Vigília 2011

20
1 Promessas 2011-04-03 CORPO NACIONAL DE ESCUTAS ESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS Agrupamento 1143 - S. Simão de Oiã VIGÍLIA Olha, vê e reza a beleza de Deus

description

Vigília das Promessas 2011‎****O Agrupamento 1143 S. Simão de Oiã realizou, nos dias 2 e 3 de Abril, as Promessas. As cerimónias, presididas pelo Assistente de Agrupamento Pde Mário, tiveram lugar na Igreja de Oiã e contaram com a presença de muitos pais, amigos e outros escuteiros.No sábado à noite realizou-se a Vigília, onde os escuteiros, perante uma assistência numerosa, foram chamados a repensar nas leis e princípios do movimento escutista e a reflectir sobre o compromisso que iriam assumir no dia seguinte. A cerimónia deu especial ao lema das Promessas deste Ano que é também o lema da nossa PAróquia para este ano - “Olha, vê e reza a beleza de Deus”.Deixá-mos aqui as palavras sábias que a nossa Chefe de Agrupamento nos transmitiu neste dia:****Amigos escuteiros,Estamos aqui hoje, depois de um percurso de aprendizagem, de prestação de provas e da vossa escolha pela opção de fazer ou renovar a Promessa.Devo lembrar-vos que, para a maioria das pessoas, prometer é fácil, mas o que é mesmo preciso, é cumprir!Peço-vos. Não prometais nada por que não estejais dispostos a lutar e a sacrificar-vos. Vigiai os vossos pensamentos para que as vossas palavras sejam verdadeiras, e sede pessoas em cuja palavra se pode confiar.Tomando, como exemplo, Madre Teresa de Calcutá, personagem referência neste ano escutista, saibamos:-Descobrir o rosto de Deus em cada ser humano-Fazer cada acção, por mais pequena que seja, com muito amor-Saber distinguir o que é essencial, imprescindível e urgente-Agir e, quando for necessário, falar-Ter esperança na vida mesmo no meio do caos-Acreditar que a Fé é a maior força do universoEm cada um de vós existe a capacidade de olhar, ver, analisar e compreender. Na vossa voz a capacidade de escolha. Nas vossas mãos a capacidade de agir.Fazei as vossas opções, assumi os vossos compromissos, sede Homens de amanhã!O mundo precisa muito de cada um de vós.Acredito que sabereis ver e projectar “a Beleza de Deus”E, de mãos dadas, construir um mundo melhor.****

Transcript of Vigília 2011

Page 1: Vigília 2011

1

Promessas2011-04-03

CORPO NACIONAL DE ESCUTASESCUTISMO CATÓLICO PORTUGUÊS

Agrupamento 1143 - S. Simão de Oiã

VIGÍLIA

Olha, vê e rezaa beleza deDeus

Page 2: Vigília 2011

2

Concentração no adro da IgrejaFormação na adro da Igreja com: o Círio acesso, seguido da Biblía aberta,ladeada por duas velas, o livro “Escutismo para rapazes”, o Assistente deAgrupamento e por fim os Escuteiros pela seguinte ordem: Lobitos,Exploradores, Pioneiros, Caminheiros, Escuteiros de outrosAgrupamentos, Dirigentes.Nota: Na proclamação das Máximas, das Leis e dos Principios, após oescuteiro fazer a sua proclamação, toda a Assembleia deve repetir aprolamação.

VIGÍLIA

RENASCE EM MIM

Se um dia eu ficasse sem Ti,olharia as estrelas do céup’ra lembrar que viveste por mim,e para sempre guardar-Te, para sempre lembrar-Tena marca de um gesto meu.

Renasce em mim, mostra como ama alguémque precisa de mimp’ra mostrar o melhor que Deus tem.

O que sinto não posso explicar,é difícil saber e dizer...O que eu tenho, não posso negarque é aquilo que eu quero, é a Ti que eu desejo,e não vou abandonar.

Renasce em mim, mostra como ama alguémque precisa de mimp’ra mostrar o melhor que Deus tem.

Reviver o que vivi, renascer conTigo,conquistar o Teu espaço astral,pois quem ama não teme o bem e o mal.

Renasce em mim, mostra como ama alguémque precisa de mimp’ra mostrar o melhor que Deus tem.

Page 3: Vigília 2011

3

I PARTEA PROMESSA ESCUTISTA: COMPROMISSO COMA FELICIDADE

(Dirigente)Introdução e Acolhimento

Jesus de Nazaré passou noites inteiras em vigília de oração,no silêncio, pedindo ao Pai que Lhe desse a conhecer o Seu planode salvação para toda a Humanidade.

Hoje, somos nós quem está em Vigília. Vimos aos pés do Senhor,esta noite, pedir-Lhe a força para sermos fiéis à nossa Promessa deEscuteiros, e acompanhar fraternalmente, em oração, aqueles que sepreparam para assumir esse compromisso. Pelo Baptismo, tornámo-nos parte da Igreja. Agora reavivamos esse maravilhoso dom de Deus,pelo compromisso da Promessa que nos exige responsabilidade,coerência e fidelidade. A Promessa vem dar nova força à vida divinaque o Baptismo em nós inaugura. Por isso, temos de estar vigilantespara que, na pista do ideal escutista em que a vida se torna para quemse decide a olhá-la à maneira de Baden-Powell, Deus nos mostre ocaminho a seguir, para chegarmos até Ele, amando e servindo, nafidelidade à Promessa.

(Assistente)Oremos:

Ó Deus, Pai de infinito amor,no fogo, ofereceis aos homensum sinal claro do Espírito do Vosso Filho Ressuscitadoque anima o Vosso Povona sua peregrinação sobre a terra.A nós, que hoje vamos caminhar, guiados por este círio,percorrendo o caminho da Lei do Escuteiro,concedei a consciência de que é o Espírito Santo,o Espírito de Jesus Cristo,quem nos faz descobrir em cada artigoum horizonte novo de Graça e Liberdade,um desafio permanente ao crescimento e à perfeição,uma resposta cada vez mais fiel ao cumprimento da Promessaque nos iniciou neste caminho e que hoje renovamos.

Page 4: Vigília 2011

4

Nós Vo-lo pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filhoque é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.Ámen.

(Explorador)Palavra de Deus: 2 Pedro 1, 1-11

Simão Pedro, servo e Apóstolo de Jesus Cristo, àqueles quereceberam, pela justiça do nosso Deus e de Jesus Cristo, nossoSalvador, uma fé tão preciosa como a nossa: Graça e paz vos sejamdadas em abundância pelo conhecimento de Deus e de Jesus Cristo,nosso Senhor.

O Seu divino poder deu-nos todas as coisas que contribuempara a vida e piedade, ao dar-nos a conhecer Aquele que pela Suaglória e pela Sua virtude, nos chamou. Por elas, entramos na possedas maiores e mais preciosas promessas, a fim de que vós participeisda natureza divina, fugindo da corrupção que a conconcupiscênciagerou no mundo. Por estes motivos, esforçai-vos, quanto possível,por unir à vossa fé a virtude, à virtude a ciência, à ciência atemperança, à temperança a paciência, à paciência a piedade, àpiedade o amor fraterno e ao amor fraterno a caridade.

Se estas virtudes se acharem em vós abundantemente, elasnão vos deixarão inactivos nem infrutuosos no conhecimento deNosso Senhor Jesus Cristo. Porque quem não tiver estas coisas écego, anda às apalpadelas e esquece-se de que foi purificado dosantigos pecados. Logo, meus irmãos, cuidai cada vez mais emassegurar a vossa vocação e eleição, porque, procedendo destemodo, não sucumbireis jamais. Assim vos será aberta largamentea entrada no Reino eterno de Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

(Pioneiro)Salmo 15;

Refrão: Mostrai-me, Senhor, o caminho da vida

Bendigo o Senhor por me ter aconselhadoaté de noite me inspira interiormente.O Senhor está sempre na minha presença,com Ele a meu lado não vacilarei.

Page 5: Vigília 2011

5

Por isso o meu coração se alegra e a minha alma exultae até o meu corpo descansa tranquilo.Vós não abandonareis a minha alma na mansão dos mortos,nem deixareis o vosso fiel conhecer a corrupção.

Dar-me-eis a conhecer os caminhos da vida,alegria plena em vossa presença,delícias eternasà vossa direita.

(Escuteiro JC)Meditação Escutista sobre o Evangelho: Evangelho do Escuteiro, 32

«Fazes frequentemente a renovação da Promessa de Escuteiro,com a disponibilidade de a cumprir. Que estas cerimónias rituais,mais ou menos coloridas, não sejam um mero rito, mas tenhamuma grande influência no teu quotidiano. São momentos fortes,durante os quais avivas dentro de ti esse fogo novo que leva aviver sempre alerta para servir com qualidade».

(Assistente)Comentário: Convite à renovação da Promessa.

(Todos)Renovação da Promessa:

Prometo pela minha honra e com a graça de Deus, fazer todo opossível por ...

• Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e aPátria;

• Auxiliar o meu semelhante em todas as circunstâncias;• Obdecer à Lei do Escuta.

Page 6: Vigília 2011

6

(Dirigente)Convite para a caminhada:

A Promessa cumpre-se no cumprimento da Lei.Aquela é compromisso com a Felicidade. A Lei écaminho para a Felicidade.

(Dirigente)Texto de Baden-Powell: Última Mensagem de BP

«... O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir paraa felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhorde que o encontrastes e, quando vos chegar a vez de morrer, podeismorrer felizes, sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempoe fizestes todo o possível por praticar o bem. Estai preparadosdesta maneira para viver e morrer felizes - apegai-vos sempre àvossa Promessa escutista - mesmo depois de já não serdes rapazes,e Deus vos ajude a proceder assim...»

CANÇÂO DA PROMESSA

Minha promessa atende,Meu Deus, Deus meu,E sobre mim estendeO manto Teu.

Eu te amo e quero amar, Cada vez mais. Não deixes de escutar, Senhor, meus ais.

Juro seguir Teus passos,Como cristão,E depor em Teus braçosMeu coração.

Minh’alma toda cegaDe fé e de amorHoje e sempre se entregaA Vós, Senhor.

Defende-me do malJesus, meu reique em prol de Portugalbatalharei.

Page 7: Vigília 2011

7

II PARTEA LEI DO ESCUTEIRO: PISTA DA FELICIDADE

(Dirigente dos Lobitos)Introdução

Na pista em que a vida se torna para quem se quer fazer Escuteiro,há sinais de orientação: são os princípios que norteiam o caminhar e osvalores a respeitar. É este o sentido da Lei do Lobito e do Escuteiro,bem como das Máximas e Princípios. Não são restrições ouimpedimentos à Liberdade, mas sim ideais a atingir livremente porcada Escuteiro e por todos em conjunto. Por isso vamos, nesta noite deVigília, proclamá-los com solenidade. E por cada um, vamos acenderuma Luz, a dizer que se torna cada vez mais claro o caminho da vida,quando orientado pela Pista do Ideal Escutista.

(Lobitos)PROCLAMAÇÃO DA LEI DO LOBITO

• 1.° - O Lobito escuta Àquêlà.Tal como na Selva Àquela – o velho Lobo Sábio – procurava sempre que osseus lobitos seguissem os seus conselhos. O mesmo deve acontecer connosco.O Lobito deve obedecer aos pais em casa, aos professores na escola e aoschefes na Alcateia.• 2.° - O Lobito não se escuta a si próprio

Quando o lobito estiver a cumprir uma tarefa, pode achar difícil e se seescutar acabaria por abandona-la, mas o lobito nunca desiste, e esforça-separa vencer.

PROCLAMAÇÃO DAS MÁXIMAS DO LOBITO• 1.° - O Lobito pensa primeiro no seu semelhante.

O Lobito sabe partilhar com os outros aquilo que possui, sem esperar nadaem troca. Sabe que um simples gesto de partilha o vai fazer feliz, por issopensa tanto no bem dos outros como no seu.• 2.° - O Lobito sabe ver e ouvir.

Na Selva, Maúgli apurava a visão e a audição para perceber a Natureza.Também o Lobito deve estar de olhos bem abertos e ouvidos à escuta e assimverá que nunca faltarão ocasiões para fazer a boa acção.• 3.° - O Lobito é asseado.

O Lobito tem cuidado com a higiene e sabe que isso o ajuda a manter asaúde e proporciona um aspecto agradável, é um primeiro passo para vivermelhor consigo e com os outros. Ele mantém o ambiente à sua volta cuidadoe limpo, preservando a natureza.

Page 8: Vigília 2011

8

• 4.° - O Lobito é alegre.A alegria é a maior qualidade de uma criança, como S. Francisco somosalegres e sempre bem-dispostos. A nossa alegria vai contagiar todos aquelesque convivem connosco ajudando-os a ultrapassar as tristezas e osmomentos mais difíceis.• 5.° - O Lobito diz sempre a verdade.

O Lobito reconhece os seus erros sem faltar à verdade, pois sabe que amentira não é solução para nada e facilmente é descoberta. Já diz o ditado:“É mais fácil apanhar um mentiroso do que um coxo”. Ao dizer sempre averdade, torna-se uma pessoa de confiança, uma pessoa melhor.

CANÇÃO DAS MÁXIMAS

Sou lobito pequeninoainda tenho pouca idade,mas, na selva eu aprendia dizer sempre a verdade

Na alcateia tenho amigosporque faço mesmo assim:penso primeiro nos outrosantes de pensar em mim.

ATCHIM!

Os lobitossão como as floresandam na Alcateiaa aprender a ser melhores.

Àquêlà e o Bàluandam sempre a repetiro lobito que é lobitosabe ver e ouvir.

O lobito é bem dispostoO lobito canta e riO lobito é alegreE para todos sorri

HIHI!

(Dirigente)Texto de Baden-Powell:

“Diante de cada Homem, abrem-se dois caminhos: o doegoísmo ou o do Serviço.

Cada um terá que escolher por si próprio qual será verdadeirolema. O egoísmo é mais cómodo; o Serviço envolve sacrifício.Se um indivíduo não é capaz de se sacrificar, não tem o direito dese chamar Homem. Mas se se sacrifica para servir, exprimindoda melhor maneira possível o seu amor, pode estar certo de que avida será para ele um bem muito real - cheia de Felicidade”.

Eu já não sou pata tenrano covil ando aprumado.E aqui aprendique o lobito é asseado.

Na alcateia tenho amigosporque faço mesmo assim:penso primeiro nos outrosantes de pensar em mim.

ATCHIM!

Page 9: Vigília 2011

9

PROCLAMAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DO ESCUTISMO

(Aspirante a Explorador)

•1.º - O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a suavida

(Aspirante a Pioneiro)

• 2.º - O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão(Aspirante a Caminheiro)

• 3.º - O dever do Escuta começa em casa

PROCLAMAÇÃO DA LEI DO ESCUTA

I(Aspirante a Pioneiro)

A HONRA DO ESCUTA INSPIRA CONFIANÇA

(Pioneiro- Guia)Texto de Baden-Powell: Rasto do Fundador, 98-99

«O 1º artigo da Lei é aquele de que depende todo o futuroprocedimento e disciplina do Escuteiro. Espera-se que o Escuteiroseja recto. A confiança deve ser a base de toda a nossa formaçãomoral».

(Escuteiro JC)Meditação Escutista sobre o Evangelho: Evangelho do Escuteiro, 34

«Estás disposto, amigo Escuteiro, a seres como Eu (J. Cristo),um sinal de contradição na sociedade em que vives? Estás decididoa remar contra a maré, se necessário, para defenderes os valorespelos quais vale a pena gastares a vida? Na actual sociedade nãofaltam ocasiões em que se tem de ser sinal de contradição, porquea tua fé te interpela a seres coerente nas tuas atitudes com a fé queprofessas. Nesses momentos, serás verdadeiramente um Escuteirosegundo o Meu (J. Cristo) coração. E podes contar com o Meu (J.Cristo) auxílio; serei a tua fortaleza».

Page 10: Vigília 2011

10

II(Aspirante a Explorador)

O ESCUTA É LEAL

(Explorador- Guia)Texto de Baden-Powell: Rasto do Fundador, 57

«Ser leal para com Deus significa nunca te esqueceres d’Ele erecordá-l’O em tudo o que fazes. Se nunca O esqueceres, nuncafarás nada de mal. E se te lembrares d’Ele quando estiveres a fazerqualquer coisa errada, deixarás logo de a fazer».

(Escuteiro JC)Meditação Escutista sobre o Evangelho: Evangelho do Escuteiro, 57-58

«Também tu, amigo Escuteiro, sentirás, por vezes a tentação.Quero que saibas que também Eu (J. Cristo) tive essa experiência.Eu sei o que é sentir-se arrastado para o mal. Serás tentado aorganizar a tua vida a partir de critérios onde o importante é sermuito rico, ter um grande sucesso, fazer o que apetece, dominaros outros. Deverás estar preparado para resistir, sabendo que astentações nunca serão superiores às tuas forças. Fortalecido peloEspírito Santo, vencerás».

III(Aspirante a Explorador)

O ESCUTA É ÚTIL EPRATICA DIARIAMENTE UMA BOA ACÇÃO

(Explorador - Guia)Texto de Baden-Powell: Rasto do Fundador, 33

«O rapaz tem um instinto natural para o bem, contanto queveja um modo prático de o realizar, e a prática da Boa Acção vaiao encontro desse instinto e desenvolve-o, e desenvolvendo-odesperta o espírito da caridade cristã para com o próximo».

(Escuteiro JC)Meditação Escutista sobre o Evangelho: Evangelho do Escuteiro, 50

«Se queres ser um bom Escuteiro, os teus companheiros devemsentir a tua presença como um convite a serem melhores. Deves

Page 11: Vigília 2011

11

brilhar pelas tuas obras. Não te esqueças nunca da Boa Acçãodiária que te recordará que tens de ser responsável na edificaçãode uma sociedade melhor. E apenas uma Boa Acção por dia?Certamente que não! Uma Boa Acção pode ser uma gota de águano oceano. Mas a vastidão do mar é formada por uma imensidãode pequenas gotas. Uma Boa Acção recorda-te todos os dias comote deves sentir responsável pelo que acontece à tua volta,contribuindo para tomar o mundo mais justo e fraterno».

IV(Aspirante a Explorador)

O ESCUTA É AMIGO DE TODOS E IRMÃO DE TODOS OS OUTROS ESCUTAS

(Explorador - Guia)Texto de Baden-Powell: Rasto do Fundador, 91

«Se todos os homens tivessem desenvolvido em si mesmoso sentido da fraternidade, o hábito de pensar em primeiro lugarnas necessidades dos outros e de subordinarem a elas as suasambições, prazeres ou interesses pessoais, teríamos um mundomuito melhor onde viver. “Um sonho utópico”, diriam alguns,“mas não passa de um sonho, por isso nem vale a pena tentar”.Mas se, ao sonharmos, nunca estendêssemos as mãos para agarrara substância dos nossos sonhos, jamais conseguiríamos progredir».

(Escuteiro JC)Meditação Escutista sobre o Evangelho: Evangelho do Escuteiro, 82

«É evidente que amais a todos e também aos que andam poroutros caminhos; mas não é com esses que fazeis a união fraterna,uma união que dá força para praticar o bem. Se viverdes muitounidos nas vossas patrulhas e nas vossas Secções, quando ummembro sofre é como se todos sofressem; quando um membro sealegra é como se a alegria fosse de todos. Unidos na dor e naalegria. E não é verdade que é na união que sereis uma força capazde transformar a sociedade? Cada qual sozinho não é nada; mas,juntos, tendes o futuro nas mãos».

Page 12: Vigília 2011

12

V(Aspirante a Caminheiro )

O ESCUTA É DELICADO E RESPEITADOR

(Caminheiro - Chefe de Equipa)Texto de Baden-Powell: Rasto do Fundador, 73

«O interesse próprio é a primeira meta de nove décimos daspessoas. A promoção do interesse próprio significa, em últimainstância, a guerra: o império do demónio no mundo. A sua antítese,o amor e o serviço altruísta, exprimiriam o reino de Deus nomundo».

(Escuteiro JC)Meditação Escutista sobre o Evangelho: Evangelho do Escuteiro, 116-117

«Conjugar o verbo amar em todos os tempos e modos. Amarcom todo o coração, com toda a alma e com todas as forças. Nãoserás como os outros Escuteiros que dizem amar toda a gente, masdesaparecem sempre que é preciso realizar obras de amor».

VI(Aspirante a Explorador)

O ESCUTA PROTEGE AS PLANTAS E OS ANIMAIS

(Explorador - Guia)Texto de Baden-Powell: Rasto do Fundador, 124

«Não é só no que se refere às capacidades materiais que avida no meio do mato faz um homem ser homem, mas sobretudo oseu desenvolvimento espiritual - quando ele se apercebe de quenão passa de uma pequena partícula em comunhão diária com anatureza, cara a cara com ela e pulsando no seu coração».

(Escuteiro JC)Meditação Escutista sobre o Evangelho: Evangelho do Escuteiro, 122-123

«Amigo Escuteiro, terás que ser tu a olhar para a naturezacom uns olhos novos. Vives num momento em que são grandes asameaças à natureza. Facilmente se poluem os ares que respiramos,se sujam as paisagens com lixos, se sujam os rios, se acabam comespécies animais... Serás tu a sensibilizar todas as pessoas para orespeito pela criação inteira. Uma atitude nova que deverá nascer

Page 13: Vigília 2011

13

no coração de cada pessoa. Preciso de ti para proteger e embelezara obra que Meu Pai confiou aos homens de todas as gerações».

VII(Aspirante a Explorador)

O ESCUTA É OBEDIENTE

(Explorador - Guia)Texto de Baden-Powell: Rasto do Fundador, 62-63

«As nossas regras são regras, não normas regulamentares.Isto é, são como as regras do futebol, necessárias para que estejogo possa ser jogado com lealdade por todos. Pretende-se queajudem a estabelecer linhas de orientação, e não sejam sinais deproibição. Toda a disciplina que há no Movimento tem origem naliberdade, no desejo que cada um tem de jogar o jogo para o bemda sua equipa».

(Escuteiro JC)Meditação Escutista sobre o Evangelho: Evangelho do Escuteiro, 16

«Tu, amigo Escuteiro, és convidado a seres como Maria. Oteu fundador, Baden-Powell, pediu que lesses frequentemente asEscrituras, para veres como foi a fé das grandes personagensbíblicas do Antigo e do Novo Testamento. Entre estes modelosde fé, Maria ocupa um lugar muito particular. Aceitou ser a Servado Senhor, estando presente ao longo de toda a Minha (J. Cristo)vida terrena, desde o nascer, ao morrer e ressuscitar. Como ela, ésconvidado a confiar totalmente em Meu Pai, na certeza que Elequer para ti a Felicidade. É esta a Sua vontade».

VIII(Aspirante a Explorador)

O ESCUTA TEM SEMPRE BOA DISPOSIÇÃO DE ESPÍRITO

(Explorador- Guia)Texto de Baden-Powell: Rasto do Fundador, 89

«Acredito que Deus nos colocou neste mundo encantadorpara sermos felizes e apreciarmos a vida. O verdadeiro caminhopara alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros».

Page 14: Vigília 2011

14

(Escuteiro JC)Meditação Escutista sobre o Evangelho: Evangelho do Escuteiro, 145-146

«Consegues imaginar um Agrupamento onde não hajaalegria? Achas que é possível viveres em família, se nela falta aalegria? A alegria é fundamental. E se Eu (J Cristo) vos dou umMandamento Novo e vos digo que sou o Caminho, a Verdade e aVida, é para que a vossa alegria seja completa. Eu e o Meu Paisomos plenamente felizes. E desejamos que todos vós participeisdesta alegria que o mundo não vos poderá tirar. Se estiverdes emdificuldade, orai ao Pai em Meu nome, pedindo-Lhe que vos dê oEspírito Santo. Sereis fortalecidos com esse Espírito de fortaleza,vencereis as dificuldades e a vossa alegria jamais se esgotará».

IX(Aspirante a Explorador)

O ESCUTA É SÓBRIO, ECONÓMICO ERESPEITADOR DO BEM ALHEIO

(Explorador- Guia)Texto de Baden-Powell: Rasto do Fundador, 61

«Não podes permitir-te gastar dinheiro nos teus luxos,enquanto houver à tua volta pessoas que não têm o indispensávelà vida».

(Escuteiro JC)Meditação Escutista sobre o Evangelho: Evangelho do Escuteiro, 60-61

«Também podes ser tentado, amigo Escuteiro, a veres apenascomo importante na vida a riqueza e a frequentares apenas ossupermercados onde se vendem e se compram as mais variadascoisas, que são para consumir e deitar fora. Recorda-te que, maisimportante que o ter, é o ser. Ser cada dia mais cumpridor da Leido Escuteiro, que se resume em ser cada dia mais responsávelpelos outros, mais serviçal, mais empenhado no trabalho pelosoutros e mais alegre. Não cedas à tentação tão actual doconsumismo, de ter todos os bens do mundo. Não adores as coisas.Só a Deus adorarás. As coisas escravizam e só Deus liberta».

Page 15: Vigília 2011

15

X(Aspirante a Pioneiro)

O ESCUTA É PURO NOS PENSAMENTOS,NAS PALAVRAS E NAS ACÇÕES

(Pioneiro - Guia)Texto de Baden-Powell: Rasto do Fundador, 55

«O rapaz tem de compreender que o seu dever para com Deusestá em guardar e em desenvolver, como depósito sagrado, aquelestalentos de que Deus o dotou para a sua passagem por esta vida; ocorpo, com a sua saúde, o seu vigor e a sua faculdade de reprodução,para serem empregues ao serviço de Deus; a mente com o seuraciocínio, a memória e o discernimento admiráveis que a colocamacima do mundo animal; e a alma, essa parcela de Deus que trazdentro de si - ou seja, o amor, que se pode desenvolver e fortalecerpor contínua expressão e prática».

(Escuteiro JC)Meditação Escutista sobre o Evangelho: Evangelho do Escuteiro, 123

«Amigo Escuteiro, mantém-te sensibilizado para a outrapoluição que torna irrespirável a atmosfera do mundo, que são asinjustiças sociais, a miséria não merecida, a droga, a prostituição,o alcoolismo, a exploração de menores, o roubo, a imoralidade, aviolência nas ruas, etc. Estas e outras coisas sujam a nossa terra eé preciso que ela se torne mais habitável».

TU ÉS O ÚNICO SENHOR…

Tu és o único Senhor da minha vidaTu és o único Senhor da minha vidaJá gastei o pensamentoNão parei um só momentoP’ra pensar se havia mais alguém aquiAo pé de mim

Oh! Jesus, vou pr’a onde fores,Tua força é minha tambémOh! Jesus, se eu estiver por baixo,Dá-me a Tua mão como ninguém

Tu és o único Senhor da minha vidaTu és o único Senhor da minha vidaConsegui ler a PalavraEntender o que ela gravaSou feliz e vou contar o que aprendiFalar de ti

Page 16: Vigília 2011

16

Mensagem da Chefe de AgrupamentoAmigos escuteiros,Estamos aqui hoje, depois de um percurso de aprendizagem, de prestação deprovas e da vossa escolha pela opção de fazer ou renovar a Promessa.Devo lembrar-vos que, para a maioria das pessoas, prometer é fácil, mas oque é mesmo preciso, é cumprir!Peço-vos. Não prometais nada por que não estejais dispostos a lutar e asacrificar-vos. Vigiai os vossos pensamentos para que as vossas palavras sejamverdadeiras, e sede pessoas em cuja palavra se pode confiar.Tomando, como exemplo, Madre Teresa de Calcutá, personagem referêncianeste ano escutista, saibamos:

• Descobrir o rosto de Deus em cada ser humano• Fazer cada acção, por mais pequena que seja, com muito amor• Saber distinguir o que é essencial, imprescindível e urgente• Agir e, quando for necessário, falar• Ter esperança na vida mesmo no meio do caos• Acreditar que a Fé é a maior força do universo

Em cada um de vós existe a capacidade de olhar, ver, analisar e compreender.Na vossa voz a capacidade de escolha. Nas vossas mãos a capacidade deagir.Fazei as vossas opções, assumi os vossos compromissos, sede Homens deamanhã!O mundo precisa muito de cada um de vós.Acredito que sabereis ver e projectar “a Beleza de Deus”E, de mãos dadas, construir um mundo melhor.

III PARTEPOR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO

(Assistente)Acolhimento:

O Escutismo procura o que o Homem procura.O Homem procura a Felicidade. O Escutismo oferece um

modo de realizar essa procura. Pela Promessa a pessoa adere,compromete-se com a Felicidade e, na Lei, encontra um caminhopara a realização desse compromisso.

Para nós, que somos cristãos, tudo isto adquire um horizontenovo na Pessoa de Jesus Cristo. Tanto o compromisso como a

Page 17: Vigília 2011

17

pista são assumidos por Cristo, com Cristo e em Cristo, naComunidade Católica, já que somos Escutismo Católico.

É Jesus Cristo quem salva. O melhor que o Escutismo podefazer é transmitir o Seu Nome. A Promessa surge comocompromisso com Ele e a Lei como pista para Ele.

(Caminheiro)Palavra de Deus: João 15, 1-17

«Eu sou a videira verdadeira e Meu Pai é o agricultor. Toda avara que em Mim não dá fruto, Ele corta-a, e limpa toda aquelaque dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, devidoà palavra que vos tenho dirigido. Permanecei em Mim e Eupermanecerei em vós. Como a vara não pode dar fruto por si mesmase não estiver na videira, assim acontecerá convosco se nãoestiverdes em Mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está emMim e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeisfazer. Se alguém não estiver em Mim, será lançado fora, como avara, e secará; lançá-lo-ão ao fogo e arderá. Se vós estiverdes emMim e as Minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o quequiserdes e ser-vos-á concedido. Dando vós muito fruto, Meu Pai,é glorificado; e assim sereis Meus discípulos.

Como o Pai Me amou, também Eu vos amei; permanecei noMeu amor. Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereisno Meu amor, do mesmo modo que Eu tenho guardado osmandamentos de Meu Pai, e permaneço no Seu amor. Digo vosisto para que a Minha alegria esteja em vós e o vosso gozo sejacompleto. O Meu mandamento é este: Que vos ameis uns aosoutros, como Eu vos amei. “Ninguém tem maior amor do queaquele que dá a vida pelos seus amigos.

Vós sereis Meus amigos se fizerdes o que Eu vos mando. Jánão vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seusenhor; chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de Meu Paivo-lo dei a conhecer. Não fostes vós que Me escolhestes, fuiEu que vos escolhi e vos nomeei para irdes e dardes fruto, e ovosso fruto permanecer, de sorte que tudo quanto em Meu nomepedirdes ao Pai, Ele vo-lo concederá. Isto vos mando: Que vosameis uns aos outros».

Page 18: Vigília 2011

18

(Assistente)Oração:

Oremos:Ó Deus,Senhor da Promessa de Aliança e da Lei da Liberdade, no VossoFilho cumpristes a Promessa de Aliança com o Povo que educastespara a verdadeira Liberdade, pela Lei que lhe propusestes comocaminho de progresso humano integral, ouvi a nossa oração:Nós Vos damos graças por sermos, na Igreja,os depositários deste Dom que é o Escutismo, para anúncio deJesus Cristo como Salvador e como Homem Novo, modelo doHomem que procuramos construir pela educação integral dosjovens;Nós Vos pedimos que nos conserveis fiéisà responsabilidade de cumprirmos a Promessa no cumprimentoda Lei, de modo exemplar, a fim de testemunharmos com avida o Ideal de Felicidade que professamos.Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho que é Deusconvosco na unidade do Espírito Santo.Ámen.

ABRIU-SE A MANHÃAbriu-se a manhãE eu te encontrei.A chama brilhou,E o seu fogo entrou em mim.Mesmo se distantes,Para nós o longe é perto.O nosso horizonteÉ o céu unido ao mar.

Amar é a partidaDe um sonho sem chegadaVoar nas asas do ventoE subir ao infinitoNão há fronteiras que separemNossa amizade é sermos um só

Só o amor [só o amor] faz renascerA vida em nósA vida em nósEm nós...

Page 19: Vigília 2011

19

Bênção das Insígnias

Assistente:Ó Deus, fonte de toda a santidade, que no Vosso Filho nosoferecestes um modelo de todo o verdadeiro serviço, como entregalivre e amorosa ao Vosso projecto de salvação, no cumprimentoda lei nova do Amor, escutai a oração que Vos apresentamos:sobre estas insígnias derramai a Vossa benção (+) para que aquelesque as vão usar, como sinal de adesão ao ideal escutista, sejam,cada vez mais, homens novos em Jesus Cristo, cumprindo comfidelidade e perseverança a sua Promessa e testemunhando o VossoReino entre os homens. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, VossoFilho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Todos: Ámen.

Exortação final

Bênção final:- Deus Pai

que conduziu a História pela Promessa e guiou o Homem pela Leido Sinai até ao Seu Filho, vos ajude a assumir o cumprimento davossa Promessa e da Lei do Escuteiro como compromisso e pistada Felicidade.

Ámen.- Jesus Cristo,

cumprimento da Promessa do Pai, que nos chamou à Lei daLiberdade, vos conduza do Homem Velho ao Homem Novo pelocumprimento da Promessa e da Lei do Escuteiro comocompromisso e pista da Felicidade.

Ámen.- O Espírito Santo,

prometido pelo Senhor Ressuscitado e princípio da verdadeiraLiberdade vos anime e alente na fidelidade ao cumprimento daPromessa e da Lei do Escuteiro como compromisso e pista daFelicidade.

Ámen.

Page 20: Vigília 2011

20

NOME: _______________________________________

BANDO/PATRULHA /EQUIPA _______________________

SECÇÃO ______________________________________

IMPELE A TUA PRÓPRIA CANOA

Não deixes cair teus olhosNão te deixes enganarOlha de frente os escolhosOlha: Podes encalhar.

É urgente estar atentoVer para onde corre a maréVer de onde sopra o ventoNão vás tu perder o pé.

B.P. é quem t’o dizImpele a tua própria canoaSe queres mesmo ser felizNão te deixes ir à toaImpele a tua própria canoa.

A vida não é desertoNão queiras ficar no caisLenço rubro é rumo certoDecide tu aonde vaisNão queiras ficar no cais.

CANÇÃO DO SILÊNCIO

O dia chegou ao fim.Silêncio! A noite desceu.Boa noite, Paz em Deus!

Por tudo quanto nos destesSaúde, Paz e AmorObrigado, Oh Senhor!

Depois da benção final canta-se “Impele a tua própria canoa” edepois sairemos para o adro da Igreja onde formaremos um circulo,onde terminaremos este dia com a “Canção do silêncio”.