vunesp ciencias 2011

download vunesp ciencias 2011

of 28

Transcript of vunesp ciencias 2011

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULOSECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

Processo seletivo

005. Prova objetiva

Professor de educao Bsica ii (cincias fsicas e Biolgicas)

voc

receBeu sua folha de resPostas e este caderno

contendo

80

questes oBjetivas.

transcreva

tinta azul ou Preta, todas as resPostas anotadas na folha intermediria de resPostas.

Para a folha de resPostas, com caneta de

confira leia

seu nome e nmero de inscrio imPressos na

caPa deste caderno. cuidadosamente as questes e escolha a resPosta a todas as questes. que voc considera correta.

a a

durao da Prova de

4

horas.

sada do candidato da sala ser Permitida aPs

transcorrida a metade do temPo de durao da Prova.

resPonda marque,

zada no verso desta Pgina, a letra corresPondente alternativa que voc escolheu.

na folha intermediria de resPostas, locali-

ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de resPostas e este caderno, Podendo destacar esta caPa Para futura conferncia com o gaBarito a ser divulgado.

aguarde

a ordem do fiscal Para aBrir este caderno de questes.

30.10.2011 manh

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULOSECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

Folha intermediria de resPostas

O O ST ST QUE QUE

RESPOSTAA A A A A A A A A A B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E

O O ST ST QUE QUE

RESPOSTAA A A A A A A A A A B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E

O O ST ST QUE QUE

RESPOSTAA A A A A A A A A A B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E

O O ST ST QUE QUE

RESPOSTAA A A A A A A A A A B B B B B B B B B B C C C C C C C C C C D D D D D D D D D D E E E E E E E E E E

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

41 4243

61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80

44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

A A A A A

B B B B B

C C C C C

D D D D D

E E E E E

A A A A A

B B B B B

C C C C C

D D D D D

E E E E E

A A A A A

B B B B B

C C C C C

D D D D D

E E E E E

A A A A A

B B B B B

C C C C C

D D D D D

E E E E E

A A A A A

B B B B B

C C C C C

D D D D D

E E E E E

A A A A A

B B B B B

C C C C C

D D D D D

E E E E E

A A A A A

B B B B B

C C C C C

D D D D D

E E E E E

A A A A A

B B B B B

C C C C C

D D D D D

E E E E E

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

2

FORMAO BSICA

01. O livro Educao: um Tesouro a Descobrir, coordenado por Jacques Delors (1998), aborda de forma bastante didtica os quatro pilares de uma educao para o sculo XXI. Assinale a afirmativa a seguir que est de acordo com as ideias tratadas nessa obra. (A) A educao tem por misso, por um lado, transmitir informaes sobre a diversidade da espcie humana e, por outro, levar as pessoas a se conscientizarem tanto das diferenas quanto da independncia existentes entre todos os seres vivos do planeta e entre os fenmenos que os envolvem. (B) A educao deve transmitir, de forma macia e eficaz, os contedos destinados a se tornarem as bases das competncias do futuro, pois sua mais importante finalidade consiste em fornecer, de todas as formas presumveis, os contedos consagrados ao longo da histria da Humanidade. (C) Embora seja uma constante as pessoas mais idosas apresentarem limitaes no uso de seus conhecimentos e habilidades, e seu aprendizado ser prejudicado pela falta de curiosidade, a educao para o sculo XXI tem que contemplar a aprendizagem ao longo de toda a vida. (D) O relatrio da comisso da UNESCO faz meno explcita modalidade de ensino que deve ser desenvolvida para alcanar os objetivos traados para a educao do sculo XXI; enfatiza, tambm, a qualidade e a quantidade de oferta que deve ser mundialmente garantida. (E) A educao voltada ao aprender a conhecer combina uma cultura geral ampla com a possibilidade de dominar em profundidade um pequeno conjunto de contedos e supe o aprender a aprender, que inclui memria, ateno e pensamento, permitindo o raciocnio lgico e as elaboraes tericas.

02. Hargreaves (2004), citando Schumpeter, afirma que assim como outros tipos de capitalismo, a economia do conhecimento uma fora de destruio criativa, estimulando o crescimento e a prosperidade, ao mesmo tempo em que sua busca incansvel de lucro e de interesse prprio desgasta e fragmenta a ordem social. Argumenta que, sendo assim, necessrio fazer com que as nossas escolas (A) estimulem, junto com outras instituies pblicas, alm da criatividade e da inventividade, a compaixo, a comunidade e a identidade cosmopolita, em favor da sociedade do conhecimento que tambm inclui o bem comum. (B) promovam processos competitivos entre os professores, ofeream incentivos materiais e financeiros a eles, selecionando os mais criativos e inventivos que possam desenvolver essas mesmas habilidades nos alunos. (C) invistam recursos materiais e esforos didtico-pedaggicos, a fim de que os professores e, por decorrncia, os alunos desenvolvam o domnio de habilidades com os recursos tecnolgicos para a busca de informao e produo de conhecimento. (D) passem por reformas padronizadoras do currculo, com controles internos e externos de desempenho como forma de garantir que todos os alunos aprendam os mnimos necessrios para viverem e trabalharem no contexto atual. (E) recebam ateno diferenciada: para as escolas de sucesso, autonomia para ensinar; para as escolas que apresentam fracassos, programas intensivos de treinamento de professores focados nos pontos de estrangulamento (alfabetizao e aritmtica).

3

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

03. A LDBEN 9394/96, em seu Artigo 1., 2., estabelece que A educao escolar dever vincular-se ao mundo do trabalho e prtica social. Por sua vez, a equipe que elaborou a Proposta Curricular do Estado de So Paulo estabeleceu princpios norteadores para essa elaborao, levando em conta, para pensar o contedo e o sentido da escola, a complexidade da ambincia cultural, das dimenses sociais, econmicas e polticas, a presena macia de produtos cientficos e tecnolgicos e a multiplicidade de linguagens e cdigos no cotidiano. Dentre os princpios estabelecidos para a elaborao da Proposta Curricular do Estado de So Paulo, os que apresentam uma relao mais direta com o contedo desse pargrafo da LDBEN so: (A) a escola que aprende e a articulao das competncias para aprender. (B) o currculo como espao de cultura e a contextualizao no mundo do trabalho. (C) a escola que aprende e as competncias como eixo de aprendizagem. (D) o currculo como espao de cultura e a prioridade da competncia de leitura e de escrita. (E) a articulao das competncias para aprender e a contextualizao no mundo do trabalho. 04. Em relao competncia do trabalho docente, Rios (2005) afirma que ela se revela na ao e que as qualidades que a compem apresentam-se como um conjunto de requisitos que no fazem parte, em sua totalidade, do desempenho de cada indivduo, mas podem fazer e sua possibilidade verificada na prpria realidade. Pondera que a competncia no algo que se adquire de uma vez por todas e nem isoladamente, o que nos leva, ao discuti-la, a relacion-la com (A) sua dimenso tcnico-pedaggica e com sua dimenso poltica, favorecedoras das relaes sociais entre os indivduos. (B) os concursos para seleo de profissionais do ensino e com a comunicao entre professores nos horrios de trabalho pedaggico coletivo. (C) a formao continuada dos educadores e com o dilogo entre eles sobre o trabalho educativo que compartilham na escola. (D) a qualidade cada vez mais discutvel das licenciaturas e com o dilogo na gesto escolar ainda escasso, a despeito de muito discurso. (E) a realidade de adversidade e de baixos salrios em que vivem os professores e com a ao dos sindicatos que tentam uni-los para dar fora s suas reivindicaes.

05. Libneo (2003) assinala que a ideia de ter as escolas como referncia para a formulao e gesto das polticas educacionais no nova, mas adquire importncia crescente no planejamento das reformas educacionais exigidas pelas recentes transformaes do mundo contemporneo.O autor afirma que h, pelo menos, duas maneiras de ver a gesto educacional centrada na escola: a neoliberal e a sociocrtica. Assinale a alternativa que faz a correspondncia correta entre cada uma dessas perspectivas e o significado que assume, em cada uma delas, a deciso de pr a escola no centro das polticas. I. Na perspectiva neoliberal, a deciso de pr a escola no centro das polticas significa: II. Na perspectiva sociocrtica, a deciso de pr a escola no centro das polticas significa: 1 dar liberdade aos profissionais da escola para aplicarem os recursos financeiros a ela destinados e para adotarem mtodos de ensino, sem restries. 2 liberar o Estado de boa parte de suas responsabilidades, deixando s comunidades e s escolas a iniciativa de planejar, organizar e avaliar os servios educacionais. 3 valorizar as aes concretas dos profissionais na escola, decorrentes de sua participao em razo de interesse pblico, sem, com isso, desobrigar o Estado de suas responsabilidades. 4 promover a avaliao e a crtica dos servios educacionais da escola pela sociedade, como base para polticas que visem sua melhoria para o progresso da economia. (A) I 1 e II 3. (B) I 1 e II 4. (C) I 2 e II 3. (D) I 2 e II 4. (E) I 3 e II 1.

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

4

06. A Proposta Curricular do Estado de So Paulo (2008) traz a afirmao de que, para constituir uma escola altura dos tempos atuais, dentre outras aes, os gestores, como agentes formadores, devem aplicar com os professores tudo aquilo que recomendam a eles que apliquem com seus alunos. A esse respeito, Lerner (2002) refere-se a uma estratgia de formao em que o formador coloca os professores em situao de aprendizes, por exemplo, para uma atividade de produo de textos de determinado gnero; mas tambm organiza o grupo com observadores das intervenes didticas e, no momento de reflexo sobre o ocorrido, trabalha com eles os contedos referentes ao processo de aprendizagem que vivenciaram como alunos e, igualmente, aqueles que dizem respeito ao hipotetizada do docente. A autora denomina essa estratgia formadora situaes de (A) treinamento complexo. (B) aprender e ensinar. (C) brincar de aluno. (D) dupla conceitualizao. (E) dupla formao. 07. Na obra Saberes docentes e formao profissional, Maurice Tardif (2008), pesquisador e professor universitrio no Canad, expe sua viso a respeito dos saberes que aliceram o trabalho e a formao dos professores das escolas de ensino fundamental e de ensino mdio. So muitos os pontos de convergncia encontrados entre o pensamento de Tardif e as ideias externadas na Proposta Curricular do Estado de So Paulo para o Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Mdio: documento de apresentao (So Paulo: SE, 2008). Das alternativas a seguir, assinale a que incorpora tanto as convices de Tardif quanto o esprito da Proposta Curricular supracitada. (A) O saber docente diz respeito a processos mentais, cujo suporte se esgota na atividade cognitiva dos indivduos. (B) Docncia e pesquisa so tarefas especializadas e independentes: cabe aos docentes ensinar e aos cientistas pesquisar. (C) Para se promover aprendizagens que sejam relevantes para os alunos, preciso romper com a ideia de que existe relao entre cultura e conhecimento escolar. (D) Dentre as razes para se optar por uma educao centrada no ensino, encontram-se a democratizao da escola e a formao de cidados crticos. (E) Os professores devem ter clareza de que uma parcela relevante do saber docente se d com o trabalho efetivo, isto , com a prxis.5

08. Contreras (2002), em sua obra A autonomia de professores, analisa esse tema vinculado ao do profissionalismo no ensino, buscando avanar na compreenso das questes que eles encerram. Para o autor, a autonomia docente: I. deve ser entendida como um processo dinmico e de construo permanente, no qual se conjugam, equilibram-se e fazem sentido mltiplos elementos, a partir dos quais ela pode ser explicitada e descrita; II. tem sua construo influenciada pelas condies pessoais do professor e pelas condies estruturais e polticas nas quais interagem a escola e a sociedade; III. decorre de um atributo pessoal encontrado no professor, o que o autoriza, enquanto profissional tcnico, a tomar decises competentes que tero como suporte a aceitao e o reconhecimento pblicos; IV. pressupe que ningum pode nem deve interferir nas deliberaes de um professor em sua classe, porque h uma definio legal de que essa competncia exclusiva dele, no cabendo a interveno de terceiros. Assinale a alternativa que rene as melhores descries para expressar o pensamento do autor a respeito da autonomia do professor. (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) II e III, apenas. (D) II e IV, apenas. (E) II, III e IV, apenas.

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

09. O Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (Saeb) foi iniciado em 1990 e seus resultados (A) constituem um valioso subsdio para orientar a implementao dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental e da reforma curricular do Ensino Mdio, pois possibilitam localizar as principais deficincias na aprendizagem dos alunos das sries examinadas. (B) se restringem a contribuir para a implementao dos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental e para as iniciativas de eliminao do carter enciclopdico dos currculos, o qual tem afetado negativamente a aprendizagem dos alunos avaliados. (C) permitem comparar o que os parmetros curriculares oficiais propem e aquilo que est sendo efetivamente realizado em sala de aula, contudo tm sido ineficientes para identificar as reas e os contedos nos quais os alunos revelam deficincias de aprendizagem. (D) possibilitam extrair informaes sobre o desempenho da educao bsica em todo o pas, mas sem aferir a proficincia dos alunos examinados quanto s suas competncias e habilidades nas disciplinas avaliadas por meio desse sistema nacional. (E) tm um potencial importante para o estudo das sries avaliadas tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Mdio, embora sejam considerados pelo MEC e por outros rgos de pesquisa como um recurso de valor questionvel por decorrerem de uma avaliao externa.

10. Atualmente, os rgos pblicos tm manifestado preocupao com a avaliao educacional, um exemplo a avaliao da Educao Bsica do Estado de So Paulo (Saresp). De acordo com o texto Matrizes de referncia para a avaliao Saresp: documento bsico (So Paulo: SEE, 2009), o Sistema de Avaliao de Rendimento Escolar do Estado de So Paulo utiliza procedimentos metodolgicos formais e cientficos cada vez mais aprimorados para coletar e sistematizar dados e produzir informaes sobre o desempenho dos alunos das escolas paulistas. Em relao a esse sistema de avaliao, pode-se afirmar que: I. em 2007, muitas mudanas foram introduzidas no Saresp, de maneira a torn-lo mais adequado tecnicamente s caractersticas de um sistema de avaliao em larga escala e apto a acompanhar a evoluo da qualidade do sistema estadual de ensino ao longo dos anos; II. facultativo ao aluno fazer a prova do Saresp, mas muito desejvel que participe porque essa avaliao revela como anda a educao no Estado de So Paulo e quais reas devero receber uma ateno maior por parte do governo; III. os pais dos alunos da rede pblica de ensino que quiserem que seus filhos participem da prova do Saresp devem procurar a secretaria da escola ou a diretoria de ensino de sua regio para inscrev-los; IV. em 2009, pela primeira vez, o Governo do Estado de So Paulo assumiu as despesas decorrentes da aplicao da avaliao das redes municipais de ensino que manifestaram interesse em participar do Saresp. Assinale a alternativa que contm apenas as afirmativas corretas. (A) I e II. (B) I, II e IV. (C) I, III e IV. (D) II e III. (E) III e IV.

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

6

11. A bibliografia constante da Resoluo SE n. 13, de 3.3.2011, que d suporte ao presente concurso, indicou a leitura de uma reportagem do site Educar para Crescer, intitulada Por dentro do Ideb: o que o ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica?. De acordo com essa reportagem, pode-se afirmar que (A) o ndice do Ideb inadequado como parmetro para estados e municpios orientarem a melhoria do ensino em suas redes escolares. (B) o que as escolas bem avaliadas tm de especial o privilegiado nvel socioeconmico dos seus alunos. (C) mesmo sabendo que a maior parte das escolas brasileiras faz exigncia de leitura, essa prtica pouco interfere no desempenho dos alunos quanto ao Ideb. (D) a porcentagem de professores com curso superior completo irrelevante para o bom desempenho da escola no Ideb. (E) uma anlise das instituies campes do ranking mostra como, com medidas simples, possvel se obter a melhoria do ensino. 12. Os professores de todas as disciplinas do currculo escolar dependem da mediao de sistemas simblicos, principalmente da mediao do sistema da lngua/linguagem, para desenvolver o trabalho didtico-pedaggico junto a seus alunos. Por outro lado, ao ensinar essa ou aquela disciplina, esses professores tambm esto ensinando a lngua materna, o que pode ser feito de forma significativa, relacionando vida e conhecimento, fazendo leitura de mundo enquanto se leem e se escrevem textos. Por essa razo, a Proposta Curricular do Estado de So Paulo, coerente com estudos contemporneos, como o de Lerner (2002), estabelece prioridade para (A) a competncia da leitura e da escrita com fundamento na centralidade da linguagem no desenvolvimento da criana e do adolescente. (B) as aulas de Portugus, Matemtica e Arte, com intuito de melhorar a aprendizagem em todas as demais disciplinas do currculo. (C) o ensino de lnguas, acrescentando mais dois idiomas estrangeiros modernos, ao longo da Educao Bsica, com seriao paralela. (D) a competncia de comunicao dos professores da Educao Bsica, a ser aferida nos prximos processos seletivos. (E) as prticas de leitura e escrita, no trabalho didtico-pedaggico, do segundo ao nono ano do Ensino Fundamental, utilizando metade ou mais da carga horria diria.

13. Zabala, em Coll (2006), argumenta que, no processo de planejamento, as decises relativas seleo dos diferentes tipos de contedos que faro parte de determinada unidade didtica, bem como as decises relacionadas s situaes de aprendizagem, s atividades e tarefas a serem propostas para trabalhar esses contedos, e ainda as decises relativas organizao e distribuio do tempo e do espao para desenvolv-las, aos materiais didticos mais adequados, levando em conta as caractersticas dos agrupamentos de alunos, todas elas so guiadas ou orientam-se (A) por roteiros ou planilhas para registro dos planos de ensino, elaborados pelos gestores da escola em que os professores trabalham. (B) pelas instrues dos coordenadores pedaggicos ou, na ausncia deles, dos diretores de escola, ajudados, quando possvel, pelos monitores da oficina pedaggica. (C) pelos objetivos do trabalho educativo que est sendo planejado, nos quais se baseia a articulao desses elementos todos, de modo a buscar atingi-los. (D) pelos conceitos e princpios de cada disciplina do currculo, sistematizados no livro-texto adotado pela escola, referncia, tambm, para avaliao e promoo dos alunos. (E) pelos recursos didticos de que a escola dispe, pois de nada adianta planejar um trabalho sem levar em conta as ferramentas s quais se ter acesso para execut-lo.

7

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

14. No artigo A estabilidade do currculo disciplinar: o caso das cincias, Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo (2002) problematizam a integrao curricular, examinando a disciplina a que fazem referncia. Nesse trabalho, as autoras argumentam que (A) a integrao curricular em cincias se d pela via da interdisciplinaridade e do projeto, devendo-se ter o cuidado de assegurar a individualidade das disciplinas, pois esta fica ameaada quando se usam aquelas vias de integrao. (B) mesmo em currculos transversais, cuja matriz de conhecimento no disciplinar, a fora dos processos de administrao curricular acaba gerando a organizao de disciplinas para controle das atividades docentes e/ ou discentes. (C) a disciplina escolar se identifica com a disciplina cientfica, portanto o professor em cincias deve atuar como um pesquisador ou cientista que explora e aplica saberes de diferentes reas do conhecimento. (D) a fora do controle e dos processos de administrao curricular fica inibida quando se trata da rea de cincias, porque esta exige um tratamento interdisciplinar a partir das diversas disciplinas que a integram. (E) a integrao curricular por meio da abordagem interdisciplinar dos contedos escolares, tanto no Ensino Fundamental quanto no Mdio, s pode efetivar-se nos limites de um mesmo campo de conhecimento.

15. Leia atentamente as diversas formas de conceber a avaliao da aprendizagem, que constam a seguir. 1 2 3 4 5 6 Avaliao classificatria. Avaliao vinculada ao projeto poltico-pedaggico. Avaliao mediadora. Avaliao seletiva e excludente. Avaliao envolvendo a melhoria da situao avaliada. Avaliao que se limita observao e interpretao da situao avaliada. 7 Avaliao com o objetivo de verificao do desempenho do aluno e de registro de dados desse desempenho. 8 Avaliao a servio da aprendizagem do aluno, da sua formao e da busca de cidadania. 9 Avaliao visando promoo moral e intelectual dos alunos. 10 Avaliao facilitada para promover automaticamente o aluno. Assinale a alternativa que rene apenas os itens que apresentam formas de conceber a avaliao coerentes com o pensamento de Hoffmann (2001), com o de Vasconcellos (2008) e com as concepes e orientaes relativas Progresso Continuada, nos termos da Deliberao CEE n. 9/97 e da Indicao CEE n. 8/97. (A) 1; 3; 6; 7 e 9. (B) 1; 4; 6; 7 e 9. (C) 2; 3; 5; 8 e 9. (D) 2; 3; 5; 8 e 10. (E) 2; 5; 7; 8 e 10.

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

8

16. Para PERRENOUD (2000), a capacidade de organizar e dirigir situaes de aprendizagem constitui uma das dez competncias para ensinar e mobilizar competncias especficas, dentre as quais, de acordo com o autor, encontra-se a competncia para (A) construir e planejar dispositivos e sequncias didticas, nas quais cada situao uma etapa em progresso, o que mobiliza o aluno para compreender e ter xito ou as duas realizaes. (B) construir e planejar sequncias didticas, nas quais o professor induz a construo do conhecimento pelo aluno, por meio de uma trajetria coletiva, e como especialista prope a soluo do problema e transmite o saber. (C) trabalhar a partir dos erros do aluno e dos obstculos sua aprendizagem, aplicando os conhecimentos de didtica e psicologia cognitiva, interessando-se por tais erros e corrigindo-os um a um para sua superao. (D) trabalhar partindo das representaes do aluno, dialogando com ele, respeitando suas concepes sem question-las, para preserv-las e, dessa forma, aproximar esse aluno do conhecimento cientfico. (E) trabalhar no sentido de romper certas concepes do aluno, eliminando-as e demonstrando-lhe que, como professor, capaz de oferecer-lhe conhecimento cientfico em substituio s suas ideias de senso comum.

17. Lus tem onze anos e frequenta o sexto ano do Ensino Fundamental numa escola estadual. Ele apresenta muita dificuldade na leitura e na escrita, o que o leva a ter um baixo rendimento em todas as disciplinas, embora seja uma criana desejante de aprender. Nessas circunstncias, e levando-se em conta o que dispe o Artigo 13 da atual LDBEN, o professor PEB II, de Portugus, que vem desenvolvendo, com os devidos registros, um processo de recuperao contnua, levou o caso de Lus para ser discutido pelo Conselho de Classe, o qual julgou adequado encaminh-lo recuperao paralela. Das alternativas que seguem, escolha a que corresponde s orientaes contidas no documento Caderno do Gestor (2009) vol. 1, e que serviram de suporte para o encaminhamento do caso de Lus. (A) Os casos de alunos que, durante a aula, no querem ou no se empenham em resolver as atividades propostas para sua aprendizagem precisam ser atendidos por meio da recuperao paralela em substituio recuperao contnua. (B) A recuperao paralela, desenvolvida fora do horrio regular de aulas, exige a interrupo da recuperao contnua, a fim de evitar a sobrecarga do aluno com a duplicidade de formas suplementares de atendimento. (C) O encaminhamento do aluno para a recuperao paralela deve ser feito no incio do semestre letivo e precedido de uma avaliao diagnstica, com indicao do que o aluno deve aprender, mantendo-se esse atendimento por um semestre, no mnimo. (D) A recuperao contnua, inserida no trabalho de sala de aula e constituda de intervenes baseadas na avaliao sistemtica do desempenho do aluno, deve articular-se paralela quando necessria para que o aluno acompanhe o ritmo de sua turma. (E) O encaminhamento do aluno para a recuperao paralela provm de deciso do Conselho de Classe/Srie e ocorre quando o aluno demonstra no ter condies para acompanhar o ritmo da classe ou manifesta um comportamento inadequado em aula.

9

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

18. Os professores do 8. ano (antiga 7. srie) de uma escola de Ensino Fundamental reuniram-se numa atividade de HTPC (Horrio de Trabalho Pedaggico Coletivo) para discutir suas concepes (divergncias e consensos) a respeito do Conselho de Classe/Srie, pois vinham encontrando dificuldades no encaminhamento e aproveitamento pedaggico e educacional das reunies desse colegiado, com vistas oferta de um ensino de qualidade a todos os alunos. Suas principais divergncias e/ou consensos perpassavam os objetivos e a composio desse Conselho. Para os professores I. Jlio e Madalena, o Conselho de Classe/Srie ser constitudo por todos os professores da mesma classe ou srie e contar com a participao de um aluno e um pai de aluno por classe, devendo reunir-se ordinariamente uma vez por bimestre ou quando convocado pelo diretor da escola; II. Hilda e Gregrio, o Conselho de Classe/Srie o colegiado responsvel pelo acompanhamento do processo ensino-aprendizagem e seu objetivo supera o simples julgamento de alunos com problemas de aprendizagem; III. Lgia, Helena e Akira, aquele que preside a reunio do Conselho precisa esclarecer que antes de julgar os alunos, os conselheiros devem avaliar o que a escola faz ou deixa de fazer para atender com qualidade a populao e como compensar os que forem prejudicados; IV. Luana, Eneida e Venncio, cada conselheiro deve munir-se de informaes detalhadas sobre todos os alunos da classe para que, em reunio, possa tomar decises coerentes sobre eles, sem precisar acatar ideias de colegas a respeito desses alunos, da escola e de seu trabalho em sala de aula. Assinale a alternativa cujos itens expressam os entendimentos dos professores em concordncia com o documento Gesto do currculo na escola: Caderno do gestor (2009) vol.1. (A) I e II, apenas. (B) I, II e III, apenas. (C) II e III, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

19. Chrispino (2007), no texto Gesto do conflito escolar: da classificao dos conflitos aos modelos de mediao, afirma que o conflito faz parte de nossa vida pessoal e est presente em instituies, interferindo na dinmica de seu funcionamento, o que ocorre tambm com a escola, para a qual recomenda (A) instig-lo, pois o conflito fonte de conhecimento e de avano nas solues organizacionais e, desde que mediado pelo professor, educa crianas e jovens para a convivncia tolerante de modo duradouro e extensivo a outros contextos. (B) enfrent-lo com firmeza, exercendo uma liderana institucional que toma o partido do conflitante, o qual est com a razo em termos dos objetivos da escola, o que desencoraja futuros conflitos e incentiva o comportamento desejado para os alunos. (C) inibi-lo antes que gere violncia, pois deve ser visto como uma anomalia do controle social e, portanto, como algo ruim, que educadores das novas geraes devem combater, contribuindo para a construo de uma sociedade da paz. (D) enfrent-lo com habilidade investigativa, identificando as lideranas negativas que incitam ao conflito e devem ser cortadas, bem como as lideranas positivas que, treinadas pelos educadores, podem exercer a mediao para extino do conflito. (E) enfrent-lo com habilidade, exercendo uma mediao que melhore as relaes entre os alunos, o que pode oportunizar o bom desenvolvimento das aulas e permitir a vivncia da tolerncia, como patrimnio que se manifestar em outros momentos da vida. 20. Beaudoin e Taylor (2006) defendem que o bullying mais do que um simples fenmeno: uma cultura na escola. Entretanto, no devemos aceit-lo como algo natural e inevitvel entre os estudantes, preciso investir esforos para proporcionar mudanas significativas nas relaes de convvio tanto escolar quanto social. Com esse entendimento, correto afirmar que o bullying (A) ocorre sempre da mesma maneira, pois ele independe de um filtro cultural daquilo que aceitvel numa situao especfica. (B) um fenmeno em que agressores e vtimas sempre pertencem a um mesmo estrato social. (C) um fenmeno tpico de adolescentes e nunca ocorre em idades precoces como as das crianas da educao infantil. (D) tende a desaparecer quando se constri um clima de ateno e de vnculo entre as pessoas. (E) uma forma de intimidao indireta que inclui as gozaes, mas nunca chega a empregar a fora fsica.

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

10

FORMAO ESPECFICA 21. Uma professora apresenta uma notcia para sua classe de 7. ano, como forma de iniciar o trabalho com relaes ecolgicas. O assunto da notcia a descoberta de um tipo de abelha na Mata Atlntica que atinge grande altura no vo, sendo, por isso, capaz de polinizar flores de certa rvore muito alta. Durante os comentrios dos alunos para entender a notcia, a professora percebe entre eles vrias concepes sobre adaptaes e relaes entre os seres vivos. Com situaes como essa, os professores (A) correm o risco de desmotivar seus alunos por atrasar contedos. (B) localizam em seus alunos os obstculos para a aprendizagem. (C) desviam-se do objetivo de ensinar conhecimentos cientficos. (D) cuidam principalmente do aspecto afetivo na aprendizagem. (E) dificultam e inibem a participao dos alunos. 22. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) estima em 66 milhes o nmero de sacolas plsticas usadas a cada ano no Estado. comum no comrcio e em supermercados, mas traz como resultado a necessidade permanente de os 645 municpios paulistas ampliarem os aterros. Descartado no ambiente, o saco plstico contribui tambm para entupir bueiros e facilitar enchentes nas cidades. Nas reas verdes, nos rios e mares comum encontrar animais mortos por asfixia e ingesto das embalagens.(http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias)

23. A anlise de imagens de satlites, fotos areas e trabalhos de campo indicam que bosques de mangue no litoral sul do Estado de So Paulo podem estar ameaados. Nos manguezais de Cananeia, esse processo aparenta ser natural. Porm, nos manguezais de Iguape, a formao de clareiras resultado da ao humana. Para os pesquisadores, a diminuio da rea desse ecossistema pode prejudicar comunidades da regio e, inclusive, influenciar no fornecimento de pescado para cidades maiores, como So Paulo.(O Estado de S.Paulo, 18.10.10)

As preocupaes dos pesquisadores podem ser explicadas, pois os mangues so (A) locais pouco cobiados pela especulao imobiliria. (B) ecossistemas de baixo rendimento, pelo mau cheiro e lama caractersticos. (C) ecossistemas estveis, que no se modificam pela salinidade do ambiente. (D) locais de abrigo, reproduo e desenvolvimento de peixes e de crustceos. (E) locais naturalmente abertos, pois poucas rvores podem ali formar bosques. 24. H muita pesquisa com o objetivo de se estabelecer, no mbito molecular, o que teria garantido a perpetuao da vida no planeta. Em relao aos seres vivos atuais, pode-se afirmar que a molcula que permite sua reproduo celular (A) a protena. (B) o aminocido. (C) o cido ribonucleico. (D) a adenosina tri-fosfato. (E) o cido desoxirribonucleico. 25. Na Amrica Central, h uma planta trepadeira que depende de morcegos sugadores de nctar para sua reproduo. Alm de folhas achatadas, a planta apresenta um tipo diferente de folha em forma de concha, localizada logo acima das flores brancas. Essa folha diferente amplifica ecos audveis pelo sistema de sonar dos morcegos polinizadores. Essa estrutura adaptativa vantajosa para esse tipo de planta que apresenta (A) sementes nuas. (B) folhas aciculadas. (C) gineceu e androceu. (D) caule do tipo rizoma. (E) razes do tipo escora.11SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

As sacolas plsticas se acumulam no ambiente porque so feitas de um material (A) com propriedades especficas, no podendo ser substitudo. (B) que se transforma em substncias txicas ao se decompor na gua e se acumular no solo. (C) formado por polmeros com ligaes estveis que no se degradam nem com a queima. (D) formado por polmeros com ligaes estveis, que levam sculos para se decompor naturalmente. (E) que se dissolve, mesmo no havendo contato com a gua, servindo de alimento para micro-organismos encontrados no solo.

26. Comparando seres vivos dos reinos Fungo, Animal, Protoctista e Bactria, observa(m)-se em todos (A) clulas com parede celular. (B) o mesmo cdigo gentico. (C) clulas com cloroplastos. (D) clulas com carioteca. (E) o mesmo genoma. 27. As asas so estruturas que aparecem em animais invertebrados (como em muitos insetos) e em animais vertebrados (como as aves). Comparando essas estruturas das aves e dos insetos, observa-se que as (A) aves j nascem com asas, e os insetos alados no. (B) aves utilizam as asas para migrao, e os insetos no. (C) asas das aves so coloridas, e as dos insetos, incolores. (D) asas das aves so formadas por msculos, como as dos insetos. (E) asas das aves so formadas por esqueleto interno, como as dos insetos. 28. Os seres humanos e alguns primatas enxergam mais cores do que os outros mamferos. A retina dos nossos olhos tem clulas com pigmentos sensveis a 3 tipos de ondas luminosas: as azuis, as verdes e as vermelhas, cada uma conferida por um gene. Os outros mamferos enxergam apenas dois tipos de ondas luminosas: ondas curtas azuis e ondas longas verdes, possuindo apenas dois genes para esse carter. Estudos recentes de gentica molecular tentam explicar a evoluo dessa caracterstica. Primeiramente teria surgido naqueles primatas um gene mutante responsvel pela viso de ondas longas vermelhas em vez de verdes. Depois disso, uma recombinao rara na formao de gametas teria colocado os 2 genes para ondas luminosas longas (verdes e vermelhas) em um mesmo cromossomo, em regies diferentes. A informao para ondas curtas azuis permaneceu em um gene localizado em outro cromossomo. Essa mudana foi selecionada e permaneceu nos humanos, uma vez que 3 tipos de pigmentos em nossa retina ajudam a visualizar alimentos e predadores.(Scientific American, 2009)

29. A sobrevivncia humana em longo prazo depende de nossa habilidade de realizar escolhas inteligentes quanto ao uso de materiais, como (A) orgnicos em estado bruto. (B) inorgnicos em estado bruto. (C) sintticos derivados de combustveis fsseis. (D) aqueles que so parte de sistemas de reciclagem. (E) aqueles que so parte dos ciclos naturais de nutrientes. 30. So Paulo responsvel por mais de metade da produo nacional de cana-de-acar, cujo plantio cobre uma rea de cerca de 5 milhes de hectares distribudos em praticamente todo o Estado, ocupando cerca de 20% da rea com agricultura. Em recente evento internacional sobre biocombustveis, pesquisadores brasileiros fizeram algumas afirmaes, como: a produtividade de etanol por hectare por ano na rea j ocupada poderia dobrar com a adoo de tecnologias inovadoras, como o uso de enzimas produzidas pelo fungo Aspergillus niger para degradar a celulose do bagao de cana. possvel extrair mais 36,5 litros de etanol por tonelada de cana, de onde j se extraem 80 litros, sem aumentar a rea plantada, usando parte do bagao (a maior parte queimada para gerar eletricidade nas usinas) e da palha de cana (metade permanece sobre o solo). a produo de etanol de milho nos Estados Unidos usa muita energia fssil; a produo brasileira a partir da cana-de-acar muito mais vantajosa do ponto de vista econmico e da sustentabilidade, uma vez que as usinas produzem energia a partir do bagao da cana e so praticamente autossuficientes.(Revista FAPESP, set. de 2011)

Nessas afirmaes, o que est em discusso que, no Brasil, (A) a produo do etanol no polui o ar, alm de gerar energia eltrica. (B) a produo de etanol inviabiliza a sustentabilidade no uso dos combustveis para transporte. (C) a produo de etanol obtida a partir do caldo da cana pode ser ampliada pela fermentao do bagao. (D) a energia fssil seria um bom substituto para o bagao da cana que gera energia eltrica para as usinas. (E) o espao ocupado pelo plantio da cana-de-acar pode ser ampliado sem competir com outros cultivos, como o de alimentos.

O caso da viso das cores dos humanos fornece evidncias sobre (A) o papel das cores na evoluo das espcies. (B) o papel da seleo natural na extino das espcies. (C) o papel da seleo natural na melhoria das espcies. (D) a importncia da recombinao gnica para a evoluo. (E) a importncia da tecnologia para a evoluo das espcies.SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

12

31. Com o aquecimento global, o vero no rtico tem mudado. Segundo um pesquisador de glaciares, as superfcies do rtico na Groenlndia so de neve, gelo, mar aberto ou tundra verde. Quando o rtico comea a esquentar, o gelo derrete, a superfcie mais escura aumenta, e a energia amplificada em nove vezes, o que acelera o derretimento do manto de gelo.(Folha de S.Paulo, 08.05.2011)

33. A reao de combusto transforma a energia qumica dos combustveis em energia aproveitada para iluminao e movimento, e pode ser assim representada:Fasca Combustvel(g) + O2(g) CO2(g) + CO(g) + H20(g) + fuligem(s) + energia

Essa representao de uma combusto (A) incompleta, pois produz dixido de carbono e gua. (B) incompleta, pois produz fuligem, alm de energia. (C) completa, pois transforma todo combustvel em energia. (D) completa, pois produz muitos produtos alm da energia. (E) completa, pois produz dixido e monxido de carbono, alm de energia. 34. Observe a tabela. LIGAS DE PROPRIEDADES BRONZE Cobre + estanho Resistncia cor(2 a 10%) roso Resistncia mecnica USOS

O aumento da luminosidade no vero do rtico promove o derretimento normal do gelo, pois (A) a neve branca reflete a maior parte da energia luminosa, auxiliando no derretimento. (B) a neve branca absorve a maior parte da energia luminosa, auxiliando no derretimento. (C) a superfcie escura do mar absorve a maior parte da energia luminosa, transformando-a em energia calorfica. (D) a superfcie escura do mar reflete a maior parte da energia luminosa, transformando-a em energia calorfica. (E) a superfcie escura do mar absorve a maior parte da energia luminosa, mas no a transforma em energia calorfica. 32. A limpeza que se faz com detergente uma interao entre as molculas de gordura, de detergente e de gua. A molcula de detergente tem um polo lipoflico e outro hidroflico, ligando-se gordura por um lado e gua por outro, formando um composto complexo. Observa-se, na prtica, que a gua quente facilita essa interao porque (A) amplia a propriedade lipoflica do detergente. (B) dissolve a gordura e facilita a ao do detergente. (C) aumenta o tempo de interao entre todas as molculas. (D) reage com o detergente, facilitando sua ao sobre as gorduras. (E) aumenta o contato das molculas de gordura com o detergente.

Fabricao de componentes de aparelhos de telecomunicao, rebites, porcas, molas Cobre + estanho Resistncia cor- Fundio de sinos, (5 a 11%) roso metais sanitrios, Resistncia mec- engrenagem nica Cobre + alumnio Menor resistncia Ferramentas manuais (2 a 10%) corroso Muita resistncia mecnica Cobre + estanho + Grande resistncia Engrenagens e arfsforo (1,5%) ao desgaste e dureza golas(ENCCEJA, MEC/INEP, 2003)

As diferentes propriedades e consequentes usos das ligas metlicas se explicam pelo fato de o bronze ser (A) uma mistura slida. (B) um elemento qumico. (C) uma substncia composta. (D) um produto da reao entre metais. (E) uma substncia pura com vrios tomos.

13

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

35. O tabagismo um indicador de risco sade, associando-se diretamente morbi-mortalidade por doenas crnicas no transmissveis. A tabela mostra a taxa de fumantes maiores de 18 anos, por sexo, em algumas regies brasileiras, nos anos de 2006, 2007 e 2008, segundo o Ministrio da Sade. Regies Norte 2006 2007 2008 Nordeste 2006 2007 2008 Sudeste 2006 2007 2008 17,0 18,2 19,2 20,9 22,7 24,2 13,8 14,4 15,0 13,9 13,6 11,0 18,0 18,5 15,0 10,5 9,5 7,7 15,7 15,8 14,4 21,5 22,0 20,6 10,4 10,2 8,8 Anos ToTAl % Homens % mulHeRes %

37. Muitas vezes foi repetida na TV a cena em que Ronaldo Fenmeno sofreu, na Europa, a sua mais grave contuso, vendo-se sua rtula esquerda deslocar-se bruscamente... Leses no joelho, como o deslocamento da patela (nome para a rtula desde 1999), so comuns e, infelizmente, muitas delas graves entre os jogadores de futebol. Quando esse osso circular e pequeno se desloca e causa leso, significa que houve (A) fratura de outros ossos da perna, como o fmur. (B) estiramento e flacidez dos msculos da regio da patela. (C) rompimento de seus ligamentos com outros ossos da perna. (D) rompimento de tendes que o ligam aos outros ossos da perna. (E) rompimento de ossculos interligados e integrados a muitos tendes na regio. 38. O cortisol um hormnio produzido pelas glndulas suprarrenais em situao estressante: discusso, ato de violncia, imprevisto srio. Quem ativa essas glndulas suprarrenais o crebro, que libera o hormnio adenocorticotrfico (ACTH) por meio da hipfise. O cortisol tem um efeito anti-inflamatrio, mas, em doses constantes, prejudica o funcionamento do sistema imunitrio. Algumas tcnicas de relaxamento tm estabilizado os nveis de cortisol em pessoas estressadas, pois o sistema (A) endcrino independente do sistema nervoso. (B) imunitrio independente do sistema nervoso. (C) nervoso age diretamente no sistema imunitrio. (D) imunitrio independente do sistema endcrino. (E) imunitrio se relaciona com os sistemas nervoso e endcrino.

Considerando a relao entre o tabagismo e o risco sade, com os dados apresentados, pode-se deduzir que, nos anos pesquisados, casos de (A) infeces parasitrias devem ter aumentado no Sudeste. (B) doenas cardiovasculares devem ter aumentado no Norte e Nordeste. (C) bronquite em homens, no Sudeste, devem ter diminudo, e no Norte, aumentado. (D) pneumonia em homens, no Norte, devem ter diminudo, e no Nordeste, aumentado. (E) cncer em mulheres, no Nordeste, deve ter diminudo, e no Sudeste, aumentado. 36. Diversos estudos mostram que a populao do Brasil vem apresentando aumento de obesidade, principalmente nas mulheres e nas crianas. A obesidade provocada pelo sedentarismo, por um lado, e por outro, pela ingesto constante de quantidade maior de comida do que a necessria, aliada qualidade de alimentos energticos gordurosos, com poucas vitaminas e fibras. Um exemplo de combinao qualitativa para uma refeio que pode contribuir para a obesidade em pessoa sedentria (A) arroz integral, cenoura, tomate, espinafre, goiabada. (B) arroz branco, feijo, abobrinha, peixe assado, manga. (C) arroz branco, feijo, farinha, costela ensopada, banana. (D) macarro com tomate, berinjela, frango assado, abacaxi. (E) arroz branco, feijo, couve, ovo mexido, salada de frutas.SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

14

39. O Brasil poderia economizar mais energia eltrica se utilizasse mais a gua subterrnea no inverno, quando a populao utiliza mais gua quente. o caso do interior de So Paulo, nas regies de So Jos do Rio Preto e Presidente Prudente, que ficam sobre o Aqufero Guarani cuja profundidade varia de 50 metros a 1,5 mil metros, com gua permanentemente quente, entre 33 C e 65 C. A gua do Aqufero Guarani aquecida pelo fato de o interior da Terra (A) provocar fendas na crosta terrestre. (B) produzir energia nuclear no seu ncleo. (C) eliminar gua quente proveniente do manto. (D) eliminar rocha fundida proveniente do ncleo. (E) apresentar material quente mantido sob presso. 40. As quatro fases da Lua so definies arbitrrias, tomandose como referncia os quadrantes da sua rbita: Nova inicia quando alinhada entre o Sol e a Terra; Quarto Crescente inicia quando a 90 desse alinhamento; Cheia inicia quando alinhada com o Sol e a Terra, oposta Nova; Quarto Minguante inicia quando oposta ao Quarto Crescente. Com essa definio, cada fase dura cerca de 7 dias. Embora os desenhos para cada fase sejam muito conhecidos, na verdade, o ciclo dura 29 dias e 12 horas e, a cada dia, a Lua seria observada com uma forma diferente no cu, tanto que certos autores chegam a falar em 29 fases lunares e no em quatro. Sendo assim, a Lua observada tarde (por volta das 16 horas), com a forma de um fino arco, parecido a uma foice, est na fase definida arbitrariamente como (A) Nova. (B) Quarto Crescente. (C) Quarto Crescente ou Cheia. (D) Quarto Minguante ou Cheia. (E) Quarto Minguante ou Quarto Crescente.

41. Em um artigo sobre ensino de Cincias Naturais, a autora argentina Melina Furman apresenta o seguinte trecho de uma aula: A professora l a definio em voz alta e repassa a ideia de mistura homognea. Logo continua: O que um soluto? Os alunos olham com expresso confusa. Um soluto o componente que est em menor proporo na mistura. O solvente o que est em maior proporo e geralmente um lquido. Por exemplo: dizemos que a gua um solvente universal porque dissolve muitas coisas.(M. Furman, Ensino de Cincias no Ensino Fundamental: Colocando as Pedras Fundacionais do Pensamento Cientfico. Sangari: So Paulo, 2009)

A estratgia escolhida pela professora pode ser descrita como alinhada com (A) a metodologia da investigao, pois prope perguntas a serem investigadas em sala de aula pelos alunos. (B) o construtivismo, pois levanta os conhecimentos prvios dos alunos e os utiliza na construo do conhecimento. (C) o ensino tradicional, pois desconsidera que a construo do conhecimento pelos alunos exige tempo para se concretizar. (D) a didtica da resoluo de problemas, pois valoriza a participao ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. (E) o movimento da Escola Nova, pois baseada na transmisso de informaes para aquisio de uma aprendizagem significativa. 42. As fraldas descartveis tm uma camada exterior de polietileno prova de gua, uma camada interna de pasta de papel, um poliacrilato sinttico super-absorvente e uma zona repelente de gua. A maior parte das fraldas tem ainda fragrncias e perfumes. Pode-se dizer que pais e mes que optam pelas fraldas de pano ao invs de descartveis esto utilizando, de forma muito mais sustentvel, os seguintes recursos naturais: (A) celulose e petrleo. (B) alimentos e plstico. (C) alumnio e gs natural. (D) gua e energia solar. (E) algodo e gasolina.

15

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

43. Um aluno do Ensino Fundamental escreveu uma redao sobre o solo e fez nela a seguinte afirmao: Sem os solos no haveria animais em nosso planeta. Em sua correo, voc considera a afirmao (A) imprecisa, pois existem alguns animais que conseguem obter energia diretamente do sol. (B) correta, pois os animais conseguem obter a sua energia das plantas que crescem nos solos. (C) incorreta, pois os animais obtm a sua energia diretamente das plantas, que realizam a fotossntese. (D) correta, porque os solos possuem substncias que so consumidas diretamente pelos animais. (E) incorreta, porque os animais poderiam obter a substncia que tiram do solo de outros seres vivos, como as plantas. 44. Leia o depoimento do proprietrio de um stio no Esprito Santo que h 15 anos comeou a reflorestar seu stio com rvores nativas da Mata Atlntica. Aps mais de quinze anos de reflorestamento, quais so os nossos resultados? J temos plantadas mais de 300 mil rvores. As mais velhas esto com 15 anos de idade e formam uma mata que d gosto de ver. Mas no s isso. Tambm possvel ver no stio que outras coisas mudaram. Pode ser um exemplo das outras mudanas citadas pelo proprietrio do stio (A) o aumento do nmero de lobos guars, pois esses animais so atrados pelos frutos da lobeira, rvore endmica da Mata Atlntica. (B) o aumento de aves e de saguis, porque as rvores nativas produzem frutos que atraem esses animais tpicos do bioma Mata Atlntica. (C) a melhoria da qualidade das guas dos rios, uma vez que o reflorestamento traz a recomposio da mata ciliar nesse bioma tpico de regies planas. (D) a diminuio de populao de capivaras, espcie considerada como uma praga no ecossistema Mata Atlntica e que se alimenta de frutos das plantas exticas. (E) uma melhora na qualidade do ar, pois o aumento no nmero de plantas melhora a qualidade do solo e elimina menos poluentes no ambiente.

45. No livro Alfabetizao Ecolgica, Fritjof Capra compara a organizao dos seres vivos com a natureza da seguinte forma: Quando um ser vivo desaparece da teia, todos os outros so afetados, e o equilbrio do sistema rompido. Ns, humanos, somos apenas um elo de uma grande teia de trocas e conexes.(F. Capra; M. K. Stone; Z. Barlow (orgs), Alfabetizao Ecolgica: a educao das crianas para um mundo sustentvel. So Paulo: Cultrix, 2006)

Esse trecho pode ser utilizado em sala de aula para explicar o conceito (A) de evoluo das espcies. (B) de cadeia alimentar. (C) de sustentabilidade ecolgica. (D) que define os ecossistemas e biomas. (E) das extines em massa nos ecossistemas naturais. 46. O conceito de espcie est em constante reviso. O esquema seguinte foi publicado pela revista Scientific American Brasil e mostra como alguns pesquisadores definiram 6 espcies diferentes a partir de um grupo de aranhas, considerando sua histria evolutiva, fluxo gnico e nicho ecolgico.

Histria evolutiva

Fluxo gnico

Nicho ecolgico

6 espcies

(http://www2.uol.com.br/sciam/aula_aberta/o_que_e_uma_especie__9.html)

As mudanas no conceito de espcie citadas nesse esquema so decorrentes (A) da atualidade dos estudos de Lineu. (B) da preciso das observaes dos naturalistas. (C) do avano tecnolgico nas pesquisas cientficas. (D) do isolamento geogrfico existente entre os seres vivos. (E) das mutaes existentes nas espcies que vivem na Terra.

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

16

47. Em um site de notcias sobre Cincia, Tecnologia e Informao, h a seguinte afirmao sobre um rptil: A anfisbena, popularmente chamada de cobra de duas cabeas, se parece muito com a sua prima peonhenta, mas inofensiva.(http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/multimidia/videos/ projeto-nem-cobra-nem-duas-cabecas/)

48. A tirinha apresenta um dos argumentos da teoria cientfica sobre a evoluo das espcies:MOSTRE-ME UM SER VIVO QUE NO POSSUA ASCENDNCIA QUE JOGO MINHA TEORIA NO LIXO.

De forma geral, muito comum que as pessoas considerem animais parecidos como primos ou pertencentes mesma famlia. No entanto, a definio de nveis taxonmicos mais restritos exige uma investigao mais aprofundada. No exemplo, a anfisbena e as serpentes pertencem (A) ao mesmo filo e mesma classe. (B) ao mesmo reino e gnero. (C) mesma ordem e espcie. (D) ao reino e ordem diferentes. (E) classe e famlia diferentes.PIK A?

?

(http://www.umsabadoqualquer.com/?cat=5)

O nome dessa teoria e um dos seus postulados so, respectivamente: (A) seleo artificial, ao proporcionar que seres humanos selecionem animais e vegetais com as caractersticas que eles desejam. (B) lamarckismo, ao defender que as espcies vo evoluindo confome o ambiente se transforma e pressiona os indivduos. (C) darwinismo, ao afirmar que os indivduos de uma espcie desenvolvem adaptaes que lhes permitem sobreviver e conseguir alimento no ambiente em que vivem. (D) evoluo por seleo natural, quando indivduos competem pela sobrevivncia no ambiente, e os mais aptos transmitem suas adaptaes para seus descendentes. (E) herana dos caracteres adquiridos, ao afirmar que os seres vivos possuem a mesma origem, transformada por meio de mutaes que so passadas pelas geraes.

17

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

49. A tabela mostra a histria da evoluo da vida na Terra nos perodos em que houve casos de extines em massa: eRAs epeRodos geolgicos Tempo ApRoximAdo exTino mAssA * aparecimento de vertebrados pei- 438 (12 %) xes primitivos animal evoluo de insetos, anfbios, rpteis 245 (52 %) planta floresta de terras altas, isto , conferas extino de dinossauros no final do 65 (11 %) perodo surgimento do Em ser humano (< 1) progresso evoluo de vidA em

50. O trecho seguinte foi retirado do poema Monlogo, escrito por Carvalho de Azevedo: O que ouves E interpretas como acalento Nada mais que meu lamento Insensveis poluram-me a nascente Relegaram-me ao apodrecimento Quando priorizaram o desmatamento Alteraram meu curso natural Represaram-me sem nenhum acanhamento Em nome do progresso, mas da vida em detrimento E agora quando quase nada mais me resta Quando irreversvel meu assoreamento difcil, mas no impossvel o meu reaparecimento(http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/ecologia/peco034.htm)

Ordoviciano 505 438

Permiano

286 245

Cretceo Quaternrio

144 65 1,8 0

* os tempos de cinco episdios de extino em massa so mostrados em milhes de anos atrs: o sexto est em progresso: o nmero em parnteses mostra a frao de nmero de famlias extintas (http://www.ieav.cta.br/enu/yuji/extincao.php)

A poesia refere-se a um rio brasileiro e s consequncias de impactos por ao antrpica, que ocorrem pela (A) ausncia de tratamento de esgoto e retirada das matas ciliares. (B) explorao de petrleo e resfriamento de caldeiras de indstrias. (C) piscicultura e construo de usinas elicas para produo de energia. (D) irrigao de grandes plantaes em latifndios e produo de energia solar. (E) utilizao da gua para produo de biogs e poluio do solo por agrotxicos. 51. A energia elica uma das grandes apostas mundiais em termos de obteno de energia limpa, pois utiliza a energia transportada pelas massas de ar em movimento. Esse movimento existe porque (A) a biomassa formada pela fotossntese. (B) o calor do Sol provoca evaporao da gua. (C) o ncleo do Sol que gera energia atmica. (D) o calor do Sol que movimenta as turbinas elicas. (E) o planeta possui uma atmosfera atrada pela gravidade.

Baseado nos dados da tabela, pode-se afirmar que as extines em massa (A) foram diminuindo graas ao controle que os seres humanos foram desenvolvendo sobre alguns processos naturais. (B) embora inevitveis em uma escala geolgica de tempo, so prejudiciais para o processo evolutivo dos seres vivos. (C) sempre ocorreram no planeta, mas atualmente suas causas foram controladas pelo ser humano, impedindo novos episdios. (D) so fenmenos que ocorrem graas a grandes alteraes climticas no planeta, sendo desconhecidas outras causas possveis. (E) foram importantes como um processo que permitiu a evoluo de diferentes e mais numerosas espcies em nosso planeta.

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

18

52. Um dos principais obstculos da utilizao da energia elica para abastecimento humano a inconstncia do regime de ventos. A tabela seguinte mostra o potencial das diversas regies brasileiras: Regio Centro-Oeste Sudeste Sul Nordeste Norte poTenciAl de eneRgiA elicA (em gw) 3,1 12,8 22,8 75 12,8(ANEEL)

54. H mais de 400 anos, os alquimistas queriam descobrir o segredo para transformar qualquer material em ouro. Para isso, faziam diversos experimentos e tentavam descobrir as propriedades dos diferentes materiais. Em 1669, o alemo Henning Brand analisou a urina, pois sua cor dourada dava a impresso de que havia ouro no corpo humano. Hoje em dia sabe-se que a urina humana uma (A) substncia simples, formada principalmente de H, N e O. (B) mistura formada por mais de 90% de gua e por outras substncias. (C) substncia composta, formada por gua, ureia, mercrio e sal. (D) mistura contendo gua, amnia e sal em semelhantes propores. (E) substncia composta, formada basicamente por molculas de ureia. 55. Uma publicao do Ministrio da Sade mostra os principais motivos de mortes por causas especficas no ano de 2002, ocorridas entre mulheres, no Brasil: FAixAs (em Anos) 1-4 5-9 10-14 15-19 20-29 30-39 40-49 50-59 60-69eTRiAs

Uma das localidades mais apropriadas para a instalao de usinas elicas a regio (A) norte, pois as caractersticas do solo so ideais para a insero de usinas de captao de vento. (B) sudeste, pois alia a grande velocidade dos ventos com alta necessidade de recursos energticos. (C) centro-oeste, pois h um alto potencial de gerao de energia elica graas ao relevo plano dessa localidade. (D) sul, pois o bioma tpico dessa regio facilita a instalao de turbinas elicas sem grande impacto ambiental. (E) nordeste, pois a regio alia uma topografia e uma vegetao que favorecem a captao da energia dos ventos. 53. A produo atual mundial de mercrio estimada em 10 mil toneladas por ano para uso em diversas reas: mineraes, indstrias, setor odontolgico, entre outros. Os tomos desse elemento ocorrem naturalmente em 3 estados de oxidao: Hg0 (substncia simples), Hg2+ (mercuroso) e Hg2+ (mercrico). Em ambientes aquticos, o mercrio de origem antropognica pode se ligar a grupos orgnicos, transformando-se em compostos orgnicos de mercrio (metilmercrio e dimetilmercrio). A frmula qumica dessas substncias que contaminam as guas e o animal que apresenta maior bioacumulao do mercrio so, respectivamente: (A) HgO e rpteis herbvoros. (B) CaHg e sapos insetvoros. (C) CH3Hg e peixes carnvoros. (D) HgSO4 e mamferos onvoros. (E) (CH3)2Hg e peixes herbvoros.

cAusAs de moRTAlidAde enTRe mulHeRes (em%) Acidente Afogamento Suicdio de trnsito 5 5 15 5 15 5 1 10 1 5 10 5 5 2 2 1 1 Agresses 1 5 15 10 2 2

Dentro da faixa etria com maior porcentagem de mortes por causas conhecidas, para atuar na preveno do que mais causa morte de mulheres, preciso (A) distribuir preservativos nos postos de sade. (B) aumentar as alternativas de lazer nos bairros. (C) investir na rede de preveno violncia domstica. (D) melhorar as sinalizaes e a fiscalizao do trnsito. (E) evitar que as crianas nadem desacompanhadas de adultos.

19

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

56. Nos ltimos 70 anos, houve uma profunda mudana nas causas de mortalidades de doenas no transmissveis no Brasil:pRopoRcionAl50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0

evoluo dA moRTAlidAde (%), segundo cAusAs

57. Desde os anos 70 so publicados os gibis da Turma da Mnica com histrias e mais histrias sobre a infncia dessa turminha. Recentemente, o autor, Maurcio de Sousa, passou a publicar outra coleo sobre os personagens em uma nova fase da vida: a adolescncia. Os personagens mudaram em aparncia e em comportamento, da mesma forma que ocorre com os jovens aps o incio dessa fase. O ritmo de desenvolvimento dos jovens varia de acordo com (A) a idade dos adolescentes, pois o fator cronolgico que promove o incio da puberdade. (B) a ingesto de alimentos, pois o sistema digestrio que controla a produo dos caracteres sexuais primrios. (C) as caractersticas dos pais, pois o sistema imunitrio que comanda o surgimento dos hormnios sexuais. (D) as condies durante a gestao, pois hormnios recebidos pela placenta interferem no momento em que comea a adolescncia. (E) algumas caractersticas do ambiente, pois o sistema endcrino tambm comanda o aparecimento dos caracteres sexuais secundrios. 58. O mope aquele que consegue enxergar muito bem de perto, mas tem dificuldade de enxergar de longe. O termo miopia alcolica foi criado exatamente para descrever os efeitos do lcool no raciocnio ou no processo de aprendizagem de quem bebe: sob efeito do lcool, as pessoas tendem a enxergar a realidade imediata, mas tm muita dificuldade de enxergar longe, ou seja, de antecipar consequncias futuras de suas reaes no presente.(Drogas: Cartilha lcool e Jovens. Secretaria Nacional Antidrogas. 2. reimpresso. Braslia, DF, 2007)

19 70

19 80

19 30

19 40

19 50

19 60

19 88

infecciosas e parasitrias neoplasmas aparelho circulatrio externas

(A vigilncia, o controle e a preveno de doenas crnicas no transmissveis: CDNT no contexto do SUS. Brasil, Ministrio da Sade Braslia: OPAS, 2005)

Uma das causas e uma forma de prevenir o tipo de doena que tem causado mais mortes nos ltimos 20 anos so, respectivamente: (A) excesso de sol e utilizao de filtros solares. (B) presso alta e prtica de exerccios fsicos. (C) poluio dos rios e filtrar a gua antes de beber. (D) ingerir bebidas alcolicas e comer pouco acar. (E) fazer sexo sem preservativo e exames peridicos.

20 00

20 03

Os efeitos do abuso do lcool descritos no trecho ocorrem devido a sua ao no sistema (A) digestrio. (B) circulatrio. (C) nervoso central. (D) sseo-muscular. (E) nervoso parassimptico.

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

20

59. Recentemente foi encontrado no Sistema Solar um novo astro: Sedna. Pouco se sabe sobre suas caractersticas, afinal foi catalogado h menos de uma dcada pelos cientistas. Sabe-se, no entanto, que Sedna provavelmente teve origem na mesma poca do planeta Terra. A tabela a seguir mostra os dimetros de diferentes corpos celestes: coRpo celesTe Lua Quaoar Pluto Sedna Terra dimeTRo ApRoximAdo (em km) 3 476 1 250 2 390 1 290 1 770 12 756(www://zenite.nu/)

61. O que queremos potencializar no trabalho de nossos alunos e alunas? Essa uma questo crucial, segundo pesquisas em Didtica de Cincias: O trabalho de clarificao realizado para responder essa pergunta permite afastar-nos dos habituais reducionismos e incluir aspectos que no s so essenciais a uma investigao cientfica, seno que resultam imprescindveis, como diversas linhas de investigao tm mostrado, para favorecer uma aprendizagem significativa das cincias, ou seja, para favorecer a construo dos conhecimentos cientficos e desenvolver destrezas e atitudes cientficas.(A. Cachapuz, D. Gil-Peres, e outros. A necessria renovao do ensino de cincias. So Paulo. Editora Cortez. 2011. Pag. 63

correto dizer que o novo astro Sedna (A) passou a ser considerado um planeta porque o seu tamanho semelhante ao da Terra. (B) pode ser considerado como um satlite, pois ele possui um tamanho semelhante ao da Lua. (C) considerado como um planeta do Sistema Solar, embora ele gire ao redor de outra estrela. (D) poder ser considerado um planeta ano depois que mais descobertas sobre suas caractersticas forem feitas. (E) pode ser considerado como componente de uma nebulosa, pois ele tem um tamanho estimado bem semelhante ao de Quaoar. 60. O trecho do poema seguinte foi retirado do site Overmundo, que se prope a ser um banco de cultura popular na internet: Galxias, mutantes nichos No escuro vo do universo Que rodopiam e se harmonizam Formando rimas e versos. P de estrelas cadentes Que raios cosmos aquecem, Que o gelo torna dormente E gases mil arrefecem.(http://www.overmundo.com.br/banco/galaxias)

De acordo com essa tendncia atual da Didtica de Cincias, um professor atento s demandas da aprendizagem significativa e ao desenvolvimento da autonomia intelectual do estudante prefere orientar seus alunos a (A) estudar cada tema por meio do Mtodo Cientfico, que fornece os passos necessrios ao conhecimento de fenmenos naturais e conceitos. (B) memorizar a nomenclatura bsica da Ecologia, Anatomia e Fisiologia humana para aprender temas de cidadania como Meio ambiente e Sade. (C) observar demonstraes de experimentos, dos quais conseguem inferir teorias das vrias cincias naturais que integram o currculo. (D) pesquisar reportagens na internet sobre os temas em estudo, classificando-as entre as que ampliam ou contrariam as hipteses elaboradas pela classe. (E) anotar detalhadamente as aulas expositivas e palestras de convidados sobre os temas em estudo, como forma de preparao para trabalhos e provas.

Uma caracterstica das galxias citada na poesia e que aceita de forma indiscutvel pela comunidade cientfica (A) a existncia de gelo nas nebulosas. (B) a impossibilidade de v-las a olho nu. (C) a existncia de vida em outras galxias. (D) o movimento das galxias ao redor do Sol. (E) a presena de estrelas e outros objetos astronmicos.21SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

62. Estudo recente em Oceanografia recebeu prmio e foi divulgado em jornal dirio: Barragem de rio prejudica atividade pesqueira e provoca eroso no litoral Tendo a funo de manter audes em ambientes ridos ou para hidreltricas, as barragens impactam a zona costeira a quilmetros de distncia de onde foram construdas. Estima-se que hoje em dia os oceanos recebem apenas 50% dos sedimentos transportados h 100 anos, antes da construo das grandes represas. Esse material deveria repor o alimento das espcies marinhas e substituir parte do terreno que engolido pela ao do mar. Por isso, os pesquisadores defendem que os relatrios de impacto ambiental considerem tambm os ecossistemas marinhos, onde os rios afetados desguam.(O Estado de S.Paulo, 08 set. de 2011. Pag. A18)

63. Imagens de satlite de 2007 e 2008 foram analisadas para descobrir o que aconteceu com os 18% do bioma Amaznia j desmatados. Os resultados esto na tabela. pAsTolimpo

pAsTosujo

RegeneRAo vegeTAo ouTRoscom pAsTo secundRiA desTinos

46,7%

8,7%

6,7%

21%

16,9%

(O Estado de S.Paulo, 03 set. de 2011)

Os dados mostram que o principal destino das terras que pertenceram floresta a pecuria, praticada em pasto bem formado, chamado limpo, ou em pastos que so recolonizados por plantas nativas do bioma Amaznia. Assim, hs dois estgios de colonizao, no pasto sujo e na regenerao com pasto, onde h vegetao mais abundante que no primeiro. Em relao ao fluxo de energia e ciclo do carbono, comparando-se os destinos do espao desmatado, identificados na tabela, com as florestas clmax, pode-se afirmar que onde ocorre o predomnio de (A) pasto limpo h taxas mais baixas de fotossntese, com maior sntese de oxignio. (B) vegetao secundria h mais consumo de carbono do ar, pois h acmulo de biomassa. (C) pasto sujo h troca de calor menos acentuada, por tratar-se de ambiente muito mido. (D) regenerao com pasto h mais preservao do solo e da gua, pela cobertura vegetal. (E) outros destinos h preservao do clima do bioma e seu fluxo de energia. 64. Pode-se observar os ambientes na Amrica do Norte pelo cinema e pela TV. Por exemplo, os filmes de vaqueiros no velho oeste, gnero conhecido como western, mostram paisagens ridas da Califrnia, com muitos cactos e arbustos, em solo pedregoso no ambiente chamado chaparral. As pradarias tambm so cenrios nesses filmes, as vastas extenses cobertas por gramneas em ambiente de clima temperado, com invernos frios. Durante o vero, a paisagem das pradarias se assemelha s savanas africanas, terra de lees e girafas e predomnio de vegetao rasteira em mosaico com agrupamento de rvores e arvoretas. Chaparral, pradarias e savanas so paisagens que tm, respectivamente, semelhanas com os seguintes biomas da Amrica do Sul presentes no Brasil: (A) caatinga, pampas e cerrado. (B) deserto, cerrado e pantanal. (C) caatinga, pampas e mata de galeria. (D) deserto, mata de galeria e pampas. (E) caatinga, mata caduciflia e campo tropical.

O impacto ambiental nos oceanos associado s mltiplas represas, construdas ao longo do curso dos rios, gerado por causa (A) da eroso dos terrenos beira mar, nas vizinhanas da foz do rio, sendo os sedimentos constantemente retirados conforme a onda marinha atinge o litoral. (B) da abundncia de sedimentos nas regies de nascente dos rios, onde h preservao dos terrenos e a alimentao de peixes jovens garantida. (C) da eroso de terrenos desmatados ao longo do rio, sendo os sedimentos carregados pelas guas e depositados nas vrias represas existentes. (D) do represamento da gua em meandros na foz de um grande rio, engolindo os sedimentos que deveriam repor o terreno afastado pelo mar. (E) do excedente de sedimentos transportados ao longo do rio, em funo do assoreamento das vias fluviais utilizadas pelo ser humano.

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

22

65. Leia: Feijo transgnico liberado A Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana (CTNBio) aprovou em setembro de 2011 a produo de um feijo geneticamente modificado desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa). A alterao impede que a planta contraia a doena conhecida como mosaico dourado, capaz de dizimar plantaes inteiras. Para combater o vrus, fez-se uso dos prprios mecanismos de defesa do feijo. O pesquisador explica que as plantas, em vez de anticorpos, combatem as doenas com pequenos fragmentos de RNA de interferncia (RNAi). um sistema imunolgico inato, embutido no material gentico do organismo. No caso especfico do feijo e desse tipo de vrus, o RNAi evita que seja produzida uma protena (REP) essencial para a replicao dos invasores. Isso foi possvel pela insero no DNA da planta do trecho do material gentico viral para a produo dos pequenos RNA que regulam a produo da protena REP. Essas molculas de RNA tambm so produzidas no feijo comum, mas na planta transgnica eles so produzidos o tempo todo. Assim, o vrus combatido de imediato a qualquer momento que entre nas clulas das folhas, das vagens ou do caule do feijo.(PesquisaFAPESPonline.Edio19/09/2011.Disponvelem: http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=71730&bd=2&pg=1&lg=)

66. Certa escola possui um jardim onde possvel acompanhar os ciclos de vida de exemplares de lrios, rosas, samambaias e musgos. A observao repetida ao longo do tempo deve proporcionar conhecimento sobre as estruturas de reproduo dessas plantas. Ser possvel verificar, por exemplo, que (A) os musgos formam uma pequena cpsula que contm sua semente. (B) os frutos da samambaia se desenvolvem na face ventral das folhas. (C) os frutos da roseira se desenvolvem na base da flor que j morreu. (D) as flores do lrio amarelo surgem em plantas dioicas, com sexos separados. (E) as sementes do lrio se formam na ausncia do fruto. 67. Cogumelos, leveduras e bolores so nomes populares que representam fungos de vrios tipos, pluri ou unicelulares. Eles tm semelhanas com outros organismos, notadamente com os (A) vegetais, na capacidade de armazenar glicognio e produzir quitina. (B) protistas, na ausncia de ncleo nas suas clulas. (C) animais, na alimentao auttrofa. (D) vegetais e animais, na organizao das clulas em tecidos verdadeiros. (E) vegetais, na alternncia entre reproduo sexuada e assexuada.

Pode-se afirmar que o mecanismo de defesa dos feijoeiros contra o mosaico dourado atuar de forma eficiente (A) em ps de feijo hbridos entre linhagens transgnicas e linhagens nativas que j possuem os mecanismos de defesa. (B) nos tecidos transgnicos enxertados em plantas comuns, capazes de deflagrar o sistema de proteo da espcie. (C) nas clulas de qualquer tecido da linhagem transgnica, com a ajuda da protena que combate os vrus invasores e descendentes. (D) nas clulas de qualquer tecido da linhagem transgnica, com a ajuda de molculas que previnem a reproduo dos vrus. (E) em rgos como folhas, caules e vagens, por meio de protenas semelhantes a anticorpos, que so transportadas em vasos lenhosos.

23

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

68. Vem chamando a ateno dos observadores o fato de em todos os oceanos haver crescimento das populaes de guas-vivas, tambm chamadas medusas, fase sexuada de cnidrios. Estudos recentes mostraram que grupos numerosos de guas-vivas esto conseguindo ocupar o habitat de sardinhas, anchovas e outros peixes, onde houve sobrepesca dessas espcies. Surpreendentemente, as guas-vivas so excelentes predadoras e, apesar de conseguir um pouco menos de comida que os peixes, seu uso de energia seria mais eficiente. Comparadas aos peixes, as guas-vivas tm caractersticas que favorecem a atividade de predao, tal como (A) viso apurada, pelo olho nico semelhante ao humano, enquanto peixes possuem viso dupla e borrada. (B) capacidade de comportamento organizado em grupos numerosos, enquanto peixes predadores agem individualmente. (C) ao simultnea das clulas urticantes de vrios indivduos no contato com a presa, enquanto peixes abocanham a presa separadamente. (D) aproveitamento integral do alimento ingerido, pela ao de enzimas que agem da boca ao nus, enquanto peixes so menos eficientes. (E) corpo dotado de numerosos tentculos que envolvem ativamente a presa e absorvem nutrientes.

69. Texto para as duas prximas questes. O que aconteceu com a fauna brasileira na era do gelo O desenho animado Era do gelo transportou para o universo ficcional e tornou popular um perodo geolgico ocorrido h mais de 12 000 anos, quando o gelo polar se estendia em direo aos trpicos. No perodo subsequente, o degelo alterou o ciclo da gua global com diferentes consequncias nos cinco continentes. Em todos eles, uma ocorrncia importante foi a extino em massa da fauna de mamferos gigantes. No Brasil, os fsseis dessa megafauna escavados no interior do Nordeste vm sendo estudados pela Fundao do Homem Americano, no serto piauiense, onde so registradas trs espcies de preguias gigantes, duas de tatus gigantes, uma espcie de lhama com probscide (tromba) e uma de cavalo primitivo, alm do tigre dente de sabre e diversas outras espcies extintas da megafauna. Os fsseis da rea do Parque Nacional Serra da Capivara testemunham uma grande diversidade e fornecem dados preciosos sobre a idade e o paleoambiente no qual viviam os mais antigos homens americanos conhecidos atualmente. A abundncia das formas desaparecidas e sua riqueza em indivduos indicam, evidentemente, uma idade pleistocnica superior (mais antiga que 10 000 anos) com paisagens mistas de campos e florestas abertas, sob um clima to quente quanto o atual, mas bem mais mido.(site da Fundao do Homem Americano: FUNDHAM em: http://www. fundham.org.br/pesquisas/paleontologia.asp)

Sobre a fauna sul americana, estudos de evoluo biolgica fornecem evidncias para afirmar que (A) as lhamas teriam sobrevivido no nordeste brasileiro, onde foram ancestrais da lhama atual. (B) as preguias e os tatus gigantes tiveram ancestrais comuns com preguias e tatus da atualidade. (C) preguias, capivaras, tatus e lhamas gigantes superaram a fase do degelo porque viviam no Nordeste quente e seco. (D) o tigre dente de sabre superou a fase do degelo e conquistou lugar de destaque na cadeia alimentar. (E) a megafauna se extinguiu porque houve escassez de alimento em florestas midas e campos do pleistoceno.

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

24

70. Por meio de registro fssil, sabe-se que os seres humanos conviveram com a megafauna, onde hoje o bioma da Caatinga. Os pesquisadores especialistas no estudo dessas populaes afirmam: Os primeiros homens que habitaram a regio viveram neste meio-ambiente, temeram as espcies perigosas e exploraram, muito provavelmente, outras, caando-os ou utilizando os restos de animais mortos pelos grandes predadores, para sua alimentao ou para a aquisio de matrias-primas (ossos, pele, chifres, etc).(site FUNDHAM Fundao do Homem Americano)

72. O crescimento das cidades traz a necessidade de ocupar novos espaos, com a construo de residncias ou prdios comerciais. Assim, temos notcias de construes em terrenos que, no passado, continham os lixes, recebendo resduos domsticos e outros, sem separao e nenhum tipo de tratamento, exceto a compactao dos materiais. Passado o tempo, mesmo quando superficialmente no h nenhum problema, h risco de exploso causada pelo acmulo de gs altamente inflamvel, denominado (A) Metano: CH4. (B) Dixido de carbono: CO2. (C) Amnia: NH3. (D) monxido de carbono: CO. (E) xido nitroso: N2O. 73. A explorao de petrleo nas profundezas dos oceanos engloba um obstculo pouco conhecido e capaz de trazer muitas dificuldades para as empresas petrolferas. Tanto nos reservatrios como na gua existente dentro dos poos de petrleo vivem vrias espcies de bactrias que se alimentam e degradam o leo e ainda formam biofilmes, estruturas moleculares usadas por elas para se proteger de agentes txicos e se fixar naturalmente em rochas e sedimentos.(Marcos de Oliveira. Desafio no fundo do mar. Revista Fapesp. Edio Impressa 159 Maio 2009 . Disponvel em: http://revistapesquisa.fapesp. br/?art=3862&bd=1&pg=1&lg=)

Sobre os ndios que habitaram o Brasil h 10 000 anos ou mais, pode-se dizer que I. utilizaram materiais de origem animal como recurso natural; II. domesticaram animais como a capivara, o cavalo e as lhamas; III. eram carniceiros, aproveitavam a caada dos animais de grande porte. Com base nas informaes disponveis, est correto apenas o que se afirma em (A) II. (B) I e II. (C) I e III. (D) II e III. (E) I, II e III. 71. No Brasil, a maior parte da eletricidade proveniente de hidreltricas. No entanto, a operao dessas usinas fica prejudicada em pocas de estiagem quando abaixa o nvel de gua das represas. Essa condio interfere diretamente no funcionamento dos equipamentos da hidreltrica, especialmente, (A) nos geradores, por facilitar a induo eletromagntica. (B) nos transformadores, pela diminuio da resistncia da gua. (C) nas bobinas, pois so responsveis pela alterao da voltagem. (D) nas turbinas, por causa da diminuio da energia cintica inicial. (E) na barragem, por se tornar isenta de energia gravitacional.

Mediante essas novas observaes, o petrleo pode ser considerado um (A) material inerte. (B) poluente persistente. (C) combustvel lquido. (D) combustvel fssil. (E) material biodegradvel.

25

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

74. Segundo pesquisa, na prtica educativa e em materiais didticos, o tema Leite um bom contexto para a aprendizagem de vrios conceitos qumicos relevantes, tais como os conceitos de (A) misturas, considerando-se que a frmula do leite est impressa em todas as embalagens. (B) substncias, experimentando-se a separao de protenas por adio de cido. (C) preparao de misturas, quando a nata do leite se forma aps a fervura. (D) medidas de pH, tendo o leite como exemplo de pH bsico, acima de 10. (E) estados fsicos de uma substncia: lquido (ao natural), slido (leite em p) e pastoso (leite condensado). 75. Atividades humanas que utilizam materiais radioativos devem ser cuidadosas na deposio de rejeitos, j que a contaminao radioativa caracteriza-se pela presena indesejvel de um material em um local onde no deveria estar e sem as devidas precaues. Em situaes de contaminao radiativa com radionucldeos, (A) pode-se observar compostos inicos nos materiais que receberam o contaminante. (B) a eliminao depende da remoo, durante muito tempo, da irradiao retida no local. (C) a causa deve ser buscada em metais escuros e sem brilho. (D) as consequncias so rapidamente sanadas depois da lavagem do local. (E) observa-se a presena de materiais venenosos e repletos de toxinas. 76. As hepatites encontram-se entre as doenas silenciosas. Nem sempre as pessoas infectadas desenvolvem a doena e quando isso acontece pode demorar anos para haver o diagnstico, mesmo que ela esteja corroendo a sade da pessoa. Os bitos por hepatite poderiam ser evitados? (A) Sim, a vacinao poderia ter prevenido bitos por hepatite A e C. (B) Sim, um maior controle de bolsas de sangue evitaria bitos por hepatites A e C. (C) Sim, saneamento bsico e hbitos de higiene previnem a hepatite A, mas no as demais infeces. (D) No, as hepatites so causadas por bactrias ou vrus e ainda so pesquisadas as vacinas para cada tipo. (E) No, hepatites A, B e C so associadas a hbitos de ingesto de lcool.SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh

77. Droga prescrita para diabticos no deve ser prescrita para no diabticos com a inteno de emagrecer, recomendou a Anvisa, agncia de vigilncia sanitria do Ministrio da Sade, em setembro/2011. No crebro, a droga age no hipotlamo, regulando a saciedade. Ela tambm atua no pncreas e no sistema digestrio, dificultando a sada de alimentos do estmago, estimulando, assim, a pessoa a comer mais devagar. Na ocasio, jornais dirios comentaram que o remdio atua em vrias regies e rgos do corpo humano e seus efeitos colaterais so desidratao, alterao da funo renal, pancreatite, diarreia, nuseas e outros. Para os diabticos, a principal ao esperada do remdio deve ser (A) estmulo ao pncreas para a produo de insulina. (B) reteno de lquidos pelo sistema digestrio. (C) eliminao de lquidos pelo sistema renal. (D) estmulo ao sistema urinrio para a produo de urina. (E) reteno de insulina no estmago. 78. Depois de ingerir bebida alcolica, os principais sistemas de que o organismo dispe para purificar o sangue so: A eliminao pelo ar alveolar dos pulmes. A eliminao pelo sistema urinrio. A metabolizao de etanol, principalmente no fgado. Os dois primeiros processos respondem por aproximadamente dez por cento do descarte do lcool do corpo humano. O ltimo, por aproximadamente 90 por cento. A metabolizao consiste na oxidao relativamente lenta, por etapas sucessivas e catalisadas por enzimas especficas do etanol.(Revista Qumica Nova na Escola, n. 5, maio, 1997)

Considerando-se as etapas de assimilao e eliminao do etanol do organismo, a maior parte dessa substncia (A) assimilada pelas vias areas, o que percebido pelo teste do bafmetro. (B) eliminada pela via cataltica, promovida durante a produo da urina. (C) assimilada pelo sangue, que o distribui aos sistemas do corpo. (D) eliminada por meio da rpida ao das enzimas do fgado. (E) assimilada pelo fgado, rins e pulmes, onde ocorre o efeito psicotrpico.

26

79. O modelo das placas tectnicas vem se tornando mais conhecido dos alunos em anos recentes, em virtude da grande divulgao pela mdia de eventos catastrficos relacionados dinmica da Terra, como os maremotos (tsunami) no Japo e no Sudeste asitico, o furaco Katrina nos Estados Unidos, e a recente erupo vulcnica no Chile. Considere as seguintes opinies: Maria O tsunami do Japo foi formado no centro da Terra, onde o magma entra em ebulio. Pepo A formao dos furaces no oceano e na atmosfera. Daniela Os vulces puxam a energia da placa tectnica e explodem onde a energia maior, no centro da placa e longe das bordas. Valria Terremotos dependem de movimentos das placas tectnicas, formadas pela crosta terrestre e camadas inferiores. O professor poder concordar apenas com as opinies de (A) Maria, Pepo e Daniela. (B) Maria, Pepo e Valria. (C) Maria, Daniela e Valria. (D) Pepo e Valria. (E) Daniela.

80. Leia uma cronologia sobre as teorias das Mars: 1612: O missionrio dAbbeville passou quatro meses entre ndios, no norte brasileiro, e escreveu: Os tupinambs atribuem Lua o fluxo e o refluxo do mar e distinguem muito bem as duas mars cheias que se verificam na lua cheia e na lua nova ou poucos dias depois. 1632: Galileu publica obra em que afirma que o fenmeno das mars seria a prova conclusiva do movimento da Terra. As mars seriam efeito dos dois movimentos circulares da Terra: o de rotao em torno de seu eixo e o de translao em torno do Sol. 1687: Isaac Newton demonstrou que a causa das mars resulta da interao gravitacional entre Terra, Sol e Lua. 1734: Voltaire, filsofo francs, registra a discrepncia entre a fsica francesa, de Descartes, e a inglesa, de Newton, escrevendo: Entre ns, a presso da Lua a causa do fluxo do mar; entre os Ingleses, o mar que gravita para a Lua. O conhecimento sobre as mars, desenvolvido pelos tupinambs, conforme o relato do sacerdote viajante, um bom exemplo de concepo indgena que (A) teria contribudo com a cincia moderna nascente de Galileu, pois os indgenas demonstram possuir conhecimentos sobre a rotao e a translao. (B) foi desenvolvida por meio de observao e percepo de regularidades, uma metodologia fundamental Cincia Moderna. (C) veio somar aos conhecimentos de Newton, j que sua teoria foi desenvolvida em perodo posterior publicao do relato do viajante. (D) poderia ter resolvido a disputa entre franceses e ingleses na busca de explicao sobre as mars, apontada por Voltaire. (E) foi desenvolvida pela facilidade dos indgenas brasileiros em produzir conhecimentos independentes da cultura mitolgica.

27

SEED1102/005-PEBII-CincFsBio-manh