VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de...

35
VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani Universidade de São Paulo

Transcript of VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de...

Page 1: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande

Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais

Anna Maria Grammatico CarmagnaniUniversidade de São Paulo

Page 2: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.
Page 3: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.
Page 8: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

Objetivo

• Discutir o impacto das novas tecnologias em nossas identidades e o impacto que elas têm na educação.

• Descrever as condições necessárias para desenvolver um projeto de Ensino à Distância, cf. experiência de Romero Tori na Escola do Futuro – USP.

Page 9: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

A sociedade em rede

• “Nossas sociedades estão cada vez mais estruturadas em uma oposição bipolar entre a Rede o Ser”. (Castells, 1999/2008:41)

Page 10: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

Diversas posições

• A posição de Castells se coaduna com a de Pierre Levy. Para Levy, a cultura digital proporcionará grandes avanços para a união dos homens.

• Para Paul Virilio, a cibercultura é vista como destruidora de valores éticos e morais.

Page 11: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

Diversas posições

• Turkle (1996), Santos (2003) e outros, avaliam as consequências psicológicas e sociais desse novo paradigma.

Page 12: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

Posição defendida

• As novas tecnologias provocam mudanças significativas na relação estabelecida entre sujeitos, discurso e sociedade;

• Novas formas de controle são estabelecidas;• Outras identidades emergem na cultura

digital.

Page 13: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

Como fica a comunicação?

• Nós não vemos a realidade como ela é, mas como são nossas linguagens. E nossas linguagens são meios de comunicação. Nossos meios de comunicação são nossas metáforas. Nossas metáforas criam o conteúdo de nossa cultura. (Postman, 1985)

Page 14: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

Comunicação pós-Mc Luhan

• A mensagem é o meio (Castells:425).

Page 15: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

Comunidades virtuais x Comunidades reais

• As comunidades virtuais são redes sociais interpessoais, em sua maioria baseadas em laços fracos, diversificadíssimas e especializadíssimas, também capazes de gerar reciprocidade e apoio por meio da dinâmica da interação sustentada.

Page 16: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

Cursos de língua online e materiais didáticos

• O tempo real no contexto virtual é o tempo que o sujeito clica a atividade; a sensação de estar sendo ouvido e atendido quando e onde deseja faz com que o aluno acredite que controla a aprendizagem e, mais do que isso, confie que possui um interlocutor disposto a interagir sempre que quiser.

Page 17: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.
Page 18: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.
Page 19: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.
Page 20: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.
Page 21: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.
Page 22: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.
Page 23: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

Planejamento de Ensino – Virtual ou a Distância?

• Duas perguntas:1. O que fazemos melhor ou mais rapidamente

quando estamos juntos numa sala de aula? (Moran, 2002)

2. O que fazemos melhor ou mais rapidamente no espaço virtual? (Tori, 2002)

Page 24: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

Em outras palavras...

• A proporção entre real e virtual é função de necessidades pedagógicas.

Page 25: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

Recursos virtuais de apoio à educação presencial

• Tecnologia:1. Learning management systems (LMS)2. Lousa eletrônica3. Caderno eletrônico4. Biblioteca virtual5. Media streaming

Page 26: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

Tecnologia

6. Laboratório virtual7. Jogos educativos8. Ferramentas de autoria9. Objetos de aprendizagem

Page 27: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

A inclusão do virtual no presencial

1. É variável e dependente dos objetivos de ensino e da tecnologia e pessoal especializado disponível.

2. Tecnologia sem pessoas habilitadas para usá-la não leva a lugar algum.

3. Há a necessidade de uma infra-estrutura mínima para o desenvolvimento de cursos à distância.

Page 28: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

4. Há a necessidade de um bom suporte pedagógico: fóruns de discussão, salas de bate-papo virtual, repositório de material didático, área para publicação de trabalhos de alunos.

5. A sala de aula precisa ser modificada.6. Há a necessidade de uma equipe de apoio ao

docente e ao discente.

Page 29: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

7. Capacitação de alunos e professores.

8. Implantação: o engajamento de professores e alunos e as condições de trabalho e estudo são tão importantes quanto um bom projeto pedagógico.

Page 30: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

Possíveis problemas

1. Fuga pelas “janelas” (alunos entrando em áreas distintas das aulas).

2. Mau uso das mídias; mensagens sendo ofuscadas pelo meio.

3. Professor – nem todos são bons autores de materiais virtuais.

Page 31: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

Possíveis problemas

4. Professor ou ator? (com treinamento, todos se saem bem em atividades de videoconferência).

5. O vício do virtual (sintomas: preguiça de ir até a bilbioteca ou de ler um livro que não possui hotlinks, recortar e colar em lugar de interpretar e compor, acreditar em qualquer coisa que encontre na Internet, etc.

Page 32: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

MITOS1. Educação à distância é mais barata que a

presencial;2. EaD dispensa professor (pq necessita de autores,

designers, produtores, tutores, assistentes, etc.)3. Fazer EaD é produzir conteúdo on-line (isso é

apenas parte do trabalho)4. Não há limite para o no. de alunos (desde que não

haja para professores).

Page 33: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

Concluindo

• A inclusão do virtual na educação presencial é um caminho sem volta.

• As novas tecnologias não são uma tábua de salvação para a educação, nem são o monstro temido por muitos.

• Novas identidades estão sendo construídas pelas várias gerações.

Page 35: VI SELIMEL Universidade Federal de Campina Grande Ensino de Inglês e Literatura em Tempos de Ambientes Reais e Virtuais Anna Maria Grammatico Carmagnani.

Bibliografia• CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Volume 1. São Paulo: Paz e Terra,

1999.• LEVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Ed. 34, 1996.• LEVY, P. A inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 3ª. Ed. , 2000.• LEVY, P. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Ed. 34, 10ª. Ed., 2001.• RAMAL, Andrea Cecília. Educação na Cibercultura. Porto Alegre: Artmed,

2002.• SANTOS, Laymert G. Politizar as novas tecnologias. São Paulo: Ed. 34,

2003.• TORI, Romero. O virtual que marca presença.