Web viewFRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de...

3
PROJETO DE ARTIGO Alunos: Gustavo Duarte; Leo carvalho; Lucas Rodrigues; Odair Ezequiel; Renato bezerra; Thiago Santana – 1º Teológico – Manhã – Salt- EAENE Tema: O conhecimento de si mesmo no ministério adventista. Pergunta: Até que ponto o conhecimento de si mesmo pode contribuir para um maior desempenho no ministério adventista? Justificativa: O ministério adventista tem sido cada dia mias exigente tanto para os neófitos como para os pastores veteranos. Muitos se sentem perdidos diante de tantas demandas que envolvem seu ministério. Acreditamos que uma reflexão sobre si mesmo no sentido de compreender suas potencialidades, fragilidades e seus desafios seja de grande contribuição para a produção teórica no campo da Teologia pastoral. Objetivo Geral: Refletir sobre os benefícios da busca de si mesmo dentro do ministério adventista. Objetivos Específicos: Estudar a necessidade do homem de conhecer-se de modo a lhe dar eficazmente com suas dificuldades. Avaliar a perspectiva das ações fundadas a partir da busca de si mesmo. Estudar a problemática da busca de si mesmo no ministério adventista exaradas nos documentos e autores da IASD. Realizar a pesquisa de campo sobre a temática junto a pastores adventistas nas regiões.

Transcript of Web viewFRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de...

Page 1: Web viewFRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 25.ed. São Leopoldo: Sinodal, 2008. NETO, Lotufo F. Psiquiatria e religião

PROJETO DE ARTIGO

Alunos: Gustavo Duarte; Leo carvalho; Lucas Rodrigues; Odair Ezequiel; Renato bezerra; Thiago Santana – 1º Teológico – Manhã – Salt- EAENE

Tema: O conhecimento de si mesmo no ministério adventista.

Pergunta:

Até que ponto o conhecimento de si mesmo pode contribuir para um maior desempenho no ministério adventista?

Justificativa:

O ministério adventista tem sido cada dia mias exigente tanto para os neófitos como para os pastores veteranos. Muitos se sentem perdidos diante de tantas demandas que envolvem seu ministério. Acreditamos que uma reflexão sobre si mesmo no sentido de compreender suas potencialidades, fragilidades e seus desafios seja de grande contribuição para a produção teórica no campo da Teologia pastoral.

Objetivo Geral: Refletir sobre os benefícios da busca de si mesmo dentro do ministério adventista.

Objetivos Específicos:

Estudar a necessidade do homem de conhecer-se de modo a lhe dar eficazmente com suas dificuldades.

Avaliar a perspectiva das ações fundadas a partir da busca de si mesmo. Estudar a problemática da busca de si mesmo no ministério adventista exaradas nos

documentos e autores da IASD. Realizar a pesquisa de campo sobre a temática junto a pastores adventistas nas

regiões.

Fundamentação teórica:

Segundo White (2007) o conhecimento de si mesmo leva à humildade e à confiança em Deus. Sócrates um dos pais da filosofia Grega refletindo sobre o ser humano afirmou: “Antes de querer ajudar a outros, conhece-te a ti mesmo” - frase estampada no Oráculo de Delfos. Peter, (1974), afirma que há uma tendência natural para a desgraça cai sobre o homem que deixa de se conhecer, pois o homem, nessa condição, perde a sua imunidade contra uma serie de doenças modernas.

O médico Neurologista e psiquiatra Frankl (2008), depois de ser vitima dos campos de concentração na 2º guerra mundial, observou que, em situação extrema, quando o ser

Page 2: Web viewFRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 25.ed. São Leopoldo: Sinodal, 2008. NETO, Lotufo F. Psiquiatria e religião

humano voltar-se pra seu interior possibilita outro recurso para escapar do vazio, da desolação e da pobreza espiritual de sua existência atual.

Na pesquisa de Neto (1977), médico psiquiatra e professor de medicina do hospital das clinicas em São Paulo,  foi encontrado maior incidência de doenças mentais entre ministros protestantes se comparados à população geral, e os transtornos depressivos responderam por 16,4% das doenças mentais encontradas nos ministros protestantes. Já o psiquiatra Deus (2012), em sua pesquisa sobre a depressão em ministros protestantes afirma que observou que frente a muitas exigências por parte dos fiéis, cobranças e expectativas há uma dificuldade em maior autoconhecimento por parte dos ministros.

Metodologia

O processo de investigação será realizado em três etapas, seguindo orientações teóricas acerca da investigação científica em ciências sociais (LÜDKE & ANDRÉ, 2001). Assim, esta pesquisa segue as seguintes etapas: a) fase aberta ou exploratória; b) trabalho de campo (coleta de dados); e c) análise dos dados (codificação e processamento dos dados).

Para dar conta do objetivo principal deste trabalho, qual seja o de investigar sobre o conhecimento de si mesmo no ministério, foram selecionados sete pastores adventistas do Recôncavo Baiano. Foi utilizada a entrevista investigativa visando uma reflexão contextualizada e para moldurar um processo de reconstrução da realidade a ser pesquisada (MINAYO; CONSTANTINO; SANTOS, 2005).

Referências Bibliograficas

BARDIM, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa-Portugal: Edições 70, 1970.

CORTELLA, Mario Sergio. Qual é a tua obra?: Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

DEUS, G. Ribeiro Pérsio. [S.I]:Um Estudo da Depressão em Pastores Protestantes. Revista Ciências da Religião - História e Sociedade. Disponivel em:<http://www.mackenzie.br/revista_ciencias_religiao.html > Acesso em: 08 de mar. 2012.

FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 25.ed. São Leopoldo: Sinodal, 2008.

NETO, Lotufo F. Psiquiatria e religião: A prevalência de transtornos mentais entre ministros protestantes. 1977. Tese (Livre-Docência)-Universidade de São Paulo, São Paulo, 1977.

PETER J. LAURENCE. A competência ao alcance de todos: As receitas de Peter. Ilustrações de Juarez Machado; Tradução de Carlos Lage. Rio de Janeiro: Jose Olimpio, 1974.

WHITE, Ellen. A Ciência do Bom Viver. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2005

Page 3: Web viewFRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 25.ed. São Leopoldo: Sinodal, 2008. NETO, Lotufo F. Psiquiatria e religião

WHITE, Ellen. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2009

WHITE, Ellen. Parabolas de Jesus. São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2007