Vista Aérea da Região. Parque Linear Proposta.

13
Vista Aérea da Região

Transcript of Vista Aérea da Região. Parque Linear Proposta.

Page 1: Vista Aérea da Região. Parque Linear Proposta.

Vista Aérea da Região

Page 2: Vista Aérea da Região. Parque Linear Proposta.

Parque Linear

Page 3: Vista Aérea da Região. Parque Linear Proposta.

Proposta

Page 4: Vista Aérea da Região. Parque Linear Proposta.

Proposta

Page 5: Vista Aérea da Região. Parque Linear Proposta.

Proposta

Page 6: Vista Aérea da Região. Parque Linear Proposta.

Proposta

Page 7: Vista Aérea da Região. Parque Linear Proposta.

Calçadas

A prefeitura de São Paulo definiu como padrão, para organizar os passeios públicos que as calçadas com até2 metros de largura serão divididas em 02 faixas diferenciadas por texturaou cor e as com mais de 2,00 metros, em 03 faixas, também diferenciadas,como mostra a ilustração abaixo.

largura mínima largura mínima de 1,20 m sem largura mínima

de 0,75 m

Page 8: Vista Aérea da Região. Parque Linear Proposta.

1ª Faixa de serviçoDestinada à colocação de árvores, rampas de acesso para veículos ouportadores de deficiências, poste de iluminação, sinalização de trânsitoe mobiliário urbano como bancos, floreiras, telefones, caixa de correio elixeiras.

2ª Faixa livreA faixa livre é destinada exclusivamente à circulação de pedestres, portantodeve estar livre de quaisquer desníveis, obstáculos físicos, temporários oupermanente ou vegetação. Deve atender as seguintes características:• possuir superfície regular, firme, contínua e antiderrapante sob qualquercondição;• possuir largura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros);• ser contínua, sem qualquer emenda, reparo ou fissura. Portanto, emqualquer intervenção o piso deve ser reparado em toda a sua larguraseguindo o modelo original.

3ª Faixa de acessoÁrea em frente ao seu imóvel ou terreno, onde pode estar a vegetação,rampas, toldos, propaganda e mobiliário móvel como mesas de bar efloreiras, desde que não impeçam o acesso aos imóveis. É portanto umafaixa de apoio à sua propriedade.

As faixas são definidas em 3 etapas:

Page 9: Vista Aérea da Região. Parque Linear Proposta.

A presença de árvores nas calçadas é importante pois elas contribuempara melhorar o meio ambiente de nossa cidade e, nos dias de chuva,facilitam o escoamento das águas.

A Vegetação nas calçadas

A dimensão da espécie escolhida deve estar adequada à largura dacalçada. A base da árvore,não deve ser cimentada para não prejudicar odesenvolvimento da mesma. No caso, deve haver grama ou ser instaladauma grelha (ver foto abaixo), que facilita o fluxo dos pedestres.

Page 10: Vista Aérea da Região. Parque Linear Proposta.

Nas ruas onde não ocorre um fluxo muito grande de pedestres as faixasde Serviço e Acesso poderão ser ajardinadas seguindo o padrão de“calçadas verdes”. As faixas ajardinadas não devem possuir arbustos queprejudiquem a visão e o caminho do pedestre.

as faixas ajardinadas não poderão interferir na faixa livre quedeverá ser contínua e com largura mínima de 1,20m.

As calçadas verdes

Page 11: Vista Aérea da Região. Parque Linear Proposta.

Pavimentos Intertravados

Pavimento de blocos de concreto pré-fabricados, assentados sobre colchãode areia, travados através de contenção lateral e por atrito entre as peças.

Características de Manutenção• Limpeza: jato de água e sabão neutro.• Conserto: fácil remoção e reaproveitamento das peças.Desempenho• Durabilidade: Elevada, desde que respeitadas as características doproduto, modo de instalação e de manutenção.• Conforto de Rolamento: Adequado.• Antiderrapante: Adequado.• Drenagem: Pode ser projetado para esta finalidade.• Tempo para liberação ao tráfego: imediato.

Execução da obra da calçada da Rua Cardeal Arcoverde.

Page 12: Vista Aérea da Região. Parque Linear Proposta.

Pavimentos Intertravados

Execução Passo-a-Passo

1. Adequação do terreno

2. Montagem base, contençõeslaterais e drenagem superficial

3. Espalhamento e nivelamentode areia de assentamento

Page 13: Vista Aérea da Região. Parque Linear Proposta.

Alunas:

Andréa Águido RA:417167-3Bruna Avilez Manica RA: 413263-9