Voz de Nazaré

24
www.fundacaonazare.com.br ARQUIDIOCESE DE BELÉM PE. FLORENCE DUBOIS FUNDADOR XCVIII - Nº 564 - PREÇO AVULSO: R$1,00 E D D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA D BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2013 Novo cartaz do Círio de Nazaré 2013 traduz a devoção paraense à padroeira da Amazônia. A arte do cartaz comunga com o tema deste ano: “A Igreja em oração unida a Maria, mãe de Jesus”. CADERNO 2, PÁGINA 1. Igreja unida a Maria Campanha em prol de 78ª paróquia Arquidiocese de Belém se empenha para a criação da Paróquia João Paulo II prevista para o mês de junho. PÁGINA 7. w NA PRAÇA SANTUÁRIO Novo cartaz do Círio de Nazaré é apresentado à arquidiocese no dia 29 Fiéis coroam imagem da Virgem No encerramento do mês mariano, comunidades da Arquidiocese de Belém homenageiam Nossa Senhora com apresentações artísticas. CADERNO 2, PÁGINA 6. w COROAÇÃO Comunidade Sagrada Família, da Paróquia Imaculada Conceição, no Bairro do Castanheira Rosa de Saron faz show em Belém CADERNO 2, PÁGINA 5. Confira as Festividades do Mês de Junho CADERNO 2, PÁGINA 7. Dom Alberto: "Pela Vida do Mundo" PÁGINA 3. PROGRAMAÇÃO CULTURAL DAS FESTAS JUNINAS PÁGINA 10. FOTOS: IVAN CARDOSO

description

Edição de 31 de Maio a 06 de Junho de 2013

Transcript of Voz de Nazaré

Page 1: Voz de Nazaré

www.fundacaonazare.com.br

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

PE. FLORENCE DUBOISFUNDADOR

XCVIII - Nº 564 - PREÇO AVULSO: R$1,00

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

ARQUIDIOCESE DE BELÉMARQUIDIOCESE DE BELÉM

D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA DBELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2013

Novo cartaz do Círio de Nazaré 2013 traduz a devoção paraense à padroeira da Amazônia. A arte do cartaz comunga com o tema deste ano: “A Igreja em oração unida a Maria, mãe de Jesus”. CADERNO 2, PÁGINA 1.

Igreja unida a Maria

Campanha em prol de 78ª paróquiaArquidiocese de Belém se empenha para a criação da Paróquia João Paulo II prevista para o mês de junho. PÁGINA 7.

w NA PRAÇA SANTUÁRIO Novo cartaz do Círio de Nazaré é apresentado à arquidiocese no dia 29

Fiéis coroam imagem da VirgemNo encerramento do mês mariano, comunidades da A rq u i d i o c e s e d e B e l é m homenageiam Nossa Senhora com apresentações artísticas. CADERNO 2, PÁGINA 6.

w COROAÇÃO Comunidade Sagrada Família, da Paróquia Imaculada Conceição, no Bairro do Castanheira

Rosa de Saron faz show em Belém

CADERNO 2, PÁGINA 5.

Confi ra as Festividades do Mês de Junho

CADERNO 2, PÁGINA 7.

Dom Alberto: "Pela Vida do Mundo"

PÁGINA 3.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DAS FESTAS JUNINAS

PÁGINA 10.

FOTOS: IVAN CARDOSO

Page 2: Voz de Nazaré

Fun da do em 5 de ju lho de 1913

FUNDADORPe. Flo ren ce Du bois, bar na bi ta

PRESIDENTEDom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Be lém do Pa ráVICE-PRESIDENTE

Monsenhor Marcelino FerreiraVigário geral da Arquidiocese de Belém do Pa rá

DIRETOR GERALDiácono Antônio Carlos Gomes de Freitas

DIRETORA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO Marluce Guerreiro Milhomem

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO Mário Jorge Alves

DIRETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS Arnaldo Pinheiro

COORDENAÇÃOFranklin Salvador (DRT/PA 2242)

CONSELHO DE PROGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO João Car los Pe rei ra

Padre Nilton Cezar ReisPadre Cláudio de Souza BarradasEDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Sérgio Santos (DRT/PA 579)As si na tu ras, dis tri bui ção, ad mi nis tra ção e re da ção

Ave ni da Go ver na dor Jo sé Mal cher, Edi fí cio Pau lo VI, 915CEP: 66055-260, Bair ro Na za ré, Be lém - Pa rá

Te le fo nes: (91) 4006-9200/ 4006-9209. ARQUIDIOCESE DE BELÉM-PARÁ

Fax: (91) 4006-9227Re da ção: (91) 4006-9200/ 4006-9238/

4006-9239/ 4006-9244/ 4006-9245Site: www.fundacaonazare.com.br

E-mail: [email protected] veí cu lo da

Fun da ção Na za ré de Co mu ni ca ção CNPJ nº 83.369.470/0001-54

Im pres so no par que grá fi co de O Li be ral

FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO

“Gosto de acompanhar as quadras juninas, lembrando que têm as festividades de Santo Antônio, São João e São Pedro, e por ser um período em que posso saborear diversas comidas típicas”.

RAFAEL SOUZA, 20 anos, Técnico em Informática

“Gosto das festas juninas, o clima na cidade muda, as ruas ficam enfeitadas, as pessoas animadas e tem festa em todos os cantos da cidade.”

CÁSSIA PINHEIRO, 20 anos, estudante

Jornalista e professor

No domingo passado, padre Plutarco encerrou a celebra-ção, na Capelinha de Nos-

sa Senhora de Lourdes, mostrando o exemplar de O LIBERAL que havia circulado naquele dia. A manchete, para lá de corajosa, falava do domí-nio do tráfico sobre Belém. O sacer-dote fez a homilia (bonita e profunda como sempre) e não tocou no assunto. Na hora dos avisos, porém, encontrou a oportunidade de associar a reporta-gem do Jornal (ao qual parabenizou por ser destemido) a um problema que a comunidade a que pertence conhece muito de perto: o das drogas.

Há muitos anos, os Jesuítas mantêm, entre nós, um Centro de Cultura Alternativa - o CAC - que foi batizado com o nome de um grande religioso chamado Freddy Servais. Padre Freddy era um homem especial. Cuidava com impressionante atenção da causa das crianças desassistidas pela sociedade e, graças à sua ação amorosa, impediu que milhares de crianças fossem aliciadas pelo mundo do crime e das drogas. No silêncio que a humildade exige, trabalhava a educação em tempo integral para crianças de comunidades muito pobres, assistidas pela Companhia de Jesus.

Padre Freddy era portador de uma gravíssima cardiopatia e, um domingo, ajudando a preparar uma atividade para suas crianças, fez um esforço além do que podia e o generoso coração não resistiu. Numa justíssima homenagem, a família jesuíta deu seu nome ao CAC e a missão prosseguiu. Hoje, o Centro continua atendendo cerca de 500 crianças. Todas elas estão, teoricamente, fora do alcance dos braços do crime, mas é preciso mantê-las assim. Por isso foi iniciada uma campanha de ajuda específica ao Centro. Cada um doa o que puder, num gesto contínuo e regular. Só dessa forma será possível manter aceso o ideal de padre Freddy e prosseguir ganhando a luta do amor contra o crime. São “apenas” 500 crianças, mas são, “apenas” 500 almas mais próximas de Jesus e de Maria e mais distantes do caminho sem volta do tráfico.

Um ideal de amor pela criança

João Carlos [email protected]

Economista e escritor

Na semana passada a liturgia de nossa Igreja homena-geou o Deus todo poderoso

presente nas três pessoas: O Pai, o Filho, o Espírito Santo. Nesta quin-ta-feira, foi a vez da homenagem à Eucaristia, ou seja o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus, presente entre nós em todas as Missas e nos Sacrários de todo o mundo.

Sempre tive uma especial devoção pela festa do “Corpus Christi”, o que me traz recordações inapagáveis. Foi nessa festa que fiz a 1ª Comunhão Solene, na cidade de Espinho, Portugal, em 1937, 10 anos de idade. Aos 14 anos, regressei à minha terra (Belém-PA), no último navio neutro que saiu da Europa para a América do Sul, em plena 2ª Guerra Mundial, o “Santarém”, do Loyde Brasileiro. Amanheci em Belém no dia de “Corpus Christi”, 12/06/1941.

Da Catedral para a Igreja da Santíssima Trindade, saía a Procissão. Só consegui falar com meu irmão, padre Alberto, no fim da procissão, quando ele me apresentou ao arcebispo, dom Antônio Lustosa.

Ao relembrar estes acontecimentos, vêm à minha mente a beleza dessa procissão com o desfile dos Colégios Católicos com seus uniformes de gala. As coisas foram mudando. Chegou a ter o percurso do Círio, depois foi diminuindo de tamanho. Transformou-se em grandes concentrações em praças públicas e até em Estádios. No momento atual as procissões são realizadas em cada Região Episcopal da nossa Arquidiocese, facilitando assim a participação dos fieis em suas próprias comunidades paroquiais.

O importante, entretanto, não é a forma como são realizadas essas homenagear a Jesus presente na Eucaristia. O importante é a Fé, a convicção e a sinceridade com que reconhecemos a presença do Senhor, num pequenino pedaço de pão, que Ele mesmo chamou de carne.

“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim já não terá fome e quem crê em mim jamais terá sede.” (Jô.6,35)

“Corpus Christi”

José Pereira [email protected]

Panorama

Sua voz

CHARGE DOANDRÉ ABREU

Comente esta charge: [email protected]

Alegria de ser católico

seu ventre!” (Lc 1, 41-42). Diante da manifestação profética de Isabel, Ma-ria proclamou o cântico ‘Magnificat’:

“Então Maria disse: Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, porque o Todo Poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu nome é santo, e sua misericórdia chega aos que o temem, de geração em geração. Ele realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias. Socorre Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre” (Lc 1, 46-55).

Os casais que par t icipam do Movimento de Equipes de Nossa Senhora são convidados a rezar, todos os dias, o Magnificat, como sinal de veneração Àquela que se deixou fazer medianeira entre o céu e a terra, entre o Criador e a criatura.

Engenheiro civil e escritor

Maria, a Escolhida do Senhor, ao visitar sua prima Isabel, trazia no próprio ventre o Ver-

bo de Deus, que nela havia se encar-nado (cf Lc 1, 30-32). Isabel, esposa de Zacarias, considerada estéril, e já de idade avançada, também estava grávida (cf. Lc 1, 36), daquele que se-ria o precursor do Messias. Maria per-correu cerca de 150 quilômetros, de Nazaré, na Galileia, norte da Pales-tina, até Ain Karin, cidade situada ao sul, numa região montanhosa, próxi-ma de Jerusalém, na Judeia. Naquele encontro memorável para a Salvação da humanidade, a saudação inicial partiu de Maria: “Quando Isabel ou-viu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um gran-de grito exclamou: ‘Você é bendita en-tre as mulheres, e é bendito o fruto do

Magníficat

Ivens Coimbra Brandã[email protected]

Encontro fraterno

“A melhor parte do mês de junho são as festas juninas e todo esse universo de bandeiras coloridas, músicas e danças. Sem esquecer das comemorações aos santos do mês”.

LAURA VASCONCELOS, 18 anos, estudante

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 20132

Opinião

O que você mais gosta no mês de junho?

Page 3: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2013 3

ArcebispoHá pouco, a Igreja encerrou

o Tempo Pascal. Foram cinquenta dias de

celebração do Mistério central de sua vida e fonte do testemunho da presença do Cristo ressuscitado, de onde os cristãos podem beber as forças necessárias para sua presença no mundo, chamados que foram a transformá-lo a partir de dentro. Três grandes celebrações des-dobram diante do olhar da fé a mesma riqueza da vida cristã, com a qual a Igreja forma a todos nós, os fiéis, a saber, a Solenidade da Santíssima Trindade, Corpus Christi e a Festa do Sagrado Coração de Jesus. Comunhão de vida na Trindade, Sacrifício de Cristo que se renova e a verdadeira humanidade do Verbo de Deus que se encarnou. A oração litúrgica da Igreja demonstra a fé professada e proporciona a educação para o crescimento da mesma fé. Tudo nos permite aclamar que “esta é a nossa fé, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos, razão de nossa alegria, em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Cf. Ritual do Batismo). Ao celebrar nestes dias a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a Igreja quer recolher a riqueza de sua vida eucarística e oferecer com maior abundância a riqueza do Pão da vida, para a vida de todos. “Pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir um povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr do sol, um sacrifício perfeito” (Oração Eucarística III). Assim proclama a Igreja, numa de suas orações eucarísticas. O único Sacrifício de Cristo se faz presente e se renova, onde quer que se celebre a Santa Missa, desde a mais solene das liturgias até a mais simples das capelas, onde o mesmo altar testemunha o mistério da fé. Em toda parte, quando o Pão e o Vinho apresentados são consagrados no Corpo e no Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, continuamos a aclamar: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus”! E o povo fiel se alimenta do próprio Cristo presente, para dali sair com o compromisso de entregar a sua própria vida pela vida verdadeira que só Jesus Cristo Salvador pode oferecer.Ao celebrar a Eucaristia, a Igreja volta seus olhos para o Céu e, ao mesmo tempo, para o mundo. Calvário e Manhã da Ressurreição estão presentes, a vinda de Jesus no final dos tempos se antecipa no Sacramento e os discípulos se tornam missionários, saindo da Missa para amar e servir. De forma especial o Domingo, dia da Ressurreição de Cristo, aparece como um dia a ser preparado, celebrado e prolongado na vida. Tem grande sentido um cartaz encontrado à entrada de uma Capela: “Entro para orar, saio para amar”!Ao sair da Missa dominical, brotem em cada cristão as disposições para que se celebre também uma “Missa sobre o mundo”, expressão do Padre Teilhard de Chardin S.J, de quem trouxemos um pequeno trecho: “Senhor, o sol acaba de iluminar ao longe a franja extrema

Pela Vida do Mundo

Dom Alberto Taveira CorrêaArcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Conversa com meu povo

LUIZ ESTUMANO

do primeiro oriente. Mais uma vez, sob a toalha móvel de seus fogos, a superfície viva da terra desperta, freme, e recomeça seu espantoso trabalho. Colocarei sobre minha patena, meu Deus, a messe esperada desse novo esforço. Derramarei no meu cálice a seiva de todos os frutos que hoje serão esmagados. Meu cálice e minha patena são as profundezas de uma alma largamente aberta a todas as forças que, em um instante, vão elevar-se de todos os pontos do Globo e convergir para o Espírito. Que venham pois, a mim, a lembrança e a mística presença daqueles que a luz desperta para uma nova jornada!... Mais confusamente, mas todos sem exceção, aqueles cuja tropa anônima forma a massa inumerável dos vivos: aqueles que me rodeiam e me sustentam sem que eu os conheça; aqueles que vêm e aqueles que vão; sobretudo aqueles que, na Verdade ou através do Erro, no seu escritório, laboratório ou fábrica, creem no progresso das coisas e, hoje, perseguirão apaixonadamente a luz. Quero que nesse momento meu ser ressoe ao murmúrio profundo dessa multidão agitada, confusa ou distinta, cuja imensidade nos espanta, - desse oceano humano cujas lentas e monótonas oscilações lançam a inquietação nos corações que mais acreditam. Tudo aquilo que vai aumentar no Mundo, ao longo deste dia, tudo aquilo que vai diminuir, - tudo aquilo que vai morrer, também, - eis, Senhor, o que me esforço por reunir em mim para vos oferecer; eis a matéria de meu sacrifício, o único que vós podeis desejar... Recebei, Senhor, esta Hóstia total que a Criação, movida por vossa atração, vos apresenta à nova aurora. Este pão, nosso esforço, não é em si, eu o sei, mais que uma degradação imensa. Este vinho, nossa dor, não

é ainda, ai de mim, mais que uma dissolvente poção. Mas, no fundo dessa massa informe, colocastes - disso estou certo, porque

o sinto - um irresistível e santificante desejo que nos faz a todos gritar, desde o ímpio ao fiel: “Senhor, fazei-nos Um”!A missa dominical, bem participada, desperte a sensibilidade para tudo acolher, identificar o que é bom, oferecer a própria contribuição para superar o mal, estabelecer laços, superar conflitos, corrigir com mansidão, buscar mais o que une do que aquilo que separa as pessoas, os problemas encarados como desafios e não como ameaças, valorizar o dia a dia como o nosso tempo e a nossa grande oportunidade para viver no amor de Deus e do próximo. O espírito com que nos dispomos a agir assim seja o mesmo do altar de Cristo. Tudo seja oferecido como matéria de sacrifício. Exercite-se, para que o mundo tenha a vida que nasce do Mistério Pascal de Cristo, na entrega pessoal de sua existência. A lição do altar suscite o amor mútuo nas comunidades cristãs e nas atitudes de cada pessoa de fé. Grandes ideais, dignos da fé que professamos e queremos testemunhar!

O único Sacrifício de Cristo se faz presente e se renova, onde quer que se celebre a Santa Missa

Page 4: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 20134

Liturgia

Liturgia da Semana

Benedito Otávio ([email protected])

Santos da semana

dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa.7 Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado.8 Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai’, ele vai; e a outro: ‘Vem’, ele vem; e ao meu empregado: ‘Faze isto!’, ele o faz”.9 Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”.10 Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.

B) COMENTÁRIO

“Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei t a m a n h a f é ” ( v 9 ) . Q u e comentário mais esplêndido

de Jesus, sobre a fé daquele militar! O mestre encontrou no caminho de sua vida um pagão com uma fé extraordinária, que nutria uma confiança absoluta nele, na sua palavra: “ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado” (v 7). O oficial não via a necessidade de Jesus chegar lá e impor as mãos para curar seu servo; bastaria que Jesus falasse.

A palavra de Jesus é palavra de Deus, que na criação tudo faz somente com o pronunciar imperativo de sua palavra. Assim, no ato criador, “Deus disse: ‘Haja luz’ e houve luz (Gn 1, 3.6.9.11.14.20.24)”. Com sete comandos Deus cria o universo, pois sua palavra é eficaz, produz o efeito do pronunciado. A palavra de Cristo é palavra de vida (Jo 6,68) e de salvação. A fé é a acolhida plena, na própria vida pessoal, desta palavra salvífica do Senhor. Jesus se admira daquela fé, que nem os que deveriam tê-la, tinham-na (v 9). É através da

fé que se experimenta a salvação realizada pela palavra.

O romano é homem de fé, sensível às necessidades dos outros; ele sabe pedir. Fez a sinagoga para os judeus. Quem sabe, até pedindo ajudas a superiores, sendo subordinado. Aqui pede pelo empregado, mas pedindo que um grupo de senhores fosse pedir a Jesus em seu intento. Ele se sentia indigno até de recepcionar Jesus (v 7).

Outro homem, Jairo, requer de Jesus a cura da filha, e dizem a ele: “Tua filha morreu; não perturbes mais o Mestre”. Mas Jesus, que havia escutado, disse-lhe: “Não temas; crê somente, e ela será curada” (Lc 8,49s). Jesus se admira da grandeza da fé da mãe, pedindo pela filha (Mt 15,28). Aqui é um patrão suplicando pelo servo. Ele tem fé em Jesus, reconhecendo nele um poder soberano e capaz de curar com um simples comando de sua palavra. Aprendamos!

Formado em Exegese pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma

A) Texto: Lc 7,1-10

1Quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum.2 Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito e que estava doente, à beira da morte.3 O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado.4 Chegando aonde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças este favor,5 porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”.6 Então, Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos

Padre Romeu [email protected]

31/05 - SEXTA-FEIRASão Sílvio de Toulous - Bispo

Há poucas informações sobre sua vida, mas seu nome significa: vive na floresta ou bosque, e como os nomes tinham grande significado, podemos supor que era uma pessoa simples ou

reservada. Porém, é registrado que ele foi o 5º bispo dessa antiga diocese do sul da França (357 a 405 d.C). E que contribuiu para a construção da basílica de São Sernin, para guardar as relíquias do 1º bispo de lá, São Saturnino, mor-to por romanos em 250 d.C. Como não encontrei fotos ou ícones dele, eis aí seu mais recente irmão no episcopado, Dom Robert Jean, 96º bispo de Toulous. É a maravilha da sucessão apostólica.

01/06 - SÁBADOSão Teobaldo Roggeri

Nasceu em 1100, Vicoforte, Itália, em uma família de pequena nobreza local. Aos 12 viajou sozinho para Alba, onde trabalhou em uma loja de sapatos e cujo dono, muito bondoso, acolheu-o em sua

casa. Após a morte de seu benfeitor, foi em peregrinação a San-tiago de Compostela, pedindo de porta em porta. Voltando a Alba, trabalhou como porteiro, foi então que começou a ajudar os pobres no que podia. Dormia na escadaria da igreja de San Lorenzo, onde atuou como sacristão. Morreu de uma súbita do-ença em 1150. Foi um gesto como o de são Francisco, mais ou menos cem anos antes do santo de Assis.

02/06 - 9º DOMINGO DO TEMPO COMUMSão Eugênio I - Papa

Eis um dos casos de sucessão papal da história de nossa Igreja, só que à for-ça: Seu antecessor, Martinho I, foi contra a heresia monotelista (para sarar a here-

sia nestorianista que dizia: “Jesus, duas pessoas, humana e divina”, acabaram criando outra, a monotelista que dizia: “Jesus, uma pessoa, uma perfeita vontade humana e uma perfeita vontade divina”), com isso o imperador Constante II deporta o papa para Constantinopla, onde ele acaba mor-rendo em 655. O clero de Roma escolhe pois, Eugênio para sucessor, conhecido pela bondade com os pobres.

03/06 - SEGUNDA-FEIRABeato João XXIII - Papa

Angelo Roncalli nasceu em 1881, filho de lavradores. Tornou-se padre, e permaneceu por 15 anos em Bér-gamo, como secretário do bispo e professor no seminário. Foi capelão na 1ª Guerra, e depois de muitos car-gos, chega à cátedra de Pedro aos 77 anos, e como diziam: “papa de transi-ção”, ou seja, morreria logo, como de fato aconteceu. Porém, tomou uma ati-tude inesperada, histórica e digna da Ação do Espírito Santo, convocou o Concílio Vaticano II, que neste ano co-memoramos 50 anos de sua abertura. O “papa sorriso”, nos deixou um exem-plo: vigiar sempre, pois não sabemos como, nem quando o Espírito agirá.

04/06 - TERÇA-FEIRASão Francisco Caracciolo - Confessor e fundador

Caracciolo era um italiano des-cendente, por parte de mãe, de san-to Tomás de Aquino, séc XVI, por-tanto, como ele, tinha vínculos com

a elite da nobreza. A família, muito cristã, preparou-o para a vida de negócios e política, em meio às festas sociais e aos esportes. Entretanto, aos vinte e dois anos, foi para Nápoles, onde estudou teologia e ordenou-se sacerdote. Começou seu trabalho junto aos “Padres Brancos da Justiça”, que se dedicavam ao apostolado dos encarcerados, doentes e pobres abandonados. Fundou a Ordem dos Clérigos Regulares Menores.

05/06 - QUARTA-FEIRASão Bonifácio - Bispo e Mártir

De uma rica família nobre inglesa do séc. VII, da cidade de Devonshi-re, e o nome de Winfrid. Foi entre-gue ao mosteiro beneditino ainda

na infância para receber boa educação e formação religiosa. Foi professor de regras monásticas. Tornou-se missionário dos povos germânicos com o apoio do pa-pa Gregório II, que o orientou a assumir o nome de Bo-nifácio, célebre mártir romano. Sua missão se espalhou pela França e que é hoje a Holanda, até ser morto, durante a missa, por pagãos frísios em 754.

06/06 - QUINTA-FEIRASão Marcelino Champagnat- Presbítero

Marcelino José Benedito Cham-pagnat, nascido na aldeia de Marlhes, próximo de Lion, França, 1789. Família toda devota de Ma-

ria. Trabalhou com o pai na lavoura até os 14 anos, quando o pároco alertou seu pai sobre sua vocação. E em 1816 foi ordenado. Numa visita a um jovem doente de corpo e de espírito, foi inspirado a fundar a Congre-gação dos Irmãos Maristas, com o carisma, não para o sacerdócio, mas para educadores de crianças e jovens à luz do evangelho e proteção de Maria Santíssima.

Homilia dominical

w Sexta-feira, 31Cor (branco)Primeira leitura (Sf 3,14-18)Responsório (Cânt: Is 12,2-3.4bcd5.-6)Evangelho (Lc 1,39-56)w Sábado, 1Cor (vermelho)Primeira leitura (Eclo 51,17-27)Responsório 18 (19)

Evangelho (Mc 11,27-33)w Domingo, 2Cor (verde)Primeira leitura (1Rs 8,41-43)Responsório 116 (117)Evangelho (Lc 7,1-10)w Segunda-feira, 3Cor (vermelho)Primeira leitura (Tb 1,3; 2,1a-8)

Responsório 111 (112)Evangelho (Mc 12,1-12)w Terça-feira, 4Cor (verde)Primeira leitura (Tb 2,9-14)Responsório 111 (112)Evangelho (Mc 12,13-17)w Quarta-feira, 5Cor (vermelho)

Primeira leitura (Tb 3,1-11a.16-17a)Responsório 24 (25)Evangelho (12,18-27)w Quinta-feira, 6Cor (verde)Primeira leitura (Tb 6,10-11;7,1.9-17;8,4-9a)Responsório 127 (128)Evangelho (Mc 12,28b-34)

Page 5: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2013 5

Vaticano

A Igreja é a grande família de Deus, mesmo com seus defeitos e imperfeiçõesCerca de 90 mil fiéis lotaram a

Praça S. Pedro para a Audiência Geral desta quarta-feira.

Depois de fazer o giro da Praça para saudar a multidão, debaixo de garoa, o Papa iniciou esta manhã um novo ciclo de catequeses, que tratará do mistério da Igreja a partir de expressões presentes nos textos do Concílio Vaticano II.

A primeira delas foi: a Igreja como família de Deus. A parábola do filho pródigo, afirmou o Papa, indica bem o desígnio de Deus para a humanidade. Ele quer fazer de nós uma única família, para que cada um sinta sua proximidade e o seu amor.

Neste grande desígnio, a Igreja encontra sua raiz. A própria palavra “Igreja”, do grego ekklesia, significa “convocação”: Deus nos convoca, nos impulsiona a sair do

individualismo, da tendência de fechar-se em si mesmo e nos chama a fazer parte da sua família. Toda a história da salvação é a história de Deus que busca o homem, lhe oferece o seu amor e o acolhe. Na plenitude dos tempos, Ele mandou Seu Filho, Jesus Cristo, para nos comunicar a vida divina.

A Igreja tem a sua origem na Cruz, do lado aberto de Cristo de onde jorraram sangue e água, símbolos dos Sacramentos da Eucaristia e do Batismo. No dia de Pentecostes, recebendo o dom do Espírito Santo, Ela se manifesta ao mundo, anunciando o Evangelho e difundindo o amor de Deus.

Ainda hoje, alguns dizem: “Cristo sim, a Igreja não”, “Eu acredito em Deus, mas não nos padres”. A eles, Francisco responde:

“Mas é justamente a Igreja que nos traz Cristo e que nos leva a Deus; a Igreja é a grande família dos filhos de Deus. Certamente há também aspectos humanos; naqueles que a compõem, pastores e fiéis, há defeitos, imperfeições e pecados: também o Papa tem pecados. E muitos! Mas o belo é quando nos damos conta de que somos pecadores e encontramos a misericórdia de Deus. Deus perdoa sempre. Não se esqueçam disso: Deus perdoa sempre.”

Quando pecamos, ofendemos a Deus - afirmou. Mas Ele nos dá a oportunidade de nos humilhar para perceber que existe algo maior, que é a sua misericórdia.

Devemos nos perguntar: quanto eu amo a Igreja? Rezo por ela? Sinto-me parte desta família? Neste Ano da Fé, concluiu o Pontífice,

peçamos ao Senhor que as nossas comunidades sejam sempre mais verdadeiras famílias que vivem e transmitem o calor de Deus.

No final da audiência, o Papa saudou de modo especial os jovens poloneses que se reunirão em 1º de junho numa vigília em Lednica para refletir sobre o tema da paternidade.

Aos romanos, o Santo Padre convidou os fiéis para quinta-feira, festa de Corpus Christi, participarem da celebração da Santa Missa em São João de Latrão. “Convido os fiéis de Roma e os peregrinos a se unirem neste ato de profunda fé pela Eucaristia, que constitui o mais precioso tesouro da Igreja e da humanidade.” Ao final da qual se realizou a procissão concluída em Santa Maria Maior.

Audiência Geral (Papa Francisco)

n FONTE: Rádio Vaticano

Realizou-se na manhã da terça-feira, 28, na Sala de Imprensa da Santa Sé, um encontro com os

jornalistas para a apresentação da ‘So-lene Adoração Eucarística com trans-missão simultânea para todo o mun-do’ e o Dia da Evangelium Vitae.

Os dois eventos inserem-se nas iniciativas do Ano da Fé, às quais já aderiram mais de 4 milhões de peregrinos. A Adoração Eucarística será realizada na Basílica de São Pedro, no próximo domingo 2 de junho, das 17 às 18 horas (horário italiano) e o Dia da Evangelium Vitae em 15 e 16 de junho. Ao ilustrar o significado destes dois eventos, o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Arcebispo Rino Fisichella, disse:

“A expressão que usamos para dar significado a este evento é ‘Um só Senhor, uma só fé”, para testemunhar o sentido de profunda unidade que caracter iza este momento. Será um evento que pela primeira vez realizar-se-á na história da Igreja e temos motivos para defini-lo como ‘histórico’”.

DIVULGAÇÃO

“Adoração Eucarística simultânea é um evento histórico”, diz Dom Fisichella

Em todas as latitudes, o povo de Deus estará sintonizado com Roma, em comunhão com o Papa:

“Será uma hora de uma oração plena, de comunhão fraterna e sustento à fé de todos”.

O Papa Francisco indicou duas intenções para esse momento de oração que foram recordadas por Dom Fisichella. A primeira: “Pela

Igreja espalhada em todo o mundo e hoje em sinal de unidade, recolhida na Adoração da Santíssima Eucaristia”.

E a segunda: “Por todos aqueles que nas diversas partes do mundo vivem no sofrimento devido às novas formas de escravidão e são vítimas de guerras, do tráfico de pessoas, do narcotráfico e do trabalho escravo; pelas crianças e mulheres que são

submetidas a qualquer tipo de violência”.

O Presidente do Pontif íc io Conselho para a Promoção da Nova Evangelização ilustrou a seguir outro aguardado evento, a ser realizado nos dias 15 e 16 de junho, com o tema “Acreditando, tenham vida”:

“Chamamos o encontro de ‘Evangelium vitae’ para certificar toda a grande temática que se desenvolve em torno do compromisso da Igreja na promoção, respeito e defesa da dignidade da vida humana”.

O c a l e n d á r i o d o s d o i s a c o n t e c i m e n t o s - d o s q u a i s participarão fiéis de todo o mundo-, prevê a Missa dominical, celebrada pelo Papa Francisco na Praça São Pedro, às 10h30min (horário italiano) com ‘todo o povo da vida’ e com todos os doentes presentes na celebração. Na manhã do sábado, as catequeses em várias línguas nas diversas igrejas de Roma e, à tarde, a peregrinação ao Túmulo de São Pedro, a Confissão e a Adoração Eucarística. Às 20h30min, a caminhada com velas na Via da Conciliação para ‘chamar a atenção sobre o tema da vida humana e do seu valor intangível’. (JE)

Não ao carreirismo na Igrejan FONTE: ZENIT

Exortação do Papa Francisco na missa diária celebrada na capela da Casa Santa Marta: o ‘anúncio’ de Jesus não é um revestimento, uma pintura, mas entra no coração e nos transforma. Foi o que disse o Papa Francisco na missa de 28 de maio, na Casa Santa Marta. Ele reiterou que seguir Jesus não significa ter mais poder, porque o Seu caminho é o da Cruz.

Da Missa, concelebrada pelo Monsenhor Rino Fis ichel la e Monsenhor José Octavio Ruiz Arenas, presidente e secretário do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, participou um grupo de sacerdotes do mesmo dicastério.

Qual será a nossa recompensa por te seguir? O Papa Francisco iniciou sua homilia a partir da pergunta que

Pedro faz a Jesus e, afinal, refere-se à vida de cada cristão. E Jesus responde que aqueles que o seguirem terão “muitas coisas boas”, mas sofrerão “perseguição”. O caminho do Senhor, continuou ele, “é um caminho de abaixamento, um caminho que termina na Cruz”.

Por isso, acrescentou, “sempre haverá dificuldades”, “perseguições”. Sempre será porque “Ele fez esse caminho antes” de nós.

“Quem acompanha Jesus como um ‘projeto cultural’, usa esta estrada para subir na vida, para ter mais poder. E a história da Igreja tem muito disso, começando por certos imperadores, governantes... e também alguns - não

muitos, mas alguns - padres e bispos, não? Alguns deles pensam que seguir Jesus é fazer carreira”.

Ele reiterou que “muitos cristãos, tentados pelo espírito do mundo, acreditam que seguir Jesus é bom porque é possível fazer carreira”. Mas este não é “o espírito”, pelo contrário, Jesus responde a Pedro: “Sim, eu vou te dar tudo, mas com perseguições”.

“Não é possível remover a Cruz do caminho com Jesus: está sempre ali”. E, no entanto, segundo ele, isso não significa que os cristãos devem sair ressentidos. O cristão “segue Jesus por amor e quando você segue Jesus por amor, a inveja do diabo faz muitas coisas”. O “espírito do mundo

- destacou o Papa - não tolera isso, não tolera o testemunho”.

“Pensem em Madre Teresa: dizem que era uma bela mulher, que fez muito pelos outros, mas o espírito ‘mundano’ nunca disse que a Beata Teresa, todos os dias, por horas, fazia adoração... Costuma-se reduzir a atividade cristã ao bem social, como se a existência cristã fosse um verniz, uma pátina de cristianismo. O anúncio não é uma pátina: vai aos ossos, ao coração, dentro de nós e nos transforma. Aquele que deixa sua casa, família para seguir Jesus - repetiu Francisco- receberá cem vezes mais “, agora, neste momento”. Cem vezes com perseguições.

Page 6: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 20136

Arquidiocese

"Estamos para celebrar a eucaristia, memoria l da Paixão de Nosso Senhor. Jesus Cristo é o ponto de

chegada da nossa Fé", disse o Arcebispo Metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, na homilia da celebração da Solenidade de Corpus Christi, no dia 30 de maio, na Catedral de Belém.

No final da missa, Pe. José Gonçalo, Cura da Catedral, comunicou à assembleia que no domingo, 2, às 12h30, haverá a Adoração Eucarística pelo Ano da Fé, presidida por dom Alberto na Igreja da Sé. Esse momento

santo acontecerá em comunhão com todas as igrejas no mundo, que também celebrarão sintonizadas com a Igreja em Roma.

Este ano, as celebrações na Arquidiocese de Belém aconteceram simultaneamente nas seis Regiões Episcopais: Sant’Ana, Menino Deus, São João Batista, Santa Maria Goretti, São Vicente de Paulo e Santa Cruz. As missas foram presididas pelo Arcebispo, por seu Bispo Auxiliar, dom Teodoro Tavares, e pelo Arcebispo Emérito, dom Vicente Zico.

Veja alguns momentos da celebração realizada na Região de Santana:

Admirável SacramentoArquidiocese de Belém celebra a solenidade de Corpus Christi com missas e procissões

CORPUS CHRISTI

No dia 7 de junho, a Fundação Nazaré de Comunicação realizará "Um dia de oração pelo Clero" com transmissão ao vivo pela TV e Rádio Nazaré. A programação dará início com a

Santa Missa, presidida por dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, às 7h na Capela da FNC. Ao longo do dia haverá celebrações eucarísticas às 12h e às 17h, adoração,

pregação, louvor e oração conduzidos pelos sacerdotes da Arquidioce de Belém. Participe conosco desse momento de grande graça à Igreja!

Mais informações: (91) 4006-9200.

Fundação Nazaré realiza "Um dia de oração pelo Clero"w MINISTROS DA EUCARISTIA A missão de partilhar o Corpo de Cristo w APÓS A MISSA Fiéis caminharam em procissão na Região Santana

w INTIMIDADE COM DEUS Assembleia ora no momento da consagração w BENTO XVI: "Comungar é adorá-Lo" e só sabe comungar quem adora

w PROCISSÃO Saída em frente à Catedral de Belém

w EM 2016 Belém será a capital nacional da Eucaristia e celebrará 400 anos de evangelização

FOTOS: LUIZ ESTUMANO

Page 7: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2013 7

Arquidiocese

A instituição da nova paróquia está prevista para o dia 23 de junho

Do sonho à realização. Assim foi definido o projeto de criação da 78° Paróquia da Arquidio-

cese de Belém, idealizado em 2010 pelo Arcebispo Metropolitano de Be-lém, dom Alberto Taveira Corrêa. Ela nasce no centro de Belém, onde em 1880 o Beato João Paulo II percorreu e abençoou as famílias paraenses. Por esse motivo não poderia deixar de receber um título melhor do que Paróquia João Paulo II. A proposta pioneira do metropolita é que a mais nova Casa de Deus seja administrada especialmente por três diáconos e um sacerdote. A instituição da paróquia será realizada em cerimônia no dia 23 de junho, presidida pelo Arcebispo e co-celebrada pelo Bispo Auxiliar, dom Teodoro Mendes e pelo Arce-bispo Emérito, dom Vicente Zico. A paróquia pertencerá à Região Episco-pal Santa Cruz e será composta por seis comunidades desmembradas de paróquias próximas.

Idealizada por dom Alberto Taveira há dois anos, a paróquia João Paulo II vem com um perfil diferenciado das demais Igrejas de Belém. A missão foi entregue aos diáconos José Ventura, que atuará como o coordenador da paróquia e responsável pela captação dos recursos, diácono João Bosco, no acompanhamento da construção da obra e da parte litúrgica e o diácono João Rodrigues, na parte litúrgica e pastoral, além do Padre Idamor da Mota, sacerdote responsável pelas celebrações, confissões e demais assuntos eclesiásticos.

Segundo o diácono José Ventura, a construção da paróquia é um desejo antigo de dom Alberto. “A ideia já estava no coração de nosso arcebispo há muito tempo, pela pessoa exemplar e pastor que foi o

Beato João Paulo II. Durante a escola diaconal ele sempre expressava o seu desejo e no final do encontro lançou o projeto, que seria administrado especialmente por diáconos. A notícia foi recebida com muita alegria por todos nós”, recorda.

PROJETO

A igreja será construída em um terreno de 350 metros quadrados c e d i d o p e l a C o m p a n h i a d e Saneamento do Pará – Cosanpa – em uma área pertencente a uma reserva ambiental no bairro Curió Utinga, próximo à Avenida João Paulo II. A obra foi iniciada há menos de um mês com a construção de um grande salão onde funcionarão as primeiras atividades pastorais e tem previsão para ser totalmente concluída em dois anos.

“ At é o m o m e n t o e s t a m o s trabalhando na parte da fundação do salão e em seguida a construção dos pilares. Neste espaço vamos realizar as primeiras atividades pastorais. Está previsto para ficar pronto no mês de julho. Mais tarde esse espaço será ampliado e funcionará como o centro social da paróquia”, conta Ventura.

O projeto prevê a construção da Igreja, com capacidade para 250 pessoas sentadas, um Centro Social para a realização dos atendimentos e um prédio onde será instalada a sede da Cáritas Metropolitana. “É um projeto inovador, pois não conhecemos nenhuma paróquia que seja totalmente administrada por diáconos. É uma obra que desde o início deixou toda a comunidade muito feliz”, diz.

A segunda parte do projeto deverá

IVAN CARDOSO

Arquidiocese trabalha para a criação da 78ª paróquia

CAMPANHA

ser iniciada no mês de setembro quando serão iniciados os serviços de terraplanagem e a construção do prédio da Igreja. “Em meio às dificuldades, estamos fazendo um esforço muito grande para não interromper a obra. Com a segunda parte concluída vamos iniciar as celebrações, o cadastramento do dízimo e realizar eventos, festejos e encontros com os jovens para ajudar na captação de recursos”, adianta.

LANÇAMENTO DA CAMPANHA

A campanha de captação de recursos para a construção da paróquia foi iniciada no ano passado durante a realização do Círio de Nazaré, ocasião em que o padre e cantor Fábio de Melo presenteou a cantora paraense Fafá de Belém com a letra da canção “Eu Sou De Lá”. Fafá cedeu todos os direitos autorais da canção para a Arquidiocese de Belém que lançou o CD com a música como forma de ajudar nas despesas da construção da Igreja. A artista paraense, em duas ocasiões, teve a oportunidade de cantar a João Paulo II, ainda vivo.

“Essa doação tem nos ajudado a

manter a obra, mas ainda precisamos de cimento, tijolo e telha. Ainda temos cerca de 15 mil unidades à venda e pedimos que as pessoas colaborem com a compra do CD”, disse Ventura.

A á re a d e a b ra n g ê n c i a d a nova paróquia se estende no sentido do bairro de São Brás até o Entroncamento. Inicia na Av. Alm. Barroso a partir da passagem Ana Deusa até a Br-316. Faz divisa com o Município de Ananindeua, abrangendo parte da Av. João Paulo II da rua do Utinga até o final no entroncamento. Também faz limites com as paróquias Sagrada Familia (bairro do Curio), Jesus Ressuscitado (bairro do Souza), São Jorge (bairro Marambaia) e Paróquia da Imaculada Conceição (bairro Castanheira).

Será composta pelas comunidades: Nossa Senhora de Nazaré (Paróquia de Jesus Ressuscitado), Nossa Senhora Rainha da Amazônia (Paróquia de Jesus Ressuscitado), Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (Paróquia de São Jorge), Santo Antonio (Paróquia de São Jorge) e duas Capelas: Sagrada Família (Paróquia da Imaculada Conceição) e Nossa Senhora Rainha dos Corações das Irmãs Legionárias (Paróquia de São Jorge).

A cerimônia de instituição da paróquia será realizada no terreno no dia 23 de junho, às 17h, presidida por dom Alberto Taveira co-celebrada pelo bispo auxiliar, dom Teodoro Mendes e pelo Arcebispo Emérito, dom Vicente Zico. Toda a comunidade está convidada. Os interessados em contribuir para a construção da Paróquia João Paulo II deverão entrar em contato com os diáconos pelos telefones: José Ventura (8141-8125), João Rodrigues (8734-7927 e 3244-4398) e João Bosco (8134-7742 e 8820-6284).

INSTITUIÇÃO DA PARÓQUIA

w À FRENTE DA PARÓQUIA Diáconos Ventura e João Rodrigues acompanham a construção de perto

Page 8: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JONHO DE 20138

Em Nazaré

Mais perto dos devotosDescida da imagem original da Virgem de Nazaré lota de fiéis Basílica Santuário

PROGRAMAÇÃO

Três dias. Esse é o tempo em que a imagem de Nossa Se-nhora de Nazaré ficará ex-

posta no presbitério da Basílica e poderá ser vista mais de perto por todos os fiéis que visitarem ao San-tuário até hoje (31). Na terça-feira, durante cerimônia presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Be-lém, Dom Alberto Taveira, houve o encerramento da novena mariana e a descida da imagem que acontece somente duas vezes no ano.

No dia 31 de maio, a Basílica completa sete anos desde que recebeu o título de Santuário. Ele foi outorgado pelo então arcebispo de Belém, dom Orani João Tempesta, hoje Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro. O objetivo foi de estimular o fluxo de romeiros, já que a Basílica é palco de uma das maiores manifestações religiosas do mundo. Foi o título de Santuário que motivou a descida da imagem original, que antes só acontecia uma vez ao ano, sempre no período do Círio.

Em sua fala, Dom Alberto pediu continuidade à grande devoção mariana. “Não podemos permitir que apague a chama de devoção à Virgem de Nazaré. É muito bom viver com vocês todos os três dias de presente que Deus nos concedeu, de presente e caridade”.

O evento marca o início do Tríduo, que envolve descida, coroação e subida da Imagem, fazendo parte das comemorações do sétimo aniversário de elevação da Basílica a Santuário

Mariano da Arquidiocese de Belém.No momento da descida da

imagem original do Glória, que foi recebida pelo diretor da Festa, Kléber Vieira, e entregue nas mãos de Dom Alberto, fiéis cantavam emocionados “Vós sois o Lírio Mimoso”, hino oficial da Virgem de Nazaré.

Maria José Nogueira, presenciou esse momento marcado por emoção e fé. “Tudo é muito lindo. Ver nossa mãezinha descendo do Glória e ficando mais perto de nós é de arrepiar. Não sei explicar, mas me emociono muito”, explica.

Na ocasião houve sorteio de uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré para aqueles que participaram da novena mariana. “É uma forma de agradecer a todos que participaram da novena mariana neste mês de Maio”, disse padre José Ramos, reitor da Basílica.

Sara Lima, também esteve neste bonito momento. “Vim acompanhar a minha mãe e não me arrependi. Mais lindo do que ver a cerimônia é sentir a fé e a emoção das pessoas”, fala.

A p e d i d o d a D i re t o r i a d e Evangelização, o arcebispo proclamou um poema de sua autoria para o Círio 2 01 3 . “ H o j e , e u vou fa lar e vocês vão repetir junto comigo”, disse ele.

Concelebraram a cerimônia o pároco de Nazaré, Pe. Waldeci Silva e Pe. Ramos.

w NO DIA 28 DE MAIO Dom Alberto Taveira presidiu a celebração na Basílica Santuário

FOTOS: IVAN CARDOSO

Desde Fevereiro, a Basílica Santuário através da Escola Nazarena da Fé promove o curso de formação cristã, que estudou temas sobre o Ano Litúrgico 2013, questões de escatologia, a profissão da fé cristã e Mãe de Cristo, Mãe da Igreja. Na próxima segunda-feira (3) até quarta (5), haverá o último curso cujo tema é “Creio no Espírito Santo”. O curso ocorrerá de 19h15 às 21h, no Centro Social de Nazaré.

Durante todo esse período, o objetivo da formação foi de preparar e formar leigos evangelizadores, já que a palavra de Deus é fundamento da evangelização.

Os cursos foram direcionados a todos

aqueles que buscam compreender e viver a fé da Igreja Católica em Jesus Cristo Ressuscitado. Ao final do curso, os participantes que tiverem menos de três faltas receberão certificado de participação.

A programação dos cursos surgiu para contribuir para uma conversão renovada ao Senhor e à redescoberta da fé, para que os membros da Igreja sejam testemunhas credíveis e alegres do Senhor ressuscitado no mundo de hoje, capazes de indicar a “Porta da Fé” as pessoas que estão em busca ou afastadas da fé da Igreja.

Mais informações pelos números: 4009-8400 ou 4009-8407.

Último curso de formação cristãinicia na próxima segunda (3)

w DESCIDA DO GLÓRIA O guarda de Nazaré, Caio, retirou a imagem

Page 9: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2013 9

Nazaré Repórter

Jesus, nós confiamos em Vós. Foi com esta certeza no coração que aconteceu o II Resgata-me de 2013 em Belém do Pará nos dias 25 e 26 de maio no bairro do Icuí Guajará. O encontro contou com a participação de 230 entre pessoas sedentas do amor do Senhor. Mais uma vez, o Senhor permitiu que não faltasse nada. O encontro encerrou com a Santo Sacrifício da Missa, presidida pelo Pe. Rafael Brito da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com uma homilia profunda e digna da Solenidade da Santíssima Trindade.

J Resgata-me

ASCOM/SEBRAE

JUNHO 2013

Centro de Cultura e Formação Cristã – CCFC

ESTUDO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA - Estudo do CREDO no Ano da FéMinistrante: Prof. Ricardino LassadierLocal: CCFCHorário: Sábados e Domingos das 08h30 às 12h304º Módulo: dias 22 e 23 de Junho - Creio em Deus Pai (nsº 198-421)Taxa: R$ 20,00 por móduloInscrições: secretaria do CCFC.

ESCOLA DE FORMAÇÃO MATRIMONIAL JOÃO PAULO II (2º ANO)Responsáveis: Prof. Ricardino e Pe. IdamorLocal: CCFCHorário: Sábados das 08h30 às 17hDomingos das 08h30 às 12h30Taxa: R$ 20,00 por módulo ou R$ 100,00 (por semestre - 05 módulos)Público: aberto a todos os que se interessam em conhecer melhor o Sacramento do Matrimônio5º Módulo: dias 15 e 16 de Junho - Antropologia Teológica (criação, pecado e graça)

4. ESTUDO DO CATECISMO JOVEM (YOUCAT)Responsável: Comunidade Católica Doce Mãe de DeusLocal: CCFCHorário: Sábados das 08h às 16h01 de JunhoPúblico: Jovens que estejam interessados em conhecer mais sua fé através do Catecismo Jovem.

CURSO LIVRE DE TEOLOGIA (2º ANO)Responsáveis: Pe. Idamor e Profª Socorro CoelhoLocal: CCFCHorário: Sábados e Domingos das 08h às 18hTaxa: R$ 25,00 por módulo ou R$ 125,00 por semestre (05 módulos) 4º Módulo: dias 08 e 09 de Junho - História da Igreja da Idade Moderna.

BÍBLIA EM COMUNIDADE - VISÃO GLOBAL DA BÍBLIA (2013 - 2014) CURSO SISTEMÁTICO DE FORMAÇÃO BÍBLICA (SAB - PAULINAS)Responsável: Ir. Lourdes Silva23 de JunhoHorário: de 8h às 18hLocal do curso: Centro Social de NazaréInscrições: mediante indicação do Pároco

GRUPO DE ESTUDO SOBRE A ‘TEOLOGIA DO CORPO’Responsáveis: Pe. Idamor e Prof. RicardinoLocal: CCFCHora: 14h às 18h22 de Junho

MAIS INFORMAÇÕES: (91) 4009-1550

O Hospital Ophir Loyola promoveu no último dia 28, o “Dia do Brincar”, uma ação para as crianças que são pacientes oncológicas da Classe Hospitalar Prosseguir, do hospital. O projeto permite que as crianças continuem estudando durante o tratamento. O Dia Internacional do brincar estimula a importância da brincadeira na infância.

O colaborador da Família Nazaré, João da Cunha Sério agradece pelos aniversários de seus filhos: Josefa de Fátima Sério Martins, 45 anos, e João da Cunha Sério Júnior, 44 anos. “Toda nossa alegria é festejar o aniversários dos nossos filhos. Desejamos aos mesmos, muita saúde, muita paz, muitos anos de vida, para que continuem

LUIZ ESTUMANO

No último dia 24, Pe. Leopoldo Weber, da Capela de Lourdes, faleceu devido a uma pneumonia. Ele tinha 92 anos e pertencia a Congregação dos Jesuítas. Padre Leopoldo estava em Belém desde 1976. Na capela foram sete anos. A Arquidiocese de Belém manifesta seu pesar pela morte. Confiamos que o Pai dará a este seu filho a alegria de participar, agora, de sua glória por todo bem que realizou no exercício fiel de sua vocação.

J PesarO Primeiro STAND UP Católico do mundo -Show de humor - “Viver de Rir, porque morrer ninguém quer”- com Ivanildo Silva- comunidade Obra de Maria, no dia 07 de junho no Auditório do Colégio Nazaré às 19:30 - Ingresso R$ 10,00. Venda de Ingressos Livraria Paulus, Lírio Mimoso, Comunidade Nova Aliança e Fundação Nazaré de Comunicação. Para mais informações, ligue: 80106025/3233-6772.

J I Standup Católico

Diferentemente do que foi publicado na edição de 24 a 30 de maio, o nome do missionário que lançou o seu 3º CD “Um novo Petencostes” é Nael di Freitas.

J CORREÇÃO

J Homenagem

w FILHOS João Júnior e Josefa de Fátima Sério

DIVULGAÇÃO

J Dia do Brincar no HOL

No dia 29 de maio, dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, e os diretores da FNC, Mário Jorge Alves e Arnaldo Pinheiro, visitaram a sede do Sebrae em Belém para agradecer a parceria na transmissão da Festa do Círio de Nazaré e entregaram a carta com o projeto de apoio ao Círio 2013.

FRATERNIDADE O CAMINHO

J Visita

J Aniversário

sempre unidos como estão até hoje. São votos de seus pais, João da Cunha Sério e Izaura da Silva Sério”, disse o colaborador.

No último dia 23, Pe. Sebastião Fialho, reitor da Igreja das Mercês, celebrou seu aniversário com almoço solidário com os pobres. Ao lado, está o selo dos Correios de homenagem

por seu trabalho dedicado à Igreja. Parabéns!

Page 10: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 201310

Cultura

“Mês caipira”, diversão à famíliaFESTA JUNINA

Governo do Pará e Prefeitura de Belém divulgam programações culturais para o mês de junho

Para muitos, o mês de ju-nho é o mais esperado do ano. Conhecido co-

mo mês de festas e de mui-ta alegria, o clima de junho também é envolvido por uma infinidade de iguarias especiais que compõem o cardápio das festas juninas. A tradição dos festejos nes-sa época é marcada por uma mistura de aspectos culturais e religiosos. É antiga e não nasceu no Nordeste brasilei-ro, como muitos pensam. Te-ve inicio na Europa e foi ga-nhando aspectos específicos em outros países, inclusive no Brasil.

Dançarino de quadrilha há cinco anos, Edson Lopes, 26, aguarda ansioso o mês para demonstrar sua habilidade nos pés. Ele já mandou os tecidos para a costureira que está fazendo a sua roupa de quadrilha. O cuidado com os detalhes é essencial, pois ele tem de estar impecável para disputar no concurso de quadrilhas que tradicionalmente ocorre todos os anos em Belém, realizado pela prefeitura. Ocorrem dois festejos na capital paraense, ambos com concursos de quadrilha: o “Arraiá da Capitá”, promovido pela prefeitura, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), e o “Arraial de Todos os Santos”, da Fundação Cultural Tancredo Neves (Centur), que integra o projeto “São João do Pará”, comemoração junina do Governo do Estado.

A ORIGEM

As festas têm origem em países católicos da Europa

w CONCURSO Quadrilhas ensaiam com dedicação para apresentação no mês de junho

FCPTN/PA

e, portanto, ser iam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. Nessa época, havia uma grande influência de e lementos cu l tura i s por tugueses , ch ineses , espanhóis e franceses. As típicas quadrilhas foram influenciadas pela dança marcada, típica das danças nobres vindas da França. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região onde teria surgido a manipulação da pólvora. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. Todos e s ses e lementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais (indígenas, afro-brasileiros e de imigrantes europeus) e também religiosos das regiões do Brasil.

S o b r e a o r i g e m d a s festas juninas, Monsenhor Possidônio da Mata, que também é historiador, se reporta à Idade Média , s o b re t u d o à Pe n í n s u l a Ibérica, onde a devoção popular destacou as festas dos Santos muito conhecidos ali. “Algumas festas nasceram em substituição às festas pagãs, que ocorriam na sociedade local ou nacional, sobretudo depois da af irmação do Cristianismo como religião oficial em muitos lugares. N ã o s e r i a a d m i s s í v e l continuar celebrando festas pagãs numa sociedade que assumiu a fé cristã como religião do povo”, explica.

Oitenta e cinco quadrilhas juninas adultas e 30 mirins se inscreveram para o “Arraiá da Capitá”, que acontece entre os dias 14 e 30 de junho, pela primeira vez, no Portal da Amazônia. A ordem de apresentação dos grupos que vão disputar o tradicional concurso junino realizado pela Prefeitura de Belém foi definida na tarde da última quinta-feira, 23, em reunião da Fumbel com representantes das quadrilhas juninas no Memorial dos Povos.

O diretor do Departamento de Ações Culturais da Fumbel, Marcos Marques, explica que a ordem sorteada na quinta-feira vale para a primeira fase de eliminatórias. “O sorteio diz respeito aos seis primeiros dias da festa, quando acontecerão as eliminatórias. A ordem das finalistas será sorteada após essa primeira fase”, explica.

Cento e sessenta e seis quadrilhas juninas de 33 municípios paraenses se inscreveram na 10ª edição d o C o n c u r s o E s t a d u a l de Quadr i lhas Juninas , organizado pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. O Concurso integra o projeto “São João do Pará”, comemoração junina do Governo do Estado, e o Arraial de Todos os Santos, da Fundação Tancredo Neves.

As quadrilhas juninas que participarão do Arraial de Todos os Santos se inscreveram até o dia 24 de abril no Centur. Do interior do Estado, o Concurso terá a presença de 47 quadrilhas

juninas de municípios como São Caetano de Odivelas, Curralinho, Vigia, Quatipurú, Soure e Acará, sendo 38 concorrendo na categoria Adulto e 09 na Mirim.

Já da Região metropolitana de Belém (composta por Belém, Icoaraci, Mosqueiro, O u t e i r o , A n a n i n d e u a , Marituba, Santa Bárbara, Santa Izabel e Benevides), 113 grupos f izeram sua inscrição para a edição deste ano. Participarão 85 grupos de quadrilha Adulta e 38 de quadrilha Mirim.

No Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, as dez melhores quadrilhas de

cada categoria ganham uma premiação em dinheiro. Já as três melhores quadrilhas nas categorias Adulto e Mirim ganham troféus, assim como os primeiros colocados nas categorias Marcador, Coreógrafo, Estilista e Misses Mulata Cheirosa, Simpatia, Caipira e Mix.

Além do Concurso, o Arraial de Todos os Santos contará com a apresentação de grupos parafolclóricos, boi-bumbás, cordões de pássaros, cordões de bichos e pássaros juninos, além de shows de forró e músicas juninas na Praça de Alimentação - térreo - e no Cine Líbero Luxardo.

CONCURSO ESTADUAL DE QUADRILHAS

CONCURSO MUNICIPAL DE QUADRILHAS

w CORES Decoração dos cenários e vestimentas juninos é marcada pelo colorido

AGENOR SARRAF

Page 11: Voz de Nazaré

SANTA PACIÊNCIA - ANDRÉ ABREU

Q U A D R I N H O S

Na LocadoraPedro Veriano ([email protected])

Cinema & DVD

Audrey Hepburn ou Audrey Ka-thleen Ruston (1929-1993) era filha de um banqueiro inglês e

uma baronesa alemã. Quis fazer tea-tro na juventude e chegou a ser co-gitada para o papel de Gigi, a perso-nagem de Colette, numa versão para a Broadway. Mas o cinema a cativou em 1953 e logo na estreia de um papel de vulto, em “A Princesa e o Plebeu” (Roman Adventure) ganhou o Oscar da Academia de Hollywood. O fato foi similar ao de Jennifer Jones por “A Canção de Bernadete”, dez anos antes. Desse filme, dirigido por William Wyler, passou a ser estrela de comédias românticas, mesmo assim adentrando com relativo sucesso em outros gêneros como em “Guerra e Paz” e “Robin e Me-rian “ e “Um Clarão nas Trevas”.

Esta semana estará em Belém, na tela do centenário Olympia, uma das mais famosas comédias protagonizadas por Audrey: “Sabrina” (1954) de uma história de Samuel Taylor dirigida por um mestre do tipo de filme: Billy Wilder.

O enredo é simples e atende a um conto de fadas sem fadas. Sabrina é filha do motorista de uma família milionária e o pai, louco por ela, consegue que vá fazer um curso de

A Tortura da Suspeita

Um executivo de nacionalidade a m e r i c a n a , m a s a t u a n t e e m L o n d re s , testemunha em tribunal contra u m c o l e g a que teria visto correndo depois do assassinato de um dos diretores da firma onde trabalha. O homem é condenado à prisão perpetua. Mas a mulher do executivo desconfia que se trate de um inocente. Uma verificação chega a um advogado da entidade que fora despedido. Mas até aí cabe suspeitar de que o homem que testemunhou usou de má fé, afirmando sem certeza a participação de quem acabou o preso.

“A Tortura da Suspeita” (The Naked Edge/UK, 1961) lembra o clássico “Suspeita” (Suspicion/1941) de Alfred Hitchcock. O enfoque, porém, conclui de forma drástica e resta a culpa do acusador sem confiança no que fez.

Foi o último filme interpretado pelo ator Gary Cooper (1901-1961). Já estava doente ao filmar na Inglaterra. Quem faz o papel de sua esposa é Deborah Kerr (1921-2007). Eles e o resto do elenco estão bem colocados embora o roteiro abuse de coincidências seguindo os contos policiais de autores modestos. Mas a direção de Michael Anderson (de “A Volta ao Mundo em 80 Dias”) dá conta de um recado divertido. Quem gosta do gênero com certeza vai “torcer” para que se desvende o crime.

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2013 11

Entretenimento

P A L A V R A S C R U Z A D A S

eu indicoEu indico “HOMEM DE FAMILIA “ . O filme conta a história de Jack Campbell um investidor entediado com sua longa

vida de solteiro. Um belo dia, ele acorda e começa a imaginar como teria sido sua vida se tivesse se casado com Kate, sua namorada nos tempos de colégio. Até que, repentinamente, Jack acorda e se vê um feliz marido, casado com Kate, pai de duas crianças e levando uma tranquila vida no subúrbio. Retrata o dilema de um homem entre casar ou investir na sua carreira profissional.

ALEXANDRE VERGNE, 36 ANOS, Coordenador de TradeMarketing

DIVU

LGA

ÇÃ

O

BOA DICA

N e s t a o b ra , P i e ro Busch in i aprofunda o conteúdo do Pai-Nosso. Apresenta esta oração c o m o u m re s u m o d o Evangelho no qual são expressos os ensinamentos de Jesus. Ele nos ajuda a refletir que a oração não consiste em fazer com que Deus esteja a serviço dos nossos desejos, mas sim é um adequar-se à sua vontade. Com linguagem simples e cativante esta obra se dirige a todos os que buscam uma oração mais vivencial e desejam tornar presente o Reino que Jesus inaugurou.

Vaticano II se libertou e tenta libertar a Igreja, jogando na lixeira controvérsias e velhos ressentimentos, optando pela novidade de querer bem ao outro. Vaticano II aposta e quer levar a Igreja a apostar em Deus, Amor universal. Apostar significa dar a prioridade efetiva e constante a este paradigma teológico, digamos mesmo teologal, e à sua luz ver e julgar todas as coisas e pessoas, a história, o passado e o presente da Igreja e da humanidade. O Concílio vem como a suave revolução de Deus, visando a acelerar ou retificar a marcha da humanidade em vias de globalização.

LIVROS E CD'S

NASSRALLA

n VATICANO II: a Igreja aposta no amor universal, Carlos Josaphat (PAULINAS, 328Págs, R$ 32,50)

n PAI-NOSSO: O coração do Evangelho, Piero Buschini (PAULINAS, 56Págs, R$ 9,20)

Revendo AudreyÉ o tipo do programa ingênuo, simpático e divertido que se deixou de fazer neste século

arte culinária em Paris pensando em empregá-la na própria mansão onde trabalha. Chegando da capital francesa com uma elegância de grã burgueses, chama a atenção do mais jovem dos irmãos donos da casa (William Holden). O pai dela sabe que o moço é um

boêmio sem freios. Felizmente surge na frente o irmão dele, na verdade o administrador da fortuna familiar (Humprey Bogart). Embora sem o charme de galã, é ele quem vai ficar com Sabrina no fim da novela.

O filme poderia ser uma das muitas bobagens do cinema americano. Mas nas mãos de Wilder e com um bom elenco ganhou ares de clássico. Audrey não só encanta os manos ricos como os espectadores. É o tipo do programa ingênuo, simpático e divertido que se deixou de fazer neste século.

Vale a pena (re)ver Audrey “Sabina” Hepburn. Por sinal que outro filme semelhante e interpretado por ela -e com o mesmo diretor- está programado para o mesmo cinema daqui de Belém no mesmo horário (a chamada “Sessão Cinemateca” dos domingos de tarde). É “Amor na Tarde” (Love in the

Afternoon/ 1957) onde a atriz faz a filha de Maurice Chevalier e quem a assedia é o já veteraníssimo Gary Cooper. A música (a valsa

Fascination/Fascinação) já era de grande alcance popular. No

filme é o marco de um romance que em mãos menos sensíveis daria um desses apelos eróticos irresponsáveis.

Fora esse programa “extra”, o que tem de relevante nos cinemas é só o drama dirigido e interpretado

por Robert Reford chamado “Sem Proteção” (The C

ompany you Keep), meu comentário na próxima semana.

Deus esteja a serviço dos nossos desejos, mas sim

Deus esteja a serviço dos nossos desejos, mas sim Deus esteja a serviço dos nossos desejos, mas sim

digamos mesmo teologal, e à sua luz ver e julgar todas

digamos mesmo teologal, e à sua luz ver e julgar todas digamos mesmo teologal, e à sua luz ver e julgar todas

a Broadway. Mas o cinema a cativou

a Broadway. Mas o cinema a cativou a Broadway. Mas o cinema a cativou

em 1953 e logo na estreia de um papel

em 1953 e logo na estreia de um papel em 1953 e logo na estreia de um papel

de vulto, em “A Princesa e o Plebeu”

de vulto, em “A Princesa e o Plebeu” de vulto, em “A Princesa e o Plebeu”

(Roman Adventure) ganhou o Oscar

(Roman Adventure) ganhou o Oscar (Roman Adventure) ganhou o Oscar

da Academia de Hollywood. O fato

da Academia de Hollywood. O fato da Academia de Hollywood. O fato

foi similar ao de Jennifer Jones por

foi similar ao de Jennifer Jones por foi similar ao de Jennifer Jones por

“A Canção de Bernadete”, dez anos

“A Canção de Bernadete”, dez anos “A Canção de Bernadete”, dez anos

antes. Desse filme, dirigido por

antes. Desse filme, dirigido por antes. Desse filme, dirigido por

William Wyler, passou a ser estrela

William Wyler, passou a ser estrela William Wyler, passou a ser estrela

de comédias românticas, mesmo

de comédias românticas, mesmo de comédias românticas, mesmo

assim adentrando com relativo

assim adentrando com relativo assim adentrando com relativo

sucesso em outros gêneros como

sucesso em outros gêneros como sucesso em outros gêneros como

em “Guerra e Paz” e “Robin e Me-

em “Guerra e Paz” e “Robin e Me-em “Guerra e Paz” e “Robin e Me-

Esta semana estará em Belém, na tela

Esta semana estará em Belém, na tela Esta semana estará em Belém, na tela

do centenário Olympia, uma das mais

do centenário Olympia, uma das mais do centenário Olympia, uma das mais

famosas comédias protagonizadas por

famosas comédias protagonizadas por famosas comédias protagonizadas por

Audrey: “Sabrina” (1954) de uma história

Audrey: “Sabrina” (1954) de uma história Audrey: “Sabrina” (1954) de uma história

de Samuel Taylor dirigida por um mestre

de Samuel Taylor dirigida por um mestre de Samuel Taylor dirigida por um mestre

O enredo é simples e atende a um

O enredo é simples e atende a um O enredo é simples e atende a um

conto de fadas sem fadas. Sabrina

conto de fadas sem fadas. Sabrina conto de fadas sem fadas. Sabrina

é filha do motorista de uma família

é filha do motorista de uma família é filha do motorista de uma família

milionária e o pai, louco por ela,

milionária e o pai, louco por ela, milionária e o pai, louco por ela,

consegue que vá fazer um curso de

consegue que vá fazer um curso de consegue que vá fazer um curso de

neste século.

neste século.neste século.

Vale a pena (re)ver Audrey

Vale a pena (re)ver Audrey Vale a pena (re)ver Audrey

“Sabina” Hepburn. Por sinal

“Sabina” Hepburn. Por sinal “Sabina” Hepburn. Por sinal

que outro filme semelhante e

que outro filme semelhante e que outro filme semelhante e

interpretado por ela -e com o

interpretado por ela -e com o interpretado por ela -e com o

mesmo diretor- está programado

mesmo diretor- está programado mesmo diretor- está programado

para o mesmo cinema daqui de

para o mesmo cinema daqui de para o mesmo cinema daqui de

Belém no mesmo horário (a

Belém no mesmo horário (a Belém no mesmo horário (a

chamada “Sessão Cinemateca”

chamada “Sessão Cinemateca” chamada “Sessão Cinemateca”

dos domingos de tarde). É

dos domingos de tarde). É dos domingos de tarde). É

“Amor na Tarde” (Love in the

“Amor na Tarde” (Love in the “Amor na Tarde” (Love in the

Afternoon/ 1957) onde a

Afternoon/ 1957) onde a Afternoon/ 1957) onde a

atriz faz a filha de Maurice

atriz faz a filha de Maurice atriz faz a filha de Maurice

Chevalier e quem a assedia

Chevalier e quem a assedia Chevalier e quem a assedia

é o já veteraníssimo Gary

é o já veteraníssimo Gary é o já veteraníssimo Gary

Cooper. A música (a valsa

Cooper. A música (a valsa Cooper. A música (a valsa

Fascination/Fascinação) já era

Fascination/Fascinação) já era Fascination/Fascinação) já era

de grande alcance popular. No

de grande alcance popular. No de grande alcance popular. No

filme é o marco de um romance

filme é o marco de um romance filme é o marco de um romance

que em mãos menos sensíveis

que em mãos menos sensíveis que em mãos menos sensíveis

daria um desses apelos eróticos

daria um desses apelos eróticos daria um desses apelos eróticos

irresponsáveis.

irresponsáveis.irresponsáveis.

Fora esse programa “extra”, o

Fora esse programa “extra”, o Fora esse programa “extra”, o

que tem de relevante nos cinemas

que tem de relevante nos cinemas que tem de relevante nos cinemas

é só o drama dirigido e interpretado

é só o drama dirigido e interpretado é só o drama dirigido e interpretado

por Robert Reford chamado

por Robert Reford chamado por Robert Reford chamado

“Sem Proteção” (The C

“Sem Proteção” (The C “Sem Proteção” (The C

ompany you Keep),

ompany you Keep), ompany you Keep),

w EM "SABRINA" Audrey Hepburn interpreta a filha do motorista de uma família milionária

Page 12: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 201312

CulturaVIDA E CARREIRA

w CANTOR Pe. Elizeu Alves conta a sua história nas canções de seu novo CD

Semana passada a trajetória, a vida e as angústias de um oc-togenário foram representadas

pelo ator e padre Cláudio Barradas no espetáculo “Abraço”, com autoria e direção e música de Edyr Augusto Proença. A trama se desenvolveu em torno de um diálogo de desabafo entre o senhor (Cláudio Barradas) e uma mulher (Zê Charone). As apre-sentações ocorreram de 23 a 26 de maio no Teatro do SESC e conta-ram com um grande público.

Mesmo tendo que conciliar uma agenda lotada como vigário episcopal da Região Santa Cruz e como pároco da Paróquia Jesus Ressuscitado, na Marambaia, o padre aceitou o convite de Proença para interpretar o personagem. Padre Barradas gostou da experiência de se apresentar num espetáculo fora da sua paróquia, onde vinha atuando até então. O último espetáculo que ele dirigiu e onde também interpretou, nessa igreja, foi “Morte e Vida Severina”, realizado em dezembro de 2011.

Para o ator Barradas, a experiência em “Abraço” foi satisfatória: “todo espetáculo é um exercício de vida e, portanto, gratificante. Interpretar é sair um pouco de si, é como tirar férias e voltar descansado”. O teatro está na vida desse ator desde os 11 anos de idade. No colégio e até no Seminário ele já interpretava. “O personagem é tudo o que eu não sou. Interpretá-lo, portanto, é a beleza do trabalho do ator”, explica o profissional que fundou inúmeros grupos de teatro pela cidade e que até “emprestou” seu nome para um teatro de Belém: o Teatro Universitário Cláudio Barradas.

Barradas explica que o enredo de “Abraço” é verídico e que é a realidade de muitas pessoas hoje. No drama o senhor lamenta a solidão. Ao começar a perder amigos e familiares, passa a viver de forma fechada, cercado somente por livros, discos, filmes antigos, até perder a vontade de viver. Apesar de rico em histórias e experiências, não tinha pessoas com quem trocar ideias. Em

uma madrugada o idoso recebe a visita inesperada de um mulher que preenche seus anseios por companhia. Desabafando, ele começa a contar histórias de sua vida para a visitante. Como um tipo de confidente, ela escuta suas lembranças atentamente. Para ele, é como receber o “Abraço”, um abraço à vida ao se entregar à morte. “Muitas pessoas hoje são vítimas da depressão e do abandono por serem idosas”, explica o sacerdote acostumado a ouvir muitas histórias de vida e proferir aconselhamentos.

Na opinião de Barradas é possível e prazeroso conciliar a vida de padre e ator. “É fácil. É só tirar a túnica e pôr a roupa do personagem”, justifica. Só que às vezes no palco é preciso dizer coisas que não se diria como padre. Para isso Barradas também tem uma resposta: “não é o padre. É o personagem”. Ícone do teatro paraense, Cláudio Barradas tem a característica de se entregar ao personagem inteiramente, sempre demonstrando vigor, técnica e o talento.

DIFERENCIAL

Cláudio Barradas é um intelectual apaixonado pelo sacerdócio, pelos livros e pelo teatro. Ele também gosta de escrever contos. Já foi professor da Escola de Teatro da UFPA e o último grupo em que atuou foi o “Tecoara”, nome indígena cujo significado é “vivo”. O profissional também deixou sua marca no Grupo de Teatro do Instituto Federal do Pará -IFPA (antiga Escola Técnica Federal), onde desenvolveu, com base em um trabalho de pesquisa, a técnica em Arena (os espectadores envolvendo o espaço cênico) e o teatro improvisacional, em que o ator não tem um texto para decorar nem regras de movimentos a que obedecer. Essas duas pesquisas foram marcantes em sua vida teatral e serviram de aprendizado para atores de outros grupos de Belém que gostavam de frequentar aquele espaço porque, diziam eles, era sem os vícios da categoria.

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2013

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2013BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2013

Espetáculo com interpretação do padre e ator teve “casa cheia” em maio

Cláudio Barradas abraçasacerdócio e teatro

IVAN CARDOSO

Padre lança CD “Meu sacerdócio, minha vida”LUIZ ESTUMANO

Está em Belém até a próxima terça-feira o padre e cantor Elizeu Alves. O sacerdote mineiro está divulgando seu novo trabalho. O CD “Meu sacerdócio, minha vida” foi gravado em parceria com o cantor católico Jonny, que ficou famoso com o CD “Católico”, cuja primeira música com o mesmo nome fez sucesso nacional.

Padre Elizeu teve participação também nesse CD. Sua amizade com Jonny já tem 20 anos. O novo CD com 10 músicas é também uma comemoração aos seus 20 anos de sacerdócio e conta com 3 músicas de autoria do Pe. Zezinho e com as outras compostas por Jonny. O álbum tem ainda uma mensagem sobre a amizade dos cantores parceiros e a música “profeta do Amor”, composta por Jonny em homenagem ao

sacerdócio de padre Elizeu.É a primeira vez que padre

Elizeu visita Belém e já pensa em vir ao Círio. Ele fez um show recentemente com Jonny no município de São Caetano de Odivelas. Seu CD será vendido nas lojas da Lirio Mimoso.

EVENTO - Padre El izeu é fundador de um evento chamado “Magnificat”, que acontece anualmente em São Paulo e, lembrando o canto de Maria, oferece um dia de músicas e palestras. “O objetivo é evangelizar por meio da música”, explica. O evento aconteceu duas vezes nos Estados Unidos, onde o padre morou por algum tempo. O valor arrecadado na programação é sempre revestido em projetos sociais que beneficiam moradores de rua, creches e asilos.

w EM CENA Cláudio Barradas e Zê Charone, na peça "Abraço"

Page 13: Voz de Nazaré

DoisD O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA D

CadernoBELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2013

DEVOÇÃO

Fiéis lotaram a Praça Santuário de Nazaré para ver o novo cartaz da Festa Mariana

Fiéis ansiosos, muita fé e devoção. Este era o clima que contagiou a todos na apresentação do cartaz

do Círio 2013, que aconteceu na noite do dia 29, na Praça Santuário. O even-to fez parte da programação do sétimo aniversário da elevação da Basílica como Santuário Mariano da Arqui-diocese de Belém. O lançamento do cartaz marca também, a largada para a preparação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses, que acontecerá no segundo domingo de Outubro, em Belém.

Antes do lançamento, às 18h, foi ce-lebrada uma missa na Basílica Santuá-rio, presidida por dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém. Como concelebrantes, dom Teodo-ro Mendes, Bispo Auxiliar de Belém, dom Vicente Zico, arcebispo emérito, Pe. José Ramos e Geffison Silva.

Durante a missa, dom Alberto lembrou da importância do cartaz do Círio e sua representação na largada

para a grande festa em Outubro. “Eis que hoje, com o lançamento do car-taz, começamos a caminhada em pre-paração a festa maior que é o Círio de Nossa Senhora, que abramos nossos corações para esse momento”.

Logo após a missa, os fiéis caminha-ram em uma pequena procissão até a Praça Santuário, onde foi apresentado ao público o cartaz do Círio 2013, que foi ovacionado pelos devotos e ungido por dom Alberto Taveira. Com foto de Jel Brelaz, no cartaz, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré aparece no centro e, ao fundo, de um lado a Basílica Santuário e a Igreja de San-ta Maria de Belém, a Catedral da Sé. Uma homenagem às igrejas mães do Círio de Nossa de Nossa Senhora de Nazaré, uma representando a fé, o mi-lagre do achado, e outra a história do Pará. Três representações de extrema importância para o Círio de Nazaré unidos em único cartaz, inspirado no tema deste ano que diz “a igreja em

Lançado cartaz do Círio 2013

oração, unida a Maria,mãe de Jesus”.“Muita emoção, estou aqui desde

cedo, já assisti a missa e agora estou vendo de perto o belíssimo cartaz des-se ano”, comentou dona Ana Lucia, que todos os anos participa da cerimô-nia de lançamento do cartaz.

Quem também todos os anos parti-cipa do evento é Mercedes Dias. “Esse ano, o cartaz está uma maravilha. É in-crível como todos os anos conseguem

fazer ele mais bonito”.Após a apresentação, alguns exem-

plares foram distribuídos para os pre-sentes, ao todo a coordenação do Cí-rio imprimiu 900 mil exemplares do cartaz para distribuí-los aos devotos da Rainha da Amazônia.

O primeiro cartaz do evento, que se tem registro, é do ano de 1882. O cartaz deste ano representa a 131ª edição da peça.

w RECOMPENSAGuardas de Nazaré entregam o novo cartaz para os devotos que aguardavam ansiosos o grande momento no dia 29 de maio

w NO ALTAR DA PRAÇA SANTUÁRIO, NA NOITE DO LANÇAMENTO Tânia Vieira, dom Teodoro Mendes, dom Vicente Zico, Jel Brelaz, dom Alberto Taveira, Kléber Vieira e Pe. José Ramos

FOTOS: IVAN CARDOSO

Page 14: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 20132

Formação Caderno Dois

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

CAPÍTULO SEGUNDO (Segunda Seção PARTE 1)

Creio em Jesus Cristo, Filho único de Deus

Para reflexões durante o Ano da Fé, o jornal Voz de Nazaré continua nesta edição a publicação do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. De maneira concisa, a publicação apresenta todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja numa visão de conjunto, todo o panorama da fé católica.

Creio em Jesus Cristo, Filho único de Deus

Creio em Jesus Cristo, Filho único de DeusCreio em Jesus Cristo, Filho único de Deus

“Jesus Cristo foi Concebido pelo Poder do Espírito Santo, Nasceu da Virgem Maria”

104 Que ensinamento nos oferece a vida

oculta de Jesus em Nazaré?

Durante a vida oculta em Nazaré, Jesus permanece no silêncio de uma existência comum. Permite-nos assim estar em comunhão com ele na santidade de uma vida quotidiana feita de oração, de simplicidade, de trabalho, 1e amor filial. A sua submissão a Maria e a José, seu pai putativo, é uma imagem da sua obediência filial ao Pai. Maria e José, com sua fé, acolhem o Mistério de Jesus, embora sem o compreender sempre. 533-534 564

105 Por que Jesus recebe de João o “batismo

de conversão para o perdão dos pecados” (Lc 3,3)?

Para dar início à sua vida pública e antecipar o “Batismo” da sua morte: aceita assim, embora estivesse sem pecado, ser contado entre os pecadores, ele, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). O Pai o proclama seu “Filho amado” (Mt 3,17) e o Espírito desce sobre ele. O batismo de Jesus é a prefiguração do nosso batismo. 535-537 565

Bacharelando em Teologiapela Faculdade Dehoniana (SP),Pároco de São JoãoBatista e NossaSenhora das Graças (Icoaraci)

Padre Agostinho [email protected]

Um só coração e uma só alma

Historicamente sabemos que o Filho de Deus, que vive cheio do Espíri-

to Santo à direita do Pai, e que viveu sobre a terra, morreu e ressuscitou, foi gerado no seio da Virgem Maria. Em outras palavras, o Corpo santo de nos-so Senhor é o fruto bendito do ventre de Maria (cf. Lc1, 41-42). Na Carta aos Hebreus, o autor sagrado revela-nos a intenção de Deus Pai de dar um corpo

No corpo da Virgem, o Corpo de Cristo nosso Salvador

ao Filho: “Por isso, entrando no mundo, diz: sacrifício e oferta não quiseste, mas me deste um corpo; holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: eis, aqui venho (no princípio do livro está escrito de mim), para fazer, ó Deus, a tua vontade” (Hb 10, 5-7).

Santo Tomás de Aquino, em suas reflexões, compreende bem o que significa Deus ter escolhido a Santíssima Virgem Maria para ser Mãe do Belo Amor, de Jesus Cristo, o Salvador. Tal escolha de predileção é pela plenitude da graça contida no virginal coração desta jovem de Nazaré: “Primeiramente, a bem-aventurada Virgem ultrapassou todos os Anjos por sua plenitude de graça, e para manifestar esta preeminência o Arcanjo Gabriel inclinou-se diante dela, dizendo:

cheia de graça; o que quer dizer: a vós venero, porque me ultrapassais por vossa plenitude de graça” (Pai Nosso e Ave Maria - Sermões de Santo Tomás de Aquino. Editora Permanência, Rio de Janeiro, 2003).

Incrível, maravilhoso o desígnio de Deus, que sabe aproveitar de tudo para atrair a humanidade a Si. Parafraseando Santo Agostinho que diz: “Aquele que te criou sem ti, não quer te salvar sem ti”, podemos viver essa realidade deste modo: Deus em sua infinita liberdade e sabedoria criou a humanidade sem dela necessitar, porém, não quer salvá-la sem a sua cooperação, e deste modo Maria sobressai entre todas as criaturas que cooperam com a graça divina.

A cooperação de Maria é tão autêntica que Deus nela habita,

faz morada, torna-se carne. Na carne, pela força do Espírito Santo, a Santíssima Virgem, “jardim selado”, gera o Filho de Deus feito homem para a nossa salvação. Deste modo, compreende-se que a fé de Maria, aquilo em que acreditou, é sinal de salvação para toda a humanidade também. Maria é a única que gera na carne pela fé; a ninguém mais Deus concedeu esse privilégio e tamanha graça. O Corpo de Jesus, fruto de salvação no ventre de Maria, é benéfico não só para Ela, mas para toda a humanidade. Portanto, o Corpo que Ela gerou, que se fez alimento, que fora flagelado, suspenso no madeiro, sacrificado, o corpo que morreu e foi sepultado, ressuscitou no terceiro dia e subiu aos céus foi gerado no corpo de Maria Sempre Virgem.

Já falamos da receptividade feminina e como essa

receptividade é capaz de trazer Deus ao mundo. Porém, devido aos efeitos do pecado no mundo, a receptividade feminina está sempre ferida ou pode ser rejeitada. Esses exemplos negativos da receptividade ferida podem ser vistos na cultura em que vivemos.Algumas mulheres, por exemplo, acreditam que não são mais dignas de receber amor por causa de seu passado ou de sua vida desregrada do presente. Estas preferem acreditar que vivendo do jeito que estão é melhor do que ter alguém que as ame de verdade e com dignidade. Outras,

são mulheres que sofreram algum tipo de abuso sexual, e por isso não conseguem mais ter um relacionamento com homens. Isso é somente um meio de proteger a si mesmas de uma dor maior. Mas quando uma mulher chega a esse ponto, ela não somente pode não confiar mais nos homens, mas até mesmo em Deus.Algumas mulheres, mesmo sem se dar conta, acabam por rejeitar o dom da receptividade através do uso de contraceptivos. Isso porque o uso de contraceptivos não é somente uma rejeição de uma gravidez, mas trata-se da rejeição de uma característica que é própria da mulher e que foi querida pelo Criador: a maternidade. Sob esse ponto de vista, o

Nascida para Amar (Parte 2)

ato da contracepção, por qualquer meio que seja, dá a impressão de que há algum problema no corpo feminino que engravida, como se fosse um mal a ser evitado.Quando uma mulher fica grávida e busca o aborto como solução, ela acaba por revelar a mais profunda rejeição da sua receptividade.

Na próxima semana, “Escutando o Coração”, com Ir. Lourdes Silva, fsp

Padre Idamor da Mota Jr. ([email protected])

Primavera do mundo

Ela rejeita o dom da vida depois de tê-lo recebido interiormente. Ela acaba por rejeitar o significado do seu corpo como santuário e tabernáculo da vida. Quando uma mulher escolhe pelo aborto de uma vida, ela contradiz seu mais profundo desejo e até mesmo sua identidade, porque o aborto contradiz a própria natureza feminina.O lesbianismo é um outro exemplo de como a receptividade feminina pode ser ferida e rejeitada. Trata-se não somente de uma rejeição da figura masculina, mas uma rejeição de sua própria feminilidade.

Cristo não veio para condenar, mas para salvar. Somente ele pode redimir nossos anseios mais profundos. À medida que uma mulher está mais aberta para receber o amor de Deus através de Cristo, ela estará mais apta para receber o verdadeiro amor que Ele oferece e o amor que ela merece. Sem esse fundamento do amor de Deus, uma mulher está mais vulnerável a aceitar um amor de alguém que não é capaz de amá-la como Deus a ama.

O autor é mestre em Bioética e Diretor do CCFC

O verdadeiro amor que Ele oferece e

ela merece

103 O que ensina o Evangelho sobre os Mistérios

do nascimento e da infância de Jesus?

No Natal, a glória do Céu se manifesta na fraqueza de uma criança; a circuncisão de Jesus é sinal da sua inserção no povo hebraico e prefiguração do nosso Batismo; a Epifânia é a manifestação do Rei-Messias de Israel a todas as nações; na sua apresentação no templo, em Simeão e Ana é toda a espera de Israel que vem ao encontro do seu Salvador; a fuga rara o Egito e a matança dos inocentes anunciam que toda a vida de Cristo estará sob o sinal da perseguição; a sua volta do Egito lembra o Êxodo e apresenta Jesus como o novo Moisés: é ele o verdadeiro e definitivo libertador. 525-530 563-564

Page 15: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2013 3

FamíliaNOVO LAR

Norte e Nordeste concentram maior quantidade de crianças com até 5 anos aptas à adoção

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Na-cional de Justiça (CNJ) que

detalha o perfil dos pais que de-sejam adotar e das crianças aptas à adoção por região brasileira, as regiões Norte e Nordeste concen-tram proporcionalmente a maior quantidade de crianças com até cinco anos aptas à adoção. Essa é a faixa etária requerida por nove em cada dez pais que desejam adotar no Brasil. No Norte 26,5% das crianças nessa faixa etária estão inscritas no Cadastro Nacional de Adoção. No Nordeste são 16,9% e nas demais regiões esse índice não chega a 10%. Conforme a pesquisa, essa preferência dos pre-tendentes é o principal empecilho à adoção no país, já que apenas 9 em cada 100 crianças aptas à ado-ção têm menos de cinco anos.

As causas de uma criança chegar a um abrigo ou orfanato são muitas: quando são vítimas de abusos sexuais, quando abandonadas pelos pais, quando ficam órfãs, entre outros motivos. O Abrigo Raio de Luz - Centro de Valorização da Criança (CVC), uma organização não governamental no bairro da Pratinha II, atualmente acolhe 13 meninas na faixa-etária de 7 a 17 anos. As crianças encaminhadas para lá são oriundas de todo o estado, encaminhadas pelo Juizado de Menores da Comarca de Icoaraci. O abrigo existe há 24 anos, e, por ser uma ONG, não conta com o total custeio de despesas do Estado. É reconhecido pelo poder público para atuar junto ao Estado, mas ainda depende em grande parte da ajuda dos voluntários.

Voluntária há oito anos, Maria da Graça Figueiredo se solidarizou com as histórias de vida das crianças do CVC. Desde então, se dedica a elas de diversas formas no abrigo, onde passa grande parte dos dias da semana. Graça explica que o carinho que procura transmitir às crianças ajuda a compensar os traumas sofridos. É com a “tia Graça” que as meninas permanecem por tempo indeterminado até que a justiça determine a guarda a um parente ou para a adoção. Há ainda a companhia de uma equipe de profissionais composta por psicólogos, educadores e assistentes sociais.

S e g u n d o o e s t u d o d o Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ, que analisou o universo de pessoas inscritas no Cadastro Nacional de Adoção, coordenado pela Corregedoria Nacional de Justiça, referente a agosto de 2012, há no Brasil 28.151 homens e mulheres que desejam adotar um filho. A maior parte, porém, (85%) está nas regiões Sudeste e Sul, que respondem por 56,5% da população brasileira, de acordo com o Censo 2010. A pesquisa mostra ainda que o número de pais que querem adotar é cinco vezes maior do que a quantidade de crianças e adolescentes aptos à adoção - 5.281 em todo o Brasil. Porém quase 80% deles também são das regiões Sul e Sudeste.

Caderno Dois

Adotar, uma prova de amor

w ACOLHER No Abrigo Raio de Luz, as crianças encontram um ambiente acolhedor para um desenvolvimento digno. Formação e oficinas são oferecidas às jovens que sonham com um futuro melhor

FOTOS: LUIZ ESTUMANO

O Cadastro Nacional de Adoção (www.cnj.jus.br/cna) é uma ferramenta criada para auxiliar juízes das varas da

infância e da juventude na condução dos procedimentos de adoção. Lançado em 29 de abril de 2008, o CNA tem por objetivo agilizar os processos de adoção por meio do mapea-mento de informações unificadas. O Cadastro possibilita ainda a implantação de políticas públicas na área.

A justiça estabelece dois anos como período máximo para uma criança permanecer num abrigo até que seja analisada a possibilidade de retorno ao lar de origem ou de encaminhamento à adoção. No Abrigo Raio de Luz e em diversas outras instituições no Pará que acolhem crianças, há meninos e meninas há mais tempo, à espera de adoção. Uma das metas da Coordenadoria da Infância e da Juventude é viabilizar o retorno ao lar de origem a esses pequeninos. Criado há quase três anos, o órgão vinculado ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) pretende dar mais celeridade aos processos envolvendo crianças e adolescentes.

CADASTRO NACIONAL

Não é novidade que o preconceito no Brasil ainda é grande. Ele se reflete in-

clusive nas exigências dos pretendentes de adoção. Além da exigência de idade, há preferência por crianças brancas. Segundo a pesquisa do CNJ, os pais que buscam exclusivamente esse perfil racial, em geral, não aceitam crianças que têm mais de três anos. Já os que aceitam unicamente crian-ças negras, pardas ou indígenas, costumam ser mais flexíveis e, em geral, não fazem outros tipos de restrição como de idade ou sexo. O percentual de pretendentes que buscam esses perfis fenotípicos na hora de adotar é maior nas regiões Norte e Centro-Oeste (cerca de 50%), enquanto a média nacional é de aproximadamente 35%.

DISCRIMINAÇÃO

A região Norte responde por 2,3% do total de pessoas que desejam adotar inscritas no Cadastro Nacional de Adoção. De acordo com o estudo, também está no Norte a maior proporção de pessoas entre 18 e 39 anos que querem se tornar pais adotivos (38,2%), sendo, proporcionalmente, a região com pretendentes mais jovens.

NA REGIÃO NORTEVoluntários interessados em ajudar o Abrigo Raio de Luz

- CVC financeiramente ou de outras formas podem entrar em contato com a ONG: Site: www.cvc.org.br; Email: [email protected]; Telefone: (91) 32581328/ 2320; Facebook: CVC-Centro de Valorização da Criança.

Doações: HSBC (Agência 0535/ Conta 29785-30) Banco do Brasil (Agência: 0765-x/ Conta 10.000-5

COMO AJUDAR?

Page 16: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 20134

Juventude Caderno Dois

Paroquianos contribuem para a JMJ

COLETA

As doações ainda podem ser feitas por meio de depóstio bancário

O final de semana em que foi celebrada a Solenidade da San-

tíssima Trindade, 25 e 26 de maio, também foi marcado pela Coleta Nacional em prol da Jornada Mundial da Juventude 2013. A coleta foi aprovada, em nível na-cional, durante a realização da 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos

Bispos do Brasil (CNBB).A Igreja em todo Brasil se

mobilizou e em todas as missas e celebrações das paróquias de todo país participaram da coleta para unir todos os fiéis pela JMJ. Em Belém, no decorrer desta semana, as paróquias irão entregar à Cúria Metropolitana a quantia arrecadada.

A coleta tem a finalidade

A Escola Tecnológica de Educação Tecnológica do Estado do Pará (EETEPA-Icoaraci) promoveu no último dia 25 o “Dia da África na EETEPA de Icoaraci”. Com o tema “Uma proposta para implementação da Lei 10.639/03 na Rede Tecnológica do Estado do Pará”, o evento teve o objetivo de desenvolver atividades entre os alunos relativas à temática do preconceito e da discriminação racial, a valorização da identidade de matriz africana presente na sociedade brasileira e o acesso a bibliografias específicas que revelem essa diversidade no país e na

região. Atividades dessa natureza são realizadas nessa escola ao longo do ano, de acordo com o calendário escolar.

Em 1963 uma reunião com 32 líderes africanos criou a Organização da União Africana, no intuito de discutir a questão colonial. Essa comissão instaurou 25 de maio como o Dia da África e, em 1972, a ONU adotou o dia como comemorativo da Libertação Africana. O Dia da África é celebrado em todo o mundo.

A implementação da Lei 10.639 prevê a obrigatoriedade do ensino de História da África e Cultura africana

no currículo escolar. Assim, o evento propôs que os alunos percebessem a influência do continente africano na cultura brasileira, país onde grande parte da população é negra. Há influências africanas na história, na dança, nas artes e na literatura brasileira.

A escola é uma das instituições responsáveis por esse processo, que poderá contribuir com a formação de gerações que respeitam as diferenças. O professor, nos espaços pedagógicos da escola, tem o papel de facilitar uma educação que revele o Brasil multicultural, interétnico, diverso e

constituído de uma matriz cultural de influência africana pouco valorizada e compreendida no contexto nacional.

A programação contou com a mesa de abertura composta pela direção da escola, conselho escolar da EETEPA, Coordenação de Ensino Profissional-SEDUC (COEP) e Coordenação de Promoção da Igualdade Racial-SEDUC (COPIR), mesa temática “O Dia da África e a Lei 10.639/2003”, concurso de beleza negra e apresentação cultural com músicas e danças afro brasileiras e grupos de capoeira.

w COLETA Fiéis contribuíram com a JMJ na Paróquia da Santíssima Trindade no dia 26

IVAN CARDOSO

de custear as despesas das dioceses, prelazias, da CNBB, da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Semana Missionária. O valor arrecadado será assim des t inado : para (50%) Arquidiocese do Rio de Janeiro ; (30%) para as Dioceses e Prelazias; (10%) para o encontro Mundial

As doações podem ser feitas por depósito identificado na Caixa Econômica Federal: Agência: 2220 Operação: 03 - CONTA CORRENTE: 200-0 ou pelo site: www.botefebrasil.org.br.

PARA AJUDAR A JMJ:

dos Jovens Universitários que acontecerá em Belo Horizonte (MG) e (10%)

para cobrir os gastos com a Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora.

Um momento para os jovens e para toda a família. Foi assim o evento de lançamento da Romaria da Juventude 2013, que aconteceu no Sábado (25), na Praça Santuário de Nazaré. O evento de lançamento contou com vários momentos c o m o o Fe s t i va l d a C a n ç ã o Mariana, Mostra de Dança Sacra, lançamento do tema da Romaria da Juventude 2013 e o Show do Cosme, encerrando a noite.

Sandro Rogério, integrante da Pastoral Familiar da Basílica Santuário, foi ao evento pela primeira vez e aprovou. Ele ressaltou também a grande participação dos jovens. “Fui ver o Show do Cosme e gostei muito, principalmente de ver a quantidade de jovens participando. Tinham jovens de vários lugares e paróquias”, conclui.

Segundo Edilson Lima, um dos coordenadores do evento, cerca de mil jovens estiveram presentes, devido a grande programação oferecida. “O Festival da Canção Mariana e Mostra de Dança Sacra contou com a participação de várias paróquias de Belém, além da atração mais esperada, o Show do Cosme”.

Cosme se apresentou às 20h e tocou várias canções de seu repertório, incendiando o público e levando mensagens de paz, amor, fé e união em cristo.

Durante o evento também foi lançado pelo Padre Geffison Silva, orientador espiritual da Pastoral da Juventude da Basílica Santuário, o tema da Romaria da Juventude deste ano que será: “Jovens, filhos da Rainha, unidos como Igreja”. Segundo Edi l son, o tema foi escolhido conforme o Círio de Nazaré que eleva sempre Maria.

No Festival da Canção Mariana, o corpo de jurados avaliou: Melhor apresentação, musicalidade, letra, interpretação e arranjo. O primeiro lugar foi para o Ministério Ruah, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Conforme explicou Edilson, a Romaria da Juventude desse ano, que acontece no terceiro domingo de outubro, ainda não tem um trajeto definido e a única coisa que já se definiu foi o ponto de partida que será da igreja Nossa Senhora da Conceição Aparecida que fica no Bairro da Pedreira.

Lançamento da Romaria da Juventude 2013

Escola de Icoaraci promove Dia da África

w MISSIONÁRIO Cosme pregou para a juventude na Praça Santuário

w PÚBLICO Cristãos participaram do show de lançamento no sábado 25

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

n ASCOM/BASÍLICA SANTUÁRIO

Page 17: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2013 5

Juventude Caderno Dois

YOUCAT

36 Pode descobrir-se que Deus é trinitário pela simples lógica?

PRIMEIRA PARTE

Em que cremos

Não. A - TRINDADE de Deus é um mistério. Só através de Jesus é que a descobrimos. [237]

O ser humano, com as capacidades da sua razão, não consegue atingir Jesus. Ele reconhece, todavia, a razoabilidade deste mistério, ao aceitar a - REVELAÇÃO de Deus em Jesus Cristo. Se Deus fosse só e solitário, não poderia amar desde toda a eternidade. Iluminados por Jesus, encontramos sinais da Trindade de Deus já no - ANTIGO TESTAMENTO (por exemplo em Gn 1,2; 18,2; 2Sm 23,2) e até em toda a Criação.

Rosa de Saron agita os jovens em BelémJMJ RIO 2013

O show da banda católica em prol dos peregrinos paraenses será neste domingo, 2,

A banda católica Rosa de Saron se apresenta neste domingo, 2, no

Amazônia Hall, localizado na Rod. Augusto Montene-gro. Toda a renda será desti-nada para custear os gastos da viagem das caravanas da Arquidiocese de Belém, ru-mo à JMJ.

Uma reunião entre a organização da JMJ e os representantes da Câmara M u n i c i p a l d e B e l é m discutiu ações em relação ao avanço do projeto de ajuda às caravanas que irão para a JMJ, em julho. Entre as ações, está o show da banda.

O ministério de música Cristo Alegria confirmou presença no show e fará a abertura do evento. Os

Veneramos Deus, antes de mais, por ser Pai, porque Ele é o Criador e Se encarrega das Suas criaturas cheio de amor. Além disso, Jesus, o Filho de Deus, ensinou-nos a considerar o Seu Pai como nosso Pai, e a abordá-l’O mesmo com “Pai nosso”. [238-240]

Diversas religiões pré-cristãs conheciam já o título divino de “Pai” (Dt 32,6; Ml 2,10); o pai e a mãe representam, na experiência humana, a origem e a autoridade, a proteção e o sustento. Jesus mostrou-nos como Deus é realmente Pai: “Quem Me vê, vê o Pai.” (Jo 14,9) Na parábola do filho pródigo (Lc 15,11-32), Jesus toca no profundo desejo humano de um Pai misericordioso. - 511-527

37 De que modo Deus é “Pai”?

Em preparação à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, o jornal Voz de Nazaré realiza seus estudos sobre o YOUCAT, que

é o Catecismo da Igreja Católica escrito para JOVENS que querem saber em que acreditam.

w EM OUTUBRO A banda Rosa de Saron animou a juventude no Círio Musical 2012

IVAN CARDOSO

grupos jovens de Belém que irão para a Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro, ficarão encarregados

da venda das entradas. Os ingressos, no valor de R$ 25,00, podem ser adquiridos em alguns pontos como:

Igreja de Santo Expedito, Capela de Lourdes, Paróquia São Jorge, Paróquia São João Batista, Santo Afonso, e

nas Comunidades: Maíra e Shalom.

OS ROQUEIROS

A banda Rosa de Saron é formada por Guilherme de Sá (voz), Eduardo Faro (guitarra), Rogério Feltrin (baixo) e Grevão (bateria). Atua há 24 anos dentro do movimento da Renovação Carismática da Igreja Católica. O grupo reúne cerca de 180 mil fãs no Facebook e mais de 145 mil seguidores no Twitter. Em 2012, na realização do Círio Musical, um dos dias em que os jovens lotaram a Praça Santuário foi na apresentação da banda de rock católico.

Page 18: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 20136

Igreja Caderno Dois

w PARA MARIA Com. Sagrada Família mantém tradição há mais de 20 anos

“A lua debaixo de seus pés e na cabeça, uma coroa” Comunidades celebram a tradição da Igreja de coroar a Imagem de Nossa Senhora

COROAÇÃO DE MARIA

Quando finda o mês de maio, conhecido como Mês Ma-riano, costuma-se realizar

nas paróquias e comunidades do mundo inteiro a Coração de Nossa Senhora. Essa é uma forma simbó-lica dos fiéis de reconhecerem a im-portância da mãe de Jesus Cristo na vida da Igreja. A tradição se tornou tão forte que em alguns lugares di-versos elementos teatrais são agre-gados ao ato de coroar a imagem da Virgem Maria, sob o título que for. Comumente coroa-se Nossa Senho-ra de Fátima, título dado à mãe de Deus em virtude de suas aparições a três pastorinhos na cidade de Fáti-ma, em Portugal.

As visões teriam começado no dia 13 de maio de 1917 na pequena cidade portuguesa. Apenas as três crianças conseguiam ver a mãe de Jesus, que a partir daí passou a ser chamada, também, de Nossa Senhora de Fátima. Com o passar dos anos, a Igreja reconheceu o fenômeno. Até à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi dedicado um evento solene em setembro de 1904, em que a imagem original foi simbolicamente coroada com a riquíssima coroa doada pela Princesa Isabel e portando o manto anil, bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono.

A celebração solene foi dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença do Núncio Apostólico, muitos Bispos, o presidente da República à época, Rodrigues Alves, e um grande número de pessoas. Depois da coroação o Santo Padre concedeu ao Santuário de Aparecida mais outros favores: ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida e indulgências para os romeiros que se dirigem em peregrinação ao Santuário.

APRESENTAÇÕES

N a C o m u n i d a d e S a g r a d a Família, pertencente à Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Castanheira, os fiéis preparam a coroação à imagem de Maria em “grande estilo”. A comunidade agregou ao ato diversos momentos que envolvem teatro, danças e momentos de oração e reflexão. Este ano Lúcia Oliveira esteve à frente da coordenação pela primeira vez. Segundo ela, a tradição na Comunidade já dura 27 anos e começou com Matilde Trindade, quem organizava a coroação junto à irmã e voluntários. Ao longos dos anos várias pessoas foram se agregando ao grupo e, estando muito idosa, Matilde repassou a missão a Lúcia.

O anúncio do anjo a Maria, o encontro de Izabel com ela e sua aparição em Fátima são alguns dos momentos encenados pelo grupo de teatro composto em sua maioria por jovens da paróquia. Este ano foi encenado o momento em que

IVAN CARDOSO

LUIZ ESTUMANO

os três pastorinhos avistaram a Virgem de Fátima. Além disso, os fiéis realizaram momentos de homenagem à Mãe de Deus como apresentação simbólica do terço, de flores, do coração, da chave, entre outros elementos.

Os ensaios começam com cerca de três meses de antecedência. Esse ano houve 14 atos, com músicas coreografadas e apenas cantadas. Tudo durou cerca de uma hora e meia. Este ano a coroação foi feita pelas crianças. A expectativa dos pequeninos e dos jovens durante o ano para os ensaios é grande. Este ano até os bebês entraram em cena.

Há muita gente trabalhando tanto na apresentação quanto por trás

dos bastidores. Este ano os jovens realizaram coreografias e cerca de 20 crianças se caracterizaram de anjos. E nessa hora cada um ajuda da forma que pode. Muitos jovens contribuíram com o figurino trazendo roupas e acessórios de casa.

Por ser um dos momentos mais importantes da Comunidade, a divulgação também é grande. Os membros da coordenação explicam que o grupo está de portas abertas para os jovens que quiserem participar no próximo ano. Até lá, as crianças devem participar de pro je tos que es tão sendo programados, em que aprenderão a cantar e a tocar um instrumento. “Apesar de não termos recursos

financeiros, contamos com a ajuda de voluntários”, diz Lúcia.

Ela ressalta que é gratificante estar à frente da coordenação e vê a oportunidade como um desafio. “Eu nunca tinha coordenado nada, mas estou contando com a ajuda de muitas pessoas que já estão realizando há anos esse ato”, esclarece.

COROA COMEMORATIVA

Para celebrar o centenário da Coroação da Imagem da Padroeira do Brasil, a Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Noroeste Paulista - AJORESP, com apoio técnico do Sebrae São Paulo, promoveu um Concurso Nacional de Design, visando selecionar uma nova Coroa comemorativa do evento.

O Júri Institucional do evento selecionou, por consenso, o projeto da designer Lena Garrido, em parceria com a designer Débora Camisasca, de Belo Horizonte (Minas Gerais). A nova peça foi confeccionada em ouro e pedras preciosas especialmente para a solenidade do Centenário da Coroação de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, no dia 8 de setembro de 2004.

Em Belém, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré também foi coroada na Basílica Santuário em uma celebração que ocorreu às 18h do último dia 31. Na ocasião aconteceu a subida da Imagem para o ‘Glória’, local no templo onde fica durante todo o ano e de onde só é retirada em ocasiões excepcionais. A Imagem foi retirada do ‘Glória’ dois dias antes para a missa de encerramento da Novena Maria e do 7º aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à condição de Santuário Mariano.

w HOMENAGENS A Comunidade Santo Afonso, da Basílica de Nazaré, também coroa a Imagem da Virgem

Page 19: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2013 7

Festividades Caderno Dois

Nossa Senhora Auxiliadora

A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora encerra sua festividade neste domingo, 2. A partir das 9h30 haverá o III Grande Show de Prêmios para os fiéis. Entre as atrações ao encerramento, haverá o show da cantora Jake, que apresentará músicas do seu repertório, às 20h. Todos os dias até domingo,2, acontece as celebrações eucarísticas e atrações culturais. A Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora está localizada na Rua 27 de outubro, 16, Residencial Carlos Marighella, no bairro no Aurá.

Sagrado Coração de Jesus

Com o tema “Com o Sagrado Coração de Jesus, consolidamos nossa fé em Cristo no anúncio do evangelho”, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Conjunto Júlia Seffer, inicia sua 5ª festividade nesta sexta-feira, 31. No sábado, 1, haverá a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. As celebrações eucarísticas acontecem todas as noites, sempre às 19h. Segundo o pároco, padre Rafel Brito, a festividade é um momento para anunciar o Ano da Fé. “Este momento é a oportunidade de anunciar a boa notícia de nosso Bom Pastor, Sumo e Eterno Sacerdote que se humilhou, abandonou-se, suportou o peso da cruz. Aproveito para agradecer a todos que contribuíram, se empenharam e dedicaram nestes trabalhos”, disse o Pe. Rafael. Atração cultural será: sexta-feira. 31, Banda Sayonara;

sábado,1, Banda Rainha dos Corações e no domingo, 2, Pe. Rafael e banda.

Coração Eucarístico de Jesus

A Paróquia Coração Eucarístico de Jesus inicia neste sábado, 1, sua festividade que terá como tema “Com o Sagrado Coração de Jesus, caminharemos pela fé” (II Cor. 5,7). Serão nove dias com programação cultural e religiosa para os fiéis. As celebrações eucarísticas acontecem sempre às 19h. Na próxima sexta-feira, 7, haverá uma procissão luminosa às 17h30 saindo da Comunidade Perpétuo Socorro percorrendo as ruas do bairro.

Santo Antônio de Pádua

Nesta sexta-feira, 31, a comunidade Santo Antônio de Pádua pertencente à Paróquia São Francisco de Assis, no bairro de São Braz, inicia sua festividade. O tema festivo deste ano será “Santo Antônio, exemplo de fé”. Durante todo o período a comunidade é convidada a participar da Trezena de Santo Antônio, que se estenderá até o dia 13. As celebrações acontecem no horário de 7h, 12h, 18h e às 20h. Todas as noites haverá programação cultural com vendas e comidas típicas e objetos em homenagem a Santo Antônio.

Santa Paula Frassinetti

A Paróquia Santa Paula Frassinetti, localizada no bairro do Coqueiro, também inicia sua

festividade neste sábado, 1, tendo como tema “Santa Paula e juventude” e lema “Jovens, confiem: Se estamos nas mãos de Deus, estamos muito bem!”. De acordo com a coordenação do evento, a festividade tem por objetivo fortalecer o trabalho com a juventude evidenciando a JMJ e as temáticas da campanha da Fraternidade de 2013. As celebrações eucarísticas acontecem sempre às 19h, de segunda à sexta, e no domingo às 7h e 18h. Na terça-feira, 4, o bispo auxiliar de Belém, dom Teodoro Mendes Tavares, será o celebrante da Santa Missa. Todas as noites haverá programação especial a todos os paroquianos.

Cristo Peregrino

Desde o dia 24 de maio, paroquianos de Cristo Peregrino, no bairro Atalaia em Ananindeua, vivem a festividade do padroeiro com celebrações diárias sempre às 19h com o tema central “No Ano da Fé, Cristo é O centro” e o lema “A Fé não é uma decisão, mas um encontro” inspirado na Carta Apostólica PORTA FIDEI de Bento XVI.

Na última terça-feira dia vinte e oito, a paróquia recebeu Dom Teodoro Mendes Tavares, bispo auxiliar de Belém. Nesta sexta-feira, 31, a missa será presidida pelo pároco, o Pe. Nilton Reis, que refletirá sobre “A fé como ponto de partida e alcance do Senhor”. O domingo festivo iniciará às 16h com a procissão do padroeiro saindo da comunidade São Pedro e seguirá por ruas e conjuntos do bairro até chegar à Matriz para a Santa Missa. Confira a programação que segue até domingo, 2, no site: www.cristoperegrino.com.br.

IVAN CARDOSO IVAN CARDOSO

De Portugal para o BrasilSANTO ANTONIO

Fiéis homenageiam Santo Antônio no Bairro do Coqueiro com 13 dias de programação

Junho é mês de Santo Antônio de Pádua ou simplesmente Santo Antônio. É dele, a fama de san-

to casamenteiro. O carisma do san-to atrai orações e manifestações de carinho e devoção dos fiéis em todo país. Em Belém, não é diferente. A Paróquia que leva seu nome, Santo Antônio de Pádua, localizada no bairro do Coqueiro, organizou para início do mês de junho, a Festivi-dade que honra e louva o nome do padroeiro.

Sob o comando da paróquia Santo Antônio de Pádua há 10 anos,

padre Igino Sala é só elogio com a comunidade que auxilia: “Nós organizamos há 10 anos está festa. A comunidade é presente. Nossa relação é profícua. A comunidade é dedicada em tudo: no trabalho, nas atividades missionárias, nas doações. Enfim, não tenho do que reclamar.”

A abertura da festividade está marcada para o (1°) sábado de junho. A programação acontecerá durante 13 dias, também é chamada de trezena, período que compreende de 1° a 13 de junho. O evento traz uma agenda cultural e litúrgica riquíssima.

Padre Igino está animado com mais uma festividade. “Haverá momentos celebrativos e culturais durante a trezena. Um deles será o jogo de futebol (Brasil x Mundo), de um lado, estarão seis padres e dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, contra sete representantes das comunidades da nossa paróquia.”

A Igreja Santo Antônio de Pádua traz uma vasta programação para o público cativo. A festa dedicada para o santo padroeiro constará de missas diárias, procissão, jogo de

futebol, arraial com comidas típicas, festa junina, concurso de dança, apresentação de grupos folclóricos, show da banda Beto e Leno e várias outras atrações. O evento é tradicional. Este ano o tema fala da apresentação do cristão a Deus, “Eis-me aqui, envia-me”!

A festa será encerrada com a procissão luminosa de Santo Antônio e a missa missa solene, presidida por dom Alberto Alberto Taveira Corrêa. Na ocasião, estarão presentes os crismandos da paróquia, que receberão o sacramento, ainda, este ano.

Santíssima Trindade se prepara para as comemorações dos 200 anosA Igreja da Santíssima Trindade tem

muito que comemorar. O ano jubilar da Paróquia da Santíssima Trindade começa no próximo sábado (1º) de junho e será estendido por todo o ano corrente até o dia (1º) de junho de 2014, quando a Igreja completará 200 anos

de sua inauguração. Segundo a diretoria da festa, esse

período, as celebrações envolverão todos os membros da paróquia.

A novidade é a parceria da Igreja da Santíssima Trindade com o Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), na

elaboração de alguns eventos voltados à evangelização e formação cristã. Um dos propósitos do CCFC, no campo da evangelização, é a criação de 200 Grupos de Oração na área paroquial.

O lançamento do Ano Jubilar da Igreja da Santíssima Trindade será

no sábado, 1°, às 20h, no Theatro da Paz. Na ocasião, será apresentada a logomarca do jubileu, a medalha e o cartaz referente aos 200 anos.

A cerimônia seguirá com a apresentação do espetáculo da Orquestra Vale Música.

w 63 ANOS A comunidade homenageou dom Alberto Taveira no dia 26 w MISSA O arcebispo presidiu a Solenidade da Santíssima Trindade

Page 20: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 20138

Arquidiocese Caderno Dois

Com celebração eucarística, palestras, adoração e louvor, o Movimento do Apostola-

do da Oração da Arquidiocese de Belém realizou seu XXI Congresso

no domingo, 26, no Hangar Cen-tro de Convenções. O evento rece-beu cerca de dois mil integrantes do movimento. No encontro, os congressistas refletiram a impor-

tância de Jesus Cristo na vida dos católicos. Às 11h30, o Arcebispo Metropolitano de Belém, dom Al-berto Taveira Corrêa, presidiu a celebração eucarística. Após a mis-

sa, o arcebispo foi homenageado pelos que estavam presentes com um bolo e o "parabéns" pelos seus 63 anos de vida. Veja os principais momentos:

FOTOS: LUIZ ESTUMANO

Fiéis parabenizam seu metropolitaNO CONGRESSO

Arquidiocese de Belém realiza o XXI Congresso do Apostolado da Oração

w PALESTRA Monsenhor Raimundo Possidônio orientou os congressistas w HOMILIA Dom Alberto Taveira pregou sobre a importância da oração

w CLERO Arcebispo e sacerdotes da Arquidiocese de Belém, no missa w DEVOÇÃO "Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós"

w CONGRESSO Membros do Movimento do Apostolado da Oração lotaram o Hangar para celebrar junto com o clero de Belém

Page 21: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2013 9

Panorama Caderno Dois

Ajude a manter a Fundação Nazaré de Comunicação. Ligue para 4006-9200 e seja sócio da Família Nazaré.

"Honrada em per tencer à Família Nazaré que tem por Maria, a mãe de Jesus, da Igreja e de todos nós. Por intermédio da Voz de Nazaré, peço humildemente a Ela que cuide de mim."

MARIA PHILOMENA ELENA MILEO, 67 anos, 2 de junho

LUIZ ESTUMANO Maria Eunice do Carmo SantosMaria de Fátima da Silva BorgesMaria Ivone da Silva LisboaMaria Pereira de SouzaMaria do Socorro de Souza ValenteRita de Cássia Guimarães Nascimento02/6Alcides Bentes da Gama JuniorAna Cristina Barreto ViegaAna Lucia Moraes NogueiraElizete Leal da CostaHumberto Silva CarvalhoMaria Conceição GurjãoMaria Elenir de Moura MeloMaria Hosana Castro de SouzaNeusa GonçalvesNiceia da Costa SouzaOsmarina Augusto ChagasRosilene Chagas de SouzaSérgio Santana da TrindadeVanessa Lima de Sena03/6Ana Carolina LobatoAntonio SilvaGuaracy Dos Reis AlcântaraKatia Suely Moraes de OliveiraMaria Cidea Cunha DoreaMaria do Espírito Santo Pereira da SilvaMaria José de Souza PeixotoMarina SalvatiNilzete Silva LobatoRita de Freitas Pereira04/6Iraci Rocha do Nascimento

Laura de Oliveira SilvaLucia Caldas MenezesLuciana Correa de CarvalhoMaria de Lourdes Duartes RodriguesOsvaldo Aurino SaraivaZuleide Tavares Henriques05/6Ed Carlos Cardoso SampaioEuridice Miranda LimaManoel Mauricio da SilvaMaria das Graças Ferreira da SilvaMaria das Graças MarquesMaria de Jesus Melo da SilvaMaria de Nazaré Oliveira BarbosaMaria das Neves Nunes da Rocha Cohen

Maria Orlandina Velasco MachadoPedro Eloi Farias GomesRaimundo Francisco Gonçalves SampaioRosilda Caridade dos SantosVilma Tereza Mendes06/6Altina Rodrigues CoutinhoAntônia Maria Gomes de CastroFernando Tadeu Alves FerreiraGilberto SilvaJoel Raimundo Pantoja SilvaMaria do Carmo Valério SantosMaria das Graças Borges de SáMarlene Macedo BarraRosangela Corrêa Galego

Em 2008, eu estava trabalhando em uma empresa privada onde as condições de trabalho eram ruins, sentia-me muito explorada e já estava cansada de tanto trabalho para pouca recompensa. Em fevereiro, o “Cristo Alegria” fez o carnaval com Cristo, e no dia da adoração ao Santíssimo, resolvi participar do evento. Após a

adoração, o diácono foi passando com o Santíssimo entre as pessoas e pedia que fizessem seus pedidos mais urgentes com muita fé que iriam conseguir a graça. Eu tinha feito um concurso público e tinha esperança de ser chamada. Ao ver e sentir o Santíssimo passando do meu lado, pedi que conseguisse essa conquista. Certo dia ao chegar

do trabalho encontrei uma carta de nomeação do referido concurso. Fiquei muito emocionada e feliz. Agradeci e agradeço até hoje a Deus por essa graça alcançada.

MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA DA CUNHA, 49 anos, servidora pública

DIVULGAÇÃO

Testemunho de Fé

Parabéns para você!

,

, ,

servidora pública

servidora públicaservidora pública

1/6 - Pe. José Leoni4/6 - Pe. Francisco das Chagas Souza Nunes4/6 - Pe. Savino Mombelli6/6 - Pe. Marcus Paulo Alves da Silva

w Aniversário de ordenação dos padres e diáconos diocesanos

1/6 - Diác. Antônio Carlos de Moura2/6 - Pe. Maurício Dias do Mar6/6 - Pe. Fábio Luiz Quintal Gama

w Aniversário natalício de padres e diáconos diocesanos

31/5Ana Ferreira da SilvaDarci Formigosa SiqueiraEden Correa BatistaHelena SantosLeomar Lopes Ferreira JúniorRaimundo Nonato do NascimentoRuticleide Drispim da SilvaSenhorinha da Costa NascimentoWalmir Maria Nobre Carneiro01/6Eliete da Silva FerreiraHigino de Oliveira de Queiroz Neto

Ser Santo

Pe. Cláudio Barradas ([email protected])

Cidadela

À tardinha, há coisa de uma semana, quando a caminho da casa paroquial à nossa

matriz, para o atendimento diário das confissões, fui abordado por uma dessas paroquianas, infelizmente não poucas, que raramente procuram a igreja: uma garota miudinha, aparentando doze para treze anos. Via-se logo que um azougue, deduragem da cabecinha que não parava, feito holofote da marinha varrendo o mar, dos olhos, amendoados, permanentemente de cá pra lá e de lá pra cá, e da farda do colégio que, além de amarrotada, enodoada, aqui e ali, por manchas indecifráveis. Às costas, franzinas como o resto do corpo, atopetada certamente por mil e uma inutilidades, aquela mochila abominada por toda a medicina pelo mal que faz à saúde, mas que, ou por ignorância, ou por birra, a estudantada teima, suicidamente, em usar daquele jeito danado para encurvar ainda que o mais esbelto dos mortais.Nem bem me viu, para minha surpresa, correu ao meu encontro, ela que, até então, corria era de mim, creio que por temer, devido a suas costumeiras ausências, um

esbregue, se não coisa pior, de minha parte, eu, que tenho fama de neurastênico, rabugento, pavio curto e o escambau, a meu ver, em sã consciência, injustamente. E, em vez da mais que tradicional “bença, seu padi”, ensinada pelos pais aos filhos, no chamado tempo do atraso pelos avançadinhos de plantão,

para quando encontrassem um de nós, não, nada disso, e sim, a indagação, feita, dava pra sentir, com sincera curiosidade:- Me explique uma coisa: é verdade que, domingo, o senhor falou, na missa, que todo mundo tem que ser santo? A carola da minha mãe, como diz da pobrezinha o pai, que chegou

em casa com essa história. O sr. falou mesmo, ou é invenção lá dela, uma inventadeira de marca maior?- Falei sim. Mas porque esse seu interesse e essa pergunta?- Ora porque: pra ficar sabendo se também tô nessa, né?- Todos estamos: você, eu, seus pais, todo mundo. Dessa ninguém escapa.- Duas perguntinhas mais, posso?- Pode, como não?- Primeira: o que é ser santo? Segunda: o que é preciso pra isso?Sendo esse um assunto da máxima importância, tanto mais que, volto a afirmar, diz respeito a todo e qualquer cristão, - só a todo cristão? A todo e qualquer ser humano, de toda e qualquer idade, de toda e qualquer condição social, de todo e qualquer lugar, de todo e qualquer tempo, tenha ele a religião que tiver, ou nenhuma, e, citando um figurão, cujo nome não há jeito de, no momento, me vir à lembrança, “como é para o bem de todos e felicidade geral da nação”, achei por bem trazê-lo aqui para a coluninha.Assim, em nossa próxima edição adentrar-nos-emos nele para valer, prometo. Pelo que, prezado leitor, vá se preparando desde já. E, depois, mãos à obra, a vida inteira.

LUIZ ESTUMANO

w "É VERDADE que o senhor falou que todo mundo tem que ser santo? O que é preciso pra isso?"

Envie seu TESTEMUNHO para: [email protected]

Page 22: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 201310

A semana Caderno Dois

Horários de Missas na Arquidiocese de Belém

REGIÃO EPISCOPAL DE SANT’ANA

Nossa Senhora da Graça(Catedral)Cidade Velha - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 19hTelefone: 3223-2362/ 3225-2715

Igreja N. S. das Mercês(Reitoria)Comércio - BelémSábado: 12h e 17hDomingo: 12h e 17hTelefone: 3212-3102

Sant'Ana da CampinaComércio - BelémSábado: 12h (Igreja Matriz) Domingo: 7h (Col. D. Bosco) 9h (Igreja Matriz)Telefone: 3230-3734

São Judas TadeuCondor - BelémSábado: 18hDomingo: 7h e 18hTelefone: 3283-6020 Sta. Terezinha do Menino JesusJurunas - BelémSábado: 6h30 e 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18hTelefone: 3272-2251 Santo Antônio de LisboaBatista Campos - BelémSábado: 6h30, 12h, 17h e 18h30Domingo: 8h, 11h, 17h, 18h30 e 20hTelefone: 3215-7004/ 3222-0097 Santíssima TrindadeCapina - BelémSábado: 16hDomingo: 7h, 10h, 11h30, 17h30 e 19hTelefone: 3215-7007/ 3242-4917 N. S. da ConceiçãoCidade Velha - BelémSábado: 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18h30Telefone: 3215-7006 São JoséUmarizal - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 11h e 19hTelefone: 3230-4916

Santa LuziaJurunas - BelémSábado: 7h, 17h e 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3271-2146

REGIÃO EPISCOPALSANTA MARIA GORETTI

São Pedro e São PauloGuamá - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 18h30Telefone: 3283-6021/3259-0413 São José de QueluzCanudos - BelémSábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 20hTelefone: 3226-2151/ 3226-2612São Domingos de Gusmão

Terra Firme - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e 19h30Telefone: 3253-2656

São MiguelCremação - BelémSábado: 18h30Domingo 7h30, 11h e 18h30Telefone: 3283-6022

Nossa Senhora de FátimaFátima - BelémSábado: 17h30Domingo: 6h45, 8h30, 17h30e 19h30Telefone: 3228-0864

Paróquia Santa Maria GorettiGuamá - BelémDomingo: 9h30 e 18hTelefone: 3283-6023

N. S. de Nazaré (Basílica Santuário)Nazaré - BelémSábado: 7h, 8h30,12h,17hDomingo: 6h30, 8h, 10h,16h30, 18h, 20hTelefone: 4009-8400

São Francisco de Assis(Capuchinhos)São Brás - BelémSábado: 19h30Domingo: 6h, 7h30,9h30,18h, 20hTelefone: 3073-1500

Santo Antônio do TucundubaGuamá - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSANTA CRUZ

Imaculada ConceiçãoCastanheira - BelémSábado: 17hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3277-4642

São SebastiãoSacramenta - BelémSábado e domingo: 7h; 17h e 19hTelefone: 3264-9060/3254-7354

Jesus RessuscitadoMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 19hTelefone: 3277-4643

São Geraldo MagelaVal de Cans - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30 e 18hTelefone: 3257-7950 N. S. do Perpétuo SocorroTelégrafo - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 19hTelefone: 3264-9061

São JorgeMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 17h, 19hTelefone: 3277-4641

São Raimundo NonatoUmarizal - Belém.Sábado e domingo: 6h30 e 18hTelefone: 3277-4644

Santa CruzMarco - BelémSábado: 7h e 18h30Domingo: 7h, 9h, 11h30 e 18h30Telefone: 3277-4640/3276-0941

Nossa Senhora daConceição AparecidaPedreira - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 19hTelefone: 3233-4224/3276-9573

São Francisco XavierMarco - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h, 18hTelefone: 3283-3052

Nossa Senhora Mãeda Divina ProvidênciaVal de Cans - BelémSábado:19hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3257-2388

Sagrada FamíliaCurió Utinga - Belém.Sábado: 7h e 19h30Domingo: 7h, 9h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSÃO JOÃO BATISTA

São João Batista eNossa Senhora das GraçasIcoaraci - Belém.Sábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 10h, 18hTelefone: 3297-7250 São Francisco de AssisTapanã - BelémDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3258-8036

Nossa Senhora de FátimaIcoaraci - BelémSábado: 20hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3297-7251

Jesus Bom SamaritanoTapanã - Belém.Sábado: 7hDomingo: 7h30 e 19h30Telefone: 3033-2004

São Francisco das IlhasCotijuba - BelémSábado: 19h30;Domingo: 8h, 9h30, 19h30Telefone: 3247-1438

Santa EdwigesNova Marambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h30, 18hTelefone: 3279-1654

N. S. Rainha da PazBengui - BelémDomingo: 7h, 9h, 18h30Telefone: 3277-4645Coração Eucarístico de JesusCatalina - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h, 10h e 19h

N. S. da Imaculada ConceiçãoOuteiro - BelémSábado: 8hDomingo: 7hTelefone: 3277-4648

Entre em contato com seu pároco ou com a secretaria da sua paró-quia e solicite que nos informem para podermos publicar.

Não encontrou o horário da sua paróquia aqui?

N. S. do Bom RemédioConjunto Satélite - BelémSábado: 17h30Domingo: 7h, 18h30Telefone: 3289-5355

Natividade de NossoSenhor Jesus CristoConjunto Sideral - BelémDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3288-4250

Santo Antônio de PáduaCoqueiro - AnanindeuaSábado: 19h Domingo: 7h e 18hTelefone: 3237-8350

Santo Afonso de LigórioPratinha - BelémSábado: 19hDomingo: 8h30, 19hTelefone: 3258-1554/3274-8281

Arcanjo São MiguelUna - AnanindeuaSábado: 6h30Domingo: 7h, 20hTelefone: 3234-4674

REGIÃO EPISCOPALMENINO DEUS

N. S. AuxiliadoraAnita Gerosa(Aurá) - AnanindeuaDomingo: 7h e 18hTelefones: 3255-3828

N. S. das VitóriasAlmir Gabriel - Marituba Sábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3256-7655

Sagrado Coração de JesusJúlia Seffer - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 18hTelefone: 3265-5413

Sagrado Coração de JesusDistrito Industrial - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30Telefone: 3255-9475

Menino DeusCentro - Marituba Domingo: 6h, 8h30, 18hTelefone: 3237-8351

N. S. de NazaréColônia - MaritubaDomingo: 9hTelefone: 3279-2624 N. S. das GraçasCentro - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3255-2654N. S. do ÓVila - MosqueiroSábado: 19h30Domingo: 6h30, 9h30, 19h30Telefone: (91) 3771-1278

São Pio XÁguas Lindas - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 10h e 19hTelefone: 3215-7003

REGIÃO EPISCOPALSÃO VICENTE DE PAULO Cristo ReiGuanabara - AnanindeuaDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3235-1405

Divino Espírito SantoCoqueiro - AnanindeuaSábado: 7hDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3263-0603

Santo Inácio de LoyolaIcui Guajará - AnanindeuaDomingo: 7h, 18hTelefone: 3295-3545

São Lucas EvangelistaGuajará - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3279-2621

Santa TeresinhaÁguas Lindas - AnanindeuaDomingo: 7h30, 18hTelefone: 3245-7440

N. S. de GuadalupeCoqueiro - AnanindeuaSábado: 18h30Domingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3245-7440

Cristo PeregrinoJaderlândia - AnanindeuaDomingo: 19hTelefone: 3237-9891

Santa Paula FrassinettiCidade Nova VI - AnanindeuaSábado: 19h30;Domingo: 6h30, 8h15, 18hTelefone: 3279-2620

Transfiguração do SenhorCuruçambá - AnanindeuaSábado: 18h30, 20hDomingo: 7h30, 19hTelefone: 3286-8570

Santa Rita de CássiaCidade Nova V - Ananindeua.Sábado: 6h30, 17h30Domingo: 6h30, 8h30,17h30, 19h30.Telefone: 3273-3191/ 3273-3310

São Vicente de PauloPaar - AnanindeuaDomingo: 7h, 8h30, 19hTelefone: 3283-8400

São José OperárioConj. Carnaúba, IcuíDomingo: 7h e 18hTelefone: (91) 3295-3545/3031-1172

AGENDA DE DOM TEODORO TAVARES

n De 31 maio a 6 de junho

AGENDA DE DOM ALBERTO CORRÊA

n De 31 maio a 6 de junho

Os compromissos de Dom Alberto Taveira podem sofrer alterações sem aviso prévio.

w De 1 a 6 de junhoDia 01, sábado, a 02, domingoRetiro em São Paulow Dia 04, terça-feira Audiências19:00h – Celebração da Missa na Paróquia Santa Paula Frassinetti - Ananindeuaw Dia 05, quarta-feira 09:00h – Reunião da Pastoral das Ilhas - CúriaAudiências19:00h – Celebração da Missa na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Distrito Industrialw Dia 06, quinta-feira 08:30h – Reunião do Clero16:30h – Visita ao grupo da MADM

w Dia 31, sexta-feira07:00 – 08:00 Renovação dos votos das Irmãs Legionárias de Maria, Rainha dos Corações - 07:00 - 08:0010:00 – 13:00 Mariápolis - Centro Glória - Benevides18:00 – 19:00 Missa e subida da Imagemw Dia 1, sábado11:00 – 13:00 Missa e Almoço - Pobres Servos - Marituba14:00 – 17:00 Mariápolis - Benevides19:00 – 20:00 Missa na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus - Júlia Sefferw Dia 2, domingo07:00 – 08:00 Missa da Família Nazaré - Fundação Nazaré12:00 - 13:00 Adoração Eucarística - Ano da Fé - na Catedral11:30 – 12:30 Paróquia da Trindade

18:00 – 19:00 Missa encerramento da Festividade - Paróquia Nossa SenhoraAuxiliadoraw Dia 3, segunda-feira 10:00 – 13:00 Sementes do Verbo: Palestra, Missa e Almoço15:00 – 17:00 Visitas com Diretoria da Fundação Nazaré de Comunicação19:00 – 20:00 Missa na ParóquiaSagrado Coração de Jesus do Distrito Industrial w Dia 4, terça-feira, a 6, quinta-feiraPrimeira Visita Pastoral - Paróquia São Geraldo Magelaw Dia 6, quinta-feira 08:30 – 13:00 Quinta Reunião do Clero de 2013 - Região São João Batista

Os compromissos de Dom Teodoro Mendes Tavares podem sofrer alterações sem aviso prévio.LU

IZ E

STU

MA

NO

Page 23: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2013 11

Fundação Nazaré Caderno Dois

SEXTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista 09h30 - Informe Noticias09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A Voz do Pastor 12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Estação Segurança14h30 - Informe Noticias15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticias15h55 - Plantão RCR16h00 - Frequência Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Liturgia das horas - Vésperas17h55 - Oração do Ângelus18h00 - Voz do Pastor 18h15 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Saudade em Versos e Canções22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida 23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SÁBADO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - Voz do Pastor06h30 - Questão de Fé07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Conhecendo Jesus10h00 - Maria de Todos os Povos11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Caminho Aberto15h00 - Criança Evangelizando Criança16h00 - Evangelizando Através do Dizimo

17h00 - Musical Nazaré17h45 - Oração das Vésperas17h55 - Oração do Ângelus18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h30 - Musical Mariano18h30 - Preparando a Festa19h00 - Musical Nazaré22h00 - A voz do Pastor22h15 - Domínio jovem23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat DOMINGO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus,05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - Voz do Pastor06h30 - Preparando a Festa07h00 - SANTA MISSA08h00 - Vem e Segue-me10h00 - Domingo Alegre11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - A Vida e o Tempo 16h00 - As Mais Tocadas17h00 - Raiz do Céu18h00 - Voz do Pastor18h15 - Liturgia das Horas - Vésperas18h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos19h00 - Clássico Nazaré20h00 - Circuito M P B22h00 - A voz do Pastor22h15 - Especial PE. Zezinho23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SEGUNDA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h30 - Informe Notícia09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h50 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor

Escute na Rádio Nazaré FM 93,1

05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso 12h00 - A Voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Freqüência Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Direito e cidadania16h30 - Informe Notícia17h25 - Informe Notícia17h30 - Liturgia das Horas - Vésperas17h45 - Voz do Pastor 18h00 - Novena Nossa Senhora Perpétuo Socorro18h30 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Família em Ação22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUARTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Educação e Cidadania14h30 - Informe Notícia

15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticia15h55 - Plantão RCR16h00 - Freqüência Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Liturgia das horas - Vésperas18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical21h00 - Orando com Você - Com. Mar adentro.22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUINTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Entre nós14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da misericórdia15h15 - Igreja em Diálogo15h15 - Musical Nazaré15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Freqüência Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Oração das Vésperas18h00 - Voz do Pastor 18h15 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Nazaré21h00 - Orando com Você - Com. Shalon.22h00 - A voz do Pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

Assista na TV Nazaré - Canal 30

12h20 - Cardápio Instrumental 14h00 - Freqüência Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Saúde e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h50- Oração do Ângelus17h45 - Liturgia das horas- Vésperas18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Crescendo na Fé21h00 - Orando com Você - Com. Maíra22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

TERÇA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA

05h20 Palavra de Vida Eterna05h25 Fazendo Esperança05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Gozoso06h30 Caminhando Na Fé06h45 A Palavra de Deus é Luz06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Desenho12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Fazendo Esperança13h30 Caminhando Na Fé13h45 A Palavra de Deus é Luz13h50 Mãe Maria14h00 Família em Foco15h00 Diálogo Aberto16h00 Caminhando Na Fé16h15 Sinais do Sagrado16h30 Terço Gozoso17h00 Trezena de Santo Antônio19h00 Nazaré Notícias19h45 Caminhando Na Fé20h00 Fazendo Esperança20h30 Terra Santa News20h50 Eu Creio21h00 Janela Aberta22h00 Nazaré Notícias

SEXTA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz00h05 Mulher.com02h30 Caminhando Na Fé02h45 A Palavra de Deus é Luz02h50 Palavra de Vida Eterna03h00 Evangeliza Show03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Diálogo Aberto05h00 Caminhando Na Fé05h15 A Palavra de Deus é Luz05h20 Palavra de Vida Eterna05h25 Fazendo Esperança05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Doloroso06h30 Caminhando Na Fé06h45 A Palavra de Deus é Luz06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas10h55 Palavra de Vida Eterna11h00 Atelier na TV11h45 Desenho12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Fazendo Esperança13h30 Caminhando Na Fé13h45 A Palavra de Deus é Luz13h50 Mãe Maria14h00 Família em Foco15h00 De Coração15h30 De Mãos Dadas16h10 Desenho16h30 Fazendo Esperança17h00 Caminhando Na Fé17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Doloroso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Caminhando Na Fé20h00 Caminho de Evangelização21h00 A Palavra de Deus é Luz21h05 Mãe Maria21h15 Terra Santa News21h45 Nazaré Notícias22h30 Espaço Cultural23h58 Encerramento da Programação da TV

SÁBADO

00h00 Música Mensagem02h00 De Coração02h30 Conversa com Meu Povo03h00 Caminho de Evangelização04h00 Espaço Cultural05h00 Evangeliza Show05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Gozoso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Notícias Pastorais07h45 Eu Creio07h50 JMJ08h00 Viola Brasil08h30 Conversa com Meu Povo09h00 Missa no Rio de Janeiro-RJ

10h00 Diálogo Aberto11h00 Pesca Amazônia12h00 Notícias Pastorais12h45 Eu Creio12h50 JMJ13h00 Viagem pela Amazônia13h30 Conversa com Meu Povo14h00 Pensando Bem15h00 Santa Missa e Adoração em São Paulo-SP16h45 JMJ17h00 Trezena de Santo Antônio19h00 Encantos da Amazônia20h00 Conversa com Meu Povo20h30 Música Mensagem22h30 Conversa com Meu Povo23h00 Palavra de Vida Eterna23h05 Espaço Cultural23h59 Encerramento da Programação da TV

DOMINGO

00h00 Música Mensagem02h00 Vida Consagrada03h00 Oração e Adoração04h00 Igreja que Sofre04h30 Música Arte e Vida05h30 Igreja no Brasil05h45 JMJ05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Glorioso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa Dominical08h00 Notícias Pastorais08h45 Eu Creio08h50 JMJ09h00 Desenho09h30 Viagem pela Amazônia10h00 Diálogo Aberto11h00 Pesca Amazônia12h00 Notícias Pastorais12h45 Eu Creio12h50 JMJ13h00 Igreja que Sofre13h30 Igreja no Brasil13h40 Encantos da Amazônia14h40 Ângelus14h55 Palavra de Vida Eterna15h00 Vida Consagrada16h00 Palavra de Vida Eterna16h05 Dedo de Prosa17h00 Trezena de Santo Antônio19h00 Instrumetal Sesc Brasil20h00 Janela Aberta21h00 Espaço Cultural22h30 Palavra de Vida Eterna22h35 Questão de Fé23h35 Terço Glorioso23h58 Encerramento da Programação da TV

SEGUNDA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz00h05 Mulher.com02h30 Caminhando Na Fé02h45 A Palavra de Deus é Luz02h50 Palavra de Vida Eterna03h00 Encantos da Amazônia04h00 Oração e Adoração05h00 Caminhando Na Fé05h15 A Palavra de Deus é Luz

22h45 Sinais do Sagrado22h55 Palavra de Vida Eterna23h00 Caminhando Na Fé23h20 Mãe Maria23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

TERÇA-FEIRA

00h00 Palavra de Vida Eterna00h05 Mulher.com02h30 Conversa com Meu Povo03h00 Janela Aberta03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Diálogo Aberto05h00 Conversa com Meu Povo05h30 Sobre Todas as Coisas05h45 Palavra de Vida Eterna05h50 Eu Creio05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Doloroso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Sobre Todas as Coisas12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Igreja que Sofre13h30 Conversa com Meu Povo14h00 Desenho15h00 Novena do Perpétuo Socorro15h40 Conversa com Meu Povo16h15 Sinais do Sagrado16h30 Terço Doloroso17h00 Trezena de Santo Antônio19h00 Nazaré Notícias19h45 Sobre Todas as Coisas20h00 Conversa com Meu Povo20h30 Igreja que Sofre21h00 Questão de Fé22h00 Nazaré Notícias22h45 Sinais do Sagrado23h00 Conversa com Meu Povo23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

QUARTA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz00h05 Mulher.com02h30 Caminhando Na Fé02h45 A Palavra de Deus é Luz02h50 Palavra de Vida Eterna03h00 Novena do Perpétuo Socorro03h40 Mãe Maria03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Questão de Fé05h00 Caminhando Na Fé05h15 A Palavra de Deus é Luz05h20 Palavra de Vida Eterna05h25 Fazendo Esperança05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Glorioso06h30 Caminhando Na Fé06h45 A Palavra de Deus é Luz06h55 Palavra de Vida Eterna

07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Desenho12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Fazendo Esperança13h30 Caminhando Na Fé13h45 A Palavra de Deus é Luz13h50 Mãe Maria14h00 Família em Foco15h00 Pensando Bem16h00 Caminhando Na Fé16h15 Sinais do Sagrado16h30 Terço Glorioso17h00 Trezena de Santo Antônio19h00 Nazaré Notícias19h45 Caminhando Na Fé20h00 Encantos da Amazônia21h00 Vida Consagrada22h00 Nazaré Notícias22h45 Caminhando Na Fé23h00 De Coração23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

QUINTA-FEIRA

00h00 Palavra de Vida Eterna00h05 Mulher.com02h30 Conversa com Meu Povo03h00 Pensando Bem03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Encantos da Amazônia05h00 Conversa com Meu Povo05h30 Sobre Todas as Coisas05h45 Palavra de Vida Eterna05h50 Eu Creio05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Luminoso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Sobre Todas as Coisas12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Igreja que Sofre13h30 Conversa com Meu Povo14h00 Desenho15h00 Diálogo Aberto15h40 Conversa com Meu Povo16h15 Sinais do Sagrado16h30 Terço Luminoso17h00 Trezena de Santo Antônio19h00 Nazaré Notícias19h45 Sobre Todas as Coisas20h00 Conversa com Meu Povo20h30 Terra Santa News20h55 Palavra de Vida Eterna21h00 Evangeliza Show22h00 Nazaré Notícias22h45 Sobre Todas as Coisas23h00 Conversa com Meu Povo23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

Na TREZENA DE SANTO ANTÔNIO , os telespectadores podem orar junto com os devotos direto da Igreja de Santo Antônio. De 1 a 13 de junho, acompanhe ao vivo pela TV Nazaré, às 17h.

LUIZ ESTUMANO

No programa DIREITO E CIDADANIA, o ouvinte pode tirar suas dúvidas s o b re s e u s d i re i t o s e deveres. A apresentação é do juiz Dr. Océlio Morais. Toda terça-feira, às 16h.

IVAN CARDOSO

Ligue: (91) 4006-9251

Page 24: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 31 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 201312

Palavra Final Caderno Dois

Próximos artigos:

Pe. Reginaldo Manzotti

Irmã Ângela Tutas

Pe. Giovanni Martoccia

Maria Elisa Bessa de Castro

PADRE FÁBIO DE MELO

Humano amor de DeusHumano amor de Deus

Humano amor de Deus

Uma das características da infância é a incapacidade de dividir coisas. Uma criança não pode di-vidir porque não se possui, porque ainda não sabe o que ela é. Você começa a identificar a maturidade a partir do momento em que uma criança consegue perceber as regras de um joguinho.

A maturidade faz parte de um processo. Em um processo não podemos queimar etapas. Ele é lento, chato e demorado.Uma criança passa por um momento de amadurecimento a partir do momento em que começa a brincar. A maturidade acontece quando tomamos posse do que nós somos, para aí então podermos nos dividir com os outros. Isso faz parte desse processo de amadurecimento. Não nascemos amando, pelo

contrário, queremos ter a posse dos outros. Essa é a forma de amar da criança, pois ela não consegue pensar de maneira diferente. Ela não consegue entender que o outro não é ela. Quantas pessoas, já adultas, ainda pensam assim, trata-se da incapacidade de amar devido à falta de maturidade.

Todos os encontros de Jesus Cristo levam à implantação do Reino de Deus. Mas só pode implantá-lo quem é adulto e já entende que só se começa a amar a partir do momento em que eu não quero mudar quem eu amo.Geralmente quando tememos alguém ruim ao nosso lado é porque nos reconhecemos naquela pessoa. Jesus não tinha o que temer porque era puramente bom, por isso contagiava os que

DIVULGAÇÃO

A amizade amadurecida Uma coisa é amar por necessidade e outra é amar por valor

Você começa a identificar a maturidade a partir do momento em que uma criança consegue perceber as regras de um joguinho

estavam ao lado d’Ele.Na maturidade de Jesus você encontra a capacidade imensa de amar o outro como ele é. Amar significa amar o outro como ele é. Por isso quando falamos em amar os outros podemos perceber o quanto deixamos de ser crianças. Devemos nos questionar a todo o momento com relação à nossa maturidade.A santidade começa na autenticidade, por essa razão Cristo nos pede que sejamos como as crianças, que são verdadeiras e simples. É nisso que devemos manter da nossa infância e não a forma de possuir as coisas para nós mesmos.Você tem condições para perceber a sua maturidade. É só observar se você é obediente mesmo quando não há pessoas ao seu redor. Você não precisa que ninguém o observe, pois você já viu aquilo como um valor.Pessoas imaturas sofrem dobrado. Pessoas imaturas querem modificar os fatos; ao passo que pessoas maduras deixam que os fatos as modifiquem. A maturidade nos faz perceber que não podemos mudar os fatos. Um imaturo ganha um limão e o chupa fazendo careta. O maduro faz uma limonada com o limão que ganhou.Muitas vezes, os nossos relacionamentos de amizade são uns fracassos porque somos imaturos. Amigos não são o que imaginamos, mas o que eles são e com todos os defeitos. Amizade é processo de maturidade que nos leva ao verdadeiro encontro com as pessoas que estão ao nosso lado. Elas têm todos os defeitos, mas fazem parte da nossa vida e não as trocamos por nada deste mundo. Isso porque temos alma de cristão e aquele que tem alma de cristão não tem medo dos defeitos dos outros, porque sabemos que esses defeitos não serão espelhos para nós; mas

seremos instrumentos de Deus para que os superem.Padre só pode ser padre a partir do momento em que é apaixonado pelos calvários da humanidade. Se você não consegue lidar com os limites dos outros, é porque você não consegue lidar com os seus limites. A rejeição é um processo de ver-se.Toda vez que eu quero buscar no outro o que me falta, eu o torno um objeto. Eu posso até admirar no outro o que eu não tenho em mim, mas eu não tenho o direito de fazer dele uma representação daquilo que me falta. Isso não é amor, isso é coisa de criança! O anonimato é um perigo para nós. É sempre bom que estejamos com pessoas que saibam quem somos nós e que decisões nós tomamos na vida. É sempre bom estarmos em um lugar que nos proteja.Amar alguém é viver o exercício constante de não querer fazer do outro o que nós gostaríamos que ele fosse. A experiência de amar e ser amado é, acima de tudo, a experiência do respeito.Como está a nossa capacidade de amar? Uma coisa é amar por necessidade e outra é amar por valor. Amar por necessidade é querer sempre que o outro seja o que você quer. Amar por valor é amar o outro como ele é quando ele não tem mais nada a oferecer, quando ele é um inútil e, por isso, você o ama tanto. Na hora em que forem embora as suas utilidades você saberá o quanto é amado.Tudo vai ser perdido, só espero que você não se perca. Enquanto você não se perder de si mesmo você será amado, pois o que você é significa muito mais do que você faz.O convite da vida cristã é este: que você possa ser mais do que você faz!

Padre Fábio de Melo é professor no curso de teologia, cantor, compositor e escritor.