'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

16
VICTOR SCHWANER PEDRO VILELA U Em dois anos, mais de 15 mil pedidos de medidas protetivas foram enviados à Justiça, que não consegue atender à demanda no tempo previsto U TUDO chega ao aeroporto da Pampulha Festival reúne o melhor da gastronomia do Mercado Central e tem ainda programação cultural. Pág. 14 Embora carregue a fama de ter um Carnaval desani- mado, Belo Horizonte mos- tra força na comemoração antecipada do feriado mais animado do ano. A partir de hoje, foliões têm blocos e bailes para curtir a festa. Pág. 12 Cultura e sabor no mercado Carnaval antecipado ganha ruas de BH U U PÁGINA 2 PÁGINA 4 ANO 1 / NÚMERO 44 / 4 A 10 DE FEVEREIRO DE 2012 Rock teen do Restart faz parada em BH Pág. 10 Tânia Darc dos Santos é a nova superintendente de Investi- gações e Polícia Judiciária da Polícia Civil. Primeira mulher a assumir o posto, ela quebrou um tabu de 206 anos. Pág. 6 A ‘xerife’ da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A TRAGÉDIA DA VILA ALPINA J Finalistas do concurso de marchinhas: vencedor será conhecido no baile da Banda Mole

Transcript of 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

Page 1: 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

VICTOR SCHWANER

PEDRO VILELA

U Em dois anos, mais de 15 mil pedidos de medidas protetivas foram enviados à Justiça, que não consegue atender à demanda no tempo previsto U

TUDO chega ao aeroporto da Pampulha

Festival reúne o melhor da gastronomia do Mercado Central e tem ainda programação

cultural. Pág. 14

Embora carregue a fama de ter um Carnaval desani-mado, Belo Horizonte mos-tra força na comemoração antecipada do feriado mais animado do ano. A partir de hoje, foliões têm blocos e bailes para curtir a festa. Pág. 12

Cultura e sabor no mercado

Carnaval antecipado ganha ruas de BH

U

U

PÁGINA 2

PÁGINA 4

ANO 1 / NÚMERO 44 / 4 A 10 DE FEVEREIRO DE 2012

Rock teen do Restart faz parada em BH

Pág. 10

Tânia Darc dos Santos é a nova superintendente de Investi-gações e Polícia Judiciária da Polícia Civil. Primeira mulher a assumir o posto, ela quebrou

um tabu de 206 anos. Pág. 6

A ‘xerife’ da Polícia Civil

21 mulheres pedem proteção por dia

A TRAGÉDIA DA VILA ALPINA

J Finalistas

do concurso de

marchinhas:

vencedor será

conhecido no

baile da Banda

Mole

Page 2: 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE FEVEREIRO DE 2012 2 PAULO CESAR DE OLIVEIRA

PCOBanco Rural faz melhorias na

gestão de RH

Visita adiada O ministro do Turismo, Gastão

Vieira, transferiu para o próximo dia 10 sua visita ofi cial a Ouro Preto, onde será recebido pelo prefeito Ângelo Oswaldo. O ministro, que estará acompanhado da secretária nacional de Políticas de Turismo, Bel Mesquita, depois da visita à ci-dade, será homenageado com um almoço pelo ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, em seu sítio em Santo Antônio do Leite.

Suzely assume a Abime

A empresária e consultora Su-zely Ortênzio será a nova presidente da Associação Brasileira de Impren-sa e Mídia Eletrônica (Abime). Sua posse será no dia 7 de maio, duran-te a entrega do Prêmio MG Turismo e o XV Troféu Mulher Infl uente, no Hotel Mercure.

Papel de deputado “Precisamos encarar, com cora-

gem e determinação as causas dos transtornos causadas pelas chuvas à população mineira”, afi rmou o pre-sidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro ao anunciar a criação de comissão especial para propor mecanismos de prevenção.

Aliança informalO fi m do bloco do PT e PMDB

no Legislativo mineiro, natural em ano eleitoral, tende a não encerrar a ação conjunta, principalmente, se o líder da bancada peemedebista for Sávio Souza Cruz, que descarta alinhamento ao governo.

E agora?Os 41 vereadores terão que

assumir o ônus de derrubar ou não o veto do prefeito Marcio Lacerda ao aumento de quase 62% em seus salários. A decisão por voto secreto está prevista para entrar na pauta no dia 8 de fevereiro.

Temer na paredeLideranças do PMDB, em todo

o país, querem que Michel Temer se defi na: ou fi ca sendo apenas vice-

-presidente do país e não participa mais de gestões políticas com o Pla-nalto ou, se pretende manter essa posição de intermediar negociações com a presidente Dilma, que vista mais a camisa de seu partido e não recue com facilidade.

Temer na parede II

No episódio de afastamento de Elias Fernandes do Dnocs, apadrinhado de Henrique Edu-ardo Alves, Dilma nem quis ouvir quaisquer ponderações de Temer. Comunicou como fato consuma-do. Quem conhece bem o líder do PMDB, na Câmara federal, acha que “não estrilando, ele está esperando a vez”.

O Banco Rural investiu mais de R$ 400 mil em uma nova ferramenta da LG Sistemas. A solução tem como objetivo melhorar a eficiência, a agilidade e a segurança do processamento da folha de pagamento.

retamente com o sistema por meio de um portal amigável que permite a consulta de forma individual e exclusiva, o que possibilitará uma melhor gestão dos processos. “O Banco também ganhará com redução

versas áreas da instituição, como diretoria, recursos humanos e marke-ting”, explica Cristianne Cota, gestora de RH. “É uma grande evolução para a gestão do capital humano do Banco Rural”, completa.

J Dani Guimarães, com os pais e o irmão

FÁBIO DUQUE

DIRETORESGustavo Cesar de OliveiraPaulo Cesar Alkimim de OliveiraDiretor de RedaçãoHomero Dolabella

DIRETORESJosé Chebly FilhoLeonardo Chebly

DIRETOR-GERALPaulo Cesar de Oliveira

[email protected]

DIRETOR-EXECUTIVOCarlos Lindenberg Spínola [email protected]

EDITORA-GERALMaria Eugênia Lages

[email protected]

EDITORA-ADJUNTACláudia Rezende

[email protected]

Estagiário: Celso Filho Assistente de Fotografi a: Marizeli Goulart

Revisão: Maria Lúcia de Sousa Pires

DIRETORA DE ARTE Oriádina Panicali

[email protected]

Editor de arte: Renato LuizEquipe de arte: Adroaldo Leal, Gilberto Silva, Luciano Cabral

Departamento Comercial(31) 3503-8850Pablo Gauzzi

[email protected]

Superintendente de Operações: Eliana Paula

TUDO é uma publicação da VB

Editora e Comunicação Ltda. em conjunto

com a J.Chebly Comunicação Ltda.

Rodovia MG-030, 8.625, Torre 2, Nível 4 – Serena Mall – Vale do

Sereno – CEP 34000-000 – Nova Lima – MG - Redação: 3503-8850

[email protected]

Impressão: CGB Artes Gráfi casTiragem semanal: 38 mil exemplares

ARTIGO

Os orgulhosos pais de Dani Guimarães, Cláudia e Ricardo Guimarães, e o irmão Flavinho comemoram no próximo sábado a for-matura em Administração da fi lha caçula, no L’Instant. A festa particular terá nada menos que três grandes shows– Alexandre Peixe, Jota Quest e Jammil – já que a formanda pela Fumec é fã de carteirinha das bandas.

Anastasia mantém compromissos

Janeiro acabou e a tão espe-rada reforma do secretariado mineiro parece que não vai acontecer. Com certeza o gover-nador Antonio Augusto Anastasia gostaria de já ter trocado alguns

para isso por causa dos acordos políticos costurados pelo seu antecessor. Como Dilma, que herdou muitos ministros de Lula, Anastasia herdou secretários e compromissos do ex-governador Aécio Neves. Dilma e Anastasia foram escolhas pessoais do ex- presidente e do ex-governador e tiveram suas eleições garantidas pelo cacife político de seus padri-nhos. Eram estreantes e deram banho de urna em seus adversá-rios, calejados em disputas elei-torais. De Dilma, não posso falar, por não ter dela maior conheci-mento, já que poucas vezes tive-mos oportunidade de conversar.

honrada e de caráter. Nunca

é uma garantia de que os acertos políticos para sua (re) eleição se-rão mantidos. O governador sem-pre diz que politicamente foi longe demais, pois nunca passara por sua cabeça enfrentar urnas e ser governador de Minas. Agora já se fala numa candidatura dele ao Senado em 2014. Pelo que co-nheço de Anastasia, ele gostaria de voltar a ser professor, mas seus companheiros de PSDB não abrirão mão de sua candidatura ao Senado. Se essa candidatura for importante para o projeto de Aécio, não tenho dúvidas de que o governador aceitará a indicação. Sua disposição é de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar no projeto presidencial de seu padrinho que, ao que parece, vai se consolidando. Em Tran-coso, em rápido papo com o ex--presidente Fernando Henrique Cardoso – frequentador assíduo daquela praia – eu tive reforçada a certeza de que Aécio é o nome mais forte para ser o candidato do PSDB à presidência da Repú-blica, como disse o ex-presidente à revista The Economist, quando definiu o senador mineiro como o “candidato óbvio” dos tucanos.

Com a colaboração de Ana Lúcia Cortez, Eliane Hardy, Dilke Fonseca e Flávio Penna

Formatura de Dani

Page 3: 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

O setor de serviços foi o grande responsável pela criação de postos de traba-lho em 2011 nas sete capitais brasileiras ,consultadas na Pesquisa de Emprego e De-semprego (PED) da Seade/Dieese. Nesse setor, foram geradas 272 mil vagas no ano passado, alta de 2,6% ante 2010, de um total de 407 mil vagas nas regiões pesquisa-das (aumento de 2,1% ante 2010).

Em dezembro do ano passado ante o mesmo mês de 2010, serviços foi o setor que apresentou maior crescimento no número de pessoas ocupadas (2,1%), ou 229 mil novas vagas. “Os

serviços têm compensado os movimentos menos dinâmi-cos da indústria em termos de criação de empregos”, explicou o coordenador da Fundação Seade, Alexandre Loloian.

A indústria foi o único setor em que houve queda em dezembro no número de ocupados: foram menos 11 mil pessoas ante dezembro de 2010. No saldo do ano, porém, o setor criou 33 mil postos de trabalho nas sete regiões metropolitanas, alta de 1,1% em comparação a 2010. O comércio gerou 73 mil novas vagas, crescimen-to de 2,3% em comparação a 2010; construção civil avançou com 65 mil novos empregos, alta de 5,2% no mesmo período; e outros setores - que incluem servi-ços domésticos - registrou queda de 36 mil postos, com recuo de 2,3% ante 2010.

U Setor foi maior responsável pela criação de postos de trabalho em 2011

Serviços puxam criação de empregos

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE FEVEREIRO DE 2012 3 GERAL

O ex-presidente da Usiminas, Wil-son Brumer, ocupa novo posto de cônsul-geral honorário do Japão em Belo Horizonte. A cerimônia de posse aconteceu na última sexta--feira, dia 3 de fevereiro, na abertura do Festival do Japão em Minas Gerais, no Expominas. A solenidade contou com a presença de autoridades diplomáticas do país asiático e políticos mineiros, como o governador Antonio Anastasia.

A partir desta edição, o jornal TUDO passa a ser dis-tribuído também no aeroporto da Pampulha. Desde o lançamento, em março do ano passado, ele pode ser encontrado, durante a semana, na sala de embarque do aeroporto de Confi ns e em drogarias Araujo da re-gião Centro-Sul. Aos sábados, ele é distribuído em 10 cruzamentos da cidade. Segundo o diretor-executivo do TUDO, Carlos Lindenberg, com a chegada ao aeroporto da Pampulha a tiragem será aumentada de 35 para 38 mil exemplares. “Estamos agora nas duas principais portas de entrada e saída da capital. O TUDO tem o dife-rencial de ser entregue nas mãos do leitor, o que garante um invejável índice de leitura. Quem recebe, lê o TUDO, que não tem encalhe”, afi rmou.

Curtas

U Cônsul honorário

U TUDO na Pampulha

PEDRO VILELA

272 mil vagasforam geradas no setor

73 mil vagasgeradas no comércio

65 mil vagas geradas na construção civil

U SERVIÇOS

Crescimento em 2011

Page 4: 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE FEVEREIRO DE 2012 4 OPINIÃO

Troca de ministros no governo da presidente Dilma Rousseff já não é novidade. Em pouco mais de um ano, oito ministros foram substituídos, sete deles sob acusações diversas. Nessa semana, saiu o da Cidades, Mário Negromonte, do PP, entrando em seu lugar o líder do partido na Câ-mara, Aguinaldo Ribeiro, deputado de primeiro mandato – mas isso pa-rece que não é mais levado em conta. No caso de Aguinaldo, a e s c o l h a n ã o f o i d a presidente Dilma. Foi indicação do partido. A saída de Negromonte foi situação inversa: ele perdeu o apoio do par-tido e entregou o cargo. Então fica claro, que o m i n i s t r o s a i u n ã o f o i pelas acusações, ainda que elas possam vir a pesar contra ele no fu-turo. Mas saiu, porque, diante das denúncias, não teve mais o apoio do partido.

É oportuno lembrar que Minas mais uma vez foi preterido na es-colha. O deputado mineiro Márcio Reinaldo, um veterano já no Con-gresso, era um nome cotado para substituir Negromonte, mas não foi indicado pelo partido nem escolhido pela presidente. E, com isso, Minas continua com apenas um ministro no governo da presidente nascida em Belo Horizonte, mas com vida políti-ca construída no Rio Grande do Sul. É o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel. É o único a me-

recer as graças de Dilma e ainda que o ministro tenha méritos, claro, sua escolha foi pessoal, foi por amizade e afinidade ideológica com a presiden-te. Isso não depõe contra o ministro, óbvio, mas realça a pouca presença de Minas no ministério. Aliás, não é só no ministério. Minas vem perden-do forças ao longo do tempo. Basta dar uma olhada no quadro partidário brasileiro para se observar que não

há um presidente de partido influente que t e n h a n a s c i d o e m Minas ou construído s u a c a r r e i r a p o l í -t i c a e m M i n a s . H á paulistas, cariocas, baianos, cearenses, p e r n a m b u c a n o s , g e n t e d e t o d a s a s r e g i õ e s d i r i g i n d o partidos, de Minas não há nenhum. Esse é só um aspecto. Há

um outro, não menos grave: Minas vem se esvaziando economicamente. Isso não quer dizer que o estado vem se empobrecendo. Vem é perdendo a sua capacidade de criar lideran-ças industriais fortes, capazes de influenciar na condução da econo-mia do país. É por coisas assim que entre um paraibano e um mineiro, a presidente escolheu para ministro das Cidades o paraibano Aguinaldo Ribeiro. E olha que o presidente do PP, cuja bancada indicou o novo mi-nistro, é o mineiro que virou carioca Francisco Dornelles, sobrinho de Tancredo e primo de Aécio.

MG perde a vez e Dilma escolhe paraibano

Minas vem perdendo forças ao longo do tempo. Basta dar uma olhada no quadro partidário brasileiro para se observar que não há um presidente de partido

nascido em Minas ...

NO TWITTER

PAULO WERNER

FRASES

Aceitei ser pré-candi-dato a prefeito de SP pelo

to na reedição da aliança que me elegeu vice-gover-nador.

BOM DIA Fevereiro! Já q vc vem bissexto, venha c/ + 1 dia de carnaval e 1 a menos de trabalho! Seja curto, mas seja inesquecí-vel, ok? @HugoGloss

A única vantagem de voar Webjet é q é engraça-

do. @BlogdoNoblat

Sinto muito, mas quem exerce função pública não tem direito à vida privada. Se o privado interfere no público ou se ele importa para que eu possa avaliar melhor quem elegi, q se torne público. @Blogdo-Noblat

Nunca desista do seu sonho… na próxima pada-ria deve ter! @wagsantis-teban, Wagner Santisteban

Rita diz que se aposentou. Mentira. (...) Ela pode até não fazer mais shows. Mas quem ainda tem coragem de peitar a polícia está é vivo para caramba.”

Nina Lemos, em sua coluna do Estadão

Quem atira a primeira pedra tem telhado de vidro. (...) Não podemos achar que direitos humanos é uma pedra que você joga só de um lado para o outro. Ela serve para nós também.”

Dilma Rousseff

Coerência A ministra Carmem Lú-

cia foi um dos seis votos favoráveis a que o Con-selho Nacional de Justiça atue com todos os pode-res, ajudando assim a der-rubar a liminar do ministro Marco Aurélio de Melo que o impedia de apurar pos-síveis irregularidades dos tribunais estaduais, antes que suas corregedorias o fi zessem. Carmem, antes

de ir para o Supremo e como representante da OAB, foi favorável à criação do CNJ. Um voto coerente, portanto.

Mais barulhoCom a reeleição de

Rogério Correia para a liderança do PT e a de Sávio Souza Cruz para a do PMDB, o governo pode se preparar para duros embates com a oposição

no plenário da Assembleia Legislativa, a despeito da cooptação do inexpressivo PRB. Na quinta-feira, os dois já andavam de braços na antessala do presidente Dinis Pinheiro, que não abre mão da pluralidade das ideias em debate. Mas esse discurso de interdição da Cidade Administrativa, com quer a oposição, é só mesmo para fazer barulho, nada mais.

Coluna do Lindenberg

As pessoas usam indiscriminadamente a palavra crise. Vejo isso muito no Executivo, quando um ou outro ministro sai. Meu caro, ministro sai, entra outro, e o governo continua”

Michel Temer

“Irão nos conhecer pelo amor ou pela dor.” Hacker @AntiSecBRTeam, sobre ataques a sites de bancos, em

entrevista ao Estadão

Page 5: 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

LF/ M

erca

do

31 2552 3000

Desenvolvimento e

INESPERADAMENTE SURPREENDENTENovidade 1: a bandeira Formule 1 agora passa a se chamar Ibis Budget. Esta mu-

Novidade 2:

Grupo Maio/Paranasa. Só quem tem mais de 13 anos de sucesso em investimento hoteleiro poderia trazer uma novidade assim.

CONCLUSÃO | FEV | 2014 | 2012

Site Savassi:

SIT

E S

AV

AS

SI

BH Savassi

Page 6: 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

U Polícia Civil tem a primeira mulher no cargo de superintendente de Investigações e Polícia Judiciária

Tabu de 206 anos

PEDRO VILELA

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE FEVEREIRO DE 2012 6 CIDADES

de solo

você nas

Embarque nessa praticidade

ÔNIBUS EXECUTIVOS PARA AEROPORTO INTERNACIONAL - BH

Nos dois séculos de existência da Polícia Civil de Minas Gerais, apenas homens estiveram à frente de um dos cargos mais prestigiados da corpora-ção, o de superintenden-te- geral – agora superin-tendente de Investigações e Polícia Judiciária. Entre eles, nomes de peso na Po-lícia, como José Rezende,

Darcy Menezes Sia, Paulo Schettino e Jaci de Abreu. Aos 45 anos, a delegada Tânia Darc dos Santos vai entrar para a história da instituição em Minas ao ser a primeira mulher a ser nomeada para a Supe-rintendência, depois de 27 anos de Polícia Civil.

Antes de chegar ao posto, Tânia Darc, mineira de Divinópolis, na região Central, passou por várias funções na Polícia Civil.

Começou como escrivã, em 1985, e, depois, foi para a Corregedoria, onde trabalhou por 12 anos, ocu-pando, inclusive o cargo de subcorregedora – foi a primeira mulher também a exercer a função. “Depois de 12 anos na Corregedo-ria, eu queria alçar outros voos, conhecer outros focos da Polícia, e pedi para sair”, lembra. Foi assim que, em maio de 2011, ela foi convidada a ser a dele-gada responsável pela 1ª Região Integrada de Segu-rança (Risp), em Belo Hori-zonte, o 1º Departamento, que administra 31 delega-cias da cidade. Em janeiro deste ano, ela recebeu o convite, por parte do chefe da Polícia Civil, delegado Jairo Lélis, para assumir a Superintendência.

“ Fo i u m a s u r p r e s a para mim. Até poderia achar normal se eu tivesse sido convidada para ser a corregedora-geral, porque

12 anos. Conheço desde o chão da fábrica. Era uma área que eu dominava

muito”, diz. Ela contou que sentiu certa resistên-cia quando assumiu o 1º Departamento, pelo fato de ser mulher, já que o universo sempre foi predo-minantemente masculino, e por ter vindo da Corre-gedoria, como Tânia Darc mesmo diz: “deixei de ser pedra para ser vidraça”.

go anterior, conta, foi fazer as pessoas acreditarem que ela era capaz de ter um bom desempenho. “O que realçou mesmo foi meu trabalho voltado para o espírito de corpo, valorizo muito isso. E também mi-nha relação com a Polícia Militar. Acredito muito na integração”, diz. A dele-gada conta que procurava sempre ouvir muito os militares, estar perto deles, participar nas ocorrências. “Nunca tive um conflito

com a Polícia Militar”. A nova superintendente lembra que muitas vezes teve de sacrificar a vida pessoal – ela é mãe de três

trabalho in loco. Sua jor-nada diária costuma ser das 7 às 22 horas.

A soma do trabalho no 1º Departamento com o currículo e a formação de Tânia Darc é que teriam- na elevado ao cargo de superintendente-geral. Para ela, ter sido convida-da já é motivo de orgulho, até mesmo por ser a pri-meira mulher a quebrar o tabu de só haver homens no cargo. Ela já tem me-tas em mente, como dar sequência à política de valorização do servidor. “Quando a pessoa está satisfeita, a produtividade é muito melhor e há re-dução da criminalidade”. Outra vontade dela é a de criar uma central de plantão, um lugar único para recebimento das ocorrências dos militares em dias de plantão. E, por último, ficar mais próxi-ma do pessoal que atua no interior, além de montar

Sobre o fato de nunca uma mulher, em 206 anos de polícia Civil, ter ocupa-do o cargo em que ela está, Tânia Darc acredita que é por uma questão cultural, não porque outras mulhe-res não tinham condições de assumir a Superin-tendência. Ela cita outras que deixaram a marca na corporação, como Ivete Braúna, primeira mulher a tomar posse no Conse-lho Superior da Polícia Ci-vil. Tânia Darc formou-se em Direito na faculdade Monsenhor Messias, em Sete Lagoas. Entrou para a Polícia Civil em 1985 e, em 1993, passou no con-curso para delegada. Tem especialização em Direito Público, pela Monsenhor Messias, e em Segurança Pública e Criminalidade, pela UFMG. Além de dele-gada e superintendente, é professora e coordena-dora da disciplina Teoria e Prática Cartorial na Acadepol. Também já le-

academia da Polícia Civil.

O que realçou mesmo foi meu

trabalho voltado para o espírito de

corpo, valorizo muito isso”

Tânia Darc dos Santos

“Cláudia RezendeEDITORA-ADJUNTA

Page 7: 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

J Djalma Brugnara

Veloso matou a ex-

mulher Ana Alice e

depois se matou:

tragédia em mansão

na Vila Alpina chocou

Belo Horizonte

U Lei Maria da Penha pode inibir agressor, mas falta agilidade na concessão de medidas protetivas

A cada dia,21 mulheres pedem ajuda

REPRODUÇÃO

U NÚMEROS

Crime contra as mulheres

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE FEVEREIRO DE 2012 7 CIDADES

Cláudia RezendeEDITORA-ADJUNTA

Em 2010 e 2011, foram enviados à Justiça pela Dele-gacia Especializada de Aten-dimento à Mulher (Deam) de Belo Horizonte 15.245 pedidos de medidas protetivas para

a cada dia, 21 vítimas ou pos-síveis vítimas de agressores recorreram à polícia para pedir ajuda e tentar evitar tra-

da procuradora da Advocacia--Geral da União (AGU) Ana Alice Moreira Melo, 35 anos, na madrugada do dia 2 de fevereiro, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ela foi morta pelo marido, o empresário Djalma Brugnara Veloso, 49 anos, dentro de casa.

Quando recebe a ocorrên-cia da mulher, o delegado res-ponsável encaminha o pedido de medida protetiva à Justiça,

dos itens previstos na Lei Ma-ria da Penha (11.340/2006), por exemplo, distância míni-ma da vítima e afastamento do lar. Pela legislação, o juiz tem de dar o deferimento ou o indeferimento da senten-ça em até 48 horas. Apesar disso, na maioria das vezes, o prazo não tem sido cumpri-do, denuncia o coordenador do Centro Risoleta Neves de Atendimento (Cerna), Diego

sido cumprido em todos os ca-sos. O Judiciário não dá conta de absorver toda a demanda”.

O risco, conforme Diego Garzon, é de a ameaça do

vra e se transformar em fato. Além disso, desestimula a

a mulher tem de voltar para fazer boletim de ocorrência, mais ela perde a esperança”,

precisa fazer a representação contra o acusado depois do

sozinho, não tem valor. Ape-sar das limitações no cumpri-mento da lei, o coordenador

Maria da Penha representa

a mulher nem tinha como denunciar. Há avanços a cada ano, mas ainda há um longo caminho a percorrer”.

A procuradora assassina-da até conseguiu o retorno de seus pedidos de medidas protetivas antes das 48 horas,

havia solicitado. Na primeira vez, não foi deferida pelo juiz Juarez Morais de Azevedo, da mesma cidade, a de afas-tamento (do acusado) do lar. Por disso, o agressor pôde en-trar na casa e matar a mulher, depois de uma discussão.

Antes da morte de Ana Alice, o advogado da vítima, Murilo Evandro de Andrade, tinha refeito o pedido à Jus-tiça, mas a decisão, acatada, foi dada exatamente no dia do crime, poucas horas antes, e não chegou a tempo de evitar

vesse com a decisão do afas-tamento no dia 25 de janeiro

poderia ter tomado medidas junto ao condomínio (Villa

entrasse lá”, lamenta.

dido, a determinação de o

de distância da vítima não era suficiente para evitar uma

Maria da Penha tem falhas, mas, ainda assim, considera

Judiciário”. O promotor criminal José

do Centro Integrado de Aten-dimento à Mulher Vítima (CIM), também ressalta a im-portância da lei no combate à violência contra a mulher.

do processo, há efeito. O su-jeito durão com a mulher não é durão com a polícia, com a autoridade. Ele recua, mas cada um recua a seu modo”.

teção. Depois da Lei Maria da Penha, observa o promotor, um dos grandes ganhos para a sociedade foi o aumento da visibilidade dos casos de violência contra a mulher.

as mulheres não tinham um

Fonte: Polícia Civil e Fórum Lafayette

14ª Vara Criminal abril/2009 a dezembro/2012

Processos ativos em 31/12/11 13.897Medidas protetivas 5.921Prisões em fl agrante 696Prisões preventivas 8

13ª Vara Criminal junho/2009 a dezembro/2012

Processos ativos em 31/12/11 16.577Medidas protetivas 8.340Prisões em fl agrante 658Prisões preventivas 24

Processos relativos à violência contra a mulher

Boletins de ocorrência

2010 9.4272011 8.763

Atendimento à mulher (BH)

Medidas protetivas remetidas à Justiça2009 5.4332010 8.4752011 6.770

Inquéritos policiais concluídos 2009 1.8372010 4.6572011 3.925

Autos de prisão em fl agrante delito2009 296 homens2010 719 homens2011 318 homens

Mandados de prisão2010 49 agressores2011 55 agressores

JULIANA DAPIEVE/O TEMPO/AE

Page 8: 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE FEVEREIRO DE 2011 8 MAIS

FOTOS: DIVULGAÇÃO

O rei do popJonathan Crociatti, autor da primeira biografi a brasileira sobre Michael Jackson, lançou, junto com a poetisa Lara Polegati, o livro-documentário “Michael Jackson – Ato Final”. A obra reúne notícias, dados e depoimentos sobre os últimos anos de vida do rei do pop.Preço: R$ 69,90Onde: livrarias ou site ofi cial (com preço promo-cional)Contato: www.michaeljacksonatofi nal.com.br

Sala de embarque

Um ombroPara o verão, vestido coquetel laranja e pink.Preço: R$ 306,60Onde: Mais Bonita – avenida Artur Bernardes, 218, Vila Paris, BHContato: (31) 4114 1414 ou www.maisbonitabh.com.br

Diversão no banhoA Biotropic apresenta a linha de cosméticos infantis dos Backyardigans, com uma proposta de diversão para a hora do banho. Na foto, kit com xampu e condicionador, com embalagem no formato dos personagens.Preço: R$ 15,90Onde: lojas Americanas e drogarias Araújo e lojas especializadasContato: 0800 702 1701 (SAC) ou www.biotropic.com.br

Fim das fériasNa volta às aulas, kit de estojo escolar dos personagens da franquia Carros, da Disney.Preço: R$ 69,90Onde: Quiosque Fantasia – Boulevard ShoppingContato: (31) 3241 8134

Brilho e proteçãoO spray de brilho Lumineux, da Glynett, protege os cabelos para o verão e melhoram sua aparência.Preço: a partir de R$ 72Onde: revendedores ou salões de beleza da capitalContato: (31) 3286 5350 (SAC) ou www.glynett.com.br

Page 9: 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

OBRAS INICIADAS

O investimento hoteleiroque não deixa dúvidas

A marca Novotel proporciona conforto e alto pa-drão de serviços unidos ao lazer. O empreendi-mento em Belo Horizonte prevê a implantação de 204 apartamentos, em uma localização surpre-endente: Av. do Contorno esquina com Getúlio Vargas. Venha investir com rentabilidade, segu-rança e garanta uma renda mensal participando de mais um projeto vencedor do grupo de maior tradi-ção neste segmento em Belo Horizonte.

VAGAS PARA INVESTIDORES

CONCLUSÃO | FEV | 2014OBRAS INICIADAS JAN | 2012

IBISLIBERDADE 92%

TAXA DEOCUPAÇÃO MENSAL:

IBIS BETIM /CONTAGEM 84%

TAXA DEOCUPAÇÃO MENSAL:

FORMULE 1BIAS FORTES 93%

TAXA DEOCUPAÇÃO MENSAL:

Em 2 meses de operação

IBIS SAVASSI82%

TAXA DEOCUPAÇÃO MENSAL:

31 2552 3000

Desenvolvimento e Incorporação:

Construção: Arrendamento:

Hotéis em operação

77%

TAXA DEOCUPAÇÃO MENSAL:

MERCURE VILADA SERRA

Grupo Maio Paranasa. Treze anos de sucesso em investimento hoteleiro.

BH Savassi

LF/ M

erca

do

Novotel BH SavassiAvenida do Contorno esquina com Getúlio Vargas

Page 10: 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE FEVEREIRO DE 2011 10 CULTURA

Em duo com a natureza

Dicas...para você se divertir em BH

1.

3.

2.

Até 10 de fevereiro, o Mercure BH Lourdes (ave-nida do Contorno, 7.315) recebe a exposição “Ho-menagem a Van Gogh”, do arquiteto e artista plás-tico Wellington Costa Lima. Na mostra, pinturas a óleo sobre tela que são interpretações de obras do pintor holandês. A entrada é franca.

Neste final de se-mana, acontece o pri-meiro Festival do Japão em Minas Gerais, no Expominas (avenida A m a z o n a s , 6 . 0 3 0 , Gameleira). Na progra-mação, apresentações de dança, música e ar-

Estandes apresentam produtos do outro lado do globo e pratos típi-cos. Os ingressos saem por R$ 10.

Homenagema Van Gogh

Beagánipônica

Máquinada felicidade

A natureza em desta-que. Seja nos relevos de materiais naturais ou nos traços em aquarela. A pro-posta da exposição “Duo”, no Palácio das Artes, é um diálogo entre dois artistas e suas impressões sobre o ambiente que nos rodeia. Em cartaz, as esculturas de Annie Rottenstein e as pinturas de José Alberto Nemer.

A francesa Annie Rot-t e n s t e i n , q u e v i v e n o Brasil desde 1975, poten-cializa a harmonia dos elementos naturais com a tridimensionalidade de materiais, como bambu, junco, fibras e pigmentos

de terra. O mineiro José Alberto Nemer promove o embate entre o gestual e a geometria, em grandes aquarelas. Juntos, uma ex-posição em homenagem à natureza. A mostra estreia na Grande Galeria do Pa-lácio das Artes, no dia 5 de

15 de abril, com entrada gratuita.

UExposição reúne trabalhos de Annie Rottenstein e Nemer

A Máquina da Felicidade Coca-Cola traz a BH atra-ções especiais para a semana, no Chevrolet Hall. No dia 8, o rock teen do Restart anima a galera. Já no dia 9, é a vez da banda Cheiro de Amor. As apresentações também contam com a presença do DJ Marlboro. A troca de pontos da promoção por ingressos pode ser efetuada no site www.promococacola.com.br/maqui-nadafelicidade ou nas bilheterias do Chevrolet Hall.

Page 11: 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE FEVEREIRO DE 2012 11 CINEMA

1 BH SHOPPING – RODOVIA BR 356, 3049, BELVEDERE – TELEFO-NE: 4005 1414 Cineplex 1 – Millennium: Os Homens que não Amavam as Mulheres – 11h05, 14h20, 17h40, 21h10 Cineplex 2 – A Bela e a Fera 3D (Du-blado) – 11h, 13h10, 15h30, 17h50 – 2 Coelhos – 20h10 Cineplex 3 – As Aventuras de Tintim: O Segredo de Licorne (Dublado e Legendado) – 12h, 14h30, 17h10, 19h40, 22h10 Cineplex 4 – Filha do Mal – 12h30, 14h40, 16h50, 19h10, 21h30 Cineplex 5 – A Beira do Abis-mo – 13h20, 15h50, 18h10, 20h30 Cineplex 6 – Histórias Cruzadas – 11h40, 14h50, 18h, 21h20 Cineplex 7 – Late Bloomes: O Amor Não Tem Fim – 14h – Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras – 16h15, 19h20, 22h05 Cine-plex 8 – Viagem 2: A Ilha Misteriosa (Dublado) – 11h30, 13h40, 16h, 18h30, 20h50 Cineplex 9 – Os Descendentes – 13h30, 16h10, 18h40, 21h40 Cineplex 10 – Alvin e os Esquilos 3 (Dublado) – 12h50, 15h, 17h20 – Precisamos Falar Sobre o Kevin – 19h25, 22h. Ingressos de R$ 11 a R$ 25.

1 DIAMOND MALL – AVENIDA OLEGÁRIO MACIEL, 1600, LOUR-DES – TELEFONE: 4005 1414Sala 1 – Histórias Cruzadas – 12h50, 15h50, 19h20, 22h20 Sala 2 – Alvin e os Esquilos 3 (Dublado) (exibição somente sábado e domingo, dias 4/2 e 5/2) – 11h10 – Os Descendentes – 13h40, 16h10, 18h40, 21h10 Sala 3 – Viagem 2: A Ilha Misteriosa – 12h55, 17h40, 20h – Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras – 15h, 22h05 – O Artista (exibição somente sábado e domingo, dias 4/2 e 5/2) – 22h05 Sala 4 – Millennium: Os Homens que não Amavam as Mulheres – 11h, 14h20, 17h30, 20h50 Sala 5 – A Beira do Abismo – 14h40, 17h10, 19h40, 22h Sala 6 – As Aventuras de Tintim: O Segredo de Licorne (Dublado e Legendado) – 11h30, 14h, 16h30, 18h50 – Precisamos Falar Sobre o Kevin – 21h20.

Ingressos de R$ 11 a R$ 25.

1 BELAS ARTES – RUA GON-ÇALVES DIAS, 1.581, LOURDES – TELEFONE: (31) 3252 7232Sala 1 – A Separação – 14h30, 16h50, 19h10, 21h30 – A Dama de Ferro (exibição somente sábado, dia 4/2) – 21h30 Sala 2 – A Guerra Está Declarada – 14h40, 17h, 19h, 21h20 Sala 3 – Românticos Anônimos – 14h50 – Precisamos Falar Sobre o Kevin – 16h40, 21h30 – L’Apollonide: Os Amores da Casa de Tolerância – 19h15 – O Artista (exibição somente sábado e domingo, dias 4/2 e 5/2) – 21h30.Ingressos de R$ 10 a R$ 15 (não inclui preços promocionais).

1 CINEART CIDADE – SHOPPING CIDADE, RUA RIO DE JANEIRO, 910, CENTRO – TELEFONE: (31) 3264 5959 Cidade 1 – As Aventuras de Agamenon, o Re-pórter – 14h30, 16h25, 18h20, 20h30 Cidade 2 – Millennium: Os Homens que não Amavam as Mulheres – 14h20, 17h30, 20h40 Cidade 3 –Alvin e os Esquilos 3 (Dublado) – 13h30, 15h30 – Os Descendentes – 18h, 20h40 Cidade 4 – A Bela e a Fera 3D (Dublado) – 13h40, 15h50 – As Aventuras de Tintim: O Segredo de Licorne (Dublado) – 18h15, 20h30 Cidade 5 – Viagem 2: A Ilha Misteriosa (Dublado e Legendado) – 14h30, 16h40, 18h50, 21h Cidade 6 – A Beira do Abismo – 14h, 16h15, 18h30, 20h45 Cidade 7 – Filha do Mal – 14h30, 16h30, 18h40, 20h40 Cidade 8 – Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (Dublado) – 13h30, 16h10, 18h50, 21h20.Ingressos de R$ 8 a R$ 22.

1 CINEART DEL REY – SHOPPING DEL REY, AVENIDA CARLOS LUZ, 3.001, CAIÇARA – TELEFONE: (31) 3264 5959 Del Rey 1 – A Bela e a Fera (Dublado) –

13h10, 15h, 17h – As Aventuras de Tintim: O Segredo de Licorne – 19h, 21h10 Del Rey 2 – Viagem 2: A Ilha Misteriosa (Dublado e Le-gendado) – 14h20, 16h30, 18h40, 20h50 Del Rey 3 – Filha do Mal – 13h50, 15h40, 17h30, 19h20, 21h Del Rey 4 – Os Descendentes – 13h40, 16h10, 18h30, 20h50 Del Rey 5 – Alvin e os Esquilos 3 (Dublado) – 13h30, 15h30 – Millennium: Os Homens que não Ama-vam as Mulheres – 17h30, 20h40 Del Rey 6 – Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras – 13h10, 15h40, 18h20, 21h Del Rey 7 – A Beira do Abismo – 14h20, 16h30, 18h40, 20h50.Ingressos de R$ 7 a R$ 23.

1 CINEART BOULEVARD – BOULEVARD SHOPPING, AVE-NIDA DOS ANDRADAS, 3000, SANTA EFIGÊNIA – TELEFONE: (31) 2571 7538Sala 1 – Os Descendentes – 14h, 16h20, 18h40, 21h – O Artista (exibição somente sábado e domingo, dias 4/2 e 5/2) – 21h Sala 2 – A Beira do Abismo – 14h30, 16h45, 19h, 21h05 Sala 3 – Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras – 13h10, 15h50, 18h30, 21h10 – A Dama de Ferro (exibição somente sábado, dia 4/2) – 21h10 Sala 4 – Histórias Cruzadas – 14h50, 17h40, 20h40 Sala 5 – Alvin e os Esquilos 3 (Dublado) – 13h50, 15h40 – J. Edgar – 17h30, 20h30 Sala 6 – A Bela e a Fera 3D (Dublado) – 13h, 15h, 17h – As Aventuras de Tintim: O Segredo de Licorne (Dublado) – 19h, 21h20. Ingressos de R$ 8 a R$ 24.

1 CINEART MINAS SHOPPING – MINAS SHOPPING, AVENIDA

CRISTIANO MACHADO, 4.000, UNIÃO. TELEFONE: (31) 2111 8851Sala 1 – Viagem 2: A Ilha Misteriosa (Dubla-do e Legendado) – 14h45, 16h50, 19h, 21h Sala 2 – As Aventuras de Tintim: O Segredo de Licorne (Dublado) – 13h40, 16h, 18h15, 20h30 Sala 3 – Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (Dublado) – 13h10, 15h30 –

Millennium: Os Homens que não Amavam as Mulheres – 17h55, 20h50 Sala 4 – A Beira do Abismo – 14h30, 16h45, 19h, 21h15 Sala 5 – Filha do Mal – 13h50, 15h45, 17h40, 19h30, 21h20 Sala 6 – Alvin e os Esquilos 3 (Dublado) – 14h, 16h – Os Descendentes – 18h, 20h40.Ingressos de R$ 10 a R$ 23.

1 PARAGEM – AVENIDA MÁRIO WERNECK, 1.360, BURITIS – TELE-FONE: (31) 3378-0216 Paragem 1 – As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne (Dublado) – 14h20, 16h40 – Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras – 19h, 21h30 Paragem 2 – Viagem 2: A Ilha Mis-teriosa (Dublado) – 14h, 15h50, 17h40, 19h30, 21h20 Paragem 3 – Alvin e os Esquilos 3 (Dublado) – 13h50, 17h30, 19h20 – O Gato de Botas (Dublado) – 15h40, 21h10 Paragem 4 – Millennium: Os Homens que não Amavam as Mulheres – 14h40, 17h40, 20h40 Paragem 5 – Os Descendentes – 14h30, 16h50, 19h10, 21h40. Ingressos de R$ 9 a R$ 19.

1 SHOPPING NORTE – AVENIDA VILARINHO, 1.300, PARQUE SÃO PEDRO, VENDA NOVA – TELEFO-NE: (31) 3451 8990Norte 1 – As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne (Dublado) – 14h30 – Viagem 2: A Ilha Misteriosa (Dublado) – 16h30, 18h30, 20h30 Norte 2 – A Beira do Abismo (Dublado) – 14h40, 16h40, 18h40, 20h40 Norte 3 – Alvin e os Esquilos 3 (Dublado) – 14h15, 16h15, 18h15 – Millennium: Os Homens que não Amavam as Mulheres (Dublado) – 20h30 Nor-

te 4 – Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (Dublado) – 14h50, 17h50, 20h50 Norte 5 – Filha do Mal – 14h45, 16h45, 18h45, 20h45. Ingressos de R$ 6 a R$ 18.

1 PAMPULHA MALL – AVENIDA ANTÔNIO CARLOS, 8.100, PAMPU-LHA – TELEFONE: (31) 3492 9155Pampulha 1 – 2 Coelhos – 14h, 16h15 – Millennium: Os Homens que não Amavam as Mu-lheres (Dublado) – 18h30, 21h15 Pampulha 2 – Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (Du-blado) – 14h, 16h30, 19h, 21h30 Pampulha 3 – Filha do Mal – 14h10, 16h, 17h50, 19h40, 21h30 Pampulha 4 – As Aventuras de Tintim: O Segredo de Licorne (Dublado) – 14h30, 16h40, 18h50, 21h Pampulha 5 – Alvin e os Esquilos 3 (Dublado) – 14h, 15h50, 17h40, 19h30, 21h20 Pampulha 6 – Viagem 2: A Ilha Misteriosa (Dublado e Legendado) – 15h, 17h, 19h, 21h.Ingressos de R$ 7 a R$ 17 (não inclui preços para sessões especiais).

1 PÁTIO SAVASSI – AVENIDA DO CONTORNO, 6.061, SÃO PEDRO – TELEFONE: (31) 3209 0079Sala 1 – Histórias Cruzadas – 14h20, 17h30, 20h50, 0h Sala 2 – J. Edgar – 12h, 15h, 18h10, 21h20 Sala 3 – Viagem 2: A Ilha Mis-teriosa (Dublado e Legendado) – 11h10, 13h20, 15h30, 17h40, 19h50, 22h Sala 4 – Filha do Mal – 12h30, 14h40, 16h50, 19h, 21h10, 23h20 Sala 5 – Millennium: Os Homens que não Amavam as Mulheres – 11h30, 14h50, 18h30, 21h50 Sala 6 – As Aventuras de Tintim: O Segredo de Licorne (Dublado e Legendado) – 13h, 15h20 – Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras – 18h, 21h, 23h50 – A Dama de Ferro (exibição somente sábado, dia 4/2) – 21h Sala 7 – A Beira do Abismo – 13h10, 16h, 18h20, 20h40, 23h Sala 8 – Os Descendentes – 12h40, 15h10, 17h50, 20h30, 23h10.Ingressos de R$ 11 a R$ 25 (não inclui preços promocionais).

ROTEIRO

2011 chegou ao fim, mas a luta da Assembleia Legislativa contra as desigualdades sociais e regionais continua. Acesse o nosso Portal para saber muito mais.

www.almg.gov.br

Assista à TV Assembleia. Agora em sinal aberto para BH e região. Sintonize o canal 35 UHF.

EXTI

NÇÃO

DA

PENS

ÃO V

ITALÍC

IA

de e

x-go

vern

ador

es e

seus

depe

nden

tes.

402 A

UDIÊN

CIAS

PÚBL

ICAS

em to

do o

Estad

o para

tratar

de as

sunto

s de

intere

sse do

s cida

dãos

.

REDUÇÃO DE IMPOSTOS

sobre o feijão e material de

construção e aumento sobre

cigarros, bebidas alcoólicas e armas.

REALIZAÇÃO DO

SEMINÁRIO LEGISLATIVO DE

COMBATE À POBREZA E À

DESIGUALDADE

em BH e 12 cida

des do i

nterior.

APROVAÇÃO DO FUNDO ESTADUAL DE

ERRADICAÇÃODA MISÉRIA

no valor de R$ 200 milhões por ano.

INSTALAÇÃO DA

COMISSÃO DE DEFESA

DOS DIREITOS DA PESSOA

COM DEFICIÊNCIA.

REALIZAÇÃO DE

FÓRUM TÉCNICO

para p

ropor m

edidas

de co

mbate

à violê

ncia n

as esc

olas.

MON

ITORA

MEN

TOE R

EVISÃ

O DO

PPAG

Co

m a

parti

cipaç

ão d

a so

cieda

de,

a Ass

emble

ia ac

ompa

nha

de p

erto

a

exec

ução

do

Plan

o Pl

urian

ual d

e Aç

ão G

over

name

ntal.

ANTECIPAÇÃO DA META

DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

No final de 2012, Minas será o

primeiro Estado brasileiro a oferecer

serviços básicos de assistência

social em 93% dos municípios.

150 EVENTOS com participação da

população, principalmente a mais carente.

CRIAÇÃO DA

BOLSA RECICLAGEM

Incentivo ao trabalho dos

catadores de lixo reciclável.

Para o público infanto-juvenil, a magia de

“A Bela e a Fera” é relançada em 3D

Page 12: 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

U Blocos de rua vão animar pré-carnaval em Belo horizonte

Em ritmo de folia

U PROGRAMAÇÃO

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE FEVEREIRO DE 2012 12 LAZER

DATA

4 de fevereiro (sábado)

DATA

10 de fevereiro (sexta-feira)

DATA

11 de fevereiro (sábado)

DATA

Bloco Diz Que Me Ama, Pô!11h - saída do Clube Ginástico - Av. Afonso Pena, 3328, Cruzeiro Bloco Trema na Linguiça14h às 22h - Clube Mackenzie, Rua Benvinda de Carvalho, Santo Antônio

Baile dos Artistas22h - Music Hall - Avenida do Contorno, 3239, Santa Efi gênia

Bloco Inocentes de Santa TerezaRuas do bairro Santa Tereza Santo Bando13h às 19h - Rua Paulo Afonso, Santo AntônioBloco Amigos do Mesquita10h30 às 19h - Avenida 31 de Março, 900, Coração Eucarístico Bloco Sagrada Folia14h às 22h - Rua. Pitangui, em frente ao Estádio do Independência

Banda Mole

14h às 22h - Avenida Afonso Pena, entre rua da Bahia e avenida Carandaí Sou Bento Mas Não Sou Santo14h às 22h - Av.Cônsul Antônio Cadar, São Bento Bloco do Angu18h -Rua Oriente com Palmira/Serra

E q u e m d i s s e q u e BH não é um bom lugar para cair na folia? Ainda faltam alguns dias para o Carnaval, mas a capital já está festejando. Segundo a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizon-te (Belotur), 26 blocos de

para 2012, além dos tradi-

de samba. Neste final de sema-

na, o abre-alas fica por conta do bloco “Diz que me ama, pô!”, que sai do Clube Ginástico (aveni-da Afonso Pena, 3.328,

Praça Milton Campos), às 11h deste sábado (4) e desce até a Savassi para completar a folia no Bar do Pedro, na Fernandes To u r i n h o . N o b a i r r o Santo Antônio, é a vez do bloco Trema na Linguiça ganhar as ruas, às 14h, saindo do Clube Macken-zie, na rua Benvinda de Carvalho. Já à noite, a tradicional Banda Mole promove seu baile de pré--carnaval, no Granfino’s (avenida Brasil, 326, San-

concurso de marchinhas e de fantasias.

N a p r ó x i m a s e x t a --feira, dia 10, acontece o Baile dos Artistas, no Music Hall, com marchi-nhas e sambas-enredo, e que marca a abertura

Tradicional na cidade – já são mais de 20 edições – a festa é aberta à população e o traje pedido é fantasia ou vermelho e branco. A atriz Luciene Lemos , em cartaz na cidade com a peça “Morte e Vida Seve-rina”, será coroada “Rai-nha dos Artistas”.

No dia seguinte, todos produzidos para a Banda

Mole, na avenida Afonso Pena. Maior pré-carna-valesco da cidade, em seu 37º ano, a Banda Mole espera reunir 50 mil pessoas e terá como atra-ções Pepeu Gomes, Terra Samba, Gaby Amarantos, Patchanka, Zé da Guio-mar e Velha Guarda Belô. O tema deste ano será “Quem na meia esconde pila, nesse bloco não

à Lei da Ficha Limpa e o homenageado será o rei do baião, Luiz Gonzaga.

No mesmo dia, opção mais família é o pré-car-

naval na rua Francisco Bressane, entre as ruas Pouso Alegre e Soares Tei-xeira, na Floresta, a partir das 14 horas.

J á n o d o m i n g o , a s vencedoras do primeiro Concurso Mineiro de Marchinhas serão inter-pretadas pela Orquestra Mineira de Brega, na praça da Liberdade, a p a r t i r d o m e i o - d i a . O Monobloco, tradicional bloco do Rio, encerra a festa. As inscrições para o concurso podem ser feitas no siteconcursodemar-chinhasbh.com.br.

Começa segunda fase da Campanha de PopularizaçãoA 38ª Campanha de Popularização do Tea-

tro e da Dança encerra sua primeira fase com

janeiro, foram 186.971 ingressos vendidos em Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais. A segunda fase já começou, com uma progra-

Neste sábado, dia 4, a segunda fase da campanha apresenta o musical de Chico Bu-

até 4 de março, no Teatro Dom Silvério. Já no dia 10 de fevereiro, às 20h, é a vez do teatro de rua entrar em cena, com o espetáculo “A His-tória do Édipo Rei”, na Praça Afonso Arinos.

E o teatro também é destaque em outras expressões da arte. O projeto continua na exposição “Olhar em Cena”, que reúne fo-

da Casa Una de Cultura (rua Aimorés, 1.451, Lourdes).

Ao todo, a Campanha traz 143 peças, em 40 espaços culturais. No interior, o projeto continua em Ipatinga (até o dia 12), Juiz de Fora (até o dia 13) e Governador Valadares (até 5 de fevereiro). Programe-se pelo www.sinparc.com.br e confira os pontos de vendas.

12 de fevereiro (domingo)

Bloco da Escola de Samba Cidade Jardim16h -Praça do Cardoso, Serra

Bloco Virgens do Formigueiro Quente9h às 16h -Rua Izalina Faustina da Silveira, 180, Bairro Mantiqueira

Bloco do GamboaA partir das 16h - Rua Sergipe com rua Fernandes Tourinho

Bailinho do Boulevard Shopping (para crianças de até 12 anos)16h às 18h -Boulevard Shopping, piso 2Ingressos: doação de 1 kg de alimento não perecível

Page 13: 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

SÉRGIO CASTRO/AGÊNCIA ESTADO/AE

PARE E SIGAU Fiat Uno vence Chery S-18

Os veículos chineses vendidos no Bras i l seguem uma fórmula bás ica de preço baixo e ampla lista de itens de série. O Chery S-18, que chega tabelado a R$ 31.990, não foge à regra e traz um diferencial de peso: é o primeiro carro feito na China a ter motor flexível – 1.4 de até 91 cv. Nes-se comparativo, o estreante encara o Uno, um rival difícil de bater. Na ver-são Attractive, o Fiat com motor 1.4 (88 cv) parte de R$ 31.190 e, embora seja bem menos equipado, acabou vencendo o novato.

U Opcionais

De série, o S-18 traz ar-condicio-nado, di reção hidrául ica, espelhos, v id ros e t ravas e lé t r icos, ABS, a i r bags frontais, toca CD’s e MP3 com entrada USB, regulagem de altura de volante e faróis e rodas de liga de 14 polegadas. Não há opcionais. Para te r o mesmo n íve l de equ ipamen-tos, o preço do Uno sobe para R$ 37.741. A di ferença em relação ao rival chega a 21%.

U Motor

Nos ques i t os p reço e desenho, dois dos principais motivos que levam à compra de um automóvel, o Chery vai bem. Mas há atr ibutos nos quais o chinês “derrapa” e não consegue a lcançar o mineiro. A começar pelo motor. O S-18 vem com o 1.3 Acteco bicombustível de até 13 mkgf de torque. No caso do 1.4 Evo do concor-rente, por sua vez, a força máx ima é de 12 ,5 mkg f . Comparando apenas os nú-meros, mesmo sendo menor o propulsor do Chery parece ser mais promissor, porém seu torque só aparece 1.100 rpm depois e o carro pesa 114 kg a mais que o Fiat. O câmbio não é lá essas coisas em nenhum dos dois, mas o do Uno ganhou pela ma rcha a ré , que , como deveria, engrena sempre, ao contrário do que ocorre com a do S-18.

CHERY S-18

Positivo: EQUIPAMENTOS

Como todos os compatriotas vendidos no Brasil, o S-18 vem bem recheado de série e traz itens como ABS, air bags, som e ar-condicionado.

Negativo: ACABAMENTO

É melhor que a média dos chineses, mas falha em detalhes como ‘grilos’, fi xação do pomo do câmbio e plásticos mal encaixados.

FIAT UNO

Positivo: ESPAÇO

Formas e dimensões do Uno garantem bom espaço, em especial para o motorista. Seu porta-malas também é bem maior que o do rival.

Negativo: PREÇO

Para ter os mesmos itens do concorrente, tabela do Fiat fi ca 21% mais alta. São R$ 5.751, sufi cientes para quitar o seguro por dois anos.

U COMPARE

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE FEVEREIRO DE 2012 13 VEÍCULOS

Page 14: 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

U Festival promove cultura e os sabores do Mercado Central de Belo Horizonte

Os cheiros e gostos do Mercado Central são de encher os olhos e o estômago, não é mesmo?! O local, que já é uma tradi-ção na gastronomia belo-horizontina, promove um roteiro pela culinária típica de lá, é o Sabores do Mercado. Até o dia 12 de fe-

vereiro, doze bares oferecem pratos especiais e uma programa-

podem ser apreciados no festival. Para a programação completa, acesse www.mercadocentral.com.br.

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE FEVEREIRO DE 2012 14 GASTRONOMIA

Da pomada ao xarope.

*Co

nsu

lte

área

de

entr

ega.ARAUJO TEM. DROGATEL ENTREGA*.

3270-5000(31)

Custo de ligação local.

INGREDIENTES: 400 g de músculo 200 g de moela 2 tomates 4 dentes de alho 1 cebola Sal a gosto Pimenta-do-reino a gosto Alcaparras Champignon fatiado Cebolinha em conserva Salsa Sálvia 1 molho de mostarda e 1

de ora-pro-nóbis Bacon picadinho

MODO DE PREPARO:Doure, em uma panela de pres-são com óleo, a cebola, o alho, os tomates picados, a pimenta--do-reino e a salsinha. Na panela, refogue e cozinhe o músculo e a moela por cerca de uma hora e meia. Reserve. Em outra panela, frite o bacon e refogue a mostarda e o ora-pro-nóbis, cortados em tirinhas. Para montar, em uma travessa, coloque a mostarda e o ora-pro-nóbis, o músculo e a moela cozidos e decore com al-caparras, champignon e cebolinha em conserva.

INGREDIENTES (A GOSTO):

2 kg de pernil 50 g de alho amas-

sado 5 folhas de louro Tomilho (seco) Alecrim (seco) 1 cebola média com

casca 400 ml de vinho branco 1 talo de salsão Sal a gosto

Para o molho de jabuticaba:

200 g de geleia de jabuticaba

300 ml de vinho do porto

100 g de cebola

30 g de manteiga sem salMODO DE PREPARO:Em um recipiente, misture todos o temperos e o vinho. Passe essa marinada no pernil e deixe-o

descansar por 24 horas. Leve-o ao forno por 2 horas e meia, coberto com papel-alumínio. Em seguida, retire o papel-

alumínio e asse-o por mais 1 hora. Refogue a cebola na manteiga, acrescen-tando a geleia e deixando ferver por 2 minutos. Em seguida, flambe com o vi-nho do porto, deixe reduzir por alguns minutos. Na montagem do prato, fatie o pernil, leve a frigideira com azeite e cebola e sirva-o com molho de jabuticaba, acompanhado com pão francês.

INGREDIENTES: 350 g de baby beef

maturado 400 g de queijo canastra

curado (ralado fi no) 300 g de queijo canastra

fresco (cortado em pedaços) 60 g de gorzonzola em

pedaços 2 palitos de queijo coalho

(cortados em cubos peque-nos)

1 pimentão vermelho (cortado em cubos médios)

1 pimentão amarelo (cor-tado em cubos médios)

4 batatas bolinha cozidas com casca, cortadas ao meio

2 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de farinha de trigo

½ litro de leite integral Sal a gosto Azeite extra-virgem Cebolinha verde picada

MODO DE PREPARO:Doure a farinha na manteiga, acrescentando o leite, aos poucos, até formar um molho espesso. Acrescente os queijos canastra e o gorgonzola até

derreter. Reserve-o quente.Em um frigideira, doure o queijo coalho no azeite e reserve-o. Faça o mesmo com os pimentões, e, depois, com as batatas bolinha. Monte em um prato raso, inter-calando na extremidade uma batata e porção de pimentões, formando um círculo. Preencha o centro com o molho de queijo. Tempere o baby beef com sal e, se desejar, pimenta- do-reino. Grelhe-o em frigideira bem quente, em um fi o de azeite. Disponha-o sobre o molho de queijo. Coloque por cima o queijo coalho, cubra com molho de queijo e salpique com a cebolinha.

BABY BEEF À MODA BMCReceita do Bar Mercado Central

SABOR MODESTO – PERNIL ASSADO COM MOLHO DE JABUTICABAReceita do Butiquim do Antônio

COZIDO REQUINTADOReceita do Café Requinte

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Gastronomia do mercado

Page 15: 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...

ÁRIES 21/3 a 20/4 Sentindo muito a infl uência desta mudança de ciclos, os arianos estarão no aprendizado do eu com o outro. Pode surgir uma espécie de confusão mental ao se misturar com o grupo, seja ele qual for.

TOURO 21/4 a 20/5 Sentindo muito a infl uência desta mudança de ciclos, os arianos estarão no aprendizado do eu com o outro. Pode surgir uma espécie de confusão mental ao se misturar com o grupo, seja ele qual for.

GÊMEOS 21/5 a 20/6 Racionalizar os sentimentos é uma tendência geminiana para esta semana. Deverá estar atento para não reprimir suas necessidades emocionais. Existe uma inconstância e uma inquietação no ar.

CÂNCER 21/6 a 22/7 Guardar ressentimentos não é boa opção, amigo canceriano. Use a sua iniciativa e boa comunicação para esclarecer qualquer situação de confl ito ou mal-entendido. Faça o seu melhor e contribua para o entendimento.

LEÃO 23/7 a 22/8 Expressivo e confi ante, o leonino terá opiniões e comportamentos de peso, principalmente no ambiente familiar. Sua conduta servirá de exemplo para aqueles que fazem parte do seu convívio.

VIRGEM 23/8 a 22/9 Detalhistas por natureza, nesta semana os virginianos vão querer esmiuçar seus sentimentos, analisando cada um deles. A vida afetiva estará em foco e eles agirão com uma certa cautela ao iniciar novos contatos e relacionamentos.

LIBRA 23/9 a 22/10 Este não é um momento muito indicado para se iniciar novos projetos, principalmente aqueles que envolvem um grupo, uma equipe. O libriano pode sentir uma maior vontade de permanecer sozinho.

ESCORPIÃO 23/10 a 21/11 Sua saúde será um ótimo radar para você identifi car se está vivendo em harmonia com as suas emoções. Caso surja algum sintoma físico desagradável, será somente para chamar sua atenção sobre si mesmo.

SAGITÁRIO 22/11 a 21/12 Ainda sob excelentes infl uências, o sagitariano encontrará muitas possibilidades de sucesso e alegria ao compartilhar suas experiências e, por que não, alguns de seus recursos. Momento em que a vida está leve.

CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/1 Na busca pelo sentido maior da vida, o capricorniano fará grandes viagens, algumas realmente no aspecto físico e outras no aspecto mental. Novas crenças poderão surgir e convém estar atento para que nenhuma delas adote um sentido de fanatismo.

AQUÁRIO 21/1 a 19/2 Querendo transcender a vida cotidiana, o aquariano poderá se sentir atraído por assuntos místicos e voltados para a expansão de consciência. Se sentirá inspirado e com grande capacidade de amar.

PEIXES 20/2 a 20/3 Necessidade de reconhecimento no ambiente profi ssional. O pisciano pode começar a questionar sua escolha profi ssional e sentir um grande impulso a mudar, mas a sua tendência ao sentimento de culpa poderá, em alguns casos, afastá-lo dessas mudanças.

HO

SC

OP

O CÉU DA SEMANA Ritmo de Carnaval. Será que isso também

próximos dias, o emocional nosso e das pessoas que estão ao nosso redor é muito mais estimulado. Esteja atento à impulsividade.

PR

EV

ISÃ

O D

O T

EM

PO

CIDADE

Sábado4

Segunda6

Domingo5

Terça7

Quarta8

FEVEREIRO/2012

Quinta9

Sexta10

Belo Horizonte

Máx.:

28º Min.:

21º

Rio de Janeiro

Máx.:

34º Min.:

21º

São Paulo

Máx.:

25º Min.:

20º

Brasília

Máx.:

30º Min.:

20º

Máx.:

39º Min.:

17º Máx.:

33º Min.:

18º Máx.:

29º Min.:

16º

Máx.:

38º Min.:

19º Máx.:

32º Min.:

19º Máx.:

30º Min.:

16º

Máx.:

32º Min.:

20º Máx.:

36º Min.:

20º Máx.:

31º Min.:

21º Máx.:

30º Min.:

20º

Máx.:

26º Min.:

21º Máx.:

33º Min.:

22º Máx.:

29º Min.:

20º Máx.:

28º Min.:

22º

Máx.:

25º Min.:

20º Máx.:

30º Min.:

20º Máx.:

26º Min.:

18º Máx.:

29º Min.:

21º

Máx.:

37º Min.:

18º Máx.:

33º Min.:

18º Máx.:

28º Min.:

16º

Máx.:

32º Min.:

19º

Máx.:

31º Min.:

17º

Máx.:

30º Min.:

16º

www.climatempo.com.br

TUDO - BELO HORIZONTE, 4 A 10 DE FEVEREIRO DE 2012 15 PASSATEMPO

hA BOA NOTÍCIA

Até 2015, o número de acessos a banda larga móvel na América Latina será igual ao número de linhas de celulares na região. Ao todo, serão cerca de 750 milhões de aparelhos conectados na re-gião, conforme a empresa de consultoria GSMA.

Internet banda larga se iguala

a celular

hA MÁ NOTÍCIAMortos e

feridos em estádios

O Egito registrou a maior tragédia da história do futebol desde 1996. Em uma partida entre Al Mar-shy e Al Ahly, em Port Said, houve confusão e 74 pessoas morreram. No Brasil, jogo entre São Paulo e Guarani deixou 61 feridos, em Campinas.

Page 16: 'xerife' da Polícia Civil 21 mulheres pedem proteção por dia A ...