Vida e Aprendizagem

2
Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Nível Secundário “A vida é uma constante aprendizagem! Aprende-se durante a vida e com a vida. Aprende-se com os outros, nas instituições de ensino e formação nos locais de trabalho. Complementam-se os modos de aprender e ensinar... Adquirem-se e reforçam-se competências...” Roberto Carneiro A escola é um contexto de aprendizagem… mas não o único! Aprendemos com todas as pessoas, em todas as situações e ao longo de toda a vida! “Aprende-se com todas as pessoas: com a família, com a vizinhança, com os amigos, com os colegas de trabalho… Aprende-se em todos os lugares: na rua, em casa, na escola, no trabalho, nos centros de cultura e de lazer… Aprende-se de todas as maneiras: sentindo, pensando, ouvindo, sofrendo, reflectindo, alegrando-se, escrevendo, lendo, perguntando, respondendo, conversando, concordando, discordando…” (Ferreira, 2007) O processo que está a iniciar não é um processo típico de aprendizagem, uma vez que o que se pretende é que demonstre as competências que adquiriu ao longo da sua vida e que foram geradoras de aprendizagem. Ainda assim, ao longo deste processo terá oportunidade de adquirir novas competências, através de auto-aprendizagem, bem como de desenvolver a sua autonomia… e a vontade de partir para novos “voos”… No processo de reconhecimento irá ser utilizada a metodologia de balanço de competências, que pretende ajudá-lo a reconhecer e dar valor às competências adquiridas em diversos contextos da sua vida. Este processo, embora possua um tempo médio de realização, é flexível e depende do seu ritmo de trabalho. Durante este processo irá elaborar um PRA: Portefólio Reflexivo de Aprendizagens.

Transcript of Vida e Aprendizagem

Page 1: Vida e Aprendizagem

Processo de Reconhecimento, Validaçãoe Certificação de Competências

Nível Secundário

“A vida é uma constante aprendizagem!Aprende-se durante a vida e com a vida.

Aprende-se com os outros, nas instituições de ensino e formação nos locais de trabalho.

Complementam-se os modos de aprender e ensinar... Adquirem-se e reforçam-se competências...”

Roberto Carneiro

A escola é um contexto de aprendizagem… mas não o único! Aprendemos com todas as pessoas, em todas as situações e ao longo de toda a vida!

“Aprende-se com todas as pessoas: com a família, com a vizinhança, com os amigos, com os colegas de trabalho…

Aprende-se em todos os lugares: na rua, em casa, na escola, no trabalho, nos centros de cultura e de lazer…

Aprende-se de todas as maneiras: sentindo, pensando, ouvindo, sofrendo, reflectindo, alegrando-se, escrevendo, lendo, perguntando, respondendo, conversando, concordando, discordando…” (Ferreira, 2007)

O processo que está a iniciar não é um processo típico de aprendizagem, uma vez que o que se pretende é que demonstre as competências que adquiriu ao longo da sua vida e que foram geradoras de aprendizagem. Ainda assim, ao longo deste processo terá oportunidade de adquirir novas competências, através de auto-aprendizagem, bem como de desenvolver a sua autonomia… e a vontade de partir para novos “voos”…

No processo de reconhecimento irá ser utilizada a metodologia de balanço de competências, que pretende ajudá-lo a reconhecer e dar valor às competências adquiridas em diversos contextos da sua vida.

Este processo, embora possua um tempo médio de realização, é flexível e depende do seu ritmo de trabalho.

Durante este processo irá elaborar um PRA: Portefólio Reflexivo de

Aprendizagens.O PRA é composto por documentos diversos que forneçam uma

visão abrangente sobre as competências pessoais, profissionais e sociais e pode conter: Textos reflexivos e descritivos; Diários; Cartas; Composições artísticas; Currículo; Certificados; Fotos; Apontamentos;

Page 2: Vida e Aprendizagem

Documentos oficiais; Registos profissionais; Cartões de identificação pessoal, profissional, social…; Vídeos Entre outros que decida incluir.

Não se esqueça que é um portefólio reflexivo, por isso cada texto e cada documento devem ser alvo de reflexão.

Algumas questões orientadoras desta reflexão: Porque foi importante para mim este acontecimento? O que aprendi com este acontecimento? O que ficou por fazer? O que teria feito diferente? Que implicações teve este acontecimento para a minha vida?Fonte: http://rvccno.blogspot.com

O PRA deve retratar o progresso na aprendizagem, o percurso de aquisição das competências e está em constante reformulação!

Ao longo deste processo terá ao seu dispor uma equipa dinâmica e disponível, composta por uma profissional de RVC e por formadoras das diversas áreas, disposta a ajudá-lo nesta caminhada…Bom trabalho!