Visitas técnicas enriquecem conhecimen to acadêmico...mas naturais, rurais e urbanos, nas...

4
Cada vez mais, as instituições de ensino superior do mundo inteiro investem nas visi- tas técnicas como importantes atividades complementares aos conhecimentos teóri- cos de seus acadêmicos. A FDV, confirman- do a sua vocação em preparar bem os seus alunos para o mercado de trabalho, conti- nua apostando nas visitas técnicas como for- ma de aproximá-los do universo profissional. Esse tipo de visita orientada apresenta o ambiente real de uma organização (seja ela pública, privada ou do terceiro setor) em pleno funcionamento, além de ser pos- sível verificar sua dinâmica e todos os fato- res teóricos nela implícitos. Ao longo de cada semestre essas atividades acadêmi- cas são programadas conforme as deman- das das disciplinas de cada curso. Em abril e maio foram realizadas pela FDV importantes visitas técnicas, envolven- do estudantes e professores dos cursos de Administração, Engenharia Ambiental, En- genharia de Produção, Publicidade e Pro- paganda e Sistemas de Informação. Foram visitadas a Fiat Automóveis (Betim), a Bar- tofil Atacadista Distribuidor (Ponte Nova) e o Laticínios Viçosa (campus da UFV). Em to- das elas os estudantes puderam conhecer as linhas de produção, os processos de su- primentos e a logística de cada uma. Visitas técnicas enriquecem conhecimento acadêmico Na visita à Bartofil os acadêmicos conheceram a estrutura de uma grande empresa As visitas ao Laticínios Viçosa e à Fiat ampliaram a visão operacional em áreas diversas

Transcript of Visitas técnicas enriquecem conhecimen to acadêmico...mas naturais, rurais e urbanos, nas...

  • Cada vez mais, as instituições de ensinosuperior do mundo inteiro investem nas visi-tas técnicas como importantes atividadescomplementares aos conhecimentos teóri-cos de seus acadêmicos. A FDV, confirman-do a sua vocação em preparar bem os seusalunos para o mercado de trabalho, conti-nua apostando nas visitas técnicas como for-ma de aproximá-los do universo profissional.

    Esse tipo de visita orientada apresentao ambiente real de uma organização (sejaela pública, privada ou do terceiro setor)em pleno funcionamento, além de ser pos-sível verificar sua dinâmica e todos os fato-res teóricos nela implícitos. Ao longo decada semestre essas atividades acadêmi-cas são programadas conforme as deman-das das disciplinas de cada curso.

    Em abril e maio foram realizadas pelaFDV importantes visitas técnicas, envolven-do estudantes e professores dos cursos deAdministração, Engenharia Ambiental, En-genharia de Produção, Publicidade e Pro-paganda e Sistemas de Informação. Foramvisitadas a Fiat Automóveis (Betim), a Bar-tofil Atacadista Distribuidor (Ponte Nova) eo Laticínios Viçosa (campus da UFV). Em to-das elas os estudantes puderam conheceras linhas de produção, os processos de su-primentos e a logística de cada uma.

    Visitas técnicas enriquecemconhecimento acadêmico

    Na visita à Bartofil os acadêmicos conheceram a estrutura de uma grande empresa

    As visitas ao Laticínios Viçosa e à Fiat ampliaram a visão operacional em áreas diversas

  • A VIII Semana Acadêmica da FDV,realizada entre 28 e 30 de maio, teve aágua como tema central. A sua aborda-gem aconteceu principalmente na aber-

    A FDV foi uma das instituições convidadas para integrar o evento comemo-rativo à Semana do Meio Ambiente, realizado pelo SAAE (Serviço Autônomode Água e Esgoto) na manhã do dia 7/6, à Praça Silviano Brandão, Centro. Comobjetivo de promover ações focadas na educação ambiental, a iniciativa tam-bém contou com as participações da Polícia Militar Ambiental e do NúcleoViçosa do Engenheiros Sem Fronteira.

    A FDV foi representada pela sua direção e pelas coordenações, professores e alu-nos dos cursosde EngenhariaAmbiental e Pe-dagogia. Os aca-dêmicos de Pe-dagogia realiza-ram atividadesrecreativas como público infan-til, enquanto osde EngenhariaAmbiental ensi-naram ao públi-co como plantarmudas de árvo-res em peque-nos recipientes,além de partici-parem de açõeseducativas.

    Diretor GeralProf. Heleno do Nascimento Santos

    Dir etor AdministrativoProf. Geraldo Magela da Silveira

    Coordenadora do Curso de AdministraçãoProfa. Camila Costa Vitarelli

    Coordenador do Curso de ComunicaçãoSocial/Publicidade e Propaganda

    Prof. Geraldo Magela Braga

    Coordenador do Curso de Educação FísicaProfa. Regiane Maria Soares Ramos

    Coordenador do Curso de Engenharia AmbientalProfa. Dalila Campos de Medeiros Fernandes

    Coordenador do Curso de Engenharia de ProduçãoProfa. Dalila Campos de Medeiros Fernandes

    Coodenadora do Curso de PedagogiaProfa. Rajá Redá Zorkot Sant´Anna

    Coordenadora do Curso de Sistemas de InformaçãoProf. Heleno do Nascimento Santos

    Coordenadora de Extensão e CulturaDébora Sant’Anna Del Giúdice

    DiagramaçãoAnderson Miranda - 8573 9931

    Jornalista ResponsávelJosé Roberto Moraes

    Tiragem: 5.000 exemplares

    Fale [email protected]

    www.fdvmg.edu.br - (31) 3891 5054

    FDVRua Gomes Barbosa, 870

    Centro - Viçosa-MG Cep.: 36570-000

    E x p e d i e n t eJornal da FDV - Informativo da Faculdade de Viçosa

    Semana Acadêmica: água - realidade e desafios

    A palestra de abertura da Semana Acadêmica da FDV, ministrada pela professora Patrícia Santos (detalhe), abordou um dos temas mais importantes da atualidade

    Foto: Antonio Augusto Santoro

    tura do evento com a palestra “Água:realidades e desafios”, ministrada porPatrícia da Silva Santos – mestre e dou-tora em Ecologia, Conservação e Mane-jo da Vida Silvestre pela UFMG.

    A palestrante, que é professora daFDV, apresentou um amplo panoramada realidade mundial sobre um dos re-cursos naturais mais importantes paratodas as formas de vida do planeta. Opúblico, que lotou o saguão de entra-da da faculdade, foi envolvido na apre-

    sentação dos problemas e soluçõesque envolvem a água neste início deterceiro milênio.

    A Semana Acadêmica também con-tou com minicursos voltados para asáreas que abrangem os cursos da FDV.Entre os oferecidos estão o de “Ecolo-gia Integral”, “Sistemas de Informa-ções Geográficas (SIG)”, “Introdução aoDesenvolvimento para Android”, “Ma-rketing Esportivo”, “Mercado Acioná-rio” e “Fotografia”.

    FDV e SAAE: parceria nasquestões ambientais

    Representantes do SAAE e da FDV no evento

    Foto: Aline Soares

  • O curso tem ênfase em Infor-mática Empresarial e Tecnologiada Informação (TI), e o estudanteé capacitado a resolver problemasda dinâmica do mundo dos negó-cios. O mercado de trabalho estáem constante ascensão, pois oavanço tecnológico e a globaliza-ção geram demandas que reque-rem soluções permanentes. A áreade atuação é ampla e pode ser di-recionada no decorrer do curso.

    Coordenação: Professor He-leno do Nascimento Santos

    Uma das referências regio-nais em educação superior, aFDV completará em agostopróximo 13 anos de existência.O seu slogan "ampliando hori-zontes", que acompanha des-de o início, continua atual e re-flete bem a proposta educaci-onal da faculdade.

    A FDV, que já possui mais de1.000 egressos nos cursos de

    O curso forma pro-fissionais capacita-dos para a atuação no

    gerenciamento de empresas pú-blicas ou privadas, responsáveispelas decisões estratégicas quan-to à Gestão de Pessoas, Finanças,Produção, Marketing, Mercado deImportação e Exportação e nasRelações Internacionais. O cam-po de atuação profissional é, por-tanto, bastante amplo.

    Coordenação: ProfessoraCamila Costa Vitarelli

    Objetiva formarprofissionais capa-citados para atuar

    na avaliação e prescrição deexercícios físicos, gestão des-portiva e treinamento esporti-vo, utilizando como elementocentral a prática de atividadesfísicas, de caráter recreativo oude rendimento. Qualifica pro-fissionais capazes de assesso-rar, discutir e operacionalizarpolíticas públicas e institucio-nais nos campos da saúde, edu-cação, cultura e do desporto dealto rendimento.

    Coordenação: ProfessoraRegiane Maria Soares Ramos

    Busca a formação de um pro-fissional com sólida formaçãotécnica que o capacite a atuarnos aspectos relacionados coma caracterização de ecossiste-mas naturais, rurais e urbanos,nas análises de suas suscetibi-lidades e no monitoramento dosimpactos que tais ambientessofrem com a ocorrência de fe-nômenos naturais e, principal-mente, pela atuação do homem.

    Coordenação: ProfessoraDalila Campos de MedeirosFernandes

    Objetiva formar profissionaiscom sólida qualificação técnica,capazes de solucionar problemasligados às atividades de projeto,operação e gerenciamento do tra-balho, produção e distribuição.Tudo isso, visando o menor cus-to, a melhor qualidade e mais se-gurança. O profissional deve sercapaz de analisar o ambiente lo-cal e global, utilizando ferramen-tas matemáticas, estatísticas ecomputacionais.

    Coordenação: ProfessoraDalila Campos de MedeirosFernandes

    Cursos da FDV Administração

    Educação FísicaEngenhariaAmbiental

    Engenhariade Produção

    Habilita profes-sores para atuaremna Educação Infan-

    til, nos Ensinos Fundamental eMédio, na Educação de Jovense Adultos, na Educação Profis-sional e em áreas de apoio pe-dagógico. Os graduandos se de-senvolvem com base em refe-renciais teóricos e técnico-pe-dagógicos, abrangendo a demo-cratização, a relevância ético-social e a sensibilidade estéti-ca e afetiva.

    Coordenação: ProfessoraRajá Redá Zorkot Sant´Anna

    Pedagogia

    A Publicidade e a Propagan-da são instrumentos de Marke-ting para que empresas e insti-tuições atinjam o mercado deconsumo, através da divulga-ção de seus produtos, serviços,marcas e imagem. O curso ca-pacita para a atuação em agên-cias de propaganda, empresas,emissoras de rádio e TV, edi-toração eletrônica, marketinge promoção.

    Coordenação: ProfessorGeraldo Magela Braga

    Publicidade ePropaganda

    Sistemas deInformação

    Administração, Pedagogia, Sis-temas de Informação, Publici-dade e Propaganda e EducaçãoFísica, mantém também emfuncionamento os cursos deEngenharia de Produção e En-genharia Ambiental. Encontra-se em processo de avaliaçãopelo MEC o seu oitavo curso:Arquitetura e Urbanismo. A se-guir, uma descrição sintética deseus cursos.

  • Com quase 200 inscritos, aCorrida de Rua da FDV, reali-zada no dia 8 de junho, temtudo para se tornar uma refe-rência no calendário esporti-vo da região. Promovida peladisciplina DEF 441 - AtletismoII, do curso de Educação Físicada FDV (ministrada pela pro-fessora Meirele RodriguesGonçalves), a primeira ediçãodo evento contou com corre-dores de Viçosa e de várias ci-dades da região.

    Com percursos de 5 e 10kmpor várias ruas do centro deViçosa, a corrida foi divididaem três categorias: Juvenil,Adulto e Master. A largada foiem frente à sede da Cia. Espe-cial da Polícia Militar, nas ime-diações da FDV.

    Com prêmios em dinheiro,troféus e medalhas, a I Corri-da de Rua da FDV teve os se-guintes vencedores no Mascu-lino: Gustavo Paradela Ama-ro, de Ouro Branco (10km/Ju-

    Promovido erealizado pelaEMATER-MG nodia 17/05, no cam-pus da UFV, o VIEncontro de Mu-lheres Rurais con-tou com o apoioda FDV. Acadêmi-cos do curso deEducação Física,sob a coordena-ção dos professo-res Regiane Ramos e Anselmo Gomes, promoveram para as par-ticipantes do evento uma caminhada orientada e uma dinâmica derelaxamento grupal por meio de alongamentos.

    “Esta atividade de extensão proporcionou a efetiva participa-ção dos alunos junto à comunidade. Esta participação é importan-te, pois favorece a formação de profissionais-cidadãos, elegendo oespaço fora de sala de aula como campo de aprendizagem, tantodos saberes técnico-científicos quanto dos conhecimentos huma-nos”, mencionou Regiane Ramos, que é a coordenadora do cursode Educação Física da FDV.

    I Corrida de Rua da FDV:um novo evento esportivo

    Flagrante da largada da I Corrida de Rua da FDV

    Um novo evento para o calendário esportivo de Viçosa e região

    venil); Julio Cesar Lopes, deSão Miguel do Anta (10km/Adulto); Vicente de Paula Gui-marães dos Santos, de SãoMiguel do Anta (10km/Mas-ter); Luiz Davi Gomes, de Pon-te Nova (5km/Mirim); BrunoSenna Martins, de Ouro Bran-co (5km/Juvenil); Antonio Car-los Oliveira Alves, de São Mi-guel do Anta (5km/Adulto); eEduardo Francisco Ferreira, dePonte Nova (5km/Master).

    No Feminino foram campe-ãs: Natália de Souza Vitor, dePonte Nova (10km Feminino/Adulto); Cristina Quirino da Sil-va, de Ponte Nova (10km Femi-nino/Master); Stefane NataliaLopes Caires, de Ponte Nova(5km/Juvenil); Gabriela Fernan-des Lopes, de Viçosa (5km/Adul-to); e Simone Pinto da Silva, deCataguases (5km/Master).

    O evento contou com váriospatrocinadores locais, além doapoio direto de vários acadêmi-cos do curso de Educação Física

    da FDV, da Prefeitura de Viçosa(através da Secretaria de Cul-tura e Esporte e da Secretaria

    de Trânsito), da Polícia Militar,do Tiro de Guerra, da PAX Viço-sa e da Construtora Solar.

    FDV presente ao VI Encontrode Mulheres Rurais

    Estudantes de Educação Física em açãojunto aos participantes

    Foto: Isaac Barbosa

    Foto: Fábio Freitas

    Foto: Fábio Freitas