Vinhos - Francesco Cinzano

3

Click here to load reader

description

O conde suíço de linhagem italiana Francesco Cinzano é um homem de negócios que produz vinhos premiados e que aposta no potencial da América Latina

Transcript of Vinhos - Francesco Cinzano

Page 1: Vinhos - Francesco Cinzano

por claudia pedreirafotos solange rossini

ovinhos Francesco cinzano

o conde suíço de linhagem italiana francesco cinzano É um homem de negócios que produz vinhos premiados e que aposta no potencial da amÉrica latina

Na novela cordel Encantado, da Rede Globo, o prefeito Patácio e a primeira-dama Ternurinha se debulham em salamaleques a cada vez que encontram um nobre da fictícia Seráfia. Exageros hilários dos atores Marcos caruso e zezé Polessa colocados à parte, como saber a forma adequada de agir diante de um conde italiano concebido em uma família aristocrática, que na juventude conviveu com o rei da Espanha, Juan carlos, e que, tendo herdado uma próspera vinícola na Europa, tornou-se presidente do consorzio del Vino Brunello di Montalcino?

A resposta vem em forma de gentil homem, quando se trata do conde Francesco Marone cinzano: “Hoje em dia, não existem mais tantos protocolos no relacionamento com a nobreza”, diz, fazendo questão de ressaltar que o título é algo hereditário, não teve que conquistá-lo. A singeleza da explicação vem seguida pela praticidade de um homem de negócios de 52 anos que viaja pelo planeta, atuando de acordo com

“uma postura ética e conforme princípios de atuação comercial do mundo”.

Ninguém há de negar que o fato de o conde ser atrelado a antepassados, cuja história remonta a um requintado passado (contado a partir do século XVII), empresta um ar mais chique a vinhos produzidos na Tenuta col d’Orcia, em Montalcino (Siena, Itália). Mas além de jogada de marketing, o fato é que a credibilidade do empreendedor vem se espalhando pelos continentes.

A mais recente investida do empresário é direcionada à América do Sul. No chile, Francesco está produzindo em sua nova propriedade, a Viña La Reserva de caliboro, o vinho Erasmo, que já conquista os primeiros prêmios. O conde visitou a Bahia em junho, justamente para apresentar safras do rótulo. “é um néctar dos deuses”, mencionou, sem modéstia, em evento para sommeliers organizado no 496, na Marina. No mesmo dia, a bebida regou um jantar no Bistrot Du Vin.

arIsto-Crata

2 0 2 L E T ' S G O B A H I A

Page 2: Vinhos - Francesco Cinzano

arIsto-

“Hoje em dia, não existem mais tantos protocolos no relacionamento com a nobreza”

o conde francesco Cinzano esteve em salvador para apresentar o vinho que produz em vinícola no Chile

W W W . L E T S G O B A H I A . c O M . B R 2 0 3

Page 3: Vinhos - Francesco Cinzano

A trajetória pessoal e profissional de francesco Cinzano é única. Cresceu entre nobres. Graças ao segundo casamento do pai, com uma tia de juan Carlos, conviveu praticamente como primo com o hoje rei da Espanha. Compartilhavam o apreço pela caça a caprinos em Monteblanco. “E temos em comum o gosto pelo vinho”, diz, sorrindo. porém, se a vida podia se revelar bela e divertida para francesco, também lhe surgiram oportunidades de trabalho. Aos 16 anos, começou a fazer viagens profissionais pelo mundo, nas quais convivia com competidores, produtores e clientes.

foi em uma visita a roma que encontrou o embaixador do Chile e dali nasceu a ideia de fundar uma vinícola na América, seguida por

pesquisas geológicas, meteorológicas e até históricas. “falamos com produtores de uva, para fazer um estudo profundo sobre valores locais. Queríamos entender o lugar, o Chile, a América Latina”, detalha.

A cultura andina, inca, boliviana e a relação dos homens com a natureza, “que em outros lugares está perdida”, tudo foi levado em consideração na criação da vinícola. “Considero o termo indômito, no sentido de nunca vencido, quando falo do latino-americano”, discursa o empreendedor, acreditando que a sensibilidade permite frutos em equilíbrio com a natureza.

sorte e técnica – Mesmo com tantas pesquisas, francesco, que é formado em

economia em Genebra, crê que nunca vai haver suficiente investigação para uma audácia como esta, de fundar uma vinícola, dar certo, afortunadamente. sediado no Chile desde 1995, francesco importou uvas francesas Cabernet sauvignons, Merlots e Cabernet francs, que combinadas deram origem ao vinho Erasmo.

o conde escolheu o tradicional Vale do Maipo, onde existiu um antigo vinhedo, para depositar suas ricas mudas. o preciosismo já começa a angariar respeito alheio: a safra 2004 conquistou título de Melhor Assemblage pelo Guia descorchados 2008, do chileno patricio tapia. já a produção de 2005 rendeu 91 pontos do respeitado crítico norte--americano robert parker.

EquilíBrio Com naturEza

vinhos Francesco cinzano

o erasmo é desenvolvido a partir de uvas Cabernet sauvignons, merlots e Cabernet francs

2 0 4 L E T ' S G O B A H I A