VêM AÍ AS INSCRIÇÕES PARA DELEGADO SINDICAL§ão do Local de Trabalho (OLT) como ferramenta...

4
...CORREIOS... IMPRESSO ESPECIAL 9912242903/2009- DR/MG SINDEESS/MG ED. 42 ANO 5 JANEIRO DE 2015 VÊM AÍ AS INSCRIÇÕES PARA DELEGADO SINDICAL SINDEESS Rua Floresta, 114 - Bairro Floresta DEVOLUÇÃO GARANTIDA CORREIOS CEP: 31015-174 - Belo Horizonte/MG PÁG. 04 JURÍDICO SINDEESS EM AÇÃO DENÚNCIAS PÁG. 02 É HORA DE REFORÇAR A ORGANIZAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO CONTRA OS ATAQUES DOS PATRÕES E DO GOVERNO, RUMO A UMA CAMPANHA SALARIAL VITORIOSA NESTE ANO. PÁG. 02 PÁG. 03 PARTICIPE DAS PRINCIPAIS TAREFAS DA DIRETORIA E DELEGADOS DO SINDEESS NESTE PRIMEIRO SEMESTRE SINDEESS GARANTE DISPENSA DO TRABALHADOR DE CUMPRIR AVISO QUANDO COMPROVADO A OBTENÇÃO DE NOVO EMPREGO CONFIRA AS DENÚNCIAS ENVIADAS POR TRABALHADORES DE DIVERSOS HOSPITAIS DA CIDADE

Transcript of VêM AÍ AS INSCRIÇÕES PARA DELEGADO SINDICAL§ão do Local de Trabalho (OLT) como ferramenta...

Page 1: VêM AÍ AS INSCRIÇÕES PARA DELEGADO SINDICAL§ão do Local de Trabalho (OLT) como ferramenta fundamental para reforçar a luta contra os ataques no ambiente de trabalho. A Cipa,

...CORREIOS...

IMPRESSO ESPECIAL

9912242903/2009- DR/MGSINDEESS/MG

ed. 42 ano 5janeiro de 2015

VêM AÍ AS INSCRIÇÕES PARA DELEGADO SINDICAL

SINDEESSRua Floresta, 114 - Bairro Floresta

DEVOLUÇÃOGARANTIDA

CORREIOS

CEP: 31015-174 - Belo Horizonte/MG

Pág. 04

juRÍDICOSINDEESS EM AÇãO DENúNCIAS

Pág. 02

É HORA DE REFORÇAR A ORgANIZAÇÃO NO LOCAL DE TRABALHO CONTRA OS ATAQUES DOS PATRÕES E DO gOVERNO, RUMO A UMA CAMPANHA SALARIAL VITORIOSA NESTE ANO.

Pág. 02

Pág. 03

PARTICIPE DAS PRINCIPAIS TAREFAS DA DIRETORIA E DELEgADOS DO SINDEESS NESTE PRIMEIRO SEMESTRE

SINDEESS gARANTE DISPENSA DO TRABALHADOR DE CUMPRIR AVISO QUANDO COMPROVADO A OBTENÇÃO DE NOVO EMPREgO

CONFIRA AS DENÚNCIAS ENVIADAS POR TRABALHADORES DE DIVERSOS HOSPITAIS DA CIDADE

Page 2: VêM AÍ AS INSCRIÇÕES PARA DELEGADO SINDICAL§ão do Local de Trabalho (OLT) como ferramenta fundamental para reforçar a luta contra os ataques no ambiente de trabalho. A Cipa,

janeiro de 2015 ed 422

dispensa de cumprimento de Aviso Prévio

jURíDICO

NOVO CONVêNIO

EM AÇÃO

Começamos o ano já em ritmo acelerado e com alguns trabalhadores com propostas de novos empregos. Por isso, o departamento jurídico do Sindeess alerta a categoria quanto aos direitos e deveres em caso de mudança de emprego. Veja o que consta no Acordo Coletivo:

Provando o Empregado a obtenção de outro emprego no curso de aviso prévio dado pelo empregador e/ou empregado, ficará o empregado dispensado do cumprimento restante do aviso, desobrigando-se a empresa e/ou empregado do pagamento dos dias restantes não trabalhados.

Parágrafo Único – Assegura-se, ao empregador, o direito de exigir que o documento comprobatório do novo emprego esteja abonado pelo Sindicato Profissional.

Mas atenção! Essa cláusula vale apenas para as empresas que possuem acordo em separado com o Sindeess. Entre em contato com o Sindicato para verificar se a empresa em que você trabalha possui esse acordo.

Participe das principais tarefas da diretoria e delegados do SindeeSS nesse primeiro semestre

Especialistas fazem uma análise de conjuntura e preveem um 2015 cheio de crises. Também não é por menos: a cor-rupção está instalada em todos os seto-res da sociedade. Recentemente vimos um escândalo em nosso setor. O Grupo Santa Casa/SP está mergulhado em uma roubalheira que envolve milhões. Isso traz à tona o que o sindicato sempre afir-ma: saúde dá lucro. Ele só não aparece por que existe muita falcatrua.

Diante disso, devemos preparar uma forte intervenção para o ano que se ini-cia. Estamos diante de algumas tarefas para as quais é fundamental termos a participação de toda a categoria, pois está provado que o dinheiro existe. O que os gestores não fazem é priorizar os recur-sos para melhorar as condições de vida da classe trabalhadora.

• NOVAS ELEIÇÕES PARA DELEGADO SINDICAL

• CAMPANHA SALARIAL 2015• LUTA EM DEFESA DO PISO

SALARIAL E DAS 30 HORAS SEMANAIS

• REVITALIZAR AS SECRETARIAS DE NEGROS, MULHERES E LGBT

• CONTINUAR E AMPLIAR O COMBATE AO ASSÉDIO MORAL, PÉSSIMAS CONDIÇÕES E SOBREGARCA DE TRABALHO

• 1º CONGRESSO DA CSP CONLUTAS/SP (junho/2015)

QUEREMOS VOCê NESSAS ATIVIDADES. VENHA E CHAME SEU COLEgA. PARTICIPE!

Agora o trabalhador sindicalizado terá desconto na adesão de planos de saúde Unimed-BH, através da administradora de benefícios Valem. Além de mensalidades a partir de R$68,00 e isenção de carência (exceto para doenças e lesões preexistentes e partos a termo) até 24 de fevereiro de 2015.

o Sindeess acaba de fechar um convênio na área da saúde!

O ano começou e o cenário econômico, para o trabalhador no Brasil, não é nada positivo. Os primeiros atos da presidente reeleita, Dilma Roussef (PT) apontam cortes em benefícios e juros mais altos, medidas que atingem direta-mente o bolso do trabalhador.

As medidas governamentais representam um golpe contra a economia dos trabalhadores. Por exemplo, o trabalhador que, hoje, entra no mercado de trabalho, pode requerer o seguro desemprego, tendo como período de carência um intervalo de tempo de 6 meses. Com a mu-dança promovida pelo governo, esse período de carência aumenta para 18 meses. Quando da segunda solicitação, ele terá que ter trabalhado, pelo menos, 12 meses. Ou seja, Dilma econo-miza tirando direitos da classe trabalhadora.

No caso do abono salarial, que é pago anual-mente, novamente o governo economiza recur-sos, mas, para isso, retira direitos da nossa classe. Hoje, o trabalhador consegue emprego e, mui-

tas vezes, devido à alta rotatividade, é mandado embora pelo patrão antes de completar 6 meses de firma. Ainda assim, ele tem direito ao abono. Com a nova medida do governo, o assalariado só terá direito ao benefício se tiver trabalhado por, pelo menos, seis meses com carteira assi-nada no ano anterior.

Além disso, vai ficar mais difícil conseguir o benefício da pensão. Hoje, se um jovem começa a trabalhar numa determinada firma, e por uma fatalidade, perde a vida, com menos de um ano de atividade profissional, a família não fica desa-mparada e recebe a pensão. Agora, o governo instituiu prazo de “carência” de 24 meses de con-tribuição do segurado para que o dependente receba o benefício. No novo quadro, a mulher do trabalhador ficará desamparada. Por fim, o auxílio doença só será pago pelo governo depois de afastamento de 30 dias, e não mais de 15 dias, como é hoje.

Fonte: http://www.pstu.org.br

2015 começa mal para os trabalhadores!

Page 3: VêM AÍ AS INSCRIÇÕES PARA DELEGADO SINDICAL§ão do Local de Trabalho (OLT) como ferramenta fundamental para reforçar a luta contra os ataques no ambiente de trabalho. A Cipa,

3

VêM AÍ AS INSCRIÇÕES PARA DELEGADO SINDICALreForÇar a orGaniZaÇÃo no LoCaL de TraBaLHo ConTra oS aTaQUeS doS PaTrÕeS e do GoVerno, rUMo a UMa CaMPanHa SaLariaL ViTorioSa e UM SindiCaTo MaiS rePreSenTaTiVo eM 2015.

Há anos o Sindeess vem utilizando a Organiza-ção do Local de Trabalho (OLT) como ferramenta fundamental para reforçar a luta contra os ataques no ambiente de trabalho. A Cipa, se bem acompa-nhada, pode cumprir um papel fundamental em defesa da Saúde e Segurança dos Trabalhadores. Paralelo a ela, conquistamos, através da Conven-

ção Coletiva e Acordo Coletivo, a possibilidade de eleger Delegados Sindicais em várias empresas. Dessa conquista, o Sindeess não abre mão.

Em cumprimento às exigências legais, estamos lançando o edital, convocando todos os trabalha-dores das empresas. O edital também estará fixa-do no quadro de aviso. FIQUE ATENTO!

EDITAL gERAL DE CONVOCAÇÃO

PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTANTE DOS

EMPREgADOS / DELEgADO SINDICAL

O SINDICATO DOS EMPREgADOS EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇO DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE, CAETÉ, VESPASIANO, SABARá - SINDEESS convoca todos os trabalhadores a participar das eleições em que escolherão o representante dos empregados/delegado Sindical, eleito exclusivamente pelos funcionários da empresa em que trabalham, com a finalidade de promover o entendimento entre os trabalhadores e os empregadores. Fica aberto o prazo de inscrição a todos os interessados, de 2 a 12 de fevereiro de 2015. os candidatos deverão comparecer à sede do Sindicato, situado à rua Floresta, nº. 114, Bairro Floresta, Belo Horizonte/MG, no horário das 8h às 16h, munidos de crachá e rG. as eleições serão realizadas no período de 24 a 27 de fevereiro e de 2 a 6 de março/2015, sendo dois dias por empresa a ser divulgado em material específico previamente. josé Maria Pereira – Presidente.

SAIBA MAIS SOBRE O DELEgADO SINDICAL1) O que é Delegado Sindical?É o representante eleito pelos trabalhadores que tem a missão de acolher as demandas dos

colegas de trabalho, levando-as ao conhecimento do Sindicato, bem como repassar as informa-ções adquiridas no Sindicato ao local de trabalho.

2) Quem está apto a se candidatar ao cargo de Delegado Sindical?Todos aqueles que são representados pelo Sindeess.

3) Preciso ter experiência para ser Delegado Sindical?Para exercerem o mandato com tranquilidade, o Sindicato instrumentaliza os eleitos através

de cursos e materiais.

4) Qual a vantagem de ser um Delegado Sindical?

Detém estabilidade durante o mandato de um (01) ano e mais um (01) ano após o mandato. Apesar de não ser remunerado, adqui-re muitos conhecimentos e contribui na luta por melho-res condições de trabalho.

5) E a categoria tem ganhos?

A relação de base com a diretoria do Sindica-to fica mais próxima quando existe um Dele-gado Sindical atuante. Portanto, escolha bem quem será o represen-tante da categoria no local de trabalho.

Não importa seu grau de conhecimento. Se a categoria o elegeu, o Sindeess te capacita!

Page 4: VêM AÍ AS INSCRIÇÕES PARA DELEGADO SINDICAL§ão do Local de Trabalho (OLT) como ferramenta fundamental para reforçar a luta contra os ataques no ambiente de trabalho. A Cipa,

4

expedienteSINDEESS em Ação é uma publicação do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de BH e Região. Rua Floresta, 114. Bairro Floresta. Belo Horizonte. MG. Telefone: 2102-2665 - Fax:21022656.

E-mail: [email protected] | site: www.SINDEESS.org.br

Diretoria 2013/2016: José Maria Pereira; Claudenice Lourenço da Silva; Maria Josefina Souza da Silva; Adnalva Alves de Oliveira; Joaquim Valdomiro Gomes; Willian Rosa Romão; Marcelo Ferreira Bento; Hylton Luiz Rocha; Marlene

Garcia da Silva dos Santos; Ana Maria Auxiliadora Teles César; Adolfo Matozinhos Bento; Vânia Carvalho Pinheiro; Ana Izabel de Oliveira Nascimento; Lauro Pedro Gonçalves; Valdinei Morais Lima; Edson de Souza Pinho; Roberto Antônio Verônica; Aléxia da Conceição de Paula Souza; Andreza Barros de França.

Edição e projeto gráfico: Movimento Comunicação Integrada. Tiragem: 12 mil exemplares. Gráfica: Sempre Editora

janeiro de 2015 ed 42

rede mater deiCME - O hospital aumentou e o número de funcionários continua o mesmo. Não existe local de descanso.

hospital belo horizonteManutenção - Trabalhadores reclamam de sobrecarga de trabalho e má distribuição de serviço. Oficiais de pedreiro, pintura e bombeiro têm que se desdobrar nas tarefas, muitas vezes pertinentes à terceirização já que as mesmas se tratam de OBRA DE GRANDE EXTENSÃO.Tarefas são sempre desempenhadas sem os respectivos ajudantes.Mudança no setor à revelia, como por exemplo, fechamento da área de trabalho dos pintores.

hospital mater dei – contorno Estacionamento - Segundo trabalhadores, supervisor falta com respeito os funcionários, impondo leis de disciplina exageradas.

hospital mater dei – sto agostinho - Local inadequado de descanso para funcionários. Existe uma poltrona para seis funcionários.

- Faltam funcionários no final de semana e sobrecarga de trabalho (Bloco 2). Apenas um funcionário no setor com vários pacientes (entre 6 e 10 pacientes).

Higienização - Funcionários do setor estão sentindo tratamento diferenciado em relação ao demais. A chefia, que deveria cumprir um papel de integração entre os funcionários, tem atitudes grosseiras, não acolhendo com sensibilidade as reivindicações do grupo. Esperamos que essa seja uma iniciativa isolada dela. Queremos uma solução por parte da direção.

Radiologia - Assédio moral da coordenação do setor de radiologia juntos aos funcionários, que são ameaçados de advertência se não realizarem serviços que não são de responsabilidade do setor. Não recebemos a Participação de Lucros, nos sendo informado que não conseguimos a meta. Todo ano é isso. Queremos uma comprovação de que a meta não foi alcançada.Chefe da higienização leva funcionária aos setores para perguntar se a limpeza está sendo bem feita. Isso não é o correto, pois expõe a trabalhadora. O Sindicato está de olho.

o sindicato, além de publicar no jornal, encaminha todas as denúncias ao departamento jurídico.

*MENSALIDADE SINDICALEm 2015 o valor da mensalidade do SINDEESS passou a ser de 5,54% do salário mínimo, o equivalente a R$43,65. A associação ao Sindicato é facultativa.

o sindeess oferece aos associados* e dependentes descontos e vantagens com os seguintes convênios:

CLINICAL CENTER - CONSULTAS GRATUITAS 31 3272-7360 Associados têm direito a uma consulta gratuita e retorno no mesmo mês da consulta. Exames laboratoriais e odontológicos terão desconto para associados direto na clínica. É indispensável apresentar carteirinha e contra cheque com desconto ao realizar procedimentos ou consultas. Sem esses documentos o atendimento não será realizado.

ALL SAúDE - CONSULTAS GRATUITAS 31 2138-2100ODONTOLOGIA - DRA VIVIANE FREITAS 31 3072-6044EMI - CENTRO AVANÇADO EM DIAGNóSTICOS 31 3298-5544MAIS ODONTO 31 3271-1355SOS SORRISO 31 3274-5310óTICA VISOLENTES 31 3082-2111 - 31 3464-4450INSTITUTO MINEIRO DE RADIOLOGIA 31 3317-0900PSICOLOGIA - SORAIA MARCOS ANGELO 31 9134-7782PSICOLOGIA - LARISSA BORGES 31 9197-7212PRó-SAúDE OCULAR – CLíNICA CHRISTIANO BARSANTE

31 3234-1062 e 3234-1092

ASSESSORIA JURíDICA GRATUITA PARA SóCIOS 31 2102-2665FACULDADES PITáGORAS 31 2111-2300 - 31 2111-2308FACULDADE SÃO CAMILO 31 3308-6820 - 31 3308-6812THE BEST IDIOMAS 31 3222-5818ICBEU - LíNGUAS 31 3271-7255CCAA - LíNGUAS 31 3372-0875FACULDADE NOVO HORIZONTE 31 3293-7000

CLUBE MINAS ACQUA PLAY

31 2102-2657ACADEMIA FITNESS (FLORESTA) 31 3442-0530CLUBE COLINA 31 3384-3406 COLôNIA DE FÉRIAS PRAIA DO MORRO (GUARAPARI) XX (31) 3742-1722 - atendimento em Ouro Branco

FUTURE TOUR VIAGENS 31 3274-0193RIO DE PEDRAS - ITABIRITO 31 3309-1170

SAÚDE

EDUCAÇÃO

LAZER

hospital sofia feldmanCartão Alimentação - O hospital é um dos poucos que não oferece o cartão-alimentação e não fornece refeição gratuita para os funcionários. O Sindeess já está tomando as providências necessárias.

santa casa - sabaráA demonstração de que os gestores da Santa Casa Sabará não estão dando a mínima para a instituição é o estado de abandono em que a mesma está vivendo. As torneiras e descargas estão com vazamento, portas e janelas estão sem trancas e falta dedetização. O hospital está infestado de animais peçonhentos.

unimed bhSetor Internação - Devido a várias denúncias feitas, o sindicato se reuniu com o setor de RH e coordenação e pediu solução para os problemas, principalmente sobrecarga de trabalho e remanejamento do 6º andar/noite o mais rápido possível. Estamos de olho!

grupo santa casaHigienização - Gerência da higienização e limpeza restringiu as trabalhadoras do plantão noturno de participar da festa de confraternização da empresa. Entendemos que isso é descriminação. O Sindicato luta para que isso não aconteça.

Lavanderia - A empresa que presta serviço para o Grupo Santa Casa fornece roupa úmida. Os trabalhadores não aguentam mais trabalhar assim. Reclamam para chefia e nada faz, o problema continua. Além de roupa úmida, também existem agulhas e objetos pérfurocortantes em meio à rouparia.

CEM - Segundo denúncias, tem ocorrido abuso de poder por parte dos supervisores, que distribuem advertência por qualquer motivo. São grosseiros e arrogantes com os funcionários. Falta agilidade para lidar com a saúde do povo, principalmente gestantes, quando necessitam de encaminhamento com urgência para a maternidade. As condições de trabalho são precárias e o carrinho de emergência é muito velho, o que dificulta os trabalhos.A supervisora está privilegiando alguns e desprezando outros, de acordo com denúncias. Não existe hora de descanso e lanche para quem fica no “arsenal”. Não existe rodízio entre os funcionários.

hospital são francisco - concórdiaSND - A técnica de nutrição é arrogante. Chama atenção dos funcionários na presença dos demais, aplica advertência mesmo depois ter passado muitos dias após algum fato ter acontecido.

Portaria - As chefias do setor agora querem proibir que as funcionárias venham de sandálias, shorts, bermudas e vestidos decotados. O que eles não sabem é respeitar o direito de ir e vir das pessoas, e que, se não pode entrar com essas vestimentas, que o hospital faça um vestiário na entrada ou forneça um uniforme que dê condições aos funcionários de usá-lo no trajeto de casa para o trabalho.O portão de carga do hospital está com o motor quebrado há mais de dois meses. Os porteiros têm que empurrar o portão pesado manualmente. Isso já conteceu outras vezes e a empresa não toma atitude.

hospital são francisco - sta. luciaPoste de Enfermagem - Técnica de enfermagem do plantão noturno ímpar é suspensa por dois dias, sob acusação de não cumprir procedimento prescrito: “passar pomada e realizar bochecha nos horários determinados pela médica”. No entanto, a funcionária alega ter feito o procedimento, embora a diretoria não tenha dado ouvidos. Simplesmente foi punida. Segundo a técnica, há testemunha de que realizou o procedimento. Esperamos que a diretoria ouça também o lado dos funcionários.

Higienização - A sala da encarregada e funcionárias é localizada debaixo da rampa, sem ventilação e mal dá para uma pessoa ficar em pé. A mesma coisa acontece com a segurança do trabalho: debaixo da escada. Sem contar as condições dos vestiários masculino e feminino e do descanso da enfermagem.