Web viewreligiosas (perseguições religiosas),políticas, ambientais e sociais...

7
Escola Superior de Educação de Coimbra Ano lectivo:2013/2014 As migrações nas sociedades modernas A imigração e emigração são palavras que descrevem o fluxo de indivíduos de um país. A imigração é o movimento de entrada de estrangeiros num país de forma temporária ou permanente e a emigração é a saída de indivíduos do país. As emigrações começaram desde muito cedo. No séc XIX-XX notou-se um crescimento populacional (novas medidas de higiene e vacinação) que levou a uma baixa taxa de mortalidade, aumentando progressivamente o crescimento natural. O elevado crescimento demográfico levou ao aumento do desemprego levando muitas famílias a encontrarem-se em situação de pobreza e miséria. A falta de condições económicas foi um factor que levou a emigração de milhões de pessoas.Muitas pessoas fugiram das suas casas à procura de melhores condições de vida (trabalho…),com o objectivo de tentar sobreviver às dificuldades com que se deparavam. Falando na década de 60, podemos dizer que as pessoas que emigravam eram na sua generalidade jovens adultos do sexo masculino. Os emigrantes normalmente eram solteiros e emigravam sozinhos , no entanto, existe ainda uma pequena percentagem de emigrantes casados, que deixavam as suas famílias, sacrificavam- se por elas, para conseguir arranjar melhores condições de vida para as poderem sustentar, sendo apoiados algumas vezes, por emigrantes já residentes noutros países na procura de emprego. A procura de emprego nem sempre é fácil e muitos desses indivíduos que emigravam possuíam poucas qualificações. A vontade de enviar dinheiro para o seu país de origem é parte da razão para a emigração. A decisão para emigrar não contempla, pelo menos numa fase inicial, um desejo de viver permanentemente no país de destino, mas sim o desejo de melhorar 1

Transcript of Web viewreligiosas (perseguições religiosas),políticas, ambientais e sociais...

Page 1: Web viewreligiosas (perseguições religiosas),políticas, ambientais e sociais (procura de melhores condições sociais-hospitais etc que não se encontram na sua

Escola Superior de Educação de Coimbra

Ano lectivo:2013/2014

As migrações nas sociedades modernas

A imigração e emigração são palavras que descrevem o fluxo de indivíduos de um país. A imigração é o movimento de entrada de estrangeiros num país de forma temporária ou permanente e a emigração é a saída de indivíduos do país.

As emigrações começaram desde muito cedo. No séc XIX-XX notou-se um crescimento populacional (novas medidas de higiene e vacinação) que levou a uma baixa taxa de mortalidade, aumentando progressivamente o crescimento natural.

O elevado crescimento demográfico levou ao aumento do desemprego levando muitas famílias a encontrarem-se em situação de pobreza e miséria.

A falta de condições económicas foi um factor que levou a emigração de milhões de pessoas.Muitas pessoas fugiram das suas casas à procura de melhores condições de vida (trabalho…),com o objectivo de tentar sobreviver às dificuldades com que se deparavam.

Falando na década de 60, podemos dizer que as pessoas que emigravam eram na sua generalidade jovens adultos do sexo masculino. Os emigrantes normalmente eram solteiros e emigravam sozinhos , no entanto, existe ainda uma pequena percentagem de emigrantes casados, que deixavam as suas famílias, sacrificavam-se por elas, para conseguir arranjar melhores condições de vida para as poderem sustentar, sendo apoiados algumas vezes, por emigrantes já residentes noutros países na procura de emprego.

A procura de emprego nem sempre é fácil e muitos desses indivíduos que emigravam possuíam poucas qualificações.

A vontade de enviar dinheiro para o seu país de origem é parte da razão para a emigração. A decisão para emigrar não contempla, pelo menos numa fase inicial, um desejo de viver permanentemente no país de destino, mas sim o desejo de melhorar as condições de vida para os membros da família que ficaram para trás (efeitos microeconómicos) e, mais tarde, voltar ao seu país de origem em condições económicas melhores, com possíveis efeitos macro-económicos.

Podemos dizer que “Os fortes fluxos migratórios dos anos 60,pelas dificuldades económicas das populações dos países do Sul da Europa e do Norte de África, deveram-se ao forte crescimento natural (grandes taxas de natalidade e diminuição da taxa de mortalidade) e à necessidade de reconstrução da Europa do pós-guerra.” Autor desconhecido (s.d).

Como já foi referido, uma das causas que leva às emigrações, é a falta de condições financeiras. No entanto, podemos definir outro tipo de causas tais como: os fenómenos naturais (locais onde ocorreram catástrofes naturais-sismos,vulcões…), as causas étnicas ( as rivalidades entre grupos étnicos provocam a saída de pessoas de algumas áreas), causas

1

Page 2: Web viewreligiosas (perseguições religiosas),políticas, ambientais e sociais (procura de melhores condições sociais-hospitais etc que não se encontram na sua

religiosas (perseguições religiosas),políticas, ambientais e sociais (procura de melhores condições sociais-hospitais etc que não se encontram na sua área de origem).

Existem várias vantagens e desvantagens resultantes das emigrações:

A esperança é o que move muitos emigrantes. Aquilo que os levava a abandonar a família, os amigos, o quotidiano. Tinham esperança de encontrar trabalho, dinheiro, liberdade, “aquilo que não tinham na terra que os viu nascer”. Foi um acto de coragem, principalmente dos primeiros emigrantes que não tinham qualquer apoio quando chegaram ao seu destino.

Quanto à imigração podemos dizer que :” A imigração estrangeira tornou-se significativa em Portugal, principalmente, desde os fins da década de 70, pois o país nessa altura modernizou-se politicamente, a abertura económica a países estrangeiros tornou-se mais intensa e as ex-colónias tornaram-se independentes, o que teve como principal consequência o regresso de um largo volume de cidadãos portugueses ao nosso país. Mas com o passar dos tempos a demografia em Portugal sofreu muitas modificações nomeadamente a partir do ano 2000, ano em que Portugal recebeu um número estrondoso de imigrantes vindos da Europa de Leste.” (Norte, C; Mortágua, M;Maria, R;Silva, P &Santos,V. 2004,p).

O fenómeno imigratório adquire uma importância inquestionável e Portugal assume-se como um país de destino para um crescente número de cidadãos de nacionalidade estrangeira.

Segundo A sociedade Portuguesa face aos imigrantes (Rodrigues,A.2007) refere que:

“Portugal, país tradicionalmente de emigrantes, é hoje em dia, e cada vez mais, um país de imigrantes. Mas, as condições precárias em que vivem no nosso país, e as dificuldades que encontraram em legalizar-se conduzem-nos a uma situação de exclusão social e à clandestinidade. De facto, são cada vez mais os que entram pelas fronteiras, em condições de verdadeira escravidão. Mas, este problema ultrapassa e muito as fronteiras portuguesas.” (autor desconhecido,2002,p.9).

Podemos ter em conta algumas vantagens e desvantagens da imigração:

Vantagens:

2

Page 3: Web viewreligiosas (perseguições religiosas),políticas, ambientais e sociais (procura de melhores condições sociais-hospitais etc que não se encontram na sua

-Os imigrantes exercem profissões rejeitadas pelos portugueses;-Existe um elevado número de população idosa e os imigrantes vêm assegurar a

Portugal o equilíbrio da segurança social;-Entrada de estrangeiros com níveis de qualificação superiores à média em

Portugal,permitindo a sua integração na sociedade.

Desvantagens:

-Aumento da criminalidade ligado à imigração ilegal e exclusão social;-Um imigrante ilegal na Europa é uma mão-de-obra barata podendo ser usado em serviços de conveniência e que leva a ao abuso dos Direitos Humanos (prostituição e trabalhos ilegais);-Crescimento de violência pela não integração social dos imigrantes;- Subida da taxa de desemprego, por as empresas não possuírem postos de trabalho para tantos indivíduos.

As imigrações tornar-se-iam mais positivas se houvesse uma aculturação, uma aprendizagem mútua entre as pessoas do país de origem e os novos imigrantes estrangeiros.

Notícia retirada da Rádio TSF (2011)

“Emigração hoje” – Rádio TSF

Ao pesquisar na internet acerca da emigração, descobrimos um excerto de um programa de rádio da TSF sobre este tema, onde se chegaram às seguintes conclusões:

A emigração é um tema actual. As pessoas vão à procura de onde podem viver melhor, ou com razoabilidade, considerando os abalos que muitas famílias acabaram por sofrer de forma inesperada.

Aspectos a ter em conta quando falamos de emigração:

- A emigração era um fenómeno generalizado há uns anos atrás, característica de famílias mais pobres que iam na ilusão de encontrar uma vida melhor, tendo a esperança de voltar mais tarde;

- Na actualidade a emigração é considerada a incapacidade que as famílias têm em encontrar a felicidade de forma imediata que leva alguns dos seus membros a deixar do país. Precisam de sair “já” para encontrar o bem-estar;

- Mais do que ir ao encontro de algo positivo, as pessoas estão a “fugir de” algo. Uma pessoa que está sempre a fugir do que de mau pensa que vai acontecer, acaba por não conseguir estabilidade. Ao fugir, não encontramos o que queremos. As pessoas podem acabar por ficar frustradas por terem uma expectativa alta e a realidade da situação não ser o que esperavam;

- Quando as pessoas saírem do país, devem ir ao “encontro de” algo, porque se o que encontrarem não estiver de acordo com as expectativas que têm, sofrem duas vezes (por terem saído e por ter havido uma falha naquilo que planearam).

3

Page 4: Web viewreligiosas (perseguições religiosas),políticas, ambientais e sociais (procura de melhores condições sociais-hospitais etc que não se encontram na sua

Nesta notícia apela-se para que as pessoa ao quererem fugir deve ir ao encontro” de algo” e não fugirem “de algo”.

Reflexão sobre o filme “In this world”de Michael Winterbottom:

Este filme mostra-nos bem um caso de emigração. A história fala-nos de dois jovens afegãos (Jamal e Enayatullah) que se encontravam em campos de refugiados no Paquistão e que pretendiam fugir desse campo em busca de melhores condições de vida em Londres (trabalho).Estes dois jovens acabam por imigrar de forma ilegal, são imigrantes clandestinos, precisando de contrabandistas e traficantes que os iam ajudando a encontrar o seu percurso em troca de dinheiro. O percurso pelas várias regiões é feito por caminhos entre terra e estes dois jovens, acabaram por viajar com a ajuda de contrabandistas por carrinhas com poucas condições,sendo muitas vezes enganados pelos mesmos.

Ao longo da viagem vão enfrentando muitos perigos ( são mandados parar pela polícia iraniana que os reencaminha para o Paquistão,são colocados dentro de contentores com outros imigrantes…).

Jamal foi um dos sobreviventes deste percurso.Tentava sobreviver e viver (vendendo produtos e roubando) à medida que ia continuando o seu caminho com rumo a Londres.

Quando chegou a Londres, Jamal foi autorizado a permanecer lá mas apenas até atingir a sua maioridade.

Respostas às questões sobre o filme:

1-O Jamal deveria ser preso?

Por um lado,visto pela sociedade roubar é um acto criminoso, no entanto, o que este rapaz fez foi roubar sem uma intenção malévola isto por uma questão de sobrevivência.Neste sentido, achamos que não deveria ser preso.

Numa outra perspectiva todas as acções que tomamos são da nossa responsabilidade, são algo que escolhemos. Temos sempre o livre-arbítrio de escolher as acções que tomamos e neste caso, apesar de roubar para sobreviver, poderia ter sempre optado por outro caminho.

2-O Jamal alcançou os seus objectivos ao chegar a Londres?

Jamal conseguiu sair do seu país de origem (campo de refugiados do Paquistão) de forma a conseguir melhores condições de vida em Inglaterra. No entanto,não conseguiu atingir os seus objectivos, pois, como não estava legalizado teria de sair de lá quando atingisse a sua maioridade.

4

Page 5: Web viewreligiosas (perseguições religiosas),políticas, ambientais e sociais (procura de melhores condições sociais-hospitais etc que não se encontram na sua

Questões a colocar para o debate:

1-O que se deve às emigrações nos dias de hoje?

2-As pessoas que emigram geralmente ficam nesses países de destino ou voltam para os seus países de origem?

3- Quais os requisitos que se costumam pedir ao ir trabalhar para um país diferente (experiência, qualificações- os requisitos podem ser diferentes).

4-Qual a opinião dos residentes de outros países face à chegada de emigrantes?

Bibliografia:

Lourenço,S.(s.d). Emigração no século XIX ( versão electrónica). Retirado a 20 de Outubro,2013,de: http://neh.no.sapo.pt/documentos/emigracao_no_seculo_xix.htm

Mortágua,M; Norte,C;Rosa,M; Santos,V & Silva,P. (2004). O impacto da imigração nas sociedades da Europa.Um estudo para a Rede Europeiadas Migrações (versão electrónica).Retirado a 20 de Outubro,2013,de: http://www.sef.pt/documentos/56/VersaoFinal_OImpactodaImigracaonasSociedadesdaEuropav1Port.pdf

Rádio TSF (2011).A emigração hoje (versão electrónica).Retirado a 20 de Outubro,2013,de:http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?audio_id=2179286&content_id=1389430

Rodrigues,A.(2007). A sociedade portuguesa face aos Imigrantes(versão electrónica).Retirado a 20 de Outubro,2013,de.http://www4.fe.uc.pt/fontes/trabalhos/2007001.pdf

Tomé & Susel. (s.d).Imigração e Emigração (versão electrónica).Retirado a 20 de Outubro,2013,de:http://pradigital-tome.wikispaces.com/file/view/Imigra%C3%A7%C3%A3o+%26+Emigra%C3%A7%C3%A3o.pdf

5