Welcome Kit RH - 20/06

60
Guia de Integração Para você, que acaba de chegar.

description

Welcome Kit RH

Transcript of Welcome Kit RH - 20/06

Guia de IntegraçãoPara você, que acaba de chegar.

3

Índice

Bem Vindo à Zurich Seguros

05 Carta Welcome dos CEO’s

06 Conheça a Zurich Seguros

07 Missão, Visão e Valores

08 Estrutura Organizacional

09 Linhas de Produtos

Benefícios e Remuneração

25 Benefícios

25 Remuneração

33 RecogniZe

Ferramentas de Gestão

35 GPMS

36 RH para Você

36 Base de Emprego

36 ADP

36 Academia Corporativa

Conduta

05 Zurich Basics

05 Preservar a informação

05 Material de Trabalho

05 Regras para convivência em grupo

05 Horário de Trabalho

05 Atrasos e faltas

05 Marcação de ponto

05 Acesso a ponto

05 Ponto Manual

05 Horas Extras

05 Horário Flexível

05 Intervalo

05 Crachá de identificação

05 Atualização de dados

Glossário

55 Glossário

4

5

Bem-vindo àZurich SegurosHoje, inicia uma nova etapa em sua carreira profissional e estamos orgulhosos por fazer parte da nossa história, uma empresa com mais de 135 anos de existência, sólida, desafiadora, ágil, comprometida e com experiência global.

Esse é o nosso DNA e temos a certeza de que VOCÊ será o agente que contribuirá e entrará na velocidade certa para colocarmos os nossos objetivos em prática.

Neste momento você estará conhecendo um pouco mais da nossa empresa e acreditamos que este guia contém informações necessárias para o seu processo de integração.

Aqui você encontrará um guia sobre quem somos, nossa visão e valores, incluindo dicas que tornarão mais fácil o seu dia a dia na empresa. Conte conosco!

Cordialmente,

Hyung Sung CEO Brasil

Richard VinhosaCEO Vida & Previdência

7

Zurich Seguros noBrasil e no Mundo

Zurich no mundo - O Grupo Zurich foi fundado em 1872, na Suíça, e desde então desenvolve suas atividades de forma ininterrupta. Nossa equipe é formada por profissionais de Engenharia e Subscrição de Riscos e mais de 60.000 colaboradores, atendendo mais de 170 países nos cinco continentes.

A obtenção da confiança incondicional dos segurados e colaboradores veio através do tempo de atuação e dos rigorosos padrões de qualidade.

Zurich Brasil - Em 1982, a Zurich Seguros já possuía vasta experiência e solidez para conquistar o mercado do quinto maior país do mundo: o nosso.

Com capacidade para adaptar seus serviços às diferenças geográficas e culturais de cada

estado, atualmente a Zurich está presente em todas as regiões, através das filiais e ZACs - Zurich Atendimento a Corretores.

As mais de 20 filiais mantêm a estrutura da Zurich Seguros, oferecendo aos corretores e aos segurados espaços preparados para recebê-los, apresentando nossos serviços de forma completa e eficiente.

Nos ZACs, os corretores recebem as informações sobre nossos seguros e coberturas, além de material para que possam desenvolver seu trabalho da melhor forma possível. Os mais de 30 ZACs permitem o atendimento individualizado de acordo com a cartela de clientes de cada corretor, considerando particularidades de cada localidade.

8

9

Missão, Visão e Valores

Missão Aspiramos a ser a melhor seguradora global segundo a opinião de clientes, colaboradores, canais de distribuição e acionistas.

Valores Qualquer ação ou objetivo de negócio que lançamos deve ser coerente com os nossos valores básicos. Enquanto pilares do Zurich Basics, eles ajudam a cumprir ou superar expectativas e promovem a confiança junto a todos os nossos interlocutores.

• Integridade Consideramos todos de forma justa e honesta. Cumprimos integralmente as leis, regulamentos e políticas internas aplicáveis.

• Centralização no Cliente Os clientes são o centro de tudo o que fazemos. Nossa escala global está inteira

em prol de transformar conhecimentos e observações em ideias úteis, que estejam disponíveis para os segurados.

• Criação de Valor Sustentável Mantemos uma cultura rigorosa que preza pela estabilidade, corroborando assim nosso compromisso de responder adequadamente por nossas ações agora e no futuro. O elevado padrão de responsabilidade corporativa que mantemos aborda ativamente as questões ambientais, sociais e governamentais.

• Excelência Aspiramos aos elevados níveis de qualidade e nos esforçamos para obter melhorias contínuas em tudo o que fazemos. Nossos métodos são sempre avaliados com critérios de justiça, diversidade e confiança. Observamos sempre “o que fazemos” e “como fazemos” em busca de soluções inovadoras.

10

• Trabalho em Equipe Trabalhamos em conjunto como uma equipe – Uma única Zurich. A comunicação é transparente e valorizamos a nossa força de trabalho diversificada e qualificada.

Objetivos Estratégicos do Grupo Zurich Ser o empregador preferencial da indústria de seguros em nível global.

Estar entre as cinco maiores seguradoras mundiais.

Fortalecer nossa liderança de mercado. Expandir o capital e os negócios comissionados.

A Estratégia do Grupo Zurich baseia-se em seis pilares Centralização no cliente: colocar o cliente no centro de tudo o que fazemos para impulsionar o crescimento sustentável e guiar a transformação operacional. Estes pensamentos estão de acordo com o Conceito Zurich Help Point.

Transformação operacional: transformação contínua centralizada nos clientes, na efetividade e na eficiência. A partir destes ideais, elaboramos o Conceito Zurich Way.

Crescimento Sustentável: eficiência para cliente, produtos e distribuição, a fim de crescer tanto organicamente, como através de aquisições nos mercados selecionados.

Gestão de Pessoas: manter na equipe as pessoas adequadas, com as atitudes corretas, nos momentos e lugares certos.

Disciplina Financeira: princípios econômicos sistemáticos para todas as decisões empresariais.

Agilidade organizativa: estruturas eficientes e ágeis.

Nossa Marca Somos representados por um símbolo que é promessa dos benefícios de nossos produtos e serviços.

11

Nosso DNA Definem as características da nossa marca:

• Agilidade • Solidez • Compromisso • Experiência Mundial • Inovação

Países que integram a região LatAm Argentina, Brasil, Chile, México e Venezuela

Zurich América Latina - Uma região em crescimento Três idiomas: espanhol, português e inglês.

Mais de 3000 colaboradores.

Oferece soluções em Seguros Gerais (General Insurance) e Vida (Global Life) atendendo pessoas físicas e jurídicas.

Longa atuação na região: 150 anos no Chile e 45 anos na Argentina, com forte posicionamento em ambos os países.

Atividades em mercados estratégicos e emergentes: Brasil e México.

CEO da cada negócio

Aliança em longo prazo na América Latina: Zurich e Santander Acordo de distribuição estratégica por 25 anos com mais de 5600 agências bancárias, agregando-se ao crescimento do Banco Santander na região.

51% de participação nas operações no Brasil, México, Chile, Argentina e Uruguai.

Quarta seguradora na América Latina.

Aumento imediato de benefícios através de ações e fluxo de caixa positivo.

José Orlando Antonio Cássio

12

13

Estrutura Organizacional

A Zurich Seguros é globalmente dividida em dois setores básicos de atuação: Life e General Insurance (GI). Essa distinção visa facilitar a dinâmica e a comunicação entre as equipes de atuação e é reproduzida em todas as nossas representações pelo mundo.

Life é a divisão responsável pelos seguros de vida e previdência, enquanto General Insurence corresponde às outras linhas de negócio (Transportes, Massificados, Risk Engineering, Automóvel, etc.).

Cada divisão possui suas próprias hierarquias e fluxogramas, mas ambas têm os mesmos objetivos: manter a confiança dos segurados e conservar os valores e posicionamento da Zurich Seguros.

É importante para nós que nossa equipe tenha clareza do funcionamento da organização, e sendo assim, a seguir você conhecerá melhor nossa estrutura. Apresentamos os organogramas de funcionamento e informações sobre produtos e serviços oferecidos, para que você tenha ciência sobre nossas atividades e uma visão global da companhia.

14

Organograma Seguros Gerais

15

Organograma Vida & Previdência

Bank Distribution

Business Projects + IT

Operações Life

CEO Life

Shared Functions

Legal & Compliance

Finance

HR Claims

Risk Management

Communications

Marketing

16

17

Transportes - A solução para companhias que lidam com importação, exportação e transportes em geral. Para garantir a total segurança de tais empresas, a Zurich Seguros conta com estrutura estabelecida em dezenas de países e os mais modernos sistemas de informação. Nossos profissionais qualificados proporcionam suporte e a agilidade necessária em todas as etapas no que diz respeito aos cursos do processo que envolvem o transporte de mercadorias e/ou pessoas.

Vida & Previdência - Opções flexíveis de seguros de vida e acidentes pessoais que garantem a tranquilidade do segurado e de sua família. Além das coberturas convencionais para pessoas físicas, oferecemos seguros coletivos, que atendem às mais diversas necessidades, para empresas de todos os portes. Excelentes pacotes de serviços com assistências 24 horas e formas de pagamento variadas.

Nossos produtosReconhecimento de talento e trabalho

18

Risk Engineering - A área da Zurich que lida com riscos de engenharia atende empresas da construção civil e montadoras de equipamentos, protegendo em relação aos riscos específicos aos quais estes empreendimentos estão expostos. Estamos preparados para assistir as empresas durante as muitas situações que podem ocorrer durante a realização de seus serviços, de imprevistos que incluem fatores naturais e climáticos a furtos e manutenções, passando pelas mais variadas possibilidades de sinistro.

Automóvel - Nossos seguros para automóveis possuem coberturas completamente flexíveis, que se adaptam às necessidades de cada motorista. Proporcionando aos condutores a tranquilidade que necessitam, os segurados têm a comodidade do Centro de Atendimento Zurich HelpPoint, além de auxilio rápido, centralização de serviços e muitas vantagens à disposição. Os Seguros Auto possuem alto grau de precisão na avaliação de riscos, garantindo precificação justa e escolha correta das coberturas.

Massificados - Sempre focando em inovação, a Zurich Seguros disponibiliza variados serviços a preços econômicos, atendendo dessa forma a uma vasta camada da população através da sua linha de Massificados. Disponíveis para venda através dos nossos parceiros, seus produtos são variados e incluem vida, viagens, internação, doenças graves, garantia a produtos e perda e roubo de cartão de crédito, permitindo que um grande número de pessoas desfrute das vantagens de ser um de nossos segurados.

19

Responsabilidade Civil Geral - Toda empresa está sujeita a passar por situações judiciais que gerem responsabilidade por dano moral ou material. As coberturas da área de Responsabi-lidade Civil Geral buscam resguardar os segurados de eventuais sentenças que poderiam causar prejuízos ao empreendimento. A Zurich propicia ao cliente que exerça suas atividades sem preocupações quanto a indenizações ou reparações legais ligadas a ações geradas a partir de condutas, atos ou incidentes ligados a funcionários ou terceiros no exercício da função.

Patrimonial - Soluções criativas que ampliam os conceitos comuns de proteção ao patrimônio. Pensados para atender residências, condomínios, síndicos, inquilinos, locatários, empresas e equipamentos, nossa linha patrimonial atende aos diferentes problemas relacionados a bens imobiliários pessoais ou empresariais. Além de proteger mobiliário e objetos que se encontram ligados a estes imóveis, os seguros Patrimoniais da Zurich anteparam também equipamentos agrícolas e industriais que integram as propriedades das empresas.

Linhas Financeiras - Os seguros Zurich que integram a área de Linhas Financeiras incluem proteções que resguardam executivos em posição de destaque, para que tomem decisões amparados por uma ferramenta inovadora e adequada a suas funções. A ampla proteção disponibilizada por esta linha de negócios protege ainda contra perdas ligadas a questões jurídicas, trabalhistas e relativas a responsabilidade de cada empresa perante terceiros, permitindo às companhias que se desenvolvam sem preocupações.

20

21

Respeitamos as leis trabalhistas vigentes e prezamos pela transparência nas relações com nossos colaboradores. É parte de nossa política manter a equipe ciente e atualizada em relação aos temas que dizem respeito a tais assuntos, preservando sempre os vínculos empregatícios pautados pela ética.

Benefícios eRemuneração

22

23

Vale RefeiçãoO colaborador receberá o cartão refeição para fazer as suas refeições diárias.Valor do benefício R$19,40 por dia.

ParticipaçãoO colaborador participa mensalmente com o desconto de 4% do valor do benefício.

Cálculo do descontoDesconto de folha = 19,40 x 22= 424,60 x 4% = 16,98

Vale AlimentaçãoO colaborador receberá o cartão alimentação com um crédito para fazer as compras do mês, esse benefício substituirá a cesta básica.

Participação Para esse benefício não há participação por parte do colaborador.

Cálculo do descontoPara esse benefício não há desconto.

BenefíciosPara você, nosso colaborador

24

EstacionamentoOs colaboradores com GGS 11 e acima terão direito ao benefício.(cargos elegíveis: Gerentes, Superintendentes, Diretores, Vice Presidente e Presidente).

A empresa oferecerá uma vaga de estacionamento no próprio prédio, em caso de disponibilidade de vaga. Caso contrário, há a possibilidade do funcionário alugar uma vaga em estacionamentos próximos à empresa, com reembolso de até R$ 300,00 por mês.

Participação Para esse benefício não há participação por parte do colaborador.

Cálculo do descontoPara esse benefício não há desconto.

Vale TransporteO colaborador deverá optar pelo benefício no momento da admissão.

ParticipaçãoHaverá desconto em folha de 6% do salário, conforme legislação.

Cálculo do descontoValor do benefício x 6%

Obs: O colaborador poderá utilizar o fretado, no entanto, deverá apresentar o boleto pago ao RH até o 3º dia útil do mês.

Será reembolsado no dia 10 e será descontado no final do mês.

25

Descrição Colaborador Cônjuge Filhos*

Morte 36x o salário, conforme limite mínimo de R$53.471,25 e limite máximo estabelecido em contrato.

18x o salário, conforme limite mínimo de R$26.735,63 e limite máximo estabelecido em contrato.

10% limitado a R$5.000,00.

*Menores de 14 anos a cobertura destina-se ao reembolso das despesas com o funeral.

Morte Acidental 72x o salário, conforme limite mínimo de R$106.942,50 e limite máximo estabelecido em contrato.

Não há cobertura Não há cobertura

Invalidez Permanente Total / Parcial Até 36x o salário, conforme limite mínimo de R$53.471,25 e limite máximo estabelecido em contrato.

Até 18x o salário, conforme limite mínimo de R26.735,63 e limite máximo estabelecido em contrato.

Não há cobertura

Invalidez por Doença (Funcional) 36x o salário, conforme limite mínimo de R$53.471,25 e limite máximo estabelecido em contrato.

Não há cobertura Não há cobertura

Assistência Funeral Familiar (Colaborador, Cônjuge, Filhos, enteados e Menores dependentes financeiramente do titular, até 21 anos ou 24 se universitários, ou de qualquer idade se portador de deficiência física (conforme regulamento do Imposto de Renda).

Limite R$5.000,00 Limite R$5.000,00 Limite R$5.000,00

Seguro de Vida em GrupoO colaborador terá o benefício de seguro de vida em grupo.

Participação Para esse benefício não há participação por parte do colaborador.

Cálculo do descontoPara esse benefício não há desconto.

Confira abaixo as coberturas vigentes:

26

13ª Cesta AlimentaçãoO colaborador receberá um crédito a mais no cartão alimentação no mês de fevereiro, referente à cesta de natal.

Participação Para esse benefício não há participação por parte do colaborador.

Cálculo do descontoPara esse benefício não há desconto.

Previdência PrivadaA empresa participará com 4% do salário mensal, desde que haja a contribuição do funcionário com o mesmo percentual e desde que ele aceite os termos de adesão.

Importante: o saldo constante na conta básica Instituidora será disponibilizado pela Zurich ao participante de acordo com as regras de desligamento do plano (pedido de demissão ou dispensa sem justa causa).

Participação Haverá contribuição, com desconto em folha de 4% do salário, conforme legislação.

Cálculo do descontoSalário mensal x 4%

27

Auxílio CrecheDurante a vigência da presente Convenção, as empresas reembolsará a seus empregados, que tenham a guarda dos filhos, inclusive adotivos, e trabalhem na base territorial das entidades sindicais acordantes, para cada filho, as despesas integrais realizadas e comprovadas com seu internamento até a idade de 6 (seis) meses, e de até R$ 252,49 (duzentos e cinquenta e dois reais e quarenta e nove centavos) mensais com idade acima de 6 (seis) e até 71 (setenta e um) meses em creches, maternal, pré-escolar ou instituições análogas, de sua livre escolha.

Ou, ainda, alternativa e não cumulativamente, as despesas com babá, estas, no entanto, limitada ao máximo em R$ 468,54 (quatrocentos e sessenta e oito reias e cinquenta e quatro centavos) por mês, independentemente do número de filhos, com idade até seis meses, e, igualmente R$252,49 (duzentos e cinquenta e dois reais e quarenta e nove centavos) para os filhos acima de 6 (seis) e até 71 (setenta e um) meses.

Participação Para esse benefício não há participação por parte do colaborador.

Cálculo do descontoPara esse benefício não há desconto.

Favor consultar a Convenção Coletiva no site: http://www.securitariosp.org.br para ter conhecimentos das regras para obtenção dos benefícios.

28

Seguro Saúde BradescoO colaborador terá o benefício de Seguro Saúde Bradesco. A Rede referenciada é composta por aproximadamente 37.000 referenciados, dimensionada em cerca de 1.300 municípios.

As autorizações prévias são fornecidas sem burocracia.

Todos os planos possuem atendimento na livre escolha, propiciando maior flexibilidade na escolha do prestador.

Participação Para esse benefício não há participação por parte do colaborador. Os planos são de acordo com o nível do cargo.

Cálculo do descontoPara esse benefício não há desconto.

Veja abaixo as características:

Plano ContratadoTNQ2 (Níveis 05 a 09), TNQ3 (Níveis 10), QN24 (Níveis 11 a

12), NP33 (Níveis 13) ou NP06 (Níveis 14 a 15).

Formas de Atendimento Rede referenciada e livre escolha (reembolso)

Acomodação Apartamento

Custeio Não contributivo

Co- participação Sim

29

Seguro Odontológico SulAméricaO colaborador terá o benefício de Seguro Odontológico SulAmérica. A Rede referenciada é composta por aproximadamente 8.000 dentistas, dimensionados em todo o país, sendo que todos possuem título de especialização e pelo menos 5 anos de formação.

Conta ainda com a Rede diferenciada para atender pacientes com necessidades especiais, pacientes com disfunções de ATM (Articulação Temporomandibular) e Estomatologia (lesões na boca).

Participação Para esse benefício não há participação por parte do colaborador. Há possibilidade de personalização da rede SulAmérica.

Cálculo do descontoPara esse benefício não há desconto.

Veja abaixo os planos:

Planos contratadosBásico Especial

Com módulo de

ortodontia

ExecutivoCom módulo de

ortodontia e prótese

ElegibilidadeTodos osfuncionários

Up-grade Up-grade

Formas de atendimento

Rede referenciada e livre Formas de atendimento escolha (reembolso)

Custeio100% subsidiadopela Zurich

R$ 39,53* R$ 133,87*

*Os valores apresentados já contemplam o subsídio da Empresa.

30

Adiantamento QuinzenalTodo dia 15 de cada mês, o colaborador receberá em conta corrente o adiantamento de 40% do salário.

Descontos nos seguros ZurichAlém de se integrar a um excelente grupo, você ainda tem a possibilidade de desfrutar das vantagens exclusivas ao escolher seu plano de seguros em uma das melhores seguradoras do mundo.

Nossos colaboradores possuem descontos especiais ao adquirir planos e coberturas dos seguros automóvel e residencial. Para fazer uso do benefício, basta entrar em contato com as respectivas áreas através dos e-mails:

Automó[email protected]

Residê[email protected]

31

SalárioO pagamento do salário é feito por meio de depósito bancário no banco indicado pela empresa (Banco Itaú), sempre no último dia útil de cada mês;

Os demonstrativos podem ser impressos por meio do site da ADP que está disponível na nossa intranet.

13º salárioO 13º salário será pago em duas parcelas (a primeira no mês de maio e a segunda em dezembro).

É possível solicitar o adiantamento de 50% do 13° na ocasião da marcação de férias, se for antes do mês de maio (período de pagamento da primeira parcela).

FériasAs férias são programadas em consenso com o gestor, que deve fazer a solicitação por meio do RH para você.

Trabalhe ConoscoLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed semper feugiat nisi, id rhoncus ligula blandit sed. Maecenas elementum ornare augue vitae pretium.

Maecenas facilisis, risus id vulputate rutrum, risus eros mollis felis, eget facilisis arcu mi non risus. In pulvinar luctus elementum. Maecenas auctor venenatis diam, et mollis urna molestie sit amet.Suspendisse nulla magna, laoreet iaculis facilisis et, tempor tempor purus.

Informações ImportantesDatas, Pagamento, 13º salário e férias

32

33

RecogniZe

O programa Recognize visa reconhecer funcionários e equipes que tiveram resultados acima do esperado. Tais resultados podem ser referentes a ações cotidianas, um projeto especifico ou a todo um comportamento constante, desde que orientados pelos valores da Zurich Seguros e que tenham gerado consequências positivas internamente.

Divididos em categorias de acordo com o desempenho e frequência de ocorrência, as escalas de reconhecimento implicam diferentes formas de premiação.

As designações são feitas pelos gestores e gerentes, através do link Recognize no portal Zurich na internet, e não é necessário que o gestor seja superior imediato do colaborador indicado. Entretanto, deve haver consenso entre aquele que nomeia e o gerente diretamente acima do funcionário escolhido.

O Recognize é uma das formas da Zurich Seguros de manter o entusiasmo, incentivar as boas práticas e as atitudes proativas. Cada categoria é voltada para um tipo distinto de contribuição, estimulando uma visão ampla de cooperação, o fortalecimento de aptidões individuais e do trabalho em equipe.

Reconhecimento de talento e trabalho

34

Team Collaboration: Equipes com desempenho e êxito acima do esperado - Para equipes cujas atitudes e resultados do trabalho estavam alinhados aos modelos de liderança Zurich e representaram um exemplo para a organização. O Team Collaboration é um incentivo a grupos que trabalham de forma eficaz, valorizam a diversidade e trazem iniciativas de crescimento que reúnem plataformas, funções e geografias. O reconhecimento acontece trimestralmente e tem como premiação a quantia de R$300,00 (trezentos reais).

Applause: Performance superior à esperada - Reconhecimento individual aos colaboradores cujas realizações no dia a dia superam as expectativas. O reconhecimento não tem periodicidade especi-fica e integra o cotidiano da Zurich. Para ser entregue, necessita de aprovação do gestor do funcionário concedente, do gestor do fun-cionário indicado, do diretor da área e do setor recursos humanos. Como premiação, o colaborador reconhecido recebe um brinde com a marca Zurich.

Categorias de ReconhecimentoIncentivos individuais e coletivos

35

Inspirational Leadership: Atitude destacada na liderança de pessoas ou de projetos - Os colaboradores indicados para essa categoria podem ou não ter subordinados, sendo possível que sejam gestores de projetos. Mesmo não sendo voltada exclusivamente para gestores com subordinados, é necessário que os indicados possuam características inseridas no modelo de Liderança Zurich, como dirigir-se e reconhecer talentos. Este reconhecimento é trimestral e o nomeado recebe R$350,00 (trezentos e cinquenta reais).

Gold Award: Destinado a pessoas ou equipes que se destacam de forma consistente e contínua - Premiação destinada aos colaboradores que atuam como agentes de mudança e buscam sempre excelência e inovação. As realizações devem se enquadrar em ao menos um dos critérios: crescimento lucrativo através de iniciativas que se aliam às linhas de negócios; ideias inovadoras para processos operacionais; e estratégias e visões orientadas a serviço dos segurados. Este reconhecimento é anual e tem o valor de R$4.000,00 (quatro mil reais).

Excellence in execution: Soluções criativas, velocidade e qualidade na execução - Voltado a profissionais que individualmente apresentaram ideias inovadoras ou que atuaram de forma a fazer diferença direta no alcance dos resultados. Os colaboradores indicados para essa categoria devem ser referência em atitudes concernentes à liderança que, entre outras coisas, geram interesse e entusiasmo. A premiação é de R$350,00 (trezentos e cinquenta reais) e o reconhecimento é realizado trimestralmente.

36

37

Os procedimentos que envolvem a gestão têm como objetivo a evolução da Zurich Seguros e dos membros da equipe. Os processos implicam avaliações, administração e comunicação, sempre através de métodos claros e acessíveis.

Ferramentas de Gestão

38

39

GEMS - Group Employee Management System - Oferece acesso através do portal a diferentes serviços de Recursos Humanos globais.

No Brasil está em funcionamente o Grupo Performance Management System (GPMS) e Group Learning Management System (GLMS).

GPMS é a plataforma através da qual o Grupo Zurich gestiona seu processo de Gestão de Performance creando uma cultura de trabalho global, alinhando metas e comportamentos da organização e do colaborador.

Todos os colaboradores participam do processo, o qual definem seus objetivos vinculados aos objetivos do negócio, revisa o rendimento e os objetivos durante a Revisão Semestral e avalia e recebe uma nota na Avaliação Final.

GLMS - Group Learning Management System - Ferramenta que propicia o desenvolvimento de uma formação coerente e sua execução em nível global através da disponibilidade de módulos de capacitação e treinamentos via e-learning.

GLMS conterá paulinamente em cada país, cursos adequados à medida de sua necessidade oferecendo uma experiência de aprendizagem, independentemente do lugar aonde se encontre.

Ferramentas de GestãoGEMS/GLMS

40

A avaliação é uma ferramenta que visa o crescimento e o desenvolvimento do colaborador.

Ela é utilizada para o gerenciamento do Ciclo Anual de Performance.

Você acessará através do portal GEMS – Group Employee Management System – cujo link está na nossa intranet.

O ciclo de gestão de desempenho é feito em 03 etapas no decorrer do ano.

JaneiroFevereiro

1 Definição de ObjetivosMetodologia SMART e Competências do Modelo de Liderança

JulhoAgosto

2 Revisão SemestralFeedback e plano de melhoria/ redefinição de objetivos

DezembroJaneiro

3 Avaliação FinalFeedback e nota

Etapas do Processo de Gestão de Desempenho no GPMS

Ferramentas de GestãoGPMS - Gerenciamento do Ciclo Anual de Performance

41

1ª Etapa – Definição de Objetivos• Gestor e Colaborador se reúnem para definir os objetivos e as competências a serem avaliadas durante o ano.

• Colaborador insere seus objetivos e os envia ao Gestor.

• Gestor valida objetivos inseridos e devolve ao Colaborador para finalização.

• Para concluir a etapa, o Colaborador acessa o sistema e clica em finalizar.

• Dentro da ferramenta, você terá acesso ao Modelo de Liderança Zurich.

São 14 competências chave que descrevem o modelo de conduta esperado do colaborador Zurich.

Veja ao lado a matriz de competências.

2ª Etapa – Revisão Semestral• Você fará uma autoavaliação dos objetivos e demonstrará as realizações até o momento.

• O seu gestor também fará uma avaliação do seu desempenho durante este período.

• Este é o momento para fazer as alterações necessárias e se preparar para o próximo semestre.

3ª Etapa – Avaliação Final• Você fará uma autoavaliação de seu desempenho durante o ano, bem como das competências acordadas.

• O seu gestor também fará uma avaliação do seu desempenho durante o ano.

• Você receberá uma nota de 1 a 5 de acordo com o seu desempenho.

• No decorrer do ano, você será treinado em cada uma destas etapas.

42

Criar a próxima geração de talentos:Identificar e selecionar talentos.Desenvolver futuros talentos.

Liderança pessoal:Agir com integridade, confiança e responsabilidade.Gerir a ambiguidade.Adotar o conceito de formação contínua.

Conduzir a um futuro inovador:Pensar e liderar de forma estratégica.Aperfeiçoar o conhecimento do negócio e do setor.Inovar com o cliente em mente.

Inspirar os outros a almejarem a excelência:Inspirar os outros a darem seu melhor.Desenvolver e prover coaching para que os outros deem seu melhorPromover colaboração global

Impulsionar uma cultura de alto desempenho:Executar impecavelmente.Liderar e gerir a mudança.Construir e sustentar uma cultura de alto desempenho.

futuro

pes

soas

neg

ócio

s

presente

Matriz de Competências – Modelo de Liderança Zurich

Você será avaliado 50% pelos objetivos acordados e 50% pelo seu comportamento com base nas competências definidas entre você e seu gestor.

43

RH para você!Essa ferramenta foi criada para estreitar o relacionamento entre RH e os colaboradores.

Todas as demandas para a área de RH deverão ser feita através do RH para você!

Desta forma, as áreas de Talent Management, HR Operations e Compensation & Benefits lhe atenderão melhor, com mais agilidade e eficiência.

RH para você permitirá responder cada vez melhor para você, cumprindo a nossa promessa de marca que de estar quando você realmente precisa.

Centralizaremos as consultas recebidas, permitindo um maior controle, tempo de resposta e qualidade em nossos serviços, com o objetivo de atingir maior eficiência e efetividade.

Como acessar?

Através da base do Lotus Notes “ RH para você”, você ingressará a sua consulta e o RH lhe responderá.

Base de EmpregoTrata-se de uma ferramenta da área de Talent Management & Acquisition, para a gestão do processo de Recrutamento e Seleção.

É uma base instalada no Lotus Notes (com nome cobertura de personal). Essa ferramenta permitirá organizar de forma mais eficiente todo o processo de Recrutamento e Seleção. Principais vantagens:

• Registro digital de todo o processo, eliminado papel e trazendo economia para o negócio;

Outras FerramentasNossas principais conexões com você

44

• Workflow de aprovação ágil e seguro;

• Ganho de qualidade e eficiência;

• Acompanhamento on line do status do pedido de colaborador;

• Relatórios gerenciais para extrair métricas de RH;

• Criação de um banco de dados de candidatos;

• Comunicação automática, para os diferentes responsáveis do processo e em cada etapa do recrutamento;

• Possibilidade de rastrear cada etapa do processo.Para os gestores acessarem a ferramenta, a área de Talent Managemento & Acquisition disponibiliza um manual.

Habilite a aplicação em seu computador e comece a aproveitar todas as vantagens de uma plataforma digital para realizar sua solicitação de colaborador, de forma fácil, rápida e eficiente.

Você poderá criar um atalho na tela inicial do Notes, apenas arrastando o ícone do Workspace para a tela inicial. Dessa forma seu acesso ficará mais rápido, fácil e direto.

Solicite o link para o RH, através do RH para você!

Uma vez instalado, quando precisar solicitar um colaborador, utilize a ferramenta e leia o manual para o preenchimento correto da solicitação e envio a área de RH, para início do processo de aprovação da vaga e recrutamento.

ADPTrata-se de uma ferramenta para que o colaborador possa consultar o seu demonstrativo de pagamentos, informe de rendimentos e todas as movimentações e lançamentos que ocorrerem no decorrer do mês.

A área de Operações – RH enviará o link com seu login e senha para acesso.

Academia CorporativaCom as novas estratégias empresariais a Zurich Seguros preocupa e investe na qualificação dos seus profissionais

Para isso, integrou a Blue Academy ao departamento de RH, cuja iniciativa em Educação Corporativa tem como objetivo, formar, desenvolver e aperfeiçoar seus colaboradores e novos talentos,

45

contribuindo assim para a imagem e estratégia da organização.

As competências dos colaboradores serão aprimoradas, através de cursos técnicos e customizados, de acordo com as políticas e estratégias organizacionais.

Com a Blue Academy a Zurich Seguros fortalece o espírito de equipe e de pertencer dos novos colaboradores.

Com a integração da Blue Academy a Zurich Seguros:

• Solidifica sua marca

• Fortalece seu DNA – cultura Zurich

• Perpetua o Know how empresarial

• Cultiva a continuidade de seus valores

• Desenvolve a cultura de gestão de pessoas

MissãoPromover o desenvolvimento dos colaboradores mantendo viva a necessidade de atualização, formando e desenvolvendo talentos, focando as competências e valorizando os nossos clientes e parceiros, constituindo assim, o “DNA Zurich” como diferencial para perpetuar a existência e promover a continuidade dos valores e da empresa

VisãoSer reconhecida internamente como agente de desenvolvimento de colaboradores, bem como, suporte para a implementação das estratégias empresariais.

Soluções de Aprendizagem

46

47

O conjunto de ações de conduta é formado por pequenos atos cotidianos que definem o padrão de comportamento dos colaboradores.

A excelência conquistada pela Zurich Seguros tem em sua base atos precisos em todos os níveis da empresa, desde nossas relações internas ao trato com grandes parceiros e clientes.

Procedimentos de Conduta

48

49

O Zurich Basics tem o objetivo de estabelecer regras e diretrizes de conduta dos colaboradores da Zurich no desempenho de suas atividades profissionais e em seu relacionamento com os colegas de trabalho, fornecedores, clientes e demais pessoas.

Ele está disponível na íntegra na intranet.

Veja abaixo um trecho do depoimento do nosso CEO Global sobre o Zurich Basics, e logo depois os principais valores do código de ética:

“A nossa posição financeira é hoje mais forte do que nunca. Os clientes, agentes, corretores, investidores e colaboradores procuram a liderança da Zurich. Conquistamos esta liderança devido a nossa disciplina, ao nosso investimento na marca Zurich bem como devido a nossa estratégia. Foram estes fatores que permitiram ao nosso Grupo manter a sua sólida posição no

mercado, apesar dos tempos difíceis em que vivemos.

O Zurich Basics, o Código de Ética do nosso Grupo é fundamental para a continuação do nosso sucesso.

O Zurich Basics define quem somos, aquilo que procuramos ser e a forma como nos comportamos. É o denominador comum que une mais de 60.000 colaboradores da Zurich em todo o mundo em um empenho coletivo em relação à excelência e integridade, que nos guia, protegendo a nossa reputação e a nossa marca, dois dos nossos bens mais importantes.

É importante que todos os colaboradores da Zurich leiam e compreendam o Zurich Basics.”

Martin Senn Chief Executive Officer Global

Zurich BasicsÉ a partir do básico que conquistamos a excelência

50

Toda empresa é resultado do comprometimento dos colaboradores com determinados princípios que sustentam a sua atuação no mercado. O perfil do profissional que trabalha na Zurich é diferenciado por diversos aspectos, o que muito nos orgulha. Por isso, a empresa espera dele um comportamento pautado pela seriedade e responsabilidade. Atitudes simples como

sempre cuidar bem da aparência, não deixar de usar o crachá, colaborar para que a convivência entre os colaboradores seja cada vez melhor, respeitar os horários, comunicar-se com clareza, além de conhecer e respeitar as normas da empresa faz toda a diferença.

Segurança no ambiente de trabalho Pequenas ações podem fazer o seu dia a dia mais agradável e seguro, em todos os sentidos.Além de todos os recursos que a empresa coloca à disposição de seus colaboradores, no local de trabalho e demais instalações, você tem um papel importante nesse processo.Você pode ser um “agente de segurança”, sempre que adotar as seguintes atitudes:

• Zelar pelo material que a empresa deixou sob sua responsabilidade;

• Certificar-se de que os seus objetos pessoais estão sempre sob sua observação e/ou guardados em local seguro;

CondutaO que esperamos de nossa equipe

51

• Guardar pequenos objetos e trancar as gavetas ao final de um dia de trabalho;

• Conferir se as portas e janelas, que devem permanecer fechadas, estão realmente fechadas com chave;

• Informar à segurança sobre qualquer situação, pessoa ou atitude suspeita dentro das nossas instalações.

• É importante, também, avisar a Segurança sempre que algum desconhecido for encontrado dentro de qualquer sala ou ambiente.

• Da mesma forma, o último a sair de um ambiente deve não apenas apagar a luz, mas avisar a Segurança que está deixando o local.

Todas essas atitudes ajudam a preservar não apenas a empresa, mas a sua integridade física e moral.

Preservação da InformaçãoVocê deve lembrar sempre que toda e qualquer informação ou dados da empresa devem ser de uso interno. Portanto, é importante que permaneçam rigorosamente em sigilo. Seja sempre muito cuidadoso

e discreto ao tratar informações sobre a empresa. Da mesma forma, existem dados sobre a sua vida na empresa como, por exemplo, seu salário, que pertencem apenas a você e que não devem ser comentados com terceiros.

Material de trabalhoUtilize e conserve, da melhor forma possível, os equipamentos e o mobiliário que a empresa disponibiliza para que você possa realizar com eficácia o seu trabalho.Quando algum equipamento apresentar defeitos, acione a área de administração imediatamente.

Regras Básicas e Rápidas para uma boa convivência em grupo

• Quando estiver no ambiente de trabalho, deixe o seu celular no modo “vibração” ou desligado;

• As secretárias devem entrar nas salas de reuniões com discrição, entregando os recados por escrito.

• As reuniões não devem ser interrompidas por telefonemas;

52

• Para falar com pessoas que estão distantes, utilize o ramal, mantendo sempre um tom de voz moderado nas dependências da empresa;

• Seja discreto e mantenha sempre uma boa postura, pois você representa a marca da empresa;

• Em caso de divergências de opiniões com outros colaboradores, use a sala de reuniões para conversar;

• Mantenha a sua mesa organizada;Se você é fumante, lembre-se que é expressamente proibido fumar no interior da empresa e que, para isso, deve ser utilizada a área determinada para esse fim;

Essas regras são muito simples, mas contribuem fortemente para a construção de um ambiente de trabalho harmonioso e feliz para todos.

Horário de trabalhoO horário básico de trabalho segue o descrito em CCT (convenção coletiva de trabalho), como sendo de segunda a sexta-feira, exceto os setores específicos da empresa, em função da natureza de suas operações, que adotam regime de turnos e ou plantões operacionais.

Para Belo Horizonte das 08h00 às 12h00 e de 13h30 as 17h30 com controle de ponto eletrônico.

As filiais podem trabalhar em horários diferenciados visando dar atendimento aos clientes durante todo horário comercial, iniciando o atendimento, no mínimo, às 07h30 e terminando, no máximo, às 19h00 respeitando o limite de 08 (oito) horas diárias.

Atrasos e faltasO funcionário sempre que se ausentar da companhia, por motivo de consulta médica ou realização de exames, deverá enviar à área de Recursos Humanos o atestado ou declaração de comparecimento emitida pelo médico ou laboratório para que a falta seja abonada.

53

Em caso de ausência para acompanhamento de filhos menores de 14 anos e pais maiores de 65 anos em consultas médicas, será observada a mesma regra acima.

Quando existir a necessidade do funcionário permanecer junto ao filho, em casos de internação hospitalar, deverá ser solicitado ao médico que emita uma declaração justificando o acompanhamento materno, citando inclusive, o número de dias necessários.

Os atestados médicos somente serão aceitos desde que estejam legíveis, sem rasuras e contenham a identificação do médico sob carimbo, CRM, data e assinatura.As saídas/ausências para ida ao dentista particular não serão abonadas, exceto aqueles atendimentos de urgência devidamente caracterizados por atestado médico.

Marcação de pontoEm Belo Horizonte e Help Point é utilizado o ponto eletrônico como forma de registro das marcações diárias de entrada e saída, por meio do sistema FORPONTO.

Somente os funcionários que se submetem ao controle de ponto, deverão efetuar as marcações diárias que correspondem ao início e término de cada jornada de trabalho, efetuada por meio de crachá ou identificação digital, junto aos relógios coletores de ponto.

A falta de registro por esquecimento será passível de desconto a título de faltas e atrasos do total das horas trabalhadas no mês.

As ausências decorrentes de viagens e de serviços externos também devem ser justificadas, no próprio registro de ponto pelo funcionário e serão abonadas ou não pelo gestor eletronicamente.

Acesso ao pontoO acesso à marcação do ponto eletrônico somente será liberado 15 minutos antes de iniciar o expediente. No final do expediente será tolerado, também, um atraso máximo na marcação de 15 minutos.

Não são abrangidos pelo controle de ponto Aqueles que exercem cargo de gestão e função de confiança da administração, bem como aqueles que exercem atividade externa,

54

incompatível com a fixação de horários e horas extras como: Presidentes, Diretores, Gerentes, Superintendentes, Supervisores, não estão submetidos a controle de jornada, conforme previsão legal.

Estagiários e terceiros não terão acesso ao controle de ponto, uma vez que não são sujeitos a jornada de trabalho e controle de frequência nos termos da CLT.

Estagiários não poderão realizar estágio além das 06 horas previstas em legislação específica.

Ponto ManualOs funcionários de São Paulo e demais filiais que não possuem o sistema eletrônico de ponto, terão o acompanhamento da exceção por meio de marcação de ponto manual, preenchendo mensalmente a folha de Ocorrência de Ponto do Mês com as ocorrências que irão impactar na folha de pagamento dos funcionários como: atrasos, faltas e horas extras.

Horas ExtrasOs gestores tem obrigação de acompanhar os serviços de suas áreas, desestimulando a todo custo à realização de trabalho extraordinário e examinando com critério o volume de trabalho

em relação ao número de funcionários mediante revisões periódicas de planejamento.Somente poderão ser realizadas horas extras mediante prévia e obrigatória aprovação do gestor imediato com conhecimento prévio da Diretoria e Presidência.

De segunda à sexta-feira as realizações de horas extras não poderão ultrapassar o limite de 02 horas diárias e de 04 horas aos sábados.

As horas extras realizadas serão remuneradas conforme previsto em convenção coletiva.

Fica proibida a realização de horas extras no intuito de utilizá-las como forma de compensação de horas não trabalhadas.

Horário FlexívelÉ o período dentro da duração normal de trabalho, em que os horários de entrada e saída dos trabalhadores são determinados pelos próprios colaboradores e gestores dentro dos limites estabelecidos pela empresa e legislação em vigor.

O horário flexível de entrada será das 07h30 às 09h00 e de saída das 17h00 às 19h00.

55

Intervalo flexível para repouso ou alimentaçãoÉ o intervalo para repouso ou alimentação obrigatório por lei, em que deverá ser feito um intervalo de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas contínuas durante a jornada diária de trabalho, conforme estabelecido pela empresa.

Nos períodos compreendidos de 10h00 às 12h00 e 14h00 às 16h00 é considerado horário núcleo no qual o gestor deverá ter a quantidade de funcionários necessárias ao desempenho da área.

A empresa reserva-se no direito de exigir à presença dos funcionários no horário de 08h00 as 17h30.

Mais detalhes verificar na intranet a política jornada de trabalho.

Crachá de IdentificaçãoTodo colaborador, visitante ou prestador de serviços deve portal em local visível o crachá de identificação fornecido pela administração e entregue pela recepcionista.

Atualização de dadosAlterações cadastrais (endereço, nº de dependentes, formação, etc.) devem ser atualizadas através do RH para você, e o documento comprobatório deve ser entregue à área de Recursos Humanos.

56

57

Aqui você encontra os termos mais usados pela equipe da Zurich Seguros. As definições facilitarão seu entendimento sobre os temas e assuntos mais presentes em nosso cotidiano e permitirão que nossa co-municação seja eficiente e objetiva.

Glossário

58

GEMS - Group Employee Management System Portal que proporciona acesso aos sistemas de gestão de pessoas.

GPMS - Group Performance Management SystemFerramenta utilizada para gerenciar o Ciclo Anual de Performance.

GLMS - Group Learning Management System Ferramenta utilizada para a execução dos treinamentos à distância (e-learning).

ZPP - Zurich People PowerMaecenas feugiat ante vitae arcu malesuada porta. Proin gravida ante sit amet nulla porta.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

GlossárioDefinição dos termos utilizados

59

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus

XXXX - vitae egestas nulla mattis. Cras tincidunt sem ut dolor blandit ut dapibus purus pellentesque. Vestibulum non metus in diam.

60