IFRN · Web viewPor esses animais estarem próximo a um local como esse, é explícito, uma vez que...

19
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES PROJETO NÓS PROPOMOS NOVOS USOS DO TERRITÓRIO POTIGUAR DISCIPLINA: GEOGRAFIA II ADRIELE CIPRIANO LOPES JOSÉ LUCAS TEIXEIRA DA SILVA JOSÉ WILDINEY DE LIMA COSTA KALINA THAUANNE PEREIRA RIBEIRO RADÍGIA HONORATO COSTA PROJETO NÓS PROPOMOS NOVOS USOS DO TERRÍTORIO POTIGUAR OPERAÇÃO PATAS LIMPAS

Transcript of IFRN · Web viewPor esses animais estarem próximo a um local como esse, é explícito, uma vez que...

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES

PROJETO NÓS PROPOMOS NOVOS USOS DO TERRITÓRIO POTIGUAR

DISCIPLINA: GEOGRAFIA II

ADRIELE CIPRIANO LOPES

JOSÉ LUCAS TEIXEIRA DA SILVA

JOSÉ WILDINEY DE LIMA COSTA

KALINA THAUANNE PEREIRA RIBEIRO

RADÍGIA HONORATO COSTA

PROJETO NÓS PROPOMOS NOVOS USOS DO TERRÍTORIO POTIGUAR

OPERAÇÃO PATAS LIMPAS

São Paulo do Potengi – RN

Abril de 2018

AUTORES:

ADRIELE CIPRIANO LOPES

JOSÉ LUCAS TEIXEIRA DA SILVA

JOSÉ WILDINEY DE LIMA COSTA

KALINA THAUANNE PEREIRA RIBEIRO

RADÍGIA HONORATO COSTA

PROJETO NÓS PROPOMOS NOVOS USOS DO TERRITORIO POTIGUAR:

OPERAÇÃO PATAS LIMPAS

Plano de pesquisa apresentado ao projeto “Nós Propomos Novos Usos do Território Potiguar” trazido ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus São Paulo do Potengi.

Orientador: Ricardo Souza Marques.

São Paulo do Potengi – RN

Abril de 2018

RESUMO

O objetivo desse projeto é buscar atender e prezar pela saúde (Doenças e infecções) e segurança (acidentes, ataques e outros) pública. Com base nisso, decidimos elaborar formas de prevenir acidentes causados pelos animais, e não só isso, formas de prevenir também doenças causadas por estes bichos que estão soltos pelas ruas. Entretanto alguns animais têm possuidor, tais como: burros, cavalos, cachorros, entre outros, estão pelas ruas, não somente da cidade situada, mas também nas cidades vizinhas. Ao nos reunirmos, criamos formas de ajudar em alguns aspectos que envolvam a saúde pública da cidade de Lagoa de Velhos, situada na região agreste potiguar do Rio Grande do Norte, uma delas foi a sensibilização que irá de alguma forma motivar os donos dos animais.

Palavras chaves – Saúde pública e animais.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..........................................................................................5

2. PROBLEMÁTICA E JUSTIFICATIVA .....................................................6

3. OBJETIVOS..............................................................................................8

4. METODOLOGIAS ....................................................................................9

4.1 Análise dos dados ........................................................................9

5. PROPOSTA DE INTERVEÇÃO .............................................................12

5.1. Lei municipal ..............................................................................12

5.2. Castração ...................................................................................12

5.3. Sensibilização ............................................................................13

6. REFERÊNCIAS .......................................................................................14

1. INTRODUÇÃO:

O projeto “Nós Propomos” tem a finalidade de fazer com que os alunos que estão participando identifiquem problemas presentes na sua região, buscando soluções exequíveis e sustentáveis. O nosso projeto tem como foco a saúde pública, visando o bem-estar da população e, também, dos animais. O descaso destes animais domésticos ou não é algo bastante notável e recorrentemente registrado pelos moradores de Lagoa dos Velhos, e além de ser algo não plausível, ou seja, não é algo bom para a população, influencia na saúde pública, de modo que prejudique a população.

Uma vez que, soltos nas ruas, esses animais estão mais propensos a contrair e a transmitir zoonoses, trazendo riscos à saúde pública. Segundo o dicionário Aurélio, “Doença animal transmissível ao Homem”. Um dos principais exemplos de zoonoses que podemos citar é a raiva. Ela pode ser transmitida através de mordidas e arranhões, e só é transmitida entre mamíferos, como cães e gatos. Para o controle dessa e de outras zoonoses, existem os CCZ’s (Centros de Controle de Zoonoses) do MS (Ministério da Saúde).

Com a probabilidade de contrair e transmitir doenças, como já relatado anteriormente, além da probabilidade de acidentes de trânsito causados pela liberdade desses bichos nas ruas, a saúde pública fica mais vulnerável. E é disso que abordaremos durante todo este projeto.

2. JUSTIFICATIVA E PROBLEMÁTICA

Infelizmente, o descaso com os animais é algo notório e comum. Facilmente é possível encontrar um ou mais cães transitando livremente pelas ruas. O que, além de ser ruim para o animal é prejudicial à saúde da população do local, no caso, a cidade de Lagoa de Velhos. Com base nisso observamos diversos riscos e perigos possíveis em uma situação como esta. Diante de tais fatos, buscamos as soluções mais viáveis e possíveis para a realização das mesmas.

Em diversos pontos da cidade é possível observar a presença de animais de diversos portes nas ruas, o que pode ocasionar tantas situações de risco para os moradores como para os próprios animais. Eles transitam livremente, e muitos deles têm donos, conforme detectado na pesquisa. Os portes dos animais variam desde galinhas a vacas. A seguir mostramos um esquema que explica - de forma simplificada - a problemática abordada:

Por estarem soltos e sem cuidados, alguns desses animais correm o risco de contrair zoonoses, ameaçando prejudicar a saúde dos moradores. Animais de ruas, tanto os que não têm dono, quanto os que têm, são selvagens e podem atacar as pessoas que passam próximas a eles, além de causar acidentes de trânsito.

Na figura 01 e 02 pode-se observar um cavalo, animal de grande porte, transitando livremente, durante a noite. Próximo ao local da foto há uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Acidentes de carros ou motos, doenças como raiva, e etc., é um dos riscos desse animal solto. Por esses animais estarem próximo a um local como esse, é explícito, uma vez que ele possa causar transtornos a uma ambulância que esteja em urgência.

Figura 01: Animal de grande porte nas ruas de Lagoa de Velhos.

Fonte: Costa, 2017

Figura 02. Animal solto nas ruas de Lagoa de Velhos. No segundo plano à esquerda, tem-se a UBS do município.

Fonte: Costa, 2018.

Além de causar transtornos à população, influenciando na saúde pública, esses animais sofrem maus tratos. A figura 03 mostra dois cães. Segundo alguns moradores, eles possuem dono, entretanto, o mesmo sofre de um tipo de doença mental, pois ele abusou de um desses cães, que, inclusive, foi sacrificado.

Figura 03: Animal violentado na cidade de Lagoa de Velhos.

Fonte: Honorato, 2017

3. OBJETIVOS:

O objetivo principal do nosso projeto é elaborar propostas com relação a melhoria da saúde e segurança da população em relação à saúde. Em termos mais específicos, notamos os dois seguintes alvos principais em nosso projeto:

· Prevenir doenças causadas por animais;

· Prevenir acidentes causados por animais soltos nas ruas da cidade.

4. METODOLOGIA

Para o nosso grupo obter mais informações sobre o problema, alguns integrantes que residem na mesma cidade realizaram pesquisas de campo com algumas pessoas. Os pesquisadores saíram pelas ruas da cidade no intuito de se obterem fotos e aplicamos um questionário com quatro perguntas para a população, que foram elas:

· “Você vê animais na rua da sua cidade (Lagoa de Velhos)? ”

· “Com relação a primeira pergunta, caso você tenha respondido sim, você acha que esses animais têm donos? ”

· “Para a segurança (acidentes) da população, você concorda em ter uma lei que proíba animais soltos (que têm dono) na rua da sua cidade (Lagoa de Velhos)? “

· “Você concorda que os animais soltos (que não têm dono) nas ruas de sua cidade, sejam levados para um abrigo? “

4.1. Análise dos dados

Analisando os dados que foram obtidos no questionário:

5. PROPOSTA DE INTERVEÇÃO

A castração dos animais é bastante produtiva, não somente para a saúde pública, mas também, para o bem-estar do animal (Cipriano, apud Madi). A castração impede a procriação e o cio dos animais e eles tornam-se mais calmos, além de prevenir doenças do aparelho reprodutivo dos machos e das fêmeas. Castrar esses animais fará com que eles não se reproduzam, diminuindo o número de animais que possam ser desprezados pela população.

As campanhas de sensibilização ajudam os moradores a entenderem e perceberem os riscos de deixar seus animais soltos. A criação de uma lei municipal também ajuda, de modo que os moradores seriam sensibilizados e, no não cumprimento da lei, seus bichos seriam castrados e levados a um determinado local.

Portanto, a nossa proposta engloba algumas decisões que seriam executadas pela Câmara Municipal, como:

· Criar uma lei municipal, para que os animais não fiquem soltos na rua sem a presença do dono;

· A castração dos animais soltos, com foco nos que não tem donos;

· Formas de sensibilização da população.

Para executar as soluções citadas em nosso projeto, ocorre nas seguintes formas:

5.1. Lei municipal

Para que nossa proposta tenha um melhor êxodo, temos que, inicialmente, procurar a câmara de vereadores e mostrar o nosso projeto, fazermos uma apresentação para o melhor entendimento do trabalho, ou até mesmo mostrar para um vereador, para que ele encampane a ideia e leve a nossa proposta até a Câmara Municipal.

5.2. A castração

A castração dos animais é bastante útil, não somente para a saúde pública, mas também, para o bem-estar do animal. A partir do momento que um animal de rua é castrado ele não tem possibilidade de se reproduzir, fazendo com que não aumente os números de bichos nas ruas, principalmente cachorros e gatos. Consequentemente, o risco de transmitir doenças seria menor, assim como as possibilidades da ocorrência de acidentes.

5.3. Sensibilização

Os meios que discutimos e concordamos que seriam uma ajuda para a execução dessa proposta, são palestras, cartazes pela cidade, faixas e até carros de som, que falem sobre o que pode acontecer se um animal fica nas ruas. Com isso esperamos que a população tenha noção dos riscos e evite os seus animais nas ruas da cidade.

6. REFÊRENCIAS

- Significado de Zoonose. Disponível em . Acesso em: 15 abril 2018.

- Castração de cachorro - Conheça os benefícios de castrar o seu cão. Disponível em < http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/castracao/> Acesso em: 11 de abril 2018.

- Cães soltos nas ruas podem representar ameaça perigosa. Disponível em Acesso em : 11 de abril de 2018

- O que é castração? Disponível em < http://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br/Conteudo/OqueCastracao.aspx> Acesso em: 12 de Abril de 2018.

Animais soltos nas ruas

Doenças

Acidentes de trânsito

Ataques

Maus tratos

1 PERGUNTA

VotaçãoSim (39)Não (0)10Colunas1

Sim (39)Não (0)

2 PERGUNTA

VOTAÇÃOSim (37)Não (2)0.948999999999999955.0999999999999997E-2

3 PERGUNTA

VOTAÇÃOSim ( 37 )Não ( 2 )0.948999999999999955.0999999999999997E-2

4 PERGUNTASim ( 39 )Não ( 0 )10

14