Vulcões

18
Catástrofes Naturais Vulcõ es

description

Trabalho realizado por Diana e Gabriela.

Transcript of Vulcões

Page 1: Vulcões

Catástrofes Naturais

Vulcões

Page 2: Vulcões

Vulcão a 150 quilómetros de

Tóquio entrou em

actividade02 FEV 09 às 06:36

 

“Um vulcão, situado a 150 quilómetros a noroeste de Tóquio, entrou em erupção ao início da manhã de segunda-feira e neste momento é possível distinguir colunas de fumo na região.Segundo a agência meteorológica japonesa não há registo de vítimas. O vulcão encontra-se no cume nevado do Monte Asama, de 2.568 metros de altitude.A agência alertou para a possibilidade de emissão de rochas num perímetro de quatro quilómetros em torno do vulcão. Cinzas vulcânicas já estão a chegar a várias cidades vizinhas e atingiram já o centro de Tóquio. A última erupção do vulcão Asama remonta a Agosto de 2008.”

Notícia

Page 3: Vulcões

O Que É Um Vulcão?

•O Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases, partículas quentes (como as cinzas) e materiais sólidos (piroclastos-lapilli e bombas) escapam para a superfície terrestre, em altas quantidades (para a atmosfera), podendo causar resfriamento climático temporário. • As erupções podem ser subdivididas em 4 tipos: efusiva, mista, catastrófica e explosiva.•Tipicamente, os vulcões apresentam formato cónico e montanhoso e, tendem a formar-se junto das margens das placas tectónicas. No entanto, existem excepções, quando os vulcões aparecem em zonas chamadas de hot spots (pontos quentes).•A ciência que estuda os vulcões designa-se por vulcanologia.

Page 4: Vulcões
Page 5: Vulcões

Caldeiras, como se formam?As caldeiras são geralmente uma grande estrutura vulcânica de colapso localizadas sobre uma câmara magmática. As caldeiras apresentam formas circulares a elípticas com diâmetros que podem ultrapassar dezenas de quilómetros Um dos exemplos mais conhecidos em Portugal é a Lagoa das Sete Cidades, nos Açores.

Page 6: Vulcões

Como Se Previne?

•Os microssismos e sismos de baixa magnitude ocorrem sempre que um vulcão "acorda" e a sua entrada em erupção se aproxima no tempo. •Alguns vulcões possuem normalmente actividade sísmica de baixo nível, mas um aumento significativo desta mesma actividade poderá preceder uma erupção.

•Outro sinal importante é o tipo de sismos que ocorrem.

•A sismicidade vulcânica divide-se em três grandes tipos: tremores de curta duração, tremores de longa duração e tremores harmónicos.

Page 7: Vulcões

VantagensVantagens ConsequênciasConsequências

Solos férteisSolos férteis Catástrofes NaturaisCatástrofes Naturais

Exploração de Exploração de minériominério

Alterações climáticasAlterações climáticas

Alterações climáticasAlterações climáticas Alterações climáticasAlterações climáticas

Produção de energia Produção de energia eléctricaeléctrica

Utilização para fins Utilização para fins medicinaismedicinais

Page 8: Vulcões

O monte Santa Helena é um vulcão activo que fica no sudoeste do estado norte-americano de Washington, 160

quilómetros ao sul de Seattle.Após 127 anos de inactividade o vulcão entrou violentamente em erupção no dia 18 de Maio de 1980, às 8h30min, matando

57 pessoas.

Page 9: Vulcões
Page 10: Vulcões

O Ojos del Salado é um vulcão com 6.893 metros de altitude, considerado o mais alto vulcão do mundo. É também a segunda mais alta montanha da América do Sul. Está localizado numa região bastante selvagem e muito pouco explorada da fronteira entre Argentina e Chile. Faz parte do Círculo de fogo do Pacífico.

Page 11: Vulcões

A ilha de Krakatoa, na Indonésia, reduziu para um terço de seu tamanho,quando o vulcão do monte Perboewatan, supostamente extinto, entrou em erupção no dia 27 de Agosto de 1883. A sucessão de erupções e explosões durou 22 horas e houve 36 mil mortos.A sua explosão foi ouvida a mais de 5.000 km.

Page 12: Vulcões
Page 13: Vulcões

Pico

Page 14: Vulcões
Page 15: Vulcões

Pompeia-Itália

Vulcão Vesúvio

Page 16: Vulcões
Page 17: Vulcões

H A M I E

E F U S I V A

B O

R

SB A R

L

L

AC R A T R

V

A O

T

S

A

P

C

A

-

N

T

M

E

D

E

E

N

U

I

S

TAC S AT R O F I CA

O

1

4

5

3

6

8

7

2

Page 18: Vulcões

Gabriela Batista,nº11

Diana Ferreira,nº8