Vida Abundante Março 2015

120
IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO 연합교회 vida abundante 03/2015

description

Devocional Vida Abundante para o mês de Março 2015.

Transcript of Vida Abundante Março 2015

Page 1: Vida Abundante Março 2015

1

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO 연합교회

vida abundante

03/2015

Page 2: Vida Abundante Março 2015

2

Page 3: Vida Abundante Março 2015

3

Colaboradores (em ordem alfabética):

Tradução:

Bong Yeon Nam Choi

Chang Ho Lee

Cristina Ra

Duk Young Choi

Hana Choi

Manuela Kim

Monica Lee

Priscila Chung

Renata Son

Suk Soh

Sung Hwan Hong

Yoon Ji Kim

Yun Sun Choi (Elina)

Este material foi selecionado do devocional "SEM-MUL"

do ano 2014.

Page 4: Vida Abundante Março 2015

4

O Reino do Filho do Homem eterno

Daniel 6-12

Embora creiamos em Deus e confessemos a Sua soberania, não é fácil aceitarmos que todos os fatos estão nas Suas mãos. Porém, a Bíblia declara que todos os acontecimentos deste mundo, inclusive as guerras, a fome e até as coisas incongruentes, estão dentro da providência de Deus. A parte da Bíblia que representa melhor a declaração de que a soberania de Deus é absoluta se encontra na segunda parte do livro de Daniel. Aos nossos olhos, o mundo está sendo conduzido por governadores de grandes nações como Estados Unidos, China e a União Europeia e pelos administradores de grandes corporações multinacionais, porém, segundo o livro de Daniel, certamente esse mundo está sendo governado pelo nosso Senhor Jesus Cristo e está dentro da Sua providência.

Aquele que pertence ao Reino de Deus (cap.6): Daniel foi reconhecido por suas grandes qualidades pelo rei Dario e foi colocado à frente do governo de todo o império persa e, assim, ele foi invejado pelos supervisores e os sátrapas. Eles o invejaram não porque Daniel era desse mundo (Pérsia), mas porque pertencia ao Reino de Deus. Para matar Daniel, que não tinha falta alguma, eles apontaram para a sua fé. Isso mostra que o mundo está de olho nas pessoas que pertencem ao Reino de Deus e sente uma hostilidade espiritual que não pode ser explicada racionalmente. Apesar de saber do decreto que proibia todo homem a orar a qualquer deus ou a qualquer homem, exceto ao rei, Daniel não só continuou com seu hábito de oração como deixou a janela aberta em direção a Jerusalém para que todos vissem (6:10). Quando Daniel foi delatado pelos acusadores, nem o rei poderia salvá-lo, entretanto, Deus salva quem pertence ao Reino de Deus. Daniel sobreviveu à cova dos leões e os seus acusadores morreram quando foram jogados na cova.

Daniel, embora tenha vivido como um astrólogo e primeiro-ministro na Babilônia e Pérsia, não esqueceu que pertencia ao Reino de Deus, sobressaiu-se em todos os trabalhos pelo poder de Deus e foi salvo por Ele. O Reino do Filho do Homem que vem com as nuvens dos céus (cap.7): Após a história de Daniel e de seus três amigos (1-6), seguem os ensinamentos acerca da forma como Deus governa esse mundo (7-12). Deus mostrou a história humana através do sonho e visões de Daniel. No primeiro ano de Belsazar, provavelmente 553 a.C., Daniel teve visões de quatro grandes animais no seu sonho. O primeiro animal, que parecia um leão com asas de águia, simboliza a Babilônia (7:4), o segundo animal, que tinha aparência de um urso, refere-se à confederação medo-persa (7:5), o terceiro animal, que parecia um leopardo com quatro asas, representa a Grécia (7:6), e o quarto animal, que era assustador e muito poderoso, diferente de todos os outros animais anteriores, prefigura o Império Romano (7:7).

Page 5: Vida Abundante Março 2015

5

Como o imperador grego, Alexandre, o Grande, morreu em 323 a.C., as visões de Daniel referiam-se aos acontecimentos futuros de quase 200 anos. O mais importante nas visões de Daniel é a profecia acerca da vinda de Jesus Cristo na época do império romano, representado como o quarto animal (7:9-14). A profecia sobre a vinda do Filho do Homem com as nuvens dos céus para receber toda a autoridade desse mundo, após o término da época de quatro animais, ou seja, de grandes impérios, foi feita 500 anos antes do acontecimento (7:13-14). Por esse motivo, Jesus chamou a si mesmo de “(aquele) Filho do Homem”. Aquele que se opõe a Deus será certamente destruído (cap.8): No terceiro ano do reinado do rei Belsazar (aproximadamente 550 a.C.), Daniel teve a segunda visão com o carneiro e o bode. O carneiro com dois chifres representa o Império Medo-Persa (8:3-4). Esse grande império é derrubado pela Grécia (o bode), liderada por Alexandre, o Grande. As visões mostradas pelo anjo Gabriel ainda predizem que, após a morte de Alexandre, o Grande, a Grécia seria dividida em quatro reinos (8:8, 21-22), dos quais um teria o rei que estenderia o seu poder sobre Israel e tornaria impuro o Templo. Todas essas previsões se concretizaram com o rei da Síria, Antíoco IV Epifânio (8:9-14). Deus, em Sua providência, permitiu a época de grandes impérios, e, dentro desse tornado de acontecimentos, permitiu que o Seu povo sofresse e o templo do Senhor fosse danificado.

Não sabemos o motivo dessa providência, porém o fato certo é que todos os impérios que se

opuserem a Deus serão destruídos por Ele (8:25).

O povo de Deus se levantará novamente (cap.9): Na oração de

Daniel e na resposta de Gabriel está evidente a visão da história com a

qual o povo de Deus, que está no centro da história secular, deve

seguir. No primeiro ano do reinado de Dario, ou seja, na época do início

do império medo-persa, após a destruição do império babilônico,

Daniel lembrou-se da profecia de Jeremias sobre a queda da

Babilônia e da restauração do povo de Israel por Deus, e começou a

oração de arrependimento. Ele pediu para que Deus restaurasse

Jerusalém com a Sua misericórdia, apesar do seu povo ter se tornado

cativo devido ao pecado (9:1-19).

Deus escutou a oração de Daniel e enviou a Sua resposta através do

anjo Gabriel. Essa resposta não foi somente sobre restauração e

reconstrução de Israel, mas também sobre a profecia da vinda de Jesus

Cristo e, através dele, o fim, ou seja, a salvação completa (9:20-27).

Deus conduz a história do mundo para o centro do povo da aliança.

Quando o povo da aliança pecou, Deus usou grandes impérios para

destruir a sua nação, para que seja renovada a aliança com o Seu povo.

O período em cativeiro do povo da aliança não é somente punição pelo

pecado, porém serve de base para o plano de salvação de Deus.

Page 6: Vida Abundante Março 2015

6

Aqueles que conduzem muitos à justiça brilharão como as estrelas (cap.10-12): No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, logo depois que se iniciou o primeiro retorno de Israel, Daniel teve outra visão. Ele viu um homem quando estava junto à margem do rio Tigre e foi tomado pelo pavor diante da grande glória (10:4-9). No meio dessa situação é revelado a Daniel o plano de salvação de Deus, o que aconteceria no futuro (10:14). A revelação do capítulo 11, na verdade, é a explicação em outras palavras da revelação dos capítulos 7 e 8. Nos capítulos anteriores, a linguagem era figurativa, citando animais, mas no capítulo 11, a revelação é mais direta e detalhada. Os três reis citados na profecia são Camibises, Pseudo-Smerdis e Dario I. O quarto rei, mais rico do que os anteriores, é Xerxes I, que tentou conquistar a Grécia em 480 a.C. (11:2). Depois disso, Alexandre, o Grande, destruiu a Pérsia, entretanto, teve uma morte prematura e o seu império foi repartido em quatro. Dentre eles, dois reis são citados, e refere-se a Ptolomeu I Sóter (reino do sul, Egito) e Seleuco I Nicátor (reino do norte, região da Síria). É revelado também que Ptolomeu enviaria a sua filha para o rei do norte para se tornarem aliados pelo casamento (11:5-6). No entanto, esse tratado também não durará muito e estarão envolvidos em outras guerras. O problema é que o povo de Deus também sofrerá no meio dessas guerras. Foi predito que o descendente de Seleuco do reino do norte, Antíoco IV Epifânio, instalaria na Terra Magnífica e destruiria o

Templo. No meio desses acontecimentos, o povo que conhece Deus resistirá com firmeza, mas aqueles que terem violado a aliança serão corrompidos pelo mal (11:28-32). Deus permite que o mal prospere por certo tempo, porém, quando o seu povo, devido à perseguição, se arrepende dos pecados, Ele eliminará imediatamente os que praticam a maldade (11:45). Por mais que pareça que os que praticam o mal prosperem, no fim, aqueles que são sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas (12:3). Daniel não sabia todo o significado das revelações que recebeu, mas ele terminou a sua missão de receber a revelação e transmiti-la aos outros e recebeu as palavras de paz.

Pode parecer que nós estamos

sendo governados pelo poder do

mundo ao estarmos nele, mas, na

verdade, pertencemos ao Reino de

Deus e governamos esse mundo.

Nós somos cidadãos do reino

governado pelo Filho do Homem que

vem com as nuvens, Jesus Cristo.

Vamos lembrar de que Deus nos dá

dificuldades e tribulações para

eliminar a nossa fraqueza e

impureza e sejamos encorajados

através da Palavra. Somente o povo

que conhece Deus resistirá com

firmeza. Desejamos que, durante o

mês de março, vocês confirmem a

identidade do povo santo do Reino

de Jesus Cristo através da

meditação do livro de Daniel, junto

com o Vida Abundante.

Page 7: Vida Abundante Março 2015

7

01 Família que exerce boa influência

dom Culto no Lar - Daniel 6:1-9

Família à mesa. Reúna a sua família à mesa e compartilhe a comida e as percepções e aplicações do sermão do dia.

Leitura bíblica

1 Dario achou por bem nomear

cento e vinte sátrapas para

governarem todo o reino,

2 e colocou três supervisores

sobre eles, um dos quais era

Daniel. Os sátrapas tinham que

prestar contas a eles para que o rei

não sofresse nenhuma perda.

3 Ora, Daniel se destacou tanto

entre os supervisores e os

sátrapas por suas grandes

qualidades, que o rei planejava

colocá-lo à frente do governo de

todo o império.

4 Diante disso, os supervisores e

os sátrapas procuraram motivos

para acusar Daniel em sua

administração governamental, mas

nada conseguiram. Não puderam

achar nele falta alguma, pois ele

era fiel; não era desonesto nem

negligente.

5 Finalmente esses homens

disseram: “Jamais encontraremos

algum motivo para acusar esse

Daniel, a menos que seja algo

relacionado com a lei do Deus dele”.

6 E assim os supervisores e os

sátrapas, de comum acordo, foram

falar com o rei: Ó rei Dario, vive para

sempre!

7 Todos os supervisores reais, os

prefeitos, os sátrapas, os

conselheiros e os governadores

concordaram em que o rei deve

emitir um decreto ordenando que

todo aquele que orar a qualquer

deus ou a qualquer homem nos

próximos trinta dias, exceto a ti, ó

rei, seja atirado na cova dos leões.

8 Agora, ó rei, emite o decreto e

assina-o para que não seja alterado,

conforme a lei dos medos e dos

persas, que não pode ser revogada.

9 E o rei Dario assinou o decreto.

Page 8: Vida Abundante Março 2015

8

CULTO NO LAR

Desvendando a palavra

Daniel foi uma figura influente que

se manteve no cargo por três

turbulentos reinados. Além do mais,

Daniel se destacou tanto por suas

qualidades que o rei Dario

planejava colocá-lo à frente do

governo de todo o império (vs.1-3).

Diante disso, os invejosos

procuraram motivos para acusar

Daniel, mas não puderam achar

falta alguma nele (v.4). Assim era

Daniel, uma pessoa que tinha o

reconhecimento de Deus e também

das pessoas do mundo. No

entanto, cegos pela inveja,

supervisores e sátrapas

convenceram o rei a emitir um

decreto, ordenando que todo

aquele que orar a qualquer deus ou

a qualquer homem nos próximos

trinta dias, exceto ao rei, seja

atirado na cova dos leões (v.7).

Então, fizeram o rei assinar este

decreto (v.9). Por meio da Palavra de

hoje, duas grandes verdades nos

são reveladas. Daniel é um modelo

de excelência para todos que

buscam uma vida de retidão e

compromisso com o Evangelho e a

sua ética. Certamente, aos bons de

coração, servirá como um exemplo a

ser seguido, mas aos ímpios

despertará a inveja. No entanto,

Deus nos enviou ao mundo para

alcançarmos este espírito de

excelência em nosso viver diário e

influenciar aqueles que nos cercam,

mesmo cercado pela inveja dos

ímpios. Somos filhos eleitos por

Deus, separados e enviados ao

mundo como discípulos de Jesus.

Que a nossa amada família seja fiel

a esta missão, exercendo boa

influência e cumprindo plenamente o

nosso papel de sal e luz na terra.

Page 9: Vida Abundante Março 2015

9

CULTO NO LAR

Compartilhando a graça 1. Cada membro da família deve tentar resumir em uma frase a palavra

de hoje.

2. O que você sente ao ver que os supervisores e os sátrapas não

puderam achar nada de desonesto, nem de negligente em Daniel (v.4)?

3. Que esforço é necessário para você se tornar um discípulo de Jesus,

que exerce boa influência no lugar a que pertence (lar, escola, igreja)?

Tome uma decisão concreta para compartilhar com seus familiares.

Compartilhando agradecimentos 1. Relembrando a vida que teve durante a semana, vamos falar sobre o

que teve para agradecer, para confessar e pedir perdão diante de Deus e

da família.

2. Vamos fazer oferta como a expressão de gratidão, de arrependimento

e de amor pelos próximos.

Orando juntos

Faça com que eu exerça plenamente o papel de sal e luz no mundo para

ser um discípulo de Jesus que influencia beneficamente as pessoas ao

redor.

Page 10: Vida Abundante Março 2015

10

02 Armadilha posta no caminho do fiel

seg Daniel 6:1-9

1 Dario achou por bem nomear

cento e vinte sátrapas para

governarem todo o reino,

2 e colocou três supervisores sobre

eles, um dos quais era Daniel. Os

sátrapas tinham que prestar contas

a eles para que o rei não sofresse

nenhuma perda.

3 Ora, Daniel se destacou tanto

entre os supervisores e os sátrapas

por suas grandes qualidades, que o

rei planejava colocá-lo à frente do

governo de todo o império.

4 Diante disso, os supervisores e os

sátrapas procuraram motivos para

acusar Daniel em sua

administração governamental, mas

nada conseguiram. Não puderam

achar nele falta alguma, pois ele era

fiel; não era desonesto nem

negligente.

5 Finalmente esses homens

disseram: “Jamais encontraremos

algum motivo para acusar esse

Daniel, a menos que seja algo

relacionado com a lei do Deus dele”.

6 E assim os supervisores e os

sátrapas, de comum acordo, foram

falar com o rei: Ó rei Dario, vive para

sempre!

7 Todos os supervisores reais, os

prefeitos, os sátrapas, os

conselheiros e os governadores

concordaram em que o rei deve

emitir um decreto ordenando que

todo aquele que orar a qualquer deus

ou a qualquer homem nos próximos

trinta dias, exceto a ti, ó rei, seja

atirado na cova dos leões.

8 Agora, ó rei, emite o decreto e

assina-o para que não seja alterado,

conforme a lei dos medos e dos

persas, que não pode ser revogada.

9 E o rei Dario assinou o decreto.

Page 11: Vida Abundante Março 2015

11

Estudo e Reflexão Decisão e Aplicação

Análise do conteúdo

Percepção

Page 12: Vida Abundante Março 2015

12

Orientações Daniel, um homem temente a Deus

Daniel 6:1-9

Análise do conteúdo

Rei Dario nomeou três supervisores, um dos quais era Daniel, e ele se destacou tanto por suas grandes qualidades que o rei planejava colocá-lo à frente do governo de todo o império. Diante disso, os supervisores e os sátrapas procuraram motivos para acusar Daniel em sua administração governamental, mas nada conseguiram. Perceberam que o único ponto vulnerável era a fé deste homem de Deus, e acharam uma maneira de usar a sua fé para derrubá-lo. Assim, convenceram o rei a emitir e assinar um decreto irrevogável.

Estudo e Reflexão

1. Por que rei Dario nomeou Daniel como supervisor? - Daniel era prisioneiro, mas se destacou entre os supervisores e os sátrapas por seu conhecimento e inteligência. Tudo isso foi possível por causa da devoção integral de Daniel a Deus. No entanto, Dario provavelmente não sabia que o espírito excelente de Daniel vinha de sua fidelidade a Deus. Dario o promoveu simplesmente porque a inteligência dele poderia favorecer o seu governo. 2. Por qual motivo os supervisores e os sátrapas invejaram Daniel? - Em nenhum momento Daniel lhes prejudicou. No entanto, o fato de um cativo judeu ter conquistado a mais alta posição do reino deve tê-los incomodado. Além disso, o governo do reino por um homem que não servia ao mesmo deus

deles, e sim ao Senhor Deus, deve ter despertado o ódio religioso. 3. Por que o rei não conseguiu revogar o decreto? - A vaidade de Dario fê-lo pensar que a sugestão dos supervisores e sátrapas era para a sua própria glória, e não imaginou que o alvo deles era Daniel. Dario não foi sábio o bastante para pensar na consequência de seus atos.

Percepção

Senti-me agoniado diante de um rei que cai na cilada dos maus, na tentativa de aumentar a sua própria glória. Há pessoas ao meu redor que se iludem igualmente, ao negarem a existência de Deus para vangloriarem-se. Da mesma maneira, com frequência viro alvo da inveja destas pessoas, por causa da minha fé em Deus. Às vezes suporto calado as críticas para preservar a minha fidelidade. Se eu me focasse nas suas críticas seria insuportável, mas ao apresentar-me sob a cruz de Jesus, Salvador e Senhor da minha existência, experimento o amor de Deus.

Decisão e aplicação

1. Com um coração que crê no retorno de Jesus para julgar o mundo, revelarei minha fé em Deus, mesmo sendo alvo da inveja e da zombaria. 2. Todas as manhãs contarei para as pessoas que me rodeiam o foco da minha oração e meditação. 3. Não me envergonharei de evangelizar, abordando mais pessoas para ensinar-lhes o evangelho da salvação.

Page 13: Vida Abundante Março 2015

13

Análise do conteúdo

Percepção

1. Por que os supervisores e os

sátrapas procuraram alguma

acusação contra Daniel na lei de

Deus? (vs.3-4)

2. Que decreto foi emitido a fim de

acusar Daniel? (v.7)

4. Homens invejosos que

procuravam motivos para acusar

Daniel não puderam achar falta

alguma nele. Como você se sente

ao se comparar com Daniel?

Estudo e reflexão

3. Por que as pessoas invejam e

armam emboscadas no caminho

de servos fiéis a Deus? (vide Jo

15:19)

Decisão e aplicação

5. Como aquele que pertence a

Deus, onde você enfrenta problemas

justamente quando se entrega de

coração puro integralmente? O que

você fará hoje como um homem fiel

a esta missão? Anotação

Page 14: Vida Abundante Março 2015

14

“Falta” (v.4): Significa corrupção e mentira resultantes de um erro proposital,

pecado consciente.

Jo 15:19: “Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele.

Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por

isso o mundo os odeia.”

Sucessor de Belsazar, rei Dario colocou três supervisores para

governarem todo o reino, um dos quais era Daniel. Daniel era dotado de

uma inteligência extraordinária e tinha um espírito de excelência pois Deus

estava com ele. No entanto, tudo isso acabou despertando a inveja nas

pessoas. Como não se achava na sua vida moral ou na sua administração

nenhum “erro”, os invejosos conspiraram contra ele por meio da sua

“diferença”. Com suas orações, Daniel fazia diferença num país sem Deus

e, para que elas pudessem parecer um “erro”, “todos os supervisores

reais, os prefeitos, os sátrapas, os conselheiros e os governadores” (v.7)

apresentaram diante do rei um habilidoso decreto. Assim sendo, o decreto

no qual “todo aquele que orar a qualquer deus ou a qualquer homem nos

próximos trinta dias será atirado na cova dos leões” (v.7) havia sido criado

unicamente como armadilha para Daniel. Todos tramaram contra a morte

de um homem, unicamente pelo fato de Daniel ser fiel a Deus e não ao

mundo.

ORAÇÃO Como aquele que pertence a Deus, que eu

tema somente ao Senhor.

Anotação

Page 15: Vida Abundante Março 2015

15

03 Como costumava fazer

ter Daniel 6:10-15

10 Quando Daniel soube que o

decreto tinha sido publicado, foi

para casa, para o seu quarto, no

andar de cima, onde as janelas

davam para Jerusalém e ali fez o

que costumava fazer: três vezes por

dia ele se ajoelhava e orava,

agradecendo ao seu Deus.

11 Então aqueles homens foram

investigar e encontraram Daniel

orando, pedindo ajuda a Deus.

12 E foram logo falar com o rei

acerca do decreto real: “Tu não

publicaste um decreto ordenando

que nestes trinta dias todo aquele

que fizer algum pedido a qualquer

deus ou a qualquer homem, exceto

a ti, ó rei, será lançado na cova dos

leões?” O rei respondeu: “O decreto

está em vigor, conforme a lei dos

medos e dos persas, que não pode

ser revogada”.

13 Então disseram ao rei: “Daniel,

um dos exilados de Judá, não te dá

ouvidos, ó rei, nem ao decreto que

assinaste. Ele continua orando três

vezes por dia”.

14 Quando o rei ouviu isso, ficou

muito contrariado e decidiu salvar

Daniel. Até o pôr-do-sol, fez o

possível para livrá-lo.

15 Mas os homens lhe disseram:

“Lembra-te, ó rei, de que, segundo a

lei dos medos e dos persas, nenhum

decreto ou edito do rei pode ser

modificado”.

Page 16: Vida Abundante Março 2015

16

Análise do conteúdo

Percepção

1. Qual foi a reação de Daniel ao

edito real? (v.10)

2. Qual foi a reação do rei Dario

diante da situação crítica de

Daniel? (v.14)

4. O que você sente ao ver a

fidelidade da fé de Daniel, que não

se abala nem mesmo diante de um

decreto real?

Estudo e reflexão

3. Por que Daniel orou três vezes

ao dia em direção a Jerusalém

com as janelas abertas, mesmo

ciente do decreto real?

Decisão e aplicação

5. O que tenta você a abandonar a

fé para se proteger dos olhares e

críticas alheias? Qual é a postura e

a prática cristã que deve voltar a

praticar hoje “como costumava

fazer”? Anotação

Page 17: Vida Abundante Março 2015

17

1 Rs 8:48-50: “e se lá eles se voltarem para ti de todo o coração e de toda a sua

alma, na terra dos inimigos que os levaram como prisioneiros, e orarem voltados

para a terra que deste aos seus antepassados, para a cidade que escolheste e

para o templo que construí em honra do teu nome (...).”

Daniel sabia que o decreto real havia sido assinado e publicado. Mesmo

assim, voltou para casa e, três vezes por dia, se ajoelhou e orou,

agradecendo a Deus, como costumava fazer. Uma vez que o decreto

visava unicamente matar Daniel, aqueles que o invejavam seguiam

atentamente seus passos. Assim que eles viram Daniel orando, foram

certificar o rei acerca do decreto para então denunciá-lo. Naquela época,

os judeus cativos tinham o hábito de orar voltados para Jerusalém (vide 1

Rs 8:48-50). Era a oração de obediência dos que criam no cumprimento

da promessa de Deus. Por meio desta oração, Daniel declarou que Deus

está além e acima de toda força ou poder ou autoridade real. Foi como a

resposta que Pedro e João deram diante das ameaças das autoridades

judaicas: “Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus

obedecer aos senhores e não a Deus.” (At 4:19). Esperamos que perante

a exigência e pressão do mundo, possamos ser santos que escutam a voz

de Deus com mais intensidade.

ORAÇÃO Faça com que sob a exigência e pressão do

mundo, eu ouça a voz de Deus com mais

intensidade.

Anotação

Page 18: Vida Abundante Março 2015

18

04 Fez com que Deus fosse reconhecido como rei

qua Daniel 6:16-23

16 Então o rei deu ordens, e eles

trouxeram Daniel e o jogaram na

cova dos leões. O rei, porém, disse

a Daniel: “Que o seu Deus, a quem

você serve continuamente, o livre!”

17 Taparam a cova com uma pedra,

e o rei a selou com o seu anel-selo

e com os anéis dos seus nobres,

para que a decisão sobre Daniel

não se modificasse.

18 Tendo voltado ao palácio, o rei

passou a noite sem comer e não

aceitou nenhum divertimento em

sua presença. Além disso, não

conseguiu dormir.

19 Logo ao alvorecer, o rei se

levantou e correu para a cova dos

leões.

20 Quando ia se aproximando da

cova, chamou Daniel com voz que

revelava aflição: “Daniel, servo do

Deus vivo, será que o seu Deus, a

quem você serve continuamente,

pôde livrá-lo dos leões?”

21 respondeu: Ó rei, vive para

sempre!

22 O meu Deus enviou o seu anjo,

que fechou a boca dos leões. Eles

não me fizeram mal algum, pois fui

considerado inocente à vista de

Deus. Também contra ti não cometi

mal algum, ó rei.

23 O rei muito se alegrou e ordenou

que tirassem Daniel da cova. Quando

o tiraram da cova, viram que não

havia nele nenhum ferimento, pois

ele tinha confiado no seu Deus.

Page 19: Vida Abundante Março 2015

19

Análise do conteúdo

Percepção

1. Como o rei Dario agiu após

colocar Daniel dentro da cova dos

leões? (vs.18-20)

2. Qual foi a reação do rei Dario

ao saber que Daniel estava vivo?

(v.23)

4. Daniel, mesmo correndo risco de

morte, confiou em Deus de todo o

coração e, por causa disso, até o rei

Dario reconheceu Deus. O que você

percebe através desse

acontecimento?

Estudo e reflexão

3. Por que Dario mostrou tal

reação por Daniel?

Decisão e aplicação

5. Como você tem reagido a

ameaças mundanas que nos

impedem de viver de acordo com a

fé? O que você pode praticar hoje

para conquistar a vitória como

Daniel?

Anotação

Page 20: Vida Abundante Março 2015

20

“À vista de Deus” (v.22): “À vista daquele que julga”. Significa que Deus é o

inspetor do mundo e de todo universo.

Daniel foi jogado na cova dos leões por bando de homens maus que

tramavam matar uma pessoa inocente, só por ter uma religião diferente da

sua. Porém, através desse acontecimento, o rei Dario conheceu Deus. O

rei valorizava Daniel que era fiel, por isso, apesar de ter dado as ordens,

ele ficou incomodado e passou a noite sem comer, lamentando e sem

divertimentos (vs.16-18). Claramente, o rei Dario já estava sentindo a

presença de Deus junto a Daniel, mas o verdadeiro motivo da lamentação

era por causa da sua valorização por ele. Porém, o rei não tinha como não

reconhecer Deus ao ouvir a resposta de Daniel. O rei Dario, acordado na

madrugada, correu para a cova onde estava Daniel e perguntou: "será que

o seu Deus, a quem você serve continuamente, pôde livrá-lo dos leões?”

(vs.21-23). Daniel, vivo, testemunhou sobre a proteção de Deus, e, nessa

hora, o rei não teve como negar a Deus (vs.21-23). Através de todo esse

processo, Deus não só exaltou Daniel, mas fez com que o rei Dario não

tivesse como negá-lo. Uma verdadeira atitude de fé mostra no mundo a

presença de Deus vivo.

ORAÇÃO Faça com que possamos viver como pessoas

de fé, confiando em Deus de todo o coração.

Anotação

Page 21: Vida Abundante Março 2015

21

05 Influência de um homem de fé

qui Daniel 6:24-28

24 E, por ordem do rei, os homens

que tinham acusado Daniel foram

atirados na cova dos leões, junto

com as suas mulheres e os seus

filhos. E, antes de chegarem ao

fundo, os leões os atacaram e

despedaçaram todos os seus

ossos.

25 Então o rei Dario escreveu aos

homens de todas as nações, povos

e línguas de toda a terra: “Paz e

prosperidade!

26 Estou editando um decreto para

que em todos os domínios do

império os homens temam e

reverenciem o Deus de Daniel. Pois

ele é o Deus vivo e permanece para

sempre; o seu reino não será

destruído, o seu domínio jamais

acabará.

27 Ele livra e salva; faz sinais e

maravilhas nos céus e na terra. Ele

livrou Daniel do poder dos leões.”

28 Assim Daniel prosperou durante

os reinados de Dario e de Ciro, o

Persa.

Page 22: Vida Abundante Março 2015

22

Análise do conteúdo

Percepção

1. Como Deus reverteu o

acontecimento? (v.24)

2. O que o rei Dario disse sobre

Deus ao povo? Que bênçãos

Deus deu a Daniel? (vs.26-27)

4. O que você percebe através de

Daniel, que proclama a presença de

Deus vivo para muitas pessoas

através da sua vida e da sua fé fiel?

Estudo e reflexão

3. Por que Deus fez com que o rei

Dario emitisse o decreto duas

vezes em relação a Daniel

(vs.7,26-27)?

Decisão e aplicação

5. O que você está fazendo para

viver como luz e sal no cotidiano?

Dentre esses, o que você deve ou

pode fazer ainda hoje? Anotação

Page 23: Vida Abundante Março 2015

23

O coração do rei Dario se moveu apenas através de uma pessoa: Daniel.

Deus reverteu a situação para que todos aqueles que tinham acusado

Daniel fossem atirados na cova dos leões, juntamente com as suas

famílias (v.24). Deus transforma a crise numa oportunidade. Ele, através

do rei Dario, fez com que Deus, que salvou Daniel, fosse propagado. O rei

Dario até emite um decreto a todo o reino para que os homens temam e

reverenciem o Deus de Daniel. Ele apresenta Deus, que é todo poderoso,

é dono da terra e do céu, que opera maravilhas e milagres e salvou Daniel

da cova dos leões (vs.25-27). Dessa forma, Deus transformou as

circunstâncias através da fé de Daniel. Além disso, Deus protegeu Daniel

para que prosperasse durante os reinados de Dario e de Ciro (v.28).

Cientes de que uma pessoa de fé fiel tem grande influência no lar e no

país, podemos saber o que é a identidade de um cristão. Vamos carregar

bem o nosso papel de sal e luz da terra.

ORAÇÃO Faça com que o perfume de Cristo apareça

através de minha vida bondosa da fé.

Anotação

Page 24: Vida Abundante Março 2015

24

06 Deus, o Senhor da História

sex Daniel 7:1-8

1 No primeiro ano de Belsazar, rei

da Babilônia, Daniel teve um sonho,

e certas visões passaram por sua

mente, estando ele deitado em sua

cama. Ele escreveu o seguinte

resumo do seu sonho.

2 Em minha visão à noite, eu vi os

quatro ventos do céu agitando o

grande mar.

3 Quatro grandes animais,

diferentes uns dos outros, subiram

do mar.

4 O primeiro parecia um leão, e

tinha asas de águia. Eu o observei

e, em certo momento, as suas asas

foram arrancadas, e ele foi erguido

do chão, firmou-se sobre dois pés

como um homem e recebeu

coração de homem.

5 A seguir, vi um segundo animal,

que tinha a aparência de um urso.

Ele foi erguido por um dos seus

lados, e na boca, entre os dentes,

tinha três costelas. Foi-lhe dito:

“Levante-se e coma quanta carne

puder!”

6 Depois disso, vi um outro animal,

que se parecia com um leopardo.

Nas costas tinha quatro asas, como

as de uma ave. Esse animal tinha

quatro cabeças, e recebeu

autoridade para governar.

7 Em minha visão à noite, vi ainda

um quarto animal, aterrorizante,

assustador e muito poderoso. Tinha

grandes dentes de ferro, com os

quais despedaçava e devorava suas

vítimas, e pisoteava tudo o que

sobrava. Era diferente de todos os

animais anteriores e tinha dez

chifres.

8 Enquanto eu considerava os

chifres, vi outro chifre, pequeno, que

surgiu entre eles; e três dos primeiros

chifres foram arrancados para dar

lugar a ele. Esse chifre possuía olhos

como os olhos de um homem e uma

boca que falava com arrogância.

Page 25: Vida Abundante Março 2015

25

Análise do conteúdo

Percepção

1. Em qual época Daniel teve a

visão? (v.1)

2. Qual foi a visão que Daniel teve

através do sonho? (vs.2-8)

4. Deus, o Senhor da história,

mostra a Daniel o percurso histórico

através da visão. O que você

percebe?

Estudo e reflexão

3. Por que Deus mostrou no

sonho de Daniel os quatro

animais?

Decisão e aplicação

5. Nenhum império, mesmo forte, é

eterno, e somente o Reino de Deus

é. Você tem temor a outras coisas

além de Deus? Quais? Que decisão

você tomaria hoje para viver como

alguém que ama o eterno Reino de

Deus? Anotação

Page 26: Vida Abundante Março 2015

26

“No primeiro ano de Belsazar” (v.1): provavelmente 550 a.C. Época em que o

poder político da Babilônia já estava enfraquecido e ela sofria sucessivos ataques

da confederação medo-persa.

O rei Belsazar subiu ao trono em 550 a.C., e Daniel, provavelmente, tinha

sessenta e poucos anos. Foi quando Deus mostrou a visão a Daniel.

Quatro ventos do céu agitaram o grande mar, e quatro grandes animais,

cada um diferente dos outros, subiram do mar (vs.2-3). O primeiro animal

que parecia um leão e tinha as asas de águia representa o Império

Babilônico. O Império Babilônico iniciou guerra de conquista ágil como um

leão com asas. O urso representa o Império Medo-Persa, que conquistou

a Babilônia. As três costelas entre os seus dentes simbolizam os três

principais inimigos que eles conquistaram. O terceiro animal, que se

parecia com um leopardo e tinha quatro asas, representa a guerra de

conquista de Alexandre, o Grande, da Grécia, e as quatro cabeças do

leopardo representam que o reino se dividirá em quatro partes depois de

Alexandre, o Grande. O quarto animal simboliza o Império Romano e as

eras seguintes. Deus mostrou a Daniel o fluxo da História que ainda viria

pela frente através da visão. Nenhum Império, mesmo forte, é eterno.

Somente o Reino de Deus é eterno, e todas as histórias do mundo

acontecem na providência de Deus.

ORAÇÃO Faça com que possamos viver com esperança

pelo eterno Reino de Deus temendo a Ti, que

é o Senhor da história.

Anotação

Page 27: Vida Abundante Março 2015

27

07 Domínio eterno

sáb Daniel 7:9-14

9 Enquanto eu olhava, tronos foram

colocados, e um ancião se

assentou. Sua veste era branca

como a neve; o cabelo era branco

como a lã. Seu trono era envolto em

fogo, e as rodas do trono estavam

em chamas.

10 De diante dele, saía um rio de

fogo. Milhares de milhares o

serviam; milhões e milhões estavam

diante dele. O tribunal iniciou o

julgamento, e os livros foram

abertos.

11 Continuei a observar por causa

das palavras arrogantes que o

chifre falava. Fiquei olhando até que

o animal foi morto, e o seu corpo foi

destruído e atirado no fogo.

12 Dos outros animais foi retirada a

autoridade, mas eles tiveram

permissão para viver por um período

de tempo.

13 Em minha visão à noite, vi alguém

semelhante a um filho de homem,

vindo com as nuvens dos céus. Ele

se aproximou do ancião e foi

conduzido à sua presença.

14 Ele recebeu autoridade, glória e o

reino; todos os povos, nações e

homens de todas as línguas o

adoraram. Seu domínio é um

domínio eterno que não acabará, e

seu reino jamais será destruído.

Page 28: Vida Abundante Março 2015

28

Análise do conteúdo

Percepção

1. Como é apresentado “um

ancião” que se assentou no

trono? (vs.9-10)

2. Que tipo de tratamento recebe

aquele que é “semelhante a um

filho de homem”, que surge

depois da morte do quarto

animal? (vs.13-14)

4. Nós somos coerdeiros de Jesus

do poder e do reino de Deus e

governaremos junto com Ele

eternamente. O que você sente

sobre isso?

Estudo e reflexão

3. Qual é o significado dos

animais serem mortos ou retirados

das autoridades? (vs.11-12)

Decisão e aplicação

5. O que você iria falar a Deus se

Ele julgasse a sua vida? O que você

responderia se Ele perguntasse

como viveria o dia de hoje?

Anotação

Page 29: Vida Abundante Março 2015

29

“Branca como a neve” (v.9):Representa a pureza e a santidade de Deus. “Em fogo” (v.9): Simboliza a vontade de Deus de julgar o Império e a salvação do Seu povo.

A palavra de hoje no livro de Daniel trata da profecia dos últimos tempos. “Um ancião” (Deus, v.9) se assentou no trono e era servido por milhares de milhares e estavam diante dele milhões e milhões. Deus abre os livros e faz o julgamento (v.10). Ele irá julgar todas as pessoas do mundo. Você também ficará em frente a Deus e será julgado pelos mínimos detalhes da sua vida. A morte do quarto animal significa a destruição do Império Romano. Os outros animais, dos quais foi retirada a autoridade, mas que tiveram permissão para viver representam os impérios antecessores do Império Romano, que perderam suas autoridades políticas, porém tiveram as suas culturas preservadas. “Um filho de homem” (v.13) refere-se a Jesus (Mt 26:64; Lc 21:27; Jo 1:51). Deus dá a Jesus a eterna glória, o poder e o eterno reino que nunca será destruído. Ele será adorado por todos os povos, nações e homens de todas as línguas. Nós iremos herdar junto com Jesus esse poder e esse reino e teremos um domínio eterno.

ORAÇÃO

Faça com que eu possa viver o dia de hoje de

forma que eu não tenha vergonha frente ao

julgamento e nem tenha uma vida vergonhosa

para governar eternamente.

Anotação

Page 30: Vida Abundante Março 2015

30

08 Deus que cuida e protege

dom Culto no Lar - Daniel 6:16-23

Família à mesa. Reúna a sua família à mesa e compartilhe a comida e as percepções e aplicações do sermão do dia.

Leitura bíblica

16 Então o rei deu ordens, e eles

trouxeram Daniel e o jogaram na

cova dos leões. O rei, porém, disse

a Daniel: “Que o seu Deus, a quem

você serve continuamente, o livre!”

17 Taparam a cova com uma

pedra, e o rei a selou com o seu

anel-selo e com os anéis dos seus

nobres, para que a decisão sobre

Daniel não se modificasse.

18 Tendo voltado ao palácio, o rei

passou a noite sem comer e não

aceitou nenhum divertimento em

sua presença. Além disso, não

conseguiu dormir.

19 Logo ao alvorecer, o rei se

levantou e correu para a cova dos

leões.

20 Quando ia se aproximando da

cova, chamou Daniel com voz que

revelava aflição: “Daniel, servo do

Deus vivo, será que o seu Deus, a

quem você serve continuamente,

pôde livrá-lo dos leões?”

21 respondeu: Ó rei, vive para

sempre!

22 O meu Deus enviou o seu anjo,

que fechou a boca dos leões. Eles

não me fizeram mal algum, pois fui

considerado inocente à vista de

Deus. Também contra ti não cometi

mal algum, ó rei.

23 O rei muito se alegrou e ordenou

que tirassem Daniel da cova.

Quando o tiraram da cova, viram

que não havia nele nenhum

ferimento, pois ele tinha confiado no

seu Deus.

Page 31: Vida Abundante Março 2015

31

CULTO NO LAR

Desvendando a palavra

Daniel, indiferente à ordem do rei,

orou a Deus de onde dava para

Jerusalém, como sempre fizera

(v.10). Nenhuma situação era

capaz de abalar a fé de Daniel. E,

atrás dessa decisão de fé, veio

acompanhado o perigo de morte. A

ordem do rei foi decretada e Daniel

foi jogado na cova dos leões (v.16).

Para que não pudesse modificar a

ordem do rei, taparam a cova com

uma pedra e o rei a selou com o

seu anel-selo e com os anéis dos

seus nobres (v.17). O rei passou a

noite angustiado sem comer e sem

dormir (v.18). E, no dia seguinte,

logo ao alvorecer, o rei se levantou

e correu para a cova para verificar o

estado de Daniel (vs.19-20). Numa

situação comum, o leão faminto teria

devorado a pessoa, porém, dentro

da cova, ouviu-se a voz de Daniel:

“O meu Deus enviou o seu anjo, que

fechou a boca dos leões” (v.22).

Daniel tinha confiança de que Deus

cuidaria e protegeria sua vida (v.23).

Ele vivenciou um surpreendente

milagre. Em nossas vidas,

vivenciamos momentos de perigo

assim enfrentados, como na cova

dos leões. Oremos para que

possamos ser a família que aguarda

o milagre e a graça de Deus.

Page 32: Vida Abundante Março 2015

32

CULTO NO LAR

Compartilhando a graça 1. Cada membro da família deve tentar resumir em uma frase a palavra

de hoje.

2. O que você sente ao meditar o motivo de Daniel ter experimentado

milagres: “pois ele tinha confiado no seu Deus” (v.23)?

3. Vamos ler juntos Isaias 41:10. Vamos orar juntos pedindo a ajuda de

Deus.

Compartilhando agradecimentos 1. Relembrando a vida que teve durante a semana, vamos falar sobre o

que teve para agradecer, para confessar e pedir perdão diante de Deus e

da família.

2. Vamos fazer oferta como a expressão de gratidão, de arrependimento

e de amor pelos próximos.

Orando juntos Ajude-me a confiar em Deus que me protege como a menina dos olhos

mesmo em situações como a de Daniel na cova dos leões.

Page 33: Vida Abundante Março 2015

33

09 Para sempre, para todo o sempre

seg Daniel 7:15-22

15 Eu, Daniel, fiquei agitado em

meu espírito, e as visões que

passaram pela minha mente me

aterrorizaram.

16 Então me aproximei de um dos

que ali estavam e lhe perguntei o

significado de tudo o que eu tinha

visto. Ele me respondeu, dando-me

esta interpretação:

17 “Os quatro grandes animais são

quatro reinos que se levantarão na

terra.

18 Mas os santos do Altíssimo

receberão o reino e o possuirão

para sempre; sim, para todo o

sempre”.

19 Então eu quis saber o significado

do quarto animal, diferente de todos

os outros e o mais aterrorizante, com

seus dentes de ferro e garras de

bronze, o animal que despedaçava e

devorava suas vítimas, e pisoteava

tudo o que sobrava.

20 Também quis saber sobre os dez

chifres da sua cabeça e sobre o outro

chifre que surgiu para ocupar o lugar

dos três chifres que caíram, o chifre

que tinha olhos e uma boca que

falava com arrogância.

21 Enquanto eu observava, esse

chifre guerreava contra os santos e

os derrotava,

22 até que o ancião veio e

pronunciou a sentença a favor dos

santos do Altíssimo; chegou a hora

de eles tomarem posse do reino.

Page 34: Vida Abundante Março 2015

34

Estudo e Reflexão Decisão e Aplicação

Análise do conteúdo

Percepção

Page 35: Vida Abundante Março 2015

35

Orientações O reino que os santos do Altíssimo receberão Daniel 7:15-22

Análise do conteúdo

Daniel viu a visão do quarto animal diferente da dos três primeiros animais, que era mais aterrorizante. Ele acaba morrendo e os outros animais perdem a autoridade, porém, aguardam o tempo determinado. E, no meio da visão, viu alguém semelhante a um filho de homem, vindo com as nuvens do céu. Ele recebeu autoridade, glória e o reino e todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará e seu reino jamais será destruído.

Estudo e Reflexão

1. Qual foi o motivo pelo qual Deus mostrou a visão dos quatro animais no sonho de Daniel? (vs.21-22) - Porque a história humana está nas mãos de Deus e o seu final é o julgamento final. As forças de Satanás podem estar temporariamente fortes, mas, no final, elas vão desaparecer, mostrando que a vitória final e a glória estão no povo de Deus. Ele está mostrando isso para o povo de Israel a fim de que não fiquem derrotados pela realidade, porém tenham esperança e perseverança. 2. Por que os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para sempre? (v.18) - Com a vinda de Jesus Cristo, todas as iniquidades serão julgadas e todos os reinos do mundo serão destruídos, entretanto, aqueles que acreditam no maior vencedor do mundo, que é Jesus Cristo, herdarão o reino eterno. O filho do Altíssimo terá a autoridade de todos

os reinos e Ele governará com grandeza e soberania. A sua autoridade será eterna e todos os outros reinos o adorarão e lhe obedecerão.

Percepção

Houve uma vez em que fui surpreendido com um acidente de carro quando estava voltando de um culto matinal especial, no qual tinha sido muito abençoado com a palavra. Lembro-me de que fiquei mais perto de Deus com esse acontecimento. Percebi que não existe uma mera coincidência. Mesmo num pequeno incidente, percebi mais uma vez que a vontade de Deus estava presente. Consigo perceber através da palavra de hoje que todas as coisas que acontecem ao meu redor e a história do mundo estão nas mãos de Deus. Tenho que ser uma pessoa perseverante e um homem de oração como Daniel.

Decisão e aplicação

1. Minha irmã tem lutado contra o câncer há 7 anos, e já que está difícil prorrogar a licença médica, ela terá de entrar na aposentadoria por invalidez. Ela está morando sozinha, por isso, está sendo um problema fazer o tratamento de quimioterapia, se alimentar, etc. Parece ser uma das piores situações, porém, irei orar com todas as forças pela minha irmã, porque estou ciente de que até este sofrimento está dentro da providência divina. 2. A partir de hoje, vou orar durante o horário de almoço, entre às 13:40 e 14:00, tendo fé de que Deus não nos dá uma prova maior do que podemos suportar.

Page 36: Vida Abundante Março 2015

36

Análise do conteúdo

Percepção

1. A que se refere “os quatro

grandes animais”?

2. Como é a descrição dos quatro

animais e o que eles causavam

nos santos? (vs.19-21)

4. Parecia que os quatro reis que

eram simbolizados pelos animais

iriam governar eternamente o

mundo, mas, no final, os santos

recebem o reino de Deus, que é

eterno. O que você sente ao ver

isso? (vs.18, 21-22)

Estudo e reflexão

3. Qual é a diferença do poder

que os animais e os santos iriam

desfrutar? (v.18)

Decisão e aplicação

5. Qual é a sua reação frente aos

vários acontecimentos no mundo?

Como você está vivendo cada dia da

sua vida como a pessoa que irá

desfrutar para todo e sempre do

reino de Deus?

Anotação

Page 37: Vida Abundante Março 2015

37

Daniel ouve do anjo a interpretação do seu sonho. “Os quatro animais”

(v.17) representam os quatro reis, especialmente o quarto animal era o

mais aterrorizante, com seus dez chifres e o outro chifre que tinha olhos e

uma boca guerreira contra os santos e os derrotava. Por causa dessas

visões, Daniel fica agitado e aterrorizado, mas “o ancião veio” e

pronunciou a sentença a favor “dos santos do Altíssimo” (v.22).

Traduzindo ao pé da letra, a palavra de hoje significa que “foi instaurado

um juízo para os santos”. Através disso, acabou o reino dos animais e os

santos receberam o eterno reino de Deus. Podemos supor que os

impérios que os “quatro grandes animais” simbolizavam são a Babilônia, a

Média-Pérsia, a Grécia e Roma, todavia, para os dias atuais, eles podem

ser todas as formas de iniquidade do mundo. No dia de hoje, as forças do

mal estão em todas as partes, mas o seu poder é limitado, e o inicio do

reino de Deus é certo e eterno. Como você está vivendo como alguém que

pertence ao reino de Deus?

ORAÇÃO

Faça com que eu possa viver vencendo com

uma grande fé e esperança como um seguidor

de Cristo que irá receber o eterno reino de

Deus.

Anotação

Page 38: Vida Abundante Março 2015

38

10 Quando o Julgamento começar

ter Daniel 7:23-28

23 Ele me deu a seguinte

explicação: “O quarto animal é um

quarto reino que aparecerá na terra.

Será diferente de todos os outros

reinos e devorará a terra inteira,

despedaçando-a e pisoteando-a.

24 Os dez chifres são dez reis que

sairão desse reino. Depois deles

um outro rei se levantará, e será

diferente dos primeiros reis.

25 Ele falará contra o Altíssimo,

oprimirá os seus santos e tentará

mudar os tempos e as leis. Os

santos serão entregues nas mãos

dele por um tempo, tempos e meio

tempo.

26 “Mas o tribunal o julgará, e o seu

poder lhe será tirado e totalmente

destruído, para sempre.

27 Então a soberania, o poder e a

grandeza dos reinos que há debaixo

de todo o céu serão entregues nas

mãos dos santos, o povo do

Altíssimo. O reino dele será um reino

eterno, e todos os governantes o

adorarão e lhe obedecerão”.

28 “Esse é o fim da visão. Eu, Daniel,

fiquei aterrorizado por causa dos

meus pensamentos e meu rosto

empalideceu, mas guardei essas

coisas comigo”.

Page 39: Vida Abundante Março 2015

39

Análise do conteúdo

Percepção

1. O quarto animal representa o

quarto país. O que o diferencia

dos demais países? (v.23)

2. Qual a maldade que o rei, que

aparecerá depois dos dez chifres

(dez reis), cometerá? E qual é o

seu fim? (vs.24-26)

4. O que você sente ao saber que o

rei maldoso, que perseguirá os

santos, será julgado no tribunal e o

seu poder lhe será tirado e ele será

totalmente destruído?

Estudo e reflexão

3. Por que Deus julgará e

destruirá os países e reis fortes?

Decisão e aplicação

5. Qual o maior obstáculo à minha fé

hoje? O que poderei colocar em

prática hoje para agir pela fé de que

o Senhor fará com que eu supere e

vença esses obstáculos? Anotação

Page 40: Vida Abundante Março 2015

40

“Os tempos e as leis” (v.35): “Os tempos” significa a estação e momento ordenado

por Deus; “as leis” são os princípios e as leis da Bíblia, relacionados às atividades

de toda a criação ordenados por Deus.

Com forma muito assustadora e feroz, o quarto animal aponta para o

quarto país (provavelmente Roma). Esse país blasfemou e perseguiu os

santos, colocando-os em perigo. Deus decidiu julgar aquele país e, até

esse julgamento, os santos, por muito tempo, sofrerão em suas mãos

(vs.23-26). Por essa razão, Daniel, após a interpretação do anjo,

preocupado pelo longo tempo de sofrimento dos santos, se tranca em

agonia. Mas Deus, durante esse período de maldade e poder do país

maldoso, manda Jesus Cristo que, na cruz, julgou os pecados. E também,

Jesus Cristo, vitorioso, ressuscitou e ascendeu aos céus, e voltará no fim

dos tempos. Desde aquela época até agora, os santos sofrem perseguição

e incessantes ataques das forças do mal, forças estas que serão

destruídas pelo poder de Deus. Se acreditarmos nisso, teremos a vitória.

Como eu estou me preparando hoje para vencer essa batalha espiritual? E

o que preciso fazer para que eu não me abale diante dos perigos e

dificuldades?

ORAÇÃO Ajude-me a ser vitorioso, me preparando

espiritualmente, olhando para Cristo que

venceu a batalha espiritual.

Anotação

Page 41: Vida Abundante Março 2015

41

11 O grande chifre foi quebrado

qua Daniel 8:1-8

1 No terceiro ano do reinado do rei

Belsazar, eu, Daniel, tive outra

visão, a segunda.

2 Na minha visão eu me vi na

cidadela de Susã, na província de

Elão; na visão eu estava junto do

canal de Ulai.

3 Olhei para cima e, diante de mim,

junto ao canal, estava um carneiro;

seus dois chifres eram compridos,

um mais que o outro, mas o mais

comprido cresceu depois do outro.

4 Observei o carneiro enquanto ele

avançava para o oeste, para o norte

e para o sul. Nenhum animal

conseguia resistir-lhe, e ninguém

podia livrar-se do seu poder. Ele

fazia o que bem desejava e foi

ficando cada vez maior.

5 Enquanto eu considerava isso, de

repente um bode, com um chifre

enorme entre os olhos, veio do oeste,

percorrendo toda a extensão da terra

sem encostar no chão.

6 Ele veio na direção do carneiro de

dois chifres que eu tinha visto ao lado

do canal, e avançou contra ele com

grande fúria.

7 Eu o vi atacar furiosamente o

carneiro, atingi-lo e quebrar os seus

dois chifres. O carneiro não teve

forças para resistir a ele; o bode o

derrubou no chão e o pisoteou, e

ninguém foi capaz de livrar o carneiro

do seu poder.

8 O bode tornou-se muito grande,

mas no auge da sua força o seu

grande chifre foi quebrado, e em seu

lugar cresceram quatro chifres

enormes, na direção dos quatro

ventos da terra.

Page 42: Vida Abundante Março 2015

42

Análise do conteúdo

Percepção

1. Como era a forma do carneiro

da visão de Daniel? (vs.3-4)

2. Quais as características do

bode que veio do oeste e o que

ele fez ao carneiro? (vs.5-8)

4. O que você sente ao ver que

mesmo monarquias e países

poderosos podem ser quebrados?

Estudo e reflexão

3. Qual o motivo de se quebrarem

os chifres do carneiro e do bode?

Decisão e aplicação

5. Embora sejam limitadas e

temporárias, quais as influências

deste mundo às quais eu temo?

Qual ato de fé que, com coragem,

devo praticar hoje?

Anotação

Page 43: Vida Abundante Março 2015

43

“Cidadela de Susã, canal de Ulai” (v.2): Susã era a capital da província de Elão, que ficava a cerca de 350 quilômetros a leste da Babilônia. O Canal de Ulai era um afluente do Rio Tigre e ficava a 30 quilômetros a nordeste. “O carneiro” (v.3): Simboliza a confederação medo-persa (v.20). O rei da Pérsia, quando marchava, usava na cabeça um adereço de carneiro de ouro. “O bode” (v.5): Refere-se ao império grego, que adorava a um ídolo com o formato de bode.

Daniel teve essa visão no terceiro ano do reinado de Belsazar (550 a.C.).

Simbolizando a confederação medo-persa (Média e Pérsia), o carneiro de

dois chifres, que teve um dos chifres crescendo mais que o outro,

demonstra que a Pérsia, inicialmente mais fraca, mais tarde passa a

dominar. Não havia nenhum outro reino que podia derrotá-la. Entretanto, o

tempo do carneiro não durou muito. O bode que apareceu posteriormente

quebra os chifres do carneiro. Esse bode simboliza o império grego, e o

grande chifre que ficava em sua testa aponta para o rei Alexandre, o

Grande. Ele saiu da Grécia e conquistou países com uma grande

velocidade, como se seus pés não tocassem o chão (v.5). Em dez anos,

construiu um grande império na Europa, África e Ásia, mas seu tempo foi

mais curto ainda. Alexandre morreu aos 33 anos de idade e seu chifre foi

quebrado (v.8). Consequentemente, o império foi dividido e quatro

generais tomaram o poder. O poder deste mundo parece que aumenta e

se fortalece, porém tudo está debaixo do controle e do tempo de Deus.

Toda a história está debaixo da soberania de Deus.

ORAÇÃO Faça com que eu possa olhar para a soberania

de Deus que está acima de toda a força e

poder deste mundo.

Anotação

Page 44: Vida Abundante Março 2015

44

12 Existe data para o fim do sofrimento

qui Daniel 8:9-17

9 De um deles saiu um pequeno

chifre, que logo cresceu em poder

na direção do sul, do leste e da

Terra Magnífica.

10 Cresceu até alcançar o exército

dos céus, e atirou na terra parte do

exército das estrelas e as pisoteou.

11 Tanto cresceu que chegou a

desafiar o príncipe do exército;

suprimiu o sacrifício diário oferecido

ao príncipe, e o local do santuário

foi destruído.

12 Por causa da rebelião, o exército

dos santos e o sacrifício diário

foram dados ao chifre. Ele tinha

êxito em tudo o que fazia, e a

verdade foi lançada por terra.

13 Então ouvi dois anjos

conversando, e um deles perguntou

ao outro: “Quanto tempo durarão os

acontecimentos anunciados por

esta visão? Até quando será

suprimido o sacrifício diário e a

rebelião devastadora prevalecerá?

Até quando o santuário e o exército

ficarão entregues ao poder do chifre

e serão pisoteados?”

14 Ele me disse: “Isso tudo levará

duas mil e trezentas tardes e

manhãs; então o santuário será

reconsagrado”.

15 Enquanto eu, Daniel, observava a

visão e tentava entendê-la, diante de

mim apareceu um ser que parecia

homem.

16 E ouvi a voz de um homem que

vinha do Ulai: “Gabriel, dê a esse

homem o significado da visão”.

17 Quando ele se aproximou de mim,

fiquei aterrorizado e caí prostrado.

Ele me disse: “Filho do homem, saiba

que a visão refere-se aos tempos do

fim”.

Page 45: Vida Abundante Março 2015

45

Análise do conteúdo

Percepção

1. Quais são os atos que o

pequeno chifre cometeu? (vs.9-

12)

2. O que um anjo perguntou para

o outro? (v.13)

4. O que você sente ao saber que o

sofrimento não dura para sempre?

Estudo e reflexão

3. Por que o anjo falou

especificamente da duração do

sofrimento até acontecer a

restauração? (v.14)

Decisão e aplicação

5. Qual é o sofrimento espiritual pelo

qual está passando? Tendo a

certeza de que este sofrimento

acabará, qual a atitude de fé para a

qual pode ser desafiado?

Anotação

Page 46: Vida Abundante Março 2015

46

“Pequeno chifre” (v.9): Refere-se a Antíoco IV Epifânio, oitavo rei da dinastia

selêucida. Em uma visão ampla, simboliza o Anticristo que surgirá nos últimos

dias.

“Duas mil e trezentas tardes e manhãs” (v.14): Alguns acreditam que são

literalmente 2300 dias (contados a partir do dia em que Antíoco assassinou o sumo

sacerdote até a sua morte). A outra opinião é de que seria o número de sacrifícios

consecutivamente oferecidos em 1150 dias, o intervalo entre a profanação do altar

(quando foi erguida a estátua de Zeus no Templo) e sua reconsagração por Judas

Macabeu.

O crescente poder de Antíoco IV repercutiu inclusive na Terra Magnífica,

região da Judéia (v.9). Ele perseguiu os líderes do exército dos céus

(Israel, v.10) e massacrou oito milhões de judeus. Ele chegou a desafiar o

príncipe do exército (Deus), proibindo o sacrifício diário (v.11), erguendo a

estátua de Zeus no Santo dos Santos e colocando a cabeça de um animal

impuro, como o porco. Assim, por três anos, praticou a profanação do

altar. Também queimou o livro da Lei (“a verdade foi lançada por terra”,

v.12) e o que estudava a Lei foi morto. Por outro lado, após essa visão,

dois anjos aparecem e perguntam até quando duraria o sofrimento. O

ponto estranho é que esse anjo não responde ao outro anjo, mas sim a

Daniel, informando que tudo isso durará duas mil e trezentas tardes e

manhãs. O motivo disso é que Daniel, que vivia nessa terra, precisava

saber que o sofrimento tinha data para acabar. As pessoas que estavam

vivendo este sofrimento poderiam cair em situação de medo e frustração,

tendo sua identidade de fé destruída, porém, ao saber que esse

sofrimento tinha data para acabar, poderiam recuperar a esperança. Você

está em sofrimento? Abrace a esperança e se mantenha firme na fé.

ORAÇÃO Faça com que eu possa vencer na fé, tendo

confiança na palavra do Senhor que diz que o

sofrimento tem data para acabar.

Anotação

Page 47: Vida Abundante Março 2015

47

13 A palavra de Deus se realiza sem falha

sex Daniel 8:18-27

18 Enquanto ele falava comigo, eu,

com o rosto em terra, perdi os

sentidos. Então ele tocou em mim e

me pôs em pé.

19 E disse: Vou contar-lhe o que

acontecerá depois, no tempo da ira,

pois a visão se refere ao tempo do

fim.

20 O carneiro de dois chifres que

você viu representa os reis da

Média e da Pérsia.

21 O bode peludo é o rei da Grécia,

e o grande chifre entre os seus

olhos é o primeiro rei.

22 Os quatro chifres que tomaram o

lugar do chifre que foi quebrado são

quatro reis. Seus reinos surgirão da

nação daquele rei, mas não terão o

mesmo poder.

23 No final do reinado deles,

quando a rebelião dos ímpios tiver

chegado ao máximo, surgirá um rei

de duro semblante, mestre em

astúcias.

24 Ele se tornará muito forte, mas

não pelo seu próprio poder.

Provocará devastações terríveis e

será bem-sucedido em tudo o que

fizer. Destruirá os homens poderosos

e o povo santo.

25 Com o intuito de prosperar, ele

enganará a muitos e se considerará

superior aos outros. Destruirá muitos

que nele confiam e se insurgirá

contra o Príncipe dos príncipes.

Apesar disso, ele será destruído,

mas não pelo poder dos homens.

26 “A visão das tardes e das manhãs

que você recebeu é verdadeira; sele

porém a visão, pois refere-se ao

futuro distante”.

27 Eu, Daniel, fiquei exausto e

doente por vários dias. Depois

levantei-me e voltei a cuidar dos

negócios do rei. Fiquei assustado

com a visão; estava além da

compreensão humana.

Page 48: Vida Abundante Março 2015

48

Análise do conteúdo

Percepção

1. Como o anjo Gabriel interpreta a visão do bode e do grande chifre do bode? (vs.20-22)

2. Como é o rei que vai aparecer

no final dos quatro reinos? (vs.23-

25)

4. O que você sente ao ver que as

coisas inimagináveis para aquela

época foram profetizadas e

realizadas na história?

Estudo e reflexão

3. Por que Daniel fica surpreso

com a visão e não consegue

entender o significado dela?

Decisão e aplicação

5. Tem algo que você não consegue

acreditar incondicionalmente entre

as palavras de Deus? Qual delas

você poderia confiar e colocar em

prática hoje? Anotação

Page 49: Vida Abundante Março 2015

49

“No tempo da ira (...) ao tempo do fim” (v.19): “o tempo da ira” se refere ao tempo

de cativeiro na Babilônia e “o tempo do fim” é o período entre o império medo-

persa e a perseguição de Antíoco IV.

“Sele porém a visão” (v.26): Significa guardar bem para certificar a veracidade e a

realização da visão. Na versão NTLH: “mas não diga a ninguém o que quer dizer a

visão”.

O anjo Gabriel interpreta as visões que Daniel viu. O carneiro de dois

chifres representa os reis da Média e da Pérsia, o bode peludo e o grande

chifre representam Alexandre, o Grande, e a divisão do seu império.

Também mostrava um “rei de duro semblante”. Quando ouviu esta

interpretação, Daniel ficou surpreso e nem entendeu, porque esses reis e

alguns países nem existiam na época. Além disso, era uma época em que

Daniel e os judeus estavam vivendo em cativeiro, por isso era difícil para

Daniel imaginar o que podia acontecer depois de eles voltarem do

cativeiro. Entretanto, independente do entendimento de Daniel, a visão de

Deus se realizou. O império grego se dividiu em quatro reinos (Ptolomeu,

Cassandro, Lisímaco e Seleuco) depois de Alexandre (v.22). “Um rei”,

Antíoco IV, aproveitou o fato dos judeus não entrarem em batalha no

sábado para atacar Jerusalém com um exército de 20 mil pessoas (v.24),

mas no final morreu devido ao estresse e acidente (v.25). Assim, mesmo

que não consiga entender as palavras de Deus, elas se realizam sem

falha.

ORAÇÃO

Faça com que eu coloque na prática as suas

palavras, confiando que elas se realizam com

certeza, mesmo que eu não consiga entender

de imediato.

Anotação

Page 50: Vida Abundante Março 2015

50

14 O ponto de partida da recuperação, a oração

sáb Daniel 9:1-7

1 Dario, filho de Xerxes, da

linhagem dos medos, foi constituído

governante do reino babilônio.

2 No primeiro ano do seu reinado,

eu, Daniel, compreendi pelas

Escrituras, conforme a palavra do

Senhor dada ao profeta Jeremias,

que a desolação de Jerusalém iria

durar setenta anos.

3 Por isso me voltei para o Senhor

Deus com orações e súplicas, em

jejum, em pano de saco e coberto

de cinza.

4 Orei ao Senhor, o meu Deus, e

confessei: Ó Senhor, Deus grande

e temível, que manténs a tua

aliança de amor com todos aqueles

que te amam e obedecem aos teus

mandamentos,

5 nós temos cometido pecado e

somos culpados. Temos sido ímpios

e rebeldes, e nos afastamos dos teus

mandamentos e das tuas leis.

6 Não demos ouvido aos teus servos,

os profetas, que falaram em teu

nome aos nossos reis, aos nossos

líderes e aos nossos antepassados,

e a todo o teu povo.

7 Senhor, tu és justo, e hoje estamos

envergonhados. Sim, nós, o povo de

Judá, de Jerusalém e de todo o

Israel, tanto os que estão perto como

os que estão distantes, em todas as

terras pelas quais nos espalhaste por

causa de nossa infidelidade para

contigo.

Page 51: Vida Abundante Março 2015

51

Análise do conteúdo

Percepção

1. Qual é a promessa de Deus

que Daniel encontrou nas

Escrituras (Jeremias)? (v.2)

2. O que Daniel fez depois de

compreender as palavras do

Senhor? (vs.3-4)

4. O que você sente ao ver Daniel

confessar os pecados da nação e do

povo como se fossem o seu próprio?

Estudo e reflexão

3. Por que Daniel confessa os

seus pecados e se arrepende?

Como é o Deus que Daniel

confessa?

Decisão e aplicação

5. Como você reage depois de

compreender a vontade de Deus nas

Escrituras? Escreva quais são os

assuntos pelos quais você precisa

orar a favor da nação e do povo e

coloque em prática a partir de hoje. Anotação

Page 52: Vida Abundante Março 2015

52

“Setenta anos” (v.2): Provavelmente representa o período de 605 a 538 a.C., que

marcou o retorno de Israel do exílio, ou podem representar o período entre 586

(quando foi destruído o templo de Salomão) e 516 a.C. (quando o templo de

Zorobabel foi finalizado).

Jr 29:10: “Assim diz o Senhor: ‘Quando se completarem os setenta anos da

Babilônia, eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta

para este lugar’.”

Daniel lembrou-se da profecia de Jeremias de que Jerusalém se

recuperaria em setenta anos (vide Jr 29:10). Por meio destas palavras,

Daniel percebeu que precisava resolver primeiro o pecado do povo para

terminar essa situação vergonhosa de viver no cativeiro e começou a

oração de arrependimento. Ele orou e suplicou em jejum, em pano de

saco e coberto de cinza, mostrando a sua humildade. Ao mesmo tempo

em que Daniel confessou quão grande e temível é Deus, também lembrou

que Deus mantém a sua aliança e mostra piedade. Isso porque se a

destruição de Jerusalém foi resultado do pecado de Israel, a recuperação

dela também seria possível quando obedecesse às palavras do Senhor. E,

para renovar essa aliança, é preciso o arrependimento completo. Apenas

um arrependimento sincero possibilita o perdão e a recuperação por Deus.

Por isso, assim como Daniel confessou o pecado de Israel como se fosse

o seu, apesar de ter tido uma vida correta diante do Senhor, nós também

precisamos orar por esta nação e o povo.

ORAÇÃO Faça com que possamos confessar o pecado

da nação como se fosse o nosso, pedindo

perdão por ele.

Anotação

Page 53: Vida Abundante Março 2015

53

15 Oremos pela nação e o povo

dom Culto no Lar – Daniel 9:1-7

Família à mesa. Reúna a sua família à mesa e compartilhe a comida e as percepções e aplicações do sermão do dia.

Leitura bíblica

1 Dario, filho de Xerxes, da

linhagem dos medos, foi

constituído governante do reino

babilônio.

2 No primeiro ano do seu reinado,

eu, Daniel, compreendi pelas

Escrituras, conforme a palavra do

Senhor dada ao profeta Jeremias,

que a desolação de Jerusalém iria

durar setenta anos.

3 Por isso me voltei para o Senhor

Deus com orações e súplicas, em

jejum, em pano de saco e coberto

de cinza.

4 Orei ao Senhor, o meu Deus, e

confessei: Ó Senhor, Deus grande

e temível, que manténs a tua

aliança de amor com todos

aqueles que te amam e obedecem

aos teus mandamentos,

5 nós temos cometido pecado e

somos culpados. Temos sido ímpios

e rebeldes, e nos afastamos dos

teus mandamentos e das tuas leis.

6 Não demos ouvido aos teus

servos, os profetas, que falaram em

teu nome aos nossos reis, aos

nossos líderes e aos nossos

antepassados, e a todo o teu povo.

7 Senhor, tu és justo, e hoje

estamos envergonhados. Sim, nós,

o povo de Judá, de Jerusalém e de

todo o Israel, tanto os que estão

perto como os que estão distantes,

em todas as terras pelas quais nos

espalhaste por causa de nossa

infidelidade para contigo.

Page 54: Vida Abundante Março 2015

54

CULTO NO LAR

Desvendando a palavra

No primeiro ano do reinado do rei

Dario, Daniel compreendeu as

palavras de Deus dadas ao profeta

Jeremias, isto é, chegara ao fim o

tempo de 70 anos da vida em

cativeiro na Babilônia (v.2). Por

isso, ele se voltou para o Senhor

Deus com orações e súplicas, em

jejum, em pano de saco e coberto

de cinza (v.3). Daniel era homem

de oração, e as suas orações não

eram apenas pessoais, mas eram

sobre a recuperação do povo de

Israel.

Daniel orou com coração temente a

Deus, baseando-se no Seu caráter

fiel: “Ó Senhor, Deus grande e

temível, que manténs a tua aliança

de amor com todos aqueles que te

amam e obedecem aos teus

mandamentos” (v.4). Apesar de

Israel estar sendo disciplinado por

causa do pecado, Daniel orou

confiando no perdão e restauração

de Deus quando o Seu povo se

arrepende e volta para Ele.

Daniel confessou detalhadamente

todos os pecados do povo de Israel.

Eles são ímpios e rebeldes e se

afastaram dos mandamentos e das

leis de Deus (v.5). Eles não deram

ouvidos aos profetas e não se

arrependeram até o fim (v.6). Por

esse motivo, eles foram levados em

cativeiro para as terras distantes

(v.7). Daniel rogou a Deus,

intercedendo por Israel que se

encontrava nessa situação

vergonhosa.

Page 55: Vida Abundante Março 2015

55

CULTO NO LAR

Compartilhando a graça 1. Cada membro da família deve tentar resumir em uma frase a palavra

de hoje.

2. O que você sente ao ver Daniel, que orou pela restauração de Israel, arrependendo-se humildemente (v.3)?

3. Cada membro da família deve falar mais de um pedido de oração pela nação e pelo povo. Vamos orar com humildade, nos arrependendo dos pecados.

Compartilhando agradecimentos 1. Relembrando a vida que teve durante a semana, vamos falar sobre o

que teve para agradecer, para confessar e pedir perdão diante de Deus e

da família.

2. Vamos fazer oferta como a expressão de gratidão, de arrependimento

e de amor pelos próximos.

Orando juntos

Ajude-nos a orar com humildade e com coração de arrependimento para

a recuperação da nação e do povo.

Page 56: Vida Abundante Março 2015

56

16 A justiça e o amor

seg Daniel 9:8-15

8 Ó Senhor, nós e nossos reis,

nossos líderes e nossos

antepassados estamos

envergonhados por termos pecado

contra ti.

9 O Senhor nosso Deus é

misericordioso e perdoador, apesar

de termos sido rebeldes;

10 não te demos ouvidos, Senhor

nosso Deus, nem obedecemos às

leis que nos deste por meio dos

teus servos, os profetas.

11 Todo o Israel transgrediu a tua

lei e se desviou, recusando-se a te

ouvir. Por isso as maldições e as

pragas escritas na Lei de Moisés,

servo de Deus, têm sido

derramadas sobre nós, porque

pecamos contra ti.

12 Cumpriste a palavra proferida

contra nós e contra os nossos

governantes, trazendo-nos grande

desgraça. Debaixo de todo o céu

jamais se fez algo como o que foi

feito a Jerusalém.

13 Conforme está escrito na Lei de

Moisés, toda essa desgraça nos

atingiu, e ainda assim não temos

buscado o favor do Senhor, o nosso

Deus, afastando-nos de nossas

maldades e obedecendo à tua

verdade.

14 O Senhor não hesitou em trazer

desgraça sobre nós, pois o Senhor, o

nosso Deus, é justo em tudo o que

faz; ainda assim nós não lhe temos

dado atenção.

15 Ó Senhor nosso Deus, que tiraste

o teu povo do Egito com mão

poderosa e que fizeste para ti um

nome que permanece até hoje, nós

temos cometido pecado e somos

culpados.

Page 57: Vida Abundante Março 2015

57

Estudo e Reflexão

Decisão e Aplicação

Análise do conteúdo

Percepção

Page 58: Vida Abundante Março 2015

58

Orientações Oração pela Nação

Daniel 9:8-15

Análise do conteúdo

Daniel compreendeu a vontade de

Deus sobre a recuperação de

Israel, porém, em vez de ficar

alegre com a aproximação do

momento da recuperação, ele ora

confessando o pecado que Israel

cometeu, reconhecendo a

legitimidade do castigo de Deus

sobre Israel, assim como pede a

misericórdia de Deus e a

recuperação de Israel.

Estudo e Reflexão

1. Por que Daniel ora sobre a

legitimidade do castigo de Deus

antes de pedir a recuperação de

Israel?

- Daniel confessa que o castigo de

Deus é a expressão da Sua justiça.

Além disso, mencionando o fato de

Deus ter salvo Israel do Egito, dá

para perceber que Daniel sabia que

Israel não merecia ser salvo.

Parece que Daniel confessou que

Deus é justo para buscar a sua

misericórdia no meio da Sua justiça.

Ou seja, Israel não poderia desejar

nada além da misericórdia vinda do

Deus justo.

2. Por que Daniel confessa que

“nós” fomos rebeldes?

- Daniel acha que não dá para

separar o povo de Israel no

passado com aqueles que estão em

cativeiro naquele momento, ou seja,

ele acha que os pecados cometidos

pelos antepassados também eram

da geração atual e dele mesmo.

Assim, ele coloca na prática o ato de

se arrepender e orar, começando por

ele próprio primeiro.

Percepção

É difícil achar alguém mais justo do

que Daniel no Antigo Testamento.

Mesmo assim, ele confessa o pecado

de Israel como se fosse o dele e ele

se arrepende sem culpar os outros.

Vendo isso, reflito sobre os meus

atos, se não costumava apontar o

pecado dos outros e orar apenas

pelo meu próprio bem.

Além disso, quando compreendeu a

vontade de Deus, Daniel orou

imediatamente. Ele não mostra um

pensamento do tipo ‘como Deus

prometeu, vai acontecer de qualquer

forma’, e que, portanto, não

precisaria orar. Isso me faz pensar se

eu não costumava me redimir das

minhas responsabilidades em muitas

ocasiões.

Decisão e aplicação

1. Acho que o fervor que tinha logo

depois de aprender sobre orar pelos

outros esfriou. Preciso orar pelos

outros, considerando os problemas

da nação, da sociedade, da

economia, da igreja e dos outros

como se fossem meus. Pois isso é a

atitude de um verdadeiro cristão.

2. Andei negligente com os assuntos

da comunidade para me dedicar aos

trabalhos da igreja. Vou me dedicar

pelo menos 10 min por dia aos

assuntos relacionados à comunidade

e orando por isso.

Page 59: Vida Abundante Março 2015

59

Análise do conteúdo

Percepção

1. Que tipo de pecado Israel

cometeu para receber as

maldições e as pragas? (vs.8-11,

13-15)

2. Como você pode perceber que

Deus é justo? (vs.11-13)

4. O que você sente vendo que o

castigo de Deus é inevitável àqueles

que cometem pecado?

Estudo e reflexão

3. Daniel conta que os castigos

foram baseados nas palavras.

Qual é a razão disso?

Decisão e aplicação

5. Quais são suas atitudes que

precisam ser expostas e corrigidas

diante de Deus? O que precisa fazer

para lembrar das palavras de Deus e

viver de acordo com elas? Anotação

Page 60: Vida Abundante Março 2015

60

“Cumpriste a palavra” (v.12): Significa “edificar” a palavra ou “confirmar”.

“Não temos buscado o favor do Senhor, o nosso Deus” (v.13): Significa “não

rogamos pela graça do Senhor”.

As maldições e as pragas que caíram sobre Israel foram os resultados da

desobediência do povo às palavras de Deus. Daniel aponta os pecados do

povo ao mesmo tempo que confessa como Deus é justo e generoso. Isso

se deve ao fato do povo de Israel sempre ter desobedecido às palavras de

Deus e ele tem-no castigado seguindo essas palavras. Mas Deus também

dá graça e é generoso, e mostra esse lado na história por meio das

palavras. Nós, que não podemos viver de acordo com a justiça de Deus,

conseguimos manter a nossa vida quando pedimos a graça do Senhor. O

que mostra isso da melhor maneira possível é a cruz. Por meio da morte e

a ressurreição de Jesus na cruz, Deus confirma suas palavras sobre

justiça e graça e as completa. Portanto, nós também devemos confiar no

Deus de justiça e de amor e orar pela nação. Quando nós nos

arrependermos e orarmos, Deus nos ouvirá e perdoará os pecados.

ORAÇÃO Faça com que confiemos na sua justiça e no

seu amor, e que eu possa experimentar a

realização das suas palavras.

Anotação

Page 61: Vida Abundante Março 2015

61

17 O motivo para responder

ter Daniel 9:16-22

16 Agora Senhor, conforme todos

os teus feitos justos, afasta de

Jerusalém, da tua cidade, do teu

santo monte, a tua ira e a tua

indignação. Os nossos pecados e

as iniqüidades de nossos

antepassados fizeram de Jerusalém

e do teu povo objeto de zombaria

para todos os que nos rodeiam.

17 Ouve, nosso Deus, as orações e

as súplicas do teu servo. Por amor

de ti, Senhor, olha com bondade

para o teu santuário abandonado.

18 Inclina os teus ouvidos, ó Deus,

e ouve; abre os teus olhos e vê a

desolação da cidade que leva o teu

nome. Não te fazemos pedidos por

sermos justos, mas por causa da

tua grande misericórdia.

19 Senhor, ouve! Senhor, perdoa!

Senhor, vê e age! Por amor de ti,

meu Deus, não te demores, pois a

tua cidade e o teu povo levam o teu

nome.

20 Enquanto eu estava falando e

orando, confessando o meu pecado

e o pecado de Israel, meu povo, e

trazendo o meu pedido ao Senhor, o

meu Deus, em favor do seu santo

monte —

21 enquanto eu ainda estava em

oração, Gabriel, o homem que eu

tinha visto na visão anterior, veio

voando rapidamente para onde eu

estava, à hora do sacrifício da tarde.

22 Ele me instruiu e me disse:

Daniel, agora vim para dar-lhe

percepção e entendimento.

Page 62: Vida Abundante Março 2015

62

Análise do conteúdo

Percepção

1. Para Daniel, o nome de quem

está ligado com a restauração de

Jerusalém? (vs.16-19)

2. O que aconteceu através da

oração de arrependimento e

petição de Daniel? (vs.21-22)

4. O que você sente em relação a

Daniel, que considera a honra de

Deus mais importante que qualquer

outra coisa?

Estudo e reflexão

3. Qual é a razão principal de

Daniel ter orado em nome do

Senhor?

Decisão e aplicação

5. A resposta de oração que você

aguarda está relacionada com a

honra de quem? Sobre o que deve

orar para exaltar a glória de Deus?

Anotação

Page 63: Vida Abundante Março 2015

63

“À hora do sacrifício da tarde” (v.21): Oração das 3 a 4 horas da tarde.

Daniel, ciente de que a recuperação de Israel estava ligada com a

restauração do relacionamento do seu povo com Deus, faz uma oração

em profundo arrependimento do pecado. Depois da oração de

arrependimento, faz uma petição em favor da restauração de Jerusalém e

do povo de Israel. Através dessa oração de restauração, Daniel não pediu

simplesmente uma resposta para sair de uma situação de sofrimento e

vergonha devido ao pecado, mas queria principalmente que o nome

glorioso de Deus fosse exaltado. Para Daniel, a restauração de Israel

estava ligada com a honra de Deus, no mundo dos gentios, portanto,

explica que o motivo para atender à sua oração é o próprio nome de Deus.

Quando você ora, não espera simplesmente uma resposta egoísta,

através da qual seus problemas pessoais serão resolvidos, e o livramento

da situação de sofrimento e vergonha? Lembre-se de que Deus atende às

suas orações para que, através de você, o Seu nome glorioso seja

revelado para esse mundo. Como deve mudar as suas petições?

ORAÇÃO Desejo que a glória do Seu nome seja

revelada através da minha oração.

Anotação

Page 64: Vida Abundante Março 2015

64

18 Deus que responderá mais alto

qua Daniel 9:23-27

23 Assim que você começou a orar,

houve uma resposta, que eu lhe

trouxe porque você é muito amado.

Por isso, preste atenção à

mensagem para entender a visão:

24 Setenta semanas estão

decretadas para o seu povo e sua

santa cidade a fim de acabar com a

transgressão, dar fim ao pecado,

expiar as culpas, trazer justiça

eterna, cumprir a visão e a profecia,

e ungir o santíssimo.

25 Saiba e entenda que, a partir da

promulgação do decreto que manda

restaurar e reconstruir Jerusalém

até que o Ungido, o príncipe, venha,

haverá sete semanas, e sessenta e

duas semanas. Ela será

reconstruída com ruas e muros, mas

em tempos difíceis.

26 Depois das sessenta e duas

semanas, o Ungido será morto, e já

não haverá lugar para ele. A cidade e

o Lugar Santo serão destruídos pelo

povo do governante que virá. O fim

virá como uma inundação: guerras

continuarão até o fim, e desolações

foram decretadas.

27 Com muitos ele fará uma aliança

que durará uma semana. No meio da

semana ele dará fim ao sacrifício e à

oferta. E numa ala do templo será

colocado o sacrilégio terrível, até que

chegue sobre ele o fim que lhe está

decretado.

Page 65: Vida Abundante Março 2015

65

Análise do conteúdo

Percepção

1. Quando Deus ordenou a

Gabriel para que respondesse à

oração de Daniel? (v.23)

2. Sobre quais acontecimentos

Deus alertou Daniel, através da

resposta? (vs.24-27)

4. O que você sente ao ver Deus,

que responde além do que você

ora?

Estudo e reflexão

3. Por que Deus deu uma

resposta relativamente

improvável?

Decisão e aplicação

5. Quão veloz e quão além do

esperado é a resposta de Deus em

relação à sua oração? O que você

deve mudar para ter o hábito correto

de oração? Anotação

Page 66: Vida Abundante Março 2015

66

“Em tempos difíceis” (v.25): Refere-se ao período de perseguição e oposição dos

povos gentios à obra de reconstrução do templo do Senhor, após o decreto do rei

Ciro.

“Povo do governante que virá” (v.26): Refere-se a Tito e seu exército romano, que

conquistou Jerusalém e destruiu o templo em 70 d.C.

O capítulo 9 do livro de Daniel começa com a oração de Daniel pelo

retorno do povo judeu para Israel e a recuperação de Jerusalém. Assim

que ele começou a orar, Deus enviou Gabriel e atendeu imediatamente à

oração de Daniel. Entretanto, devemos nos atentar ao fato de que Deus

respondeu além do assunto da oração de Daniel, acrescentando à

profecia a questão das setenta semanas, sobre a vinda de Jesus Cristo e

o fim dos tempos. A profecia sobre as 70 semanas é um assunto abstruso,

porém Deus revelou além do pedido de Daniel e fez com que ele

soubesse de acontecimentos futuros. Você experimenta esse Deus da

resposta? Às vezes, Deus responde além do que pedimos nas orações.

Lembre-se de que a influência do seu poder de oração não se restringe a

você e a mais algumas pessoas próximas.

ORAÇÃO Faça com que eu tenha a bênção de Deus,

que dá benefício espiritual além da minha

oração.

Anotação

Page 67: Vida Abundante Março 2015

67

19 Coração que Deus deseja

qui Daniel 10:1-9

1 No terceiro ano de Ciro, rei da

Pérsia, Daniel, chamado

Beltessazar, recebeu uma

revelação. A mensagem era

verdadeira e falava de uma grande

guerra. Na visão que teve, ele

entendeu a mensagem.

2 Naquela ocasião eu, Daniel,

passei três semanas chorando.

3 Não comi nada saboroso; carne e

vinho nem provei; e não usei

nenhuma essência aromática, até

se passarem as três semanas.

4 No vigésimo quarto dia do

primeiro mês, estava eu em pé

junto à margem de um grande rio, o

Tigre.

5 Olhei para cima, e diante de mim

estava um homem vestido de linho,

com um cinto de ouro puríssimo na

cintura.

6 Seu corpo era como berilo, o rosto

como relâmpago, os olhos como

tochas acesas, os braços e pernas

como o reflexo do bronze polido, e a

sua voz era como o som de uma

multidão.

7 Somente eu, Daniel, tive a visão;

os que me acompanhavam nada

viram, mas foram tomados de tanto

pavor que fugiram e se esconderam.

8 Assim fiquei sozinho, olhando para

aquela grande visão; fiquei sem

forças, muito pálido, e quase

desfaleci.

9 Então eu o ouvi falando e, ao ouvi-

lo, caí prostrado com o rosto em

terra, e perdi os sentidos.

Page 68: Vida Abundante Março 2015

68

Análise do conteúdo

Percepção

1. De que maneira Daniel

expressa sua tristeza em relação

ao sofrimento de sua pátria?

(vs.2-3)

2. Como as pessoas ao redor

reagiram quando Daniel teve a

visão? (v.7)

4. O que você sente ao ver Deus

considerando Daniel de forma

especial, que se preocupa de

verdade com seu povo e sua nação?

Estudo e reflexão

3. Havia muitas pessoas ao redor

de Daniel, mas por que ele foi o

único a ter a visão?

Decisão e aplicação

5. De que maneira, especificamente,

o coração dado por Deus que ama a

pátria transparece na sua vida?

Procure aplicar o que você pode

fazer pelo seu país. Anotação

Page 69: Vida Abundante Março 2015

69

O contexto histórico do capítulo 10, o terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia,

se refere ao momento pós-primeiro retorno dos cativos. Houve o retorno,

porém, o número era mínimo e as pessoas que conseguiram retornar se

depararam com uma grande dificuldade por conta dos inimigos. Ouvindo

isso, Daniel ficou em profunda tristeza. Diante da crise de sua pátria,

Daniel, por três semanas, não comeu nada saboroso, nem carne, nem

vinho e não usou nenhuma essência aromática (v.3). Aparece uma visão a

Daniel, que havia cortado os prazeres do mundo e estava triste, orando

por sua pátria. Havia outras pessoas ao redor de Daniel, mas ele foi o

único a ter a visão. Podemos ver ao longo de todo o capítulo 10 a bênção

e o consolo de Jesus Cristo, representados por meio do “homem” na

visão, presente em Daniel. O esforço para alcançar o bem-estar da pátria

é nosso dever e isso agrada a Deus. Nesse exato momento, Deus está à

procura de pessoas que amam o seu país verdadeiramente. O que você

precisa decidir fazer para responder a esse chamado?

ORAÇÃO

Senhor, faça com que eu seja um cristão, um

nacionalista, que toma o sofrimento do país e

da pátria como se fosse o meu próprio

problema.

Anotação

Page 70: Vida Abundante Março 2015

70

20 Oração que move os céus

sex Daniel 10:10-14

10 Em seguida, a mão de alguém

tocou em mim e me pôs sobre as

minhas mãos e os meus joelhos

vacilantes.

11 E ele disse: “Daniel, você é

muito amado. Preste bem atenção

ao que vou lhe falar; levante-se,

pois eu fui enviado a você”. Quando

ele me disse isso, pus-me em pé,

tremendo.

12 E ele prosseguiu: Não tenha

medo, Daniel. Desde o primeiro dia

em que você decidiu buscar

entendimento e humilhar-se diante

do seu Deus, suas palavras foram

ouvidas, e eu vim em resposta a

elas.

13 Mas o príncipe do reino da Pérsia

me resistiu durante vinte e um dias.

Então Miguel, um dos príncipes

supremos, veio em minha ajuda, pois

eu fui impedido de continuar ali com

os reis da Pérsia.

14 Agora vim explicar-lhe o que

acontecerá ao seu povo no futuro,

pois a visão se refere a uma época

futura.

Page 71: Vida Abundante Março 2015

71

Análise do conteúdo

Percepção

1. De acordo com o anjo, desde

quando a oração de Daniel foi

ouvida? (v.12)

2. Como o anjo justifica sua

demora em trazer resposta?

(v.13)

4. O que você sente ao ver os anjos

não só sendo enviados de imediato,

mas também superando os

obstáculos para atender a oração de

Daniel?

Estudo e reflexão

3. Por que até o anjo dos céus se

esforçou para atender a oração de

uma simples pessoa?

Decisão e aplicação

5. Se existe algum tema de oração

em que você não perseverou, qual

seria ele? O que você poderia fazer

para demonstrar que tem certeza de

que Deus escuta suas orações? Anotação

Page 72: Vida Abundante Março 2015

72

“Daniel, você é muito amado” (v.11): Expressão do coração alegre de Deus em

relação à fé piedosa de Daniel; uma pessoa escolhida por Deus, que recebeu

bênção e amor especiais.

“Miguel” (v.13): Significa “Quem é igual a Deus?”; um anjo cuja função é proteger o

povo de Deus.

O anjo chega junto de Daniel, que está tremendo diante da dominação da

glória de Jesus Cristo, o levanta e mostra o verdadeiro propósito da sua

vinda. Ele diz que Deus ouvira a oração de Daniel pela sua pátria desde o

começo e, por isso, ele foi enviado. Porém, o anjo explica que houve um

atraso de 21 dias por causa da resistência do príncipe do reino da Pérsia.

(v.13) O príncipe do reino da Pérsia não se refere a uma pessoa, mas aos

espíritos maus que têm o objetivo de atrapalhar os planos de Deus. O

anjo, que estava com os pés presos por causa dele, recebeu ajuda de

Miguel, um dos príncipes supremos, para chegar até Daniel. A oração de

Daniel foi atendida ao fim de uma intensa batalha no invisível mundo

espiritual. Satanás se esforça continuamente para separar nossa relação

com Deus, mas Deus com certeza escuta nossas orações e nos atende no

momento mais apropriado, com a resposta mais apropriada para nós.

Como está a sua confiança nesse Deus, em meio às suas orações?

ORAÇÃO Senhor, faça com que eu ore diante da certeza

de que Deus escuta as minhas orações.

Anotação

Page 73: Vida Abundante Março 2015

73

21 “Que a paz seja com você! Seja forte!”

sáb Daniel 10:15-21

15 Quando ele me disse isso,

prostrei-me com o rosto em terra,

sem conseguir falar.

16 Então um ser que parecia

homem tocou nos meus lábios, e eu

abri a minha boca e comecei a falar.

Eu disse àquele que estava em pé

diante de mim: Estou angustiado

por causa da visão, meu senhor, e

quase desfaleço.

17 Como posso eu, teu servo,

conversar contigo, meu senhor?

Minhas forças se foram, e mal

posso respirar.

18 O ser que parecia homem tocou

em mim outra vez e me deu forças.

19 Ele disse: “Não tenha medo, você,

que é muito amado. Que a paz seja

com você! Seja forte! Seja forte!”

Ditas essas palavras, senti-me

fortalecido e disse: Fala, meu senhor,

visto que me deste forças.

20 Então ele me disse: Você sabe

por que vim? Tenho que voltar para

lutar contra o príncipe da Pérsia e,

logo que eu for, chegará o príncipe

da Grécia;

21 mas antes lhe revelarei o que está

escrito no Livro da Verdade. E nessa

luta ninguém me ajuda contra eles,

senão Miguel, o príncipe de vocês,

Page 74: Vida Abundante Março 2015

74

Análise do conteúdo

Percepção

1. Qual foi a reação de Daniel em

relação à visão? (vs.15-17)

2. Como Deus restaura Daniel,

que estava numa situação de

desânimo? (vs.18-19)

4. O que você sente ao ver que

Deus nos dá forças para enfrentar a

realidade ao invés de tentar escapar

dela?

Estudo e reflexão

3. Por qual razão Deus dá paz e

forças a Daniel apesar da visão

ter sido sobre um tema que fez

com que Daniel ficasse muito

preocupado?

Decisão e aplicação

5. Se alguma vez já tentou fugir de

alguma missão atribuída a você,

qual seria ela? Que decisões você

precisa tomar para ter a capacidade

de executar sua missão por meio da

paz e força providenciadas por

Deus? Anotação

Page 75: Vida Abundante Março 2015

75

“Livro da Vida” (v.21): Se refere ao plano e providência de Deus em relação à

História, aos sofrimentos do povo e ao futuro.

A visão que Deus mostrou a Daniel foi sobre a desgraça futura que cairia

sobre Israel. Ao perceber esse fato, Daniel entra em choque e não

consegue nem mesmo pronunciar uma palavra. O lado bom disso é que

por meio da ajuda de um homem semelhante a Jesus, ele consegue se

expressar em relação ao choque que levou com a visão e como ele era

incapaz diante dessa situação. O anjo encoraja Daniel, dizendo: “Que a

paz seja com você! Seja forte!” (v.19) Essa ordem não significa que vai

acontecer pela vontade própria de Daniel, mas indica que Deus vai fazer

com que Daniel seja forte pelo Seu poder. Envolvido com o poder de

Deus, Daniel consegue ver o futuro que diz que Pérsia seria destruída e

que começaria a dominação da Grécia. Isso é uma má notícia aos judeus,

pois eles viveram em paz debaixo da dominação persa, que tinha uma

política de tolerância religiosa. Deus fez com que Daniel tivesse

consciência dos tempos difíceis por qual o povo de Deus passaria e

permitiu com que Daniel pudesse realizar até o fim o seu chamado de

líder. Mesmo que você esteja no meio de alguma dificuldade, confie em

Deus a cada passo que der e vá em direção ao local de missão.

ORAÇÃO Senhor, derrama Sua paz e força quando eu

aceitar enfrentar os desafios desse mundo

com um coração que confia em Ti.

Anotação

Page 76: Vida Abundante Março 2015

76

22 Deus que dá novas forças

dom Culto no Lar - Daniel 10:10-19

Família à mesa. Reúna a sua família à mesa e compartilhe a comida e as percepções e aplicações do sermão do dia.

Leitura bíblica

10 Em seguida, a mão de alguém

tocou em mim e me pôs sobre as

minhas mãos e os meus joelhos

vacilantes.

11 E ele disse: “Daniel, você é

muito amado. Preste bem atenção

ao que vou lhe falar; levante-se,

pois eu fui enviado a você”.

Quando ele me disse isso, pus-me

em pé, tremendo.

12 E ele prosseguiu: Não tenha

medo, Daniel. Desde o primeiro dia

em que você decidiu buscar

entendimento e humilhar-se diante

do seu Deus, suas palavras foram

ouvidas, e eu vim em resposta a

elas.

13 Mas o príncipe do reino da

Pérsia me resistiu durante vinte e

um dias. Então Miguel, um dos

príncipes supremos, veio em

minha ajuda, pois eu fui impedido

de continuar ali com os reis da

Pérsia.

14 Agora vim explicar-lhe o que

acontecerá ao seu povo no futuro,

pois a visão se refere a uma época

futura.

15 Quando ele me disse isso,

prostrei-me com o rosto em terra,

sem conseguir falar.

16 Então um ser que parecia

homem tocou nos meus lábios, e eu

abri a minha boca e comecei a falar.

Eu disse àquele que estava em pé

diante de mim: Estou angustiado por

causa da visão, meu senhor, e

quase desfaleço.

17 Como posso eu, teu servo,

conversar contigo, meu senhor?

Minhas forças se foram, e mal posso

respirar.

18 O ser que parecia homem tocou

em mim outra vez e me deu forças.

19 Ele disse: “Não tenha medo,

você, que é muito amado. Que a

paz seja com você! Seja forte! Seja

forte!” Ditas essas palavras, senti-

me fortalecido e disse: Fala, meu

senhor, visto que me deste forças.

Page 77: Vida Abundante Março 2015

77

CULTO NO LAR

Desvendando a palavra

Colocando diante de si a dor do seu

povo, Daniel estava chorando e

jejuando por três semanas (vs.2-3).

Nesse momento Daniel testemunha

uma visão e perde os sentidos

diante da manifestação gloriosa do

Senhor (v.9). E então um anjo se

aproxima e ajuda Daniel a se

levantar (v.10).

O anjo, enviado por Deus, começa

a consolar Daniel: “Daniel, você é

muito amado. Preste bem atenção

ao que vou falar; levante-se, pois

eu fui enviado a você.” (v.11).

Apesar da mensagem de consolo

do anjo, Daniel estava tremendo

com medo. Ao vê-lo, o anjo diz para

não ter medo e que a oração que

Daniel fez para Deus durante três

semanas havia sido ouvida (v.12).

Ele também diz que foi enviado a Daniel para explicar o que

aconteceria ao povo de Israel no futuro (v.14). Ao ouvir isso, Daniel

não consegue falar (v.15), e quase desfalece (v.16). O anjo procura

Daniel mais uma vez e transmite mensagem de consolo e paz. Diante

das palavras “Não tenha medo’, “que a paz seja com você”, e “seja forte”,

Daniel se sente fortalecido novamente (v.19).

Através da passagem de hoje vimos que quando chegamos diante de

Deus com coração humilhado, Deus nos dá paz e nos supre com novas

forças. Espero que nossa família amada também possa experimentar

essa graça.

Page 78: Vida Abundante Março 2015

78

CULTO NO LAR

Compartilhando a graça 1. Cada membro da família deve tentar resumir em uma frase a palavra

de hoje.

2. O que você sente ao refletir sobre Deus, que consola Daniel quando

ele perde os sentidos enquanto estava orando com o coração

humilhado?

3. Compartilhe com sua família o tema pelo qual você precisa orar com

coração desesperado. E, durante essa semana, vamos decidir jejuar pelo

menos uma vez orando por esses temas.

Compartilhando agradecimentos 1. Relembrando a vida que teve durante a semana, vamos falar sobre o

que teve para agradecer, para confessar e pedir perdão diante de Deus e

da família.

2. Vamos fazer oferta como a expressão de gratidão, de arrependimento

e de amor pelos próximos.

Orando juntos

Faça com que eu seja suprido com a graça e força concedidas pelo

Senhor quando oro diante de Deus com coração humilde.

Page 79: Vida Abundante Março 2015

79

23 Deus que conduz a história

seg Daniel 11:1-6

1 sendo que, no primeiro ano de

Dario, rei dos medos, ajudei-o e dei-

lhe apoio.

2 Agora, pois, vou dar-lhe a

conhecer a verdade: Outros três

reis aparecerão na Pérsia, e depois

virá um quarto rei, que será bem

mais rico do que os anteriores.

Depois de conquistar o poder com

sua riqueza, instigará todos contra o

reino da Grécia.

3 Então surgirá um rei guerreiro,

que governará com grande poder e

fará o que quiser.

4 Logo depois de estabelecido, o

seu império se desfará e será

repartido para os quatro ventos do

céu. Não passará para os seus

descendentes, e o império não será

poderoso como antes, pois será

desarraigado e entregue a outros.

5 O rei do sul se tornará forte, mas

um dos seus príncipes se tornará

ainda mais forte que ele e governará

o seu próprio reino com grande

poder.

6 Depois de alguns anos, eles se

tornarão aliados. A filha do rei do sul

fará um tratado com o rei do norte,

mas ela não manterá o seu poder,

nem ele conservará o dele. Naqueles

dias ela será entregue à morte, com

sua escolta real e com seu pai e com

aquele que a apoiou.

Page 80: Vida Abundante Março 2015

80

Estudo e Reflexão

Decisão e Aplicação

Análise do conteúdo

Percepção

Page 81: Vida Abundante Março 2015

81

Orientações Soberania de Deus

Daniel 11:1-6

Análise do conteúdo

O anjo Gabriel, mensageiro de

Deus, revelou ter ajudado Dario, rei

dos medos. E Deus, que conduz a

história, profetizou sobre a queda

da Pérsia e da Grécia, e sobre a

história (poder, relação amistosa,

guerra) dos reinos do sul (Egito) e

do norte.

Estudo e Reflexão

1. Por que será que Deus profetizou

para Daniel sobre a ascendência e

queda de vários reis (Dario, rei dos

medos, reis da Pérsia, reis do sul)

que obtiveram o poder do mundo?

- Deus que conduz a história, auxilia

e fortifica de acordo com a Sua

vontade, e quer que saibamos que

toda ascensão e queda das

dinastias com poder sobre o mundo

está sob a autoridade de Deus. As

pessoas com poder no mundo não

se levantam pelas próprias forças.

2. Entre os reis da Pérsia e Grécia,

até o de maior autoridade não teve

sua dinastia preservada e o império

foi dividido; e apesar de os reis do

sul e do norte terem tentado aliar-se

pelo casamento, isso não durou

muito tempo. Por que será que foi

profetizado sobre tudo isso?

- Está mostrando que a história

desse mundo e o destino de um

país não dependem da força

própria, capacidade, ou sabedoria

do homem, mas estão debaixo da

condução de Deus. O homem, por

sua vez, tenta liderar um país com

sua própria sabedoria, mas nada

acontece de acordo com a vontade

do homem.

Percepção Ao ver Deus que conduz todo o poder e a história desse mundo fortalecendo e ajudando vários reis durante a história, percebi que minha vida também está debaixo da autoridade de Deus. Ao ver também que as dinastias da Pérsia e Grécia, que tinham a maior autoridade, não conseguiram preservar os seus tronos; e os reinos do norte e sul tentaram se aliar através de um casamento arranjado (sabedoria humana), e não duraram por muito tempo, me dei conta de que por mais que o homem seja poderoso e planeje um caminho juntando a sabedoria de muitos, Deus é quem guia esse caminho. Devo reconhecer que o fato de eu ser coreana, eu ser membro dessa igreja, e estar no meu emprego atual, foi tudo providência de Deus. Decisão e aplicação 1. Se Deus é quem conduz a minha vida e todas as pessoas com poder que encontro, só posso orar para que Deus me guie pelo melhor caminho na minha vida atual e futura. Vou anotar os nomes de todos os superiores e clientes que eu encontrar no meu emprego, e vou orar por eles. 2. Tenho muitas preocupações porque acabei me responsabilizando por algo novo no meu emprego. Mas vou reconhecer que apesar de o homem planejar o seu caminho, Deus é quem o guia por esse caminho. Vou começar as tarefas de hoje refletindo sobre o porquê de Deus ter me encarregado dessa tarefa.

Page 82: Vida Abundante Março 2015

82

Análise do conteúdo

Percepção

1. Que feito o anjo diz que o

quarto rei da Pérsia realizará?

(v.2)

2. O que acontece com o império

estabelecido pelo “rei guerreiro”?

(vs.3-4)

4. O que você sente ao ver que a

profecia de Deus certamente se

realiza na história?

Estudo e reflexão

3. Por que, através de Daniel,

Deus anunciou antecipadamente

uma verdade histórica que

aconteceria no futuro?

Decisão e aplicação

5. O que você acredita que irá

acontecer na sua vida, baseado no

que está escrito na Palavra de Deus

(Bíblia)? Com base nisso, o que

você deve pôr em prática hoje? Anotação

Page 83: Vida Abundante Março 2015

83

A visão de Daniel profetizava sobre a futura situação internacional. Os três

reis da Pérsia são Cambises, Pseudo-Smerdis e Dario I. E o quarto rei,

bem mais rico e forte é Xerxes I, que atacou o reino da Grécia (vs.1-2). E

então surge o “rei guerreiro” que os irá destruir, ou seja, Alexandre o

Grande. No entanto, com a morte de Alexandre, o império foi divido em

quatro; entre eles: reino de Ptolomeu (região do Egito, ao sul), reino de

Seleuco (região da Síria, ao norte) (vs.3-4). Os reinos de Ptolomeu, do sul,

e Seleuco, do norte, sempre se confrontavam, mas para manter a paz com

os selêucidas, o rei Ptolomeu deu a mão de sua filha Berenice para o rei

Antíoco II (vs.5-6). Essa situação internacional se tornou realidade, de

acordo com a visão de Daniel. Através de Daniel, Deus revela que está

conduzindo detalhadamente a história do homem. Da mesma forma, o fim

ou profecia que ainda não foram cumpridos certamente se concretizarão.

Você tem a certeza de que a Palavra de Deus é a verdade, e que toda

profecia será certamente cumprida?

ORAÇÃO Faça com que eu creia que a Palavra de Deus

é a verdade eterna, e que eu a ame ainda

mais.

Anotação

Page 84: Vida Abundante Março 2015

84

24 Guerra que nasceu do pecado

ter Daniel 11:7-14

7 Alguém da linhagem dela se

levantará para tomar-lhe o lugar.

Ele atacará as forças do rei do norte

e invadirá a sua fortaleza; lutará

contra elas e será vitorioso.

8 Também tomará os deuses deles,

as suas imagens de metal e os

seus utensílios valiosos de prata e

de ouro, e os levará para o Egito.

Por alguns anos ele deixará o rei do

norte em paz.

9 Então o rei do norte invadirá as

terras do rei do sul, mas terá que se

retirar para a sua própria terra.

10 Seus filhos se prepararão para a

guerra e reunirão um grande

exército, que avançará como uma

inundação irresistível e levará os

combates até a fortaleza do rei do

sul.

11 Em face disso, o rei do sul

marchará furioso para combater o rei

do norte, que o enfrentará com um

enorme exército, mas, apesar disso,

será derrotado.

12 Quando o exército for vencido, o

rei do sul se encherá de orgulho e

matará milhares, mas o seu triunfo

será breve.

13 Pois o rei do norte reunirá outro

exército, maior que o primeiro; depois

de alguns anos voltará a atacá-lo

com um exército enorme e bem

equipado.

14 Naquela época muitos se

rebelarão contra o rei do sul. E os

homens violentos do povo a que

você pertence se revoltarão para

cumprirem esta visão, mas não terão

sucesso.

Page 85: Vida Abundante Março 2015

85

Análise do conteúdo

Percepção

1. O que o rei da linhagem da

princesa virá a fazer no reino do

norte? (vs.7-8)

2. De acordo com a profecia, o

que acontecerá com os dois

reinos após o período de cessar-

fogo? (vs.10-14)

4. O que você sente ao ver que

ganância (v.8), fúria (v.11), e orgulho

(v.12) provocam guerras?

Estudo e reflexão

3. Por que no mundo as guerras

se repetem sem cessar?

Decisão e aplicação

5. Qual é a sua fraqueza ou pecado

que provoca discordância com

outras pessoas ou traz dificuldades

para a sua comunidade? O que você

deve corrigir ou pôr em prática pela

paz da sua igreja e família? Anotação

Page 86: Vida Abundante Março 2015

86

A visão de Daniel profetiza o futuro de guerra e cessar-fogo, e novamente

de guerra entre o reino do sul (Ptolomeu) e o reino do norte (Seleuco). De

acordo com a profecia da passagem, o rei do sul Ptolomeu III, da mesma

linhagem (ptolomaica) da princesa (Berenice), ataca o reino do norte e

ocupa a capital Antioquia (v.7). Dessa forma começou a guerra entre os

reinos do sul e do norte, e aparentemente a guerra é cessada com um

tratado de paz (vs.8-9). No entanto, essa guerra cessou apenas

momentaneamente, e a paz não continuou. Na geração seguinte, a guerra

entre os dois reinos ficou ainda mais violenta (vs.10-13). Por um lado, os

judeus que estavam sob colonização selêucida se rebelaram contra a

política de colonização deles e se colocam ao lado dos ptolomaicos, mas

logo são reprimidos e sofrem forte opressão (v.14). As guerras entre os

dois reinos não acontecem pela justiça, mas sim devido à ganância, fúria,

e orgulho (vs.8,11,12). E pelo fato de a escolha dos judeus também ter

sido motivada pelo pecado, Deus se refere a eles como “povo a que você

pertence” (v.14). O coração influenciado pelo pecado do homem provoca

guerra e discórdia sem cessar. Será que você não incomoda e causa

discórdia em outras pessoas por causa do seu pecado?

ORAÇÃO Faça com que eu jogue meu pecado que

incomoda os outros e me assemelhe ao

Senhor que traz a paz.

Anotação

Page 87: Vida Abundante Março 2015

87

25 Quem vive pela espada, morre pela espada

qua Daniel 11:15-27

15 Então o rei do norte virá,

construirá rampas de cerco e

conquistará uma cidade fortificada.

As forças do sul serão incapazes de

resistir; mesmo as suas melhores

tropas não terão forças para resistir.

16 O invasor fará o que bem

entender; ninguém conseguirá detê-

lo. Ele se instalará na Terra

Magnífica e terá poder para destruí-

la.

17 Virá com o poder de todo o seu

reino e fará uma aliança com o rei

do sul. Ele lhe dará uma filha em

casamento a fim de derrubar o

reino, mas o seu plano não terá

sucesso e em nada o ajudará.

18 Então ele voltará a atenção para

as regiões costeiras e se apossará

de muitas delas, mas um

comandante reagirá com arrogância

à arrogância dele e lhe dará fim.

19 Depois disso ele se dirigirá para

as fortalezas de sua própria terra,

mas tropeçará e cairá, para nunca

mais aparecer.

20 Seu sucessor enviará um

cobrador de impostos para manter o

esplendor real. Contudo, em poucos

anos ele será destruído, sem

necessidade de ira nem de

combate.

21 Ele será sucedido por um ser

desprezível, a quem não tinha sido

dada a honra da realeza. Este

invadirá o reino quando o povo se

sentir seguro, e se apoderará do

reino por meio de intrigas.

22 Então um exército avassalador

será arrasado diante dele; tanto o

exército como um príncipe da aliança

serão destruídos.

23 Depois de um acordo feito com

ele, agirá traiçoeiramente, e com

apenas um pequeno grupo chegará

ao poder.

24 Quando as províncias mais ricas

se sentirem seguras, ele as invadirá

e realizará o que nem seus pais nem

seus antepassados conseguiram:

distribuirá despojos, saques e

riquezas entre seus seguidores. Ele

tramará a tomada de fortalezas, mas

só por algum tempo.

25 Com um grande exército juntará

suas forças e sua coragem contra o

rei do sul. O rei do sul guerreará

mobilizando um exército grande e

poderoso, mas não conseguirá

resistir por causa dos golpes

tramados contra ele.

26 Mesmo os que estiverem sendo

alimentados pelo rei tentarão destruí-

lo; seu exército será arrasado, e

muitos cairão em combate.

27 Os dois reis, com seu coração

inclinado para o mal, sentarão à

mesma mesa e mentirão um para o

outro, mas sem resultado, pois o fim

só virá no tempo determinado.

Page 88: Vida Abundante Março 2015

88

Análise do conteúdo

Percepção

1. Como se dá o fim, a guerra de

conquista do rei absoluto do

norte? (vs.18-19)

2. Em que situações se

encontram os reis sucessores do

reino do norte? (vs.20-22)

4. O que você percebe ao ver que o

poder adquirido através das guerras

é consequentemente destruído,

também pelas guerras?

Estudo e reflexão

3. Por que as autoridades do

mundo e os reis têm fins

desastrosos pela guerra?

Decisão e aplicação

5. Se você já usou os métodos do

mundo para alcançar sucesso, quais

seriam? Em qual parte você deve

mudar hoje, para viver de acordo

com a vontade de Deus? Anotação

Page 89: Vida Abundante Março 2015

89

O reino do norte triunfa na guerra contra o reino do sul, adquirindo o

território estratégico, a "Terra Magnífica" (v.16, Palestina). Após a

conquista, o rei do norte faz uma aliança com o rei do sul, dando uma filha

em casamento, a fim de derrubar o reino inimigo. Entretanto, o seu plano

acaba falhando devido ao desapoio da filha (v.17). Mais tarde, o reino do

norte é derrotado por Roma, e o seu rei (Antíoco III), morto por multidão

(vs.18-19). O seu sucessor (Seleuco IV) recolhe impostos pesados do

povo, para pagar tributos a Roma, mas ao saquear o templo em

Jerusalém, é morto por envenenamento (v.20). Quando Antíoco IV chega

ao trono como o sucessor, o reino do sul começa uma nova guerra, mas é

derrotado. Tornam-se prisioneiros, porém são libertados após um acordo.

Posteriormente, o rei do sul ataca o norte novamente, quebrando esse

acordo (vs.21-23), e então, o rei do norte saqueia partes do território por

vingança (v.24). Essa é a verdade da história. Quem vive pela espada,

morre pela espada. O sucesso alcançado por meios mundanos será

arruinado por causa dos meios mundanos.

ORAÇÃO Ajude-me a abandonar os métodos mundanos

e seguir os de Deus.

Anotação

Page 90: Vida Abundante Março 2015

90

26 Quando o mal torna-se poderoso

qui Daniel 11:28-35

28 O rei do norte voltará para a sua

terra com grande riqueza, mas o

seu coração estará voltado contra a

santa aliança. Ele empreenderá

ação contra ela e depois voltará

para a sua terra.

29 No tempo determinado ele

invadirá de novo o sul, mas desta

vez o resultado será diferente do

anterior.

30 Navios das regiões da costa

ocidental se oporão a ele, e ele

perderá o ânimo. Então despejará

sua fúria contra a santa aliança e,

voltando, tratará com bondade

aqueles que abandonarem a santa

aliança.

31 Suas forças armadas se

levantarão para profanar a fortaleza

e o templo, acabarão com o sacrifício

diário e colocarão no templo o

sacrilégio terrível.

32 Com lisonjas corromperá aqueles

que tiverem violado a aliança, mas o

povo que conhece o seu Deus

resistirá com firmeza.

33 Aqueles que são sábios instruirão

a muitos, mas por certo período

cairão à espada e serão queimados,

capturados e saqueados.

34 Quando caírem, receberão uma

pequena ajuda, e muitos que não são

sinceros se juntarão a eles.

35 Alguns dos sábios tropeçarão

para que sejam refinados, purificados

e alvejados até a época do fim, pois

isso só acontecerá no tempo

determinado.

Page 91: Vida Abundante Março 2015

91

Análise do conteúdo

Percepção

1. Qual atitude e ações são

tomadas pelo rei do norte em

relação à aliança? (vs.28, 30, 32)

2. Quais são as duas reações das

pessoas ao rei do norte? (vs.32,

34)

4. O que você percebe ao ver dois

tipos de pessoas que reagem de

modos diferentes diante da ação do

dirigente do mal?

Estudo e reflexão

3. Por que as pessoas caem

facilmente em enganações, em

vez de seguir o ensinamento dos

sábios?

Decisão e aplicação

5. O que você deve fazer para

ensinar o povo de Deus e reagir

corretamente e determinadamente

diante do poder que se opõe a

Deus? O que você e seu

companheiro de fé devem fazer para

se purificar e alcançar o fim dos

tempos? Anotação

Page 92: Vida Abundante Março 2015

92

“Rei do norte” (v.28): O rei da Síria Antíoco IV Epifânio (175-163 a.C.)

“Sacrilégio terrível” (v.31): O altar de Zeus que Antíoco colocou no templo no dia

16 de dezembro de 167 a.C.

O rei do norte está contra a santa aliança e povo de Deus. Ele saqueia as

propriedades (v.28), profana o templo, acaba com o sacrifício diário,

coloca no templo o sacrilégio terrível (v.31), trai a aliança e corrompe

aqueles que violaram a aliança (v. 32a). Diante dessa opressão, aparecem

dois tipos de reações. Uma das reações é enfrentar as ações do mal com

bravura para serem purificados e alvejados até a época do fim (vs.32b,

35). Outra é se tornar corrupto, praticar o mal, unindo-se aos malfeitores

(v.34). Contudo, Deus permite a existência do rei maléfico e os seus

seguidores até o fim, porque Deus quer que os sábios, aqueles que O

conhecem, se tornem temente a Deus, purificados e alvejados. Entre os

dois tipos de pessoas na passagem de hoje, que reagem de modos

diferentes diante do mal que se opõe a Deus, em qual grupo você se

assemelha mais? Faça uma reflexão sobre o que você precisa fazer para

alcançar o fim dos tempos, buscando sempre a sua purificação.

ORAÇÃO Ajude-me a me tornar puro e alvejado no

tempo em que o mal avigora e que eu possa

ajudar o meu próximo com sabedoria.

Anotação

Page 93: Vida Abundante Março 2015

93

27 O sucesso temporário dos idólatras

sex Daniel 11:36-39

36 O rei fará o que bem entender.

Ele se exaltará e se engrandecerá

acima de todos os deuses e dirá

coisas jamais ouvidas contra o

Deus dos deuses. Ele terá sucesso

até que o tempo da ira se complete,

pois o que foi decidido irá

acontecer.

37 Ele não terá consideração pelos

deuses dos seus antepassados

nem pelo deus preferido das

mulheres, nem por deus algum,

mas se exaltará acima deles todos.

38 Em seu lugar adorará um deus

das fortalezas; um deus

desconhecido de seus antepassados

ele honrará com ouro e prata, com

pedras preciosas e presentes caros.

39 Atacará as fortalezas mais

poderosas com a ajuda de um deus

estrangeiro e dará grande honra

àqueles que o reconhecerem. Ele os

fará governantes sobre muitos e

distribuirá a terra, mas a um preço

elevado.

Page 94: Vida Abundante Março 2015

94

Análise do conteúdo

Percepção

1. De que maneira "o rei" não

honra o "Deus dos deuses"?

(vs.36-37)

2. Qual deus "o rei" honra? (vs.38-

39)

4. Como você se sente ao ver Deus

que permite prosperidade em todas

as coisas ao rei, o qual se opõe a

Ele, glorificando a si mesmo?

Estudo e reflexão

3. Por que Deus permite o

sucesso ao rei que faz o que bem

quiser, perturbando o seu povo?

Decisão e aplicação

5. Quais cuidados você e a sua

comunidade devem tomar para não

cair na tentação de exaltar a si

mesmos, opondo-se a Deus? O que

você deve fazer, já que sabe que

todo sucesso dos malfeitores tem

um fim? Anotação

Page 95: Vida Abundante Março 2015

95

“Deuses dos seus antepassados” (v.37): Indica os deuses dos sírios. Antíoco

colocou a sua própria imagem nas moedas, divinizando a si mesmo.

“Deus preferido das mulheres” (v.37): O deus Adonis, adorado por Ptolomeu

(inimigo de Antíoco) e pelas mulheres.

O rei do norte exaltou a si mesmo, adorou falso deus e se opôs a deuses

dos adversários. Entre esses deuses, também estava Deus Jeová. O rei

prosperou na sua campanha militar, tornou-se ainda mais poderoso e

opulento, apesar das suas malfeitorias. Governou vários povos, porém

distribuía terras em troca de subornos. Essas conquistas foram permitidas

temporariamente até cessar a ira de Deus sobre o seu povo, pois Deus iria

obviamente realizar o seu plano para o Seu povo, através da prosperidade

dos malfeitores. O maior motivo do mundo parecer mais forte e favorável

que o povo de Deus é o nosso próprio pecado e perversidade. O que você

precisa para não ficar desencorajado ou frustrado diante do poder daquele

que adora deus falso? E o que você e a sua comunidade mais precisam

para se tornarem mais fortes e corajosos, desenvolvendo o discernimento

para reconhecer as circunstâncias?

ORAÇÃO Conceda-me a sabedoria para esperar a hora

certa planejada por Deus, mesmo estando no

tempo de prosperidade dos malfeitores.

Anotação

Page 96: Vida Abundante Março 2015

96

28 Ninguém socorrerá o perverso no seu fim

sáb Daniel 11:40-45

40 No tempo do fim o rei do sul se

envolverá em combate, e o rei do

norte o atacará com carros e

cavaleiros e uma grande frota de

navios. Ele invadirá muitos países e

avançará por eles como uma

inundação.

41 Também invadirá a Terra

Magnífica. Muitos países cairão,

mas Edom, Moabe e os líderes de

Amom ficarão livres da sua mão.

42 Ele estenderá o seu poder sobre

muitos países; o Egito não

escapará,

43 pois esse rei terá o controle dos

tesouros de ouro e de prata e de

todas as riquezas do Egito; os líbios

e os núbios a ele se submeterão.

44 Mas, informações provenientes do

leste e do norte o deixarão alarmado,

e irado partirá para destruir e

aniquilar muito povo.

45 Armará suas tendas reais entre os

mares, no belo e santo monte. No

entanto, ele chegará ao seu fim, e

ninguém o socorrerá.

Page 97: Vida Abundante Março 2015

97

Análise do conteúdo

Percepção

1. Quais nações o rei do norte

conquistou? (vs.40-43)

2. Quais nações resistiram ou não

foram conquistadas pelo rei do

norte? (vs.40-41)

4. O que você sente ao observar o

rei que parece ter sucesso em tudo

que faz, mas no fim não será

socorrido por ninguém?

Estudo e reflexão

3. Por que ninguém socorrerá o

rei do norte no seu fim? (v.45)

Decisão e aplicação

5. Quando você tem inveja das

pessoas que são bem-sucedidas

usando métodos mundanos? O que

você deve gravar no seu coração

para atuar como cristão, expulsando

temor ou inveja do mundo? Anotação

Page 98: Vida Abundante Março 2015

98

“No tempo do fim” (v.40): indica a morte iminente do rei Antíoco IV Epifânio.

O rei do norte parece ter vitória após vitória. Ele atacará o rei do sul com

carros e cavaleiros e uma grande frota de navios e invadirá muitos países

e avançará por eles como uma inundação. Também invadirá a Terra

Magnífica e derrotará muitas nações (vs.40-41). Ele terá controle dos

tesouros de ouro e de prata e de todas as riquezas do Egito e os líbios e

núbios a ele se submeterão (vs.42-43). Ele armará suas tendas reais entre

os mares, no belo e santo monte, mas ele não conseguirá conquistar

Edom, Moabe e os líderes de Amom (v.41). E ele ficará alarmado pelas

informações provenientes do leste e norte, e irado partirá para destruir e

aniquilar muito povo (v.44), porém no seu fim, ninguém o socorrerá (v.45).

Você não tem inveja daqueles que acumulam riqueza e vitória mesmo

opondo-se a Deus e ao Seu povo? O que você deve praticar para que não

cresça valores mundanos no seu coração?

ORAÇÃO Faça-me lembrar do terrível fim do perverso e

ser temente a Deus.

Anotação

Page 99: Vida Abundante Março 2015

99

29 Vida eterna vs. punição eterna

dom Culto no Lar - Daniel 12:1-7

Família à mesa. Reúna a sua família à mesa e compartilhe a comida e as percepções e aplicações do sermão do dia.

Leitura bíblica

1 Naquela ocasião Miguel, o

grande príncipe que protege o seu

povo, se levantará. Haverá um

tempo de angústia como nunca

houve desde o início das nações

até então. Mas naquela ocasião o

seu povo, todo aquele cujo nome

está escrito no livro, será liberto.

2 Multidões que dormem no pó da

terra acordarão: uns para a vida

eterna, outros para a vergonha,

para o desprezo eterno.

3 Aqueles que são sábios reluzirão

como o fulgor do céu, e aqueles

que conduzem muitos à justiça

serão como as estrelas, para todo

o sempre.

4 Mas você, Daniel, feche com um

selo as palavras do livro até o

tempo do fim. Muitos irão por todo

lado em busca de maior

conhecimento.

5 Então eu, Daniel, olhei, e diante

de mim estavam dois outros anjos,

um na margem de cá do rio e outro

na margem de lá.

6 Um deles disse ao homem vestido

de linho, que estava acima das

águas do rio: “Quanto tempo

decorrerá antes que se cumpram

essas coisas extraordinárias?”

7 O homem vestido de linho, que

estava acima das águas do rio,

ergueu para o céu a mão direita e a

mão esquerda, e eu o ouvi jurar por

aquele que vive para sempre,

dizendo: “Haverá um tempo, tempos

e meio tempo. Quando o poder do

povo santo for finalmente quebrado,

todas essas coisas se cumprirão”.

Page 100: Vida Abundante Março 2015

100

CULTO NO LAR

Desvendando a palavra

No capítulo 12 que finaliza o livro

de Daniel está contida a revelação

sobre a grande tribulação que

ocorrerá no tempo do fim, mas

também revela a libertação de

todos que tem o nome escrito no

livro da vida de Deus (v.1). A Bíblia

mostra claramente que haverá dois

grupos de pessoas no tempo do

fim. Um grupo receberá a vida

eterna e outro, vergonha e

desprezo eternamente (v.2), que

significa viver para sempre em

punição infernal. Enfrentamos

inúmeras dificuldades e sofrimentos

durante a vida no mundo, porém

aqueles que preservam a sua fé

reluzirão como fulgor no céu e

brilharão como as estrelas (v.3).

A última revelação que Deus

mostrou a Daniel era sobre dois

anjos nas margens opostas de um

rio, e um dos anjos perguntava ao

homem vestido de linho que estava

acima das águas do rio sobre o

cumprimento das profecias. Através

desta revelação, sabemos

claramente que virá o tempo do fim,

mesmo sem conhecer o tempo exato

em que ocorrerá tal evento. Todos

que vivem neste tempo do fim devem

cumprir suas missões com fidelidade

e viver honrosamente diante de Deus

e das pessoas. Esperamos que a

nossa família torne-se vencedora na

fé e que espera a glória do reino de

céu, apesar das dificuldades de cada

momento.

Page 101: Vida Abundante Março 2015

101

CULTO NO LAR

Compartilhando a graça 1. Cada membro da família deve tentar resumir em uma frase a palavra

de hoje.

2. O que você sente quando medita sobre a separação em dois grupos

(os que recebem a vida eterna e outros que recebem desprezo eterno)

no tempo do fim?

3. Como você deve viver hoje, se amanhã for o dia do juízo final?

Compartilhe sua decisão com sua família.

Compartilhando agradecimentos 1. Relembrando a vida que teve durante a semana, vamos falar sobre o

que teve para agradecer, para confessar e pedir perdão diante de Deus e

da família.

2. Vamos fazer oferta como a expressão de gratidão, de arrependimento

e de amor pelos próximos.

Orando juntos

Faça com que minha família adore unicamente a Deus que é nossa única

esperança e organizador de toda história.

Page 102: Vida Abundante Março 2015

102

30 Aqueles que conduzem à justiça

seg Daniel 12:1-7

1 Naquela ocasião Miguel, o grande

príncipe que protege o seu povo, se

levantará. Haverá um tempo de

angústia como nunca houve desde

o início das nações até então. Mas

naquela ocasião o seu povo, todo

aquele cujo nome está escrito no

livro, será liberto.

2 Multidões que dormem no pó da

terra acordarão: uns para a vida

eterna, outros para a vergonha,

para o desprezo eterno.

3 Aqueles que são sábios reluzirão

como o fulgor do céu, e aqueles

que conduzem muitos à justiça

serão como as estrelas, para todo o

sempre.

4 Mas você, Daniel, feche com um

selo as palavras do livro até o

tempo do fim. Muitos irão por todo

lado em busca de maior

conhecimento.

5 Então eu, Daniel, olhei, e diante de

mim estavam dois outros anjos, um

na margem de cá do rio e outro na

margem de lá.

6 Um deles disse ao homem vestido

de linho, que estava acima das

águas do rio: “Quanto tempo

decorrerá antes que se cumpram

essas coisas extraordinárias?”

7 O homem vestido de linho, que

estava acima das águas do rio,

ergueu para o céu a mão direita e a

mão esquerda, e eu o ouvi jurar por

aquele que vive para sempre,

dizendo: “Haverá um tempo, tempos

e meio tempo. Quando o poder do

povo santo for finalmente quebrado,

todas essas coisas se cumprirão”.

Page 103: Vida Abundante Março 2015

103

Estudo e Reflexão

Decisão e Aplicação

Análise do conteúdo

Percepção

Page 104: Vida Abundante Março 2015

104

Orientações A vida de preparo para os tempos do fim

Daniel 12:1-7

Análise do conteúdo

Deus enviará Miguel, o grande

príncipe, para salvar seu povo, cujo

nome está escrito no livro, no tempo

das grandes tribulações. Naquele

tempo os mortos serão

ressuscitados e serão separados

nos que receberão vida eterna e

outros que serão envergonhados

eternamente. Os sábios e aqueles

que conduzem muitos à verdade

serão glorificados como as estrelas.

Deus diz claramente que esta

revelação será cumprida no tempo

por Ele decidido.

Estudo e Reflexão

1. Por que os cristãos têm mais a

agradecer do que temer no tempo

do fim?

- Primeiro, está escrito claramente

que os cristãos escolhidos serão

salvos da destruição por Miguel, o

grande príncipe. Segundo, os

mortos serão ressuscitados em

sincronia da segunda vinda do

Senhor e receberão a vida eterna

ao contrário dos ímpios. Terceiro,

os sábios, isto é, aqueles que

temem a Deus (Pv 9:10), reluzirão

como o fulgor do céu. Quarto, os

que conduzem muitos à verdade,

isto é, aqueles que declaram aos

próximos que Cristo é o Senhor

serão glorificados como estrelas (Mt

13:43).

2. Por que foi revelada a Daniel a

estranha conversa entre dois anjos

em margens opostas do rio e homem

vestido de linho que estava acima

das águas do rio?

- Talvez o homem vestido de linho,

isto é, usando o traje de

sacerdote,seja uma presença divina

de Jesus antes da encarnação. O

motivo da ocorrência da estranha

conversa talvez seja para não revelar

o momento exato do tempo do fim

(Mt 24:36).

Percepção

O mundo em que vivemos não é

eterno e haverá o fim. A nossa vida,

por mais que seja difícil, também terá

o seu fim. No fim, Deus prometeu a

ressurreição e a benção aos cristãos

que creem Nele. Segundo a ordem

em selar o livro até tempo do fim

(v.4), devemos guardar esta palavra

da promessa e tornarmos para

preparar a segunda vinda de Jesus e

viver como obreiros.

Decisão e aplicação

1. A vida de preparar a segunda

vinda de Cristo é enfocar nas coisas

eternas e não no mundo que pode

acabar em algum momento. As

coisas eternas são a palavra de Deus

e espírito humano. Por isso, não

perderei mais leitura bíblica e oração

planejadas anteriormente.

2. Colocarei as palavras de Fp 2:3-4

na mesa do trabalho e farei leitura

disso e meditação antes de iniciar

trabalho.

Page 105: Vida Abundante Março 2015

105

Análise do conteúdo

Percepção

1. O que ocorrerá no tempo do

fim? (vs.1-2, 5)

2. Qual é a característica dos que

reluzem como o fulgor do céu ou

são como as estrelas? (v.3)

4. O que você sente ao observar que

no tempo do fim pode tanto reluzir

como estrela (v.3) ou sofrer

desprezo eterno (v.2)?

Estudo e reflexão

3. Por que “aqueles que

conduzem muitos à justiça” são

comparados às estrelas? (vide Tg

5:20)

Decisão e aplicação

5. Quem são as pessoas que você

deve conduzir à justiça? O que você

pode fazer hoje para conduzir tais

pessoas à justiça?

Anotação

Page 106: Vida Abundante Março 2015

106

“Feche com um selo” (v.4): Significa guardar com zelo e proteger a revelação para

aprender com sua realização

Tg 5:20: “Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um

pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.”

A palavra de hoje é a ultima parte da revelação que iniciou no capítulo 10.

Se o capítulo 11 relata sobre grande embate entre os reis dos reinos do

sul e norte, a palavra de hoje relata sobre a grande tribulação mundial e,

posteriormente, a ressurreição dos cristãos. Após a ressurreição haverá

separação entre os que reluzirão como as estrelas e outros que sofrerão

desprezo eterno. Entre os que ganham a vida eterna, reluzirão como as

estrelas, os sábios e aqueles que conduzem muitos à justiça. A

característica dos sábios e os que conduzem as pessoas à justiça é que

todos eles conduzem espírito à verdade. Tanto a época de Daniel como

hoje as pessoas têm amor ao dinheiro e prazer em praticar maldades, mas

os que conduzem os espíritos para a verdade do evangelho neste tempo

sombrio recebem elogio e benção de Deus. Ao seu redor também deve

haver pessoas que sofrem neste mundo injusto. Como discípulo de Jesus

Cristo, esforce-se hoje para salvar os espíritos e conduzir muitos à justiça,

isto é, conduzir a Deus.

ORAÇÃO Faça-me reluzir como as estrelas por conduzir

os que não conhecem a verdade ao caminho

verdadeiro.

Anotação

Page 107: Vida Abundante Março 2015

107

31 O refinamento que purifica

ter Daniel 12:8-13

8 Eu ouvi, mas não compreendi.

Por isso perguntei: “Meu senhor,

qual será o resultado disso tudo?”

9 Ele respondeu: Siga o seu

caminho, Daniel, pois as palavras

estão seladas e lacradas até o

tempo do fim.

10 Muitos serão purificados,

alvejados e refinados, mas os

ímpios continuarão ímpios. Nenhum

dos ímpios levará isto em

consideração, mas os sábios sim.

11 Depois de abolido o sacrifício

diário e colocado o sacrilégio terrível,

haverá mil e duzentos e noventa

dias.

12 Feliz aquele que esperar e

alcançar o fim dos mil trezentos e

trinta e cinco dias.

13 “Quanto a você, siga o seu

caminho até o fim. Você descansará

e, então, no final dos dias, você se

levantará para receber a herança que

lhe cabe”.

Page 108: Vida Abundante Março 2015

108

Análise do conteúdo

Percepção

1. Qual é a pergunta de Daniel?

(v.8)

2. A que são devidas a purificação

e a impiedade? (v.10)

4. O que você sente sobre a

purificação através do refinamento?

Estudo e reflexão

3. Por qual motivo há separação

entre purificados e ímpios após o

refinamento (vide Mt 7:24-27)?

Decisão e aplicação

5. Quais são as dificuldades que

você enfrenta neste momento? Se

aceitar que a sua dificuldade é o

refinamento que purifica, como deve

mudar sua atitude em encarar esta

dificuldade hoje? Anotação

Page 109: Vida Abundante Março 2015

109

Mt 7:24-27 “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um

homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha (...) Mas quem ouve

estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua

casa sobre a areia.”

Tg 1:2-3 “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem

por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz

perseverança.”

Apesar da sua inteligência e conhecimento, Daniel não conseguia

compreender a revelação de Deus, por isso ele pergunta novamente sobre

o fim de todas as coisas. No entanto o Senhor diz somente a

consequência sobre a pergunta de Daniel. Durante o correr da história do

mundo, muitos serão purificados através do refinamento, porém os ímpios

continuarão a praticar o mal e não perceberão nada (v.10). Vivemos no

tempo do fim. Deus refina nossa fé através da tribulação do fim dos

tempos. A tribulação é sofrida, mas se suportar e superar, ela torna a vida

de cristão de forma íntegra e perfeita (Tg 1:2-3). Por isso é muito

importante para a nossa fé ter o ponto de vista e atitude sobre a tribulação.

Temos de crer que a tribulação é o refinamento permitido por Deus e que

através disso seremos purificados. Possuindo esta fé, viveremos uma vida

diferente das pessoas mundanas.

ORAÇÃO Torne-me um cristão que não teme a

dificuldade e que me purifique através do

refinamento.

Anotação

Page 110: Vida Abundante Março 2015

110

Estudo Bíblico da Fazenda

1 semana

Lembre-se dos feitos de Deus Daniel 5:1-31

As pessoas que perdem a memória sofrem constantemente quando

tentam resgatar o seu passado. As memórias do passado são elementos

importantes para as decisões do presente, portanto é muito importante

lembrarmos do que Deus tem realizado ao longo da história da nossa fé.

Não somente para decidir a qualidade da fé do presente, mas também

grande parte das decisões dos destinos futuros.

No texto de hoje, temos o registro de um acontecimento trágico de um

país devido a uma pessoa que perdeu as memórias do passado.

1. Quais as decisões tomadas pelo rei Belsazar e as suas consequências,

durante o grande banquete dado por ele? (vs.3-5)

2. Por conta das palavras escritas na parede, o clima do banquete se

transformou. Neste momento, que atitude tomou Belsazar e qual foi o

resultado? (vs.7-9)

3. Em sua opinião, qual seria basicamente a raiz desta tolice de

Belsazar? (vs.11-14, 21-23)

Page 111: Vida Abundante Março 2015

111

4. Deus diz ao tolo Belsazar “MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM”, ou

seja, “os anos do Império Babilônico estão contados”. Isso significa que a

Babilônia em breve seria destruída. Qual o seu sentimento, diante da

queda de uma monarquia e de um império que não tinha temor a Deus?

(vs.25-28)

5. Vamos compartilhar a história das bênçãos recebidas e que não foi

esquecida. Pode ser uma experiência direta ou algo que ouviu e que

aprendeu indiretamente. Vamos compartilhar qual o significado disso em

nossas vidas.

6. Será que estamos vivendo uma vida de glória a Deus com base nas

bênçãos e sabedoria recebidas? Vamos meditar e compartilhar como

poderíamos colocar em prática, nesta semana, as preciosas experiências

e bençãos espirituais que foram concedidas ou reveladas por Deus.

Belsazar, enquanto se vangloriava de seu próprio passado de glória e

poder, não se lembrou do julgamento de Deus a seu antepassado e o

castigo que Nabucodonosor recebera. A igreja, o povo e o indivíduo que

esquecem do passado podem ser tolerantes. Quando o rei Belsazar se

esqueceu da historia da graça de Deus e tomou para si a glória que Deus

merece, o resultado foi desastroso para ele próprio e para o povo,

deixando-nos uma lição importante. Vamos meditar a favor de quem

estão sendo aplicadas a experiência, sabedoria, oportunidade e graça

que foram concedidas a nós por Deus. A sabedoria, graça, força e bens

materiais, concedidas a nós, devem ser usados em favor do Reino de

Deus e para a glória de Deus. Saber usar esta força conscientemente e

corretamente é ter sabedoria. Deus espera que nós nos tornemos

pessoas e comunidades, bem como nações desta natureza.

Page 112: Vida Abundante Março 2015

112

Estudo Bíblico da Fazenda

2 semana

Seja vitorioso pela oração de um mártir Daniel 6:10-28

Cada vez mais sentimos que não temos tido tempo para orar, devido à vida

agitada que levamos. Geralmente o que nos faz ficar ocupados é aquilo

que tememos. Aquele que tem a verdadeira sabedoria é aquele que reflete

que no fim, mesmo que trabalhemos e nos esforcemos mais que os outros,

não podemos deixar escapar certas coisas. Vamos refletir o que realmente

devemos temer e estabelecer, e diante de quem devemos nos ajoelhar.

1. Qual dificuldade Daniel enfrentou e qual sua decisão diante disso? (v.10,

vide vs.1-9)

2. Embora o decreto do rei tenha sido publicado, Daniel decide orar,

mesmo correndo risco de vida. Daniel “abriu as janelas”, “fez o que

costumava fazer três vezes ao dia”, ele orou, e na oração ele “agradeceu” a

Deus. Ao ver Daniel se expressar assim, como você acha que ele está

psicologicamente e espiritualmente? (v.10)

3. Que resultados trouxe a perigosa oração de Daniel? Qual foi a reação de

Dario a isso e que providências ele tomou e qual foi o seu efeito? (vs.14-

16).

Page 113: Vida Abundante Março 2015

113

4. Que diferença podemos notar entre Dario, que não conseguiu dormir

durante a noite inteira por ter jogado Daniel na cova dos leões, em

comparação a Daniel que passou a noite em paz e sentiu a alegria da

salvação de Deus, que enviou seu anjo para fechar a boca dos leões?

(vs.18-19, v. 22)

5. Ao ver a reação de Dario, que experimentou a obra de salvação de

Deus, qual é a reação que se espera de uma pessoa que vivenciou a

obra da salvação? (vs.26-27)

6. Alguma vez já desistiu de orar por causa do medo que o mundo nos

dá, como o decreto real de Dario? Vamos compartilhar as experiências

de cada um, com suas emoções ou decepções daquele momento.

O decreto selado pelo rei Dario pode ser retratado nos dias de hoje como

o boletim escolar, currículo, registro profissional, salário mensal ou anual,

aposentadoria, casamento, emprego, compra da casa própria, etc. Nós

fazemos de tudo e tomamos o maior cuidado para obter condições de

uma vida tranquila, que às vezes adiamos a hora de orar a Deus.

Entretanto, ao deixarmos para trás a prioridade de orar, mesmo com

todas as condições de obter sucesso, não conseguimos escapar da

escuridão do medo. O texto de hoje nos ensina que, melhor do que ser

como Dario que passou a noite inteira inseguro e angustiado, apesar de

ter todas as condições de sucesso, é melhor passar uma noite tranquila,

mesmo entrando na cova dos leões para manter firme a fé em Deus.

Você é um homem que teme o decreto selado do rei Dario ou teme a

Deus, que pode salvar ou não a vida do homem?

Page 114: Vida Abundante Março 2015

114

Estudo Bíblico da Fazenda

3 semana

Compreendi pelas escrituras

Daniel 9:1-7

Ao meditarmos e estudarmos sobre a escritura, esperamos que a palavra

seja lampião que ilumine o nosso caminho. A palavra de Deus não se

limita em fornecer a paz, a consolação e o amadurecimento espiritual

pessoal, mas nos leva até ao patamar máximo de compreensão e análise

da ideia corrente dominante da nossa era, a fim de poder agir contra ela. A

abrangência da iluminação da palavra é bem grande, e a missão do

cristão aqui na face da Terra também é muito abrangente. No texto de

hoje, observamos a súplica do personagem que descobriu o plano de

Deus através da leitura da escritura. Compartilhemos do entendimento e

da súplica deste homem, e reflitamos sobre a nossa atitude diante da

palavra sagrada.

1. Em que período a história de hoje se passa? (v.1) Levando em

consideração a passagem de 5:30 a 6:2, deduza qual seria a situação

atual de Daniel.

2. Qual foi o conteúdo da compreensão dele? Ele pôde entender o

andamento da história através de quê? (v,2)

3. Diante da compreensão do rumo da história através da escritura, qual

foi a reação de Daniel? (v.3; vide Ez 36:37)

Page 115: Vida Abundante Março 2015

115

4. A palavra de Deus não se limita a iluminar apenas a sua situação

pessoal, mas também ajuda a desvendar a ideia principal determinante do

mundo atual. Se você já teve experiência do discernimento ou do

direcionamento dado pela palavra, compartilhe. E se você não a tem, reflita

por que motivo falta essa experiência na sua vida.

5. Observe o conteúdo da oração de Daniel. (vs.4-7) O que ele está

confessando, e com que atitude? Em sua opinião, qual é a atitude que um

cristão deve ter levando em consideração o contexto político, social e

econômico atual?

6. Ao compreender a direção do avanço da história através da escritura de

Jeremias, Daniel está rogando como sendo o representante do seu povo

diante de Deus (vide Ne 1:4-10). A palavra de Deus nos mostra quem nós

somos, onde estamos e para onde devemos ir. Oremos esperando que

novos horizontes de conhecimentos sejam alcançados através da

descoberta da palavra de Deus.

Já se passou muito tempo do momento em que Daniel partiu da sua terra

natal. Ele já se encontra adaptado à vida no país estrangeiro e está

gozando da estabilidade que o alto cargo lhe oferece. No entanto, os olhos

de Daniel estavam sempre voltados para a palavra e para a terra da Judeia.

Ele, que não se conformou com os privilégios adquiridos e continuou firme

no caminho da fé conforme a vontade de Deus, conseguiu compreender

através da escritura, que chegou o momento da restauração do seu povo. A

palavra iluminou, sem sombra de dúvida, a identidade dele, o fluir da

história e qual é o seu papel nesta história. Daniel começou a suplicar.

Ninguém pediu nem solicitou, mas ele sabia exatamente o que se devia

fazer estando entre a palavra e o mundo. O arrependimento representado

por ele se tornou um arrependimento inteiramente pessoal. A palavra abre

os nossos olhos para que possamos enxergar a mão de Deus operando

dentro da história humana. O que ela está lhe solicitando? Como você está

reagindo a ela? Compartilhemos e intercedamos.

Page 116: Vida Abundante Março 2015

116

Estudo Bíblico da Fazenda

4 semana

Quase desfaleci Daniel 10:1-9

Daniel era um grande homem. Ele já havia atingido o seu patamar mais

alto tanto em quesito espiritual como também em relação a caráter e

personalidade. E esse homem maduro e preparado encontra um ser

diferente no texto de hoje. E a partir desse encontro, ele descobre a sua

verdadeira identidade. Esse acontecimento era uma experiência

impactante e gloriosa ao mesmo tempo. O que será que poderemos

descobrir ao encontrar de frente a luz da glória celeste? Vejamos no texto

de hoje qual a relação existente entre a experiência de Daniel e nossa

experiência ao nos apresentarmos diante da glória da presença de Deus.

1. No texto de hoje, o que acontece com Daniel e em que lugar? E o que

aconteceu com os outros que o estavam acompanhando? (vs.4-7)

2. Qual foi o aspecto daquele que Daniel viu? (vs.5-6) E esse aspecto foi

descrito para expressar o quê? (vide Ap 1:13-17)

3. O que aconteceu com Daniel que ficou sozinho face a face com esse

ser divino? (vs. 8-9)

Page 117: Vida Abundante Março 2015

117

4. Por que motivo Daniel deve ter tido esse tipo de reação diante da

presença divina? Compartilhe sua ideia.

5. Você já experimentou a glória e a grandiosidade absoluta de Deus na

sua vida? Quanto vale o poder e o orgulho humano diante da grandeza

do Senhor? Se você não sente mais essas emoções ao refletir sobre a

glória de Jesus Cristo, qual deve ser a razão?

6. Esse ser dotado de magnitude e glória esmagadora está fazendo o

papel de mensageiro enviado segundo a ordem de Deus. Ser divino com

tanta grandiosidade está a serviço do homem. Louvemos e agradeçamos

a Deus que cuida dos homens tão insignificantes com tanta magnitude.

Daniel entrou na presença de um ser que até então nunca havia

encontrado. Esse ser estava com aspecto divino, e o corpo de Daniel

não suportava a grandeza esmagadora que estava enfrentando, e quase

desfaleceu. Esse ser que esmagou Daniel só com sua presença, deve

ter sido um ser divino, mas o que ele disse é mais surpreendente ainda.

Ele foi o mensageiro enviado para Daniel: “Pois eu fui enviado a você”

(v.12). Ele pode ser a manifestação de próprio Deus ou pode ser um anjo

de alto escalão. E diante da grandeza dele percebemos quão mísero

somos. Todavia, podemos ter esperança ao invés de desespero, pois

Deus é quem pensa e cuida de nós (Sl 8:4). Somente quando entramos

na Sua presença, é que podemos nos humilhar de verdade. E o

verdadeiro agradecimento pelo cuidado e pela presença de Deus

começa a fluir. Sejamos humildes na Sua presença.

Page 118: Vida Abundante Março 2015

118

Estudo Bíblico da Fazenda

5 semana

Reluzirão como as estrelas Daniel 12:1-7

O texto de hoje se trata da última revelação de Daniel. Ela é uma profecia

referente a um determinado período da história, porém ao mesmo tempo

faz referência ao fim dos tempos e o plano de salvação de Deus naquele

tempo. Através do estudo do livro de Daniel até aqui, verificamos que

Deus é o soberano que dita a história. E essa verdade deve fazer parte da

nossa confissão de fé que vivemos o dia de hoje sem compreensão da

história em sua íntegra. Observemos através da visão que Daniel teve, o

que acontecerá no fim dos tempos e como a misericórdia de Deus será

revelada. Poderemos descobrir na escritura a sabedoria para vivermos o

dia de hoje.

1. Toda a visão que Daniel recebeu está revelando os acontecimentos do

fim dos tempos. O que ocorrerá no fim dos tempos? (v.1)

2. O fim dos tempos se destaca pela angústia, mas também é o momento

da grande salvação. O que acontece com aqueles que dormiam no pó da

terra, ao acordar naquela ocasião? (v.2)

3. Quem são aqueles que gozarão da glória final? (v.3)

Page 119: Vida Abundante Março 2015

119

4. Qual é a visão de Daniel em seguida? Qual é o conteúdo dela? (vs.5-

7)

5. O que pode se deduzir a partir da conversa entre eles? Compartilhe

sua ideia observando os versículos 10 e 11.

6. O livro de Daniel deixa claro que a história não acontece

aleatoriamente, mas acontece segundo um objetivo definido pelo plano

de Deus. O que podemos fazer de maneira sábia a fim de prepararmos a

vinda do fim dos tempos? Peçamos a sabedoria de Deus para que

possamos andar no Seu caminho.

Para os cristãos que estavam no meio da angústia, a esperança máxima

estava vinculada à notícia de que certamente haveria o fim da tribulação.

Eles suportavam os sofrimentos, pois aprenderam que os cristãos que

pareciam ter morrido em vão despertarão e entrarão na glória eterna no

fim dos tempos, enquanto que para os que morreram seguindo o mundo

somente o fim vergonhoso os espera. Assim, as revelações, incluindo o

livro de Daniel, transmitem a mensagem da luz e de esperança. Para

você que vive o mundo de hoje, a notícia de que haverá o fim dos

tempos é uma mensagem de alegria e esperança ou uma mensagem de

medo e pavor? O livro de Daniel recomenda levar uma vida sábia até a

chegada do fim dos tempos. Ele ensina de maneira clara que há de

chegar o momento de despertar novamente, e que esse não seja um

momento vergonhoso. O que é a verdadeira sabedoria? É viver trazendo

muitas pessoas para o caminho certo da vida. Reflitamos uns com os

outros se estamos vivendo hoje segundo o chamado do Senhor.

Page 120: Vida Abundante Março 2015

120