file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:...

27
ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC Normalização e Orientação Bibliográfica NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos NBR 6024:2012- Numeração Progressiva NBR 6027:2012- Apresentação de Sumário NBR 6028:2003- Apresentação de Resumo NBR 10520:2002 Citações no texto NBR 6023:2002 Referências NBR 12225:2004 Lombada INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é um trabalho monográfico acerca de um tema particular abordado de forma sistemática e completo. A sua finalidade é representar o resultado de um estudo expressando o conhecimento do assunto escolhido. Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT é o Órgão representativo no Brasil para a normalização de trabalhos acadêmicos. A ABNT possui um conjunto de normas instrumentais visando à padronização de formato e a configuração do texto, onde todo trabalho acadêmico deve estar fundamentado na estrutura normativa de suas normas tanto na parte externa, interna como na estrutura gráfica de representação do trabalho. O objetivo deste trabalho é transcrever as principais normas com alguns exemplos e comentários para auxiliar nas etapas do trabalho para melhor entendimento da estrutura do trabalho com a diretiva da norma. É recomendável submeter à versão final do TCC, à revisão ortográfica e gramatical por

Transcript of file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:...

Page 1: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC

Normalização e Orientação Bibliográfica

NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

NBR 6024:2012- Numeração Progressiva

NBR 6027:2012- Apresentação de Sumário

NBR 6028:2003- Apresentação de Resumo

NBR 10520:2002 Citações no texto

NBR 6023:2002 Referências

NBR 12225:2004 Lombada

INTRODUÇÃO

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é um trabalho monográfico acerca de um tema particular abordado de forma sistemática e completo. A sua finalidade é representar o resultado de um estudo expressando o conhecimento do assunto escolhido. Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT é o Órgão representativo no Brasil para a normalização de trabalhos acadêmicos. A ABNT possui um conjunto de normas instrumentais visando à padronização de formato e a configuração do texto, onde todo trabalho acadêmico deve estar fundamentado na estrutura normativa de suas normas tanto na parte externa, interna como na estrutura gráfica de representação do trabalho.

O objetivo deste trabalho é transcrever as principais normas com alguns exemplos e comentários para auxiliar nas etapas do trabalho para melhor entendimento da estrutura do trabalho com a diretiva da norma. É recomendável submeter à versão final do TCC, à revisão ortográfica e gramatical por profissionais da área, tanto no idioma português do texto, quanto para o idioma Inglês quando o aluno apresentar o abstract após o resumo.

TRABALHOS ACADÊMICOS: NBR 14724:2011

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

Ordem de apresentação dos elementos no TCC: Trabalho de Conclusão de Curso passo a passo:

Page 2: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

CAPA: (Obrigatório) é a proteção externa do trabalho, normalmente padronizada pelo curso. Nela deve conter:

a) O nome da Instituição,b) O nome do autor,c) Título da Monografia, ou TCC, subtítulo se houver,d) Local: cidade,e) Ano da entrega.f) Lombada: elemento que deve ser apresentado de acordo com a NBR

12225:2004.

FOLHA DE ROSTO: (Obrigatório) é a folha que apresenta os elementos essenciais à identificação do trabalho como:

a) Nome do autor,b) Título do trabalho, subtítulo se houver,c) Número do volume se houver mais de um, deve constar em cada folha

de rosto a especificação do respectivo volume.d) Nota indicativa e natureza do trabalho e nome da Instituição,e) Nome no Orientador e coorientador se houver,f) Local: cidade da instituição onde deve ser apresentado,g) Ano da entrega,

VERSO DA FOLHA DE ROSTO: (Obrigatório) Deve conter os dados de catalogação-na-publicação, conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente, (a ficha catalográfica).

ERRATA: se for constatado erros após o término do trabalho pode-se optar por uma inclusão de uma Errata. Por exemplo:

Folha

Linha

Onde se lê

Leia-se

37 11 Distensão Distinção

FOLHA DE APROVAÇÃO: (Obrigatório) Deve ser inserida após a folha de rosto, constituída pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração). Data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. A data de aprovação e as assinaturas dos membros componentes da banca examinadora devem ser colocadas após a aprovação do trabalho.

DEDICATÓRIA (Opcional): Fica a critério do autor.

Page 3: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

AGRADECIMENTO (Opcional.): É interessante que sejam feitos agradecimentos a pessoas e instituições.

EPÍGRAFE: (Opcional.) Elaborada conforme a ABNT NBR 10520. Deve ser inserida após os agradecimentos. Podem também constar epígrafes nas folhas ou páginas de abertura das seções primárias.

RESUMO em língua vernácula: (Obrigatório) é a apresentação resumida, clara e concisa do texto, destacando-se os aspectos de maior interesse e importância. Deve ser redigido de forma impessoal, não excedendo 500 palavras para dissertações e teses. O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Deve conter de 3 a 6 palavras-chave separadas entre si por “ponto” e figurar logo abaixo do Resumo antecedidas pela expressão Palavras-chave:

ABSTRACT é o Resumo em língua estrangeira: (Obrigatório) é a tradução do Resumo para uma língua estrangeira, neste caso, o Inglês. No caso de ser outra língua como, por exemplo, o Espanhol, nomeia-se RESUMEN e Palabras clave.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES e ou TABELAS (Opcional): localiza-se após o sumário, em página própria. Relaciona figuras, tabelas, quadros e gráficos, fotografias na ordem em que aparecem no texto, indicando o número, o título e a página onde se encontram. Se houver poucas ilustrações de cada tipo, todas podem ser colocadas em uma página.

LISTA DE SIGLAS, ABREVIATURAS E SÍMBOLOS: devem ser ordenadas alfabeticamente, seguidas de seus significados. Usar uma nova página para cada lista.

SUMÁRIO: Relação das principais divisões do trabalho na ordem em que aparecem no texto. Elemento obrigatório. Elaborado conforme a ABNT NBR 6027 de 2012.

ELEMENTOS TEXTUAIS

O texto do trabalho acadêmico é composto por três partes fundamentais:

1 - INTRODUÇÃO

Parte inicial onde deve destacar e explicar os motivos da realização do estudo, sua importância fornecendo os antecedentes que os justifiquem, o que implica em menção aos trabalhos anteriores publicados sobre o tema e problema de pesquisa. Tem como objetivo principal definir, delimitar e situar o assunto da pesquisa. Deve incluir também o Problema da pesquisa, os objetivos e a justificativa.

Page 4: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

Os Problemas de pesquisa são formulados com: “como”, “qual/quais”, “o quê”, “por que”. Depois de definido o Tema do trabalho, levanta-se uma questão para ser respondida através de pesquisa. O problema é criado pelo próprio autor referente ao tema escolhido. Por exemplo:

TEMA: Prevalência de parasitoses em escolares do primeiro ciclo educacional.

PROBLEMA: Quais são os fatores relacionados com a prevalência de parasitoses em escolares do primeiro ciclo educacional?

OBJETIVOS GERAIS: Os objetivos definem de modo geral o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Visam esclarecer o que se deve observar nos fenômenos reais para atingir os objetivos gerais.

2 - DESENVOLVIMENTO

Parte principal que contém a exposição ordenada e estruturada do assunto. “Ele representa os tópicos como: “Fundamentação Teórica”, “Casuística ou Metodologia”, ou “Métodos”, Materiais e Métodos”, “Resultados”, “Discussões”. Os itens do tópico Desenvolvimento podem ser divididos em capítulos de acordo com o professor orientador ou em tantas seções e subseções quantas forem necessárias para o detalhamento da pesquisa (TCC).

Nesta fase do trabalho é importante para o Professor orientador com o aluno definir o planejamento da monografia e como pretende fazer a pesquisa em função do tema escolhido, do objeto de estudo, de como a pesquisa será delineada, o tipo de pesquisa com abordagem quantitativa, qualitativa, documental, experimental, descritivas, exploratória, etc. conforme descritos por Gil (2002) e Grigolli (2008). Definir a estrutura formal da apresentação da monografia, ou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), se o trabalho é de revisão de literatura ou pesquisa de laboratório, a população de estudo, coleta e análise dos dados, os instrumentos de coleta, Trabalho Interdisciplinar Orientado e questões éticas.

3 - CONCLUSÃO

É o fechamento do trabalho baseado nos objetivos e hipóteses propostos no trabalho. Devem estar baseados em fatos comprovados e discutidos pelo autor, bem como estar relacionados com os objetivos propostos no estudo.

Page 5: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

REFERÊNCIAS: É um conjunto de elementos que identificam uma publicação no todo ou em parte e que foram citadas no texto de um trabalho acadêmico ou técnico. Elemento obrigatório que deve ser elaboradas de acordo com a NBR 6023:2002.

APÊNDICE (op.): texto ou documentos Elaborado pelo autor a fim de complementar sua argumentação no trabalho.

ANEXO (op.): texto ou documento não elaborado pelo autor a fim de complementar sua argumentação.

GLOSSÁRIO (op.): consiste numa lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

Ilustrações

Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (Desenho, Esquema, Fluxograma, Fotografia, Gráfico, Mapa, Organograma, Planta, Quadro, Retrato, Figura, Imagem, entre outros), seguido de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

Exemplos:

Page 6: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

Fonte: Dados da pesquisa. Ou Fonte: Dados do autor. Ou Fonte: Elaborado pelo Autor.

Figura 1 - Síntese de Ésteres de Aromas de Frutas dentro dos princípios da química verde.

Fonte: OLIVEIRA, et al. 2014

Exemplo de Tabela com Legenda

Table 1 - Oligonucleotide probes used in Card-FISH for this study. 

Probe Sequence (5′ to 3′) of probe Specificity SourceNON-Eub338 ACA TCC TAC GGG AGG C Negative Control (Wallner   et al ., 1993 )Eub338 GCT GCC TCC CGT AGG AGT Domain Bacteria (Amann et al., 1990)Alk CG ACG CGA GCT CAT CCA TCA Alcanivorax genus (Karner and Fuhrman, 1997)

After the hybridization and amplification steps, slides were examined by an Axioplan epifluorescence microscope (Zeiss; Carl Zeiss Inc., Thornwood, N.Y., USA) equipped with an appropriate filter sets for Card-FISH. Before counting, the slides were stored at −20 °C for several days without any loss of fluorescence intensity. Cell counts were reported as the mean value of cells mL−1.Fonte: SANTISI et al., 2015.

Exemplo de Tabela e demais ilustrações com Legenda em Originais em revistas científicas. Geralmente não aparece a Fonte pela própria natureza e estrutura da pesquisa.

Page 7: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

Figura 1 - Cortes transversais do bordo foliar de Citrus limettioides.

A- bordo do ápice. B- bordo do terço mediano. C- bordo da base. cu: cutícula espessa; ep: epiderme unisseriada; cp: cristais prismáticos; co: colênquima; fv: feixe vascular; cs: cavidade secretora; pp: parênquima paliçádico. Coloração: azul de Alcian/safranina. Fonte: O autor.

Obs.: Todas as ilustrações com legendas devem seguir este modelo de Tabelas com legendas.

Citações bibliográficas em trabalhos acadêmicos: NBR 10520:2002

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: Citações em documentos: Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

CITAÇÕES NO TEXTOAs citações de texto ou chamadas referenciais1 são os conceitos, as ideias e as informações colhidas em outros trabalhos mencionados com a finalidade de comprovar as ideias desenvolvidas pelo autor nos trabalhos acadêmicos na universidade.

As citações podem ser transcrições diretas ou textuais (citações curtas ou longas), e, citações indiretas ou livres (quando o autor ou o aluno comenta e parafraseia as ideias de outros autores consultadas sem reprodução exata das palavras do original).

Em um trabalho científico devemos ter sempre a preocupação de fazer referências precisas às ideias, frases ou conclusões de outros autores, isto é, citar a fonte (livro, revista e todo tipo de material produzido gráfica ou eletronicamente) de onde são extraídos esses dados.

As citações podem ser:

Citação direta: Transcrição textual de parte da obra do autor consultado deve ser registrada no texto entre aspas duplas;

1 É uma citação de outro autor também conhecida como “Tag de citação necessária/Citation needed”.

Page 8: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

Citação indireta: Transcrição textual de parte da obra do autor consultado. Consiste na reprodução do conteúdo e/ou ideia do documento original; devem ser indicadas no texto com a expressão: conforme, segundo, etc.... ex.: Conforme Rahrazwen (1943) ... ou final da frase ou parágrafo: (RAHRAZWEN, 1943).

CITAÇÕES DIRETAS

As citações diretas no texto (curtas), com até 3 linhas, deverão ser apresentadas no texto entre aspas duplas e ao final da transcrição, faz-se à citação. Exemplo:

Os instrumentos de AMQESF “privilegiam e enfatizam os elementos de processo, especialmente os processos de trabalho, os quais oferecem possibilidades amplas e acessíveis de intervenção quando os problemas são identificados.” (BRASIL, 2006, p. 25).

As citações diretas no texto (longas), com mais de 3 linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas, e ao final da transcrição, faz-se a citação.

Exemplo:

Produzir ou manter um 'homem inteiro' é tarefa que vai muito além das possibilidades do aparelho produtor de serviços de saúde. Para Botazzo (2008),

[...] antes é coisa que se inscreve no terreno da utopia. Mesmo com esta enorme restrição, para muitos é desejável e possível uma abordagem mais 'integralizadora' quando se trata de prover cuidados de saúde para indivíduos ou grupos. (BOTAZZO, 2008).

CITAÇÕES INDIRETAS

Reproduz-se a ideia do autor consultado sem, contudo transcrevê-la literalmente. Nesse caso, as aspas não são necessárias, todavia, citar a fonte é indispensável. Exemplos:

Segundo a organização Internacional do Açúcar, a média mundial per capta do consumo do açúcar aumentou 16% nos últimos 20 anos (GAINNO; SILVA, 2011).

Page 9: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

De acordo com Freitas (1989), a cultura organizacional pode ser identificada e aprendida através de seus elementos básicos tais como: valores, crenças, rituais, estórias e mitos, tabus e normas.

SISTEMA DE CHAMADAS (NO TEXTO)

As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: numérico ou autor-data.Qualquer que seja o método adotado deve ser seguido constantemente ao longo de todo o trabalho, permitindo sua correlação na lista de referências ou em notas de rodapé.

Quando o(s) nome(s) do(s) autor(es), instituição(ões), responsável(eis) estiver(em) incluído(s) na sentença, indica-se a data, entre parênteses, acrescida da(s) página(s), se a citação for direta.

Exemplo: Em Teatro Aberto (1963) relata-se a emergência do teatro do absurdo. Segundo Morais (1955, p. 32) assinala "[...] a presença de concreções de bauxita no Rio Cricon."

Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso. Exemplo:

(BARBOSA, C., 1958) (BARBOSA, Cássio, 1965).

(BARBOSA, C., 1959) (BARBOSA, Celso, 1965).

As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espacejamento, conforme a lista de referências.

Exemplo: De acordo com Reeside (1972a) [...]

[...] (REESIDE, 1927b)

As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, tem as suas datas separadas por vírgula.Exemplo:

(DREYFUSS, 1989, 1991, 1995).

(CRUZ; CORREA; COSTA, 1998, 1999, 2000).

Page 10: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética.Exemplo:

Ela polariza e encaminha, sob a forma de "demanda coletiva", as necessidades de todos (FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA, 1997).

Diversos autores salientam a importância do "acontecimento desencadeador" no inicio de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991).

SISTEMA NUMÉRICO

Neste sistema, a indicação da fonte é feita por uma numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, remetendo à lista de referências ao final do trabalho, do capítulo ou da parte, na mesma ordem em que aparecem no texto. Não se inicia a numeração das citações a cada página. O sistema numérico não deve ser utilizado quando há notas de rodapé.

A indicação da numeração pode ser feita entre parênteses, alinhada ao texto, ou situada pouco acima da linha do texto em expoente à linha do mesmo, após a pontuação que fecha a citação.Exemplo: Diz Rui Barbosa: "Tudo é viver, previvendo." (15)

Diz Rui Barbosa: "Tudo é viver, previvendo." 15

SISTEMA AUTOR-DATA

Neste sistema, a indicação da fonte é feita:a) pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável até o primeiro sinal de pontuação, seguido(s) da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separado por vírgula e entre parênteses:Exemplos: No texto:A chamada "pandectísta havia sido a forma particular pela qual o direito romano fora integrado no século XIX na Alemanha em particular." (LOPES, 2000, p. 225)."

Na lista de referências:

LOPES, José Reinaldo de Lima. O direito na História. São Paulo: Max Limonad, 2000.

No texto:

Page 11: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

Bobbio (1995, p.30) com muita propriedade nos lembra, ao comentar esta situação, que os "juristas medievais justificaram formalmente a validade do direito romano ponderando que este era o direito do Império Romano que tinha sido reconstituído por Carlos Magno com o nome de Sacro Império Romano."

Na lista de referências:

BOBBIO, Norberto. O positivismo jurídico: lições de Filosofia do Direito. São Paulo: Ícone, 1995.

No texto:De fato, semelhante equacionamento do problema conteria o risco de se considerar a literatura meramente como uma fonte a mais de conteúdos já previamente disponíveis, em outros lugares, para a teologia (JOSSUA; METZ 1976, p.3).

Na lista de referências:

JOSSUA, Jean Pierre; METZ, Johann Baptist. Editorial: Teologia e Literatura. Concilium, Petrópolis, v. 115, n. 5, p. 2-5, 1976.

No texto:Merriam e Caffarella (1991) observam que a localização de recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida.

Na lista de referências:

MERRIAM, S.; CAFFARELLA, R. Learning in adul'hood: a comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.

No texto:

"Comunidade tem que poder ser intercambiada em qualquer circunstância, sem quaisquer restrições estatais, pelas moedas dos outros Estados-membros." (COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS, 1992, p. 34).

Na lista de referências:

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. A união europeia. Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias, 1992.

No texto:O mecanismo proposto para viabilizar esta concepção é o chamado Contrato de Gestão, que conduziria à captação de recursos privados como forma de reduzir os investimentos públicos no ensino superior (BRASIL, 1995).

Na lista de referências:

Page 12: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

BRASIL. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília, DF, 1995.

b) pela primeira palavra do título seguida de reticências, no caso das obras sem indicação de autoria ou responsabilidade, seguida da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses;

Exemplos: No texto:

"As IES implementarão mecanismos democráticos, legítimos e transparentes de avaliação sistemática das suas atividades, levando em conta seus objetivos institucionais e seus compromissos para com a sociedade." (ANTEPROJETO..., 1987, p. 55).

Na lista de referências:

ANTEPROJETO de lei. Estudos e Debates, Brasília, DF,. N. 13, p. 51-60, jan. 1987.

c) se o título iniciar por artigo (definido ou indefinido), ou monossílabo, este deve ser incluído na indicação da fonte.

Exemplos: No texto:E eles disseram "globalização", e soubemos que era assim que chamavam a ordem absurda em que dinheiro é a única pátria à qual se serve e as fronteiras se diluem, não pela fraternidade, mas pelo sangramento que engorda poderosos sem nacionalidade (A FLOR..., 1995, p. 4).

Na lista de referências:

A FLOR Prometida. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 4, 21 abr. 1995.

No texto:

“Em Nova Londrina (PR), as crianças são levadas às lavouras a partir dos 5 anos." (NOS CANAVIAIS..., 1995, p. 2).

Na lista de referências:

NOS CANAVIAIS, mutilação em vez de lazer e escola. O Globo, Rio de Janeiro, 16 Jul. 1995. O País, p. 12.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: Referências: Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

Referências bibliográficas, Webgráficas, etc.

Page 13: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

As normas de Referências serão abordadas em outro arquivo devido sua complexidade e extensão dos itens referentes aos vários formatos de documentos contidos nas normas.

NUMERAÇÃO PROGRESSIVA DE ACORDO COM A NBR 6024:2012

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva de um documento: apresentação. Rio de Janeiro, 2012.

Numeração progressiva das seções de um documento

Referência Normativa

Esta segunda edição da NBR 6024:2012 cancela e substitui a edição anterior (NBR6024: 2003), a qual foi tecnicamente revisada.

Esta norma se aplica a todos os tipos de documentos, independentemente de seu suporte, com exceção daqueles que possuem sistematização própria (dicionários, vocabulários, etc.) ou que não necessitam de sistematização (obras literárias em geral).

O documento NBR 6027:2012 Informação e Documentação: SUMÁRIO é indispensável à aplicação da NBR 6024:2012 Numeração progressiva, ou seja, todas as seções descritas no SUMÁRIO de qualquer documento devem ser padronizadas de acordo com a NBR 6024 contendo as indicações de Seções incluindo as Alíneas e as Subalíneas.

Segundo a NBR 6024:2012, a numeração progressiva é usada para explicar a sistematização do conteúdo do trabalho (TCC). Devem-se usar algarismos arábicos e limitar a numeração até a Seção quinaria. Para indicar Seções primárias use sempre números inteiros, partindo do número 1 (um). Para as Seções secundárias, é preciso acrescentar a indicação primária da qual faz parte, e o seu número obedecendo à sequência de assuntos. Os dois números são separados por ponto. Repete-se o mesmo processo em relação às demais Seções.

Os títulos das Seções devem ser destacados tipograficamente, de forma hierárquica, da primária a quinaria. Podem ser utilizados os recursos gráficos de maiúsculas, negrito, itálico, sublinhado e outros.

Numeração Progressiva em texto com Seções

Seção primária

Seção secundária

Seção terciária

Seção quaternária

Seção quinaria

2 2.1 2.1.1 2.1.1.1 2.1.1.1.1

Page 14: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

Exemplo:2 REVISÃO DA LITERATURA2.1 VALORES ORGANIZACIONAIS

2.1.1 Definição de valores2.1.1.1 Principais valores

2.1.1.1.1 Democracia

Exemplo de Numeração Progressiva em texto com Alíneas:

2.1 Valores organizacionais:a) Autonomia;b) Conservadorismo;c) Domínio;d) Harmonia;e) Hierarquia;f) Democracia.

ELABORAÇÃO DE SUMÁRIO DE ACORDO COM A NBR 6027:2012

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027: informação e documentação: Sumário: Apresentação. Rio de Janeiro, 2012.

Referencia normativa

Esta segunda edição da NBR 6027:2012 cancela e substitui a edição anterior (NBR 6027:2003), a qual foi tecnicamente revisada.

Recomenda-se que a subordinação dos itens do sumário seja destacada com a mesma apresentação tipográfica utilizada nas Seções do documento.

Este Sumário foi elaborado utilizando os recursos do Word seguindo a NBR 6027

Page 15: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

Exemplo de Sumário:

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO............................................................................................................................5

1.1 JUSTIFICATIVA........................................................................................................................7

1.2 OBJETIVOS: Geral e Específicos.............................................................................................7

1.3 TEMÁTICA...............................................................................................................................7

1.3.1 Problema.............................................................................................................................8

1.3.1.2 Hipótese...........................................................................................................................8

2 REVISÃO DA LITERATURA..........................................................................................................9

2.1 Valores Organizacionais.......................................................................................................11

2.1.1 Definição de valores..........................................................................................................11

2.1.1.1 Principais valores............................................................................................................12

2.1.1.1.1 Democracia.................................................................................................................13

3 MATERIAL E MÉTODOS...........................................................................................................14

4 RESULTADOS...........................................................................................................................16

5 DISCUSSÃO..............................................................................................................................18

6 CONCLUSÕES..........................................................................................................................20.

REFERÊNCIAS..............................................................................................................................23

ANEXOS......................................................................................................................................28

De acordo com o quadro acima se pode afirmar que o Sumário é a enumeração de todos os Elementos e Seções de um texto. Devem constar no Sumário, todos os títulos e as partes de um trabalho com o número da página em que se encontram. A ordem e a grafia deve seguir o mesmo padrão apresentado no desenvolvimento do trabalho (TCC).

ELABORAÇÃO DE RESUMO DE ACORDO COM A NBR 6028:2003

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação: Resumo: Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

O RESUMO em trabalhos acadêmicos pode ser Informativo ou Estruturado. É a última parte do trabalho (TCC) a ser elaborado.

RESUMO INFORMATIVO: Instrução para elaboração:

Page 16: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

Estruture as ideias centrais do trabalho do seu trabalho no RESUMO de acordo com os objetivos pretendidos pelo autor de acordo com a NBR 6028:2003, no qual estabelece os requisitos para a redação e apresentação:

a) Devem estar especificados os Objetivos do trabalho; a Fundamentação Teórico-Metodológica; os Resultados e as Conclusões;

b) O resumo deve conter 250 palavras e não ultrapassar 500 palavras. Deve expressar o assunto do trabalho que você fez.

c) O resumo deve ser composto de uma sequencia de frases concisas, afirmativas e sem enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único;

d) Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular;e) Devem-se evitar símbolos e contrações como: fórmulas, equações, que

não sejam absolutamente necessários; quando seu uso for indispensável, defini-los na primeira vez que aparecerem;

f) As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedida da expressão Palavras-chave: separadas e finalizadas por ponto;

g) Abreviações, citações e referências a números e tabelas não devem ser utilizadas no resumo.

Todo RESUMO deve conter um ABSTRACT e Keywords seguindo o mesmo

padrão da NBR 6028:2003 para resumos.

RESUMO ESTRUTURADO: Instrução para elaboração:

Concisão e Objetividade:

a) Construir o resumo com parágrafo coeso;b) O resumo deve conter de 250 a 500 palavras e expressar o assunto do

trabalho que você fez;c) Deve ser dividido em seções separadas contendo: Objetivos,

Metodologia ou Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões;d) Abreviações, citações e referências a números e tabelas não devem ser

utilizadas no resumo;e) As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedida da

expressão Palavras-chave: separadas e finalizadas por ponto;f) Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

Exemplo de Resumo Estruturado:

Page 17: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

Objetivos2: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como ocorre a transposição didática na ação pedagógica universitária, que mudanças o professor efetua no conhecimento ao tratar pedagogicamente os conteúdos e como possibilita ao aluno a construção do conhecimento. Metodologia: É utilizada uma abordagem qualitativa com análise das respostas dos docentes às entrevistas semiestruturadas sobre o cotidiano da sala de aula. Participam da investigação quinze professores universitários com, no mínimo, cinco anos de docência. Resultados: Nesta etapa do projeto, as informações estão sendo submetidas a análise de conteúdo e apontam, ainda que provisoriamente, a emergência de três categorias de análise: conhecimento profissional docente, bases lógico-psico-sociológicas da organização do conteúdo e construção do conhecimento discente. Conclusões: A investigação está, ao mesmo tempo, indicando que, no processo de transposição didática, o professor tem um decisivo papel mediador, caracterizando-se como um profissional reflexivo, reconstruindo e reavaliando permanentemente sua prática.

Também podem ser apresentados da seguinte forma:

Objetivos: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como ocorre a transposição didática na ação pedagógica universitária, que mudanças o professor efetua no conhecimento ao tratar pedagogicamente os conteúdos e como possibilita ao aluno a construção do conhecimento.

Metodologia: É utilizada uma abordagem qualitativa, com análise das respostas dos docentes a entrevistas semiestruturadas sobre o cotidiano da sala de aula. Participam da investigação quinze professores universitários com, no mínimo, cinco anos de docência.

Resultados: Nesta etapa do projeto, as informações estão sendo submetidas a uma análise de conteúdo e apontam, ainda que provisoriamente, a emergência de três categorias de análise: conhecimento profissional docente, bases lógico-psico-sociológicas da organização do conteúdo e construção do conhecimento discente.

Conclusões: A investigação está, ao mesmo tempo, indicando que, no processo de transposição didática, o professor tem um decisivo papel mediador, caracterizando-se como um profissional reflexivo, reconstruindo e reavaliando permanentemente sua prática.

CONTEÚDOS FUNDAMENTAIS DO RESUMO:

a) Objetivos (o que, para quê?)2 Copiado com adaptação de Débora R. da Silva Neto et al. Transposição didática: uma criação ou recriação cotidiana. In: Salão de Iniciação Científica, 11., Anais...Porto Alegre: UFRGS, 1999. Resumo 104.

Page 18: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

b) Métodos (como?)c) Resultados (a que chegamos?)d) Conclusões (como o que obtivemos conversa com os objetivos?).

QUALIDADES DO TEXTO

a) Clareza: não seja pomposo, nem rebuscado; inclua terminologia específica;

b) Procure utilizar frases pouco extensas e em ordem direta;c) Prefira pessoas do discurso neutras: o resumo versa sobre o trabalho, o

trabalho é o “personagem”;d) Simplicidade aliada à Relevância e Saber específico;e) Capricho: revise o texto.

ESTRUTURA DA DEFESA DO TCC:

APRESENTAÇÃO DO TCC: Estruture a apresentação do TCC de acordo com a estrutura da ideia central descrita no RESUMO.

Quantos slides serão necessários? Depende do tema abordado e do método de pesquisa utilizado. Em média pode variar entre 10 a 15 ou 20 slides.

Título: 1

Introdução: 1 a 3 – Situar o tema, justificativa e o referencial teórico.

Objetivos: 1 a 2 – Geral e Específicos

Métodos: 1 a 3 – Se necessário incluir métodos de Coleta de dados

Resultados: 2 a 4 – Se necessário incluir Tabelas, Figuras e Gráficos.

Conclusões: 1 a 2 – Qual o ponto de chegada? Indicativo para estudo maior? Há relação com os objetivos?Total: 15

TEMPO DE APRESENTAÇÃO DO TCC

O tempo de apresentação do TCC depende da Instituição e do Curso. Geralmente o tempo é de 15 a 20 minutos de apresentação mais 5 a 10 minutos para perguntas feitas pela Banca. Os tópicos descritos na apresentação devem ser conciso, claro e objetivo.

Cronograma do tempo de defesa do TCC: este é apenas um exemplo:

Page 19: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

a) Saudação à Banca. Apresentar o Tema, a Introdução, com o referencial teórico e a justificativa descrevendo resumidamente o problema que o motivou na escolha do Tema e o porquê da importância do trabalho. (± 3 a 5 min.).

b) Relacionar brevemente os objetivos: Geral e Específicos norteadores do trabalho e como foram atingidos. (± 2 a 3 min.).

c) Descrever os recursos metodológicos e tipo de pesquisa e ou coleta de dados referente ao Tema desenvolvido no TCC. (± 3 min.).

d) Apresentar os Resultados por suas etapas de execução metodológica: do descritivo ao analítico e de acordo com os objetivos do trabalho. (± 4 a 5 min.).

e) Apresentar as conclusões finais com uma síntese geral do trabalho, avaliando como ele foi importante e como o desenvolvimento da pesquisa contribuiu para o aprendizado do aluno, bem como comunicação para os leitores de sua área de atuação e agradecimento à Banca e a plateia presente. (± 3 a 4 min.).

REFERÊNCIAS INSTRUMENTAIS DE NORMALIZAÇÃO E DE METODOLOGIA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: Trabalhos acadêmicos: Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: Citações em documentos: Apresentação. Rio de janeiro, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: Referências: Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: informação e documentação: Numeração progressiva de um documento: Apresentação. Rio de Janeiro, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027: informação e documentação: Sumário: Apresentação. Rio de Janeiro, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação: Resumo: Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

Page 20: file · Web viewELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: MONOGRAFIA OU TCC. Normalização e Orientação Bibliográfica. NBR 14724:2011- Trabalhos Acadêmicos

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12225: Informação e documentação: Lombada: Apresentação. Rio de Janeiro, 2004.

BREVIDELLLI, M.M.; SERTORIO, S.C.M. TCC: Trabalho de conclusão de curso: guia prático para docentes e alunos da área da saúde. 4. ed. São Paulo: Iátria, 2010.

CRESWELL, J.W. Projetos de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. porto Alegre: Artmed, 2010.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRIGOLLI, A.A.G. Metodologia do trabalho científico e recursos informacionais na área da saúde. São Paulo: Ed. Santos, 2008.

LEITE, J.A.A. Metodologia de elaboração de teses. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978.

MARCONI, M.A.; LACATOS, E.M. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MARCONI, M.A.; LACATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MEDEIROS, J.B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

RUDIO, F.V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 25. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

SERRA NEGRA, C.A.; SERRA NEGRA, E.M. Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

TRALDI, M.C.; DIAS, R. Monografia passo a passo. 7. Ed. Revisada e ampliada. Campinas: Alínea, 2011.

YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.