Web viewPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à ... cujo objetivo fora...

3

Click here to load reader

Transcript of Web viewPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à ... cujo objetivo fora...

Page 1: Web viewPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à ... cujo objetivo fora de trabalhar com a topografia do entorno da escola através de mapas com

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB

Bolsista: Dalila Arruda do Nascimento

Sequência Didática

Tema: Relevo, solos e hidrografia.

Objetivos: Analisar as características naturais das formas do relevo e hidrografia; Conhecer os conceitos a eles relacionados; Relacionar o conhecimento adquirido com aula prática (aula de campo).

Conteúdos: Forças exógenas, solo e relevo; Relevo brasileiro – Macroestruturas, Unidades de relevo; Hidrografia e seus conceitos;

Série: 1ª série do Ensino Médio.

Material Utilizado: Lousa; lápis; mapas de curva de nível, lápis de colorir e livro didático.

Desenvolvimento:

1ª etapa (27/10/2015): Mediante aula expositiva, e dando continuidade ao capítulo referente à estrutura

geológica da terra no qual está inserido o conteúdo Relevo inicia-se a primeira etapa do projeto. Nesse estágio a aula é direcionada a esclarecer os conceitos principais e direcionar o conteúdo.

2ª etapa (29/ 10/ 2015): Percorrendo o conteúdo através das exposições orais, nesse estágio formaram-se

indagações acerca do tema e dúvidas fora exposta pelos discentes.

3ª etapa (06/ 11/ 2015): Nesse momento através de intervenção realizou-se à apresentação da proposta

do projeto, cujo objetivo fora de trabalhar com a topografia do entorno da escola através de mapas com curvas de nível, onde os alunos puderam identificar numa carta topográfica a localização da escola, altitude do relevo, a rede hidrográfica, e através disso entender o porquê da problemática que envolve a escola em tempos de chuvas.

4ª etapa (10/ 11/ 2015):

Page 2: Web viewPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à ... cujo objetivo fora de trabalhar com a topografia do entorno da escola através de mapas com

Aula direcionada ao trabalho com as cartas topográficas, onde foi entregue impresso um material no qual destacavam as curvas de níveis, referente à altitude do entorno da escola, nisso os alunos iriam identificar as áreas através da pintura, ou seja, colorir as áreas. Laranja para áreas mais altas, amarelo para altitudes medianas, verde para as áreas de alagamento, e azul para a rede hidrográfica.

6ª etapa (11/ 11/ 2015):

Essa etapa fora votada exclusivamente para a pintura das curvas de níveis, proporcionando um momento de interação e descontração da turma, com aproveitamento para esclarecer dúvidas que eram apresentadas pelos discentes no momento da pintura.

7ª etapa (12/11/2015): Nesta aula fora realizado o laboratório de campo, que consistiu em uma caminha

no entorno da escola, percorrendo a rede hidrográfica, com a carta das curvas de níveis em mãos os discentes obtiveram a oportunidade de identificar em loco o que haviam construído em sala de aula.

8ª etapa (17/11/2015): Por fim, como atividade referente ao estudo de campo fora solicitado pela

bolsista um relatório do laboratório, mas devido ao período de encerramento das aulas, poucos alunos entregaram o material solicitado.

Avaliação: Realizada com base na participação e produção das atividades propostas e também nas discussões geradas no decorrer das aulas, buscando atingir uma melhor compreensão acerca do conteúdo trabalhado, levando os alunos a questionarem e exporem suas habilidades.