Xerife Azul do serrano - serranofootball.club · briga pelo acesso o Ser, rano decepcionou no...

8
LEÃO BUSCA A RECUPERAÇÃO Xerife Azul Zé Carlos conta como surgiu a forte ligação com o Serrano (pag.4) O novo técnico apresenta seus planos para o Serrano (página 2) Com Alex Arruda no comando, Serrano quer a volta por cima no 2ª turno Edição número 08 1º de julho de 2018 Derrota em casa para o Carapebus encerrou a ótima passagem do técnico Biro pelo Serrano do segundo turno. Curio- samente, o Serrano voltou a sofrer no primeiro turno em 2018, e está trabalhan- do forte para repetir a reação das duas tempora- das anteriores. A janela de trans- ferências se fechou após a sétima rodada, e a confi- ança no elenco é tanta que não houve nenhuma con- tratação de última hora. O novo treinador, que foi o gerente de futebol do Ser- rano nas últimas três tem- poradas, está otimista. “O nosso plantel é extrema- mente qualificado. Ajudei na montagem, participei da escolha dos jogadores e sei exatamente o que a gente pode esperar de cada um. Ninguém chegou ao Ser- rano à toa. Esse elenco vai dar a volta por cima.” GABRIEL RIBEIRO jornal serrano do Para quem começou a Série B1 acreditando em briga pelo acesso, o Serrano decepcionou no primeiro turno. A estreia, marcada por uma vitória épica so- bre o Duque de Caxias em Xerém por 1x0, foi seguida por três derrotas. A última, em casa para o Carapebus, levou o treinador Marcelo Olímpio a pedir demissão. O treinador do sub20, César Nunes, co- mandou o Serrano interi- namente por quatro jogos, até a definição de Alex Ar - ruda como novo técnico do Serrano. A primeira missão de Alex é interromper a série de sete jogos sem vitórias. O adversário é o São Gonçalo, velho conhe- cido desde 2016, quando as duas equipes subiram jun- tas da Série C para a B1. A trajetória do Leão da Serra em 2018 é muito parecida com o que aconteceu em 2016 e 2017. Na volta ao futebol profis- sional, há dois anos, o Ser- rano fez um primeiro turno fraco, na Série C. Quando começou o Segundo Turno, o time encaixou uma se- quência de vitórias e levou o troféu, se classificando para a final. O vice-campe- onato estadual tirou o Ser- rano da Série C após oito anos de espera pelo acesso. Em 2017, na volta à Série B1, o time também foi muito mal no primeiro turno. Foram sete roda- das de espera até a pri- meira vitória, sobre o São Cristóvão. O time reagiu e quase chegou à semifinal

Transcript of Xerife Azul do serrano - serranofootball.club · briga pelo acesso o Ser, rano decepcionou no...

Page 1: Xerife Azul do serrano - serranofootball.club · briga pelo acesso o Ser, rano decepcionou no primeiro turno. ... defendeu as cores do Rio Preto-SP (2007) e do Novo Hamburgo-RS (2013–14).

LEÃO BUSCA A RECUPERAÇÃO

Xerife AzulZé Carlos conta como surgiu a forte ligação com o Serrano (pag.4)

O novo técnico apresenta seus planos para o Serrano (página 2)

Com Alex Arruda no comando, Serrano quer a volta por cima no 2ª turno

Edição número 081º de julho de 2018

Derrota em casa para o Carapebus encerrou a ótima passagem do técnico Biro pelo Serrano

do segundo turno. Curio-samente, o Serrano voltou a sofrer no primeiro turno em 2018, e está trabalhan-do forte para repetir a reação das duas tempora-das anteriores. A janela de trans-ferências se fechou após a sétima rodada, e a confi-ança no elenco é tanta que não houve nenhuma con-tratação de última hora. O novo treinador, que foi o gerente de futebol do Ser-rano nas últimas três tem-poradas, está otimista. “O nosso plantel é extrema-mente qualificado. Ajudei na montagem, participei da escolha dos jogadores e sei exatamente o que a gente pode esperar de cada um. Ninguém chegou ao Ser-rano à toa. Esse elenco vai dar a volta por cima.”

GA

BRIE

L R

IBEI

RO

jornal serrano do

Para quem começou a Série B1 acreditando em briga pelo acesso, o Serrano decepcionou no primeiro turno. A estreia, marcada por uma vitória épica so-bre o Duque de Caxias em Xerém por 1x0, foi seguida por três derrotas. A última, em casa para o Carapebus, levou o treinador Marcelo Olímpio a pedir demissão. O treinador do sub20, César Nunes, co-mandou o Serrano interi-namente por quatro jogos, até a definição de Alex Ar-ruda como novo técnico do Serrano. A primeira missão de Alex é interromper a série de sete jogos sem vitórias. O adversário é o São Gonçalo, velho conhe-cido desde 2016, quando as duas equipes subiram jun-tas da Série C para a B1.

A trajetória do Leão da Serra em 2018 é muito parecida com o que aconteceu em 2016 e 2017. Na volta ao futebol profis-sional, há dois anos, o Ser-rano fez um primeiro turno fraco, na Série C. Quando

começou o Segundo Turno, o time encaixou uma se-quência de vitórias e levou o troféu, se classificando para a final. O vice-campe-onato estadual tirou o Ser-rano da Série C após oito anos de espera pelo acesso.

Em 2017, na volta à Série B1, o time também foi muito mal no primeiro turno. Foram sete roda-das de espera até a pri-meira vitória, sobre o São Cristóvão. O time reagiu e quase chegou à semifinal

Page 2: Xerife Azul do serrano - serranofootball.club · briga pelo acesso o Ser, rano decepcionou no primeiro turno. ... defendeu as cores do Rio Preto-SP (2007) e do Novo Hamburgo-RS (2013–14).

UM ÍDOLO PRONTO PARA A MISSÃO Venceu como jogador e gerente. Agora é o treinador do Leão

Quando o jornalista Dudu Monsanto concebeu a Frente Azul, grupo de trabalho criado para ajudar o Serrano FC, a primeira pessoa para quem telefonou foi Alex Arruda. No início de carreira como narrador, Monsanto trans-mitiu vários jogos do atacante can-hoto que brilho na base do Vasco, foi campeão carioca da segunda divisão com o Serrano em 1999 e teve boa carreira na Europa, onde chegou a disputar os playoffs da Champions League pelo Ferenc-varos da Hungria. Mais do que ad-miração pelo jogador, Monsanto sabia que Alex estava se capacitan-do na Europa para continuar no fu-tebol, trazendo ao Brasil a mentali-dade profissional que adquiriu fora do país. O sim para o convite para que Alex fizesse parte do projeto

foi instantâneo. E apesar de ter se preparado para ser treinador, aceitou sacrificar os planos e as-sumir a gerência de futebol. Nesta entrevista a Dudu Monsanto, Alex abre o coração so-bre a decisão de assumir o cargo de treinador e adianta o que pre-tende fazer para tirar o clube da zona de rebaixamento da Série B1.

Dudu Monsanto: Você é um dos ídolos da história recente do Serano. Como é assumir uma função arriscada, onde os resultados ruins podem fazer a tor-cida esquecer o que você representa para o clube? Alex Arruda: Nem o Falcão foi poupado no Inter, imagina o Alex Arruda no Serrano (risos)! Nosso projeto é pautado em se-quência de trabalho, aqui nin-guém joga para a torcida. Isso dá mais confiança, ainda mais por ser a minha primeira experiên-cia como treinador profissional.

Identidade com o Serrano começou na infância e só cresceu

Quero ganhar a confiança dos at-letas, porque eles é que ganham os

jogos. O técnico é só um facilitador. Vou trazer pro dia a dia tudo aq-uilo que aprendi dentro e fora de campo. Vamos treinar exaustiva-mente pros atletas poderem co-locar aquilo que a gente quer em prática. Aí sim vem o resultado.

DM: De onde vem essa identidade tão forte com o Serrano?AA: Meu pai ia aos jogos na fase áurea do Serrano, em 1980. Entrei

nas categorias de base do clube aosdez anos, em 1988. Passei por todas as categorias até chegar ao profis-sional. Estreei pelo Serrano aos 18 anos em 1996. Fui criado na Mo-sela, passava o dia todo no clube. Piscina, quadra... eu vivia o Serrano 24 horas. Só ia pra casa pra dormir. A ligação é gigante mesmo. DM: Como você pretende tirar o Ser-rano desse momento difícil?AA: A minha ideia é que o time saiba como jogar cada jogo. Em casa é de um jeito, fora é de out-ro. Não podemos ter um único modelo de jogo. Vai ter jogo que vai ser mais brigado, com mais bo-las aéreas. Outros que vamos ter que marcar pressão, outros va-mos marcar antes do meio-campo. Nessa situação, o time tem que ser mais agudo em casa. O time tem que buscar mais, suar mais, finalizar mais. Temos que criar os espaços. Ultrapassagens, infiltrações, in-versões dos atacantes. Na Série B1, 1x0 é goleada. Temos que entender a situação do campeonato e jogar de acordo com o momento.

“Minha ligação com o clube é gigante. Desde

os dez anos estou aqui”

Alex Arruda é treinador formado pela Real Federação Holandesa de Futebol

SER

RA

NO

FC

“Se nem Falcão foi poupado no Inter,

imagine eu no Serrano!”

Page 3: Xerife Azul do serrano - serranofootball.club · briga pelo acesso o Ser, rano decepcionou no primeiro turno. ... defendeu as cores do Rio Preto-SP (2007) e do Novo Hamburgo-RS (2013–14).

UMA TRAJETÓRIA EM FOTOS

Serranista de berço: aos dois anos, Alex já vestia azul

O projeto do estádio: o grande sonho que Atílio Marotti não conseguiu ver pronto (reprodução do livro O Clube Mais Querido da Cidade)

Ele também foi figurinha!Alex Arruda no álbum do Campeonato Carioca de 1997. O atacante subiu para os profissionais em 1996.

Amizade com Kevin Kuranyi começou na base do Serrano

FLÁ

VIO

BER

RED

O

Os maiores gols de Alex Arruda estão na foto à esquerda: Luca e Mirela. Os dois são fruto do casamento com a médica Gláucia, que está sempre nos jogos com as crianças apoiando Alex e passando a paixão pelo Serrano para mais uma geração dos Arruda.

Como gerente de futebol, Alex liderou o projeto que trouxe o Serrano de volta à

Série B1 do Campeonato Carioca. Na foto à direita, um registro dos

primeiros dias de trabalho em 2016 com o presidente Alexandre Beck e

Dudu Monsanto.

Page 4: Xerife Azul do serrano - serranofootball.club · briga pelo acesso o Ser, rano decepcionou no primeiro turno. ... defendeu as cores do Rio Preto-SP (2007) e do Novo Hamburgo-RS (2013–14).

LIDERANÇA, HUMILDADE E EXPERIÊNCIA:ZÉ CARLOS DÁ A VIDA PELO SERRANO

Estreia inesquecível: um gol de pênalti de Zé Carlos garantiu a virada sobre o São Cristóvão

No primeiro jogo pelo Serrano, Zé Carlos entrou em campo com a filha, Maria Heloísa

“Fiz um teste no Fluminense e fui aprovado”

“Nem luz em casa a gente tinha”

“Meu sonho era ter um carro,

uma televisão”

Foi companheiro de Romário, Pet

e Edmundo no Flu

Não importa se é a primeira divisão do Campe-onato Brasileiro, Copa do Brasil ou a Série B1 do Rio. Todo jogo tem a mesma im-portância para o zagueiro Zé Carlos, um dos princi-pais nomes do atual elenco do Serrano. Aos 36 anos, o jogador trouxe ao Serrano a experiência adquirida em alguns dos principais clubes do Brasil, como Fluminense e Atlético Mineiro. No Azul e Branco, Zé Carlos se tornou um líder dentro e fora de cam-po, respeitado pelos com-panheiros e adversários. A história dele, como diversos jovens brasileiros de origem humilde, foi a de buscar no

esporte um trampolim para poder realizar sonhos. José Carlos de Mo-rais nasceu na cidade de Pal-ma, interior de Minas Gerais. O caçula de nove irmãos teve o primeiro contato com o futebol em um campinho de várzea perto de onde mora-va com a família, no distrito de Itapiruçu. Aos dezesseis anos, enquanto jogava com os amigos, Zé Carlos foi ob-servado por um olheiro que o levou para o Fluminense. “O nome desse olheiro era Alvalcir. Ele conhecia uma advogada do Fluminense, e arrumou um teste pra mim de dez dias. Vim fazer um teste nas categorias de base e fui aprovado”, lembra o zagueiro.

A passagem no Tricolor foi longa. O joga-dor chegou ao clube em 2001 e ficou lá por

cinco anos. No timedas Laranjeiras conquistou duas vezes o Campeona-to Carioca (2002 e 2005). Atuou ao lado de craques como Romário, Edmundo

e Petkovic, e foi coman-dado por Renato Gaúcho. Porém, para Zé Carlos o maior feito foi o de pod-er dar uma qualidade de vida melhor à família dele. “No Fluminense foi uma experiência única. Através da oportunidade de estar no Flu eu conse-gui ajudar minha mãe e al-guns dos meus oito irmãos. Consegui realizar sonhos de um garoto do interior. Nem luz em casa a gente

tinha.Eu só imaginava: ah, se Deus me abençoar um dia eu vou poder ter um carro, uma televisão. Esses foram

alguns dos sonhos que eu realizei. Consegui dar uma casa pra minha mãe. Era algo muito distante naquela época. Quando eu cheguei

no Fluminense me disse-ram que eu poderia dar um pouco de conforto à minha família, e eu foquei nisso. Hoje não sou rico nem nada, mas eu pude ajudar alguns dos meus irmãos”, revela. Em 2006, foi para o Atlético Mineiro após ser

ser negociado pelo Flu. Ves-tiu a camisa do Galo por apenas duas partidas e não balançou as redes. “Minha passagem lá foi rápida. Fiquei três meses. Mas foi o suficiente pra ganhar no-vos amigos e adquirir no-vas experiências”. Fora do Rio de Janeiro, Zé também defendeu as cores do Rio Preto-SP (2007) e do Novo Hamburgo-RS (2013–14). Depois do Alvine-gro, Zé Carlos retornou ao futebol carioca e ro-dou por America, Tigres do Brasil, Duque de Caxias, Cabofriense, Madureira e Sampaio Corrêa. Integrou a elite, e na Série B1 se tor-nou uma figura conhecida e respeitada por adversári-os e árbitros. “Eu jogo a Série B1 há cinco anos. Duas pelo Tigres do Brasil, uma pelo Sampaio Corrêa e agora vou pra segunda com o Serrano. O respeito é mútuo. No campo esta-mos trabalhando e dando o melhor. Independente-mente de ser jogador, árbi-tro ou adversários. Somos todos companheiros. Tenho grandes amigos no futebol.

MA

RC

ELO

GO

ALV

ESD

AN

IEL

MA

RA

Page 5: Xerife Azul do serrano - serranofootball.club · briga pelo acesso o Ser, rano decepcionou no primeiro turno. ... defendeu as cores do Rio Preto-SP (2007) e do Novo Hamburgo-RS (2013–14).

Campeonato Brasileiro de 2003, Fluminense 2x2

Figueirense: Zé Carlos e Marcelo Macedo

comemoram gol com Carlos Alberto. No ano seguinte, meia seria campeão da

Champions League e campeão mundial pelo Porto.Quinze anos depois, Marcelo

Macedo e Zé Carlos são novamente companheiros no

Serrano.

Após quatro jogos de gancho,

Zé Carlos voltou e fortaleceu a zaga

“Estava parado há quase um ano (...)

e o Serrano apostou em mim”

Minha chegada no Ser-rano aconteceu através do meu amigo e ex-flu Marcelo Macedo. Foi at-ravés de um convite dele que eu vim jogar pelo clube no ano passado”, diz. A vinda de Zé Car-los para Serrano aconteceu em 2017, às vésperas da sétima rodada da Taça San-tos Dumont, primeiro tur-no da Série B1 do Campe-onato Carioca. Sem tempo para entrar em forma, o zagueiro estreou naque-la mesma semana. E não

na arena e eu fora. Graças a Deus eu voltei. Só tenho a agradecer ao Serrano por ter apostado em mim mais uma vez. Vou dar o meu melhor nesse campeonato. Espero junto com os meus companheiros colocar o Serrano no lugar mais alto da tabela”, projeta.

ELISA CAIAFFA

AR

QU

IVO

PES

SOA

L /JO

RN

AL

O G

LOBO

-9-

8-20

02

OÁLBUM

DOZÉ

“Chegar e ir direto pro jogo foi maravilhoso, pois estava parado há quase um ano. Mesmo sabendo que eu não estava em condições físicas pro jogo, o Serrano apostou em mim. E, graças a Deus eu entrei e pude faz-er a minha parte”, comenta. Desde a temporada passada, Zé Carlos se tornouuma referência no Leão da Serra. Neste ano, a lider-ança e a garra dentro das quatro linhas continuam sendo a marca registrada do mineiro. Ele ficou fora

poderia ter sido de manei-ra mais emocionante: ele foi protagonista na dramáti-ca virada por 2 a 1 contrao São Cristóvão, primeira

vitória do time na tempo-rada, dando assistência pro gol de empate e marcan-do de pênalti o tento que garantiu os três pontos.

dos quatro primeiros jo-gos da B1, cumprindo sus-pensão. Mas logo nos dois primeiros jogos após sua volta, a equipe manteve

uma postura diferente das anteriores e não levou gols. “A minha volta está sendo boa. Não aguentava mais ver os meus companheiros

Brasileirão 2002: ao lado de Romário no FluA

RQ

UIV

O P

ESSO

AL

/JOR

NA

L O

GLO

BO -

26-9

-200

3

Page 6: Xerife Azul do serrano - serranofootball.club · briga pelo acesso o Ser, rano decepcionou no primeiro turno. ... defendeu as cores do Rio Preto-SP (2007) e do Novo Hamburgo-RS (2013–14).

PRIMEIRO TURNO2ª rodada - 23/5/18

SERRANO 1x2 ITABORAÍ (6/6) Americano 2x3 Serra Macaense Barra da Tijuca 1x1 Santa CruzSampaio Corrêa 1x0 Angra dos Reis Gonçalense 1x1 Artsul América 5x0 Barcelona Carapebus 3x3 Audax Olaria 1x1 Bonsucesso Tigres do Brasil 1x1 Duque de Caxias Friburguense 0x1 São Gonçalo

X

PRIMEIRO TURNO1ª rodada - 19/5/18

DUQUE DE CAXIAS 0x1 SERRANO Serra Macaense 1x1 América Angra dos Reis 0x1 Barra da Tijuca Artsul 0x1 Sampaio Corrêa Barcelona 3x1 Gonçalense Audax 1x0 Friburguense Bonsucesso 1x0 Carapebus Itaboraí 4x0 Olaria São Gonçalo 1x1 Tigres do Brasil Santa Cruz 0x3 Americano (6/6)

X

PRIMEIRO TURNO3ª rodada - 3/6/18

BONSUCESSO 3x0 SERRANO Serra Macaense 1x1 Barcelona Santa Cruz 1x3 Sampaio Corrêa Angra dos Reis 3x1 Gonçalense Artsul 2x2 América Americano 1x1 Barra da Tijuca Audax 0x1 São Gonçalo Itaboraí 0x3 Tigres do BrasilDuque de Caxias 0x1 Friburguense Carapebus 1x2 Olaria

X

PRIMEIRO TURNO4ª rodada - 10/6/18

SERRANO 2x3 CARAPEBUS Barra da Tijuca 2x0 Serra Macaense Gonçalense 3x1 Santa Cruz América 2x0 Angra dos Reis Barcelona 1x0 ArtsulSampaio Corrêa 1x2 Americano Olaria 0x0 Audax Tigres do Brasil 2x2 Bonsucesso Friburguense 2x1 Itaboraí São Gonçalo 1x3 D. de Caxias

X

PRIMEIRO TURNO5ª rodada - 13/6/18

OLARIA 0x0 SERRANO

Santa Cruz 0x2 América Angra dos Reis 3x1 Barcelona Americano 3x0 Gonçalense Barra da Tijuca 1x0 S.Corrêa Audax 0x1 D. de Caxias Bonsucesso 1x1 Friburguense Itaboraí 2x0 São Gonçalo Carapebus 1x2 Tigres do Brasil Serra Macaense 4x2 Artsul (26/6)

X

PRIMEIRO TURNO6ª rodada - 16/6/18

AUDAX 0x0 SERRANO Serra Macaense 1x0 Sampaio Corrêa Barcelona 3x3 Santa Cruz Artsul 2x1 Angra dos Reis América 1x3 Americano Gonçalense 0x1 Barra da Tijuca São Gonçalo 1x0 BonsucessoDuque de Caxias 2x1 Itaboraí Friburguense 6x2 Carapebus Tigres do Brasil 2x1 Olaria

PRIMEIRO TURNO7ª rodada - 20/6/18

SERRANO 1x2 TIGRES DO BRASIL Angra dos Reis 1x2 Serra Macaense Santa Cruz 2x0 Artsul Americano 2x0 Barcelona Barra da Tijuca 0x1 AméricaSampaio Corrêa 3x1 Gonçalense Itaboraí 1x2 Audax Bonsucesso 0x0 D.de Caxias Carapebus 1x3 São Gonçalo Olaria 0x1 Friburguense

X

PRIMEIRO TURNO8ª rodada - 23/6/18

ulho

FRIBURGUENSE 2x1 SERRANO Serra Macaense 1x3 Gonçalense Angra dos Reis 1x2 Santa Cruz Artsul 1x2 Americano Barcelona 1x2 Barra da Tijuca América 2x0 Sampaio Corrêa Audax 1x0 Tigres do Brasil Itaboraí 0x3 Bonsucesso Duque de Caxias 2x1 Carapebus São Gonçalo 1x3 Olaria

X

PRIMEIRO TURNO9ª rodada - 30/6/18

SERRANO x SÃO GONÇALO Santa Cruz x Serra Macaense Americano x Angra dos Reis Barra da Tijuca x Artsul Sampaio Corrêa x Barcelona Gonçalense x América Bonsucesso x Audax Carapebus x Itaboraí Olaria x Duque de Caxias Tigres do Brasil x Friburguense

PRIMEIRO TURNOSemifinal - 4/7/18

Semifinal 1_______________ x ______________

1º do Grupo A x 2º do Grupo B

Semifinal 2 _______________ x ______________

1º do Grupo B x 2º do Grupo A

PRIMEIRO TURNOFinal - 7/7/18

___________________Vencedor de Semifinal 1

x ___________________Vencedor de Semifinal 2

Campeão:

TABELA DA TAÇA SANTOS DUMONTPrimeiro Turno do Campeonato Carioca Série B1 2018

X X

CLASSIFICAÇÃO DO PRIMEIRO TURNO GRUPO A: Pontos Ganhos América Americano Angra dos Reis Artsul Barcelona Barra da Tijuca Gonçalense Sampaio Corrêa Santa Cruz Serra Macaense

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27

GRUPO B: Pontos Ganhos Audax Bonsucesso Carapebus Duque de Caxias Friburguense Itaboraí Olaria São Gonçalo SERRANO Tigres do Brasil

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27

0 1 0 3 1 2 2 3 0 0

0 0

*

*

*Punidos com a perda de três pontos pelo TJD da FERJ

1 2 2 1

Page 7: Xerife Azul do serrano - serranofootball.club · briga pelo acesso o Ser, rano decepcionou no primeiro turno. ... defendeu as cores do Rio Preto-SP (2007) e do Novo Hamburgo-RS (2013–14).

TABELA DA TAÇA CORCOVADOSegundo Turno do Campeonato Carioca Série B1 2018

SEGUNDO TURNO2ª rodada - 18/7/18

SERRANO x GONÇALENSE Audax x Angra dos Reis Itaboraí x ArtsulDuque de Caxias x Barcelona São Gonçalo x América Friburguense x Santa Cruz Bonsucesso x Barra da Tijuca Olaria x Sampaio Corrêa Tigres do Brasil x Americano Carapebus x Serra Macaense

SEGUNDO TURNO3ª rodada - 21/7/18

BARRA DA TIJUCA x SERRANO Serra Macaense x Itaboraí Angra dos Reis x Duque de Caxias Artsul x São Gonçalo Barcelona x Friburguense América x Bonsucesso Santa Cruz x Olaria Sampaio Corrêa x Tigres do Brasil Gonçalense x Carapebus Americano x Audax

SEGUNDO TURNO4ª rodada - 29/7/18

SERRANO x AMERICANO Audax x Artsul Itaboraí x BarcelonaDuque de Caxias x América São Gonçalo x Santa Cruz Friburguense x Barra da Tijuca Bonsucesso x Sampaio Corrêa Olaria x Gonçalense Tigres do Brasil x Serra Macaense Carapebus x Angra dos Reis

SEGUNDO TURNO5ª rodada - 4/8/18

SANTA CRUZ x SERRANO Serra Macaense x Duque de Caxias Angra dos Reis x São Gonçalo Artsul x Friburguense Barcelona x Bonsucesso América x Olaria Barra da Tijuca x Tigres do Brasil Sampaio Corrêa x Carapebus Gonçalense x Audax Americano x Itaboraí

SEGUNDO TURNO7ª rodada - 15/8/18

AMÉRICA x SERRANO Serra Macaense x São Gonçalo Angra dos Reis x Friburguense Artsul x Bonsucesso Barcelona x Olaria Santa Cruz x Tigres do Brasil Barra da Tijuca x Carapebus Sampaio Corrêa x Audax Gonçalense x Itaboraí Americano x Duque de Caxias

X X X X

X

SEGUNDO TURNO1ª rodada - 14/7/18

SAMPAIO CORRÊA x SERRANO Serra Macaense x Audax Angra dos Reis x Itaboraí Artsul x Duque de Caxias Barcelona x São Gonçalo América x Friburguense Santa Cruz x Bonsucesso Barra da Tijuca x Olaria Gonçalense x Tigres do Brasil Americano x Carapebus

X

SEGUNDO TURNO6ª rodada - 12/8/18

SERRANO x SERRA MACAENSE Audax x Barcelona Itaboraí x AméricaDuque de Caxias x Santa Cruz São Gonçalo x Barra da Tijuca Friburguense x Sampaio Corrêa Bonsucesso x Gonçalense Olaria x Americano Tigres do Brasil x Angra dos Reis Carapebus x Artsul

X

SEGUNDO TURNO8ª rodada - 19/8/18

SERRANO x ANGRA DOS REIS Audax x América Itaboraí x Santa Cruz Duque de Caxias x Barra da Tijuca São Gonçalo x Sampaio Corrêa Friburguense x Gonçalense Bonsucesso x Americano Olaria x Serra Macaense Tigres do Brasil x Artsul Carapebus x Barcelona

SEGUNDO TURNO9ª rodada - 26/8/18

BARCELONA x SERRANO Serra Macaense x Friburguense Angra dos Reis x Bonsucesso Artsul x Olaria América x Tigres do Brasil Santa Cruz x Carapebus Barra da Tijuca x Audax Sampaio Corrêa x Itaboraí Gonçalense x Duque de Caxias Americano x São Gonçalo

X X X

SEGUNDO TURNO10ª rodada - 1/9/18

SERRANO x ARTSUL Audax x Santa Cruz Itaboraí x Barra da Tijuca Duque de Caxias x Sampaio Corrêa São Gonçalo x Gonçalense Friburguense x Americano Bonsucesso x Serra Macaense Olaria x Angra dos Reis Tigres do Brasil x Barcelona Carapebus x América

DISPUTA DO ACESSOSemifinal -19/9 e 22/9/18

Semifinal 1__________x__________

1º campanha x 4ª campanha

Semifinal 2 __________x__________

2ª campanha x 3ª campanha

DECISÃO DO TÍTULOFinal - Sábado, 29/9/18

___________________Vencedor de Semifinal 1

x ___________________Vencedor de Semifinal 2

Campeão:

SEGUNDO TURNOSemifinal - 8/9/18

Semifinal 1__________x__________

1º do Grupo A x 2º do Grupo B

Semifinal 2 __________x__________

1º do Grupo B x 2º do Grupo A

SEGUNDO TURNOFinal - 15/9/18

___________________Vencedor de Semifinal 1

x ___________________Vencedor de Semifinal 2

Campeão:

CLASSIFICAÇÃO DO SEGUNDO TURNO GRUPO A: Pontos Ganhos América Americano Angra dos Reis Artsul Barcelona Barra da Tijuca Gonçalense Sampaio Corrêa Santa Cruz Serra Macaense

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

GRUPO B: Pontos Ganhos Audax Bonsucesso Carapebus Duque de Caxias Friburguense Itaboraí Olaria São Gonçalo SERRANO Tigres do Brasil

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Page 8: Xerife Azul do serrano - serranofootball.club · briga pelo acesso o Ser, rano decepcionou no primeiro turno. ... defendeu as cores do Rio Preto-SP (2007) e do Novo Hamburgo-RS (2013–14).

por DUDU MONSANTO

POESIA, PERSISTÊNCIA E AINDA MAIS TRABALHO“O desábito de vencer não cria o calo da vitória; não dá à vitória o fio cego nem lhe cansa as molas nervosas. Guarda-a sem mofo: coisa fresca, pele sensível, núbil, nova, acida à língua qual cajá, salto do sol no Cais da Aurora.”

“O Torcedor do América F.C.” JOÃO CABRAL DE MELO NETO

O poeta tentou explicar qual era o sen-tido de ser torcedor do América. E nem era o do Rio, era o de Pernambuco, ainda mais caleja-do por resultados adversos. A interpretação de texto é pessoal, mas a grosso modo João Cabral

diz que aquele que está sempre ganhando perde aos poucos a capacidade de saborear as vitórias. A Seleção Brasileira, maior campeã de Copas, e os grandes clubes brasileiros deixaram o torcedor mal acostumado. No Serrano, também iniciamos nosso trabalho com um acesso instantâneo em 2016. Quem voltou a acompanhar o clube achou que seria vitória atrás de vitória. E não é assim que a banda toca. Assim como não é natural ficarmos sete roda-das sem ganhar um jogo. Com todo o investimento que foi feito na montagem do elenco, é inadmissível ver o Serrano de novo na zona do rebaixamento. Buscamos patrocínios, trouxemos reforços de primeira divisão, tivemos uma pré-temporada adequada. Fizemos muito além do que estava ao nosso alcance. E mesmo assim, as coisas não aconteceram como esperávamos. O que fazer para sair dessa fase terrível? Trabalhar mais e melhor. Entender o que deu errado neste primeiro turno e treinar à exaustão tudo aquilo que precisamos melhorar. Temos no Alex Ar-ruda o nosso novo comandante, e ele é a síntese de tudo o que buscamos. Um trabalhador que está sem-pre correndo atrás, não se empolga quando o time vai bem e não se entrega quando as coisas dão errado. É na fibra do Alex, na fé do torcedor que não tem “calos de vitória” que vamos reverter a situação. O nosso grupo tem qualidade, tem brio e quer vencer. Vocês verão outro Serrano no segundo turno. Podem cobrar.

RIVALIDADE COM O SÃO GONÇALOMARCA ÚLTIMO JOGO DO TURNO

Há muito mais em jogo para o Serrano con-tra o São Gonçalo do que a necessidade de escapar da zona do rebaixamento. A derrota para a equipe da região metropolitana do Rio de Janeiro na final da Série C em 2016 ainda está fresca na memória, e os re-manescentes daquela final, como Marlon e Marcelo Macedo, têm um motivo a mais para buscar a vitória neste sábado. Os dois times passaram por várias mu-danças nestes dois anos. A mais sentida pelo São Gonçalo é a ausência do atacante Márcio Carioca, que marcou 30 gols no ano passado e se transferiu para o Gonçalense, que também disputa a Série B1. Mas o clube ainda tem alguns dos campeões de 2016, como os volantes Alex (que não enfrenta o Serrano, suspen-so) e Joseph. O treinador também é o mesmo, Rena-to Alvarenga, que é um dos

“Nosso grupo tem qualidade, brio e quer vencer. Vocês verão

outro Serrano no 2º turno”

Marcelo Macedo jogou as finais de 2016 e ainda não esqueceu a derrota para o São Gonçalo

profissionais há mais tem-po no cargo no futebol ca-rioca, desde 2016. Alex Arruda, que estreia como treinador do Serrano neste sábado, es-pera que a sequência de sete jogos sem vencer seja

interrompida contra o São Gonçalo. O Serrano tam-bém busca sua primeira vitória em casa na com-petição. O único triunfo até agora veio na rodada de estreia contra o Duque de Caxias em Xerém. Ganhar pode fazer com que o Ser-rano termine o primeiro turno fora da zona de re-baixamento, e será funda-mental para que o astral mude para o segundo tur-no. Serão duas semanas até a estreia na próxima fase.

Carrasco do Serrano em 2016, Márcio Carioca foi para o Gonçalense

Tempo para que Alex Arru-da comece a implementar sua maneira de jogar e os resultados mostrem que o Serrano pode brigar pelo título do Segundo Turno. O primeiro passo é voltar a ganhar dentro de casa de um rival encardido.

SERRANO x S. GONÇALOAtílio Marotti, PetrópolisSábado, 30/6/2018 - 15hÁrbitro: Pedro Goulart Martins. Assistentes: Gilberto Stina Pereira e Ivan Silva Araújo-Prováveis escalações:SERRANO: Neguet, Ruan (Júlio), Marlon, Zé Carlos e Magdiel; Kauer, Pedro Paulo, Arthur Santos e Índio; Marcelo Macedo e Marcelo Régis. Técnico: Alex ArrudaSÃO GONÇALO: . Luis Guilherme, Thiago Ryan, Athyla, Joseph e Jefferson Telles; Rodrigo Silva, Ricar-do Sena e Jefferson; Cama-cho, Jonathan e Chayene. Técnico: Renato Alvarenga

EM

ERSO

N P

EREI

RA