípios do Espírito Santo, Brasil”, dos professores Felipe Morais Addum, Josiana Laporti, Diemerson Saquetto e do aluno Natanael Blanco Bená Filho, do curso de Saneamento Ambiental.

Os alunos Nayara Salera Malta, Ludmila de Carli, Romulo Croce, Bárbara Fortes do curso de Arquitetura e Urbanismo, orientadas pelo Professor Leandro Camatta de Assis, apresentaram trabalho no Seminário Habitar 2014, que aconteceu em Nova Lima, Minas Gerais, entre os dias 26 e 28 de novembro. A publicação aborda a “Análise Perceptiva da Qualidade Ambiental em Habitação de Interesse Social na Cidade de Colatina – ES: Avaliação Pós-Ocupação”.

***

***

***

***

***

***8

EXPEDIENTE

Instituto Federal do Espírito SantoCampus Colatina

Diretor Geral:Luiz Braz Galon

Direção de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão:Octávio Cavalari Junior

Direção de Ensino:Divina Leila Soares Silva

Direção de Administração:Joel Rogério

Órgão responsável pela publicação:Núcleo de Apoio à Gestão de projetos - NAPDiretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

Diagramação e revisão:Assessoria de Comunicação Social do Ifes - CSO

***

***