VUNESP vestibular 2018

44
Camila Alves de Brito

Transcript of VUNESP vestibular 2018

Camila Alves de Brito

Se vira nos 3 – A prova da primeira fase tem 90 questões de múltipla escolha e duração de 4 horas e meia. “São 3 minutos para responder cada questão. É mais corrido que as provas da Fuvest e UnicampTodas as questões têm o mesmo peso – Diferentemente do Enem, a Unesp não calcula a nota segundo a TRI. Todas as questões têm o mesmo valor. Assim, a estratégia de responder primeiro as mais fáceis e deixar para depois as difíceis é muito importante. “É melhor garantir ponto logo no começo da prova. O candidato que perde tempo nas difíceis vai se prejudicar”, diz Célio Tasinafo.Todas as provas têm o mesmo peso – A prova da primeira fase e as duas da segunda fase (que acontecerão em 10 e 11 de junho) valem 100 pontos cada uma e têm o mesmo impacto na nota do candidato. “Por isso, quem se sai bem e acima da nota de corte na primeira prova tem mais chances na segunda fase, em que as questões são discursivas e cálculos têm de ser feitos e entregues”, lembra Tasinafo.A Unesp é mais tranquila para quem não curte muito exatas – Das 90 questões desta primeira fase, 30 são de linguagens, 30 são de ciências humanas e as últimas 30 concentram matemática e as três matérias de ciências da natureza

ENEM FUVEST UNICAMP UNESPNova Ordem Mundial,

Meio técnico cientifico

internacional,

Patrimônio histórico,

Crise hídrica

Modelo produtivo

intensivo,

História da ditadura,

Clima correspondendo com

o tipo de intemperismo,

Revolução Industrial I, II, III

e as suas consequências

Tipos de erosão

Desconcentração industrial

Problemas ambientais de

cada um dos biomas

Problemas urbanos

Ciclos de imigração no

Brasil por décadas.

Ciclo da expansão do café e

a imigração europeia

(convenio de Taubaté),

Blocos econômicos com

foco na China,

Onu e o debate do ano,

Leitura e interpretação do

gráfico,

Conflitos religiosos étnicos:

Nigéria e Etiópia,

Efeito Estufa e o modo de

vida capitalista,

Geologia de tectônica de

placa e a teoria da deriva

continental,

Mobilidade Urbana: plano

diretor e as suas

atribuições,

Fronteira da pecuária

leiteira no Brasil,

Ecossistema do Manguezal,

Paisagem do litoral,

Crise hídrica da Cantareira,

Imigração do oriente

médio,

África conflitos: Congo,

Moçambique, Nigéria,

Metropolização (geografia

urbana),

Formação territorial do

Brasil: cabotagem desde o

período colonial,

Demografia da população

indígena,

Migração sazonal,

Espaço geográfico

brasileiro e os efeitos da

globalização,

Tipos de projeção e os

mapas construídos

El nino,

Bioma Brasileiro (Restinga)

Transposição do rio São

Francisco

CLIMA BRASILEIRO

CARTOGRAFIA BÁSICA

FUSO HORÁRIO

MINERAÇÃO

MIGRAÇÃO

SOLO

AGENTES

GEOMORFOLÓGICOS

ECONOMIA BRASILEIRA

POR REGIÃO

INDUSTRIALIZAÇÃO

BRASILEIRA

URBANIZAÇÃO

BLOCOS ECONOMICOS.

GUERRA FRIA

FORMAÇÃO GEOLÓGICA

(ESTRUTURA MESOZOICA),

CARTA TOPOGRÁFICA,

MIGRAÇÃO MUNDIAL

PEDOLOGIA

MINERAL é um elemento ou composto químico resultante de processos inorgânicos e de composição química definida , encontrado naturalmente na crosta terrestre.

RECURSO MINERAL : é um termo que aponta a presença de substâncias sólidas, líquidas e gasosas, com ocorrência natural, sobre ou sob a crosta terrestre, com forma e quantidade em condições de viabilizar sua exploração econômica.

O Brasil possui 36% de sua superfície constituída por escudos cristalinos, no entanto os minerais metálicos estão presentes somente em cerca de 4% desses terrenos que se formaram na Era Proterozoicae onde predominam rochas metamórficas.

MINÉRIO DE FERRO: Quadrilátero Ferrífero ou Central ( Minas Gerais )MANGANÊS : Serra dos Carajás ( Pará )BAUXITA : Rio Trombetas, afluente do rio Amazonas ( Oriximiná- Pará )CASSITERITA : RondôniaCOBRE : Bahia e Rio Grande do SulPRATA : Minas Gerais e ParáURÂNIO : Bahia, Ceará, Paraná e Minas GeraisCHUMBO : Minas Gerais e TocantinsOURO : Minas Gerais e Pará ( Serra Pelada)ESTANHO : Amazonas, Rondônia e ParáNIÓBIO : Minas GeraisNÍQUEL : GoiásMinério de ferro: está entre os cinco principais itens exportados pelo Brasil, e é o mineral mais explorado. O minério de ferro bruto (hematita, itabirita, magnetita, pirita) possui grande importância econômica mundial porque é a matéria-prima básica do aço (liga) utilizado nas estruturas de indústrias, edifícios, hotéis, estádios, aeroportos, pontes e shoppings, etc, além de inúmeros outros usos

LISTA DE MINÉRIOS E PRODUÇÃO:

Os estados de Minas Gerais (Quadrilátero Ferrífero) e Pará (serra dos Carajás) possuem as maiores e principais reservas. A maior parte da produção é exportada para os Estados Unidos, Japão e União Europeia. Principais áreas produtoras Quadrilátero Ferrífero Central (MG).

Localizado entre os municípios de Belo Horizonte, Mariana, Santa Bárbara e Congonhas do Campo, o Quadrilátero Ferrífero é responsável por aproximadamente 80% da produção nacional; 60 a 70% do minério de ferro produzido nessa área é destinado à exportação.

Companhia Vale do Rio Doce, foi privatizada em 1997, hoje VALE, é a maior exploradora de minério de ferro no Brasil e está entre os maiores exportadores do mundo. É proprietária de jazidas de ferro e outros minerais do Quadrilátero Ferrífero e da Serra dos Carajás. A parte que não é exportada é utilizada nos complexos siderúrgicos da região Sudeste (Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, em Volta Redonda, RJ; Companhia Siderúrgica Paulista - Cosipa, em Cubatão, SP; e na Usiminas, em MG). O minério de ferro exportado é transportado pela Estrada de Ferro Vitória-Minas, que liga o Quadrilátero ao porto de Tubarão, em Vitória, Espírito Santo, e pela Estrada de Ferro Central do Brasil, que liga o Quadrilátero ao porto de Sepetiba, no Rio de Janeiro.

Serra dos Carajás (PA)

Localizada no Sudeste do Pará. Possui a maior reserva mundial de minério de ferro do mundo e é a segunda principal área produtora do país. A exploração desse e de outros minérios faz parte das estratégias do Projeto Grande Carajás. A produção dessa área está voltada para o consumo externo (Japão) e é transportada pela Estrada de Ferro Carajás. Inaugurada em 1985, essa ferrovia, que tem 890 km de extensão, liga a serra dos Carajás ao porto de Itaqui, na Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão.

Estrada de ferro Carajás

A Companhia Vale do Rio Doce ( hoje só Vale) é a principal empresa mineradora que explora esse local, entre outras transnacionais.O Brasil é o segundo maior produtor de minério de ferro. O Brasil encontra-se entre os maiores produtores e as maiores reservas mundiais de bauxita.

Minério de manganês, assim como o minério de ferro, o manganês é o elemento básico para a produção do aço , defundamental importância para a indústria siderúrgica porque age como desoxidante e dessulfurante.A região Norte, concentra mais da metade da produção nacional de manganês e exporta a maior parte. As maiores reservas estão na serra dos Carajás (PA), no Quadrilátero Ferrífero (MG) e no maciço do Urucum (MS). A maior produção ocorre no Amapá (cerca de 60% do total produzido no país), mas as reservas localizadas na serra do Navio, nesse estado, estão praticamente esgotadas. Mais uma vez o Brasil está entre as maiores produções mundiais.

BAUXITA: é extraído o alumínio, metal muito importante por ser utilizado na fabricação de carros, aviões, portas, janelas, panelas, etc. É um grande condutor de eletricidade e anticorrosivo. A principal e maior jazida nacional encontra-se no vale do rio Trombetas, afluente do rio Amazonas, em Oriximiná, no Pará. A maior parte da bauxita extraída no país é exportada para o Canadá e a menor parcela é destinada ao mercado interno.

Minério de manganês- Região norte

A usina hidrelétrica de Tucuruí, no rio Tocantins (Pará), fornece energia elétrica para a transformação do minério da bauxita em alumínio. A grande quantidade de bauxita, aliada ao fornecimento de energia elétrica por Tucuruí, gerou o Projeto Aibras-Alunorte. Controlado por grupos privados nacionais e internacionais, esse projeto de produção do alumínio, desenvolvido em Bacarena (Pará), visa abastecer o mercado externo. O grupo norte-americano Alcoa é majoritário na composição acionária do Projeto Alumar, que apresenta características semelhantes ao projeto Aibras.

A usina hidrelétrica de Tucuruí,

OURO SERRA PELADA - PARÁCASSITERITA: Do minério da cassiterita é extraído o estanho. Mais uma vez o Brasil está entre os principais produtores mundiais.OURO : O Brasil está entre os principais produtores mundiais (África do Sul, Estados Unidos, Austrália, Canadá, China, Rússia, Usbesquistão e Brasil, respectivamente) e entre os que têm as maiores reservas mundiais (África do Sul, Estados Unidos, Austrália, Canadá, China, Rússia, Usbesquistão e Brasil, respectivamente). Minas Gerais é o maior produtor nacional.

OURO SERRA PELADA -

chumbo: (extraído da galena, em Minas Gerais e Tocantins);cobre: (condutor elétrico explorado na Bahia e no Rio Grande do Sul);níquel: (extraído da guamierita em Goiás) e tungsténio (extraído daxilita no Rio Grande do Norte);estanho: muito utilizado em liga com chumbo para realizar a solda usada na eletrônica, em objetos de decoração e é muito resistente à oxidação. O estado do Amazonas é o principal produtor nacional, seguido dos estados do Amazonas e do Pará. O estado de São Paulo é o maior consumidor interno; a Argentina e os Estados Unidos são nossos maiores importadores.

Minerais não metálicosNossos principais recursos minerais não metálicos são: sal de cozinha, calcário e alguns minerais radioativos.O Brasil ocupa o nono lugar entre os maiores produtores mundiais de sal de cozinha. Os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Rio de Janeiro são, respectivamente, os maiores produtores nacionais de sal. O porto de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, é o principal terminal exportador de sal do Brasil.

Calcário: É uma rocha sedimentar constituída principalmente de carbonato de cálcio. E usado na fabricação de cimento, cal, vidro e também como mármore (processo de metamorfismo). O Brasil possui calcário em abundância. Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia (bacia do rio São Francisco) são seus maiores produtores.

O Brasil ainda produz:

1-O que representa para o Brasil o Grande Projeto Carajás? Quando foi criado?2- Quais os principais destinos do minério de ferro extraído do Quadrilátero Central ? E quais as duas vias de escoamento?3- Localize os estados e as principais jazidas minerais do Brasil:4-Pela ordem de importância, coloque o nome dos principais minerais extraídos no território brasileiro?5- Porque a construção da usina de Tucuruí, continua sendo alvo de críticas no Brasil?6-- Qual é a situação real do Brasil em recursos minerais ?7-Quais são os principais problemas enfrentados no Brasil em relação aos recursos minerais ?8- Faça uma síntese do vídeo em relação :a)Extração mineral e o meio ambiente.b)Mercado ilegal dos diamantes.

Para fixar!!!

Os blocos econômicos são associações de países que se unem com o objetivo de ampliar as trocas comerciais entre si e com outros mercados.

CARACTERÍSTICAS DOS BLOCOS ECONÔMICOS

1. ZONA DE LIVRE COMÉRCIO: estabelece o livre comércio de mercadorias e investimentos entre os países-membros e a gradual eliminação das taxas de importação e tarifas alfandegárias.

2. UNIÃO ADUANEIRA: o objetivo desse tipo de associação é criar uma zona de livre comércio com adoção de uma tarifa externa e uma política comercial comum aos países membros, para comércio com outros países.

3. MERCADO COMUM: além da livre circulação de mercadorias, serviços, mão-de-obra e capitais, o mercado comum abrange as leis industriais, financeiras, ambientais e educacionais.

BLOCOS ECONOMICOS

OS PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS

1. UNIÃO EUROPÉIA: é o mais antigo e bem sucedido bloco econômico do planeta. Em 1992, foi fundada a União Européia, um mercado comum, sem barreiras comerciais e com livre circulação de mercadorias, pessoas, serviços e capitais. Desde 2003, em 12 dos 25 países da União Européia circula uma única moeda, o euro, que representa a união econômica e monetária desses países.2. MERCOSUL: Mercado Comum do Sul é o bloco econômico mais importante da América Latina. Em 26 de março de 1991 Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai assinaram o Tratado de Assunção, que formalizou o Mercosul. A partir de 1996 Chile e Bolívia se incorporaram ao Mercosul na qualidade de países associados, ou seja, participam da zona de livre comércio, mas não da união aduaneira. Não são, portanto, sócios plenos. Em 2004, o Peru solicitou seu ingresso no bloco como país associado. Em 2005 a Venezuela foi admitida como sócio pleno do bloco.3. NAFTA: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (em inglês North American Free Trade Agreement), entrou em vigor em 1994. É constituído por Canadá, Estados Unidos e México e, como o próprio nome diz, é uma zona de livre comércio que prevê a eliminação gradual, até 2020, das barreiras comerciais entre os países-membros. Esse bloco econômico surgiu da necessidade de os Estados Unidos enfrentarem a concorrência econômica da União Européia.4. APEC: Cooperação Econômica da Ásia e do pacífico foi criada em 1989 com o objetivo de estabelecer uma zona de livre comércio entre todos os seus integrantes, até 2020. A Apec é formada por países localizados na Ásia e/ou banhados pelo pacífico. Conta com a presença de dois dos maiores centros de poder (Japão e Estados Unidos) e da China.OUTRAS ASSOCIAÇÕES1. SADC: Comunidade para o Desenvolvimento da África Meridional, criada oficialmente em 1992. Pretende formar um mercado comum e cooperar para a estabilidade política e econômica da região. Países-membros: África do Sul, Angola, Botsuana, Moçambique, Namíbia e Zimbábue.2. ASEAN: Associação das Nações do Sudeste Asiático que surgiu em 1967 para assegurar o desenvolvimento econômico da região. A eliminação de barreiras alfandegárias ocorre de forma gradual. Países-membros: Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Vietnã.3. PACTO ANDINO: Formou-se em 1969 com o objetivo de aumentar a integração econômica entre os países-membros.Países-membros: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

CONTE COMIGO ....

Baixe as provas e vamos treinar!!!