· Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades...

81
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES DE 29/06 A 10/07 - 2020 ENSINO FUNDAMENTAL - MATUTINO 7º A LÍNGUA PORTUGUESA – ROGÉRIO PROFESSOR: ROGERIO SPENCER DATA: 20/06/2020 ANO/TURMA: 7º ano A TURNO: MATUTINO E-mail do Professor: [email protected] PERÍODO: 29/06 à 10/07 QUANTIDADE DE AULAS: 8 PRAZO P/ DEVOLUTIVA10/07/2020 HABILIDADES: Prática de leitura e escrita; Análise e reflexão sobre a língua. CONTEÚDOS: : Noções gramaticais sobre pronomes possesivos e advérbios ; Interpretação textual. AVALIAÇÃO: : Alguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente e de realizar com dedicação as atividades solicitadas. VALOR TOTAL DA APC: 5,0 Nome do Estudante: Ano/Turma: TURNO: INSTRUÇÕES: : Os conteúdos e atividades listados nesta APC fazem parte do livro didático “Geração Alpha – Língua Portuguesa 7º ano”. Leia seu livro, ou sua cópia aqui colocada, e resolva os exercícios no seu caderno. Tire fotos do seu caderno e encaminhe para o e-mail [email protected] ou [email protected] OBSERVAÇÃO: Se isso não for possível, responda as questões em papel e deixe na escola. Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar). Estudante: Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido. Leia a crônica “Mexeriqueira em flor”, de Antonio Prata, nas páginas 96 e 97 do seu livro didático “Geração Alpha – Língua Portuguesa 7º ano” (texto em cópia abaixo para os alunos sem livro): 1 ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS

Transcript of  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades...

Page 1:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COMPLEMENTARES DE 29/06 A 10/07 - 2020

ENSINO FUNDAMENTAL - MATUTINO

7º A

LÍNGUA PORTUGUESA – ROGÉRIO

PROFESSOR: ROGERIO SPENCER DATA: 20/06/2020

ANO/TURMA: 7º ano A TURNO: MATUTINO E-mail do Professor: [email protected]

PERÍODO: 29/06 à 10/07 QUANTIDADE DE AULAS: 8 PRAZO P/ DEVOLUTIVA10/07/2020

HABILIDADES: Prática de leitura e escrita; Análise e reflexão sobre a língua.

CONTEÚDOS: : Noções gramaticais sobre pronomes possesivos e advérbios ; Interpretação textual.AVALIAÇÃO: : Alguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente e de realizar com dedicação as atividades solicitadas.

VALOR TOTAL DA APC: 5,0

Nome do Estudante: Nº Ano/Turma: TURNO:

INSTRUÇÕES: : Os conteúdos e atividades listados nesta APC fazem parte do livro didático “Geração Alpha – Língua Portuguesa 7º ano”. Leia seu livro, ou sua cópia aqui colocada, e resolva os exercícios no seu caderno. Tire fotos do seu caderno e encaminhe para o e-mail [email protected] ou [email protected] OBSERVAÇÃO: Se isso não for possível, responda as questões em papel e deixe na escola.Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).

Estudante:Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

Leia a crônica “Mexeriqueira em flor”, de Antonio Prata, nas páginas 96 e 97 do seu livro didático “Geração Alpha – Língua Portuguesa 7º ano” (texto em cópia abaixo para os alunos sem livro):

Olivia mostra ao pai um caroço de mexerica. Que relação pode existir entre esse fato e o título da crônica? Que reação você acha que o pai tem ao vê-la com esse caroço na mão? Como você imagina que o texto se desenvolve? Leia a crônica pra saber!

TEXTO

Mexeriqueira em flor

Olivia vem correndo, para na minha frente, mostra o caroço de mexerica e faz a pergunta favorita de seus dois anos e meio de vida: “Papai, o que é isso?”. Quase sem tirar os olhos do jornal – com essa displicência da qual vou me arrepender muito quando ela for grande e já tiver suas próprias respostas -, digo: “É um caroço”.

1

ESTADO DE MATO GROSSO DO SULSECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL Prof.ª MARIA DE LOURDES TOLEDO AREIAS

Page 2:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Olivia, porém, continua ali, ansiosa, olhando pro caroço, olhando pra mim. Óbvio, “caroço” não significa nada e ela quer, ou melhor, precisa saber que diabo de bolinha é aquela que estava dentro da fruta. Abaixo o IPad, explico que se a gente puser aquele caroço num vaso, nasce uma planta e a planta vira uma árvore e a árvore dá um monte de mexerica. Como um céu nublado se abrindo ao sol em efeito “time-lapse”, a curiosidade dá lugar ao deslumbre. “Papai, vamos plantar o caroço?! Vamos plantar o caroço?! Vamos plantar o caroço?! Vamos plantar o caroço.

Saímos pro jardim, enfiamos o caroço num pequeno vaso amarelo, onde jazem os restos semimumificados de uma violeta – e só me dou conta da encrenca em que me menti quando, de volta ao sofá, vejo minha filha acocorada, imóvel, lá fora. “Olivia, que que cê tá fazendo aí?”. “Esperando a árvore.”

Explico que não é assim. Que demora. Que a gente tem que regar e aguardar uns dias, mas a minha suposta calma esconde uma ponta de pânico: e se essa semente não brotar? Será, sem dúvida, a maior frustração daqueles 30 meses de vida. Ao deitar a cabeça no travesseiro, relembro minhas palavras com um eco bíblico: “Se a gente puser um caroço num vaso...aso...aso Nasce uma árvore...ore...ore”.

São dias de angústia na alameda dos Araçás. A cada manhã, Olivia me faz ir direto do berço ao jardim. Voltando da escola, a primeira parada é o vaso amarelo. Regamos juntos. Olhamos a terra de perto, por minutos a fio. Ela metralha perguntas: que tamanho terá a árvore? Vai poder comer mexerica antes do almoço? Vai poder levar mexerica pra escola? Respondo sem olhá-la no olho.

Na terceira noite de tribulação, proponho à minha mulher um esquema fraudulento. Compramos uma muda. Plantamos na madrugada. Ou arrumamos logo uma mexeriqueira em flor, cheia de frutas, já com balanço e casa na árvore. A Julia só me faz uma pergunta: “Caso a semente não germine, será que é a Olivia quem vão vai aguentar a frustação?”.

Brigo com a Julia, critico sua psicanálise de botequim e viro pro lado ciente de que ela tem toda razão. Percebo que, desde o apito inicial de Brasil e Alemanha, não acalento nenhuma esperança. De lá pra cá, foi tudo 7 X 1. Sete a um na política. Sete a um na economia. Onde não tem lama, é deserto: uma aridez total. E de uma hora pra outra, essa semente que vai virar planta que vai virar árvore que vai dar um monte de mexerica. Ou não vai?

Na quarta manhã, nem tenho coragem de ir lá fora. Abro a porta e deixo a Olivia sair correndo. Engulo a seco. Então, ouço seus gritos de euforia. Vou apressado até o vaso amarelo: ao lado dos despojos da violeta nasceu, tímida e espalhafatosa, uma maria-sem-vergonha. “Papai! Você plantou uma flor! Você plantou uma flor! Você plantou uma flor!”. Olivia abraça a minha perna, dá uns pulos pela grama, depois segue pra sala, com passos decididos, para cuidar de outros assuntos.

Antonio Prata. Mexeriqueira em flor. Folha de S. Paulo, 29 nov. 2015. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2015/11/1712558-mexeriqueira-em-flor.shtml>. Acesso em: 21 ago. 2018.

Com base no texto lido, resolva as questões das páginas 98 e 99 do seu livro didático “Geração Alpha – Língua Portuguesa 7º ano” (material em cópia abaixo para os alunos sem livro):

2

Page 3:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

PARA ENTENDER O TEXTO

1. As hipóteses levantadas sobre a cônica se confirmaram após a leitura? 2. No início da crônica, como o pai reage ao questionamento da filha? Por que ele pode se

arrepender de ter reagido assim quando ela tiver crescido?3. Após plantar um caroço de mexerica, o pai percebe que está em uma encrenca. O que o preocupa

a princípio e por que essa preocupação se intensifica?4. Nos dias seguintes, Olivia faz perguntas sobre a mexeriqueira ao pai, que responde aos

questionamentos “sem olhá-la no olho”. Por quê?5. No sexto parágrafo do texto, o pai propõe à esposa que enganem a filha.

a) Ao responder à proposta dele, a esposa faz uma pergunta. Que afirmação está implícita nessa pergunta e o que ele pensa sobre essa afirmação?

b) Que justificativas ele apresenta e o que ele pensa sobre essa afirmação?c) Qual é o desfecho da situação vivida por pai e filha?d) Pode-se dizer que o desfecho foi satisfatório para Olivia? Justifique.e) Releia a última sentença do parágrafo. Com base nela, pode-se supor que a preocupação

do pai com a frustração de Olivia fosse exagerada? Por quê?

O CONTEXTO DA PRODUÇÃO

6. Leia um trecho de outra crônica de Prata.

Cara Beatriz: na última terça (8) você escreveu aqui no jornal se dizendo espantada com a minha crônica de domingo (6); “após uma semana de fatos surpreendentes na política”, “num momento tão importante para uma boa análise”, um de seus “colunistas preferidos” havia se saído com um texto “bobo e sem propósito”. [...]

Não o faço por desvio de caráter nem para irritá-la, Beatriz, mas por dever de ofício. O cronista é um cara pago para lubrificar as engrenagens do maquinário noticioso com um pouco de graça, de despropósito e – vá lá, por que não? – de bobagem. [...]

Antonio Prata. Carta a Beatriz. Folha de S. Paulo, 13 mar. 2016. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2016/-3/1749361-carta-a-beatriz.shtml>.

Acesso em: 31 ago. 2018.

7. É provável que ela tenha gostado da crônica “Mexeriqueira em flor? Por quê?

A LINGUAGEM DO TEXTO

8. Releia a crônica “Mexeriqueira em flor” e responda às questões abaixo.a) Ao reproduzir a fala de Olivia, que recurso da linguagem das crianças o autor utiliza,

indicando agitação? Justifique com um trecho da fala da garota.b) Na fala, é comum usarmos formas reduzidas de palavras e não pronunciarmos alguns sons.

Que trecho da crônica imita esse costume? Explique.c) Identifique o trecho em que o cronista imita o efeito do eco. Que recursos da língua ele usou

para expressar essa ideia?

9. Na crônica, a dúvida sobre se a planta vai nascer ou não se intensifica com o passar dos dias. Para criar essa tensão, o autor se vale de um recurso da língua.

a) No sexto parágrafo, o autor usa as expressões terceira noite de tribulação e esquema fraudulento. Elas poderiam ser substituídas, por exemplo, por terceira noite de angústia e esquema mentiroso. Comparando as possibilidades, as escolhas do escritor aumentam ou diminuem a tensão?

3

Page 4:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

b) No último parágrafo, que expressões Antonio Prata usa para indicar seus sentimentos? Elas intensificam ou suavizam o sentimento do cronista?

c) Observe sua resposta aos itens anteriores e responda: Qual é o recurso escolhido pelo cronista para atingir o efeito de tensão no seu texto?

COMPARAÇÃO ENTRE OS TEXTOS

10. As afirmações abaixo sobre os textos “Homem no mar” e “Mexeriqueira em flor” são verdadeiras ou falsas? Classifique-as, justificando as considerações falsas.

a) As duas crônicas partem de acontecimentos do cotidiano. De vivências íntimas que podem ou não ter sido experimentadas pelos cronistas.

b) Enquanto a crônica de Braga tem um tom mais engraçado, a de Prata é mais lírica, pois ressalta o caráter poético da experiência vivida.

c) Ao abordar temas do cotidiano, as crônicas de Braga e de Prata não mencionam acontecimentos de caráter mais coletivo, como a economia ou a política.

11. Como vimos, as crônicas são inspiradas em fatos banais, logo esquecidos. Porém a crônica “Homem no mar”, sessenta anos depois de ser escrita, ainda é lida.

a) Em sua opinião, por que isso acontece?b) Você acredita que pode ocorrer o mesmo com “Mexeriqueira em flor”? Por quê?

Os fins justificam os meios?

Diante da possibilidade de o caroço de mexerica não germinar, o pai de Olivia propõe à esposa um “esquema fraudulento”, com o objetivo de evitar a frustração da garota.

I. Em sua opinião, o fato d Olivia ser uma criança pequena justificaria que os pais a enganassem? Por quê? Qual seria uma solução melhor para a questão?

II. Você conhece alguém que foi prejudicado por uma mentira? Como isso ocorreu?III. Você acha que mentira indica falta de respeito em relação às pessoas? Por quê?

Agora, estudaremos um pouco da classe de palavra: advérbio. Leia o conteúdo na página 100 do seu livro didático “Geração Alpha – Língua Portuguesa 7º ano” (em cópia abaixo para os alunos sem livro), e responda as questões que seguem.

Observação: Para os alunos que sentirem dificuldade e precisarem de mais informações, deixo indicação de duas vídeo aulas sobre o assunto:

<https://www.youtube.com/watch?v=7Nx278kkuYE> e <https://www.youtube.com/watch?v=dbJYXZ7uAeY>.

LÍNGUA EM ESTUDO

ADVÉRBIO

1. Releia estes fragmentos da crônica e responda às questões no caderno.

I. Na terceira noite de tribulação, proponho à minha mulher um esquema [...].II. Olivia [...] dá uns pulos pela grama [...].

a) No período I, que forma verbal é o núcleo verbal é o núcleo da oração? E qual expressão indica em que momento essa ação ocorre?

b) No período II, que forma verbal é o núcleo da oração? Qual é a expressão que indica o local em que essa ação ocorre?

4

Page 5:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

2. Releia outro trecho da crônica “Mexeriqueira em flor”.

Olhamos a terra de perto, por minutos a fio.

a) Identifique a forma verbal que é o núcleo da oração. Que expressão indica a duração dessa ação? E que expressão indica o modo como essa ação foi feita?

b) No caderno, reescreva a frase mudando essas expressões de lugar. É possível deslocar os termos em estudo, sem alterar o sentido do enunciado?

c) Agora, reescreva a frase sem as expressões analisadas. Compare-a com o período original: as expressões em estudo ampliam as informações sobre o verbo a que se ligam ou não fazem diferença?

As expressões em estudo nas atividades acima indicam as circunstâncias em que ocorreram as ações expressas pelo verbo. Elas se referem ao modo, ao lugar e ao tempo em que tais ações ocorreram?

ANOTE AÍ!

As palavras que ampliam as informações sobre um verbo, indicando as circunstâncias em que ocorre a ação expressa por ele, são chamadas de advérbios. Eles também podem modificar adjetivos ou outros advérbios. A função do advérbio pode ser exercida por uma única palavra (por exemplo, aí) ou por um conjunto de palavras (por exemplo, de volta ao sofá). No segundo caso, temos uma locução adverbial.

Em geral, os advérbios são invariáveis, pois não sofrem flexão de número ou de gênero. Veja, a seguir, como os advérbios são classificados de acordo com a circunstância que indicam.

Resolva as questões das páginas 101, 102 e 103 do seu livro didático “Geração Alpha – Língua Portuguesa 7º ano” (material em cópia abaixo para os alunos sem livro):

ATIVIDADES

1. Leia este trecho de notícia.

Parque do Carmo celebra florada das cerejeiras

5

DÚVIDA talvez, acaso, porventura, provavelmente, possivelmente, etc.

INTENSIDADE muito pouco, bastante, demais, mais, menos, excessivamente, etc.

MODO bem, mal, assim, depressa, devagar, melhor, pior, etc.

LUGAR abaixo, acima, adiante, aí, além, ali, aqui, atrás, cá, dentro, fora, lá, longe, etc.

TEMPOagora, ainda, amanhã, antes, cedo, depois, hoje, já, jamais,

logo, ontem, sempre, tarde, imediatamente, diariamente, etc.

AFIRMAÇÃO sim, certamente, efetivamente, realmente, etc.

NEGAÇÃO não, nem , nunca, jamais, etc.

Page 6:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

A tradicional Festa das Cerejeiras no parque do Carmo, em Itaquera (zona leste de São Paulo), fez os visitantes guardarem o celular no bolso para contemplar as flores cor-de-rosa, que anualmente arrastam multidões à área verde. Hoje é o último dia para quem quer participar da celebração [...].

A química Sandra Brandão, 47 anos, e o seu namorado, o advogado César Nakashima, 51, nunca conseguiram conciliar a agenda para participar da festa, mas neste ano dizem ter redobrado os esforços. [...] A família saiu de Santana (zona norte) para participar do evento.

Lucilene Oliveira. Parque do Carmo celebra florada das cerejeiras. Agora, 7 ago. 2016. Disponível em: http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/2016/08/1799899-parque-do-carmo-celebra-florada-das-

cerejeiras.shtml. Acesso em: 31 ago. 2018.

- Quais são os advérbios e as locuções adverbiais do texto? Que circunstâncias esses advérbios e essas locuções adverbiais expressam?

1. Leia esta tira:

Calvin apresenta, no primeiro quadrinho, condições de tempo e lugar para que as pessoas vivam de modo

a) diferente. Que advérbios e locuções adverbiais expressam essas condições?b) Releia a fala de Calvin no primeiro quadrinho. Por que a palavra diferente não está flexionada

no plural? Que palavra ela está modificando?c) Ainda no primeiro quadrinho, que palavra está sendo modificada pelo advérbio bem? Que

sentido esse advérbio acrescenta à palavra e como é classificado?

2. Complete o trecho da crônica com advérbios e locuções do quadro.

Eu, se __________ fosse, não ia em jejum. Pegava de algumas opiniões sólidas e francesas e metia-as na cabeça com facilidade; ___________ não me valeria das muletas do bom Larousse, se ele _____________ as tivesse ____________; mas havia de tê-las. Cai ___________, cai ___________, faria uma opinião prévia, e ____________ iria ouvir a grande partitura do mestre.

Machado de Assis. A semana. Em: Obra completa de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.

6

Page 7:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

O ADVERBIO E A EXPRESSÃO DE OPINIÃO

1. Releia este trecho da crônica “Mexeriqueira em flor”.

Olivia vem correndo, para na minha frente, mostra o caroço de mexerica e faz a pergunta favorita de seus dois anos e meio de vida: “Papai, o que é isso?”. Quase sem tirar os olhos do jornal – com essa displicência da qual vou me arrepender muito quando ela for grande e já tiver suas próprias respostas -, digo: “É um caroço”.

Olivia, porém, continua ali, ansiosa, olhando pro caroço, olhando pra mim. Óbvio, “caroço” não significa nada e ela quer, ou melhor, precisa saber que diabo de bolinha é aquela que estava dentro da fruta.

[...]

Explico que não é assim. Que demora. Que a gente tem que regar e aguardar uns dias, mas a minha suposta calma esconde uma ponta de pânico: e se essa semente não brotar? Será, sem dúvida, a maior frustração daqueles 30 meses de vida.

a) Quando Olivia fica diante do pai e lhe faz uma pergunta, ele afirma que respondeu a ela “com displicência”. Qual é a expressão que descreve a postura do pai naquele momento?b) O cronista afirma que vai se arrepende dessa displicência no futuro. Que advérbio ele usa para expressar o quanto ficará arrependido?c) No segundo parágrafo, o cronista usa uma palavra para expressar sua avaliação de que é evidente que a primeira resposta dada à filha não a satisfaz. Qual é essa palavra?d) Que advérbios terminados em –mente poderiam substituir a palavra indicada no item c sem prejuízo de sentido?e) Diante da possibilidade de o caroço não germinar, o pai começa a se preocupar com a frustação de sua filha. Quão certo ele está de que ela vai se frustrar?f) Com que locução adverbial ele expressa esse grau de certeza?

2. Leia um fragmento de artigo sobre o Instituto Butantã, em São Paulo.

Um instrutivo passeio ao paraíso das serpentes

O maior e mais famoso serpentário do mundo completa 90 anos, reabre seu museu, ganha novas exposições e merece uma visita.

[...] Compreensivelmente, a maioria das pessoas que topa com uma cobra, no meio do mato, trata de fugir. Os mais valentes tratam de matá-la. Lamentavelmente, só uma minoria bem esclarecida sabe a importância de capturar o animal vivo, e manda-lo para o Butantã. No ano passado a seção de recebimento de animais obteve 4747 doações desse tipo. Para que o veneno seja extraído, a cobra é adormecida com gás e o técnico tem dois minutos para fazer a operação em segurança.

Um instrutivo passeio ao paraíso das serpentes. Superinteressante, 31 out. 2016. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/um-instrutivo-passeio-ao-paraiso-das-serpentes/. Acesso em: 31 ago. 2018.

a) Que palavras contribuem para tornar clara a posição do autor do artigo sobre a atitude das pessoas que topam com uma cobra?b) A que classe essas palavras pertencem?c) Qual é a opinião do autor do artigo a respeito dessas pessoas?

3. Agora, releia este trecho da crônica “Homem no mar”, de Rubem Braga. Em seguida, anote no caderno se as afirmações relativas ao trecho são verdadeiras (V) ou falsas (F). Justifique quando considerar alguma alternativa falsa.

Ele usa os músculos com uma calma energia; avança. Certamente não suspeita que um desconhecido o vê e o admira porque ele está nadando em uma praia deserta. [...]

É apenas a imagem de um homem, e eu não poderia saber sua idade, nem sua cor, nem os traços de sua cara. [...]

7

Page 8:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Agora não sou mais responsável por ele; cumpri o meu dever, e ele cumpriu o seu. Admiro-o. Não consigo saber em que reside, para mim, a grandeza de sua tarefa; ele não estava fazendo nenhum gesto a favor de alguém, nem construindo algo útil;

mas certamente fazia uma coisa bela, e a fazia de um modo puro e viril.

I. No primeiro parágrafo, a locução adverbial de modo com uma calma energia e a locução adverbial de lugar na praia deserta expressam circunstâncias relacionadas à ação de nadar do homem no mar, importantes para compreender a admiração que o cronista sente por ele.

II. No segundo parágrafo, o advérbio apenas enfatiza o principal motivo da admiração que o cronista sente pelo nadador: o fato de ele ser um desconhecido.

III. Tanto no primeiro quanto no terceiro parágrafo, o advérbio certamente é usado para expressar a certeza do cronista de que o nadador não sabe de sua existência.

4. Leia mais um trecho da crônica em que Ivan Angelo disserta sobre o gênero.

Uma leitura se refere aos textos aqui publicado como “reportagens”. Um leitor os chama de “artigos”. Um estudante fala deles como “contos”. Há os que dizem: “seus comentários”. Outros os chamam de “críticas”. Para alguns, é “sua coluna”.

Estão errado? Tecnicamente, sim – são crônicas -, mas... Fernando Sabino, vacilando diante do campo aberto, escreveu que “crônica é tudo que o autor chama de crônica”. [...]

Cronista mesmo não “se acha”. [...] Rubem Braga não se achava o tal. Respondeu assim a um jornalista que lhe havia perguntado o que é crônica:

- Se não é aguda, é crônica.

a) No primeiro parágrafo, o cronista menciona diferentes termos utilizados pelos leitores para se referir aos textos escritos por ele para aquela revista. Que termos são esses?b) No segundo parágrafo, o cronista responde a uma pergunta que ele mesmo faz. Qual é a pergunta?c) No desenvolvimento do parágrafo, o cronista dá a entender que a resposta a essa pergunta é óbvia ou complexa e controversa? Explique.d) Ao responder se os leitores estão errado por chamas seus textos de outros nomes que não crônica, Ivan Angelo afirma: “Tecnicamente, sim”. Que sentido o advérbio tecnicamente acrescenta à resposta?

Leia a crônica “Homem desperdiçado” e resolva as questões da página 109 (somente até o número 6) do seu livro didático “Geração Alpha – Língua Portuguesa 7º ano” (material em cópia abaixo para os alunos sem livro):

ATIVIDADES INTEGRADAS

Leia a crônica a seguir, de Carlos Heitor Cony (1926-2018), escritor e jornalista brasileiro. Depois, responda às questões.

O homem desperdiçado

Roma já entrou em horário de verão, minha filha que mora lá esqueceu o fuso do Rio e me telefona com uma hora de antecedência. Acordo mais cedo, os jornais nem chegaram ainda, a empregada me serve o café e vou à varanda olhar o dia que nasce sobre a Lagoa.

Quando havia Mila e Títi, era uma festa sair com elas, o ar gostoso ainda molhado pela noite entrando em nossos focinhos. Os olhinhos delas brilhavam, eu era feliz e sabia.

Meu mundo ficou menor. E acordando com o fuso de Roma ficou uma hora mais comprido. Vejo o sol batendo, oblíquo, mas não dissimulado, na formidável nudez da pedra que sustenta o Cristo Redentor, este nem está aí para mais (ou menos) uma hora na eternidade de seus braços estendidos.

8

Page 9:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

O problema é meu -aliás, como todos os problemas, que só são problemas porque são meus. Sem nada o que fazer, não tenho sequer o discutível consolo daquelas revistas atrasadas que os consultórios colocam à disposição dos que esperam. Melhor mesmo olhar a Lagoa, que começa a ficar mais bonita nessa época do ano, os barcos de regata, com a cor dos violinos, cortando as águas iluminadas. Quando os remos sobem, gosto de ver o sol batendo nas pás encharcadas.

Há um dia pela frente, mas é como se não houvesse. Tenho essa coisa espantosa que é uma hora a mais, hora que não pedi, tempo de que não chego a precisar. Um condenado à forca gostaria de uma hora a mais? Se fosse esse o meu caso, certamente pediria que apressassem tudo, apreciaria até uma hora de menos.

A ideia da forca não combina com o dia que nasce, com a Lagoa que parece toda minha e só não é minha exclusivamente porque tenho de reparti-la com o sol, com os barcos na cor dos violinos.

Deixo a varanda e me sinto inútil e desperdiçado. Nem Mila nem Títi me esperam para passear ao sol. Pelo contrário: chegaram os jornais -como tudo fica feio de repente.

Carlos Heitor Confy. O homem desperdiçado. Em: Rogério Ramos (Ogs.). Histórias brasileiras de cães. Curitiba: Positivo, 2014. p. 34.

Dissimulado: encoberto, disfarçado; Fuso: o fuso horário refere-se à hora de cada região; Oblíquo: inclinado, de lado; Regata: barco a remo ou a vela.

1. No caderno, indique qual das alternativas abaixo melhor descreve os temas abordados na crônica “O homem desperdiçado”.

I. Perda de religiosidade, pena de morte e solidão.II. Solidão, saudade e falta de sentido para a vida.III. Passagem de tempo, saudade e espiritualidade.

2. No segundo parágrafo, o cronista faz referência a Mila e Títi.a) Quem são elas? Justifique sua resposta.b) Que tempos verbais o cronista utiliza para descrever o período vivido na companhia de Mila e Títi? Por que esse tempo foi usado?c) Relacione o uso do diminutivo olhinhos com a afirmação “eu era feliz e sabia”.d) O que, provavelmente, aconteceu para que o mundo do cronista ficasse “menor”? Que tempo verbal ele usa para fazer essa afirmação e por quê?

3. No quinto parágrafo, para reforçar a sensação de falta de sentido para a vida, o cronista faz uma comparação e levanta uma hipótese.a) A que ele se compara?b) Que hipótese ele levanta? Que tempo e modo verbal ele usa para anunciá-la?c) Que advérbio de afirmação ele utiliza, nesse trecho, para expressar sua convicção quanto ao modo como reagiria nessa situação hipotética?

4. Releia, a seguir, o terceiro parágrafo da crônica.

Meu mundo ficou menor. E acordando com o fuso de Roma ficou uma hora mais comprido. Vejo o sol batendo, oblíquo, mas não dissimulado, na formidável nudez da pedra que sustenta o Cristo Redentor, este nem está aí para mais (ou menos) uma hora na eternidade de seus braços estendidos.

a) Reescreva o trecho destacado substituindo o adjetivo oblíquo por uma locução adverbial sem prejuízo de sentido.b) Como a locução adverbial que substituiu o adjetivo no item a pode ser classificada?c) Na expressão “este nem está aí”, o advérbio aí se refere a um lugar físico? Explique.

9

Page 10:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

5. Compare “O homem desperdiçado” com as duas crônicas lidas nesta unidade. Ela é mais poética, como “Homem no mar”, de Rubem Braga, ou mais bem-humorada, como “Mexeriqueira em flor”, de Antonio Prata?

Meu mundo ficou menor. E acordando com o fuso de Roma ficou uma hora mais comprido. Vejo o sol batendo, oblíquo, mas não dissimulado, na formidável nudez da pedra que sustenta o Cristo Redentor, este nem está aí para mais (ou menos) uma hora na eternidade de seus braços estendidos.

d) Reescreva o trecho destacado substituindo o adjetivo oblíquo por uma locução adverbial sem prejuízo de sentido.e) Como a locução adverbial que substituiu o adjetivo no item a pode ser classificada?f) Na expressão “este nem está aí”, o advérbio aí se refere a um lugar físico? Explique.

6. Compare “O homem desperdiçado” com as duas crônicas lidas nesta unidade. Ela é mais poética, como “Homem no mar”, de Rubem Braga, ou mais bem-humorada, como “Mexeriqueira em flor”, de Antonio Prata?

7. O que poderia ocorrer, no final da crônica, para que ela ganhasse um tom de esperança? Releia o último parágrafo e, em seguida, escreva uma continuação, como se fosse o cronista, apresentando um fato ou uma reflexão que amenize a sensação de ser um “homem desperdiçado”. Fique atento para não fugir às características do gênero.

10

Page 11:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

11

Page 12:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

12

Page 13:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

LÍNGUA INGLESA – NATALIA BORGES

PROFESSOR: NATÁLIA BORGES SALAZAR DATA: 22/06/2020

ANO/TURMA: 7º A TURNO: MATUTINO E-mail do Professor: [email protected]

PERÍODO: 29/06 à 10/07 QUANTIDADE DE AULAS: 04 PRAZO P/ DEVOLUTIVA: 10/ 07/ 2020

HABILIDADES: MS.EF07LI09.s.09; MS.EF07LI11S11

CONTEÚDOS: Interrogative pronouns; interpretação de texto.AVALIAÇÃO: Por meio da devolutiva do aluno, será avaliada a participação na atividade proposta. VALOR TOTAL DA APC: 5 pontos

Nome do Estudante: Nº Ano/Turma: TURNO:

INSTRUÇÕES: https://www.youtube.com/watch?v=zuYrFs_m5lw ( Question words)https://www.youtube.com/watch?v=YYZ40fy0au8 (Pronomes interrogativos)As instruções serão descritas no decorrer de cada atividade.Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).

Estudante:Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

Dicas de sites: https://www.youtube.com/watch?v=zuYrFs_m5lw ( Question words)

AULA 01 e 02: 29/06 e 03/07 - : Conteúdo: Interrogative pronouns

INTERROGATIVE PRONOUNS

Os pronomes interrogativos são utilizados para fazer perguntas e representam justamente aquilo que buscamos saber. Conheça quais são eles.

Pronome interrogativos(interrogative pronouns) Tradução

What Qual / Quais / O que

Who Quem

Where Onde

When Quando

Why Por que

Whose De quem / A quem pertence

How Como

Whom Quem

Which Qual / Quais / O que

Confira alguns exemplos:13

Page 14:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

What is her name? (Qual é o nome dela?)

Who is that tall guy? (Quem é aquele cara alto?)

Where do you live? (Onde você mora?)

When is your brother’s birthday? (Quando é o aniversário do seu irmão?)

Why do you study German? (Por que você estuda alemão?)

Whose house is that? (De quem é aquela house?)

How do you go to work? (Como você vai para o trabalho?)

To whom did he give the present? (Para quem ele deu o presente?)

Which fruit do you prefer: pineapple or watermelon? (Qual fruta você prefere: abacaxi ou

melancia?)

Agora, veja algumas particularidades dos pronomes interrogativos.

‘What’ e ‘which’: Apesar de terem a mesma tradução, o momento de uso é diferente para cada um deles. Enquanto o ‘what’ não apresenta restrições, o pronome interrogativo ‘which’ é usado somente quando há um número limitado de opções.

Exemplo:

What is your favorite color? (Qual a sua cor favorita?) Which is your favorite color: red or blue? (Qual a sua cor favorita: vermelho ou azul?)

‘Who’ e ‘whom’: Estes pronomes interrogativos são traduzidos da mesma forma e a situação de uso é o que os diferencia. O ‘who’ é o pronome mais comumente usado. O pronome ‘whom’ é que tem um cenário bem específico. Enquanto o ‘who’ é considerado sujeito da oração (quem faz a ação), o ‘whom’ é objeto da oração, isto é, ele aparece obrigatoriamente após uma preposição.

Exemplo:

Who is your father? (Quem é o seu pai?) With  whom was he talking? (Com quem ele estava conversando?)

‘Why’: Este pronome mostra-se muito mais versátil no inglês, pois é sempre usado para perguntas, ao contrário do português, que possui muitas regras. No entanto, é importante lembrar que se a pergunta utilizar ‘why’ (por quê?), a resposta precisa começar com o termo ‘because’ (porque).

AULA 03 e 04: 06/07 e 10/07 - EXERCISES.

WHAT TIME IS IT?

Brians routine:

Brian wakes up early. He gets up at 6:00 o’clock. After that, he has breakfast.

He goes to school by bus. He arrives at school at 7:00 o’clock. The class starts at 7:30. He studies a lot. After that, he goes home and he has lunch.

In the afternoon, he stays at home and plays video game. At night, he has dinner at 8:00 o’clock. Finally he goes to bed at 10:00 o’ clock.

14

Page 15:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

01.Answer the questions about the text in English:

(Responda às perguntas em inglês)

a) What time does Brian get up?

R:__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

b) What time does Brian have dinner?

R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) What time does Brian go to bed?

R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) What time does Brian arrive at school?

R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02. Now, write the sentences about your routine:

(agora, escreva a sentença sobre sua rotina)

a) What time do you get up?

R:__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

b) What time do you have breakfast?

R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) What time do you have lunch?

R:__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

d). What time do you have dinner?

R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e). What time do you go to bed?

R:__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________

Read the letter below and choose the best alternative.

15

Page 16:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Summer vacation in Brazil

The Silvas went to Brazil on their vacation, so Pat wrote a letter to her parental grandparents, who live in Boston.

Dear Grandpa and Grandma,

Here we are in Brazil! First we went to São Paulo and spent 15 days with our Brazilian grandparents. This year, Dad wanted to go to Minas Gerais, so we went to Ouro Preto and São João Del Rey. Ouro Preto ia a lovely town in Minas Gerais. Its baroque architecture is very impressive. We visited some churches and saw some works by Aleijadinho, an important Brazilian sculptor. We also went to a very interesting museum, with lots of old trains. We spent a wonderful week there.

I adored it.

Kisses, Pat

03) Where did the Silvas go on their vacation this year?

(A) They went to São Paulo and Minas Gerais.

(B) They spent fifteen days in São João Del Rei.

(C) They saw some works by Aleijadinho.

(D) They visited a very interesting museum.

04) How long did they spend with their relatives?

(A) They went to São Paulo.

(B) They visited some churches.

(C) They spent fifteen days with their relatives.

(D) They spent a wonderful week there.

05) Read Pat’s letter again and find out how she describes Ouro Preto. (A) It’s a very interesting museum, with lots of old trains.

(B) It’s a lovely town in Minas Gerais. Its baroque architecture is very impressive.

(C) It’s a very small town in Minas gerais with steep streets.

(D) It’s a wonderful town in the interior of Minas Gerais.

16

Page 17:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

EDUCAÇÃO FÍSICA – LAURA

PROFESSOR: Laura Cristina Miranda de Souza DATA: 19/06/2020

ANO/TURMA: 7º A TURNO: MATUTINO E-mail do Professor: [email protected]

PERÍODO: 29/06 a 10/07 QUANTIDADE DE AULAS: 4 PRAZO P/ DEVOLUTIVA: 10/07 / 2020

HABILIDADES: MS.EF.67.EF.12.s.13

CONTEÚDOS: Danças urbanas

AVALIAÇÃO: Da devolutiva das APCs concluídas. VALOR TOTAL DA APC: 5,0

Nome do Estudante: Nº Ano/Turma: TURNO:

INSTRUÇÕES: (dicas, exemplos de como realizar as atividades, como devolver a atividade, textos de apoio, links de site, etc):Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).

Estudante:Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

ATIVIDADE EDUCAÇÃO FÍSICA: DANÇAS URBANAS

ORIGEM

As danças urbanas originaram-se nos Estados Unidos, tem seu termo utilizado pelos americanos porque não veio do meio acadêmico, surgiu do povo, das festas de quarteirão. O termo street dance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes estilos da dança, conhecidos como Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop Freestyle, House Dance, e Krump, assim como as suas subdivisões.

Danças Urbanas no seu contexto social, foi a fuga há violência dos bairros. Uns grupos de jovens afro-americanos juntaram-se em batalhas de dança para transmitir a sua raiva através de movimentos corporais.

A dança de rua

A dança de rua, ou Street Dance é um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados (acompanhados de expressão facial), com as seguintes características:

* Fortes* Sincronizados e harmoniosos* Rápidos* Simétricos de pernas, braços, cabeça e ombros* Assimétricos de pernas, braços, cabeça e ombros* Coreografados

17

Page 18:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Mais do que um estilo de dança influenciado por vários ritmos, a dança de rua sempre foi associada à cultura e a identidade negra, sobretudo a partir da década de 70. Nesse período, o movimento que teve início com a dança se estendeu para outras manifestações culturais e artísticas, como a pintura, a poesia, o grafite e o visual (modo de se vestir, de andar, etc.). A esse novo estilo nascido nos guetos nova-iorquinos (Bronx, Brooklin e Harlem) deu-se o nome de Hip – Hop.

MÚSICA E MOVIMENTO

A música, literalmente, move as pessoas. Em todas as culturas, os primeiros acordes e batuques são suficientes para que as pessoas comecem a mexer o corpo, mesmo que discretamente. A relação entre som e movimento é tão forte que, em várias línguas do mundo, as palavras música e dança são intercambiáveis, e há casos em que são um mesmo vocábulo.

A dimensão corporal é parte integrante da experiência humana e da cultura. Portanto, mais do que um deslocamento do corpo no espaço, o movimento constitui-se como uma linguagem. Por meio do corpo e do movimento, a criança interage e se comunica. Conhece mais sobre si, sobre o outro e o mundo que a cerca. Expressa sentimentos, emoções e pensamentos, aprimorando gestos e posturas corporais.

DANÇAS URBANAS NO BRASIL

No Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança. Em janeiro de 1991 foi criado na cidade de Santos, o primeiro curso de “Dança de Rua” no Brasil, idealizado e introduzido pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Cirino, baseado em trabalho prático e de pesquisa, desde 1982. O curso virou projeto e para alguns “religião”, sempre com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Santos. Hoje sua repercussão mundial retrata o reconhecimento do trabalho e não um simples modismo.

A História do Hip Hop

Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance. Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança).

A cultura Hip Hop é formada pelos seguintes elementos:o rap, o grafite e o break.

Rap:  ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura.

Grafite: que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por grafiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo.

Break dance: que representa a dança.

Os três elementos juntos compõem a cultura hip hop, ou seja, que o hip hop seria a única forma da periferia, dos guetos expressarem suas dificuldades, suas necessidades de classes excluídas. O termo hip hop, dizem, foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip). 

18

Page 19:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

EXERCÍCIOS

01- Como se originou as danças urbanas?

02- Quais os principais estilos de danças street dance?

03- Por que a dança de rua está associada à cultura negra?

04- Descreva o surgimento das danças urbanas no Brasil.

05- Quais os quatro elementos culturais que compõem a cultura hip-hop?

19

Page 20:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

20

Page 21:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

ARTE – MARCOS ARAUJO

PROFESSOR: MARCOS ARAÚJO DATA: 22-06-2020

ANO/TURMA: 7ºA TURNO: MATUTINO E-mail do Professor: [email protected]

PERÍODO: 29/06 à 10/07 QUANTIDADE DE AULAS: 04 PRAZO P/ DEVOLUTIVA: 10/ 07/ 2020HABILIDADES:MS. EF69AR07. s.07Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.MS. EF69AR09. s.10Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

CONTEÚDOS: Danças no MS.

AVALIAÇÃO:- Leitura, análise e resposta das questões

VALOR TOTAL DA APC: 2,0 pontos

Nome do Estudante: Nº Ano/Turma: TURNO:

INSTRUÇÕES: INSTRUÇÕES- Leia e analise os textos para responder as perguntas- Responda na própria APC- Encaminhe para e-mail do professor ou realize as atividades no ambiente virtual do classroom- Dúvias enviar no e-mail [email protected]      ou no ambiente virtual do classroom

Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).

Estudante:Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

AULA 01 – A DANÇA NO MS

Conhecendo as danças folclóricas sul-mato-grossensesCom trajes típicos e bota no pé, conheça um pouco das danças folclóricas em Mato Grosso do Sul, que foi dividido em três regiões.

REGIÃO DO BOLSÃOA primeira é a Região do Bolsão, relativa à bacia Sucuriú de Costa Rica e Três Lagoas e inclui Camapuã e seus distritos. Possui bases culturais influenciadas pelos goianos, pelos paulistas e pelos mineiros.A danças da Região do Bolsão são:Arara, Cobrinha ou Revirão: É quando um dançador tira outro e outro, até que a fila apresente-se longa, indo ora para um lado, ora para o outro, fazendo movimentos semelhantes aos de uma cobra. Depois, os dançadores fazem pares e aquele que estiver sozinho deve pedir o par do outro. Quando a música é interrompida, aquele que estiver só, deve pagar uma “prenda”, geralmente declamando um verso.Caranguejo: Ciranda em que é feita uma roda e os pares que batem palmas e sapateiam, permeando com volteados e passeios.

Catira: Sapateado e palmeado ao som da moda de viola, é dança só de homens, e a mulher raramente participa dela, apenas em momentos de reserva familiar. É dançada nas festas antes de começar o baile.

21

Page 22:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Engenho de Maromba: Em ritmo valseado, seus movimentos imitam passos dados no engenho de cana. Em fileiras, homens e mulheres ficam rodando em sentido contrário. Com versos e coreografias são tristes, a dança é feita no fim das festas, como despedida.Engenho Novo: Aqui o movimento se assemelha ao do engenho de cana, com versos que lembram passagens de trabalho com essa máquina e conversas dos operadores. A música possui andamento rápido e alegre.Sarandi ou Cirandinha: Assim como uma roda de ciranda, a dança tem melodia infantil, em que os participantes dão meias-voltas e voltas inteiras, trocando de pares. A dança acaba quando todos os versos são cantados por todos os homens da roda.

Fonte:https://aquelemato.org/dancas-e-o-folclore-de-mato-grosso-do-sul/

(1,0) AULA 02 – ANÁLISE DO TEXTO

1. Marque a opção incorretaa) O “caranguejo” é uma ciranda em que é feita uma roda e os pares que batem palmas e sapateiam.b) A catira é uma dança da região do Bolsão em que raramente mulheres participam.c) A música na dança Engenho Novo é rápida e alegre.d) No Revirão, quando a música é interrompida, aquele que estiver só deve pagar dez reais e imitar

algum animal.

2. Marque a opção apresenta danças da região do Bolsão.a) Catira, Sarandi, Engenho velho, caranguejo e siri b) Cirandinha, Engenho Novo, Engenho de Maromba, Arara e Tucano c) Revirão, Caranguejo, sarandi, Engenho Novo, Engenho de Maromba e Catira.

AULA 03 – A DANÇA NO MS - CONTINUAÇÃO

REGIÃO DO PANTANALA Região do Pantanal, na porção oeste do Estado, tem características da cultura pantaneira, desde a fundação de Corumbá, e influência gaúcha, argentina, paraguaia e boliviana.

As danças da Região do Pantanal são:Cururu: Como uma brincadeira, a dança é praticada por homens que tocam suas violas de cocho e ganzás ou cracachás (reco-recos), cantando versos improvisados ou não, falando do cotidiano pantaneiro.

Siriri: Os pares ficam em fila ou roda fazendo gestos alegres e gentis, com palmas aos pares e ao som de toadas. Os movimentos são de fileiras simples, duplas, frente a frente, roda e túnel. Para a música são usados os instrumentos viola de cocho, reco-reco, (ganzá) de bambu com talho no sentido longitudinal e tocado com um pedaço de osso e o mocho (tambor) tocado freneticamente com dois bastões de madeira.

REGIÃO DA FRONTEIRAA terceira região é a da Fronteira, que traz forte influência das culturas paraguaia, japonesa e gaúcha.As danças da Região de Fronteira são:Chupim: Simbolizando a polca paraguaia, a dança é realizada por três pares, que imitam a ave de mesmo nome para conquistar as fêmeas. Castanholas são utilizadas para dar o ritmo da dança, que possui movimentos como a catena, tourear o par, danças e rodar o par.

22

Page 23:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Palomita: dança de salão feita ao som de polca paraguaia e/ou chamamé, revezando os casais enquanto dançam.Polca de Carão: Chamada também de Polca do Fora, a dança tem uma brincadeira inserida no contexto, em que os dançantes devem levar um carão (ou um fora) do seu pretendente. E continua até que todos passem por isso.Xote aos Pares: Conhecido ainda como Xote de Três, a dança é também equivalente ao Xote de Duas Damas, que é muito executado na Região Sul do Brasil.

Fonte:https://aquelemato.org/dancas-e-o-folclore-de-mato-grosso-do-sul/

(1,0) AULA 04 – ANÁLISE DO TEXTO

1. Marque a opção incorreta

a) As danças da Região de Fronteira têm influência das culturas gaúcha, argentina, paraguaia e boliviana.

b) Palomita é uma dança feita no ritmo do chamamé e/ou da polca paraguaia.c) Xote aos Pares é uma dança solo.d) Chupim é uma dança realiza por três pares. e) A Polca de Carão também é conhecida como Polca do Fora.

2. Marque a opção que apresenta somente danças da Região de Fronteira.

a) Cururu, Siriri, Arara, Palomita e Engenho Novo.b) Xote aos Pares, Palomita, Revirão, Caranguejo, Sarandi e Engenho Novo.c) Polca do Fora, Xote aos Pares, Chupim e Palomita, d) Todas estão corretas.

3. Você já conhecia alguma dessas danças? Qual ou quais?

23

Page 24:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

24

Page 25:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

MATEMÁTICA – MARCIO

PROFESSOR: Márcio Guidorizi DATA: 26 de junho de 2020

ANO/TURMA: 7º Ano A TURNO: MATUTINO E-mail do Professor: [email protected]ÍODO: De 29 de junho a 10 de julho. QUANTIDADE DE AULAS: 08 PRAZO P/ DEVOLUTIVA: 10 / 07 / 2020

HABILIDADES: MS.EF07MA13.s.13: Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.

MS.EF07MA17.s.17: Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.

MS.EF07MA25.s.25: Reconhecer a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras) ou nas artes plásticas.

CONTEÚDOS: - Linguagem algébrica: Variável e incógnita;

- Problemas envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais;

- Triângulos: Condição de existência e soma dos ângulos internos.

AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, participativa e somativa e serão prevalecidos os aspectos qualitativos sobre os quantitativos como acordado com as normativas vigentes.

Observação:

Valor da nota desta APC será de ZERO a DEZ pontos.

Aluno(a): Nº Turma: 7º Ano A

Observação: As atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar.

Estudante: Encaminhe sua atividade respondida, Para o e-mail do professor, no endereço marcio.38142 @edutec.sed.ms.gov.ms de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido o mais rápido possível.

Linguagem algébrica.

TEXTO 01:

Apresentação:

Além das expressões numéricas existe outra linguagem muito recorrente na matemática que é a linguagem algébrica. A seguir, vamos definir alguns temos que os ajudarão a entender melhor alguns conceitos para que iremos estudar nesta atividade.

Ao analisarmos a expressão (2+5-1)-6+3, observamos que ela possui uma sequência de números separados por operações, sendo assim, podemos chamá-la de expressão numérica. A partir da definição de expressão numérica podemos chegar à definição de expressões algébricas.

Expressão algébrica.

25

Page 26:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Definição: Chamamos de expressões algébricas uma expressão que envolve números, letras e operações indicadas entre eles. As “letras” em uma expressão algébrica representam qualquer número real e são chamadas de incógnitas .

Por Exemplo:

y + 10: y, é a minha incógnita, número qualquer (valor desconhecido) e significa que há uma soma de um número qualquer a 10 unidades.

5 . x: x, é a minha incógnita, número qualquer (valor desconhecido). Essa expressão significa que existe o produto de 5 por um número qualquer ou também significa o quíntuplo de um número qualquer.

Outro termo que temos que saber pois é muito importante é a respeito dos monômios.

Simplificação de expressões algébricas ou redução de termos semelhantes.

Para podermos simplificar ou reduzirmos os termos de uma expressão algébrica é necessário que cada um desses termos possua a mesma parte literal, ou seja, a mesma letra.

IMPORTANTE! Caso a parte literal não apresente o coeficiente numérico, este será igual a 1.

Exemplos:

►y + y + y = 3y ------ pois os monômios são semelhantes (as letras são iguais e os seus expoentes também).

►m + 7m = 8m ------ pois os monômios são semelhantes (as letras são iguais e os seus expoentes também).

Aulas de 01 e 02: INSTRUÇÕES: Os exercícios a seguir referem-se aos as expressões algébricas. Você pode consultar o seu livro intitulado “MATEMÁTICA COMPREENSÃO E PRÁTICA”. faça uma leitura e interpretação atenciosa da página 133. Você também pode acessar o link https://youtu.be/gYO7o1jothM e disponibilizado no youtube. Tudo isso os ajudará a responder os exercícios seguintes.

1-) Analisando a definição acima, uma expressão algébrica pode ser considerada como:

(A) uma expressão formada somente por números.

26

Monômios: Um monômio, ou um termo algébrico, é uma expressão algébrica inteira composta por uma parte literal (letra) e um coeficiente numérico (número), isto é, por letras e números. Dizemos que é inteira porque não pode constar a presença de variáveis dentro de radicais ou mesmo em denominadores de frações. Por exemplo, 2x é um monômio, sendo que 2 é seu coeficiente e x é sua parte literal. 5ab2 é também um monômio, sendo que 5 é o coeficiente, e a parte literal é ab2.

Page 27:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

(B) uma expressão constituída por letras somente.

(C) uma expressão constituída por letras e números.

(D) todas as alternativas acima estão corretas.

Antes de responder o exercício abaixo, entenda o conceito de valor numérico.

Definição: Valor numérico de uma expressão algébrica é o resultado que se obtém quando adiciona as variáveis/incógnitas em uma determinada expressão algébrica por valores numéricos e se efetuam as operações indicadas.

Exemplo:

Determine o valor numérico da expressão 3.x – 2, sendo que o valor para incógnita x, seja 4.

Resolução:

3.x – 2 =

3.(4) – 2=

12 – 2= 10

Agora é com você:

2-) O valor numérico da expressão 4.x + 2, sendo x = 3, é:

(A) 6.

(B) 10.

(C) 12.

(D) 14.

Aulas de 03 e 04: INSTRUÇÕES: Os exercícios abaixo, trata-se simplificação de expressões algébricas ou redução de temos semelhantes. No seu livro intitulado “MATEMÁTICA COMPREENSÃO E PRÁTICA”. Mais precisamente na página 137 haverá mais informações sobre o conteúdo em questão. Se você tiver acessoà internet, no link https://youtu.be/GwUuoKeiT1o e disponibilizado no youtube. Agora, resolva os exercícios abaixo.

3-) A forma simplificada (reduzida) da expressão a + a + a + 5a + 2a , será:

a-) ( ) 10a.

b-) ( ) 3a.

c-) ( ) 7a.

d-) ( ) 8a.

4-) Sabendo que o perímetro é a soma dos todos os lados de um polígono. Indique a alternativa correta que representa a expressão simplificada de suas medidas.

27(A) 10 cm.

(B) 15 cm.

(C) 20 cm.

(D) 25 cm.

Page 28:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

TEXTO 02:

Apresentação:

Vimos nas aulas anteriores a ideia de frações, mais precisamente a respeito de razão. Agora vamos nos aprofundarmos no assunto e estudar as habilidades referente as proporções mas antes, vamos entender uns conceitos muito importantes.

Grandezas.

Definição:Entendemos por grandeza tudo aquilo que pode ser medido, contado ou calculado. As grandezas podem ter suas medidas aumentadas ou diminuídas. As grandezas podem ser encontradas em diversos campos das áreas de exatas como na física, química, engenharia e outras. Alguns exemplos de grandeza são: o volume, a massa, a superfície, o comprimento, a capacidade, a velocidade, o tempo, o custo e a produção.Observe outras grandezas.

Definição de proporção:

Tipos de grandezas:

As grandezas poderão ser:

28

(A) 10 cm.

(B) 15 cm.

(C) 20 cm.

(D) 25 cm.

Proporção: Por definição, é a igualdade entre duas razões ou entre duas frações.

Page 29:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Diretamente proporcionais (D.P)

Duas grandezas são chamadas de diretamente proporcionais quando o aumento na medida de uma delas causa um aumento na medida da outra na mesma proporção, ou quando uma redução na medida de uma das grandezas causa uma redução na medida da outra na mesma proporção.

1º   Exemplo : as grandezas velocidade e distância percorrida são diretamente proporcionais. Isso acontece porque aumentar a velocidade de um objeto faz com que a distância percorrida por ele (no mesmo período de tempo) aumente também.

Observe que reduzir a velocidade de um objeto faz com que a distância percorrida por ele, em um determinado período de tempo, também reduza. É por isso que velocidade e distância percorrida são grandezas diretamente proporcionais.

2º Exemplo : a quantidade de funcionários em uma fábrica e o número de produtos fabricados. Aumentando o número de funcionários (em condições ideais de produção), aumenta-se também o número de itens produzidos.

Inversamente proporcionais (I.P)

Duas grandezas são chamadas inversamente proporcionais quando o aumento na medida de uma das grandezas causa uma redução na medida da outra, e vice-versa.

Exemplo : as grandezas velocidade e tempo são inversamente proporcionais. Aumentando a velocidade de um objeto, ele gastará menos tempo para percorrer determinado percurso.

É importante lembrar que as variações sempre ocorrem na mesma proporção, ou seja, se dobrarmos a velocidade do objeto, o tempo gasto por ele, em um mesmo percurso, cai pela metade.

Entenda melhor as definições no esquema abaixo.

Aulas de 05 e 06: INSTRUÇÕES: Nestas aulas, vamos tratar das grandezas diretamente e inversamente proporcionais. A partir da página 185 do livro intitulado “MATEMÁTICA COMPREENSÃO E PRÁTICA”

29

Page 30:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

você terá uma série de informações sobre o assunto, inclusive outros exemplos que os auxiliarão a responder os exercícios na sequência.

5-) Em uma viagem, um caminhão transporta 2.250 tijolos. Quantos tijolos transportará em 35 viagens, levando sempre essa quantidade?

(A) 76.550

(B) 77.750

(C) 78.750

(D) 78.785

6-) Para conseguir dinheiro para a construção de uma quadra de esportes, a diretora de uma escola mandou confeccionar camisetas que foram vendidas ao preço de R$ 12,00 cada. Com a venda foram arrecadados R$ 996,00. Quantas camisetas foram vendidas?

(A) 73

(B) 74

(C) 83

(D) 84

TEXTO 03:

Introdução ao estudo dos triângulos.

Apresentação:

A partir de agora, vocês começarão a entender a importância dos triângulos no nosso dia a dia. Vamos Reconhecer a rigidez geométrica dos triângulos e suas aplicações, como na construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas e outras) ou nas artes plásticas, assim como também na matemática.

Definição de triângulo: Um triângulo é um polígono que possui três lados e que necessariamente é uma figura plana cujos lados são segmentos de reta. Para ser polígono, esse segmento de reta encontram-se apenas em suas extremidades, formando, assim, três vértices. Além disso, também são encontrados três ângulos internos em qualquer que seja o triângulo.

Elementos de um triângulo.

30

1 camiseta = R$12,00

.

Page 31:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Os elementos de qualquer figura geométrica são outras figuras geométricas que fazem parte da sua definição e propriedades. Com base nisso, os elementos do triângulo são:

LadosComo dito anteriormente, os lados do triângulo são segmentos de reta que se encontram apenas em suas extremidades. Um triângulo é uma figura geométrica plana que possui três lados, embora seu nome indique que o triângulo seja um polígono que possua três ângulos. Na realidade, os triângulos podem ser definidos de três maneiras: polígono que possui três lados, três ângulos internos ou três vértices. A definição que mais se popularizou é a primeira.

VérticesSão os pontos de encontro entre os lados de um triângulo. Na realidade, os vértices são pontos de encontro entre lados de qualquer polígono. O triângulo possui apenas três vértices, pois tem três lados.

Ângulos internosOs ângulos internos são ângulos formados por dois lados consecutivos de um triângulo que ficam em seu interior. Os triângulos também possuem três ângulos internos. Os vértices e os lados desses ângulos são também, respectivamente, os vértices e os lados do triângulo.

Ângulos externosDado um lado qualquer de um triângulo e o prolongamento do lado consecutivo a ele, um ângulo externo é a abertura entre esse lado e esse prolongamento. Essa definição também é válida para os outros polígonos. Os triângulos são os únicos polígonos que não possuem   diagonais . Uma diagonal é o segmento de reta que liga dois vértices não consecutivos de uma figura geométrica plana e que, ao mesmo tempo, não são lados dessa figura. Note que não existe triângulo que possua dois vértices não consecutivos que já não sejam ligados por lados.

Observe o resumo a seguir:

Cada um dos elementos do triângulo

Aulas de 07 e 08: INSTRUÇÕES: Agora vamos fixar os conhecimentos a respeito que se referem aos triângulos. Para tanto vamos responder os exercícios seguintes. A partir da página 259 do livro “MATEMÁTICA COMPREENSÃO E PRÁTICA” você terá mais informações sobre o assunto, inclusive outros exemplos que os auxiliarão a responder os exercícios na sequência. Entretanto, se puder acessar o link https://youtu.be/oMVVr0oBy1I será possível melhorar seu conhecimento a respeito.

7-) Helena com algumas amigas vão colocar mudinhas de flores bem coloridas em volta dos dois canteiros que têm forma de triângulos.

O lado de cada canteiro mede 3m. A soma dos perímetros desses dois canteiros tem como medida

31

Page 32:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

(A) 18 m.

(B) 16 m.

(C) 12 m.

(D) 9 m.

8-) Utilizando o que foi visto na atividade anterior (APC 02 – 2º Bimestre) e unindo ao que estamos vendo agora, responda a questão a seguir:

Joãozinho gosta construir pipas.

Classificações dos triângulos.

Existem diversas maneiras de classificar triângulos. As duas mais comuns levam em consideração as medidas de seus lados e as medidas de seus ângulos.

Classificação dos triângulos quanto a medida dos lados.

-Triângulo escaleno: triângulo que possui todos os lados com medidas diferentes.-Triângulos isósceles: triângulo que possui dois lados com medidas iguais e um diferente.-Triângulo equilátero: triângulo que possui todos os lados com medidas iguais.

Classificação dos triângulos quanto a medida dos ângulos internos.

-Triângulo acutângulo: possui todos os ângulos internos menores que 90°.-Triângulo obtusângulo: possui exatamente um ângulo interno maior que 90°.-Triângulo retângulo: possui exatamente um ângulo interno igual a 90°.

Resumindo por meio da ilustração tem-se:

32

Para a pipa acima, ele pintou uma parte de cinza. A parte pintada refere-se a razão:

(A)

34 (B)

43 (C)

41 (D)

14

Page 33:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Condição de existência de um triângulo.

Para construir um triângulo é necessário que a medida de qualquer um dos lados seja menor que a soma das medidas dos outros dois e maior que o valor absoluto da diferença entre essas medidas.

Aulas de 09 e 10: INSTRUÇÕES. E para concluirmos esta APC, com base nas orientações acima, vamos marcar a alternativa referente a cada situação proposta. Entretanto, é possível entender melhor o conteúdos por meio do acesso aos links https://youtu.be/oMVVr0oBy1I e https://youtu.be/jV2pl6y_I-g no youtube.

33

Propriedade fundamental.

*A soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre igual a 180°.

Page 34:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

9-) Sobre as propriedades dos triângulos, assinale a alternativa correta:

(A) A soma dos ângulos externos de um triângulo retângulo é diferente de 180°.

(B) A soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer é igual a180º.

(C) O maior lado de um triângulo sempre é oposto a seu maior ângulo. O menor lado de um triângulo sempre é oposto a seu menor ângulo.

(D) Os ângulos da base de um triângulo isósceles sempre medem 60°.

10-) O triângulo abaixo, quanto a medida de seus lado será classificado como:

Atenção:

Caso forem fazer a atividade no caderno copiem os exercícios somente e os respondam; Façam a caneta de cores azul ou preta; Se forem tirar fotos, procurem tirá-las em ordem numérica.

Bom estudo a todos!!!

34

(A) Acutângulo.

(B) Escaleno.

(C) Equilátero.

Page 35:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

35

Page 36:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

36

Page 37:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

CIÊNCIAS – KARINA

PROFESSOR: Karina Roberta Baseggio DATA: 22.06.20

ANO/TURMA: 7º A TURNO: Matutino E-mail do Professor: [email protected]ÍODO: 29/06 à 10/07 QUANTIDADE DE AULAS: 8 PRAZO P/ DEVOLUTIVA: 10 / 07 / 2020

HABILIDADES: - (MS.EF07CI07.s.07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

- (MS.EF07CI08.s.08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

CONTEÚDOS: - Diversidade de ecossistemas

- Fenômenos naturais e impactos ambientais

AVALIAÇÃO: - Participação e interesse;

- Coerência, capricho e organização na resolução das atividades.VALOR TOTAL DA APC: 10,0

Nome do Estudante: Nº Ano/Turma: TURNO:

37

Page 38:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

INSTRUÇÕES: -Os alunos deverão enviar fotos legíveis do caderno com as atividades completas (aquelas com solicitação de ser feita no caderno) para o e-mail [email protected].

- Se o aluno não tiver acesso à internet, pode responder no material impresso e entregar na escola até o prazo estabelecido.

- OBS: Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail citado anteriormente, pelo facebook Karina Baseggio ou pelo Whattsapp 98117-4449.

Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).

Estudante:Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

ATIVIDADES DA APC

Aulas 1 e 2– Dando sequência ao assunto “Competências socioemocionais”, leia o texto abaixo: “Resiliência em tempos de crise” (Adaptado do site https://vidaemmovimento.net.br/resiliencia-em-tempos-de-crise/)”. Após, a leitura, copie as quatro questões apresentadas na sequência do texto, incluindo o título QUESTÕES SOBRE O TEMA: Resiliência e responda de forma sincera e com bastante interesse. Atividade a ser realizada no caderno.

TEXTO: Resiliência em tempos de crise

Você já pensou o quanto pode aprender e se redescobrir como ser humano, olhando para dentro de si, em todos os momentos de sua vida e principalmente, em tempos de crise?

No momento em que estamos vivendo, é natural pensarmos sobre tudo que acontece ao nosso redor e até sentirmos que estamos sensíveis e vulneráveis em grande parte do tempo.

Passar por uma crise, seja ela de saúde, econômica, política, ambiental ou de qualquer outra esfera do nosso cotidiano nos traz sentimentos como medo e ansiedade, pois sabemos que ocorrerão transformações a partir das adversidades.

O conceito de resiliência nos traz a ideia da habilidade que o ser humano tem de passar por adversidades, se adaptando a elas e encontrando o melhor caminho para tirar proveito das situações difíceis.

Não se trata de sermos invulneráveis as situações as quais nos deparamos, mas sim de superarmos cada uma delas, tendo a consciência de que situações difíceis são momentâneas.

E como podemos praticar nossa resiliência?

Períodos de crise podem gerar grande estado de estresse na nossa vida. E para que possamos lidar melhor com isso, é fundamental encontrarmos um equilíbrio, buscando praticar atitudes que aliviem estes impactos e que nos trazem uma rotina mais saudável e tranquila.

Podemos aprender a praticar a resiliência em qualquer momento da nossa vida. E para que isso aconteça, é necessário nos conhecermos mais profundamente e entendermos quais são nossas crenças limitantes, aquelas que nos atrapalham de alguma forma, e àquelas que nos tornam flexíveis, permitindo que nos adaptemos da melhor forma. Além, disso precisamos ter consciências de que é preciso romper com as crenças limitantes e investir nas crenças que fornecem flexibilidade.

É importante que criemos caminhos, estratégias frente a essa crise para que possamos nos capacitar, nos fortalecer, e assim adquirir novas habilidades para nos tornarmos resilientes. Entre muitas áreas fundamentais para desenvolvimento da resiliência, existem três áreas que são indispensáveis para enfrentarmos as adversidades.

Autocontrole – Significa olharmos para o nosso lado emocional, para dentro de nós mesmos.

38

Page 39:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Autonomia – Ter confiança de que somos protagonistas da nossa própria situação, ou seja, somos responsáveis pela maneira que agimos diante de cada situação.

Empatia – Entender que ao passar por uma crise é fundamental estar atento às suas necessidades e às do próximo. Assim, falar sobre o que sentimos e ouvir atentamente o outro é essencial para haver uma ajuda mútua.

Enfim, enfrentar uma crise é passar por tempos de mudanças, de grandes coisas que estão por vir. Ser resiliente significa estarmos flexíveis a estas mudanças, termos a capacidade de nos adaptarmos e superarmos com otimismo, entendendo que tudo irá passar e a dificuldade pode ser uma oportunidade para termos dias melhores e mais felizes.

QUESTÕES SOBRE O TEMA: Resiliência

1- O que é resiliência?........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................2- Cite e comente sobre as três áreas que são indispensáveis para enfrentarmos as adversidades do nosso dia-a-dia........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................3- Escreva sobre suas maiores dificuldades nesse período de isolamento social, comentando sobre várias esferas de sua vida, destacando principalmente como está sendo estudar em casa, sem contato direto com os professores e colegas. .......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4- O que você acredita que pode fazer para conseguir ser mais resiliente? ............................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...............................................................................................................................................................

Aulas 3 e 4 – Ler atentamente o conteúdo do livro sobre o “Domínio das Pradarias” e “Domínio das Araucárias” (página 166 a 168). Após fazer um resumo no caderno referente a esses dois temas citando as informações abaixo.

OBS: Se o aluno estiver utilizando material impresso, pode responder no mesmo.

Sobre o Domínio das Pradarias:

a) clima .............................................................................................................................................................

.........................................................................................................................................................................

39

Page 40:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

.........................................................................................................................................................................

b)solo...............................................................................................................................................................

........................................................................................................................................................................

.........................................................................................................................................................................

c) flora (plantas).................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

.....................................................................................................................................................................

d) fauna (animais).............................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

..............................................................................................................................................................

e) impactos ambientais......................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

........................................................................................................................................................

Sobre o Domínio das Araucárias:

a) clima .............................................................................................................................................................

.........................................................................................................................................................................

.........................................................................................................................................................................

b) solo................................................................................................................................................................

.........................................................................................................................................................................

.........................................................................................................................................................................

c) flora (plantas).................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

....................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

......................................................................................................................................................................

d) impactos ambientais......................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

..................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

....................................................................................................................................................................... ...

...........................................................................................................................................................................

...............................................................................................................................................................

Aulas 5 e 6- Acessar os links a seguir https://www.youtube.com/watch?v=0I4ZeXVpMcg e https://www.youtube.com/watch?v=6E08xyPYxr8.

40

Page 41:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Assistir às vídeo-aulas referente aos conteúdos “Domínios das Pradarias e Domínio das Araucárias”. Fazer anotações na forma de tópicos (no mínimo seis), no caderno, sobre aspectos importantes do vídeo.

OBS: - Se necessário assistir mais de uma vez para entender melhor o vídeo e relacioná-lo com os textos da atividade anterior. Outra sugestão é ir pausando o vídeo no momento que tiver os aspectos importantes, anotá-los e após, seguir o vídeo.

- Se você não tiver acesso à internet, faça desenhos associados a cada um dos domínios morfoclimáticos.

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

.....................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

....................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

.......................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

.....................................................................................................................................................................

Aulas 7 e 8- Visualizar o vídeo disponível em vários meios (Grupo do Facebook e do Whattsapp ou Google Sala de aula) em que é apresentada a correção da APC 2 do 2º Bimestre. Comparar as respostas que estão em seu caderno com aquelas apresentadas pela professora e se necessário, fazer as devidas correções.

HISTÓRIA – ESRON

PROFESSOR: Esron E Monteiro DATA:29/06/2020

ANO/TURMA: 7ºA TURNO: Matutino E-mail do Professor: [email protected]

PERÍODO: 29/06 a 10/07 QUANTIDADE DE AULAS: 4 aulas PRAZO P/ DEVOLUTIVA: 10 / 07 / 2020

HABILIDADES: MSEF07HI04S05 Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.

CONTEÚDOS: Humanismo, Renascimento e o novo Mundo

AVALIAÇÃO: Os estudantes serão avaliados através das pesquisas realizadas, produção de textos, atividade dissertativa avaliativa e de acordo com o cumprimento das tarefas proposta, no qual será contemplado, participação, realização das atividades, comprometimento e desempenho.

VALOR TOTAL DA APC:10,0

Nome do Estudante: Nº..... Ano/Turma:7ºA Turno: Matutino

INSTRUÇÕES:Primeiro: assista o vídeo-aula com atenção e faça um comentário sobre o vídeo do que entendeu e compreendeu.

41

Page 42:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

https://www.youtube.com/watch?v=6NbSXIdObDk

Segunda: Faça as atividade sobre o Renascimento. Coloque perguntas e respostas juntos. Use caneta Preta para as questões e caneta Azul para as respostas.Site:www.google.com.br- https://beduka.com/blog/materias/historia/o-que-foi-o-renascimento/

Observação: as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).Estudantes: Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

HISTÓRIA

ATIVIDADE 1 VÍDEO

(Assista o Vídeo e faça um resumo do que entendeu e compreendeu do vídeo)

ATIVIDADE 1Comentário do vídeo................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

O RENASCIMENTO (pinte estas figuras)

42

Opá! Escreva seu nome completo na atividade, para que o professor possa te identificar. Coloque a Série também.

Use só caneta! Não use Lápis

Page 43:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

       ''O Homem Vitruviano'' (1492), de Leonardo da Vinci Deus no Centro do Universo

O RENASCIMENTOLeia o texto abaixo com calma e atenção depois responda as questões que segue.

Denominou-se Renascimento o movimento cultural e artístico dos séculos XV e XVI que refletiu a nova mentalidade do homem europeu. Essa nova mentalidade, pela qual o homem se colocava no centro do Universo, abandonando o Teocentrismo ( ideia de que Deus é o centro do Huniverso), foi fruto de uma série de transformações, como o ressurgimento do comércio e da vida urbana, no final da Idade Média, e o aparecimento de uma nova camada social, a burguesia, que lutava para libertar-se dos obstáculos que impediam o desenvolvimento dos seus negócios.

A Itália foi o berço do Renascimento, graças ao desenvolvimento econômico de suas cidades, que controlavam o comércio no mar Mediterrâneo. No século XV, a cidade de Florença constituía o principal núcleo da produção renascentista. Por quase um século, foi governada pela família Médicis, cujos membros, principalmente Lourenço, patrocinaram grande número de pensadores e artistas.

No século XVI, a cidade de Roma passou a ter a supremacia da arte renascentista, pois era para ela que convergiam os recursos financeiros de toda a cristandade. A enorme riqueza que chegava á cidade era administrada pelos papas e cardeais, que também se tornaram protetores das artes. Esses patrocinadores, burgueses ricos, príncipes, cardeais, papas, eram chamados de mecenas, nome derivado de Caio Mecenas, protetor de literatos e artistas na época do imperador romano Otávio Augusto. Com o financiamento que recebiam, os artistas, poetas e escritores tinham condições de se dedicar totalmente ao seu trabalho e desenvolver seus estudos, que levaram á criação de novas técnicas na arquitetura, na escultura e na pintura.

HISTÓRIAO HUMANISMO, BASE DO RENASCIMENTO

O humanismo, ou seja, a valorização do homem, foi o elemento principal do Renascimento. Os humanistas defendiam a bondade natural do homem e sua capacidade de desenvolvimento. Em relação á Igreja, adotavam uma atitude crítica, não aceitando o teocentrismo. Sem negar Deus, os valores cristãos e a fé, defendiam o antropocentrismo, isto é, consideravam o homem, a grande obra de Deus, como o centro do Universo e o da razão como instrumento do saber.

Os humanistas inspiraram-se nos princípios artísticos clássicos ( gregos e romanos ) para suas produções. Defendiam que os gregos e os romanos tinham um conhecimento mais amplo sobre a vida e a natureza.

As idéias humanistas tiveram grande difusão graças á invenção da imprensa por Gutenberg ( 1448). Á imprensa estabeleceu-se em vários países europeus, permitindo que rapidamente se espalhassem os ideais humanistas, pois podiam ser impressas muitas cópias de um mesmo livro.

ATIVIDADE 2   (Responda as questões)

1-O que foi o Renascimento?

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

............................

43

Page 44:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

2-O que se entende por teocentrismo?

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

.....................

3-Quais transformações ocorridas no final da Idade Média favoreceram o Renascimento?

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

............................

4- A ............ foi o berço do Renascimento, graças ao ....................................................................................... que controlavam o ........................no mar Mediterrâneo.

5-Em Florença, a família ........................patrocinou grande número de.................................. e ......................

6- No século XVI. A cidade de ................passou a ter a ......................da arte................................., pois para ela convergiam os ..................................................de toda a cristandade.

7-Quem era os mecenas? De onde surgiu essa palavra?

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

.............................................................................................................................................................

8-A base filosófica do Renascimento foi o........................ , isto ´e, a ideia de que o ............... é a grande obra de Deus, o centro do Universo, e de que a ............ é um instrumento do saber.

9-A inspiração dos artistas renascentistas vinha dos............... e ................ , os quais eram considerados profundos conhecedores................................................................ .

10-Para a difusão das ideias humanistas, foi de extrema importância a invenção da ........................ , por ........................... em.................

O RENASCIMENTO ITALIANO:

O renascimento teve início na Itália, na primeira metade do século XIV. Contribuiu para isso, ao lado do desenvolvimento comercial e do enriquecimento das cidades italianas, o fato de que em muitas regiões da

44

Page 45:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

península Itálica havia obras e monumentos da cultura clássica estudada pelos humanistas. Além disso, os italianos sofreram influência cultural dos bizantinos e árabes. Com a invasão dos Turcos, muitos sábios de Bizâncio fugiram para a Itália levando documentos da cultura clássica. Dos árabes, a Itália recebeu conhecimentos científicos e invenções trazidas do Oriente.

-OS PRINCIPAIS NOMES DO RENASCIMENTO ITALIANO FORAM: * Dante Alighieri- autor do século XIV que escreveu a Divina Comédia; * Francesco Petrarca; foi o grande humanista do Renascimento, estudioso dos manuscritos latinos. Escreveu as Epístolas, em que se encontra o poema épico De África. * Giovanni Boccaccio; o escritor que se imortalizou com a obra Decameron . *Giotto: :pintor da cidade de Florença, autor de São Francisco pregando aos pássaros e Lamento ante Cristo Morto. * Sandro Botticelli: são de sua autoria a Alegoria da primavera e O nascimento de Vênus. * Leonardo da Vinci: Florentino, foi pintor, escultor, engenheiro, músico, filósofo, poeta. Autor de Última ceia e Mona Lisa. * Nicolau Maquiavel: destacou-se no pensamento político. Autor de O príncipe, livro no qual aponta as dificuldades dos governantes para se manterem no poder. O príncipe tinha a permissão de usar qualquer artifício para obter os resultados que desejava para o seu reino, o seu Estado; por isso a adoção da máxima Os fins justificam os meios, ou seja, ele devia usar de todos os meios de que dispusesse para realizar mo seu governo e impor a sua autoridade. *Michelangelo Buonarroti: foi pintor, escultor e arquiteto. Fez as esculturas Moisés, Pietá e Davi. Na pintura, imortalizou-se com o Juízo Final, no teto da Capela Sistina ( no Vaticano ) *Rafael Sanzio- O pintor das Madonas e também autor das obras de Atenas, A Sagrada Família e outras. * Donato Bramante- arquiteto que se destacou com o projeto da Basílica de São Pedro.

Atividade 3

Responda as questões abaixo usando como apoio o texto acima.

1-No Livro de Nicolau Maquiavel “O Príncipe”,uma das máximas é “Os fins justifica os meios”. O que o autor queria dizer?

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................................

......................

2-Associe corretamente as duas colunas(consulte o texto acima)

a)Dante Alighieri ( ) foi pintor, escultor e arquiteto. Imortalizou-se ao pintar o teto da Capela Sistina.

b)Franceses Petrarca ( ) Escritor que se imortalizou com a obra Decameron.

c)Giovanni Boccaccio ( ) Autor da Divina comédia

d)Giotto ( ) Arquiteto que se destacou com o projeto da Basílica de São Pedro

e)Sandro Botticelli ( ) Pintou O nascimento de Vênus

f)Leonardo da Vinci ( ) Pensador político, autor do livro O Príncipe.

g)Nicolau Maquiavel ( ) Pintor florentino, autor de São Francisco pregando aos pássaros.

h)Michelangelo Buonarroti ( ) Escritor do poema épico De África.

i)Rafael Sanzio ( ) Um de seus quadros mais famosas é Mona Lisa

J)Donato Bramante ( ) Foi o pintor das Madonas

45

Page 46:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Atividade 4

Comparação entre o Renascimento e a Idade Média

Leia as informações no quadro a cima que faz uma comparação dos Valores da Idade Média e os Valores do Renascimento.

HISTÓRIAPinte as Imagens abaixo

Leonardo Da Vinci

46

Page 47:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Mona Lisa

Ultima Ceia (obra de Leonardo Da Vinci)

47

Page 48:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

48

Page 49:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

GEOGRAFIA – NILZA

PROFESSOR: Nilza Conceição Rosa DATA: 21/06/2020

ANO/TURMA: 7º A TURNO: MATUTINO E-mail do Professor: [email protected]

PERÍODO: 29/06 à 10/07 QUANTIDADE DE AULAS: 4 PRAZO P/ DEVOLUTIVA: 10 / 07 / 2020HABILIDADES: MSEF07GE06S07: Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influenciam na distribuição de riquezas em diferentes lugares.CONTEÚDOS: Industrialização e urbanização brasileira.

AVALIAÇÃO: Aspectos qualitativos (e quantitativos), evolução nas atividades, VALOR TOTAL DA APC: 10

49

Page 50:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Tarefas, atendimento ao que foi solicitado nas atividades, prazo cumprido e qualidade mínima para identificação visual.Nome do Estudante: Nº Ano/Turma: TURNO:

INSTRUÇÕES: Fazer a leitura do texto (Industrialização e urbanização brasileira). Em seguida como material de apoio para a melhor compreensão do tema proposto o aluno poderá assistir a vídeo aula (A industrialização brasileira-Geografia –Ens. Fund-Telecurso) Link: https://www.youtube.com/watch?v=Ub_hglEbz9o .Por fim realizar as atividades/Questionário referente ao tema proposto (5 questões).Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).

Estudante:Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

Industrialização e urbanização brasileira

Até o século XIX, a atividade industrial não era muito significativa no Brasil. O café era o principal produto da economia nacional. De 1830 a 1929, a expansão da atividade cafeeira assumiu importância crescente no desenvolvimento industrial, especialmente das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Parte do lucro obtido com as exportações do café foi investida na importação de máquinas, na instalação das primeiras fábricas e na infraestrutura de transportes.

Fonte: MOMBERG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo.Hucitec 1984. No inicio do século XX, a economia mundial enfrentou graves períodos de crise que afetaram a produção de café no Brasil- a exportação do produto diminuiu bastante, causando prejuízos aos produtores. Aos poucos, essa atividade econômica foi se tornando cada vez menos lucrativa.

Industrialização no Brasil

Além dos lucros obtidos com a produção de café, as duas guerras mundiais ocorridas no século XX (1914-1918 e 1939-1945) impulsionaram a industrialização no Brasil. Com a queda na produção industrial dos países envolvidos nos conflitos, muitos produtos começaram a faltar nas prateleiras brasileiras, e a solução foi produzir internamente o que antes era importado. Essa situação contribui para o desenvolvimento da atividade industrial no país. Outro período de grande crescimento industrial ocorreu durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960), que ofereceu vantagens para a instalação de indústrias no Brasil. As primeiras indústrias a se instalar foram as automobilísticas.

50

Page 51:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

A construção de Brasília foi realizada entre 1957 e 1960, durante o governo de Juscelino Kubitschek. Fonte: Brasil Escola.

Características da industrialização brasileira

O desenvolvimento da produção industrial no Brasil apresenta três características principais:

Industrialização tardia: Ocorreu cerca de 200 após o início da revolução industrial na Inglaterra, no século XVIII.

Substituição de importações: Produtos que eram importados começaram a ser fabricados internamente (e foram bem recebidos pelo mercado consumidor).

Dependência de capital e de tecnologia estrangeiros: No início, houve necessidade de importar máquinas e equipamentos para as indústrias nacionais; posteriormente; foram atraídos investimentos e tecnologia estrangeiros para incrementar as industrias de bens de consumo já existentes e implantar outros tipos de indústrias, como siderúrgicas e petroquímicas, consideradas indústrias de base. Embora o Brasil conte, atualmente, com um significativo parque industrial, a dependência tecnológica ainda marca a indústria do país.

Concentração e desconcentração industrial

Em seu início, a industrialização brasileira ocorreu com maior intensidade no estado de São Paulo, impulsionando o crescimento da capital paulista. Na década de 1970, São Paulo era responsável por 58,42% da produção industrial do país, e a região metropolitana concentrava 77,52% do total do estado. Atualmente, esse percentual vem baixando a cada ano; em 2014, atingia cerca de 22% da produção industrial brasileira – entre 2004 e2014, o percentual baixou 8,6 pontos. Essa queda verificada na participação do estado de São Paulo no total da produção industrial brasileira mostra a relativa desconcentração industrial que vem ocorrendo no país nos últimos anos. Isso decorre, entre outros fatores, do custo elevado de imóveis e salários, da escassez de terrenos para a instalação de novas fábricas e dos altos impostos. Como forma de incentivar a instalação de indústrias, governos de estados e municípios de outras regiões do país têm oferecido vantagens como isenção de impostos e doação de terrenos. Assim, novos polos industriais vêm se formando, especialmente no Sul e no Nordeste. Ainda assim, o Sudeste apresenta a maior concentração industrial do país e continua abrigando uma importante parcela dos centros de comando das empresas instaladas em outras regiões.

51

Page 52:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Concentração industrial no Brasil

Transporte e comunicação

As redes de transporte e de comunicação são fundamentais para o funcionamento do mundo moderno, no qual prevalece a lógica da globalização e internacionalização da economia. No Brasil, essas infraestruturas foram ampliadas de modo mais intenso a partir da década de 1960, interligando o Norte e o Centro-Oeste ao restante do país. Nesse processo, destaca-se o papel do Estado como grande articulador, captador de recursos e investidor.

Rede de transporte

As redes de transporte se caracterizam pelos seus diferentes tipos, como ferroviário, marítimo, rodoviário, aéreo, dutoviário (estruturas tabulares), entre outros.

Redes de comunicação

As redes de comunicação podem ser linhas de transmissão de rádio, televisão, cabeamento de fibra ótica, internet, antenas de telefonia móvel etc. Observe no mapa abaixo a distribuição da rede de internet e acesso a telefonia móvel.

52

Page 53:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Urbanização consolidada

O Brasil é considerado um país urbano, o que significa que a população residente nas cidades é superior a população rural. A urbanização é um fenômeno observado em todo mundo atual. Envolve um modo de vida próprio nas cidades, a instalação de infraestrutura e o surgimento de novas áreas urbanas. No entanto, nem todos os países populosos são predominantemente urbanos. Na índia por exemplo, a maioria das pessoas vive em áreas rurais, apesar de ser um país com alta concentração urbana.

Urbanização recente

No Brasil, a urbanização é um fenômeno relativamente recente, que ocorreu com muita rapidez. Até a década de 1960, a maior parte da população brasileira se concentrava no campo. Na década seguinte, a população urbana já havia superado a rural e, de 1970 para 2016, saltou de aproximadamente 53 milhões para 174 milhões (de acordo com estimativas do IBGE). Ao mesmo tempo, a população rural, que era cerca de 41 milhões em 1970, se reduziu a menos de 29 milhões em 2016.

53

Page 54:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Imagem de satélite da cidade de São Paulo e cidades vizinhas (map of São Paulo)

No século XIX, as principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil eram a mineração, o cultivo da cana-de-açúcar e as plantações de café. Nesse contexto, a maior parcela da população vivia na área rural. Ao longo do século XX, o perfil da economia brasileira foi se modificando: a crescente industrialização, associada à modernização no campo e à concentração de terras, impulsionou a saída de habitantes do campo para as cidades, fenômeno conhecido como êxodo rural. Os centros urbanos, de modo geral, passaram a atrair pessoas em busca de trabalho e melhores condições de vida, como acesso a educação, saúde e saneamento básico, entre outros serviços.

Industrialização e Urbanização

A industrialização, de modo geral, pode ser definida como um processo em que a atividade industrial passa a comandar a economia de uma sociedade, tornando outras atividades (comércio, transportes, operações financeiras, produção de matéria-prima na agricultura, pecuária, extrativismo etc.) subordinadas a ela. Assim, o processo de industrialização acaba gerando a necessidade de ampliar a oferta de serviços e equipamentos urbanos, resultando em transformações socioeconômicas no território. Os equipamentos urbanos, tais como estabelecimentos comerciais, bancos, avenidas e transportes, constituem a estrutura necessária à industrialização. Sua instalação provoca transformações e ao mesmo tempo atrai cada vez mais pessoas para o espaço urbano em busca de oportunidades de trabalho. Atualmente, o setor de serviços também comanda a transformação do espaço urbano em algumas cidades.

Rede urbana

Quanto maiores as cidades, maior a concentração de atividades industriais e/ou comerciais e a diversificação de serviços oferecidos. Os grandes centros também contam com melhor infraestrutura urbana, além de sediarem grande parte dos órgãos públicos. Por esses motivos, algumas cidades exercem influência econômica, política ou cultural sobre outras, e essa relação de atração e influência forma a rede urbana, que se articula, basicamente, por meio dos sistemas de transporte e comunicação. É comum que os moradores de cidades menores se desloquem (de forma regular ou esporádica) para as maiores em busca daquilo que sua cidade não oferece: mercadorias, lazer etc. Há muitas pessoas, no entanto que se deslocam diariamente para trabalhar ou estudar. Esse fenômeno é conhecido como migração pendular.

Regiões metropolitanas brasileiras

À medida que aumenta o número de habitantes, a área urbana dos municípios se expande, ocupando áreas localizadas no entorno da cidade. Esse crescimento é denominado “expansão da mancha urbana”. Quando há uma expansão expressiva da mancha urbana de dois ou mais municípios, pode ocorrer uma conurbação, ou seja, união física das áreas urbanas desses municípios.Em algumas áreas conurbadas há regiões metropolitanas, formadas por municípios que, embora independentes administrativamente, pertencem a um conjunto sob influência, principalmente econômica,

54

Page 55:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

de um centro urbano principal. A constituição de regiões metropolitanas permite que problemas comuns às cidades conurbadas, como o transporte, sejam solucionados em conjunto com o poder público estadual. Em 1974, um ano após terem sido definidas pela legislação brasileira, havia em todo o país nove regiões metropolitanas: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2014, esse número já havia aumentado significativamente e outras organizações foram criadas.

Regiões metropolitanas brasileiras da atualidade

Essa ampliação é resultado do crescimento das cidades médias, que tem ocorrido em ritmo mais acelerado. Esse fato está relacionado aos fluxos migratórios que vêm ocorrendo entre os municípios de um mesmo estado ou entre estados de uma mesma região.

Problemas sociais urbanos

Nas regiões metropolitanas, parte da população considerada pobre reside nos chamados aglomerados subnormais (assentamentos irregulares com residências precárias, popularmente conhecidas como favela, comunidade, grotão, mocambo, entre outros). Entretanto, pobreza urbana e moradias precárias, com carência de infraestrutura, têm sido fenômenos cada vez mais observados também nas cidades médias e pequenas. Atualmente os problemas mais comuns encontrados nos centros urbanos são:

Insuficiência ou baixa qualidade de hospitais, escolas, creches, centros de lazer e cultura. Precariedade nos serviços públicos de saneamento básico (fornecimento de água tratada e

encanada, coleta e tratamento de esgoto), habitação, coleta de lixo, iluminação e pavimentação. Deficiência e precariedade do sistema de transporte coletivo (como ônibus, metrôs e trens

suburbanos), além dos frequentes congestionamentos nas principais vias de circulação. Elevados índices de violência urbana (furtos, roubos, sequestros, tráfico de drogas e assassinatos),

que atingem principalmente os mais jovens nas cidades grandes e médias. Conflitos e disputas territoriais nas ruas e em áreas abandonadas, associadas ao tráfico e à

comercialização de drogas.

Problemas ambientais urbanos

Os problemas ambientais urbanos, embora não estejam restritos às grandes cidades, são agravados pela intensa concentração de pessoas e da produção econômica. Soma-se a isso o fato de o Estado não propiciar infraestrutura e serviços de maneira igualitária à população. Nesse contexto, os bairros mais

55

Page 56:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

pobres e periféricos são comumente mais desfavorecidos pelo poder público, que demora mais para disponibilizar à população serviços públicos essenciais, como fornecimento de água e esgoto ou iluminação pública. Os problemas mais comuns são a poluição atmosférica provocada por indústrias e veículos que liberam poluentes prejudiciais à saúde da população; a produção de grande volume de lixo; a poluição visual causada pelo excesso de outdoors e painéis luminosos; a poluição sonora produzida por veículos terrestres e aéreos, pelas indústrias e por atividades urbanas, como a construção civil; a poluição das águas gerada pelo despejo de dejetos residenciais e industriais nos rios, sem tratamento prévio; além dos problemas relacionados às enchentes e às ocupações em áreas de risco, que provocam deslizamentos e registram elevado número de mortes.

Fonte: Projeto Araribá Mais Geografia cap.8

1) Como a produção cafeeira contribuiu para o início da industrialização no Brasil?R:2) Com base no que você estudou responda:

a) Que mudanças ocorreram no meio rural brasileiro para que a população rural diminuísse?R:b) Que motivos atraiam as pessoas do campo para as cidades?R:

c) Que nome se dá ao processo/fenômeno da saída do homem do campo para as cidades?R: 3) Qual foi a contribuição da indústria para a urbanização no Brasil?R:

4) Que importância tem a desconcentração industrial para a economia do país?R:

5) De acordo com o mapa de regiões metropolitanas brasileiras (no texto) responda:

a) A maioria das regiões metropolitanas está próxima do litoral ou do interior do território brasileiro?R:b) Cite duas regiões metropolitanas mais próximas da região onde você vive.R:

56

Page 57:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

57

Page 58:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

PROJETO DE VIDA – PAULO

PROFESSOR: PAULO MEIRA LEITE DISCIPLINA: PROJETO DE VIDA

ANO/TURMA: 7 A TURNO: MATUTINO E-mail do Professor: [email protected]

PERÍODO: 29/06 à 10/07 QUANTIDADE DE AULAS: 04 PRAZO P/ DEVOLUTIVA: 10 / 07 / 2020

HABILIDADES: Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento.CONTEÚDOS: Diário do AutoconhecimentoAVALIAÇÃO: A avaliação será processual, de acordo com as devolutivas das APCs VALOR TOTAL DA APC: 10

Nome do Estudante: Nº Ano/Turma: TURNO:

INSTRUÇÕES: (dicas, exemplos de como realizar as atividades, como devolver a atividade, textos de apoio, links de site, etc): Cada atividade desenvolvida corresponde a uma semana de aula de acordo com o período especificado acima. Depois de realizar a atividade, encaminhe para o professor no email especificado acima como forma de obtenção de conceito para o bimestre.

Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).

Estudante:Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

ATIVIDADE:

Projetar a vida é trilhar um caminho, partindo de um ponto de onde estou e onde quero chegar, quem eu sou e quem eu quero me tornar. Durante esse processo, é necessário intencionalmente olhar para o seu desenvolvimento pessoal, observar seu crescimento (intelectual, emocional,

social etc.) e preferencialmente registrar para melhor entender a jornada da vida. Dessa forma, façam e confeccionem um “Diário do Autoconhecimento” para registrar seus sonhos, metas, aprendizados, sentimentos etc. Assim, esse diário do autoconhecimento pode ser feito através de um texto ou desenho sobre os impactos que os registros têm produzido em sua trajetória.

58

Page 59:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

59

Page 60:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

60

Page 61:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

61

Page 62:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

PESQUISA E AUTORIA – FELIPE ARRUDA

PROFESSOR: Felipe Arruda Curci DATA: 20/06/2020

ANO/TURMA: 7°A TURNO: MATUTINO E-mail do Professor: [email protected]

PERÍODO: 29/06 a 10/07 QUANTIDADE DE AULAS: 2 PRAZO P/ DEVOLUTIVA 10/07/20

HABILIDADES: Conhecer pesquisas de natureza quantitativa e qualitativa e suas diferenças por meio de exemplos.

CONTEÚDOS: Tipos de pesquisa (História da Cultura Populacional de Campo Grande - MS)

AVALIAÇÃO: Compreensão e entendimento do aluno sobre o conteúdo demonstrado, através da atividade. VALOR TOTAL DA APC: 10

Nome do Estudante: Nº Ano/Turma: TURNO:

INSTRUÇÕES: O conteúdo está disponível no Google classroom, no Facebook da escola e impresso na escola aos estudantes que não tem acesso a internet.

A atividade é pra ser elabora coletando informações dos pais ou parentes, a atividade deve conter o nome da escola, nome do aluno completo, turma, e atividade 3 do 2°bimestre.

Como auxílio do conteúdo aos estudantes, os alunos (as) podem assistir as vídeo aulas no youtube.

Especial Campo Grande 120 anos • Episódio 01 - José Antônio Pereira : https://www.youtube.com/watch?v=01BkR1hqpgI&feature=youtu.beEspecial Campo Grande 120 anos • Episódio 02 – Ferrovia: https://www.youtube.com/watch?v=HKUTKZEvMAI&feature=youtu.beEspecial Campo Grande 120 anos • Episódio 03 – Influências:https://www.youtube.com/watch?v=VXkgdXxAdkU&feature=youtu.be

Observação: (as atividades deverão ser realizadas por todos os alunos, pois as mesmas serão avaliadas e utilizadas para composição do desenvolvimento e rendimento escolar).

Estudante: Encaminhe sua atividade respondida, de acordo com as instruções do professor, dentro do prazo estabelecido; Caso o estudante tenha retirado atividade impressa na escola, faça a devolução na própria escola dentro do prazo estabelecido.

História da cultura Populacional de Campo Grande – MS

Identidade CulturalA identidade cultural de Campo Grande está intrinsecamente ligada à imigração, que se desencadeou no início do século XX em razão das necessidades de mão-de-obra nos campos e nas cidades devido à abolição da escravidão. Para entender a cultura da cidade é preciso conhecer um pouco também da

62

Page 63:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

história dos imigrantes, processo que se iniciou logo após a Primeira Guerra. Sobressaíram três povos – Japonês, Paraguaio e Libanês.O interesse em receber imigrantes por parte do governo brasileiro veio a solucionar uma questão que já estava se tornando agravante para o país. É de Terenos, a 20 quilômetros de Campo Grande, o primeiro registro da chegada de imigrantes. Uma companhia providenciou a vinda de um grupo de alemães, búlgaros, poloneses, russos, austríacos e romenos, para se estabelecerem na Colônia de Terenos, na época um núcleo agrícola de Campo Grande, demarcado para receber os novos colonizadores. A companhia de colonização fracassou e a Prefeitura de Campo Grande se responsabilizou pela total assistência aos colonos imigrantes; fornecia alimentos, material agrícola, sementes, remédios, utensílios domésticos, inclusive o transporte das bagagens das famílias, vindas pela ferrovia.O então Prefeito de Campo Grande, Vespasiano Barbosa Martins, não poupou esforços para que a Colônia progredisse, mas os colonos, acostumados com o trabalho mecanizado nas lavouras da Europa, não se adaptaram ao trabalho duro da enxada e deixaram esta Colônia, voltando alguns para a Europa, outros indo se estabelecer no Sul do País.Nas primeiras décadas do século XX, os espanhóis chegaram a Campo Grande.Na década de 20, Francisco Cubel Pastor chegou a Campo Grande com esposa e filhos e fundou a Padaria Hodierna Espanhola, e os bisnetos dos imigrantes hoje atuam nos mais variados ramos das atividades sociais, políticas e comerciais da cidade.

Busto de José Antonio na esquina das avenidas Afonso Pena com Calógeras. Ao fundo, a Morada dos Baís.

Da Itália chegou Bernardo Franco Baís. Foi o primeiro italiano que chegou a Campo Grande. Depois, influenciado por ele, vários outros imigrantes aportaram no Sul de Mato Grosso em busca de novas terras, como é o caso de Francisco Giordano, que em 1912, junto com sua família, fixou-se na cidade.

Imigração japonesaA crise que abalou o Japão com suas guerras, desempregos e superpopulação, fez com que criassem a Companhia Imperial de Imigração, e através dela, no dia 18 de Junho de 1908, o navio chamado Kasato Maru chegou ao Porto de Santos trazendo 781 imigrantes, sendo que 26 famílias foram para Mato Grosso, informados de suas terras férteis, pouco exploradas, e de clima agradável. A notícia da necessidade de mão-de-obra para a construção da Ferrovia no Estado de Mato Grosso, com remuneração muito boa na época, exaltou os ânimos daqueles imigrantes que se desiludiram nas fazendas de café de São Paulo e Minas Gerais, e partiram com destino ao Sul de Mato Grosso. Em 1909 um grupo de 75 imigrantes, a maioria de Okinawa, partiu de Santos em um cargueiro fretado pela construtora da ferrovia, muitos japoneses se fixaram em Campo Grande. As condições para se estabelecerem eram tentadoras, pela oferta de lotes a preços baixos, com a condição de neles se construir. Como havia deficiência na produção de hortifrutigranjeiros na região e os preços dos alimentos eram exorbitantes, um grupo de sete famílias formou um núcleo de colonização que se chamou Mata do Segredo, e foram estes pioneiros que impulsionaram o surgimento de outros núcleos de japoneses na região.

Imigração paraguaiaO deslocamento dos paraguaios para Campo Grande, no início do século passado, foi motivado pela busca de emprego e estabilidade econômica. Eles fixaram residência na Vila Carvalho, que já foi conhecida como Vila Paraguai. Dedicaram ao trabalho na lavoura, com a madeira, em serralherias e nas charqueadas. A influência de um povo alegre, festeiro e religioso hoje é percebida em nossa cultura, economia e gastronomia de forma significativa para a construção e desenvolvimento de Campo Grande. A influência cultural paraguaia tornou-se a mais marcante no cotidiano do campo-grandense, com as rodas de tereré (erva-mate com água fria), a polca paraguaia, a guarânia, o chamamé e a festa de Nossa Senhora de Caacupê, com missas, terços, comida e danças. Na alimentação, a “chipa” e a “sopa paraguaia” fazem parte do cardápio campo-grandense.

63

Page 64:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

Imigração portuguesaEm 1913, chegou a Campo Grande Antônio Secco Thomé com seus filhos Manoel e Joaquim Maria Secco Thomé. Especialistas nas artes da marcenaria e carpintaria, logo conseguiram trabalho e, em seguida, abriram seu próprio negócio. Com o passar dos anos, abriram a Firma Thomé S. Irmãos, a mais importante do município, responsável por obras importantes para a cidade e vários municípios do Estado de Mato Grosso. Outros portugueses se estabeleceram em Campo Grande e deram sua participação no desenvolvimento da cidade.

Imigração sírio-libanesaA partir de 1912, fugindo das guerras sangrentas que assolavam o Oriente, Sírios, Libaneses, Turcos e Armênios chegavam ao Porto de Santos. De Santos, partiram para o Porto de Corumbá, que era o portal de entrada para o Centro-Oeste e o polo comercial de Mato Grosso. Alguns seguiram para Campo Grande em lombos de burros e carretas puxadas por juntas de bois; outros, através da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.No início, mascateavam pelo interior do estado levando suas mercadorias ao mais distante vilarejo ou fazenda. O mascate virou comerciante e, na Rua 14 de Julho, Av. Calógeras e Rua 26 de Agosto, começaram a montar suas lojas. Amim Scafe foi o primeiro comerciante árabe que chegou a Campo Grande, em 1894. A partir daí, outros foram chegando e instalando suas lojas comerciais, sendo eles: Salomão e Felipe Saad, Moisés Maluf e Marão Abalem, Moisés Sadalla, Salim Maluf, Felix Abdalla, Eduardo Contar, João Siufi, Chaia Jacob, Aikel Mansour, Abrão Julio Rahe, Elias Bacha, entre outros.

Exercício

1) Faça uma pesquisa com a ajuda de seus familiares e construa uma árvore genealógica demonstrando seus descendentes, contendo na árvore genealógica os descendentes dos Avós – Pais – Filho (aluno).

Exemplo:

Avô Avó Avô Avó

(nome e descendência) (nome e descendência) (nome e descendência) (nome e descendência)

PAI MÃE

(nome e descendência) (nome e descendência)

64

Page 65:  · Web viewAlguns critérios serão avaliados, tais como: capacidade de participar das atividades propostas acerca do tema, de transmitir através da escrita suas opiniões criticamente

FILHO(A)

1) De posse da cultura Campo-Grandense, relate no mínimo 5 tipos de comida ou costume

deixados pelos imigrantes em nossa Cidade:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________

65