Wires

4
Capítulo 4 Gerência do Processador 1. Qual é a função primordial da gerência de processador? Sua principal função é o escalonamento. 2. Um processo é composto de que unidades? E a thread? Cada processo é composto código (um programa), contexto de software e hardware. A thread pode existir varias em apenas um programa sendo que cada uma apenas deve possuir seu próprio contexto de software e hardware. 3. Cite 5 informações que são armazenadas em um PCB. Novo (New): o processo está sendo criado; Executando (Running): usando a UCP naquele instante; Pronto (Ready): executável, porém parado temporariamente para outro processo executar; Bloqueado (Waiting/Blocked): impossibilitado de executar por causa de eventos externos (ex.: operação de E/S); Terminado (Terminated): processo encerrou a execução. 4. Quais são os estados do ciclo de vida de um processo? 5. Defina multiprogramação pesada e multiprogramação leve. Mutiprogramação pesada podemos referir ao processo e a multiprogramação leve a thread. 6. Qual é a relação entre threads e multiprogramação? A comunicação através do compartilhamento direto da área de dados.

Transcript of Wires

Captulo 4 Gerncia do Processador 1. Qual a funo primordial da gerncia de processador? Sua principal funo o escalonamento. 2. Um processo composto de que unidades? E a thread? Cada processo composto cdigo (um programa), contexto de software e hardware. A thread pode existir varias em apenas um programa sendo que cada uma apenas deve possuir seu prprio contexto de software e hardware. 3. Cite 5 informaes que so armazenadas em um PCB. Novo (New): o processo est sendo criado; Executando (Running): usando a UCP naquele instante; Pronto (Ready): executvel, porm parado temporariamente para outro processo executar; Bloqueado (Waiting/Blocked): impossibilitado de executar por causa de eventos externos (ex.: operao de E/S); Terminado (Terminated): processo encerrou a execuo.

4. Quais so os estados do ciclo de vida de um processo?

5. Defina multiprogramao pesada e multiprogramao leve. Mutiprogramao pesada podemos referir ao processo e a multiprogramao leve a thread.

6. Qual a relao entre threads e multiprogramao? A comunicao atravs do compartilhamento direto da rea de dados.

7. Quais so as caractersticas do modelo N:1? Threads a nvel de usurio. - User level threads ou ainda process scope. Toda a tarefa de gerenciamento de threads feito em nvel da aplicao. - Threads so implementadas por uma biblioteca que ligada ao programa. - Interface de programao (API) para funes relacionadas com threads. O sistema operacional no "enxerga" a presena das threads. A troca de contexto entre threads feita em modo usurio pelo escalonador embutido na biblioteca. Vantagens: Sistema operacional divide o tempo do processador entre os processos e, a biblioteca de threads divide o tempo do processo entre as threads. Desvantagens: Uma thread que realiza uma chamada de sistema bloqueante leve ao bloqueio de todo processo. E.g.; operaes de entrada/sada No explora paralelismo em maquinas multiprocessadoras.

8. Quais so as caractersticas do modelo 1:1? Threads a nvel do sistema O S.O. "enxerga" as threads. - Sistema operacional mantm informaes sobre processos e sobre threads. - Troca de contexto necessita a interveno do sistema operacional. O conceito de threads considerado na implementao do sistema operacional. Vantagens: - Explora o paralelismo de mquinas multiprocessadoras (SMP). - Facilita o recobrimento de operaes de entrada/sada por clculos. Desvantagens: - Implementao mais pesada que o modelo N:1.

9. Quais so as caractersticas do modelo M:N? Combinao dos modelos N:1 e 1:1 Oferece dois nveis de escalonamento - Nvel usurio: threads sobre unidade de escalonamento. - Nvel sistema: unidades de escalonamento sobre processador. Vantagens: Tempo de criao/destruio de threads inferior que tempo de criao/destruio de um processo. Chaveamento do contexto entre threads mais rpido que tempo de chaveamento entre processos. Como threads compartilham o descritor do processo que as portas elas dividem o mesmo espao de endereamento o que permite a comunicao por memria compartilhada sem interao com o ncleo. Desvantagens: Falta de segurana, sendo vulnervel por causa de seu sistema de compartilhamento. 10. Que modelo mais adequado para sistemas SMP? O modelo N:M. 11. Quais as vantagens de utilizar threads? E desvantagens? Vantagens acima. Desvantagem a segurana e o cdigo grande. 12. O que e para que serve o escalonamento?

13. Em que consiste o chaveamento de contexto? 14. Que operaes so realizadas em cada nvel de escalonamento? 15. Quais so os eventos que disparam o escalonamento de curto prazo? 16. Diferencie escalonamento preemptivo e no-preemptivo. 17. Que eventos disparam o escalonamento preemptivo? 18. Qual a funo dos algoritmos de escalonamento? 19. Compare as polticas no-preemptivas FIFO e SJF. 20. Qual o problema da poltica SJF? Como resolve-lo? 21. Como funciona a poltica RR? Ela privilegia algum tipo de processo? 22. Como deve ser dimensionado o quantum da poltica RR? 23. Quais so os problemas do escalonamento com prioridades?

24. Como funcionam as mltiplas filas com realimentao? 25. Como so definidas as prioridades nos SO comerciais? 26. Qual o problema de se utilizar s prioridades estticas? 27. Qual o problema de se utilizar s prioridades dinmicas? 28. Qual o problema do escalonamento no-preemptivo com prioridades?