Web viewEsta visita de estudo surgiu no âmbito da disciplina de História e Geografia de...

3
Esta visita de estudo surgiu no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal. Para além do Museu de Marinha, visitámos também o Jardim Tropical no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza. Partimos de manhã da nossa escola com destino ao Museu de Marinha. Ana Laura Fonseca Terras Pires 5º - 3ª Nº5

Transcript of Web viewEsta visita de estudo surgiu no âmbito da disciplina de História e Geografia de...

Page 1: Web viewEsta visita de estudo surgiu no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal. Para além do Museu de Marinha, visitámos também o Jardim Tropical no

Esta visita de estudo surgiu no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal.

Para além do Museu de Marinha, visitámos também o Jardim Tropical no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza.

Partimos de manhã da nossa escola com destino ao Museu de Marinha.

No autocarro reina o entusiasmo e a euforia. Mas não só, também a curiosidade e o espírito de descoberta.

Na Sala de Entrada observámos um planisfério onde estão inscritas as principais viagens marítimas que os portugueses realizaram.

Ana Laura Fonseca Terras Pires5º - 3ªNº5

Page 2: Web viewEsta visita de estudo surgiu no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal. Para além do Museu de Marinha, visitámos também o Jardim Tropical no

Ainda nesta sala, deparámo-nos com as estátuas de vários navegadores que participaram nessas viagens, o mais importante dos quais foi o Infante D. Henrique, filho de D. João I e D. Filipa de Lencastre.

Na Sala dos Descobrimentos vimos vários objetos relacionados com as expedições marítimas: pilares de pedra com cruzes, esculturas em madeira, instrumentos de navegação (bússola e astrolábio) e também modelos dos vários navios utilizados durante a expansão portuguesa, tais como: a barca, a caravela latina, a caravela redonda ou caravela da armada, a nau e o galeão português.

Pudemos ver ainda fragatas, canhões, armaduras, vestes antigas, etc.

No Jardim tropical existe um espaço agradável, com lagos, aves aquáticas, pavões, estátuas, um jardim oriental, um grande portão chinês, para além de árvores e plantas tropicais e subtropicais, raros exemplares exóticos, muitas delas em perigo de extinção, até mesmo algumas que já desapareceram por completo nos seus países de origem. Logo na entrada, temos uma bela avenida de palmeiras, que faz com que paremos a caminhada para melhor apreciá-las.

Esta visita permitiu-nos aprofundar os nossos conhecimentos sobre a expansão portuguesa no mundo. Ficámos a conhecer navegadores e todo o tipo de instrumentos relacionados com as viagens que efetuaram.

No jardim tropical foi muito interessante ver a diversidade de plantas que aí existem.

Uma grande vantagem das visitas de estudo é o convívio entre alunos, ou até mesmo entre alunos e professores. E todo este convívio influencia o processo de aprendizagem.

Depois, ficam as recordações as fotografias que captamos, quer em fotografia, quer mentalmente São as recordações que predominam na nossa cabeça na viagem de regresso.

Foi importante fortalecer os conhecimentos adquiridos através de uma visita de estudo aos locais que constituem marcos na História dos Descobrimentos e estar em contato com a natureza.

Eu gostei muito desta visita de estudo.

Ana Laura Fonseca Terras Pires5º - 3ªNº5

Page 3: Web viewEsta visita de estudo surgiu no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal. Para além do Museu de Marinha, visitámos também o Jardim Tropical no

Ana Laura Fonseca Terras Pires5º - 3ªNº5