Vila Nova de Lima -...

15
Veículo oficial de divulgação da Associação Residencial Nascentes | número 15 • Agosto de 2013 Vila Nova de Lima Recentemente, o associado Paulo Alves Ferreira, gente que dignifica o Nascentes, comentou comigo na Área de Lazer e Convivência sobre a origem das denominações das ruas do Nascentes. Trata-se de história interessante e curiosa, razão pela qual solicitei ao Paulo que escrevesse um artigo a respeito para o nosso informativo. Na sua modéstia, ele recusou e sugeriu que eu mesmo o fizesse. P ara chegar à origem das denominações precisamos passar por uma breve história da nossa cidade, Nova Lima, desde os seus primórdios. No século XIX, em 1836, foi criado o distrito de Congonhas de Sabará subordinado ao município de Sabará, fato este ocorrido logo após a aquisição da Mina de Ouro Velho pelos ingleses da Saint John del Rey Mining Company em 1834. Neste distrito, de Congonhas de Sabará, nasceu em 1859, Antônio Augusto de Lima, que mais tarde se tornaria poeta, filósofo, historiador, jurista e político. Antônio Augusto de Lima foi muito atuante na política e mais tarde, em 1891, foi governador de Minas Gerais. Dalmo Lúcio Mendes Figueiredo Presidente da Associação Residencial Nascentes Referências bibliográficas: (1) Existe um lugar:Vale dos Cristais, Construtora Norberto Odebrecht,2004 (2) www.mg.gov.br (3) www.pmnovalima.com.br Em 2003 aporta em uma região do município conhecida por Ribeirão dos Cristais, com seus seis milhões de metros quadrados, “com riqueza ambiental quase intacta: mares de montanha, .... a Expedição Odebrecht” (1) e propõe um empreendimento imobiliário avançado e com uma característica diferenciada, a de ter densidade demográfica em torno de um habitante por mil metros quadrados. O empreendimento procurou ser fiel ao sonho do poeta Augusto de Lima e ainda o homenageou batizando as suas vias com denominações referenciadas nas suas obras. Estão contemplados nesta homenagem os poemas “A Serenata”e “Entre as árvores” e ainda passagens de poemas como “Névoa transparente”, “Vasta claridade” , “Sol Nascentes” e outras. Nos totens que estão instalados em todas as ruas do Nascente está gravado, do lado externo, a designação da rua e do outro lado encontra-se registrado o trecho do poema de onde foi retirada a denominação. Vale a pena conferir! Assim, escreve Carlos Cardoso Aveline a respeito do nosso poeta: “Lima está entre os pensadores deste país que se ergueram acima do estreito imediatismo das preocupações pessoais, para examinar com um olhar solidário aquilo que é eterno.” Em 05 de fevereiro de 1891 houve a emancipação do distrito de Congonhas de Sabará transformando-o em município com o nome de Vila Nova de Lima em homenagem ao ilustre filho da terra, Antônio Augusto de Lima. Tempos depois, em 1908, foi fundada, por ingleses que trabalhavam na mineração, uma agremiação esportiva com o nome referenciado na cidade, o Villa Nova Atlético Clube . Em 1923 o nome do município foi simplificado para Nova Lima.

Transcript of Vila Nova de Lima -...

Page 1: Vila Nova de Lima - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/JornalNascentes_Agosto2013.pdf · sorteio dos horários para as aulas de tênis e pilates. Uma coisa

Veículo oficial de divulgação da Associação Residencial Nascentes | número 15 • Agosto de 2013

Vila Nova de LimaRecentemente, o associado Paulo Alves Ferreira, gente que dignifica o Nascentes, comentou comigo na Área de Lazer e Convivência sobre a origem das denominações das ruas do Nascentes. Trata-se de história interessante e curiosa, razão pela qual solicitei ao Paulo que escrevesse um artigo a respeito para o nosso informativo. Na sua modéstia, ele recusou e sugeriu que eu mesmo o fizesse.

Para chegar à origem das denominações precisamos passar por uma breve história

da nossa cidade, Nova Lima, desde os seus primórdios. No século XIX, em 1836, foi criado o distrito de Congonhas de Sabará subordinado ao município de Sabará, fato este ocorrido logo após a aquisição da Mina de Ouro Velho pelos ingleses da Saint John del Rey Mining Company em 1834. Neste distrito, de Congonhas de Sabará, nasceu em 1859, Antônio Augusto de Lima, que mais tarde se tornaria poeta, filósofo, historiador, jurista e político. Antônio Augusto de Lima foi muito atuante na política e mais tarde, em 1891, foi governador de Minas Gerais.

Dalmo Lúcio Mendes FigueiredoPresidente da Associação Residencial Nascentes

Referências bibliográficas:(1) Existe um lugar: Vale dos Cristais, Construtora Norberto Odebrecht,2004 (2) www.mg.gov.br(3) www.pmnovalima.com.br

Em 2003 aporta em uma região do município conhecida por Ribeirão dos Cristais, com seus seis milhões de metros quadrados, “com riqueza ambiental quase intacta: mares de montanha,.... a Expedição Odebrecht” (1) e propõe um empreendimento imobiliário avançado e com uma característica diferenciada, a de ter densidade demográfica em torno de um habitante por mil metros quadrados. O empreendimento procurou ser fiel ao sonho do poeta Augusto de Lima e ainda o homenageou batizando as suas vias com denominações referenciadas nas suas obras.

Estão contemplados nesta homenagem os poemas “A Serenata”e “Entre as árvores” e ainda passagens de poemas como “Névoa transparente”, “Vasta claridade” , “Sol Nascentes” e outras.

Nos totens que estão instalados em todas as ruas do Nascente está gravado, do lado externo, a designação da rua e do outro lado encontra-se registrado o trecho do poema de onde foi retirada a denominação. Vale a pena conferir!

Assim, escreve Carlos Cardoso Aveline a respeito do nosso poeta: “Lima está entre os pensadores deste país que se ergueram acima do estreito imediatismo das preocupações pessoais, para examinar com um olhar solidário aquilo que é eterno.”

Em 05 de fevereiro de 1891 houve a emancipação do distrito de Congonhas de Sabará transformando-o em município com o nome de Vila Nova de Lima em homenagem ao ilustre filho da terra, Antônio Augusto de Lima. Tempos depois, em 1908, foi fundada, por ingleses que trabalhavam na mineração, uma agremiação esportiva com o nome referenciado na cidade, o Villa Nova Atlético Clube . Em 1923 o nome do município foi simplificado para Nova Lima.

Page 2: Vila Nova de Lima - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/JornalNascentes_Agosto2013.pdf · sorteio dos horários para as aulas de tênis e pilates. Uma coisa

02

Ações para a regularização da área de lazerPara quem não esteve presente na última Assembleia Geral ou não se lembra, vale um breve resumo da situação da transferência da propriedade e regularização da área de lazer.

Urbanismo

Quando os associados assumiram a plena gestão da Associação Nascentes, foi celebrado um acordo com os Empreendedores, pelo qual foram assumidas diversas obrigações, dentre elas, as que resultaram no que temos hoje na área de lazer.

A área de lazer ocupa parte de uma área que vai da nossa Portaria até o Colégio Santo Agostinho e seria edificada em “dois momentos”. O primeiro, denominada “Etapa A”, foi aonde edificamos a nossa Área de Lazer e Convivência. A segunda, “Etapa B”, seria decidida no futuro. Pelo compromisso original, a área da Etapa A seria doada à Associação Nascentes e a da Etapa B à “Associação Geral do Vale dos Cristais”. Por questões internas dos Empreendedores, nenhuma dessas duas doações se concretizaram, o que não impediu que as demais condições do acordo fossem cumpridas: a área da “Etapa A” foi entregue “de fato” à Associação Nascentes; a Odebrecht fez a terraplanagem, contenções, contratou o projeto e supervisionou a obra; e a Associação Nascentes custeou a construção. A obra ficou pronta e a utilizamos normalmente.

Ficou pendente, então, a regularização da doação prometida e o pagamento do IPTU da área ocupada. Agora, em início de 2013, a

Associação foi surpreendida com Notificações que desconheceram os ajustes e cobraram o ressarcimento do IPTU, desde 2010, de TODA a área, como se toda ela estivesse entregue à Associação Nascentes, e não apenas a parte ocupada. Além disto, também foram apresentadas para “ressarcimento” despesas da Associação Geral não reconhecida pelo Nascentes, dentre elas o custeio de manutenção da Estação de Tratamento de Esgoto dos prédios - que NÃO atende ao Nascentes – e da RPPN (Reserva Particular de Proteção Natural), que também não está sob a nossa responsabilidade. O total das despesas cobradas, entre IPTU e as da Associação Geral, chega próximo de R$ 1 milhão.

Foi feita a Contra Notificação no tocante ao IPTU e desconhecida a cobrança das despesas da Associação Geral, por diversos fundamentos jurídicos, como detalhado na Assembleia Geral. Foi proposto à Assembleia Geral que fosse reconhecido como devido apenas o valor do IPTU da parte efetivamente ocupada e entregue à Associação Nascentes e discutidas as despesas da Associação Geral, excluída as da ETE e da RPPN. A proposta foi aprovada.

A partir daí tínhamos dois caminhos: tentar uma negociação para evitar o litígio ou

buscar o judiciário para resguardar nossos interesses, depositando apenas o valor que entendemos devido. Sabiamente, a Assembleia decidiu que devemos esgotar as alternativas amistosas e constituiu um “Grupo de Trabalho” para negociar com os empreendedores, submetendo à uma nova (futura) Assembleia eventual proposta de acordo. O Grupo constituído conta com os Associados Carlos Zadorosny, Luis Felipe Freire, Ricardo Kertzman e Walmir Braga.

Desde então diversos contatos foram realizados e três reuniões já ocorreram. Alguns ajustes conceituais já foram bem sedimentados, e agora estão sendo discutidos os detalhes que poderão formatar uma proposta de acordo. A nossa expectativa é de que, preservados determinados princípios, sobre os quais não transigimos, será possível chegarmos a um “meio termo” até o final do ano, que deverá ser proposto à Assembleia do Nascentes e, se necessário, à Assembleia da Associação Geral.

NOTÍCIAS GERAIS

Durante a “4ª Conferência da Cidade de Nova Lima”, realizada no último dia 25 de maio, o nosso associado Walmir Braga, indicado e inscrito pela Associação Nascentes, foi eleito para compor o Conselho das Cidades de Nova Lima e como Suplente para o Conselho Estadual.

Foram quatro grandes temas abordados, assim resumidos: a) Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano; b) Instrumentos de integração das políticas urbanas (fundiária, mobilidade e acessibilidade, habitação e saneamento ambiental); c) Plano Diretor Municipal; d) Mineração e Urbanização. Reforma Urbana.

Walmir Braga destaca que realização da Conferência foi uma possibilidade de participar e defender seus interesses e princípios fora de um contexto partidário político. E que a sua eleição, juntamente com a de outros representantes, fortalece a defesa dessas questões. Segundo ele, todos têm um grande trabalho pela frente, o que poderá ser facilitado pelo fato de que os eleitos são pessoas comprometidas com os temas discutidos, com capacidade e vontade de participar das discussões e projetos. Sem olhar para o passado, ressalta a oportunidade de discutir e participar dos importantes temas já listados.

Ação do IPTU aguarda a sentençaA chamada “ação do

IPTU” – processo número 01 8 8 . 07. 0 6 2 3114 , c u j o andamento pode ser consultado no site www.tjmg.gov.br – está “pronta para a sentença”. Foi concluída a prova pericial na qual ficou provado o tratamento diferenciado que foi reservado ao valor do IPTU dos lotes do Vale dos Cristais, nos anos de 2007, 2008 e 2009, isto em relação ao valor do metro quadrado de terrenos em “condomínios” vizinhos. Em 2010 houve a alteração da legislação, com um equilíbrio das avaliações do metro quadrado, ou seja, exatamente o que pretendemos na ação. Agora caberá ao

Judiciário acolher e aplicar os princípios jurídicos levantados em nossa ação, para determinar a revisão do IPTU dos anos discutidos.

L e m b r a m o s q u e a ação somente afeta aos que expressamente ader i ram ao processo, não sendo um processo que atingirá a todos. Ou seja, os custos e benefícios não são gerais e as despesas do processo não estão no orçamento “geral” da Associação.

Qualquer dúvida, entre em contato com a administração pelo telefone 31 3547-8500 ou envie um e-mail para [email protected]

Walmir BragaVice-presidente Jurídico

Page 3: Vila Nova de Lima - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/JornalNascentes_Agosto2013.pdf · sorteio dos horários para as aulas de tênis e pilates. Uma coisa

Lazer

Área de Lazer e Convivência cumpre seu papel

A Diretoria comunica que está em implantação o piso intertravado contornando a lateral das quadras para abrigar novas vagas de estacionamento de veículos e uma pista de cooper. E em fase de orçamento o projeto de sinalização e identificação visual de toda a área de lazer.

“Estamos dando continuidade ao projeto iniciado pelo diretor Humberto Vieira, com a finalização de etapas ,só agora permitidas, como a melhoria acústica do lounge, aquisição de mais aparelhos para a academia e mudança de layout para recebe-los, ”disse.

Para o perfeito funcionamento, a Área de Lazer, conta com o apoio de três Diretores Adjuntos.

Para satisfazer a todos a Diretoria disponibilizou um canal de comunicação, com sugestões de usuários que serão analisadas pela Diretoria”. Devido à demanda, semestralmente, é realizado sorteio dos horários para as aulas de tênis e pilates.

Uma coisa é certa, a Área de Lazer e Convivência (ALC) está estimulando moradores à vida saudável, a sociabilidade e ao lazer. Ela é composta pela área esportiva, com quadra poliesportiva, quadra de futebol society, quatro quadras de tênis (sendo duas cobertas), academia com espaço reservado para pilates, playground para as crianças e um amplo lounge onde está o bar, sauna e áreas de apoio.

José Aloysio da Costa Val Filho, médico neurocirurgião pediátrico, é o diretor da Área de Lazer e Convivência (ALC) e define bem como o espaço desenvolve seu objetivo. Desde que a ALC foi entregue, a convivência social mudou radicalmente. “Muitas pessoas que nunca jogaram tênis, passaram a se interessar por este esporte. A academia, está sendo utilizada o tempo todo e as quadras de futebol estão dando lugar para outros eventos. Outro destaque é o bar, onde muitos tem presença confirmada para uma boa taça de vinho ou uma cerveja bem gelada. Ou seja, a área cumpre o seu papel e mostra o quanto a interação com este espaço é prazeroso”, define.

Além de todos esses atrativos, a ALC também abriga o playground, cujos brinquedos oferecem o máximo de segurança, com conforto e beleza e um espaço para a realização das assembleias da Associação. Além é claro de dar lugar às festas do Nascentes, como as festas juninas, Dia da Criança, chegada do Papai Noel e outras.

Em breve, será realizado o 2º Torneio de Tênis, trazendo mais participantes, categorias e níveis de praticantes. “Nos próximos meses vamos desenvolver uma copa para o futebol, pois há uma procura muito grande. E estamos negociando uma escolinha de futebol e vôlei para as crianças”, anunciou Aloysio.

A Diretoria convida a todos para conhecerem o espaço e lembra que o funcionamento da área do bar e de convivência é livre e funciona de quarta a domingo. O associado também pode trazer seus convidados, para usufruírem das quadras poliesportiva e de futebol society, mediante reserva, conforme as regras do Regulamento da ALC.

Com relação às quadras de tênis e futebol society, a regra é simples: o convidado só poderá fazer uso da quadra juntamente com um associado que esteja efetivamente jogando e apenas durante o horário reservado. Já a academia e o pilates são de uso exclusivo dos associados. No pilates, somente é permitido a prática das atividades com a presença de um fisioterapeuta.

03

José Aloysio da Costa Val FilhoVice-presidente da ALC

Page 4: Vila Nova de Lima - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/JornalNascentes_Agosto2013.pdf · sorteio dos horários para as aulas de tênis e pilates. Uma coisa

Segurança

Um sistema de segurança inteligenteUm sistema de segurança completo

baseado em pilares como infraestrutura, equipamentos eletrônicos de última geração, treinamento de vigilantes e procedimentos inteligentes e precisos vai oferecer mais tranquilidade e conforto aos moradores do Nascentes. Desde que a Diretoria apresentou na última Assembléia Geral Extrordinária, realizada em Abril/2013, o plano de investimento em segurança orçado em R$ 502.500,00 vem ganhando novos equipamentos, procedimentos e modalidades que são inseridos no dia a dia da segurança no Residencial.

O projeto de segurança contempla quatro pontos importantes: controle de acesso e saída; barreiras perimetrais (cerca eletrificada com sensor presencial e i luminação); v ig i lância f ís ica; e monitoramento através de câmeras dentro do Residencial e ao longo das cercas. E ainda um sistema de segurança compartilhado com outros condomínios, com ronda em veículos e o relacionamento com órgãos do Estado.

“Nossa proposta é continuar o trabalho da gestão anterior e trazer novas tecnologias e investimentos que garantam precisão e segurança a todos os moradores. Desde 2012, estamos trabalhando para atingir esse objetivo”, conta o engenheiro eletricista e Diretor de Segurança, Alexandre Felicori. Segundo ele, a Diretoria contratou novo sistema de acesso informatizado, inicialmente implantado para funcionários de obras. E, paralelo a isso, foi realizada uma vistoria completa nos equipamentos existentes objetivando possíveis melhorias e ampliação.

Também, foram adquiridos um

veículo e mais duas motos exclusivos para o trabalho de ronda, totalizando 05 veículos. Os veículos exclusivos da segurança são destinados as rondas e atendimento de ocorrências internas.

IluminaçãoAo mesmo tempo o setor de Segurança

está implantando um moderno sistema de iluminação presencial em toda a extensão da cerca, com a instalação de potentes holofotes que já podem ser vistos na região da Rua da Luz Serena. Além dos 06 Km de iluminação serão implantadas novas câmeras em vários pontos e feita uma melhoria no sistema de CFTV interno, com o objetivo de cobrir todos os pontos cegos internos. Atualmente, há 30 câmeras

04

instaladas e a ideia é ampliar este serviço.“Nós buscamos o que há de mais

moderno no mercado e fizemos uma análise de possibilidades e vulnerabilidades, visando a segurança em todos os flancos. Instalamos duas câmeras de olho vivo com giro de 360º e uma central de monitoramento, onde o vigilante consegue detectar ocorrências de diversos pontos. Serão implantadas quatro guaritas em pontos estratégicos para apoio às rondas, de forma que o vigia não abandonará mais as rondas para acesso ao banheiro, por exemplo”, explica Felicori.

A Diretoria procurou otimizar as rondas dividido-as em três setores – norte, sul e central – através de procedimentos indicados pelo Cel. Dalmir José de Sá, que é o novo gestor de segurança do Nascentes. “Com a instalação desses setores, os vigilantes fixos naquele setor terão mais familiaridade com as características locais e estes serão responsáveis por aquela área. E, são obrigados a registrar, durante 24 horas, os 60 botons distribuídos pelo Residencial, de forma não sequencial para não causar vício a um possível meliante”, esclarece Cel. Dalmir.

Neste mês está sendo implantado pela empresa terceirizada de segurança o programa “Gestor on line” em que cada vigilante, em ronda, registra em uma aparelho de celular os pontos em que está realizando a ronda e uma central registra o tempo e ocorrências. Este novo sistema permitirá aos gestores identificar em tempo real, caso algum vigilante não tenha realizado a ronda completa e qual a sua localização.

O Vice-presidente de Segurança Alexandre Felicori (camisa listrada), Gustavo Abijaodi (Diretor Adjunto de Obras) e os colaboradores Leonardo, Edmilson e Cel. Dalmir José de Sá, em vistoria à cerca sensorizada

Page 5: Vila Nova de Lima - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/JornalNascentes_Agosto2013.pdf · sorteio dos horários para as aulas de tênis e pilates. Uma coisa

05

Nascentes está vigilante no combate à dengue

Segurança

Zoonose

Proteção complementarAliado a este trabalho a Associação possui um sistema de cerca

eletrificada com sensor de toque. Ou seja, se alguém tocar na cerca um sensor envia através de rádio a localização para a central de monitoramento, levando um vigilante com cão até aquele local para percepção do problema.

Toda esta segurança é executada pela empresa Algar Segurança, composta de 01 supervisor de segurança, 04 líderes e 26 vigilantes. Em cada turno, a equipe é composta de 06 vigilantes, 01 líder e o supervisor.

“Mas, nunca é demais ressaltar que nossa segurança não substitui aquela desenvolvida pelo Estado e as suas responsabilidades. O Estado é o responsável por zelar pela segurança patrimonial e a do cidadão, nós apenas procuramos criar medidas suplementares, dentro do que a lei nos permite. É preciso que todos tenham pleno conhecimento e consciência de qual é a responsabilidade da Associação, como foi divulgado no COMUNICADO 161/2013 - SEGURANÇA”, enfatiza Felicori.

Toda a vigilância e seus prestadores de serviços, são coordenados e vinculados ao Gestor de Segurança, o Coronel Dalmir.

Desafio é consolidar procedimentosContratado pela Diretoria desde março deste ano, o Cel.

Dalmir de Sá é um especialista no assunto. Por cinco anos ele

foi responsável pelo batalhão de guarda do governador do Estado. Também implantou a Rotam, foi o 1º Comandante da Guarda Feminina.

E le expl ica que há uma estrutura maravilhosa de trabalho no Nascentes, mas o grande desafio é mesmo consolidar o programa de segurança e despertar a necessidade em cada morador e vigilante em seguir todos os procedimentos de perto. E comunica que está elaborando um manual de segurança com todos os procedimentos operacionais de cada tarefa para a equipe de vigilantes e moradores. No manual, por exemplo, constam orientações em caso de ausência temporária e em caso de viagens, da entrada e saída de vigilantes, empreiteiras, prestadores de serviço e eventuais.

Felicori ressalta que é necessário despertar a consciência dos moradores para o comprometimento com as normas de segurança aprovadas. “É preciso que o morador se interesse por um barulho diferente na casa do seu vizinho e que avise à vigilância imediatamente. Hoje temos em média 3 mil pessoas por dia com acesso ao Nascentes, entre prestadores de serviços, visitantes e moradores. Por isso, o morador precisa saber que tem a quem recorrer e que além de usar os recursos, que desperte para isso”, informou.

A Associação Nascentes vem cumprindo, rigorosamente, as ações de combate à dengue, seguindo todas as recomendações do Departamento de Zoonoses da Prefeitura de Nova Lima. Neste ano, a equipe técnica do Departamento esteve presente no residencial nos meses de fevereiro, abril e junho, monitorando locais de possíveis focos do transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, e na identificação do mosquito da febre amarela.

O trabalho consiste em um primeiro contato com a Administração para a visita e a partir daí é feita a identificação de nomes de funcionários da prefeitura para vistoriar, eliminar e acompanhar casos que tiverem sido identificados anteriormente. O agente endemista da prefeitura é quem sabe detectar os focos do mosquito e é ele quem define os procedimentos a serem realizados pela Associação. O agente orienta o morador, alertando sobre o risco e comunica à Administração a identificação de eventuais casos, re la tando sobre as poss íve is dificuldades encontradas para realizar o trabalho da equipe.

Mas, nunca é tarde ou demais alertar que o sucesso desse trabalho depende da participação e colaboração

de todos os moradores. Afinal, a prevenção e o combate à dengue só é possível com mobilização e educação social para eliminar de vez os focos do mosquito transmissor. E, para que isso aconteça, não há segredos. De acordo com a Zoonose, basta apenas adotar pequenas mudanças de hábitos no cotidiano para que o mosquito seja erradicado das residências. Retirar os pratinhos com água debaixo das plantas, não deixar água acumulada em recipientes ou conferir as tampas das caixas d’água são medidas simples que fazem toda a diferença nesta guerra contra a dengue.

Muita gente ainda não sabe, mas a febre amarela que temos no Brasil é a de transmissão silvestre, transmitida pelos vetores silvestres. E o Aedes Aegypti é o transmissor da doença nas cidades. Por isso a melhor forma de evitar a dengue e a febre amarela – além da vacinação - é combatendo o mosquito adulto e os focos de ovos e larvas, evitando locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Vale lembrar que nesta época a incidência do mosquito é pouco detectada pois o ciclo de vida e a reprodução é mais rápida durante o tempo quente.

Ciclo de vida

do Aedes Aegypti

O Aedes Aegypti é um mosquito

urbano, embora já tenha sido encontrado

na zona rural. Acredita-se, porém, que para

lá tenha sido levado em recipientes que

continham ovos ou larvas. Próprio das regiões

tropical e subtropical, não resiste a baixas

temperaturas nem a altitudes elevadas.

Desenvolve-se por metamorfose completa.

Seu ciclo de vida, portanto, compreende

quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.

Page 6: Vila Nova de Lima - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/JornalNascentes_Agosto2013.pdf · sorteio dos horários para as aulas de tênis e pilates. Uma coisa

1º Torneio de Tênis e Futebol Society do Nascentes

No dia 22 de dezembro de 2012, foram entregues formalmente as duas quadras de tênis cobertas e a quadra coberta de futebol society. Para marcar o evento, foi programado o 1º Torneio Interno de Tênis e Futebol Society do Nascentes.

O torneio de tênis foi disputado em duplas e apenas para associados, com idade acima de 18 anos, e as categorias foram divididas em masculina e feminina. Foram inscritas oito duplas masculinas.

Já o Torneio de Futebol Society aconteceu entre quatro equipes, composta de associados e seus convidados, com jogos realizados às 10 horas, 11 horas e 12 horas.

Logo após as disputas e a premiação, os associados se confraternizaram no bar do Nascentes.

Esportes

Os vice-campeões da Categoria Super 80 de Tênis, Leonardo Kummel e Ricardo Soares receberam os troféus de Walmir Braga

Os campeões Categoria Super Livre de Tênis Gabriel Jardim e Guilherme Jardim com o Humberto Vieira

Os vice-campeões da Categoria Super Livre de Tênis, José Aloysio da Costa Val Filho e Wellington Teixeira, com a Superintendente Lúcia Rosa Pereira, na premiação

Equipes do Futebol Society disputaram três partidas no torneio

Humberto Vieira fez a entrega dos troféus aos campeões da Categoria Super 80 de Tênis, Paulo Pimenta e Bruno Pimenta

06

Page 7: Vila Nova de Lima - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/JornalNascentes_Agosto2013.pdf · sorteio dos horários para as aulas de tênis e pilates. Uma coisa

Rafael Cohen, talento com nome de campeãoAos poucos pessoas de destaque em suas

habilidades vão sendo reveladas dentro do Nascentes, quer seja na área das artes, das letras, da gastronomia, dos esportes. O garoto Rafael é um deles. Ele já tem nome de tenista campeão e figurar entre os primeiros nos rankings mineiro e nacional é só questão de tempo. Afinal, Rafael Pitanguy de Paula Cohen tem apenas 13 anos, 1,85 m de altura e 60 kg, e uma longa trajetória de sucesso pela frente. Seu talento está tão evidente que ninguém vai assustar quando ele ganhar também o apelido de “Rei do Saibro”.

Rafael Cohen começou a jogar tênis aos 7 anos, levado por um amigo que fazia aulas com um professor no Belvedere. Nesta época, costumava aparecer na quadra de duas a três vezes por semana, apenas para brincar, como ele definiu. Mas, depois de participar de um jogo durante um torneio, ele mudou de professor e tomou gosto pelo esporte. Os pais do garoto, Gilberto Cohen e Alessandra Pintanguy, que sempre acompanharam de perto as atividades dos filhos, encontraram outro técnico para intercalar seus horários com aulas também no Clube Serra Del Rey. Pouco tempo depois, aos 10 anos, ele já participava de seu primeiro torneio, chegando à fase final da competição que era promovida pelo jornal Balcão.

Começava aí uma trajetória de premiação para o tenista Rafael Cohen. Primeiro, foi vice-campeão do torneio Kia Brisa, na categoria 10 anos. No ano seguinte, sagrou-se campeão aos 12 anos. E, nesse mesmo ano, ganhou o torneio Kia na categoria 16 anos. No ano passado, ele levou o prêmio no torneio Inter Clube de Tênis de Sete Lagoas, ficando em primeiro lugar.

Mas, tanto sucesso exige muito do tenista, como preparo físico intenso que acontece nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14 às 15 horas. Após uma pequena pausa para descanso, ele segue treinando das 15h30m até às 17h30m. Nas terças e quintas, de 14 às 16 horas, aos sábados e domingos e na maioria das vezes, como gosta de frisar, segue jogando nas quadras de saibro do Nascentes, isso se não houver treino extra ou competição.

A agenda de competições de Rafael é bem intensa. No ano passado, em agosto, ele participou do Campeonato Nacional de Tênis. Em fevereiro deste ano, esteve em Brasília, São José do Rio Preto, Montes Claros e Sete Lagoas para as competições. No último dia 5 de julho, esteve novamente em Brasília participando

de uma prova.Como todo garoto de sua idade,

Rafael também tem seu ídolo, um outro Rafael, o Nadal Parera, o tenista espanhol que foi número 1 no ranking mundial. E, é acompanhado o tempo todo pelo pai, Gilberto Cohen, e pelo irmão mais velho, Arthur, de 15 anos, que também costuma dividir a quadra do Nascentes com ele. Arthur é de longe um grande incentivador do irmão, e o acompanha em todos os torneiros, viajando juntos, estendendo o convívio familiar às quadras e aos torneios.

Aluno da escola judaica Theodor Herlz, na Serra, Rafael ainda não sabe qual carreira vai seguir; pensa em ser advogado, mas ainda tem dúvidas. Perguntado sobre qual é o seu maior sonho, o garoto segura firme a raquete, olha para o horizonte e diz com muita determinação: “quero jogar em

Wimbledon, em Londres. E quem sabe, levar o troféu?”. Que ninguém duvide disso!

O primeiro torneio de tênis foi disputado entre duplas O futebol society foi uma das atrações entre os esportistas, com muitos adeptos formando quatro equipes

Rafael Cohen (à direita) e o irmão Arthur: apoio da família é fundamental07

Page 8: Vila Nova de Lima - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/JornalNascentes_Agosto2013.pdf · sorteio dos horários para as aulas de tênis e pilates. Uma coisa

08

5º Arraiá do Nascentes foi sucesso de atrações e de público

09

A Área de Lazer e Convivência deu lugar ao 5º Arraiá do Nascentes, realizado no último dia 15 de junho, das 17 às 23 horas. O evento, que está virando tradição no residencial, registrou 918 presenças, entre associados e convidados. Tudo foi muito bem preparado e organizado para tornar o Arraiá uma das festas mais atrativas da região.

Logo na chegada os convidados eram identificados com pulseiras de acesso e recebiam suas canecas e chapéus de palha. Um dos destaques principais da festa deste ano foi a decoração junina personalizada. No portal da entrada, espantalhos davam as boas-vindas juntamente com bandeirinhas, estandartes e uma curiosa cidade cenográfica com bichos da fazenda, montada pela Artfesta.

Além disso outras atrações sacudiram o público presente. Os dançarinos do grupo Beija-flor de Minas dançaram a quadrilha animando o público com suas coreografias criativas. A apresentação durou 25 minutos e contou com a participação de 20 casais do grupo, que ao final foram interagindo com os convidados.

A partir das 21 horas foi a vez da dupla Antônio Carlos e Renato animar a festa, cantando sucessos conhecidos e outros gravados pela banda. A dupla fechou a festa com muita animação.

Como de costume, as comidas típicas foram as atrações à

parte. Churrasquinhos, caldos, cachorro quente, milho verde, feijão tropeiro e bebidas foram vendidos aos convidados. Mas, canjica, maçã do amor, churros, docinhos variados e quentão foram servidos à vontade pelo Buffet Wanderley Churrascos.

O Arraiá contou também com a participação de diversos monitores caracterizados de Emilia, Visconde e caipiras, além de brincadeiras e oficina de artes. Entre os brinquedos, tobogã, tombo legal, touro mecânico, pescaria, boca de palhaço, argolas e muitos brindes. Destaque também para o novo brinquedo do playground da área de lazer e a oficina de artes com desenhos para colorir, massinhas de modelar, spray para cabelo, dobradura e colagem, da Animalukos.

Para realização desta grande festa, a Administração do Nascentes contou com a contribuição de alguns parceiros como a Algar Segurança, Locatur, a F&F Transportes, a Transbira e Algar Telecom.

Entre o pessoal que trabalhou até o encerramento da festa, contribuindo para esse sucesso, vale destacar a presença da equipe de brigadistas e dos colaboradores Kátia, Rosangela, Raquel, Daniela, Eliana, Jair, Antônio Rocha, Marcos Antônio, Wagner, Leonardo e Rosângela.

Page 9: Vila Nova de Lima - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/JornalNascentes_Agosto2013.pdf · sorteio dos horários para as aulas de tênis e pilates. Uma coisa

PortantoExercite-se semanalmente. No início, é difícil quebrar a inércia, mas este período de dificuldade passa logo. O prazer, obtido durante e após a prática de atividade física, é muito benéfico tanto para o corpo, quanto para a mente. Sem contar que é um item fundamental para a manutenção da vida saudável, aumentando a expectativa de vida, com uma melhor qualidade de vida.

10

Saúde & Boa convivência

Algumas dicas preciosas para a sua saúde

SedentarismoNão praticar atividade física tem um peso enorme na incidência de doenças cardiovasculares, porque interfere em todos os outros fatores de risco, diminuindo muito a qualidade de vida.

Até que o Manual de Procedimentos Operacionais de Segurança fique pronto para aprovação em Assembleia, alguns procedimentos mais urgentes estão sendo informados, visando assim a segurança geral do Nascentes. O primeiro deles é com relação ao morador ausente. Aquele que se ausentar por motivo de férias, viagem, feriado prolongado, final de semana ou outra situação deverá comunicar diretamente ao Gestor de Segurança, Cel. Dalmir, através do e-mail [email protected], sobre o período de ausência e se haverá presença de funcionários ou visitas na sua residência neste período.

E, nunca é demais lembrar de algumas dicas de segurança para estes casos:

Não comente sua viagem perto de pessoas estranhas; Comunique sua ausência a um vizinho de confiança; Suspenda a entrega de revista e correspondência e peça a um vizinho para recolher as que por ventura forem entregues; Não deixe joias ou dinheiro dentro de casa, mesmo que seja

Problemas da vida sedentária

• Obesidade

• Doenças cardíacas

• Perda da massa muscular

• Pressão alta

• Dores articulares

• Encurtamento muscular

Morador ausente, alguns cuidados são essenciais

Lúcio Araújo Nogueira da Gama FilhoVice-presidente de Saúde e Eventos

em um cofre. Utilize o cofre de bancos; Não deixe luzes acesas, pois durante o dia significa ausência de moradores; Contrate alguém para manter o jardim limpo, evitando o aspecto de abandono; Só deixe chave com pessoas de absoluta confiança; Evite colocar cadeados do lado externo, o que denota ausência do morador; Desligue a campainha; Reforce a segurança das portas externas que dão acesso a casa; Peça a um parente ou amigo para visitar a sua casa nas ausências mais prolongadas, mostrando a presença de pessoas no local; Não deixe chaves na portaria.

• Má postura

• Cansaço crônico

• Baixa resistência orgânica

• Dores musculares após

pequenos esforços

• Alto nível de estresse

Page 10: Vila Nova de Lima - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/JornalNascentes_Agosto2013.pdf · sorteio dos horários para as aulas de tênis e pilates. Uma coisa

Meio Ambiente

Nascentes ganha novo paisagismo Um projeto que envolve técnica, bom gosto, criatividade e até mesmo arte. É como pode ser definido o projeto de paisagismo da portaria, já implantado, e da Área de Lazer e Convivência a ser implantado no início do período das chuvas.

Responsável pela coordenação e im-plantação do projeto elaborado pela paisagis-ta Júnia Lobo, a psicóloga Malvina Christina Zadorosny, diretora de Meio Ambiente, vem trabalhando para cumprir a meta da Diretoria de repor espécies e criar novos ambientes com mais plantas. O projeto de paisagismo do Nascentes consiste em duas etapas. A pri-meira tem por objetivo realizar a manutenção das áreas repondo as espécies endêmicas da região do Vale dos Cristais e promover o plantio de outras plantas. É exatamente esse trabalho que vem sendo realizado no Nascentes.

Mas, quem quiser conhecer de perto esse trabalho poderá vê-lo logo na entrada do residencial, onde foram plantadas várias palmeiras licuri, washingtonias e árvores nativas. Além destas, chamam a atenção o canteiro de cycas, a fileira de manacás-da--serra já florido no contorno da cerca da Área de Lazer e Convivência, e outras como as estrelizias e as moreiras cujas flores singelas saltam aos olhos dos mais sensíveis. Há também algumas espécies como pau-ferro e pau-mulato, mudas que ao atingirem a idade adulta vão conferir mais beleza à entrada do Nascentes.

O trabalho vai além dessas belezas, ele

é repleto de detalhes, conceitos e muitos cui-dados. Para repor árvores que se adaptaram melhor ao solo do Vale dos Cristais, Malvina tomou o cuidado de percorrer todas as ruas conferindo árvore por árvore, identificando espaços que poderiam receber novas mudas e marcando locais para novas covas a serem abertas. “O que estamos fazendo nesse mo-mento é repondo árvores que se adaptaram melhor nos locais, plantando novas mudas e com isso diminuindo as distâncias entre uma árvore e outra. Na Alameda das Constelações, por exemplo, tivemos que fazer o replantio de várias plantas. Em outros casos, obser-vamos que entre uma árvore e outra havia uma distância de 20 metros, então estamos completando esses espaços”, explica.

Em pouco tempo, mudas de ipê rosa, quaresmeira, aroeira e outras indicadas no Plano de Controle Ambiental (PCA) do Vale dos Cristais vão compor as ruas e alamedas do Nascentes. Nas praças estão sendo coloca-das árvores frutíferas como manga, acerola, pitanga e goiaba, algumas até produzindo. O objetivo é atrair pássaros e oferecer som-bra a todos que quiserem desfrutar dessa maravilha.

Nesse momento, a equipe de colabo-radores da área verde do Nascentes está realizando seu trabalho, centrado no preparo correto das covas com gel, areia e terra para o recebimento das mudas até dezembro, época das chuvas. Ao todo o residencial vai plantar cerca de 800 mudas. Duzentas já foram colocadas em 2012, e mais de 300 serão plantadas no final deste ano.

11

Malvina ZadorosnyVice-presidente de Meio Ambiente

Page 11: Vila Nova de Lima - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/JornalNascentes_Agosto2013.pdf · sorteio dos horários para as aulas de tênis e pilates. Uma coisa

12

Algumas espécies encontradas no Vale dos Cristais

Medidas simples, que podem ser adotadas

Conhecendo um pouco sobre as aranhas

A presença de aranhas no Vale dos Cristais tem causa-do apreensão aos moradores que constantemente deparam com os mais variados tipos desse aracnídeo. Segundo re-lato da Professora Ana Amélia Paolucci Almeida, moradora do Nascentes, algumas são extremamente assustadoras e causam pânico, levando até moradores a carregarem inseticidas dentro da bolsa, dos veículos e outros locais curiosos. Ela reforça que as aranhas pertencem à classe Arachnida, e, portanto não são insetos, de nada adianta usar esses produtos.

Para Ana Amélia, é possível conviver com as aranhas de forma pacífica, mas é preciso ficar atento para não ser vítima de acidentes. “Apesar de ser bióloga, e não doutora nessa área, sou apenas interessada no assunto. O que posso dizer é que esses animais estavam aqui muito antes de todos nós chegarmos para construir nossas casas e área de lazer. Por isso temos que conviver pacificamente com eles”, argumenta.

O primeiro ensinamento da professora, é entender que as aranhas também não ata-cam, a não ser que se sintam ameaçadas. “É

preciso lembrar disso e ado-tar atitudes que nos protejam dessas situações. As aranhas pertencem à classe Arachnida e dependendo da espécie po-dem variar quanto ao tamanho, forma e comportamento. Mas, todas possuem quatro pares de patas. Atualmente são conhe-cidas cerca de 30 mil espécies de aranhas, que podem ser

encontradas em diferentes ambientes desde buracos e frestas no solo, até a muitos metros de altura, em árvores, desertos e florestas úmidas. Elas estão desde ecossistemas total-mente preservados até o centro de grandes metrópoles”, observa Ana Amélia.

Ainda segundo ela, o veneno está pre-sente na grande maioria das aranhas. “Em todo o mundo, são conhecidos somente dois grupos de aranhas sem veneno. Mas, a com-posição química da peçonha desses animais é bastante variada entre as espécies. A gran-de maioria tem veneno pouco tóxico para o organismo humano, como as caranguejeiras, apesar de muitos imaginarem o contrário. Porém, o veneno de algumas aranhas, como a aranha marrom, afeta o homem de maneira mais grave”, ressalta.

ArmadeiraEstas aranhas não vivem em teias, são

grandes e podem chegar até a 20 cm.Geralmente, aparecem no inicio da noite

e nas primeiras horas da manhã. A composição química de seu veneno

faz com que a ação sobre nosso organismo seja muito severa, ocasionando dor intensa e imediata no local da picada, que pode se irradiar pelo membro atingido. O local da picada fica vermelho, causando suor e inchaço, podendo apresentar dormência. Os acidentados podem apresentar ainda aumento dos batimentos cardíacos.

Aranha MarromSão aranhas muito pequenas, geralmente

em torno de 4 cm. Tecem teias parecidas com fiapos de algodão onde capturam seu alimento, que são as moscas, besouros, baratas, entre outros. Fazem teias atrás de móveis, quadros, madeiras e materiais de construção.

Os acidentes ocorrem quando são comprimidas contra o corpo dentro de roupas, sapatos, toalhas, etc. O local da picada pode apresentar bolhas, inchaço, aumento de temperatura e pode apresentar ou não dor e queimação. Pode ainda aparecer febre alta, dor de cabeça, coceira, dor muscular, náuseas, vômitos, visão turva, diarréia, sonolência e irritabilidade.

A ausência de dor faz o individuo atingido demorar a procurar atendimento médico.

Meio Ambiente

Dicas da Professoa Ana AméliaEvitar o acúmulo de entulhos dentro e nas proximidades das casas, como caixas vazias, folhas secas, lixo do-méstico e material de construção.

Usar luvas e sapatos fechados ao manusear materiais de construção.

Manter áreas externas limpas e jardins com grama aparada.

Manter limpos terrenos baldios vizi-nhos e uma faixa de um a dois metros junto às construções.

Evitar folhagens densas (arbustos, plantas ornamentais, entre outros) junto a paredes, muros e cercas.

Sacudir as roupas e sapatos antes de usá--los, pois as aranhas podem se esconder e ao serem comprimidas nos picar.

Combater a multiplicação de insetos para evitar a sua proliferação, pois as aranhas também se alimentam desses animais.

Medidas simples e fáceis podem evitar acidentes com aranhas e outros ani-mais venenosos. Primeiro, é preciso lembrar que esses animais precisam dos 3 As para sobreviver: abrigo, alimento e água. A água é inevitável nos ambientes, por isso é preciso avaliar como evitar a possibilidade de abrigo e alimento, não só para as aranhas, mas também para outros animais rotineiramente encontrados nas casas.

Fonte aranhas e fotos: Instituto Vital Brasil http://www.ivb.rj.gov.br/aranhas.html

CuriosidadesAlguns animais, como as galinhas, são predadores de aranhas.

Nem toda aranha que vive em nossas casas ou que tenha colorido marrom é venenosa. A maioria das aranhas “caseiras” não são animais perigosos

Aranhas que tecem teias em cantos das casas podem ser removidas com auxilio de um aspirador. Para retirar o recipiente de coleta usar luvas.

Pessoas que se acidentaram em casa com esse ou com qualquer outro animal peçonhento devem procurar o socorro médico. Primeira-mente, deve ligar para o Laboratório de Toxicologia do Hospital João XXIII, através do telefone (31) 32244000, relatando o caso e encaminhar o acidentado para o Pronto Socorro (Hospital João XIII). Outros hospitais em Belo Horizonte e Nova Lima não atendem acidentes com animais peçonhentos.

Ana Amélia Paolucci AlmeidaAssociada, professora e pesquisadora

Page 12: Vila Nova de Lima - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/JornalNascentes_Agosto2013.pdf · sorteio dos horários para as aulas de tênis e pilates. Uma coisa

13

Obras devem ter lixeira padrão para resíduos orgânicos

Meio Ambiente

Nunca é demais lembrar que o l ixo orgânico das obras deve ser colocado em sacos plásticos apropriados e descartados na lixeira padrão do Residencial Nascentes. A medida, adotada desde o mês de setembro do ano passado, tem por objetivo evitar a proliferação de roedores e insetos como baratas e mosquitos. Aqueles que não acondicionarem o resto de alimentação e matéria orgânica

Desde o ano passado, uma nova regra está valendo para a coleta de lixo doméstico reciclável. A ideia é aperfeiçoar a coleta seletiva, com algumas normas a serem observadas: O lixo orgânico e reciclado serão recolhidos 2ª, 4ª e 6ª, sempre no inicio da manhã. O lixo orgânico deverá ser acondicionado em sacos pretos e o lixo reciclável em sacos azuis. Para a coleta seletiva separe papeis, metais, plásticos e vidros. É importante ressaltar que as embalagens devem estar limpas e livres de resíduos para não provocar mau cheiro e atrair insetos e roedores. Já os vidros e objetos cortantes devem ser embrulhados em folhas de papel ou colocados em uma caixa.

Não devem ser colocados para reciclagem os resíduos orgânicos como

Um conceito atual de arquitetura e decoração, de utilizar painéis de vidro transparente ou refletivo em vidraças de residências e prédios comerciais, está provocando a morte de muitas espécies de pássaros. Aliás, esta é a segunda maior causa da mortalidade de pássaros ao redor do mundo, atrás somente da destruição do habitat dos mesmos. Os pássaros são atraídos pela transparência ou reflexo de vidros e achando que a passagem está livre se acidentam com frequência, chegando a não resistir com a força da colisão.

Para minimizar esse sofrimento, uma maneira simples e elegante é colar decalques nas janelas de forma que os pássaros possam visualizar os mesmos com facilidade. Os decalques, que estão no mercado em diversas cores e formatos, podem evitar muitos acidentes e, assim, preservar o bem estar das aves. Por isso, a Associação decidiu distribuir alguns decalques na tentativa de reduzir ou eliminar esses problemas. E aqueles moradores que quiserem podem experimentar esses adesivos em suas residências.

Adesivos são aliados para proteger pássaros

Novas regras para a coleta de lixo orgânico

em recipientes próprios serão passíveis de penalidades,

conforme está estipulado no Regulamento Interno da Associação.

A lixeira padrão deve ter dimensão de 110 x 75 x 58 (em

cm), capacidade para 240 litros, ser no formato retangular, com tampa e duas rodas, em plástico

na cor verde escura. E devem ficar próximas aos padrões de água e energia,

no limite do lote.

as sobras de alimentos, cascas de frutas, verduras, folhas e também os absorventes, louças, porcelanas e papéis engordurados, etc. Já o óleo de cozinha usado deverá ser armazenado em garrafas pet, bem fechadas e colocadas na lixeira verde.

A medida vai atender às necessidades dos associados que poderão dispor o lixo orgânico e o reciclado nos dias de recolhimento, evitando acúmulos e, dessa forma, aperfeiçoar a coleta seletiva do Nascentes, trazendo mais benefício ao meio ambiente.

Para auxiliar na separação do lixo reciclado, até uma adesivo foi disponibilizado pela Associação, para ser afixado próximo às lixeiras de coletas seletivas, informando sobre os materiais que podem ser descartados, no intuito de facilitar o serviço nas residências.

Page 13: Vila Nova de Lima - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/JornalNascentes_Agosto2013.pdf · sorteio dos horários para as aulas de tênis e pilates. Uma coisa

14

Acontecimentos

Papai Noel recebe doações do Nascentes para entidade

A primeira visita do Papai Noel ao Nascentes aconteceu no dia 14 dezembro de 2012. O evento foi realizado na Área de Lazer e contou com várias atividades recreativas e entretenimento para a criançada. Antes da chegada de Papai Noel uma dupla de palhaços animou as crianças, tirando gargalhadas até mesmo dos que foram apenas para acompanhar os baixinhos. E, para conseguir acompanhar tanto fôlego, muita diversão na cama elástica e outras brincadeiras. Houve distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.

Mas, a magia do Natal estava apenas

começando. Durante o evento, as crianças puderam escrever cartinhas a serem entregues ao Papai Noel, com os desejos de presentes para o Natal. E, posteriormente, estas cartinhas foram entregues aos pais das crianças.

Já Papai Noel recebeu muitas doações de roupas, calçados e material escolar, que foram entregues em janeiro à Instituição Pró-Reis, em Nova Lima, pelos colaboradores do Nascentes. A Pró-Reis é uma instituição que existe há 18 anos e é administrada pelo pastor Domingos. A entidade se mantém através do apoio da Prefeitura de Nova Lima e de doações de algumas empresas. Ela está instalada em uma escola desativada da prefeitura e funciona como casa de apoio para passagem de idosos, jovens e crianças em casos de emergências. A Instituição também coordena duas Casas Lares, que abrigam 10 crianças cada. São crianças cujos pais perderam a guarda provisória de seus filhos, devido a problemas com droga, álcool, abusos e outros.

No dia marcado para a entrega das doações, estas 10 crianças foram levadas para a sede da Instituição e o recreador Sander, realizou diversas brincadeiras com elas e em seguida o Nascentes serviu um delicioso lanche a todos.

Belezas do ValeA natureza do Vale dos Cristais

fascina as pessoas. A beleza é inspiradora e por isso vários moradores estão aproveitando as cenas maravilhosas do amanhecer, por do sol e outras composições da vida no Vale para registrar esse momento através da fotografia.

A partir desta edição, o Informativo Nascentes publica as cenas de destaque filtradas pelas lentes e pela sensibilidade dos associados. O morador Pedro de Almeida e Silva Filho e a esposa Silvana Márcia Zschaber de Almeida e Silva mostram a beleza do amanhecer com neblina na manhã de outono, vista dos jardins de sua residência.

Foto: Pedro de Almeida

Page 14: Vila Nova de Lima - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/JornalNascentes_Agosto2013.pdf · sorteio dos horários para as aulas de tênis e pilates. Uma coisa

Um dia divertido e animado só para os baixinhosO dia 06 de outubro de 2012 foi

marcado com as comemorações do Dia das Crianças do Residencial Nas-centes. A festa, que aconteceu das 11 às 17 horas na Área de Lazer, reuniu a garotada e seus familiares, além de alguns amiguinhos convidados.

A animação desse ano ficou por conta das oficinas de arte e da presen-ça dos personagens Minnie e Mickey, Mônica e Cebolinha que encantaram os baixinhos. O dia dedicado a elas foi pouco para tanta alegria e recreação com profissionais contratados, além de brinquedos e outras surpresas.

Barracas de guloseimas foram montadas, onde foram servidos cachor-ro quente, churrasquinhos, yakisoba e bebidas. E, gratuitamente para a garotada, muita pipoca, algodão doce e o picolé, já tradicional na festa.

O público surpreendeu os organi-zadores. Ao todo, 447 convidados esti-veram presentes para prestigiar a festa e participar deste dia tão divertido.

Comemoração

15

Page 15: Vila Nova de Lima - vcnascentes.comvcnascentes.com/wp-content/uploads/2017/01/JornalNascentes_Agosto2013.pdf · sorteio dos horários para as aulas de tênis e pilates. Uma coisa

ExpedienteVeículo oficial de divulgação da Associação Residencial Nascentes – Tel.: (31) 3547-8500Diretor-Presidente: Dalmo Lúcio Mendes Figueiredo | Diretores Vice-Presidentes: Alexandre Felicori; José Aloysio da Costa Val Filho; Lúcio Araújo N. da Gama Filho; Malvina Christina Ribeiro Zadorosny; Márcio Salomão Hasen; Ricardo Kertzman Misionschnik; Roberto Pinto Manata; Walmir de Castro Braga | Diretores Adjuntos: Gustavo Souza Carmo Abijaodi; Pedro de Almeida e Silva Filho; Maria Christina Rocha; Matheus Leroy de Castro Braga| Conselho Consultivo e Deliberativo: Antonio Augusto Franco Maciel (presidente); Benjamin Saccheto Moss; Carlos Augusto Zadorosny; Carlos Henrique Rocha Figueiredo; Cristiano Andrade Ribeiro; Daniel Rezende de Souza; Geovanne Gualberto Teles; Henrique Morais de Almeida; Luis Felipe Silva Freire; Marilia Lima Dias França; Paulo Nélio Lage Malvar; Paulo Roberto Pimenta; Sergio Alves Silva; Tancredo Rocha Junior; Ted Marcio Aguiar Melo; Victor Augusto Vieira Gomes; Wellington Teixeira Santos; Welton Silva | Conselho fiscal: Geraldo Petrillo (presidente); Alexandre Pontes; José Marcos Alvares; Pedro Paulo Assis Leite | Endereço: Rua Mares de Montanhas, 05, Vale dos Cristais, Nova Lima – MG. CEP 34.000-000| E-mail: [email protected] | Produção editorial e digramação: S&C Comunicação |Jornalista responsável: Goretti Sena (MTb 3.053) | Projeto gráfico: AVI Design | CTP e impressão: Gráfica Premier | Tiragem: 1000 exemplares | www.vcnascentes.com.br

16

Entretenimento

Bar do Nascentes, lugar para encontrar vizinhos e fazer amigos

Imagine chegar em casa, cansado do trabalho, parar o carro dentro de uma área de lazer, avisar a família que já está no residencial, ali encontrar os amigos para um bate papo, pedir uma cerveja geladíssima e de quebra deliciar-se com tira-gostos quentinhos, feitos na hora. Acredite! Esse lugar existe e se chama Bar do Nascentes.

Desde que foi aberto, em julho do ano passado, o bar virou o ponto de encontro entre os associados e local preferido daqueles que deixaram para fazer o happy hour em casa. À frente desse negócio está o simpático casal Jacqueline e Beto Carvalho (foto), que deixou o comércio que tinha em Itacaré para aceitar o convite de montar o Bar do Nascentes.

Os serviços são de primeira e o casal está sempre acompanhando as comandas, sugerindo porções, servindo as mesas e o balcão que é bastante disputado pela turma que “bate o cartão” ali. Além deles, as filhas Camila e Lorena estão por perto, ajudando na logística, montando os cardápios e endossando a simpatia desta família.

O Bar do Nascentes inova com pratos que foram criados para atender os moradores. Quem imaginava que o associado Walmir Braga pudesse dar nome à um dos tira-gostos mais pedidos? Partiu dele a solicitação para o bar colocar no cardápio uma carne de panela de “comer de joelhos”. O prato acabou recebendo o nome desse advogado. O “Du Walmir” é um prato feito com maçã de peito, cebolas e batatas, acompanhado com pãozinho fatiado.

Outro que é muito pedido é o “Barbaridade tchê”, uma picanha com mandioca cozida na manteiga de garrafa. Tem também o “Di Buteco”, servido às sextas e sábados, e o Barrigudo que é um

torresmo da barriga do lombo. Essas são algumas das porções servidas no bar que funciona de quarta à sexta-feira, das 17 às 23 horas, e aos sábados e domingos das 11 às 17 horas, dias em que a casa serve almoço.

A cada 15 dias a atração é uma feijoada no sistema de buffet, e neste dia os pratos à la carte não são comercializados.

No dia dos namorados, o Bar do Nascentes preparou uma noite romântica servindo um espaguete à putanesca. Agora no inverno, a procura pelos caldos aumenta mas sempre há pedidos para um fettucine com salmão, uma bisteca ou para o prato também muito requisitado, batizado de “Pescar que nada”, que serve tilápias empanadas com molho de limão.

O associado Gilberto Cohen diz que sempre passa pelo bar quando vem buscar os filhos do tênis. “Este lugar é ótimo pois promove a integração das pessoas, você passa a conhecer os outros moradores. Aqui, muitos até aproveitam para fazer negócios pois é inevitável a conversa e os diferentes assuntos que são abordados. Agora, no inverno sempre paro para um caldo quentinho, que é muito bem servido”, disse ele.

Já Fábio Barbosa, que também é associado, diz que são muitas as vantagens. “Primeiro, é um modo descontraído de conhecer o seu vizinho. Um vai te apresentando ao outro. Depois, pelo comodismo e pelas facilidades oferecidas, como a conta que vai no boleto do residencial. Se está aberto, sempre passo por aqui para conversar e ver as pessoas. Acho também que cabe um auto serviço para aqueles que fazem academia pela manhã, além de ampliar o horário de funcionamento”, sugere Fábio.

Gilberto Cohen e Fábio Daniel Barbosa