vol2

6
Conceição, Octavio Augusto Camargo, 1953- ...[et al.] TRêS DéCADAS DE ECONOMIA GAúCHA. VOL. 2 , O MOVIMENTO DA PRODUçãO. 1a. ed. -- Porto Alegre : Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, 2010. O movimento da produção é o tema deste volume, que mostra as transformações dos diferentes setores produtivos do Rio Grande do Sul ao longo das três últimas décadas. A inter-relação entre os setores, bem como sua articulação e sua interdependência em relação às economias nacional e mundial, revela a contribuição das respectivas partes para a reestruturação da economia estadual. O primeiro artigo proporciona uma visão geral da economia sul-rio-grandense, sob a ótica das Contas Regionais, sendo que os estudos seguintes, contemplam análises sob a perspectiva seto- rial. Inicia-se pela indústria, seguida pela agropecuária, analisada sob os enfoques da agricultura familiar e do agronegócio. Também se analisa o setor externo, e a internacionalização das empre- sas sul-rio-grandenses. Já o setor público, é abordado pelas óticas da crise nas finanças públicas, de grande impacto nas decisões do gestor público, da burocracia estadual e da infraestrutura. <ECONOMIA AGRARIA> <RIO GRANDE DO SUL, BR> <BRASIL - HISTORIA>

description

O movimento da produção é o tema deste volume, que mostra as transformações dos diferentes setores produtivos do Rio Grande do Sul ao longo das três últimas décadas. A inter-relação entre os setores, bem como sua articulação e sua interdependência em relação às economias nacional e mundial, revela a contribuição das respectivas partes para a reestruturação da economia estadual.

Transcript of vol2

Conceição, Octavio Augusto Camargo, 1953- ...[et al.] Três décadas de economia gaúcha. Vol. 2 , o moVimenTo da produção. 1a. ed. -- porto alegre : Fundação de economia e estatística siegfried emanuel heuser, 2010.

o movimento da produção é o tema deste volume, que mostra as transformações dos diferentes setores produtivos do rio grande do sul ao longo das três últimas décadas. a inter-relação entre os setores, bem como sua articulação e sua interdependência em relação às economias nacional e mundial, revela a contribuição das respectivas partes para a reestruturação da economia estadual. o primeiro artigo proporciona uma visão geral da economia sul-rio-grandense, sob a ótica das contas regionais, sendo que os estudos seguintes, contemplam análises sob a perspectiva seto-rial. inicia-se pela indústria, seguida pela agropecuária, analisada sob os enfoques da agricultura familiar e do agronegócio. Também se analisa o setor externo, e a internacionalização das empre-sas sul-rio-grandenses. Já o setor público, é abordado pelas óticas da crise nas finanças públicas, de grande impacto nas decisões do gestor público, da burocracia estadual e da infraestrutura.

<economia agraria> <rio grande do sul, Br> <Brasil - hisToria>