palavranula.files.wordpress.com … · Web viewProfessor S. R. Mazurechen. Tema da semana. 12....

3
Professor S. R. Mazurechen Tema da semana 12 TEXTO I A Câmara dos Deputados pretende realizou na segunda quinzena abril uma audiência pública para discutir o projeto de lei 5.534/09, do deputado José Mentor (PT- SP), que proíbe a transmissão de MMA na TV. De acordo com o Projeto de Lei, que ainda não foi votado, a pena para a emissora que descumprir a determinação vai de multa de R$ 150 mil à perda da concessão. A proposta atinge diretamente o UFC e a Rede Globo de Televisão. Além de um reality show de lutadores, a Globo exibe etapas do UFC e possui um canal pago dedicado ao assunto, o PFC Combate. Para a audiência pública foram convidados Anderson Silva, lutador de MMA, o diretor de esportes da Globo Marcelo Pinto, o diretor do Canal Combate Pedro Garcia e o professor de filosofia da PUC-SP Mário Sérgio Cortella, entre outros. “Não queremos que a TV incentive a violência entre os jovens e vamos ouvir a opinião de todos sobre isso”, disse Mentor. Em: http://newsmma.wordpress.com/2012/04/16/camara-debate-na-proxima-semana-projeto- de-lei-que-proibe-lutas-de-mma-na-tv/ TEXTO II (...) Popó discorda do projeto do petista [deputado José Mentor] e, no sentido contrário, apresentou no ano passado um texto que regulamenta o esporte, permitindo benefícios aos lutadores, como o bolsa-atleta do Ministério do Esporte, por exemplo, para estimular uma regulamentação do MMA: "Queremos fazer uma audiência pública que traga os grandes lutadores e grandes campeões mundiais para darem depoimento". O deputado e lutador argumenta que o MMA é um esporte reconhecido em todo o mundo e precisa ter o mesmo reconhecimento no Brasil. Nesse sentido, afirma, a transmissão ajudaria a mostrar aos brasileiros que o esporte existe e tem grandes campeões no país. Ele não se referiu ou não quis discutir os interesses comerciais que envolvem a promoção destas lutas nem as considera um estímulo à violência. O deputado Popó questiona ainda que o MMA não é regulamentado como esporte no Brasil, mesmo sendo "o esporte que mais cresce hoje em dia": - "Depois do futebol, é o esporte mais assistido. Então, temos que fazer jus ao esporte que tem três campeões do mundo no Brasil e regulamentar a situação. Dos sete campeões de MMA no mundo, três são

Transcript of palavranula.files.wordpress.com … · Web viewProfessor S. R. Mazurechen. Tema da semana. 12....

Page 1: palavranula.files.wordpress.com … · Web viewProfessor S. R. Mazurechen. Tema da semana. 12. TEXTO I. A Câmara dos Deputados pretende realizou na segunda quinzena abril uma audiência

Professor S. R. MazurechenTema da semana 12

TEXTO I

A Câmara dos Deputados pretende realizou na segunda quinzena abril uma audiência pública para discutir o projeto de lei 5.534/09, do deputado José Mentor (PT-SP), que proíbe a transmissão de MMA na TV.

De acordo com o Projeto de Lei, que ainda não foi votado, a pena para a emissora que descumprir a determinação vai de multa de R$ 150 mil à perda da concessão. A proposta atinge diretamente o UFC e a Rede Globo de Televisão. Além de um reality show de lutadores, a Globo exibe etapas do UFC e possui um canal pago dedicado ao assunto, o PFC Combate.

Para a audiência pública foram convidados Anderson Silva, lutador de MMA, o diretor de esportes da Globo Marcelo Pinto, o diretor do Canal Combate Pedro Garcia e o professor de filosofia da PUC-SP Mário Sérgio Cortella, entre outros.

“Não queremos que a TV incentive a violência entre os jovens e vamos ouvir a opinião de todos sobre isso”, disse Mentor.

Em: http://newsmma.wordpress.com/2012/04/16/camara-debate-na-proxima-semana-projeto-de-lei-que-proibe-lutas-de-mma-na-tv/

TEXTO II

(...) Popó discorda do projeto do petista [deputado José Mentor] e, no sentido contrário, apresentou no ano passado um texto que regulamenta o esporte, permitindo benefícios aos lutadores, como o bolsa-atleta do Ministério do Esporte, por exemplo, para estimular uma regulamentação do MMA: "Queremos fazer uma audiência pública que traga os grandes lutadores e grandes campeões mundiais para darem depoimento".O deputado e lutador argumenta que o MMA é um esporte reconhecido em todo o mundo e precisa ter o mesmo reconhecimento no Brasil. Nesse sentido, afirma, a transmissão ajudaria a mostrar aos brasileiros que o esporte existe e tem grandes campeões no país.Ele não se referiu ou não quis discutir os interesses comerciais que envolvem a promoção destas lutas nem as considera um estímulo à violência. O deputado Popó questiona ainda que o MMA não é regulamentado como esporte no Brasil, mesmo sendo "o esporte que mais cresce hoje em dia": - "Depois do futebol, é o esporte mais assistido. Então, temos que fazer jus ao esporte que tem três campeões do mundo no Brasil e regulamentar a situação. Dos sete campeões de MMA no mundo, três são americanos, um é canadense e os outros três são brasileiros: o Cigano, o José Aldo e o Anderson Silva."

Em: http://folhaverdenews.blogspot.com.br/2012/04/as-lutas-de-mmaufc-sao-esporte.html

Escreva uma carta, de no mínimo 20 linhas, para o deputado propositor da lei mencionada acima, na qual você expresse sua opinião frente ao assunto tratado. Use, como um de seus argumentos, um trecho narrativo.

ALUNO: 1

2

3

4

5

Page 2: palavranula.files.wordpress.com … · Web viewProfessor S. R. Mazurechen. Tema da semana. 12. TEXTO I. A Câmara dos Deputados pretende realizou na segunda quinzena abril uma audiência

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25