- t.pdf

6
Home Informe-se Fornecedores Downloads Tira Dúvidas Cursos Online Empregos Olá Visitante. Cadastre-se já ou Acesse sua conta Buscar em todo portal Administração Convivência Manutenção Jurisprudências Legislação Notícias Colunistas SíndicoNet TV Testes Boletins Mercado SíndicoNet 101 mil Curtir Curtir Manutenção Calendário de manutenção Captação e Reúso da água CFTV e Cercas elétricas Check-up e inspeção predial Contratação de Serviços Contra incêndios Controle de pragas Divisão de despesas - Quem paga? Elevadores Extintores Garantia da construtora Gás - instalações Grupos geradores Individualização de hidrômetros Infiltrações Instalações elétricas Jardins Lâmpadas de LED Limpeza de caixas d´água Limpeza em condomínios Obras e Reformas Pára raios Piscinas Playgrounds Poços artesianos Portas corta-fogo Portões automáticos Retrofit Válvulas eliminadoras de ar Abrir Índice tamanho da fonte Comentar Indicar (272) Tweetar 1 13 6 Curtir Curtir Informe-se > Manutenção > Obras e Reformas Obras e Reformas Tira teima: Norma 16.280 da ABNT Conheça as respostas para as dúvidas mais comuns Entrou em vigor no dia 18/04/2014 a nova norma da ABNT, 16.280, que regulamenta as reformas em edificações, tanto na parte das unidades como nas áreas externas. Como qualquer novidade, a nova regra gerou muitos questionamentos. - Veja aqui matéria completa sobre a Norma 16.280 da ABNT Pensando nisso, o SíndicoNet escolheu as perguntas mais recorrentes e conversou com engenheiros, advogados, administradores de condomínios e um diretor do Secovi para esclarecer todas as dúvidas. Confira abaixo: 1- É necessário pedir autorização para o síndico mesmo se eu for executar apenas uma pintura? Se for apenas pintura, e nada além de pintura, dentro da unidade, não precisa de ART e nem de RRT e nem de autorização do síndico. 2- A regra vale para quem já começou a reforma antes do dia 18/04/2014? É importante lembrar que mesmo antes dessa data, os moradores já deveriam elaborar um plano e enviá-lo ao síndico, quando fossem efetuar alguma mudança que impactasse na estrutura da edificação. Com a norma, porém, o síndico ganhou mais força para exigir esse plano. Por isso, mesmo aqueles que começaram alguma alteração antes do dia 18/04, devem sim submetê-la ao crivo do síndico. 3- Se a norma da ABNT não é uma lei, por que preciso segui-la? Realmente as normas da ABNT não são leis. Porém, se houver algum acidente, o síndico e o morador que fez a reforma serão responsabilizados, já que a jurisprudência, ao longo do tempo, mostra que o caminho “correto” a ser seguido é o de obedecer às normas da ABNT, mesmo que as mesmas não tenham força de lei. 4- É necessário pedir autorização para o síndico mesmo se for trocar apenas o piso? A questão principal não é a troca do piso por um material semelhante. É a remoção do piso antigo com a utilização de marretas e ferramentas de alto impacto. Se houver o uso desse tipo de ferramental, é importante que a substituição seja feita por uma empresa especializada, e que a mesma forneça um ART ou RRT. Outro ponto a se destacar é o peso do novo piso, que pode ser incompatível com a estrutura da laje. 5- A nova norma serve também para as áreas comuns do condomínio, como reparo das quadras, churrasqueira e salão de festas? Sim. Porém, como nesses casos geralmente envolvem grandes somas, já era comum a escolha por uma empresa especializada e capacitada que oferecesse responsabilidade técnica pelo projeto. desde 1996 O BRAÇO DIREITO DO SÍNDICO NA INTERNET Serviços Restauração de Fachadas com mais de 65 anos no mercado! Pintura Predial e Industrial. Página 1 de 6 Tira teima: Norma 16.280 da ABNT 20/03/2015 http://www.sindiconet.com.br/11563/informese/obras-e-reformas/tira-teima-norma-16...

Transcript of - t.pdf

  • Home Informe-se Fornecedores Downloads Tira Dvidas Cursos Online Empregos

    Ol Visitante. Cadastre-se j ou Acesse sua conta Buscar em todo portal

    Administrao Convivncia Manuteno Jurisprudncias Legislao Notcias Colunistas SndicoNet TV Testes Boletins Mercado

    SndicoNet

    101 milCurtirCurtir

    Manuteno

    Calendrio de manuteno

    Captao e Reso da gua

    CFTV e Cercas eltricas

    Check-up e inspeo predial

    Contratao de Servios

    Contra incndios

    Controle de pragas

    Diviso de despesas - Quem paga?

    Elevadores

    Extintores

    Garantia da construtora

    Gs - instalaes

    Grupos geradores

    Individualizao de hidrmetros

    Infiltraes

    Instalaes eltricas

    Jardins

    Lmpadas de LED

    Limpeza de caixas dgua

    Limpeza em condomnios

    Obras e Reformas

    Pra raios

    Piscinas

    Playgrounds

    Poos artesianos

    Portas corta-fogo

    Portes automticos

    Retrofit

    Vlvulas eliminadoras de ar

    Abrir ndice

    tamanho da fonte

    Comentar Indicar (272) Tweetar 1 13 6CurtirCurtir

    Informe-se > Manuteno > Obras e Reformas

    Obras e Reformas

    Tira teima: Norma 16.280 da ABNT

    Conhea as respostas para as dvidas mais comuns

    Entrou em vigor no dia 18/04/2014 a nova norma da ABNT,

    16.280, que regulamenta as reformas em edificaes, tanto na

    parte das unidades como nas reas externas.

    Como qualquer novidade, a nova regra gerou muitos

    questionamentos.

    - Veja aqui matria completa sobre a Norma 16.280 da ABNT

    Pensando nisso, o SndicoNet escolheu as perguntas mais recorrentes e conversou com engenheiros,

    advogados, administradores de condomnios e um diretor do Secovi para esclarecer todas as dvidas. Confira

    abaixo:

    1- necessrio pedir autorizao para o sndico mesmo se eu for executar apenas uma pintura?

    Se for apenas pintura, e nada alm de pintura, dentro da unidade, no precisa de ART e nem de RRT e nem

    de autorizao do sndico.

    2- A regra vale para quem j comeou a reforma antes do dia 18/04/2014?

    importante lembrar que mesmo antes dessa data, os moradores j deveriam elaborar um plano e envi-lo

    ao sndico, quando fossem efetuar alguma mudana que impactasse na estrutura da edificao.

    Com a norma, porm, o sndico ganhou mais fora para exigir esse plano. Por isso, mesmo aqueles que

    comearam alguma alterao antes do dia 18/04, devem sim submet-la ao crivo do sndico.

    3- Se a norma da ABNT no uma lei, por que preciso segui-la?

    Realmente as normas da ABNT no so leis. Porm, se houver algum acidente, o sndico e o morador que

    fez a reforma sero responsabilizados, j que a jurisprudncia, ao longo do tempo, mostra que o caminho

    correto a ser seguido o de obedecer s normas da ABNT, mesmo que as mesmas no tenham fora de

    lei.

    4- necessrio pedir autorizao para o sndico mesmo se for trocar apenas o piso?

    A questo principal no a troca do piso por um material semelhante. a remoo do piso antigo com a

    utilizao de marretas e ferramentas de alto impacto. Se houver o uso desse tipo de ferramental, importante

    que a substituio seja feita por uma empresa especializada, e que a mesma fornea um ART ou RRT. Outro

    ponto a se destacar o peso do novo piso, que pode ser incompatvel com a estrutura da laje.

    5- A nova norma serve tambm para as reas comuns do condomnio, como reparo das quadras, churrasqueira e salo de festas?

    Sim. Porm, como nesses casos geralmente envolvem grandes somas, j era comum a escolha por uma

    empresa especializada e capacitada que oferecesse responsabilidade tcnica pelo projeto.

    desde 1996O BRAO DIREITO DO SNDICO NA INTERNET

    Servios

    Restaurao

    de Fachadas

    com mais de 65 anos no mercado! Pintura Predial e

    Industrial.

    Pgina 1 de 6Tira teima: Norma 16.280 da ABNT

    20/03/2015http://www.sindiconet.com.br/11563/informese/obras-e-reformas/tira-teima-norma-16...

  • 6- Quem ir fiscalizar se o sndico realmente est cobrando as ARTs dos moradores que esto reformando as suas unidades?

    Como um assunto de interesse de todos, os prprios moradores podem cobrar do sndico a fiscalizao

    correta, seja por meio de uma comisso de obras que ajude o sndico a receber os projetos e ARTs ou RRTs,

    ou pelas assembleias de condomnio.

    7- Como o sndico pode agir quando um morador seguir com a obra mesmo sem apresentar a ART/RRT?

    O sndico pode parar a obra de diversas formas. O ideal, porm, fazer um pedido formal e protocolado da

    ART ou RRT. Depois disso, caso no seja atendido, ele pode pedir o embargo da obra na prefeitura, fazer

    um B.O. relatando o ocorrido, ou ainda entrando com uma ao na Justia, com um pedido de paralisao da

    obra. Outra sada simplesmente no deixar o material ou os funcionrios da unidade em reforma entrarem

    no condomnio.

    8- necessrio que o sndico tenha apoio de alguma empresa ou de um engenheiro para validar as ARTs recebidas?

    Para se resguardar, principalmente no caso de grandes reformas, recomendado que o sndico tenha com

    quem dividir a responsabilidade de analisar os projetos e as ARTs ou RRTs. Por mais que esses documentos

    atestem que a obra no trar problemas para a edificao, o sndico, sozinho, muitas vezes no tem

    condies tcnicas de avaliar o que est ali.

    Uma sada que o sndico contrate uma empresa especializada nesse tipo de servio deve haver

    necessariamente um engenheiro responsvel na empresa. Outra alternativa que a administradora do

    condomnio oferea esse servio, mas cobre parte do empreendimento.

    Uma terceira opo, ainda, poder contar com algum morador que seja engenheiro ou arquiteto para ajudar

    o sndico na leitura dos projetos e suas devidas aprovaes.

    - Dica: Sistema Condomundo permite aproximar e integrar vizinhos no mesmo condomnio

    9- Qual a diferena entre Laudo, ART e RRT?

    Um laudo fruto de uma anlise de assunto tcnico. A ART uma Anotao de Responsabilidade Tcnica,

    emitida pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). O RRT o Registro de

    Responsabilidade Tcnica, emitido por um profissional vinculado ao CAU (Conselho de Arquitetura e

    Urbanismo).

    O laudo no serve para assegurar ao sndico sobre a obra, mas a ART ou a RRT, sim.

    10- E quando o prprio sndico que est fazendo obra dentro de seu apartamento e derrubando paredes e tirando vigas?

    Nesse caso, o ideal que se forme uma comisso de obras aprovada em assembleia, com poder de

    fiscalizao e que a mesma pea para o sndico toda a documentao pertinente obra.

    Caso o sndico no obedea s regras institudas em assembleia, o mesmo poder ser deposto pelos

    trmites legais (um quarto dos condminos convoca assembleia para esse fim, e a maioria simples vota pela

    destituio), e dessa forma, o mesmo ser obrigado a seguir o que pede a norma.

    11- Para instalar ar condicionado, rede de proteo ou banheira, precisa de ART?

    Para instalao de ar condicionado e banheira, sim, j que muitas vezes essa alterao vai incluir quebra de

    paredes e pode mexer com a parte estrutural da edificao. A rede de proteo no precisa de ART ou RRT,

    s deve ser instalada, porm, aps a coletividade do condomnio escolher um modelo especfico.

    12- Para reformas na parte eltrica precisa de ART?

    Na grande maioria dos casos de reforma, onde h necessidade de um engenheiro eletricista, sim. No h

    necessidade para a mera manuteno com pequenos reparos, situaes em que basta um tcnico eletricista.

    13- Para efetuar reparos hidrulicos, provenientes de infiltraes/tubulaes em geral, precisa de ART?

    Pgina 2 de 6Tira teima: Norma 16.280 da ABNT

    20/03/2015http://www.sindiconet.com.br/11563/informese/obras-e-reformas/tira-teima-norma-16...

  • Primeira ltima

    Imprimir pgina Link http://www.sindiconet.com.br/11563/informese/obras-e-reformas/tira-teima-norma-16280-da-abnt

    Sugerir pauta Indicar (272) Compartilhar Twitter Facebook Mais

    Depende. Se for apenas uma interveno para manuteno e depois disso, tudo voltar ao seu estado normal,

    no. Mas se houver necessidade de usar ferramental de alto impacto, ou perfurar uma laje, por exemplo,

    nesse caso a ART ou RRT so recomendados, sim.

    14- Fechamento/envidraamento de sacadas precisa de ART?

    Precisa de ART medida que uma obra relativamente grande e que pode afetar a estrutura da edificao.

    - Saiba mais sobre envidraamento de sacadas

    15- Substituio do forro de gesso precisa de ART?

    A princpio, no. Como ali j existia o mesmo material, coloc-lo novamente ali no acarreta em prejuzo para

    a estrutura. Entretanto, se o novo forro for muito diferente que o original ou mais pesado, precisa de ART.

    16- Reparo nas instalaes de gs precisa de ART?

    Sim, tanto pela interveno na estrutura, como pelo risco de exploso ou vazamento que envolve a obra.

    17- Alm da ART ou RRT, o que mais o morador deve entregar no momento de pleitear a autorizao da obra?

    O morador deve entregar um escopo da obra, que deve explicar quais sero as alteraes desejadas, um

    cronograma da mesma, que mostre quanto tempo a mesma deve durar, e se vai haver rudos e em qual

    perodo. Tambm se deve entregar os nomes das empresas que estaro efeutando o reparo, alm dos

    funcionrios envolvidos na obra.

    Fontes consultadas: Andr Luiz Junqueira, assessor jurdico da Schneider Advocacia, Gabriel Karpat, diretor

    de condomnios da administradora GK, Alexandre Marques, advogado especializado em condomnios,

    Zeferino Velloso, engenheiro e diretor da VIP, Vistorias Inspees Prediais, Alberto dos Santos, engenheiro

    civil e Secovi-SP

    Saiba mais

    Norma ABNT sobre obras

    Pgina 3 de 23

    O SndicoNet no se responsabiliza pelo contedo formal das informaes jurdicas, matrias, modelos, orientaes e/ou sugestes

    apresentados nesta pgina, os quais servem apenas como referncia para eventuais dvidas de nossos leitores e usurios. O SndicoNet

    sugere, em caso de dvidas, a contratao de um profissional da rea jurdica e/ou a consulta Ordem dos Advogados

    SndicoNet - Todos Direitos Protegidos e Reservados - Saiba aqui como veicular matrias do SndicoNet em seu site!

    Pgina 3 de 6Tira teima: Norma 16.280 da ABNT

    20/03/2015http://www.sindiconet.com.br/11563/informese/obras-e-reformas/tira-teima-norma-16...

  • Add a comment63 comments

    William Wvs

    Essa lei pra mim e uma piada! serve somente para colocar dinheiro no bolso de alguns !

    Reply Like Follow Post September 27, 2014 at 12:50am7

    Sandro Santana Top Commenter

    No prprio artigo informa que no uma lei, e sim uma norma.

    Reply Like December 27, 2014 at 10:57am

    Follow

    William Wvs

    Eu sei que uma norma ,mas tem gente tratando como se fosse lei ,eu concordo com critrios mais rgido em partes estruturais , mas em acabamentos acho fora da realidade , recentemente um cliente teve que pagar 600,00 reais para um engenheiro fazer a ART , somente para colocao de revestimento no ap. 32 m, pintura e molduras de gesso ,sendo que o mesmo entregue com piso no concreto , e nisso fiquei uma semana parado impedido de fazer qualquer trabalho no ap . , e isso foi o mais barato que achamos, teve arquiteto que cobrou 1.200,00 reais

    Reply Like December 27, 2014 at 2:36pm

    Nelson Godoy Luanda

    Esta Norma veio apenas regulamentar uma segurana aos proprietrios do prdio,e ainda ajudar o Sindico no sentido de se resguardar de uma ao Cvel, pois a reforma que esta sendo executada esta seguindo todos os procedimentos e padres de segurana, no colocando em risco o prdio, sendo atestado por um profissional atravs da ART, pois o sindico no tem capacidade para isso. O custo de um trabalho de um profissional em relao ao PRDIO e a segurana dos moradores muito pequeno.

    Reply Like Follow Post Edited October 8, 2014 at 9:01pm

    Follow

    4

    Ramilson Silva

    S no concordo em gastar com um responsvel. Toda obra j um grande gasto, agora temos que pagar para um profissional autorizar a minha obra? Isso pra mim uma forma de fazer os profissionais da rea a ganhar dinheiro. Nada contra os profissionais, mas ta parecendo. Claro que a segurana importante e sabemos que existem aqueles moradores doidos que querem deixar seu apto sem paredes, mas s do sndico ficar ciente e fazer uma vistoria, acho que j seria o ideal, agora se o sndico achar que ali est correndo riscos, a tudo bem, o morador tem que arcar com um profissional sim. minha opinio apenas.

    Reply Like Follow Post November 19, 2014 at 9:08am

    Follow

    2

    Morrisson Jim Morrisson

    ningum pode ser impedido de entrar no imvel de sua propriedade, portanto o sndico ou quem quer seja no tem poder e autoridade de barrar a entrada de morador ou empreiteiro ou material. ainda mais que a norma da abnt meramente consultiva e no impositiva vez que no lei!

    Reply Like Follow Post October 17, 2014 at 6:44pm3

    Paulo Fabio Rivolta

    Um verdadeiro absurdo!!!! Os que inventaram isso, esto totalmente sem noo, ningum vai querer ser sndico, os condomnios vo ter que contratar sndico, empresa de fiscalizao, empresa para avaliao, fazer BO , por fiscalizao na porta para que no entre material e pessoal das obras que no apresentaram ART e RRT. Imaginem os custo de tudo isso!!! Esto todos loucos, vou pedir demisso do meu cargo de sndico e que no ganho nada para s-lo. Este pais uma piada!

    Reply Like Follow Post April 24, 2014 at 2:02pm15

    Gabriel Antonio Morais So Paulo

    Ento, h falta de bom senso nisso! Deveria haver um valor minmo, para se fazer pequenos reparos, sem a necessidade de tudo isso.

    Reply Like April 24, 2014 at 3:59pm2

    Ane Santina Works at PwC Brasil

    No meu caso apresentei a RRT e memorial descritivo de uma pequena reforma, sem alterao na estrutura do apto, Administradora do Condomnio e Empresa contratada pelo Condomnio por analisar obras futuras. Isso j tem 10 dias e no obtive retorno, apesar dos inmeros emails enviados e recados deixados em ambas. O que fazer?

    Reply Like Follow Post November 21, 2014 at 3:24pm

    Ana Maria StarShine Top Commenter So Paulo

    H um verdadeiro equvoco quando diz ser obrigatria a famigerada norma, porquanto que a referida norma no lei e, portanto, no de observncia obrigatria, sendo mera orientao naquilo que for objeto de sua regulamentao. Alis, cumpre tambm esclarecer que as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) no tm poder vinculante, sendo meras balizadoras do labor pericial (parte de voto no STJ Superior Tribunal de Justia AgRg Agravo Regimental em Recurso Especial n 92.834/PR Processo 2011/0212492-5 Relator: Ministro Massami Uyeda 17/04/2012).No mais o sndico muitas vezes no tem conhecimentos tcnicos para acompanhar a reforma........... PIADA, N?! .Alm do cargo de sndico vai ser fiscalizador de obra........ um questionamento que dever ser feito as bases de quem editou a norma.............Tenho que mais uma forma de obrigar a contratao de um profissional que no estar presente durante a reforma......... este sim que deve acompanhar.Qualquer mmmmmmmm.......... pode virar lei neste pas!E se o sndico pode no aprovar.......... pelo que esto impondo s barrar qualquer reforma que seja para deleite do condmino..... ai quero ver se no vo gritar!

    Reply Like Follow Post October 7, 2014 at 4:42pm1

    Weber RC Top Commenter

    Engraado qdo se constri barracos uns em cima dos outros nas favelas, ningum vai l embargar nada, ns que pagamos IPTU temos que se sujeitar as estas normas feitas por autoridades imbecis e eles que no pagam nada, tudo feito de qualquer maneira, fora os gatos de luz, gua,etc.. Deixam por isto mesmo. .Realmente tudo neste pas feito para os corretos se ferrarem.

    Reply Like Follow Post Edited May 26, 2014 at 10:51am7

    Iara Correa Top Commenter Uni Sant"Aana 1,261 followersFollow

    Pgina 4 de 6Tira teima: Norma 16.280 da ABNT

    20/03/2015http://www.sindiconet.com.br/11563/informese/obras-e-reformas/tira-teima-norma-16...

  • Pgina 5 de 6Tira teima: Norma 16.280 da ABNT

    20/03/2015http://www.sindiconet.com.br/11563/informese/obras-e-reformas/tira-teima-norma-16...

  • SndicoNet

    Anuncie

    Parcerias (apps e solues)Entre em ContatoImprensa e JornalismoRegulamento de usoRegulamento de privacidadeCadastre-sePrmiosMdia KitQuem SomosParceirosSuporte Tcnico

    Informe-se

    AdministraoVizinhanaManutenoJurisprudnciasLegislaoNotciasBlog dos especialistasltimos Boletins

    Fornecedores

    AdministraoInfra-EstruturaObras e ReformasProdutosServios Gerais

    Downloads

    RegulamentosFichas e formulriosCartasCartazesDocumentosInformativos MensaisPlanilhas

    Tira Dvidas

    InadimplnciaManutenoJurdicoAssembliasFinanasAdministradorasConvivnciaFuncionriosDiversosSndicoNet

    Empregos

    VagasCurrculosCadastrar VagaCadastrar Currculo

    Servios SndicoNet

    Box de NotciasCertificao DigitalInspetor Vip SndicoNetDr. ElevadorDr. SeguranaInformativos ImpressosLocao para Antenas

    AVISO IMPORTANTE: O contedo exibido nesta seo gratuito, e apresenta carter meramente informativo. O Portal SndicoNet no se responsabiliza pelo contedo, nem pelas decises baseadas nas opinies e recomendaes

    contidas nesta seo. Assim, o Portal SndicoNet se exime de qualquer responsabilidade pelos eventuais danos ou prejuzos, de qualquer natureza, que possam decorrer da utilizao deste contedo, por qualquer meio ou processo, e para

    quaisquer fins. Em caso de dvidas, indispensvel a consulta a um advogado ou especialista. Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

    Depoimentos

    O curso de sndico profissional do SndicoNET/Grbor RH vlido pois abrange todas as matrias que um sndico profissional deve dominar, O curso de sndico profissional do SndicoNET/Grbor RH vlido pois abrange todas as matrias que um sndico profissional deve dominar,

    alm de dicas valiosas de profissionais com alta experincia no setor. Eu recomendo. alm de dicas valiosas de profissionais com alta experincia no setor. Eu recomendo. A NDRE M UNHES - SO PA ULO - SP A NDRE M UNHES - SO PA ULO - SP

    Prximo depoimento

    Copyright 2015 SndicoNet - Todos os direitos reservados. Reproduo Proibida.

    Pgina 6 de 6Tira teima: Norma 16.280 da ABNT

    20/03/2015http://www.sindiconet.com.br/11563/informese/obras-e-reformas/tira-teima-norma-16...