· Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às...

39
1 APRESENTAÇÃO SOBRE CARIDADE Colaboração e Agradecimentos: Todos os Membros do Grupo de Whatsapp “Akademia do Amor”, Marilia de Andrade Conde Aguilar , Rose Mary Grebe e outros Irmãos Amigos! A verdadeira caridade é impalpável como a luz e invisível como o perfume: dá o calor, dá o aroma, mas não se deixa tocar nem ver”. (Coelho Neto)

Transcript of  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às...

Page 1:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

1

APRESENTAÇÃO SOBRE CARIDADE

Colaboração e Agradecimentos:

Todos os Membros do Grupo de Whatsapp “Akademia do Amor”, Marilia de Andrade Conde Aguilar, Rose Mary Grebe e outros Irmãos Amigos!

“A verdadeira caridade é impalpável como a luz e invisível como o perfume:

dá o calor, dá o aroma, mas não se deixa tocar nem ver”. (Coelho Neto)

Page 2:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

2

ÍNDICE Páginas

● Definição da palavra e outras definições.......................................3-4● Tem pão velho..........................................................................5● Caridade Material e Caridade Moral..............................................6-8● Caridade a Meta........................................................................9-11● Caridade é, sobretudo Amizade...................................................12● JESUS e a Caridade...................................................................13-14● O Mérito de Dar o que te faz falta................................................15-16● Exemplos de Pessoas Caridosas...................................................17● Caridade do Tempo....................................................................18● Simples atos de caridade de que costumamos esquecer..................19-21● 8 Maneiras de praticar a Caridade................................................22-23● Educar a criança com valores da Caridade.....................................24-25● Saiba mais sobre como ensinar os filhos pequenos sobre Caridade..26-27● Ensinando crianças maiores e adolescentes...................................28-29● Dinâmica sobre Caridade............................................................30● Conclusão.................................................................................31● Vídeos Recomendados................................................................32● Lição de Casa – Perguntas para Fixação........................................33

CARIDADE – DEFINIÇÕES:

Page 3:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

3

Caridade (do latim caritas, «afeto, amor», derivado de carus «caro») é um sentimento ou uma ação altruísta de ajuda a alguém sem a espera de qualquer recompensa.

A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano, sendo, em alguns casos, chamada de ajuda humanitária.

Termos afins: amor ao próximo; bondade; indulgência; perdão; compaixão. (Wikipédia)

Sinônimos de caridade:Sinônimos de caridade para 2 sentidos da palavra caridade:

Amor e ajuda ao próximo:

1Compaixão, amor, bondade, benevolência, piedade, misericórdia, beneficênci

a, generosidade, humanidade, humanitarismo, prodigalidade, liberalidade, filantr

opia, altruísmo, solidariedade, magnanimidade, munificência.

Donativo para os pobres:

2 Donativo, esmola, dádiva, doação, oferta, benefício, auxílio, ajuda, favor, soco

rro, óbolo.

CARIDADE – A MAIOR DE TODAS AS VIRTUDES

CARIDADE É O AMOR NA MAIS AMPLA CONCEPÇÃO DA

PALAVRA:Paulo o Apóstolo compreendeu tão profundamente a Caridade, que diz: “Se eu falar as línguas dos anjos; se tiver o dom de profecia, e penetrar todos os mistérios; se tiver toda a fé possível, a ponto de transportar montanhas, mas não tiver caridade, nada serei. Entre essas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade, a mais excelente é a caridade”.

Coloca, assim, sem equívoco, a caridade acima da própria fé. Porque a caridade está ao alcance de todos, do ignorante e do sábio, do rico e do pobre; e porque independe de toda a crença particular.

Page 4:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

4

E faz mais: define a verdadeira caridade; mostra-a, não somente na beneficência, mas no conjunto de todas as qualidades do coração, na bondade e na benevolência para com o próximo.

Tomando por guia a Caridade, o homem jamais se transviará do caminho do Bem.

Submetei todas as vossas ações ao controle da caridade e a vossa consciência vos responderá sobre o bem e o mal. E a caridade não somente evitará que façais o mal, mas também vos levará a fazer o bem.

Não basta uma virtude negativa, fruto de não fazer o mal. É necessário uma virtude ativa, que nasce de fazer o bem.

Para fazer o bem é sempre indispensável a ação da vontade; para não fazer o mal bastam a inercia e a omissão.

Todos os que praticam a caridade são discípulos de Jesus, qualquer que seja o culto a qual pertençam.(Paulo, o Apostolo – Evangelho Seg. Espiritismo)

Caridade é amor, em manifestação incessante e crescente.

É o sol de mil faces, brilhando para todos, e o gênio de mil mãos, amparando, indistintamente, na obra do bem, onde quer que se encontre, entre justos e injustos, bons e maus, felizes e infelizes, por que, onde estiver o Espírito do Senhor aí se derrama a claridade constante dela, a benefício do mundo inteiro. (Emmanuel)

A verdadeira caridade é praticada em segredo. O melhor tipo de caridade é aquele em que quem a faz ignora quem a recebe, e quem a recebe ignora quem a faz.

Page 5:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

5

Tem pão velho?

Vou contar um fato corriqueiro, que, inesperadamente, me trouxe uma grande lição de vida.

Era um fim de tarde de sábado. Eu estava molhando o jardim da minha casa, quando fui interpelada por um garotinho com pouco mais de 9 anos, dizendo:

- Dona, tem pão velho?

Essa coisa de pedir pão velho sempre me incomodou desde criança.

Olhei para aquele menino tão nostálgico e perguntei:

- Onde você mora?

- Depois do zoológico.

- Bem longe, hein?

- É... mas eu tenho que pedir as coisas para comer.

- Você está na escola?

- Não. Minha mãe não pode comprar material.

- Seu pai mora com vocês?

- Ele sumiu.

E o papo prosseguiu, até que disse:

- Vou buscar o pão. Serve pão novo?

- Não precisa, não. A senhora já conversou comigo, isso é suficiente.

Esta resposta caiu em mim como um raio. Tive a sensação de ter absorvido toda a solidão e a falta de amor daquela criança, daquele menino de apenas 9 anos, já sem sonhos, sem brinquedos, sem comida, sem escola e tão necessitado de um papo, de uma conversa amiga.

Caros amigos, quantas lições podemos tirar desta resposta:

"Não precisa, não. A senhora já conversou comigo, isso é suficiente!"

Que poder mágico tem o gesto de falar e ouvir com amor!

Alguns anos já se passaram e continuam pedindo "pão velho" na minha casa...

e eu dando "pão novo", mas procurando antes compartilhar o pão das pequenas conversas, o pão dos gestos que acolhem e promovem.

Este pão de amor não fica velho, porque é fabricado no coração de quem acredita Naquele que disse: "Eu sou o pão da vida!" .Verifique quantas pessoas talvez estejam esperando uma só palavra sua... (Antônio Maia)

Page 6:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

6

https://www.youtube.com/watch?v=xOu18xe0FTU&feature=youtu.be (Balada Caridade)

CARIDADE MATERIAL E CARIDADE MORAL:

A Caridade Material:

Como sabemos é aquela que muitos de nós já aprendemos a fazer. Normalmente, oferecemos o que nos sobra; nos apiedamos daqueles que têm pouco; dos que passam fome; dos que não têm um teto.

Esta caridade, em parte, conhecemos; embora muitas das vezes temos a necessidade de deixar sempre um "pedacinho da mão" para mostrar que somos nós que fizemos a caridade.

Nós fizemos isto, mas muitas vezes não entendemos aqueles a quem estamos ajudando.

A propósito, no livro "Das Leis Morais", de Roque Jacinto, encontramos um

alerta: " O homem quando se condena a pedir esmolas, estendendo a mão em

busca de algum auxílio, com o tempo se degrada moral e fisicamente,

embrutecendo-se."

Seria importante refletirmos um pouco sobre este tipo de pessoa, que muitas

vezes nos bate à porta. Imaginemos:

- que humilhante ter que pedir;

Page 7:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

7

- não ter onde dormir;

- buscar emprego e não conseguir, por falta de especialização, documentos,

pela desconfiança que nós temos. É a situação de muitos retirantes, que vão

tentar a vida em outro lugar e acabam nesta situação.

- isto acaba gerando, em muitas situações: o desânimo, vício, (álcool, roubo)

embrutecimento;

- uma outra questão: às vezes o mais necessitado, pelo medo de sofrer a

humilhação, não pede, sofre em silêncio;

Roque Jacinto, no mesmo livro também diz que a verdadeira caridade é

sempre bondosa e benevolente e está tanto no ato da doação, como na

maneira de fazê-la, já que tem um duplo valor quando feita com delicadeza. Foi

por isso que Jesus alertou: "Que sua mão esquerda ignore o que faz a direita",

ensinando-nos, assim, a não manchar com o orgulho o ato da caridade.

A sociedade deverá assegurar a existência daqueles que, por circunstâncias

diversas não possam trabalhar, sem deixar-lhes a vida à mercê do acaso e da

boa vontade de alguns. E quando falamos das riquezas, vale lembrar, devemos

entender que ninguém recebe uma grande fortuna só para si.

A Caridade Moral :LE 886. Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como Jesus a

entendia?

Resposta: Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições

alheias e perdão das ofensas.

Como é difícil sermos indulgentes e benevolentes para com as limitações

alheias. Nós sempre achamos que os outros têm a obrigação de entender tudo

o que queremos, tudo o que dizemos. Nos esquecemos de que somos

colocados entre Irmãos mais evoluídos e menos evoluídos.

Page 8:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

8

Por isso temos que entender que, do mesmo jeito que muitas vezes queremos

que os outros tenham paciência conosco, porque não entendemos as coisas,

nós também temos que ter a paciência, benevolência para com os outros.

Alerta-nos Roque Jacinto para a indulgência em relação aos defeitos dos

nossos semelhantes, não acusando, desprezando, julgando. Mas, sempre que

possível dando o exemplo, instruindo.

Muitas das vezes, aquilo que mais abominamos no outro, é um grande defeito

nosso, que procuramos esconder de todas as maneiras.

Para fazermos a caridade moral precisamos estar muito atentos a nós mesmos:

- não fazendo julgamentos;

- suportando, muitas vezes, as diferenças;

- sabendo ouvir, muitas vezes o que o outro precisa é só que alguém o escute;

- confortando nas horas difíceis, naquelas horas que somem todos; (amigos)

- dando o nosso abraço sincero;

- colocando-nos a disposição, oferecendo nosso tempo; 

O dar de si é importante. Ou melhor: é a única coisa realmente nossa que podemos dar: a nossa disponibilidade em servir. Do resto somos usufrutuários.

Tudo isto é caridade. Também é caridade orarmos pelos que sofrem, pelos que

estão em desespero, pelos que são nossos inimigos. De um jeito ou de outro,

todos somos capazes de fazer caridade, desde que tenhamos a sinceridade e

boa vontade em nossos corações.

A caridade é a viga mestra de todas as virtudes. Dela é que derivam outras

virtudes que nos impulsionam à perfeição. Quanto mais secreta, mais valor

terá. (Rose Mary Grebe)

Page 9:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

9

Caridade, A Meta:

Guarda, na mente, que a caridade em teus atos deve ser a luz que vence a

sombra.

Enquanto não compreendas que a caridade é sempre a bênção maior para

quem a realiza, ligando o benfeitor ao necessitado, estarás na fase primária da

virtude por excelência.

Poderás repartir moedas, a mãos-cheias; todavia, se não mantiveres o

sentimento da amizade em relação ao carente, não terás logrado alcançar a

essência da caridade.

Repartirás tecidos e agasalhos com os desnudos; no entanto, se lhes não

ofertares compreensão e afabilidade, permanecerás na filantropia.

Atenderás aos enfermos com medicação valiosa; entretanto, se não

adicionares ao gesto a gentileza fraternal, estarás apenas desincumbindo-te de

um mister de pequena monta.

Page 10:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

10

Ofertarás o pão aos esfomeados; contudo, se os não ergueres com palavras de

bondade, não alcançaste o sentido real da caridade.

Distribuirás haveres e coisas com os desafortunados do caminho; não

obstante, sem o calor do teu envolvimento emocional em relação a eles, não

atingiste o fulcro da virtude superior.

A caridade é algo maior do que o simples ato de dar.

Certamente, a doação de qualquer natureza sempre beneficia aquele que lhe

sofre a falta. Todavia, para que a caridade seja alcançada, é necessário que o

amor se faça presente, qual combustível que permite o brilho da fé, na ação

beneficente.

A Caridade material preenche os espaços abertos pela miséria sócio-

econômica, visíveis em toda parte.

Além deles, há todo um universo de necessidades em outros indivíduos que

renteiam contigo e esperam pela luz libertadora do teu gesto através também

da Caridade moral que é desafio para toda hora, no lar, na rua, no

trabalho.

Exercendo-a, recorda também da caridade em relação a ti mesmo.

A indulgência, em relação aos ingratos e agressivos;

a compaixão, diante dos presunçosos e perversos;

a tolerância, em favor dos ofensores;

a humildade, quando desafiado ao duelo da insensatez;

a piedade, dirigida ao opressor e déspota;

a oração intercessória, pelo adversário;

a paciência enobrecida, face às provocações e à irritabilidade dos outros;

Page 11:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

11

a educação, que rompe as algemas da estupidez e da maldade que se

agasalham nas furnas da ignorância gerando a delinquência e a loucura.

Jesus, convivendo com os homens, lecionou exemplificando todas as

modalidades da caridade, permanecendo até hoje como o protótipo mais

perfeito que se conhece, tornando-a a luz do gesto, que vence a sombra do

mal, através da ação do amor.

Caridade, pois, eis a meta! (Joanna de Ângelis – Divaldo Franco).

Page 12:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

12

Caridade é, sobretudo, Amizade.

Para o faminto – é o prato de sopa.

Para o triste – é a palavra consoladora.

Para o mau – é a paciência com que nos compete auxiliá-lo

Para o desesperado – é o auxílio do coração.

Para o ignorante – é o ensino despretensioso.

Para o ingrato – é o esquecimento.

Para o enfermo – é a visita pessoal.

Para o estudante – é o concurso no aprendizado.

Para a criança – é a proteção construtiva.

Para o velho – é o braço irmão.

Para o inimigo – é o silêncio e oração

Para o amigo – é o estímulo.

Para o transviado – é o entendimento.

Para o orgulhoso – é a humildade.

Para o colérico – é a calma.

Para o preguiçoso – é o trabalho.

Para o impulsivo – é a serenidade.

Para o leviano – é a tolerância.

Para o deserdado da Terra – é a expressão de carinho. (Emmanuel)

Page 13:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

13

JESUS E A CARIDADE:A parábola do bom samaritano é um exemplo de como se deve praticar a caridade.

Ser caridoso é ser profundamente humano

Disse Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo.

Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão. E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.

E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu te pagarei, quando voltar. (Lucas, 10.30-35).

A parábola do Bom Samaritano é um exemplo que ilustra a moral do conjunto dos ensinamentos de Jesus, fundamentada na prática da caridade.

Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, ele aponta essas duas virtudes como sendo as que conduzem à eterna felicidade.

“Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso, e não te assistimos? Então lhes responderá: em verdade vos digo que sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.” (Mateus, 25:44 e 45).

Na questão 886, de O Livro dos Espíritos, temos:

Page 14:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

14

“Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como entendia Jesus”? Resposta:“Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão das ofensas. A caridade, segundo Jesus, não está restrita à esmola. Ela abrange todas as relações que temos com os nossos semelhantes, quer sejam nossos inferiores, nossos iguais ou superiores.”

Obs. Os homens precisam uns dos outros para aprenderem juntos, para trocarem afetos, para se auxiliarem mutuamente. Sem a caridade, ocorreria a frieza, a indiferença, enfim, o intensificar das dores e problemas humanos. Existe um pensamento que diz: “As mãos que oferecem flores ficam perfumadas”. Assim é a vida: ela sempre responde com o que fazemos. Praticando o bem, teremos o bem a nosso favor; amando, teremos o amor ampliado dentro de nós.

Page 15:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

15

O Mérito de Dar o que te faz falta: O comportamento caridoso não é algo espontâneo e natural em muitos de nós. Ser caridoso, em determinadas circunstâncias, ainda nos causa um certo desconforto.

E quantas são as desculpas que produzimos para não nos envolvermos com o próximo! É a falta de tempo, de recursos financeiros, de jeito... Por outro lado, quantas são as situações em que nos cobramos uma atitude de maior solicitude!

Quantas são as atenções que dispensamos, justamente para abrandar nossas cobranças íntimas! Hammed ressalta que muitas vezes, “doamos coisas” ou “favorecemos criaturas” a fim de proporcionar a nós mesmos, temporariamente, uma sensação de bem-estar, de poder íntimo ou de vaidade pessoal. Mas Jesus ensinou que, no ato de oferecimento, o que vale são as motivações e intenções que geram tal comportamento. Temos, então, o clássico exemplo da oferta da viúva pobre. (Mc 12:41-44) Ela, ao colocar apenas duas moedas na caixa de ofertas – diferentemente de outros que lá haviam colocado grandes quantias – fez com que o Cristo pronunciasse as seguintes palavras aos seus discípulos: 

“Em verdade vos digo que esta viúva pobre deu mais do que fizeram todos os ofertantes. Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.” 

Page 16:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

16

 Para muitos indivíduos, a caridade consiste, basicamente, em doar aquilo que não lhes tem mais serventia e utilidade, acreditando que esse gesto seja o suficiente para caracterizá-los como pessoas caridosas. Entretanto, a caridade é uma disposição íntima ativa e dinâmica, que se manifesta das mais variadas formas: em pensamentos de bondade, em conselhos úteis, em alimento e recursos na hora certa, em força que reanima.  O autêntico comportamento caridoso é aquele que não espera ou exige reconhecimento, gratidão ou qualquer tipo de recompensa. E é justamente esse desapego dos resultados que caracteriza o indivíduo caridoso, pois ele se disponibiliza ao outro pela simples satisfação que isso lhe proporciona. 

Page 17:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

17

Exemplo de Pessoas Caridosas:Chico Xavier, Irmã Dulce e Madre Teresa de Calcutá. Pessoas que dedicaram toda a sua Vida em auxílio ao próximo sem esperar nada em troca.

Apresente mais pessoas que conhece como exemplo de Caridade:

Page 18:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

18

Caridade do Tempo:Amplia-se na vida, segundo as nossas necessidades, o tema sempre novo da caridade.

Ninguém calcula a importância do pão que socorre o faminto, nem o valor do remédio que alivia o doente.

Outras expressões de beneficência, contudo, vão surgindo imperiosas.

Uma delas, que raramente refletimos, baseia-se na dádiva das horas – caridade do tempo, ao alcance de todos.

Não há criatura impedida de exercê-la. Em qualquer clima social, semelhante cooperação é fundamento do bem.

Um dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . .

Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos felizes. . .

Um horário de serviço puramente fraterno na esfera profissional para os que nos reclamam a experiência. . .

Um momento de tolerância e respeito para os que se extraviam na cólera. . .

Um minuto a mais de atenção para a conversa de alguém que ainda ignora o processo de resumir. . .

Uma hora para a visita espontânea ou solicitada em que sejamos úteis. . .

Todos podemos calar para que outros falem, extrair alguns instantes dos apertos do dia a dia para atividades edificantes, empregar retalhos de repouso no estudo para conseguir esclarecer ou ensinar, suprimir um passeio ou uma distração para a felicidade de servir. . .

Não nos esqueçamos de articular oportunidades em auxílio de outrem.

Caridade do tempo, fonte de amor e luz. É com ela e por ela que a própria Sabedoria Divina nos ampara e nos reergue, corrige e aprimora, usando paciência infinita conosco, através da vida. (ANDRÉ LUIZ)

Page 19:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

19

"Quando a caridade é muito discutida o socorro chega tarde." (Dr. Bezerra de Menezes)

Simples atos de caridade de que costumamos esquecer:

1. SorrirUm cristão sempre é alegre. Às vezes podemos nem perceber, mas, ao sorrir, aliviamos a carga dos que estão ao nosso redor: na rua, no trabalho, em casa, na faculdade. A felicidade do cristão é uma bênção para os outros e para si mesmo.2. AgradecerNunca se acostume a receber as coisas, mesmo “porque você precisa” ou “porque tem direito” a elas. Receba tudo como um presente, mesmo se estiver pagando por isso. Agradeça sempre. A pessoa agradecida é mais feliz.3. Recordar às pessoas o quanto você as amaVocê sabe que os ama. Mas… e eles? Carinho, abraços e palavras nunca são demais. Se Jesus não tivesse se feito carne, nós jamais teríamos entendido que Deus é amor.4. Cumprimentar essas pessoas que você vê diariamenteO porteiro, a faxineira, a recepcionista, o vizinho. Ao cumprimentá-los, você lhes recorda o quanto são importantes e o quanto você os valoriza.

Page 20:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

20

5. Escutar a história das pessoas sem preconceitoO que pode nos tornar mais humanos que saber escutar? Cada história que lhe contam o unem mais aos outros: seus filhos, seu cônjuge, seu chefe, o professor, suas preocupações e alegrias. Você sabe que não são só palavras, mas partes da sua vida que precisam ser compartilhadas.6. Parar para ajudarNão interessa se é um problema de matemática, uma simples pergunta ou alguém com fome na rua. Ajuda nunca é demais. Todos nós precisamos uns dos outros.7. Motivar as pessoasSabe aquele amigo que não anda muito bem? Tente arrancar um sorriso dele, para aliviar seu desânimo e ver que nem tudo na vida é ruim. É sempre bom saber que existe alguém que nos ama e que está ao nosso lado.8. Comemorar as qualidades e conquistas dos outrosNunca deixe de celebrar as alegrias das pessoas que convivem com você, suas qualidades, conquistas, boas ações. Simples frases como “Parabéns!”, “Fico feliz por você”, “Você fica bem com essa cor”, podem alegrar o dia de uma pessoa.9. Doar as coisas que você não usaVale a pena fazer uma faxina no armário e separar algumas coisas para a doação. Isso ajuda a valorizar o que temos, engrandece nosso coração e pode fazer outras pessoas felizes.10. Ajudar para que outra pessoa descanseIsso pode ser vivido especialmente nas famílias. Você pode começar a fazer a tarefa de outra pessoa para que ela possa descansar, ou antes, de que ela lhe peça ajuda. A vida fica mais leve quando nos ajudamos mutuamente nas responsabilidades cotidianas. 11. Corrigir com amorCorrigir é uma arte. Muitas vezes nos encontramos em situações com as quais não sabemos lidar. O melhor método é o amor. O amor não somente sabe corrigir, mas também perdoar, aceitar e seguir em frente. Não tenha medo de corrigir e ser corrigido,

Page 21:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

21

isso é uma demonstração de que os outros gostam de você e querem que você seja melhor.12. Ser detalhista com os que estão perto de vocêSe você sabe do que aquela pessoa gosta, por que não aproveitar isso para fazê-la feliz? Tudo o que é dado com amor é melhor. Sair de si mesmo e pensar nos outros é maravilhoso e alegra o coração.13. Limpar o que você usa em casaNa vida familiar, isso é essencial para não sobrecarregar ninguém. Faça a sua parte, e faça com carinho. Você se sentirá alegre e em paz com isso.14. Ajudar os outros em suas dificuldadesCarregar uma sacola, ajudar uma pessoa a atravessar a rua, pagar o almoço para alguém… São muitos detalhes ao seu alcance, e as pessoas não vão se esquecer do bem que você fez a elas. Demonstre que você ainda acredita na humanidade.15. Ligar para os seus paisTalvez você more sozinho ou inclusive já tenha sua própria família. No entanto, seus pais ainda se emocionam ao ver que você se lembra deles. Estar atento ao que eles precisam ou simplesmente ligar para saber como estão é algo que não custa muito e é um gesto de gratidão enorme. (http://www.a12.com)

Page 22:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

22

8 Maneiras de praticar a Caridade:

1- Ser guiado por DeusEsse é o primeiro e importantíssimo passo. Isso porque é necessário deixar Deus nos guiar para que consigamos atingir o ponto alto da caridade, que é o Amor. Aquele que se deixa amar por Deus, transborda essa experiência e caridade ao próximo.

2- Praticar o desapego materialDesapegar de coisas materiais, já é bem claro pra nós como o podemos fazer. Roupas, sapatos, objetos que não usamos mais, sempre há algo que podemos doar!

3- Praticar o desapego imaterialAqui pode exigir um pouquinho mais de nós. É que para sermos, de fato, caridosos, precisamos aprender deixar de lado nossas coisas, nossos problemas, nosso tempo. É doar a si mesmo ao outro.

4- Ajudar nas pequenas coisasÀs vezes, ficamos pensando em coisas mirabolantes para praticarmos a caridade, mas nos esquecemos de que até os mínimos atos de ajuda são caridade. Procure ajudar as pessoas da sua casa, sua família. Lave louça, arrume seu quarto, pendure um quadro... Faça caridade!

5- Ficar atento às necessidades do próximoAlém de ajudar os conhecidos, ajude também os desconhecidos! Quando estiver andando na rua, dentro de um ônibus, fique atento às necessidades do seu próximo. Carregue uma sacola, dê lugar pra um idoso... E o que mais for necessário.

6- Ter tempo para ouvirTambém é um ato de caridade, principalmente neste tempo de rotinas tão corridas, em que ninguém mais tem tempo para os

Page 23:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

23

outros. Afinal, além de ser uma caridade espiritual para o próximo, também pode ser o meio para descobrirmos suas outras necessidades, como as materiais.

7- Demonstrar amorMostre às pessoas que você ama o que você sente por elas. Sua família, amigos, namorado. Quantas vezes nós perdemos a chance de demonstrar amor? Ficamos com mesquinharias desnecessárias, preguiça, e outros sentimentos que nos faz perder a chance de sermos mais felizes.

8- Demonstrar cuidado com o próximoMesmo com aqueles que você não tem muita afinidade, ou nem conheça! Lembre-se de que somos todos irmãos, filhos do mesmo Deus, e precisamos nos amar. Por isso, seja carinhoso também com as pessoas na rua. Dê um sorriso, cumprimente, preste atenção no seu próximo.

Vamos praticar!O bonito de praticar as virtudes cristãs é que elas sempre tornam o nosso ambiente um lugar melhor. Fazemos bem aos outros e sempre fazemos bem a nós mesmos. Tente você também! (http://www.a12.com/)

Page 24:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

24

Educar a criança com valores da Caridade:Como conseguir que as crianças entendam e pratiquem a caridade?

Queremos que nosso filho seja sincero, generoso e amável. E às vezes nos

descuidamos de um dos valores que mais andam juntos à bondade: a

caridade. Explicar a caridade às crianças é uma tarefa dos pais. Talvez o

exemplo seja a melhor maneira de conseguir que os pequenos entendam o que

essa palavra significa. 

Como explicá-la às crianças:

A caridade é uma das pedras angulares na vida das pessoas. As três virtudes

que toda pessoa deveria ter, são: a fé, a esperança e a caridade. E, dentre

elas, a caridade é a que mais aproxima a pessoa da bondade. Significa amar a

Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. 

Talvez a forma mais simples de explicar-lhes em que consiste a caridade, seja

com o exemplo. Quando vir alguma pessoa necessitada, diga ao seu filho por

que essa pessoa está pedindo dinheiro ou comida. Explique-lhe que algumas

pessoas necessitam de ajuda e que qualquer gesto da nossa parte pode fazer

Page 25:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

25

muita diferença. Deixe que seja ele quem ofereça uma moeda ou algo de

comer. 

A caridade como gesto altruísta nas crianças:

Ser caridoso significa ser menos egoísta e pensar mais nos demais. Ser

caridoso também significa ser generoso. É uma virtude que compreende muitas

outras. E ainda que pensemos que as crianças são pequenas para entendê-la,

o certo é que entre eles se ajudam mais do que pensamos. Com certeza não

custa muito para a criança entender o significado da caridade.

Se você não acredita muito nisso, é só olhar para os menores. Muitas crianças

se entristecem ao ver outras chorarem e tentam ajudá-las se a virem cair.

A criança compartilha seu sanduíche se virem que seu amigo não tem. E fazem

de forma desinteressada, sem esperar nada em troca.

Aplauda esse tipo de comportamento e você terá no futuro um filho caridoso.

(Vilma Medina - Guiainfantil.com)

Page 26:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

26

Saiba mais sobre como ensinar os filhos a desenvolver a virtude da Caridade:

Dicas para ajudar os filhos a vencerem hábitos egoístas ao propor o exercício da caridade por meio de atividades simples que poderão ser realizadas por toda família.

Jesus Cristo foi o exemplo perfeito de caridade. Durante suas andanças Ele

estava constantemente fazendo o bem, demonstrando amor por todas as

pessoas, ajudando os pobres, doentes e todos aqueles que passavam por

aflições.

A única forma de aprendermos sobre a caridade é praticando atos de bondade para com as pessoas a nossa volta. Portanto, a única

forma de ensinar a virtude da caridade a nossos filhos é lhes dar a

oportunidade de experimentar a alegria que decorre do serviço ao próximo.

Para isso, considere as seguintes sugestões:

1) Ensinando crianças pequenas

Ajude-a compreender que quando ela compartilha suas coisas, faz

outras pessoas felizes, o Pai Celestial feliz e o papai e a mamãe

também! Expresse sua satisfação com sorrisos e elogios toda vez que

ela compartilhar algo com alguém.

Explique que ela pode compartilhar a comida, seus lápis de cor, seus

brinquedos e seus livros com a família e os amiguinhos. Se a criança se

Page 27:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

27

mostrar relutante, simplesmente mude o foco sem forçá-la a

compartilhar e retome o assunto mais tarde.

Aproveite datas comemorativas e faça uma atividade especial para

confeccionar e compartilhar cartões. Recorte pedaços de cartolina que

poderão ser decorados com desenhos ou colagens feitos pelas crianças.

Escreva uma pequena mensagem e incentive a criança a dar o cartão

para as pessoas da família, professores ou vizinhos.

Envolva a criança na atividade de separar as roupas e sapatos que não

servem mais e explique que aquelas roupas serão enviadas para

crianças que não as têm.

Lembre-se que as crianças pequenas têm muita dificuldade em compartilhar.

Tenha paciência. Isso é uma característica dessa fase que podemos ir

trabalhando aos poucos para superar.

Por outro lado, elas têm um desejo enorme de ajudar e de fazer os pais felizes!

Page 28:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

28

2) Ensinando crianças maiores e adolescentes

Organize uma visita a um asilo ou hospital. Converse previamente com a

administração da instituição para marcar uma data. Se possível,

converse sobre a possibilidade de levarem bolo ou um lanchinho e

envolva seus filhos em todas as etapas da preparação.

Se seu filho tem algum talento ou habilidade especial, incentive-o a

compartilhar esse talento ensinando outra pessoa. Tocar um

instrumento, bordar ou mesmo dar aulas particulares de matemática.

Organize um projeto para arrecadar agasalhos ou mantimentos que

serão doados para uma instituição de caridade e envolva seu filho em

todas as etapas do projeto: confecção dos cartazes ou folhetos,

arrecadação e (a melhor parte!) a entrega do material arrecadado.

Faça uma Jornada do Livro: ajude seus filhos a separarem alguns livros

de literatura para doação em uma biblioteca comunitária ou escreva um

bilhetinho com uma pequena mensagem. Coloque dentro do livro e

deixe em algum lugar público (um banco da praça, na sala de espera do

hospital ou dentro do ônibus) para que um novo dono o encontre. Ficar

escondido esperando que alguém “adote” o livro é muito divertido. Essa

atividade é uma sugestão da Renata, da fanpage “A Jornada de Renata

Quintella“.

Se envolvam em sua comunidade: existem muitas oportunidades!

Grupos de proteção aos animais, de apoio às crianças com câncer, de

Page 29:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

29

ajuda aos moradores de rua, de contação de histórias em hospitais… As

possibilidades de ajudar são ilimitadas!

Além de sentirem a alegria que é ajudar sem esperar nada em troca, a

autoestima de seu filho será grandemente fortalecida quando sentir que pode

fazer algo de bom para alguém e de contribuir para a comunidade.

Sei que podemos servir de instrumentos nas mãos de Deus para aliviar os fardos uns dos outros. E temos a sagrada responsabilidade de ensinar nossos filhos a fazerem o mesmo. (www.familia.com.br / Marilia de Andrade Conde Aguilar)

Page 30:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

30

Dinâmica sobre CaridadeObjetivo:  Mostrar que podemos fazer caridade através de pequenos gestos.Tempo Estimado: 5minMaterial: Caixa (correio fraterno) com bilhetes dentro de envelopesDescrição: O Professor colocará dentro de um envelope uma tarefa a ser realizada pelo aluno. Depois pedirá que cada um pegue um envelope que estará dentro de uma caixa, nomeada como ''Correio fraterno''. Na próxima, aula o aluno comentará o que fez com sua cartinha.

Tarefas (Bilhetes):

- Vale: Dar um abraço e fazer um desenho bonito para seu irmão (caso não tenha, pode ser para um amigo).  - Vale: Dar um abraço e um beijo nos seus pais e lhe dizer algo bonito.- Vale: Fazer uma oração para alguém que está doente.- Vale: Escrever uma mensagem de carinho para os pais.-  Vale: Arrumar o quarto.- Vale: Ajudar na limpeza da casa.- Vale: Ajudar um colega na escola ou no trabalho.- Vale: Visitar e conversar com os avós, outro parente ou amigos .- Vale: Ler um trecho do evangelho de Jesus.

Page 31:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

31

CONCLUSÃO:

Podemos ajudar o próximo de muitas maneiras: dirigir uma palavra amiga;

elogiar; orientar como resolver uma dificuldade; ajudar monetariamente; ajudar

oferecendo materiais; fazer visitas a asilos estendendo as mãos, dando um

abraço e dirigindo palavras de carinho, pois é o que mais os idosos carecem;

realizar trabalhos voluntários, etc.

Caridade é o ato de minimizar o sofrimento alheio, solidarizando-nos, sem

esperar recompensa de qualquer espécie.

Acima dos bens materiais, que detemos provisoriamente, por empréstimo divino, todos possuímos valores espirituais que devemos igualmente oferecer àqueles que de nós se aproximam.

A caridade se expressa na alegria e no bom ânimo com que procuramos contagiar os tristes e os aflitos. Consiste na paz, felicidade e confiança que irradiamos no lar, no trabalho, na escola e na sociedade em que vivemos.

Se já sabemos distribuir o pão do corpo, aprendamos a distribuir o pão da fraternidade e o tesouro da amizade sincera com todos aqueles que compartilham a experiência evolutiva na Terra.

O sofrimento dos nossos Irmãos, as mazelas do mundo, nos oferecem a Divina oportunidade de AGIR em Benefício de Todos.

Nossa Vida é de Relacionamentos, então temos a oportunidade de sermos Caridosos (Fazer o Bem) o tempo todo.

Desde um prato de comida, algumas moedas, um agasalho, um bom conselho, um bom ouvido, um forte abraço e um sorriso sincero, todos podemos ser caridosos, mesmo que seja numa prece. Que possamos sentir a alegria de dar alegria ao próximo, simples assim Amigos Semeadores!

Page 32:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

32

VÍDEOS RECOMENDADOS SOBRE CARIDADEhttps://www.youtube.com/watch?v=xOu18xe0FTU&feature=youtu.be (BALADA DA CARIDADE)

https://www.youtube.com/watch?v=V7cjo_bZ4ew&feature=youtu.be (O casaco)

https://www.youtube.com/watch?v=OJH5JIfNY4w&feature=youtu.be (Caridade Essencial)

https://www.youtube.com/watch?v=x0R4ntTDWlM&feature=youtu.be (Cabelo para Irmão)

https://www.youtube.com/watch?v=2y-q4YgxCmc&feature=youtu.be (Caridade verdadeira)

https://www.youtube.com/watch?v=gizfyQhDsBU&feature=youtu.be (Irmã Dulce)

https://www.youtube.com/watch?v=GMTINQ0XW4Q&feature=youtu.be (Convidei Jesus pra jantar comigo)

Page 33:  · Web viewUm dia de trabalho gratuito no levantamento das boas obras. . . Uma semana tomada às férias para concurso desinteressado às instituições que reúnem doentes menos

33

Lição de Casa - Perguntas para fixação:1. Segundo Jesus, qual é o verdadeiro sentido da palavra caridade?2. Por quais maneiras podemos fazer a caridade?3. O que é a esmola?4. Por que a esmola é quase sempre humilhante?5. Quais são os dois tipos de caridade que podemos fazer?6. Dê alguns exemplos de Caridade Material.7. Dê alguns exemplos de Caridade Moral.8. É bom fazer o Bem? Praticar a Caridade?9. Você se considera uma pessoa Caridosa?