VITRINI ED 57

68

description

Há 10 anos trazendo informação.

Transcript of VITRINI ED 57

Page 1: VITRINI ED 57
Page 2: VITRINI ED 57
Page 3: VITRINI ED 57
Page 4: VITRINI ED 57

VITRINI4

Índice

12 Decoração: Papel de Parede

08 Persona: Ibraim Menegon

16 Feira: II Feira Tecnológica

da ETEC - Cerquilho

20 Evento: Cerqfashion 2012

30 Saúde: Passo da saúde

33 Capa: Vanessa Guite Colodeto

42 Tendência: Neon

44 Moda: Traje social masculino

46 Bem-Estar: Colchões

50 Mundo Pet: Arranhadores para gatos

54 Autos: Injeção eletrônica

56 Receita: Cupcake salgado

60 Social: Felipe Mello & Friends

62 Social: Baile de dança de salão do TEC

64 Social: Churrascaria San Raphaell

Foto

/Rit

a Ba

rret

o •

Asc

om •

Set

urFo

to/D

ivul

gaçã

oFo

to/R

equi

nty

Móv

eis

57 Receita: Torta de Goiabada

22 Turismo: Porto Seguro

Page 5: VITRINI ED 57

VITRINI 5

Page 6: VITRINI ED 57

A Revista VITRINI é uma publicação mensal da Gráficos Botega LTDA.

Circula em Tietê, Jumirim, Laranjal Paulista, Boituva e Cerquilho.

E X P E D I E N T EDiREToR ExECuTivoJoel Botega

DiREToR CoMERCiALAntonio Vanderlei da Cruz

JoRNALiSTA RESPoNSÁvELMaíra Bortoletto - MTB 40.988

DiREToR DE ARTESAnderson Dias Machado

PRoJETo GRÁFiCoAGÊNCIA VITRINI [email protected]

CoNTAToS PuBLiCiTÁRioSMarcos Siqueira - (15) 9714-9435/9168-9162Romualdo J. Moraes - (15) 9768-0127

CAPAMODELO: Vanessa Guite ColodetoFOTOS: By Reiner d’Almeida • JR Fotografias

FoToS EDiçÃoRevista Vitrini, colaboradores, arquivos pessoais, assessorias e sites.

FALE CoM A REviSTA viTRiNiTel.: (15) 3282-5242e-mail: [email protected] do Comércio, 264 - Sala 03Centro - CEP: 18530-000 - Tietê-SP

PRoDuçÃo GRÁFiCAPRINTING GRÁFICA TIETÊ LTDA.TEL.: (15) 3285-2150

Os artigos assinados e anúncios são de responsabilidade de seus respectivos autores/anunciantes.

E d i t o r i a l

viTRiNi6

A edição de novembro da Revista Vitrini está repleta de infor-mações.

Nesta edição você confere a beleza de Vanessa Guite Colodeto, a Musa Hawaii TEC 2012. Após vencer o concurso, a bela agora se prepara para abrilhantar o Baile do Hawaii

do TEC que acontece neste mês e para embarcar em um cruzeiro pela costa brasileira, viagem que ganhou como prêmio do concurso.

Na editoria de Moda, tire dúvidas sobre as combinações em trajes sociais masculinos e arrase nos mais diferentes eventos sociais.

Em Decoração, conheça as funcionalidades e particularidades do papel de parede, que vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de decoração por todo o Brasil.

Na área de Saúde, fique por dentro dos benefícios da caminhada e se informe sobre alguns cuidados importantes na hora de praticar esta atividade física. Em Bem-Estar, aprenda como escolher o colchão adequado para um sono mais tranquilo.

Em Persona, a vida do empresário Ibraim Menegon (um dos fundadores da Microsal de Capivari), que tem uma paixão especial pelo voo e pelas provas de pedestrianismo.

Em Turismo, os encantos e badalações de Porto Seguro, uma das cidades mais visitadas do estado da Bahia. Em Mundo Pet, confira como os arranhadores podem ajudar a manter em ordem a casa de quem tem um gato.

Ainda nesta edição: uma receita de cupcake salgado; a cobertura de eventos como a II Fetec e II Cerqfashion; e cliques de baladas da região.

Tudo isso e muito mais, para você, leitor Vitrini.

Boa leitura.

Novembro de informação

Fechamento: 24/10/2012

Page 7: VITRINI ED 57
Page 8: VITRINI ED 57

VITRINI8

Persona

Um escritório composto por uma grande sala decorada com modelos de aviões, livros e pequenos tubos de ensaio mostra um pouco da personalidade de

Ibraim Menegon, um dos fundadores da Microsal Indústria e Comércio Ltda. de Capivari/SP. O vo-lume de papéis sobre a mesa e a constância com que é solicitado pelo telefone mostram também a agitação da sua vida profissional.

Natural de Capivari/SP, Menegon construiu uma história de sucesso no ramo da indústria química, em especial após fundar a Microsal (empresa que trabalha com produtos químicos como sulfatos de cobre, cobalto, zinco e ferro).

História. Desde o colégio, Ibraim Menegon se interessava pelas aulas de química, o que o levou a fazer o curso técnico em química em Piracicaba no ano de 1976 (mais tarde iniciou a Faculdade de Engenharia Química, mas acabou

Ibraim MenegonEmpresário no ramo químico, o capivariano

nutre uma paixão especial pelo voo e pelas provas de pedestrianismo

Foto

/Arq

uivo

Pes

soal

se graduando em Administração e fazendo uma pós-graduação nesta área).

De 1977 a 1982, trabalhou para diferentes indústrias químicas da região, inicialmente como ajudante de químico, depois como químico res-ponsável, e mais tarde como gerente industrial e químico responsável. Sua personalidade o levou, no entanto, no ano de 1982, a buscar um trabalho no qual pudesse trilhar um caminho próprio. Foi então que passou a dar assistência em química para cinco empresas: três localizadas em cidades brasileiras (Salto/SP, Tubarão/SC e Guaporé/RS) e duas no exterior (Chile e Argentina). “Tra-balhava com pesquisa de produtos químicos, principalmente o Boro”.

Em 1985, resolveu ter efetivamente o pró-prio negócio: uma indústria química. Começou a procurar terrenos e, nesta busca, encontrou o primeiro sócio: o cunhado Onivaldo Cuan. Sur-

Page 9: VITRINI ED 57

VITRINI 9

Persona

gia, a partir daí, a Microsal Indústria e Comércio Ltda., na cidade de Capivari/SP. Mais tarde vieram os outros sócios (irmãos de Onivaldo): Everaldo, Sérgio e Laércio Cuan. Em 1997, eles inauguraram uma nova unidade da Microsal, na cidade gaúcha de Caxias do Sul.

No início, a Microsal produzia exclusivamen-te sulfato de cobre. Com o tempo, a gama de pro-dutos oferecidos foi crescendo com a produção de sulfato de cobalto, sulfato de zinco e sulfato de ferro. O volume de produção também cresceu de maneira considerável. Inicialmente a empresa fabricava entre 50mil a 60mil quilos de produtos químicos. Atualmente, ela é responsável pela produção de 2 milhões de quilos de produtos químicos, que abastecem diversas empresas pelo Brasil, Argentina, Espanha, México e Inglaterra. “Vendemos principalmente para empresas que fabricam ração animal”, conta.

O objetivo agora é expandir os negócios. “O intuito é, brevemente, produzir outros produtos como os a base de sal para fins industriais. Para o próximo ano, queremos ainda ampliar as ins-talações da unidade de Capivari”, afirma.

Lado B. Casado há 26 anos com Antonia Goretti Araújo Siqueira Menegon, Ibraim é pai de três filhos: Alessandra, Herbert e Lisandra. A paixão pelos aviões salta à vista, já na entrada de seu escritório. São pelo menos cinco aeromodelos

que decoram sua sala na Microsal. E essa paixão vai muito além do chão, ganhando os ares do Bra-sil. “Desde pequeno gosto de aviões. Eu achava interessante pensar como uma máquina podia subir pelo ar. Ficava me perguntando: ‘como pode um aparelho mais pesado que o ar poder se sustentar e ganhar altura, é fascinante’”.

Em 1991 tirou brevê e começou a voar em ultraleves. Em 1992 fez seu primeiro voo solo. Ao longo desses mais de 20 anos, já pilotou diversos tipos de aviões e tirou carteira de piloto privado. Hoje, pilota um avião acrobático de fabricação norte-americana. “Quando estou voando, esqueço do mundo. É preciso muita concentração; então, para mim, é uma terapia”, afirma. Além da diver-são, o avião lhe possibilita viajar a negócios com mais rapidez e comodidade, inclusive para viajar para a outra unidade da Microsal, em Caxias do Sul. Para se aprimorar, Ibraim grava alguns voos para mais tarde analisar seu desempenho.

Outra paixão do empresário, essa adquirida há menos tempo (cerca de dois anos), são as corridas. “Quando terminei a pós-graduação, senti que estava precisando praticar algum tipo de atividade física. Um dia, na musculação, o professor da academia me convidou para participar de uma corrida de rua. Fui e acabei gostando”, conta. Atualmente, Ibraim partici-pa de pelo menos uma corrida de rua por mês (com percursos de aproximadamente 10km). “Hoje, tenho um tempo de percurso razoável. Você começa a participar e se empolga, quer se preparar mais e melhorar o desempenho a cada nova corrida”, diz o empresário que, com 53 anos, esbanja energia. “Para, no entanto, correr conto com uma assessoria médica e esportiva, porque é importante me cuidar ”.

“Quando estou voando, esqueço do mundo. É preciso muita concentração; então, para mim, é uma terapia”

Foto

/Arq

uivo

Pes

soal

A paixão de Ibraim Menegon

pelos aviões salta à vista, já na

entrada de seu escritório. São

pelo menos cinco aeromodelos que decoram sua sala

na Microsal de Capivari/SP.

Page 10: VITRINI ED 57

VITRINI10

Por Regina Gaiotto, poetisa e escritora.

Foto

/Arq

uivo

Pes

soal

Não raro, poetas e artistas inspiram-se em seus prediletos da poesia e das artes para criarem seus poemas e se expressarem artisticamente. Quanto a

mim, sempre com a mania de buscar inspiração em meus artistas, pensadores e poetas amados, escrevo porque necessito da palavra escrita, confesso não ter muita facilidade com a comuni-cação oral. Poetisa ou não, vou escrevendo meus versos, criando o meu eu lírico que tem desejos de se mostrar ao mundo.

Hoje sou inspirada pela poetisa portuguesa Florbela Espanca que morreu muito cedo, com 36 anos, viveu de 1894 a 1930. Em seu belo poema “Desejos vãos” ela fala de seus desejos poéticos e os chama de vãos; na realidade nada havia de vão neles, já que eram pura poesia, da mais elevada aspiração humana. Diz assim: “Eu queria ser o Mar de altivo porte, que ri e canta, a vastidão imensa! Eu queria ser a Pedra que não pensa, a pedra do caminho, rude e forte! Eu queria ser o Sol, a Luz intensa, o bem do que é humilde e não tem sorte. Eu queria ser a árvore, tosca e densa, que ri do mundo e até da morte!” O poema inteiro é de beleza arrebatadora.

Quantos desejos tinha Florbela Espanca, quantos desejos temos todos nós! A vida existe porque eles existiram antes de tudo e continuam existindo através de nós; sem desejar, seríamos seres amorfos e, exagerando um pouco, o que nos faz diferentes não são apenas as características genéticas, o que nos dá expressão individual tem muito da nossa capacidade de desejar. Os impuros desejam, os santos desejam, todos desejamos!

Em um dos poemas do meu livro Filhos da Correnteza, escrevi:

“Nada nas águas se repete. No leito, as flores se renovam e os rumos são travessia. Renascem luas, prateiam-se as águas, novos cursos serpenteiam pedras e serras... os dese-jos, esses tão antigos, não mudam seus rumos, apenas alargam seus leitos.”

Desejos vãos?

Vivendo, vamos alargando o leito dos nossos desejos, mas sem conseguir, por conta própria, como as águas, transformar os rumos em traves-sia, quem o faz por nós é a vida já que somos impotentes diante dos acontecimentos mais importantes: nascimento, morte, doenças e tragédias.

Mas os desejos nos impulsionam, eles são os parceiros da vida; compreendê-los e falar deles conforta e ameniza o medo que sentimos do inexorável, de tudo o que não podemos mudar. Temos até desejo de não desejar mais, este sim, desejo vão! Encaremos nossos desejos amigavelmente, dentre tantos indesejáveis, há os benfazejos como o da poetisa que queria ser o bem do que é humilde e não tem sorte! Ser como a árvore, tosca e densa, que ri do mundo e até da morte.

Somos incapazes de controlar o fluxo in-tenso dos desejos e, se podemos, é claro que preferimos os benfazejos, mas como não temos total controle sobre eles, o jeito é usar a ima-ginação e a fantasia para mudar seus rumos e não imergir na vasta escuridão dos seus leitos. Melhor inventar algo criativo para bem conviver com os desejos, pois se eles são livres e vitais à existência, não temos total liberdade para re-alizar e dar concretude a todos, seria contrário a nós e à vida.

Artigo

Page 11: VITRINI ED 57

VITRINI 11

Page 12: VITRINI ED 57

VITRINI12

Decoração

Cola, descola, decora

Papel de parede vem sendo cada vez mais

procurado para decorar ambientes

Page 13: VITRINI ED 57

VITRINI 13

Decoração

Velho conhecido de países norte-america-nos e europeus, o papel de parede vem nos últimos anos ganhando mais e mais adeptos no Brasil. “Houve uma procura

maior por este tipo de produto nos últimos cinco anos e uma intensificação considerável no último ano”, informa a designer de interiores Sandra Regina de Brito, de Sorocaba/SP, que trabalha há mais de 20 anos com papel de parede. “Acredito que a tendência seja só aumentar”, completa.

Listrados, floridos, em alto relevo, lisos, que imitam tecidos, pedras etc., a diversidade é grande e eles são responsáveis por verdadei-ros upgrades nos mais diferentes ambientes. “O objetivo do papel de parede é trabalhar cores e formas a fim de criar um efeito diferenciado no cômodo, valorizando a decoração e tornando o ambiente mais aconchegante. Ele pode destacar uma parede, dar ares diferenciados a cantos sextavados, servir como cabeceiras de cama para camas do tipo Box ou mesmo ser usado em

um cômodo inteiro”, afirma Sandra. “O papel de parede veio para facilitar a vida de quem quer decorar, pois ele pode tanto esconder imperfei-ções de um cômodo, como uma coluna no meio de uma sala, por exemplo, quanto destacá-la harmonizando com a decoração do ambiente”.

Além da estética, outra vantagem, apontada por profissionais da área, é a sua fácil aplicação, uma vez que não envolve obra e não tem cheiro. “Dependendo do tamanho da área a ser trabalha-da e da equipe disponível para realizar o serviço, uma casa inteira pode ser decorada em um único dia. O serviço pode ser feito, ainda, sem muitos transtornos, com o proprietário morando dentro da casa”, informa a designer de interiores.

Outra vantagem é que, dependendo da es-tampa escolhida, a sujeira da parede pode ficar menos visível. “Por isso indicamos muito o papel de parede para halls de entrada ou paredes que possuem interruptores, que acabam sujando mais do que outras paredes”.

Lavabos, quartos, salas, halls de entrada, varandas... praticamente todos os cômodos de

uma casa estão aptos a receber o papel de parede, com exceção dos que tenham muita umidade

Page 14: VITRINI ED 57

VITRINI14

Foto/Requinty Móveis

Decoração

onde. Lavabos, quartos, salas, halls de entrada, varandas... praticamente todos os cômodos de uma casa estão aptos a receber o papel de parede, com exceção dos que tenham muita umidade, como banheiros. “Como a cola que segura o papel na parede é feita à base de água, o vapor de água ou o contato direto com a água pode umidificá-lo e provocar o seu des-colamento”.

Quanto à durabilidade, Sandra afirma que não existe um tempo exato de “vida útil” do papel de parede. “Tem-se como base 10 anos, mas ele pode durar mais, ou menos, dependendo

das condições em que o papel de parede fica submetido (como umidade, exposição ao sol, cuidados etc.)”.

Segundo a designer de interiores, para durar mais e garantir a beleza do local é importante que o papel de parede seja aplicado por espe-cialistas. “Como a cola deve ser preparada de maneira correta e levando em consideração características como o tipo de papel a ser colo-cado, tipo de superfície e até mesmo o tempo (clima) no dia da instalação, é importante que ele seja aplicado por um especialista. Este tipo de profissional também garantirá a simetria do papel estampado, por exemplo”.

Custos. O custo-benefício do papel de parede vai depender muito do que se planeja como resultado final da decoração de um cômodo; afinal, os custos vão depender do tipo de papel escolhido e do tipo de trabalho para sua aplicação. “Optar por substituir a tinta pelo papel de parede pode não ser a melhor opção se a vontade é que se mantenham as paredes lisas e em tons claros. Para estampas, no entanto, depen-dendo do serviço e acabamento que se quer dar para a decoração, ele é a melhor opção”, afirma Sandra. “Para áreas menores, os papéis de parede são ideais, em especial se o proprietário gostar de renovar a decoração regularmente. Assim, enjoou, é só descolá-lo da parede, deixando-a da forma que estava anteriormente ou substituindo-o por outro papel de parede”.

Além da estética, outra vantagem

do papel de parede, apontada por profissionais

da área de decoração, é a sua fácil

aplicação, uma vez que não

envolve obra e não tem cheiro

Page 15: VITRINI ED 57

VITRINI 15

Page 16: VITRINI ED 57

VITRINI16

Feira

De 2 a 4 de outubro, a Escola Técnica Estadual-ETEC de Cerquilho realizou a 2ª edição de sua Feira Tecnológica (II Fetec). Durante os três dias de evento,

grupos de alunos do Ensino Médio e dos cursos técnicos de Logística, Comércio e Modelagem de Vestuário puderam expor projetos e um pouco dos conhecimentos adquiridos com os cursos. Entre os trabalhos e matérias expostos estavam: Pallets Sustentáveis (alunos do 3° módulo de Logística); Projeto de Reengenharia (3º módulo de Logística); Segurança Eletrônica (1° módulo de Logística); Sacolas de papel com publicidade (1° módulo de Logística); Projeto Logística Reversa (1° módulo de Logística); Ki-cana (2° módulo de Comércio), Salão de Beleza Fios e Formas (2° módulo de Comércio); Stand Romalhas (2° módulo de Comércio); Layout da

Projeto história da moda (bonecas) e editorial de moda no qual foi realizada exposição com a evolução da indumentária usada ao longo da história da humanidade (desde aproximadamente 2400 a.C. até a década de 1980 d.C.), através de bonecas (com cenário para cada período). O Projeto incluiu pesquisa, produção da indumentária e produção de editorial de moda.

II Feira Tecnológica da ETEC-Cerquilho

Farmácia (2° módulo de Comércio); Cafezinho de cada dia (2° módulo de Comércio); Produção de moda e fotografia (2° módulo de Modelagem do Vestuário); Projeto história da moda (bonecas) e editorial de moda (2° módulo de Modelagem do Vestuário); Espaço, criação e atividades (2° módulo de Modelagem do Vestuário); Exposição “Customizando e ganhando” (2° módulo de Mo-delagem do Vestuário); Exposição de peças pron-tas (2° módulo de Modelagem do Vestuário); Do croqui à peça pronta (2° módulo de Modelagem do Vestuário); Exposição dos trabalhos efetuados em aula (2° módulo de Modelagem do Vestuário); e Exposição de máquinas de costura (2° módulo de Modelagem do Vestuário).

Pessoas de toda a região conferiram a Feira, que contou também com visitas monitoradas de alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Page 17: VITRINI ED 57

VITRINI 17

Page 18: VITRINI ED 57

VITRINI18

Feira

Projeto “Sustentabilidade e Utilidade do Pallet”, em que pallets que seriam descartados foram reutilizados para confecção de móveis e peças decorativas.

Projeto Salão Fios e Formas cujo objetivo

foi mostrar a importância do plano de negócios antes de

dar início a algum tipo de empreendimento.

As alunas trabalharam com um plano de negócios de um salão de beleza.

Projeto Logística Reversa, no qual os alunos pesquisaram a realização de processo de compos-tagem através do uso de garrafas pet e sua utilização em horta e jardim.

Page 19: VITRINI ED 57

VITRINI 19

Page 20: VITRINI ED 57

VITRINI20

Evento

De 4 a 6 de outubro foi realizado o Cerq- fashion 2012 no Espaço Evidence em Cerquilho/SP. O evento contou com apresentação da academia Paraelas e do

Estúdio La Danse, desfiles de cabelo (Salão Vanes-sa Pires, Salão da Sirlei, Salão da Vilma e Corte & Cor), desfiles de moda (estilista Jhonatan, estilista Marcos, estilista Luan, estilista Meire Juliani, estilista Andreza Fidelis, Cesar Schiavi, Patrícia Modas e Fruto Proibido) e apresentações dos Djs Vinicius Dias & Dj Frewar, Bruno Ribeiro, Nip nip, Thiago Bueno e Little Dai.

No dia 05/10 também foi realizada a escolha

Cerqfashionda Musa e Mister Fashion. Marcos Aurélio Lopes conquistou o título de Mister Fashion e Tábata Pereira, o título de Musa Fashion. O evento ainda foi abrilhantado, no dia 06/10, pela presença vip do ator Ronny Kriwat.

Direção de moda: Sirlene GomesFilmagens: Ratoeira Produções Visuais

Fotos: Anderson Ibata e Equipe (15) 3384-2748Cerqfashion 2012 - Realização: Tizil Promoter e

Espaço Evidence

“Agradecemos a todos que confiaram em nosso trabalho e a ‘Deus’” - Tizil Promoter

Page 21: VITRINI ED 57

VITRINI 21

Evento

Page 22: VITRINI ED 57

VITRINI22

Porto Seguro

Uma das cidades mais visitadas da Bahia, Porto Seguro é conhecida pelo clima alto astral e diversão

Costa do Descobrimento - Porto Seguro/BA - Cidade Histórica

Foto

/Jot

a Fr

eita

s •

Asc

om •

Set

ur

Localizada no sul da Bahia, a cidade de Por-to Seguro atrai milhares de turistas todos os anos e não é à toa. As belezas naturais, o amplo valor histórico de suas edificações

e a diversidade de atividades são atrativos para pessoas de diferentes idades.

Para os que gostam de passeios que ofere-cem um contato maior com a natureza e belas paisagens, a cidade baiana possui falésias de tirar o fôlego, recifes de corais, coqueirais, além de praias belíssimas.

Entre os pontos turísticos naturais recomen-dados em Porto Seguro estão o Monte Pascoal, em que pode ser realizada uma trilha ecológica por trechos preservados da Mata Atlântica (conhe-cendo espécies de animais em extinção), além de escaladas com guias; e o Recife de Fora, em que também podem ser conferidas espécies raras de animais ameaçadas de extinção e onde, na época da maré baixa (quando os recifes formam piscinas naturais), é possível mergulhar em águas cristalinas.

Turismo

Page 23: VITRINI ED 57

VITRINI 23

Foto

/Rit

a Ba

rret

o• A

scom

• Se

tur

Enseadas de praias - Porto Seguro

Turismo

Praias. Cada uma das mais de 20 praias de Porto Seguro oferece uma beleza diferente as-sim como uma diferenciada gama de atividades, como passeios por recifes, banhos em piscinas naturais, locais para prática de windsurf e caia-que, banana-boat, shows de axé etc.

Para quem curte agitação, as praias de Taperapuã e Mundaí são boas pedidas. É em

Taperapuã que se localizam as famosas barracas Axé Moi e Toa a Toa, onde se pode curtir shows de lambaeróbica e muito axé. Quem prefere sossego pode ainda se deliciar com o clima mais tranquilo de praias como Ponta Grande, com suas águas azuis, e Rio dos Mangues, que proporciona lindas paisagens formadas pelos manguezais e coqueirais.

Page 24: VITRINI ED 57

VITRINI24

Cultura. A cidade também proporciona uma imersão cultural pela História. O Centro Histórico de Porto Seguro, também conhecido como Cidade Alta, carrega as marcas do Descobrimento do Brasil, em que pode ser visitado um trecho do Marco do Descobrimento. No Centro Histórico também se encontram a Igreja de Nossa Senhora da Pena; a Casa de Câmara e Cadeia (onde está localizado o Museu de Porto Seguro); o Fortim; e a Igreja da Misericórdia.

Outro ponto bastante visitado em Porto Se-guro é a Passarela do Álcool, onde se encontram restaurantes, bares, barracas, lojas de artesana-to e souvenires e onde se realizam grandes festas populares e shows.

Por ser o destino escolhido por milhares de pessoas em todo o mundo, Porto Seguro conta com uma ampla rede hoteleira e diversos tipos de barracas, restaurantes e bares para agradar os mais diferentes gostos e paladares.

Foto/Rita Barreto• Ascom• Setur

Turismo

Centro Histórico

Page 25: VITRINI ED 57

VITRINI 25

Page 26: VITRINI ED 57

VITRINI26 viTRiNi26

Page 27: VITRINI ED 57

VITRINI 27

Page 28: VITRINI ED 57

VITRINI28

Colégio Gradual inaugura Auditório

Informe

Fotos/Paladini

Page 29: VITRINI ED 57

VITRINI 29viTRiNi 29

O dia 29 de setembro foi de comemora-ção para o Colégio Gradual de Tietê/SP. Na data foi inaugurado o Auditório do Colégio. Com capacidade para

abrigar 150 pessoas, o novo local será utilizado para realização de aulas interativas, reuniões de pais e alunos, além de eventos do colégio.

A inauguração aconteceu em clima de muita alegria, com a presença de professores

do colégio, 1ª turma de formandos (2003), co-laboradores e convidados.

No evento foi recontada a história do co-légio desde a sua fundação até os dias atuais e realizada palestra com o leader training Nilton Alexandre Pedreira Seraphim de Souza, que falou sobre “escolhas”. Após a palestra, um coquetel foi servido pelo Buffet Prior aos presentes.

Fotos/Paladini

Informe

Page 30: VITRINI ED 57

VITRINI30

Passo da saúde

Saúde

Caminhada pode ajudar na prevenção

de doenças e a diminuir o estresse, mas exige cuidados

Com a chegada das estações mais quentes, é possível sentir o crescimento da pro-cura por uma atividade física. Exemplo disso é o aumento de pessoas praticando

caminhadas no início ou no fim do dia.Aliada na busca pela qualidade de vida, a

caminhada pode ser sinônimo de uma saúde mais plena. “Se feita de maneira regular, ou seja, 3 a 4 vezes por semana, a caminhada diminui o risco de diversas doenças, além de ajudar no controle do estresse e da depressão. As doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC, assim como alguns tipos de tumores, estão menos presentes naqueles que se exercitam com regu-laridade”, afirma o médico-cardiologista Silvio Reggi, de São Paulo/SP. “A caminhada periódica trará diversos benefícios para a saúde como a melhora da circulação sanguínea; pulmão mais eficiente; combate a osteoporose; afastamento da depressão; aumento da sensação de bem-

estar; maior ativação cerebral; diminuição da sonolência; manutenção do peso em equilíbrio e emagrecimento; controle da vontade de comer; proteção contra infartos, derrames e diabetes entre outras doenças”, afirma a educadora física Maria Thereza Magrino Araújo (Bia), de Tietê/SP. Mas para que de fato contribua para a saúde, a caminhada deve ser realizada com algumas precauções. Primeiramente, faça exa-mes periódicos com seu médico para saber se você está apto a realizar a caminhada e procure realizar a atividade com acompanhamento de um profissional habilitado.

Depois disso, siga algumas regras apontadas pelo médico-cardiologista Silvio Reggi e pela educadora física Bia Araújo.

1. Caminhe de maneira correta. “A ca-minhada que ajuda a prevenir doenças tem algumas regras: precisa ser feita em passos rápidos, sem paradas, e deve durar mais que 30 minutos. Ela deve acontecer pelo menos três vezes por semana, mas o benefício é maior naqueles que fazem mais”, diz o cardiologista Silvio Reggi. “Para uma caminhada saudável, comece com passadas moderadas em um determinado tempo (varia de acordo com a capacidade física de cada indivíduo), aumen-tando esse tempo com o passar das semanas até mais ou menos 1 hora”, comenta Bia;

2. Lembre-se de se alongar antes e de-pois da caminhada;

3. Procure caminhar em locais planos e sem buracos, evitando torções e quedas;

4. Caminhe com roupas adequadas e fora do horário de pico do sol e do calor. “Para caminhar, use sempre tênis (jamais chinelos, sandálias ou sapatos). Use ainda meias e roupas confortáveis e roupas de tecidos leves. Sempre use protetor solar específico para esporte e caminhe fora dos horários de pico do calor”, afirma Dr. Reggi. “Quanto aos tênis, eles devem ter solados que amorteçam os impactos nos joelhos e tornoze-los”, orienta a educadora física;

5. Durante a caminhada, lembre-se de se hidratar.

Page 31: VITRINI ED 57

VITRINI 31

Page 32: VITRINI ED 57

VITRINI32

Page 33: VITRINI ED 57

VITRINI 33

Capa

“Há uns 4 ou 5 anos comecei a fotografar e já

fiz alguns trabalhos como

modelo. Gostaria de desenvolver novos trabalhos

neste ramo”

Vanessa Guite

Colodeto

viTRiNi 33

Page 34: VITRINI ED 57

VITRINI34

Vanessa GuiteColodeto

Musa Hawaii TEC 2012

Capa

Os cabelos loiros e compridos e os olhos verdes são marcas registradas de Va-nessa Guite Colodeto. Aos 18 anos, com 1,64m e 50kg, ela foi eleita Musa Hawaii

TEC 2012 esbanjando graça e simpatia.A bela afirma que não esperava ganhar o

concurso e que está muito feliz com a conquista, em especial devido à viagem que deve realizar em breve - um cruzeiro pela costa brasileira, prêmio por ter vencido o Musa Hawaii TEC 2012. “Entrei no concurso porque queria muito ganhar a viagem. Minha família e meu namorado me in-centivaram a participar. Estou muito contente”.

Apesar do nervosismo no dia da apresenta-ção, este não foi o primeiro trabalho de Vanessa como modelo. “Há uns 4 ou 5 anos comecei a fotografar e já fiz diversos trabalhos como mo-delo”, comenta a bela que pretende investir na carreira. “Gostaria de desenvolver novos traba-lhos neste ramo”, afirma.

Vaidosa, desde pequena Vanessa gosta de se cuidar. “Assim como muitas meninas, sou vaido-sa. Gosto de estar bem arrumada, me interesso por moda e amo bolsas e sapatos. Gosto também de me maquiar. Mas tudo muito básico, não gosto de look muito carregado”, diz.

Extrovertida, Vanessa adora conversar, co-nhecer novas pessoas e lugares e viajar. Entre seus sonhos está conhecer a capital francesa. “Paris deve ser linda. Uma cidade de um brilho diferente”.

Time do coração. Entre os assuntos que mais empolgam a musa está o futebol. São-paulina, sempre que pode vai ao estádio acompanhar os jogos do seu time. “Meu presente de 15 anos foi conhecer o Morumbi e o meu primeiro salário usei para comprar um uniforme oficial do São Paulo”, conta. A paixão pelo futebol já a levou a conhecer diversos estádios e a faz acompanhar os principais campeonatos de futebol.

Fotografia e Produção:By Reiner d’AlmeidaJR Fotografias(19) [email protected]

Page 35: VITRINI ED 57

VITRINI 35

No dia 13/10, o Tietê Esportiva Clube (TEC) e a L’acqua di Fiori apresenta-ram as vencedoras do Concurso Musa Hawaii TEC 2012: Vanessa Guite Colode-

to sagrou-se Musa Hawaii TEC 2012 (foto 1); Julia Garcia, 1ª Princesa (2); e Julia Carniel, 2ª Prin-cesa (3). A apresentação foi feita durante uma mega balada que aconteceu na sede campestre do TEC e que contou ainda com desfile das lojas Paranóia/Botequim, Courão, Tendência, Luxú-ria Acessórios e Espaço Rosa. A balada foi pura animação ao som de Cristiano Guerreiro Elétrico & Banda, DJ Felipe Mello (DJ resident Live-e) e DJ Vagner (DJ resident Mr. Dandy – Piracicaba).

Este ano, a vencedora do Concurso Musa Hawaii TEC 2012 ganhou uma viagem de Cruzeiro (Costa Brasileira), prêmio oferecido pela CVC Turismo de Tietê.

Musa Hawaii TEC 2012 é realizado com muito glamour

Informe TEC

Foto

s/M

aurí

cio

Barr

oso•

Port

al M

B

Concurso. Com inovações, para esta edição do Concurso Musa Hawaii TEC 2012, o TEC se uniu a L´acqua di Fiori. O Concurso contou com duas etapas: um dia de beleza aberto a toda a população e escolha da Musa por profissionais da L´acqua di Fiori através de foto book realizado na etapa anterior.

No dia de beleza, uma equipe de profissio-nais da L´acqua di Fiori foi ao TEC e maquiou e produziu as pessoas inscritas para uma sessão de fotos. Depois disso, uma equipe da agência J.R. Fotografias analisou as fotos e filmagem das candidatas inscritas e elegeu a Musa Hawaii TEC 2012 (1º lugar), 1ª Princesa (2º lugar) e 2ª Princesa (3º lugar). Os patrocinadores do evento foram: Paranóia/Botequim, Courão, Tendência, Espaço Rosa, CVC, L’acqua di Fiori, Revista In-terior e Luxúria Acessórios.

1 2 3

Page 36: VITRINI ED 57

VITRINI36

Informe TEC

Verão é no TEC

Reforma da sede socialA reforma e adequação estrutural e acústica do prédio da sede social do

TEC continua em ritmo total. Até o momento a reforma contabilizou um valor de R$ 277.781,69 (valor contabilizado até setembro de 2012), com

obras e serviços como desenvolvimento de projeto acústico e compra de materiais para sua execução; implantação de sistema de

ar condicionado; substituição do teto comprometido (cupim) do hall de entrada por forro com gesso e sancas; reforma do telhado sobre o bar com substi-tuição de telhas e parte dos ruffles, instalação de pingadeiras etc.; revisão dos condutores de saída de água da chuva (que estavam ocasionando infiltrações nas paredes); troca de parte do madeiramento (ma-deiramento comprometido) do telhado; substituição de 100% da parte elétrica, havendo necessidade de instalação de um poste com transformador de 150KVA dentro do terreno do clube; construção de um novo bar; reforma do bar já existente; entre outras benfeitorias.

O objetivo do TEC é reinaugurar a sede social oferecendo aos sócios um local para eventos que será referência na área em toda a região. Aguardem!

A estação mais quente do ano vem che-gando e o Tietê Esportiva Clube (TEC) já se preparou para tornar a temporada de verão pura diversão.

O Parque Aquático do Clube, que oferece uma infraestrutura ímpar com três piscinas (infantil, balneária e semiolímpica), toboágua e piscina semiolímpica coberta e aquecida, contará neste verão com mais uma edição do “Domingo de Sol, Domingo de Som”. Sucesso nas tempora-das passadas, o evento traz o melhor do som ao vivo no parque aquático do clube (conferir datas na secretaria do TEC), para refrescar o domingo da galera e ser um espaço de lazer e diversão para toda a família.

O destaque da programação Primavera/Verão do TEC vai também para os eventos esportivos de

final de ano, como o 10º Open de Vôlei de Areia e o 22º Futec, que levam muito esporte, diversão e agitação para o final de semana de Tietê e região. O som ao vivo, após os eventos esportivos, tem reunido um grande número de pessoas na área esportiva do clube. Sucesso total!

Inúmeras ainda são as atividades oferecidas pelo TEC aos sócios como hidroginástica, ginás-ticas & musculação/academia, natação, karatê, yoga, tênis de campo, tênis de mesa, escolinha de futebol masculino, futebol society e juvenil, dança de salão, judô, jiu-jitsu, jazz e ballet; além de Torneios Internos de Truco, Vôlei de Areia e Tênis de Campo, com o intuito de colaborar com a saúde e o bem-estar dos sócios.

Mais informações sobre atividades no clube podem ser obtidas pelo telefone (15) 3282-3345.

Foto/Maurício Barroso•Portal MB

Parque AquáticoÁrea Esportiva

Som ao vivono 22º Futec

Page 37: VITRINI ED 57

VITRINI 37

Page 38: VITRINI ED 57

VITRINI38

Page 39: VITRINI ED 57

VITRINI 39

Page 40: VITRINI ED 57

VITRINI40

Estamos falando de violência a nível de Brasil

A violência, realmente, se transformou

em algo avassalador, causando pânico

em populações do mundo inteiro. Mun-

dialmente falando, os atos violentos,

majoritariamente por questões banais, são prota-

gonistas de discussões dentro da nossa sociedade.

Bom, querido leitor, você compreendeu

que estamos falando de violência NO BRASIL e

também no mundo. Utilizei alguns adjetivos,

adjuntos, porém nada disso, no momento, vem

ao caso.

A questão aqui abordada é a expressão A

NÍVEL DE corrente no cotidiano da nossa língua.

Sabemos que a língua é constituída por

seus falantes, mas não podemos nos esquecer

de que existem regras compiladas na gramática

normativa da língua e essas mesmas regras nos

ditam que a expressão em pauta é totalmente

desnecessária, ou seja, ela não deve existir em

termos de padrões cultos da língua. Porém, se

você faz questão de usá-la e não abre mão de

tal expressão, os gramáticos nos esclarecem

que a maneira correta da sua utilização requer

Por Ivana Corrêa de Faria Guite, especialista em Linguagem, Texto e Ensino pela Unimep.

Foto

/Arq

uivo

Pes

soal

a preposição EM – EM NÍVEL DE. Então, ESTAMoS

FALANDo DE vioLÊNCiA EM NÍvEL DE BRASiL.

Mas veja – ESTAMOS FALANDO DE VIOLÊNCIA NO

BRASIL, a expressão foi suprimida e não causou

dano semântico (compreensão) à frase.

Todavia, é corretíssimo o uso da expressão

AO NÍVEL DE, quando queremos exprimir que

algo está na mesma altura em relação a outra

coisa – A ESTANTE ESTÁ AO NÍVEL DO QUADRO

(está na mesma altura).

Por dentro do português

Page 41: VITRINI ED 57

VITRINI 41

Page 42: VITRINI ED 57

VITRINI42

Tendência

O Neon voltou!Mais uma vez, as cores vibrantes prometem

aparecer na estação mais quente do ano

DOUGLAS HARRISwww.douglasharris.com.br

3:AM Tel.(11) 4306-9557www.3am.com.br

UQBAR Tel. (11) 3061-2617

www.uqbarwear.com

Foto

s/D

ivul

gaçã

o

Foto

s/D

ivul

gaçã

o

Page 43: VITRINI ED 57

VITRINI 43

Tendência

Foto

/Arq

uivo

Pes

soal

Por Thaisa S. Marcon, Designer de Moda e blogueira (www.chiquepradedeu.blogspot.com.br)

As cores neon marcaram presença há al-guns anos e, pelo que se viu nos últimos desfiles do mundo todo, tudo indica que as tonalidades mais acesas continuarão

na moda em 2013.O neon foi moda nos anos 80 e, depois de um

tempo desaparecido dos looks, voltou para ficar. Embora muitas pessoas não gostem da intensi-dade destas tonalidades, não se pode negar o fascínio que elas exercem sobre a grande maioria das mulheres, caindo no gosto das crianças e até dos mais velhos.

Nas roupas, nos acessórios e nos calçados, nada vai escapar dos tons neon no próximo verão. De pequenos detalhes a looks inteiros, as luzes acesas são garantia de produções descoladas e permitirão combinações para todos os estilos e

ocasiões. Deixe as cores luminosas invadirem a sua

vida!

LUXÚRIA ACESSÓRIOS Tel. (15) 3615-0149 • [email protected]

TANARA Tel. (54) 3281-8000 • www.tanarabrasil.com.br

Foto

s/D

ivul

gaçã

oFo

tos/

Div

ulga

ção

Page 44: VITRINI ED 57

VITRINI44

Moda

Festas que exigem traje social geram muitas dúvidas no universo feminino e não é incomum ouvir alguém dizer que fácil mesmo é ser homem: “basta vestir

um terno”. Mas se engana quem pensa que a vestimenta masculina não gera dúvidas e equí-vocos, afinal, regras como combinações de cores e escolha do melhor formato para o seu tipo de corpo também entram em cena para o bem-vestir masculino.

Para sanar algumas dessas dúvidas, entre-vistamos o consultor de estilo e proprietário da Alfaiataria Persona, Luiz Aziz Neto, que deu dicas incríveis para a hora de montar um look social masculino.

Acertando as coresVocê sabe o que cada cor de terno pede nas

combinações? Confira:

Terno preto – “Na hora de usar um terno preto, dê preferência para camisas nas cores branca, lilás claro ou gelo (cinza claro). Já a gravata vai depender dos detalhes nela contida, mas, para evitar erros, procure usar gravata vermelha, bordô ou cinza médio ao preto. Meias

Look masculinoEspecialista dá dicas para não errar na hora

de montar um traje social masculino

e sapatos devem ser pretos”.

Terno azul marinho – “O terno azul marinho permite usar camisas de variadas cores, tais como branca, azul, rosa, lilás, entre outras. Quanto à gravata, evite usá-la na cor preta. Meias e sapatos devem ser pretos ou marrons café”.

Terno marrom – “Camisas brancas e azuis combinam melhor com ternos marrons. Quanto às gravatas, procure usar as que tenham algum detalhe em tom próximo da roupa. Sapatos e meias devem ser nas cores café ou whisky”.

Terno bege ou em cores claras – “A roupa bege se encaixa nas regras da roupa marrom. Já ternos em cor clara, como um cinza claro por exemplo, se encaixam nas regras das roupas de cor azul marinho. Roupas marrom ou bege podem ser bastante elegantes, mas as roupas azuis e cinza são mais fáceis para combinar, pois acei-tam maior gama de cores em uma composição de look”.

Sapato e meiaNada mais feio do que uma meia em desar-

monia com o resto da produção. Quanto a este quesito, para estar sempre elegante, Luiz Aziz Neto orienta usar a meia na cor do sapato ou no tom mais próximo possível dele. “É possível também combinar a meia com a cor da calça, mas o tom deve ser muito parecido para harmonizar, por isso prefira a combinação com o sapato”.

CintosQuanto aos cintos, “a dica é optar por peças

no mesmo tom do sapato”.

Foto

/Div

ulga

ção

Foto

/Div

ulga

ção

Page 45: VITRINI ED 57

VITRINI 45

Page 46: VITRINI ED 57

VITRINI46

Bem-estar

Para dormir tranquiloQualidade do sono pode ser afetada por colchões

Acordar cansado, com dores, sem ânimo. Esta é uma realidade vivida por muitos brasileiros. Uma boa noite de sono se reflete em bom humor e mais disposição

para encarar as atividades do dia-a-dia, mas mui-tos quesitos influenciam na hora de garantir um sono tranquilo, como por exemplo as condições físicas e de saúde, o estresse, o nível de poluição sonora e até mesmo o estado do colchão. Sim, o colchão! Se não contribuir para o conforto do indivíduo, o colchão pode resultar em sono agitado e até em aumento de dores de coluna.

Como explica a fisioterapeuta Chefe do Insti-tuto Affonso Ferreira (IAF), Sylvia Helena Ferreira da Cunha Henriques, quanto mais confortável for um colchão, maior a chance dele contribuir para um sono tranquilo. “Colchões ruins podem levar a pessoa a despertar mais vezes durante a noite, tirando-a do sono profundo e proporcionando um sono leve, que não descansa. O melhor sono (o mais saudável) é o que o indivíduo muda as posições do corpo em média entre 40 - 60 vezes durante uma noite. Ao despertar mais vezes, o indivíduo se movimentará mais, exigindo mais movimentos de torções da coluna, o que não é bom. No dia seguinte ele estará mais cansado e

possivelmente com dores”.Mas qual seria o colchão ideal para um sono

tranquilo? De acordo com a fisioterapeuta, os nem muito duros nem muito moles, ou seja, os que sejam firmes o suficiente para suportar a co-luna. “Colchões de firmeza moderada permitem um maior conforto diminuindo as tensões nos músculos e ajudando a manter de forma correta as curvaturas da coluna vertebral, permitindo ao indivíduo realmente descansar e rejuvenescer durante a noite”, afirma Sylvia Helena. “Um colchão muito mole pode prejudicar a curvatura da coluna, já colchões muito duros podem levar a incômodos pontos de pressão (áreas onde a pressão corta o fluxo do sangue) no contato do corpo com o colchão”.

A fisioterapeuta afirma ainda que a firmeza ideal do colchão vai depender da posição em que a pessoa dorme. “Uma pessoa que dorme a maior parte da noite de barriga para cima precisa de um colchão mais firme do que uma pessoa que dorme de lado na cama. Ao dormir em um lado só, o colchão deve ser suave o su-ficiente para permitir que os ombros e quadris se afundem o necessário para evitar pontos de pressão”.

Page 47: VITRINI ED 57

VITRINI 47

Bem-estar

Dores lombares x colchãoCom a grande variedade de colchões no mercado, escolher o colchão certo pode

ser difícil. A fisioterapeuta Chefe do Instituto Affonso Ferreira (IAF), Sylvia Helena Ferreira da Cunha Henriques, nos falou sobre algumas diretrizes práticas para ajudar pacientes com dor lombar a escolher o melhor colchão para o apoio das costas e conforto do sono:

1. Procure um colchão que faça você se sentir confortável (“a preferência pessoal deve determinar o melhor colchão”);

2. Busque produtos de boa qualidade;

3. Opte por colchões nem muito duros nem muito moles. A firmeza ideal para o peso e a altura pode ser verificada em tabelas disponíveis em lojas deste tipo de produto;

4. Saiba a hora certa de trocar de colchão. Colchões muito velhos ou com afun-damentos devem ser trocados, uma vez que podem forçar as curvaturas da coluna vertebral e levar a dores, além de acelerar processos degenerativos. “Um colchão de boa qualidade pode durar em média cinco anos (com todas as qualidades que permi-tam uma noite tranquila, sem dor, com bom sono). Com o tempo, no entanto, ele irá se desgastar gradualmente (embora, nem sempre se perceba logo a necessidade da troca), perdendo apoio e conforto nos materiais de amortecimento e/ou de espuma, além de perder a capacidade de recuperar a altura”;

5. Colchões para casais devem ter espaço suficiente para o casal mover-se livre-mente (em que cada pessoa pode dormir em várias posições sem perturbar a outra).

A melhor maneira de dormir

Tão importante quanto à escolha do colchão é a posição do corpo durante o sono. Por isso, dentro das possibilidades, é impor-

tante procurar a melhor posição para deitar-se. “Levando em conta as curvaturas da coluna, sabe-se que dormir de barriga para baixo preju-dica as estruturas da coluna vertebral, além de causar problemas estéticos principalmente nas mamas. Assim, para dormir, são recomendadas as posições de lado e de barriga para cima, porém com auxílio de travesseiros, que deverão preen-cher espaços permitindo melhor acomodação de todo o corpo ao colchão”, afirma a fisioterapeuta Sylvia Helena Ferreira da Cunha Henriques.

Se a posição escolhida para dormir for a deitado de lado, recomenda-se o uso de um

travesseiro para apoiar a cabeça, com uma altura que preencha o espaço entre a orelha e o ombro, mantendo assim o pescoço alinhado. Outro travesseiro deve ser usado entre os joe-lhos, evitando que uma perna caia sobre a outra, o que pode causar dores lombares.

Já se a posição escolhida para dormir for a de barriga para cima, o travesseiro de apoio da cabeça deve apenas preencher o espaço entre o pescoço e a cama, sem permitir que a cabeça fique caída para trás ou elevada demais. Deve-se ainda usar um travesseiro alto embaixo dos joelhos, pois, ao manter as pernas levemen-te flexionadas, se obtém um alinhamento da curvatura lombar (lordose) evitando possíveis lombalgias.

Page 48: VITRINI ED 57

VITRINI48

Informe

Moradores de Tietê não precisam mais se deslocar até Cerquilho ou Piracicaba para realizar exames diagnósticos. No dia 15 de outubro, foi inaugura-

da no município uma unidade de diagnósticos do Centro Médico São José, tradicional clínica de reabilitação, exames e cuidado com a saúde da cidade de Cerquilho, que é referência em toda a região.

Instalado em um espaço amplo, de 500m², o Centro Médico São José Diagnósticos de Tietê conta com os mais modernos equipamentos de diagnóstico por imagem, como um tomógrafo de 16 canais, o mais avançado da região, trazendo ainda mais qualidade, precisão e agilidade aos exames. Além da tomografia, a unidade também realiza mamografia digital, densito-metria óssea de corpo total, cálculo de massa corpórea, ultrassonografia e raio-x digital.

De acordo com Dr. Maurício Mod, médico respon-sável pelas empresas do Centro Médico São José, com fomento do Banco do Brasil, foram investidos R$ 500 mil para a construção da nova unidade de exames em Tietê e mais R$ 1,5 milhão, aproximadamente, na compra dos equipamentos de última geração. “Teremos as mais avançadas tecnologias em exames de imagem. O centro de diagnósticos de Tietê será o único da região com o tomógrafo de 16 canais, que é mais preciso e ágil na hora do exame”, explica o médico.

O novo Centro Médico São José Diagnósticos aten-de convênios médicos e, em breve, também os exames

Tietê agora tem Centro Médico São José Diagnósticos

realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em par-ceiras com a Prefeitura. “Estamos em negociação para que, logo, todas as pessoas sejam beneficiadas pelo serviço, que é de extrema importância. A população de Tietê não precisa mais sair da cidade, contando com um espaço moderno e equipado para a realização de todos esses exames com qualidade”, destaca Dr. Maurício.

Ecoexames - Todos os exames de imagem realiza-dos no Centro Médico São José Diagnósticos de Tietê, assim como na clínica em Cerquilho, serão ecológicos, ou seja, digitalizados, sem a necessidade do uso de produtos químicos para a revelação dos filmes. Se desejar, o paciente pode levar um CD com as imagens para casa e dispor das impressões em filme apenas em casos de extrema necessidade, contribuindo com o meio ambiente e ganhando velocidade e eficiência.

O ecoexame, explica Dr. Maurício Mod, pode ser visto, em questões de segundos, na tela do computa-dor do médico e compartilhado com colegas para uma segunda opinião. Além disso, a definição da imagem é infinitamente melhor, minimizando dúvidas e até possíveis equívocos de diagnóstico.

O Centro Médico São José Diagnósticos está loca-lizado na Rua dos Expedicionários, 374, em frente ao Lar São Vicente de Paulo. Para mais informações, ligue para (15) 3285-4848.

Fonte: Angeline Giamboni - Q! Notícia Comunicação

Foto

/Div

ulga

ção

Page 49: VITRINI ED 57

VITRINI 49

Page 50: VITRINI ED 57

VITRINI50

Mundo Pet

Gatos e donos felizes

Quem tem gatos em casa sabe que muitas vezes é difícil deixar os mó-veis sem arranhões. Sofás, cadeiras, portas, cortinas... tudo pode ser um

atrativo para eles. Para afiarem as unhas, demarcarem território ou até mesmo para se entreterem e se exercitarem, os gatos acabam arranhando diferentes peças da casa. “Estes

animais têm como comportamento natural a arranhadura, seja ela para manutenção das unhas ou para marcação de território e comuni-cação. Nas patas e na região da face os mesmos possuem glândulas que contêm feromônios, que acabam sendo depositados nos lugares em que os gatos arranham, demarcando este territó-rio”, afirma Dra. Fernanda Fragata, diretora

Arranhadores são peças em diferentes

modelos confeccionados com o intuito de atrair

os gatos, sendo um lugar onde eles podem

brincar e arranhar à vontade

Arranhadores ajudam gatos a afiarem as unhas sem danificar móveis da casa

Page 51: VITRINI ED 57

VITRINI 51

Mundo Pet

do Hospital Veterinário Sena Madureira de São Paulo/SP. Por isso os gatos, em geral, acabam sendo atraídos novamente para estes lugares.

Para evitar que os móveis acabem danifi-cados existem no mercado diversos produtos, entre eles os arranhadores. Arranhadores são peças em diferentes modelos confeccionados com o intuito de atrair os gatos, sendo um lugar onde eles podem brincar e arranhar à vonta-de. “Os arranhadores são uma boa forma dos gatos terem um local para higiene das unhas

e marcação, entretanto é necessário avaliar qual o melhor arranhador para o gato. Alguns animais, por exemplo, gostam de arranhar em superfícies horizontais e outros, em verticais. Assim, o arranhador deve seguir o gosto do animal”, comenta Dra. Fernanda Fragata.

Feitos em diferentes materiais como sisal, tapete, madeira, pelúcia etc., alguns modelos possuem inclusive produtos que buscam atrair ainda mais os gatos (como a erva catnip, por exemplo), brinquedos e casinhas.

Page 52: VITRINI ED 57

VITRINI52

A compra de um imóvel na planta é um sonho que pode se transformar em pesadelo caso os prazos de entrega do apartamento não sejam cumpridos. A ne-

gociação começa com a formalização da proposta de aquisição da unidade e com a consequente assinatura do compromisso de compra e venda. Porém, o que não se espera e ocorre muitas ve-zes, é o atraso na entrega do empreendimento e a cobrança de taxas e valores acima dos per-mitidos por lei. Estas situações têm se tornado constantes em consequência ao aquecimento do mercado imobiliário e vêm ocasionando diversos problemas enfrentados pelos compradores com relação às construtoras.

O contrato de compra e venda, na maioria das vezes, prevê o prazo de tolerância de atraso na obra de até 180 dias. Um prazo que tem sido tolerado pelo Poder Judiciário. Porém, após este período assiste ao promitente comprador o direito a indenização pela mora da construtora, condenação esta costumeiramente aplicada pela justiça no valor correspondente ao valor da locação do bem. Ou seja, em uma remuneração mensal equivalente a 1% do preço ajustado do imóvel, contado após o período de tolerância de 180 dias até a efetiva entrega das chaves.

Outro direito que assiste ao comprador, que foi objeto de decisão do STJ, é que a responsa-bilidade pelo pagamento das cotas condominiais somente podem ocorrer a partir da entrega das chaves. Antes deste momento cabe à construtora quitar os débitos condominiais que passam a exis-tir da instalação do condomínio, independente do que diga o compromisso de compra e venda. Na prática, as construtoras, após a instalação do condomínio, transferem a responsabilidade do pagamento das cotas condominiais ao comprador mencionado cláusula existente neste sentido no contrato de compra e venda, quando não lançam a cobrança de despesas para custeio do prédio com base no contrato de compra e venda que “permite”, em desacordo com o entendimento

Imóvel na planta: sonho ou pesadelo?

do STJ, a cobrança a partir do habite-se.Algumas construtoras cobram ainda juros

sobre as parcelas pagas antes da entrega das chaves, o que também é ilegal e já decidido pelo STJ. Somente após a entrega das chaves é que pode incidir juros. Até a entrega das chaves as parcelas podem sofrer a correção monetária pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC).

Goza o comprador do direito de rescindir o contrato a qualquer tempo, independente do atraso, conforme estipula a Súmula 01 do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP): “O Compromissário comprador de imóvel, mesmo inadimplente, pode pedir a rescisão do contrato e reaver as quantias pagas, admitida a compensação com gastos próprios de adminis-tração e propaganda feitos pelo compromissário vendedor, assim como com o valor que se arbitrar pelo tempo de ocupação do bem”.

Quando o consumidor/comprador optar em rescindir o contrato, independente de motivo, entende-se razoável a retenção de até 25% do va-lor. Porém, se existir quebra contratual por parte da construtora, por exemplo, no caso de atraso superior aos 180 dias de tolerância, o consumir pode optar em rescindir o contrato e receber o valor integral pago devidamente corrigido.

Por Rodrigo Karpat, advogado especialista em Direito Imobiliário e sócio do escritório Karpat Sociedade de Advogados - [email protected].

Foto

/Div

ulga

ção

Negócios

Page 53: VITRINI ED 57

VITRINI 53

Page 54: VITRINI ED 57

VITRINI54

Por mais economia e menos poluição

Injeção eletrônica funcionando adequadamente é sinônimo de economia de combustível

e um meio ambiente mais saudável

Todos que possuem carro já ouviram fa-lar em injeção eletrônica. Mas não são todos que sabem a sua função.

A injeção eletrônica é responsável por regular a quantidade de combustível lança-da no motor e a entrada de ar no mesmo para combustão. Através de sensores e atuadores, a injeção eletrônica informa e abastece o motor com a quantidade de combustível ideal e ar necessário para que a combustão seja feita com o melhor rendimento do combustível e menos emissão de gases poluentes. Desregulada, a injeção eletrônica pode levar a falhas no motor

Aparelho de Scanner utilizado em revisão da injeção eletrônica do veículo

(os famosos “soquinhos”/trancos), além do gasto maior de combustível e do aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera.

Por isso, ao sinal de problemas, a indicação é levar imediatamente o veículo a uma oficina autorizada ou especializada. “Uma revisão pre-ventiva também é indicada, em geral, a cada 15mil quilômetros”, afirma Marcelo Kian, pro-prietário da Auto Elétrica Kian de Tietê/SP. “Na revisão fazemos um escaneamento do sistema e, caso seja verificado algum problema, fazemos uma revisão mais detalhada com a utilização de um aparelho que faz a leitura da emissão de

Autos

Page 55: VITRINI ED 57

VITRINI 55

gases que saem do escapamento, além de trocas de peças e limpeza do sistema, se necessários”, completa Marcelo.

Ainda de acordo com o proprietário da Auto Elétrica Kian, a falta de manutenção na injeção eletrônica pode levar a falhas constantes no motor e à consequente agressão a outras peças

Marcelo Kian, proprietário da Auto Elétrica Kian, com aparelhos scaner e aparelho que faz a leitura de gazes que saem do escapamento do veículo

importantes do veículo, comprometendo todo o sistema do motor.

Para revisão procure sempre um profissional ou estabelecimento (autorizado ou especializado) de sua confiança. Mais informações sobre o veículo e seus componentes podem ser verificadas junto ao manual do proprietário do veículo.

Autos

Page 56: VITRINI ED 57

VITRINI56

ingredientes/massa:2 colheres (sopa) de fermento biológico seco2 colheres (sopa) de açúcar

1 xícara de leite1 xícara de caldo de carne ou frango3 gemas1 ovo1/2 xícara de margarina1 xícara de queijo ralado

7 xícaras de trigoOrégano a gosto

Modo de preparo: Coloque os ingredientes em uma tigela na ordem e vá me-

xendo e acrescentando o trigo aos poucos até o ponto certo, quando começar a soltar das

mãos. Deixe descansar por 30 minutos. Abra e coloque o recheio, separe a massa

no tamanho desejado e boleie, descansan-do na forma até chegar à borda ou no tama-nho desejado. Pincele ovo com margarina,

polvilhe queijo ralado e leve para assar por aproximadamente 25 minutos.

Recheio: Faça um recheio da “Car-

ne Seca” Vapza com catupiry, modele as bolinhas recheando-as e

leve para a forma de cupcakes.

Cupcake Salgado

Receita sugerida por Vapza (indústria

paranaense produtora de alimentos cozidos

a vapor e embalados a vácuo) e enviada pela

assessoria de imprensa da marca: Texto Imagem As-sessoria de Comunicação.

Foto

/Div

ulga

ção.

Receita

Especial de Carne Seca com Catupiry

Page 57: VITRINI ED 57

VITRINI 57

Receita

ingredientes/Massa:0,200kg de farinha de trigo grossa 0,100kg de manteiga sem sal 0,100kg de açúcar 2 unidades de ovos (1 ovo inteiro e uma gema) 1 pitada de sal Modo de preparo/massaNuma bacia, misturar a farinha com o

açúcar e a manteiga com as mãos até for-mar uma farofa. Colocar o ovo e misturar bem até formar uma massa homogênea. Se precisar (se a massa estiver um pouco mole) acrescentar mais um pouco de farinha. Abrir a massa e forrar uma forma de 20cm de diâmetro. Reservar o restante de massa para fazer as tiras.

ingredientes/recheio500g de goiabada cascão

Modo de PreparoEm uma panela colocar a goiabada picada com duas

colheres de sopa de água e levar ao fogo até ficar cremo-sa. Não deixar muito mole para não derramar na hora em que estiver assando a torta. Deixe esfriar e coloque sobre

Torta de Goiabada

a forma forrada com a massa. Abra o restante de massa com o rolo e corte tiras de 1cm. Colocar as tiras na torta formando um quadriculado. Com um pincel passar gema na torta e assar em forno 180 graus por 40 minutos.

Receita disponibilizada por “Vania Rotisserie”, localizada em São Paulo/SP. Fonte: Assessoria

de imprensa da AÇÃO & COMUNICAÇÃO

Foto

/Div

ulga

ção

Page 58: VITRINI ED 57

VITRINI58 viTRiNi58

Informe

Mais que uma bonita vitrine com as mais diferentes marcas de óculos (solar ou receituário) com grifes famosas (nacio-nais ou internacionais), uma boa óptica

não se completa totalmente se não possuir:• Um moderno laboratório óptico;• Técnico em óptica, presente e perma-

nente;• Uma excelente equipe de vendas.Infelizmente, nos dias de hoje, devido às

novas legislações vigentes, as ópticas atuais não são mais obrigadas a manterem laboratórios de montagens e surfaçagens para conseguirem alvarás de funcionamento tornando-se meros pontos de vendas. Devido à falta de assistência pós-vendas por parte de alguns fabricantes, é muito comum hoje, os clientes, quando têm seus óculos quebrados, correrem o risco de ter que ficar sem os mesmos, na iminência de não haver

Óptica Moraes (Desde 1980) UMA ÓPTICA DE VERDADE

Óculos com MAioR CoNFoRTo + PREço JuSTo = CLiENTE SATiSFEiTo

Tel.: (15) 3282-3034Largo São Benedito, 07 - Centro - Tietê/SP

ninguém que possa consertá-los no momento oportuno. Sendo assim, preocupados em resol-ver esta questão da forma mais rápida possível, nós da ÓPTICA MORAES, além de possuirmos um moderno laboratório óptico de montagens com máquinas computadorizadas de alta precisão, investimos em uma completa oficina de reparos, para facilitar e agilizar:

• Trocas de parafusos, plaquetas, ponteiras, hastes e uma máquina específica para soldas de armações de metal e acetato. Esses trabalhos são realizados por pessoas com alto grau de habilidade para tal.

É dessa forma que estamos trabalhando, com profissionalismo sério, desde a nossa fundação em 1980, ou seja, 32 anos dedicados aos nossos clientes, proporcionando-lhes satisfação e bem-estar, contribuindo assim com maior conforto para uma boa visão. Sempre que existir serieda-de, a qualidade permanecerá para sempre. Esse é o nosso lema.

Page 59: VITRINI ED 57

VITRINI 59

Page 60: VITRINI ED 57

VITRINI60 viTRiNi60

Page 61: VITRINI ED 57

VITRINI 61

Page 62: VITRINI ED 57

VITRINI62 viTRiNi62

Page 63: VITRINI ED 57

VITRINI 63

Page 64: VITRINI ED 57

VITRINI64 viTRiNi64 viTRiNi64

Page 65: VITRINI ED 57

VITRINI 65

Page 66: VITRINI ED 57

VITRINI66

Page 67: VITRINI ED 57

VITRINI 67

Page 68: VITRINI ED 57

VITRINI68