Via Campus Edição Ano XI nº 105

12
VIA CAMPUS VIA CAMPUS VIA CAMPUS VIA CAMPUS VIA CAMPUS UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda Ano XI Nº 105 - Novembro/2012 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Cerca de 1,6 mil estudantes do ensino médio participaram de mais uma edição do UniFOA Portas Abertas. Sucesso Total Portas ortas ortas ortas ortas Abertas Abertas Abertas Abertas Abertas As comemorações do 45º aniversário da FOA e o 13º do UniFOA foram dividi- das em duas datas, com inaugurações e lançamento de livro. Páginas 3, 5, 6 e 7 Página 9 FOA e UniFOA comemoram aniversário Uma ideia tirada de um filme inspira alunos e professores do curso a criar uma exposição itinerante dentro de um ônibus. E para que isso fosse possível a integração dos alunos foi fundamental. Página 4 O ônibus mágico do Design

description

Capa: O ônibus mágico do design

Transcript of Via Campus Edição Ano XI nº 105

Page 1: Via Campus Edição Ano XI nº 105

VIA CAMPUSVIA CAMPUSVIA CAMPUSVIA CAMPUSVIA CAMPUSUniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda Ano XI Nº 105 - Novembro/2012 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Cerca de 1,6 mil estudantes doensino médio participaram de maisuma edição do UniFOA PortasAbertas.

Sucesso TotalPPPPPortas ortas ortas ortas ortas AbertasAbertasAbertasAbertasAbertas

As comemorações do 45ºaniversário da FOA e o13º do UniFOA foram dividi-das em duas datas, cominaugurações e lançamento delivro.

Páginas 3, 5, 6 e 7 Página 9

FOA e UniFOA comemoram aniversário

Uma ideia tirada de um filme inspira alunos e professoresdo curso a criar uma exposição itinerante dentro de umônibus. E para que isso fosse possível a integração dosalunos foi fundamental.

Página 4

O ônibus mágico do Design

Page 2: Via Campus Edição Ano XI nº 105

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 2

Início de Conversa

Ano XI - Nº 105 - Novembro 2012

Registro ISSN 1809-9483

UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325, Três Poços

Volta Redonda - RJ - Cep: 27240-560

Tel: (24) 3340-8400 - www.unifoa.edu.br

email:[email protected]

Tiragem: 5 mil exemplares

Periodicidade: Mensal

Presidente da FOA: Dauro Aragão

Vice-Presidente: Jairo Conde Jogaib

Diretor de Relações Institucionais: José Tarcísio Cavaliere

Diretor Administrativo Financeiro: Iram Natividade Pinto

Reitor do UniFOA: Prof. Alexandre Fernandes Habibe

Pró-Reitora Acadêmica:Profª Cláudia Yamada Utagawa

Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão:Profª Daniella Regina Mulinari

Superintendente Executivo: Eduardo Guimarães Prado

Superintendente Geral: José Ivo de Souza

Jornalista Responsável:Fernando de Barros - RGMTPS16046

Redes Sociais:Giovana Damaceno - RGMTPS 17065

Assessoria de Imprensa: Fernando de BarrosRGMTPS 16046

Gerente de Comunicação e Marketing:Débora Martins

Editoração e Diagramação:Jusimara Medeiros

Colaboração:Érica Patricia, Leticia Borges, Gabriella Vicente,

Alana Azevedo, Ana Carolina Lopes, Ana CarolinaMoura, André Moreira e Wellington Morais Freitas

Fotos: Equipe Marketing

Fotolito e Impressão: Gráfica Jornal Lance

EXPEDIENTE

Aviso aos nossos leito-res. Nesta edição está sen-do publicado o último selopara concorrer a umtablet. As urnas já estãosendo disponibilizadas noscampi Três Poços, Aterra-do e Tangerinal. Não percaesta oportunidade e parti-cipe. Quem sabe você ga-nha e será tema de umareportagem na nossa pró-xima edição? O sorteioestá próximo, por isso nãoperca esta oportunidade.

E por falar em reporta-gem, chamamos a atençãopara a produzida pelosnossos estagiários do cur-so de Jornalismo, AndréMoreira e Gabriela Vicen-te, que cobriram mais umaedição do UniFOA PortasAbertas na qual estiverampresentes quase 1,6 milalunos do ensino médio econtam tudo que viram.

Há ainda uma matériabem interessante sobre osônibus que os alunos docurso de Design têm uti-lizado. Um virou espaçopara exposição itinerantee outro está servindo detransporte para alunos.Ambos foram cedidos pelaViação Sul Fluminense eestão adesivados, adesivosestes produzidos tambémpor um aluno do curso.

Além destas duas re-portagens chamamos asua atenção para a do co-lóquio científico e para ado projeto Ciência SemFronteiras que está napágina 12 desta edição. Lá,você vai saber como podeobter bolsas de estudopara cursar universidadesno exterior e, o melhor,recebendo por isso.

Até a próxima!

Coordenação de transplantesO professor Ailton Carvalho, docurso de Serviço Social, participoudo III Curso Avançado emCoordenação de Transplantes,realizado entre os dias 28 deoutubro e 1º de novembro emPetrópolis/RJ, oferecido pelaCentral de Transplantes doEstado do Rio de Janeiro, emparceria com a Universidade deBarcelona.

Seminário sobre trabalhoO curso de Ser v iço Socialpromove de 6 a 8 de novembro,à s 1 9 h o r a s , n o c a m p u sAt e r ra d o , o X S e minário doTrab a l h o Profissional. O evento,que acontece anualmente, discutetemát icas re levantes para aformação do profiss ion a l eoferece espaço de divulgaçãodo trabalho do assistente sociale dos estagiários do curso. Oencontro faz parte do conjuntode atividades complementaresdo curso. Este ano, as temáticasdas mesas traduzem os desafios epossibilidades do exercícioprofissional no que se refere àgarantia dos direitos fundamentais.

No EnangradProfessores do curso de CiênciasContábeis, acompanhados docoordenador, Agamêmnon RochaSouza, participaram do XXIIIEncontro Nacional dos Cursos deGraduação em Administração –Enangrad, realizado em BentoGonçalves/RS, entre os dias 29 deoutubro e 1º de novembro.

Trabalhos publicados

Os professores do curso de

Medicina, José Galvão-Alves e

Marta Carvalho Galvão, tiveram

diversos trabalhos publicados nas

edições de Maio/Junho e Julho/

Agosto da Revista Jornal Brasileiro

de Medicina. Os artigos tratam de

temas variados, como imagem e

diagnóstico, doença de refluxo

gástrico, insuficiência do pâncreas,

apendicite e Doença de Crohn.

Brincar e aprender

Alunos de primeiro ano do curso

de Educação Física realizam a ação

comunitária “Campus Cidadão”, dia

25 de novembro, coordenada

pela professora da disciplina de

Metodologias Contemporâneas na

Recreação, Beatriz Chaves. A

atividade complementar une a

experiência de elaborar, aplicar e

avaliar atividades recreativas de

grande porte voltadas à educação

ambiental ao resgate de jogos e

brincadeiras populares para

apresentar o curso à comuni-

dade. Participam especificamente

moradores próximos ao campus

Três Poços, na faixa etária entre

7 e 12 anos. Eles aprenderão a

confeccionar brinquedos com

material reciclável e serão

orientados sobre a importância do

brincar na natureza, de olho na

preservação.

Page 3: Via Campus Edição Ano XI nº 105

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 3

Mais um sucesso alcançadoMais um sucesso alcançadoMais um sucesso alcançadoMais um sucesso alcançadoMais um sucesso alcançadoPortas Abertas

EEEEEm sua oitava edição, oUniFOA de PortasAbertas superou todas

as expectativas e reuniu maisde 1,6 mil alunos do ensinomédio das escolas da região,no campus Três Poços, dia 10de outubro. O evento, orga-nizado pela Divisão de Comu-nicação e Marketing, promovea integração entre acadêmi-cos e escolas e também aju-da o jovem na escolha da car-reira. Realizado em dois tur-nos – manhã e tarde – o en-contro contou com o tradi-cional Quiz de Conhecimen-tos e a Mostra de Ciência eTecnologia.

- Essa é nossa forma deajudá-los. Sabemos da dificul-dade que é escolher uma pro-fissão e isso nos motiva aorganizar este evento todosos anos, explicou DéboraMartins, responsável pelaDivisão de Comunicação eMarketing.

Durante o quiz os alunosparticiparam de uma dis-p u t a a n i m a d a , v a l e n doprêmios, na qual responde-ram a questões multidisci-plinares. Na parte da ma-nhã, os vencedores foramRonaldo Cantelme, do Co-légio Anglo Americano;Franz Faustine, da EscolaEstadual Marechal SouzaDantas; e Yan Vasconcelos,do Colégio do Instituto Batis-ta Americano, primeiro, se-gundo e terceiro lugares,respectivamente.

À tarde, levaram os prêmi-os os jovens Vitor Hugo deOliveira, do Centro Educaci-onal Miretta Baronto; Leonar-do Carvalho, do Garra Vesti-

bulares; e Igor Montel, doColégio Cândido Mendes. Asescolas premiadas levaramum Tablet (1ºlugar), um Ce-lular (2º lugar) e uma Câmera

Digital (3ºlugar).Depois de se divertir no

quiz, os estudantes foram le-vados para a Mostra de Ciên-cia e Tecnologia, onde acadê-

micos de todos os cursos doUniFOA apresentaram seusprojetos e disciplinas, paramostrar o cenário universitá-rio aos visitantes.

Portas Abertas agradou e encantou os mais de 1,6 mil alunos

Torcidas das escolas vibraram durante o Quiz de Conhecimentos

Page 4: Via Campus Edição Ano XI nº 105

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 4

Design cria ônibus mágicoDesign cria ônibus mágicoDesign cria ônibus mágicoDesign cria ônibus mágicoDesign cria ônibus mágicoMais uma novidade

Natureza Selvagem con-ta a história de um rapazrecém-formado que, ao sedesprender das coisas ma-teriais, deixa a família e odiploma e sai em busca davida na natureza selvagem,sem utilização de recursostecnológicos ou comidacongelada. Ele tinha umsaco de arroz, uma faca, umcasaco e algumas mudas de

UUUUUma das novidades doUniFOA de PortasAbertas foi a apresen-

tação de um ônibus, fruto deuma parceria com a ViaçãoSul Fluminense, para serusado como exposição iti-nerante, retratando os cincoanos de existência do curso deDesign. Segundo a coordena-dora do curso, CristianaFernandes, a ideia foi base-ada no filme “Into The Wild”- Na Natureza Selvagem(veja box).

O sonho apresentado nofilme foi a referência para quea coordenadora, professores ealunos criassem a customiza-ção do ônibus. “O colorido doveículo traz uma conotaçãolúdica, mas nosso ônibusmágico carrega um peso deresponsabilidade. Contudo,ao mesmo tempo, ele de-monstra a carga de talentoproduzido por nós, alunos eprofessores, que acreditamosnesse nosso sonho de colocarpara funcionar um curso coma convicção de ser o maiscorreto na fabricação dasrealizações. Hoje percebe-mos que não existe sonhopequeno e nenhum projetoque não seja passível dereal concretização”, explicaCristiana.

A ideia inicial do projetoera que fosse produzido ummaterial visual de qualidadepara uma exposição que com-poria uma sala e um veículo.“De início pensávamos emuma sala revestida de aço,para que os empresários as-sociassem a ideia de que oDesign é um propiciador desoluções dentro da indús-tria. Porém, apesar de seruma matéri a - p r i m a d eprodução regional, é ummaterial muito caro e dedifícil manipulação. Rodri-go Pena, um talentoso e res-ponsável aluno, projetou umvisual que previa a utilizaçãode retângulos cortados,imitando os conhecidospost-its (3M)”, relata a coor-denadora.

Segundo Cristiana, o pro-jeto se associa a um traba-lho executado recentemen-te pelo curso, com a MANLatin America. “Tal projetoprevia a criação de um cami-nhão adaptável a uma mo-dularidade, virando até umveículo de transporte de pes-soas. Ou seja, ‘casa’ com a

ideia inicial”, lembra.De posse deste projeto, o

aluno Otávio Guerra resolveubater em algumas portas deempresas de transporte urba-no. Para a surpresa dos envol-vidos, a primeira tentativadele foi “comprada” na horapela Viação Sul Fluminense,que se apaixonou pela ideia epelo leiaute. Isso contribuiupara conseguir logo em segui-da o apoio de uma empresa deadesivação: a Adesivarte Ade-sivos Decorativos, que tem àfrente o também aluno docurso Fabrizio Henrique. Elese prontificou em patrocinar aadesivação e a partir daí oprojeto foi colocado emprática, com duas exposiçõesjá realizadas.

O ônibus conta ainda commódulos projetados pelo aca-dêmico Rodrigo Rodrigues eque servem de suporte paraos materiais prototipados pe-los acadêmicos. Entre elesencontram-se mobiliários,componentes para automó-veis e motocicletas, soluçõessustentáveis em forma de em-balagens, livros, identidadesvisuais.

A participação dos alunos

foi muito importante para quea ideia desse certo. Afinal,lembra Cristiana, “foramsemanas enfrentando o solsem trégua, chuva e algumasnoites em que as aulas foramlá nos ônibus. Alguns profes-sores aproveitaram a emprei-tada para falarem de projeto,união, participação e res-ponsabilidade”.

Para a coordenadora, cer-tamente, os resultados desseinvestimento são imprevisí-veis. “Se virem um ônibus ro-dando por aí todo colorido,tenha a certeza que dentrodele não tem a mulher barba-da (a menos que esteja comfones de ouvido) cantando “IWill Survive”. Ali tem alunostalentosos, dignos de deixa-rem a sua vida mais alegre edivertida. Apontem quando osquadradinhos passarem edigam: ‘lá vai o ônibus mági-co do Design’. Sim, nós sobre-vivemos”, conclui Cristiana.

Além do ônibus de exposi-ção itinerante, há outro, tam-bém adesivado, utilizado parao transporte dos alunos entreas cidades de Barra Mansae Volta Redonda, para oUniFOA.

O filmeroupa, abre mão de seu pró-prio nome e assume para sio codinome de “AlexanderSupertramp”. O persona-gem desta história realmen-te existiu e segundo Cristia-na tinha “um sonho para láde megalomaníaco!” Aochegar ao Alasca encontrauma carcaça de um ônibus,o qual batiza de “ônibusmágico”.

Os ônibus foram doados por empresa e hoje são meio de transporte e exposição itinerante do curso

Participação dos alunos foi fundamental

Page 5: Via Campus Edição Ano XI nº 105

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 5

Page 6: Via Campus Edição Ano XI nº 105

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 6

Page 7: Via Campus Edição Ano XI nº 105

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 7

Page 8: Via Campus Edição Ano XI nº 105

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 8

Moledo Sartori

Durante a realização da XIISemana Jurídica foram anuncia-dos os vencedores de mais umaedição do Prêmio Moledo Sartoride Monografia Jurídica. A acadê-mica Beatriz Ferreira de Freitasdo 10º período/manhã ficou emprimeiro lugar com o tema “O su-perendividamento do consumi-dor e sua proteção jurídica”. Osegundo lugar foi para LarissaFranco de Oliveira e o terceiropara Rafael Alves Clodomiro,ambos do 10º período noturno.

Larissa recebeu uma placa,uma menção honrosa e uma co-leção de obras jurídicas, além deum certificado de participação. Osegundo e terceiro colocadosreceberam também uma coleçãode obras jurídicas, mais ocertificado de premiação.

Surpresa para as crianças

Para marcar o Dia das Crianças, comemorado no dia12, funcionários e alunos da Policlínica organizaram umasurpresa para a garotada que foi se consultar: a presençade personagens de desenhos animados para alegrar amanhã e distribuição de algodão doce e pipoca.

Para a enfermeira e professora Tatiana Aragão, even-tos como este não só integram a comunidade ao mesmotempo que promovem a atenção aos cuidados com a saú-de na infância.

No congressoParte da equipe de professores do curso de Especialização em Ortodontia, lidera-

dos pela sua coordenadora, Maria Inês Procaci, e alunos da terceira turma estiverampresentes no 18° Congresso Brasileiro de Ortodontia, em São Paulo, o maior eventocientífico da especialidade na América Latina. No encontro, os professores tiveramoportunidade de apresentar aos alunos, professores nacionais e internacionaisde grande expressão no universo ortodôntico e reencontrar ex-alunos de outras turmas.

Oficinas para militaresOs cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda realizaram nos dias 24 e 25

de outubro duas oficinas para militares do Exército, alunos de Comunicação Social doForte de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Eles aprenderam técnicas básicas de tele-jornalismo, com os acadêmicos de Jornalismo, supervisionados pela professora AngélicaArieira, e de radiojornalismo, com o professor Douglas Gonçalves.

Palestra sobre acidentesO curso de Enfermagem realizou uma palestra, no

campus Três Poços, com o tema “A Saúde dos Trabalha-dores de Saúde”, proferida pela professora Maria Lúcia doCarmo Cruz Robazzi, professora titular da USP/RibeirãoPreto e pesquisadora em Saúde do Trabalhador doConselho Nacional de Desenvolvimento Científico eTecnológico - CNPq.

As professoras AnaMalfacini, Ana PaulaZarur e a coordenadorado curso de Design,Cristiana Fernandes,participaram de umgrupo temático duranteo Colóquio de Semióti-ca do Departamento deLetras da Uerj, queaconteceu dia 7 de no-vembro, no Rio de Ja-neiro. O grupo abordouo tema “Semiótica e Design: diálogo indispensável”.A ideia da participação do curso de Design noevento partiu de discussões sobre novos rumos eatualizações do curso dentro das reuniões de co-legiado. Além das professoras, nove alunospublicaram, como artigos completos e pôsteres. Essessão a síntese de trabalhos demonstrados visualmen-te por meio de banner.

Colóquiona UERJ

Page 9: Via Campus Edição Ano XI nº 105

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 9

AAAAAFOA e o UniFOAcomemoraram no dia18 de outubro seus 45º

e 13º aniversários de funda-ção. A data foi marcada com ainauguração da nova galeriados coordenadores do cursode Odontologia e o lançamen-to do livro “Estado, Direito eDemocracia: perspectivas con-temporâneas”, organizadopelos professores do curso deDireito, Matheus Gomes Mon-teiro, Renan Aguiar e Ivan Si-mões Garcia. No dia 24,no campus Aterrado, foi inau-gurado o auditório Profes-sora Teresa Cristina Seabrade Almeida.

A inauguração da nova ga-leria foi momento de muitaemoção por parte dos home-nageados e de seus famili-ares. Em seu discurso, oprofessor Jairo Conde Jo-gaib, professor na Odonto-logia e vice-presidente daFOA, contou como foi a cria-ção do curso. “Esta escola nas-ceu de um grupo de amigos

Comemorações também marcam os 13 anos do UniFOAComemorações também marcam os 13 anos do UniFOAComemorações também marcam os 13 anos do UniFOAComemorações também marcam os 13 anos do UniFOAComemorações também marcam os 13 anos do UniFOAFOA 45 anos

Homenageados se orgulham de fazer parte desta história

Em um clima de muitaemoção e saudade, foiprestada homenagem pós-tuma à ex-professora, co-ordenadora e pró-reitora,Teresa Cristina Seabra deAlmeida, com a concessãode seu nome ao auditóriodo campus Aterrado.

Durante a cerimônia, opresidente da FOA, DauroAragão, disse que aquelemomento era “misto de ale-gria e tristeza, pois o nomeque está sendo dado a esteauditório é de uma pessoamuito importante na histó-

ria da FOA e do UniFOA, maspor ser uma homenagempóstuma estamos tristes tam-bém. Teresa era um raio de luzque iluminava o ambiente,uma mulher com força devontade e que serve de exemplopara todos nós”, afirmou.

As qualidades de Teresatambém foram destacadas peloDiretor Administrativo-Financeiro, Iram Natividade.“Ela encarou problemas muitosérios, mas o fez com alegria esua luta foi grande, mas tenhocerteza que ela sempre vai estarconosco, ela respirava FOA,

respirava UniFOA”, recordou.O reitor do UniFOA, Ale-

xandre Habibe, também muitoemocionado, disse que graças aela, “a cultura humanista temque estar presente na ins-tituição e ela foi muito impor-tante para isso”.

A mãe de Teresa Cristina,Neusa Seabra de Almeida, emseu discurso de agradecimento,afirmou estar muito contentecom a homenagem póstuma asua filha. “É um dia muito alegrepara mim, pois mostra o amorque todos tinham por ela, e queela tinha por todos aqui na FOA”.

Ex-professora é homenageada

Placa é descerrada pela mãe da homenageada e pelo presidente da FOA

dentistas que criaram estecurso e para isso contamoscom o apoio total da FOA paraque nosso objetivo fossealcançado”, lembrou. Aprofessora Marise Baptista,filha de um dos fundadoresdo curso e ex-coordenador,Antônio D’Aparecida Bap-tista, revelou que estavamuito sensibilizada com ahomenagem póstuma a seupai. “É com muito emoção

que venho representá-lo;um homem que dedicou todaa sua vida à carreira”,afirmou. A atual coordena-dora do curso, Rose Har-tung Habibe, que tambémfoi homenageada, confessouseu orgulho por participarda cerimônia. “Só tenho aagradecer a todos e por essabela homenagem”, disse.

Os ex-coordenadores quefazem parte da galeria são

os professores Ferdinan-do Garcia Pereira, AntônioD’Aparecida Baptista e Silva,Jairo Conde Jogaib, LoreleyAndrade L u d erer, SérgioLuiz Manes Lobo, MariaIsabel de Abreu e a atualcoordenadora.

O livro

A ideia do livro, que teveseu lançamento comercialdurante a XII Semana Jurídi-

ca, nasceu em 2010 e partiu doprofessor do curso de Direito,Matheus Monteiro, com aparticipação do então docentedo curso, Ivan Garcia, e docoordenador, Renan Aguiar.

“A iniciativa de produzirum livro veio com o objetivoprincipal de estimular a pro-dução de obras do curso”, con-ta Matheus.

O livro fomenta reflexõesacerca das transformaçõesobservadas no atual cenáriojurídico e o desenvolvimentode temas contemporâneos epolêmicos na atmosfera jurídi-ca, com a abordagem de ques-tões de Direito da Saúde,Direito Ambiental, CidadaniaAtual, Justiça Desportiva, en-tre outros estudos do seminá-rio jurídico, em mais de 400páginas.

Editado pela Lúmen Júris,a obra contou com a colabora-ção de docentes das maioresuniversidades do estado doRio de Janeiro e algumas deSão Paulo.

R$ 25,90

Page 10: Via Campus Edição Ano XI nº 105

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 10

Conhecimento para todosConhecimento para todosConhecimento para todosConhecimento para todosConhecimento para todosVI Colóquio

APró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa eExtensão promoveu

dia 23 de outubro a sexta edi-ção do Colóquio Técnico-Ci-entífico, que contou este anocom um número recorde de1.300 inscritos e 380 traba-lhos apresentados - o triplo doano passado. O grande dife-rencial para este número foi,segundo a Pró-Reitora, Dani-ella Mulinari, a variação nasformas de exposição dos tra-balhos - oral, banner e produ-to - e a inclusão de workshops,palestras e minicursos na pro-gramação. “Contamos tam-bém com o apoio e patrocí-nio da Unimed, da Agênciade Comunicação Integrada- ACI, da Faperj e da empresaMTB International. Tudo issotrouxe incentivo aos profis-sionais e alunos da região em

participar do evento. Tivemosoutras 25 instituições deensino superior entre fede-rais, estaduais e particularesque também participaram”,revelou.

Entre os workshops e mi-nicursos oferecidos, doischamaram a atenção. Umdeles, ministrado p e loprofessor Sergio Cury, doscursos de Medicina eOdontologia, foi sobre“Como preparar seu trabalhopara um evento”. O outroesteve a cargo do químico eprofessor da Escola de En-genharia da Universidadede São Paulo - USP, ÂngeloCapri, que fez um minicursosobre Técnicas de AnálisesQuímicas. “Fiquei surpre-so pela receptividade aminha palestra, pois apesarde não ter curso de química

no UniFOA, muitos alunos deMedicina e Engenharia estive-ram presentes. Para o aluno ébenéfico fazer parte de ativi-dades que não sejam direta-mente ligadas ao seu curso;isso desperta um olhar dife-rente e o surgimento de no-vas ideias para uma pos-sível ligação com sua áreade estudo, gerando novidadenos campos da ciência”, decla-rou Ângelo.

Acadêmicos de outras ins-tituições também marcarampresença no encontro. FláviaAnaipa, do 8° período de Bio-medicina do Centro Universi-tário Geraldo Di Biase – UGB,em Barra do Piraí, foi aocolóquio com outros três co-legas para apresentar um pro-jeto intitulado “Utilização doVDRL para o diagnóstico dasífilis no município de Valen-

ça e seus distritos.” O projetodiscute doenças sexualmentetransmissíveis com foco na sí-filis e demonstra como é feitoo exame VDRL, para identifi-cação de pacientes portadoresdo vírus e os resultadosobtidos na cidade de Valença.

Produção internaPara o professor Marcos

Torres, dos cursos da áread e s a ú d e d o U n i F O A eintegrante da banca docolóquio, os trabalhos quepassaram por sua avaliaçãoeram internos, abordavamtemas de grande relevância eos alunos tinham boadesenvoltura na apresenta-ção. “Participar de um coló-quio proporciona ao estu-dante o exercício de habili-dades acadêmicas, além dedespertar o interesse pelo

campo da pesquisa”, afirmou.O acadêmico do 8° perío-

do de Medicina, Walter Nó-brega, concorda com o profes-sor Marcos. “Sinto muitadiferença quando levo meusprojetos para apresentarem determinadas ocasiões.A gente desenvolve habili-dade para lidar com aquelesque lhe ouvem, conseguecontornar situações inespe-radas, se sente mais confian-te”, ressalta.

Algumas novidades virãopara a próxima edição. “Combase no resultado deste ano,programamos algumas me-lhorias para o ano que vem. Aprincipal delas é o acréscimode mais um dia para dividir-mos melhor as atividades”,anunciou a vice-coordenado-ra do colóquio, professoraKátia Nishimura.

Colóquio reuniu mais de 1,3 mil participantes em palestras, workshops e exposições de trabalhos orais

Page 11: Via Campus Edição Ano XI nº 105

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 11

Câncer de mama é tema de curso

OOOOOauditório da Bibliote-

ca Central foi o espa- ço usado pelo Conse-

lho Regional de Enfermagemdo Rio de Janeiro - Coren-RJ,dia 11 de outubro, parapromover um curso sobre“Prevenção de Câncer deMama e Câncer Ginecológi-co”. A realização desta ati-vidade é resultado de um in-tercâmbio entre o Núcleo dePesquisa Interdisciplinar deSaúde e Meio Ambiente, queestá em fase de implemen-tação, ligado ao curso deMestrado em Ciências daSaúde e Meio Ambiente, e oCoren.

O curso faz parte do Pro-grama Capacita Coren e otema escolhido lembra o ob-jetivo do movimento mundi-al “Outubro Rosa”, de preven-ção contra o câncer de mamae a importância do seudiagnóstico precoce, e foi mi-nistrado pelo enfermeiro es-pecialista em oncologia eem obstetrícia, chefe docentro cirúrgico do Hospi-

tal de Piedade no Rio de Ja-neiro, Thiago Freitas.

No evento, marcaram pre-sença o presidente do conse-lho, Pedro de Jesus; o superin-tendente executivo da Funda-ção Oswaldo Aranha, Eduar-do Guimarães Prado; a presi-dente da Associação Brasilei-ra de Enfermagem - Aben-RJ,Sônia Alves; a presidente daAben-VR, Valquíria JorgeSepp; e a enfermeira e docen-te da instituição, Ilda Cecília.“É gratificante participarda real ização de um en-contro de tamanha impor-tância como este. É de nossointeresse apoiar ações que en-volvem articulação entreteoria e prática”, enalteceuEduardo Guimarães Prado

De acordo com a professo-ra Ilda, o Núcleo de PesquisaInterdisciplinar em Saúde eMeio Ambiente procura es-tabelecer parcerias com ór-gãos de classe da enferma-gem e o conselho é uma dasprimeiras. “É uma grandesatisfação receber o presi-

dente do Coren, juntamentecom outros integrantes da co-munidade profissional de en-fermagem, para discutir as-suntos tão importantes comoo Outubro Rosa, que buscachamar a atenção de todos,governantes, profissionaisde saúde e principalmenteda população”, disse a pro-fessora.

Segundo Pedro de Jesus,há seis meses na presidênciado conselho, “o programaconsiste em realizar cursosem diversas cidades do esta-do do Rio de Janeiro, cujo ob-jetivo é oferecer informaçãopara reduzir o número denegligências cometidas porenfermeiros”, alertou. Aagenda de cursos pode seracessada no site http://www.coren-rj.org.br. Emparceria com o Núcleo dePesquisa Interdisciplinar ain-da serão realizados os cursosde Farmacologia Aplicada àEnfermagem e o de Interpre-tação de Exames, ainda semdata definida.

Abertura foi feita pelo Superintendente Executivo Eduardo Guimarães Prado

Page 12: Via Campus Edição Ano XI nº 105

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 12

Inscrições começam dia 20Inscrições começam dia 20Inscrições começam dia 20Inscrições começam dia 20Inscrições começam dia 20Ciência Sem Fronteiras

OOOOOUniFOA está ofere-cendo a possibilida-de para que alunos

dos seus cursos participem doprograma Ciência Sem Fron-teiras, mantido pelos Mi-nistérios da Ciência, Tecno-logia e Inovação e pelo daEducação, por suas respecti-vas instituições de fomento. Oobjetivo do programa é pro-mover a consolidação, expan-são e internacionalização daciência e tecnologia, da ino-vação e da competitividadebrasileira por meio de inter-câmbio. As inscrições pode-rão ser feitas de 20 de no-

vembro a 14 de janeiro pelo sitewww.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/inscricoes-resulta-dos. Após a inscrição o candi-dato deverá enviar a docu-mentação sol ic i tada aoCNPq, por meio on line, nocampo específico localizadono formulário. A exceção é aDeclaração de Integraliza-ção Curricular, que deveráser entregue devidamenteassinada e carimbada pelo co-ordenador do curso à Pró-Rei-toria de Pós-Graduação, Pes-quisa e Extensão, até dia 14de janeiro.

As áreas prioritárias ofere-

cidas aos alunos são engenha-rias e demais áreas tecnológi-cas; biologia, ciências biomé-dicas e da saúde; computaçãoe tecnologias da informação;petróleo, gás e carvão mineral;energias renováveis; biotecno-logia; nanotecnologia e novosmateriais; tecnologias deprevenção e mitigação dedesastres naturais; biodiversi-dade e bioprospecção; indús-tria criativa – voltada aprodutos e processos para de-senvolvimentos tecnológicos ede inovação; novas tecnologi-as de engenharia construtivae formação de tecnólogos.

Acadêmicos da 15ª Tur-ma do curso de ServiçoSocial, que irão se formarem fevereiro do ano quevem, escolheram fazeruma homenagem póstu-ma ao Professor DoutorCarlos Nelson Coutinho,como nome de turma. Elefoi um dos responsáveispela consolidação do deba-te teórico crítico das ciên-cias sociais e da profissão.A viúva do homenageado, aprofessora Andréa Mariade Paula Teixeira, confir-mou que participará da ce-rimônia.

No texto de justificativa daescolha do professor, apresen-tado à coordenação do curso,os alunos do 8º períododeclaram que acreditam naconstrução de uma novarealidade e “reconhecem asinúmeras contribuições destegrande intelectual marxista àformação profissional e aoServiço Social”.

Protagonista de inten-sas lutas políticas trava-das ao longo da história, ofilósofo e cientista políticoCarlos Nelson Coutinh o ,d i s s e m i n o u d e m a n e i r asignificativa as perspecti-

v a s d e esquerda, numaincessante busca por de-mocracia. Seu conheci-mento cr í t ico foi am-p l a m e n t e s o c i a l izadoatravés de suas obras eideais. Estes lhe conferi-ram destaque no campofi losóf ico, pois conti-nham aspectos inovado-res à literatura comunis-ta, sua clareza de pensa-mento e principalmen-te a percepção refinadade autores fundamentaiscomo Georg Lukács e An-tonio Gramsci (no qual foipioneiro).

Serviço Social presta homenagem

Acadêmicos homenagearão Carlos Nelson Coutinho