XI Manual IAPO PORT Guto · I ao X, esta edição do XI Manual da IAPO de Otorrinolaringologia...

13
Prefácio Tenho um enorme prazer em dividir um dos meus livros prediletos em Otorrinolaringologia Pediátrica com vocês. Assim como nos volumes de número I ao X, esta edição do XI Manual da IAPO de Otorrinolaringologia Pediátrica oferece uma visão global do que é novo e importante para ambos os clínicos ou pesquisadores da nossa especialidade. Com sua incrível combinação de dedicação, charme e inteligência, a Drª Tania Sih tem sido uma força motriz e uma verdadeira líder em Otorrinolaringologia Pediátrica tanto nacional quanto internacionalmente por mais de duas décadas. Para este livro, ela utilizou sua vasta rede de contatos e reuniu colaborações de especialistas de várias disciplinas de todo o mundo. Com seu time de coeditores, sendo eles os Doutores Roland Eavey, Alberto Chinski e Ricardo Godinho, ela confeccionou essa publicação de altíssima qualidade que é mundial e gratuitamente distribuída sem custos e em diversas línguas aos membros da IAPO. Como tal ela proporciona um inestimável serviço educacional para otorrinolaringologistas pediátricos e principalmente para as famílias e crianças a quem serve. Saboreie a leitura e divida o conhecimento e inspiração que este Manual lhe proporcionará. Anne G. M. Schilder, Presidente da European Society of Pediatric ORL (ESPO) Professora de Otorrinolaringologia Pediátrica University Medical Center Utrecht Professora de Pesquisa e Diretora do Programa de Testes Clínicos de Otorrinolaringologia do NIHR (National Institute for Health Research) University College London

Transcript of XI Manual IAPO PORT Guto · I ao X, esta edição do XI Manual da IAPO de Otorrinolaringologia...

Prefácio

Tenho um enorme prazer em dividir um dos meus livros prediletos em Otorrinolaringologia Pediátrica com vocês. Assim como nos volumes de número I ao X, esta edição do XI Manual da IAPO de Otorrinolaringologia Pediátrica oferece uma visão global do que é novo e importante para ambos os clínicos ou pesquisadores da nossa especialidade.

Com sua incrível combinação de dedicação, charme e inteligência, a Drª Tania Sih tem sido uma força motriz e uma verdadeira líder em Otorrinolaringologia Pediátrica tanto nacional quanto internacionalmente por mais de duas décadas. Para este livro, ela utilizou sua vasta rede de contatos e reuniu colaborações de especialistas de várias disciplinas de todo o mundo.

Com seu time de coeditores, sendo eles os Doutores Roland Eavey, Alberto Chinski e Ricardo Godinho, ela confeccionou essa publicação de altíssima qualidade que é mundial e gratuitamente distribuída sem custos e em diversas línguas aos membros da IAPO. Como tal ela proporciona um inestimável serviço educacional para otorrinolaringologistas pediátricos e principalmente para as famílias e crianças a quem serve.

Saboreie a leitura e divida o conhecimento e inspiração que este Manual lhe proporcionará.

Anne G. M. Schilder, Presidente da European Society of Pediatric ORL (ESPO)Professora de Otorrinolaringologia PediátricaUniversity Medical Center UtrechtProfessora de Pesquisa e Diretora do Programa de Testes Clínicos de Otorrinolaringologia do NIHR (National Institute for Health Research)University College London ES

PO

Como Presidente da Associação Interamericana de Otorrinopediatria (IAPO), tenho a honra e o privilégio de agradecê-lo pelo seu interesse e suporte à IAPO na sua missão de melhorar tanto a saúde das nossas crianças, quanto sua qualidade de vida. A região da cabeça e pescoço de cada criança possui características faciais e beleza únicas criando sua identidade aos pais, familiares e amigos. É igualmente importante, toda a comunicação entre pais e filhos, começando com o primeiro choro do bebê e continua expandindo suas interações através de palavras emitidas por seus sistemas fonatórios e a escuta atenta promovida por seus ouvidos. Tudo começa com a primeira inspiração, seus corpos jovens somente podem vir a crescer se o nariz e as passagens do sistema laringotraqueal estiverem permeáveis, sem obstrução, permitindo o livre acesso de oxigênio aos seus pulmões.

Todos os promotores de saúde responsáveis pela integridade dos ouvidos, nariz e garganta, bem como do seu aparelho respiratório, são desafiados constantemente a prover intervenções sábias e cuidadosas para orientar de forma segura as crianças que tiverem sob suas responsabilidades, maximizando seus potenciais para o aprendizado adquirido nos seus estudos e suas vidas adultas.

O XI Manual da IAPO está dedicado para assistir a todos nós para realizar o que for de melhor aos bebês e crianças que estejam sob nossa responsabilidade médica. A Dra. Tania Sih e seus estimados colegas conduziram adiante este caminho para promover este livro texto desde que a IAPO foi criada. O conhecimento e a informação contida neste livro são a somatória dos diagnósticos atuais e do tratamento, virtualmente, de todas as alterações na área de ouvido, nariz, garganta, audição, cabeça e pescoço, na população pediátrica.

Com toda a certeza, leia este texto com interesse e o mantenha próximo à sua mesa no local de trabalho, para referências. Compartilhe o mesmo com estudantes e colegas interessados. Vá em frente para ajudar todas as crianças a serem saudáveis, a confiarem nos adultos que a direcionem ao seu novo mundo e dias mais felizes. Nós, da IAPO, dedicamos nossas vidas para ajudá-lo a prover a melhor atenção de saúde na sua prática médica.

James Reilly, MD, FACS, FAAPPresidente da IAPO 2010- 2012Professor de Otorrinolaringologia e PediatriaThomas Jefferson UniversityChefe de Cirurgia – Nemours duPont Hospital for ChildrenFiladélfia, PA, USA

Introdução I

O XI Manual de Otorrinopediatria da IAPO acontece porque sou aquinhoada com muitos amigos na comunidade de Otorrinopediatria (literalmente) ao redor do globo. Em 2012, sendo palestrante em inúmeros eventos científicos fora das fronteiras brasileiras, em cinco continentes, fui testemunha de excelentes apresentações. Convidei estes “speakers” fantásticos para contribuírem com o nosso Manual da IAPO. Quase nunca obtive uma resposta negativa! Graças a isto, a IAPO realiza um verdadeiro "serviço científico comunitário", decorrente do fato que nossos Manuais não podem ser vendidos. Eles devem ser doados (sem custos) aos membros da nossa organização – IAPO. Posteriormente, eles estarão a disposição, no nosso website (www.iapo.org.br), fazendo com que nossa “Biblioteca Virtual de Otorrinopediatria” em três idiomas (Espanhol, Inglês e Português) seja a mais extensa no gênero! Temos tantos acessos de diversos países! Se alguém relacionado com a área de atenção médica ler nossos Manuais, por certo será atualizado anualmente com assuntos que levarão a abordar melhor seus pacientes.

Quando alguém diz “a state of the art” significa excelência! Penso que este Manual em particular é um verdadeiro compromisso para dar, a você, leitor, maior atualização e expansão dos seus conhecimentos na área. Mais de 50 médicos de 15 países dos cinco continentes contribuíram neste Manual. É interessante observar a cultura médica de distintos países, pois uma mesma patologia sofre uma abordagem característica e peculiar.

Sempre dividimos nossos Manuais em cinco sessões: a) Considerações gerais; b) Boca – Cabeça & Pescoço); c) Nariz e Cavidades Paranasais; d) Ouvido; e) Audição & Alterações da Comunicação. Isto é relevante para nos ajudar em uma abordagem mais holística aos nossos pequenos pacientes. Não dispomos de muito tempo livre nestes dias agitados, portanto é mais fácil e conveniente ter anualmente em um único livro o que existe de informação mais atualizada, com uma escrita fácil e agradável.

Desfrute a leitura!

Tania Sih, MD, PhDSecretária Geral da IAPOPresidente do Comitê de Otorrinopediatria da International Federation of ORL Societies (IFOS) Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São PauloSão Paulo, Brasil

Introdução II

Conforme suas entradas nos textos

• Hesham Negm. Professor do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Cairo, Cairo, Egito.

• Paula Pfeifer. Funcionária Pública, Bacharel em Ciências Sociais. Deficiente auditiva, Santa Maria, RS, Brasil.

• Jessica R. Levi. Professor Assistente dos Departamentos de Otorrinolaringologia e Pediatria, Universidade de Boston/Boston Medical Center, Boston, MA, EUA.

• Edmund Pribitkin. Professor e Vice Chairman Acadêmico do Departamento de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Universidade de Thomas Jefferson, Filadelfia, PA, EUA.

• Robert C. O´Reilly. Neurotologista. Chefe da Divisão de Otorrinopediatria do Hospital Infantil Nemours - A. I. Dupont, Wilmington, DE, EUA.

• Cristina Caroça. Médica Otorrinolaringologista do Centro Clínico Universitário de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Infante Santo. Assistente convidada da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.

• Diogo Ribeiro. Audiologista do Centro Clínico Universitário de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Infante Santo, Lisboa, Portugal.

• João Paço. Médico Otorrinolaringologista, Diretor do Centro Clínico Universitário de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Infante Santo. Regente da Unidade Curricular da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.

• Eldar Carmel, MD. Médico Otorrinolaringologista Pediátrico - Cirurgia de Cabeça e Pescoço. The Children’s Hospital of Westmead. Teaching Institution of Sydney Medical School para a University of Sydney, Sydney, NSW, Austrália.

• Alan T. Cheng, MD, BHB, MB, ChB, FRACS. Médico Otorrinolaringologista Pediátrico - Cirurgia de Cabeça e Pescoço. The Children´s Hospital of Westmead. Teaching Institution of Sydney Medical School for the University of Sydney, Sydney, NSW, Austrália.

Lista dos Colaboradores

• Kátia Oliveira Machado, Pediatra do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pediatra do Ministério da Saúde no Hospital Raphael de Paula Souza, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

• Clemax Couto Sant´Anna, MD, PhD. Professor Associado do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

• Túlio A. Valdez, MD. Professor Assistente de Otorrinolaringologia Pediátrica, Departamento de Otorrinolaringologia Pediátrica, Connecticut Children´s Medical Center, Hartford, CT, EUA.

• Grant Garbo, MD. Residente de Otorrinolaringologia, University of Connecticut Health Center, Farmington, CT, EUA.

• Corrie Roehm, MD. Fellow Otorrinopediatria, Texas Children´s Hospital, Houston, Texas, EUA.

• Lucia Ferro Bricks, Pediatra. Doutora em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Diretora de Saúde Pública, Sanofi Pasteur, Divisão de Vacinas de Sanofi, São Paulo, SP, Brasil.

• Françoise Denoyelle, MD, PhD. Hospital Infantil Armand Trousseau, Departamento de Otorrinolaringologia, Paris, França.

• Nicolas Leboulanger, MD, PhD. Departamento de Otorrinolaringologia, Hospital Infantil Armand Trousseau, Paris, França.

• Odile Enjolras, MD. Departamento de Cirurgia Plástica e Maxilo-Facial, Hospital Infantil Armand Trousseau, Paris, França.

• Robert Harris, MD, Departmento de Otorrinolaringologia, Hospital Infantil Armand Trousseau, Paris, França.

• Gilles Roger, MD, Departamento de Otorrinolaringologia, Hospital Infantil Armand Trousseau, Paris, França.

• Érea-Noël Garabedian, MD, Chefe do Departmento de Otorrinolaringologia, Hospital Infantil Armand Trousseau, Paris, França.

• Sara F. Peña, MD, Departmento de Otorrinolaringologia, Louisiana State University - Health Science Center, New Orleans, LA, EUA.

• Ron B. Mitchell, MD. Professor de Otorrinolaringologia e Pediatria. University of Texas Southwestern, Children’s Medical Center Dallas, EUA.

• Anita Jeyakumar, MD, MS, FACS. Médica Otorrinolaringologista Pediátrica, Departamento de Otorrinolaringologia, Louisiana State University - Health Science Center, New Orleans, LA, EUA.

• Rosângela S. L. de Almeida Torres. Microbiologista. Serviço de Identificação e Pesquisa de Streptococci, Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças, Laboratório Central do Estado do Paraná, Centro Colaborador do Ministério da Saúde, Curitiba, PR, Brasil.

• Reginald F. Baugh, MD. Departamento Cirúrgico da Universidade de Toledo Medical Center, Toledo, OH, EUA.

• Sanford M. Archer, MD. Divisão de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço, University of Kentucky, Chandler Medical Center, Lexington, KY, EUA.

• Richard M. Rosenfeld, MD, MPH. Departamento de Otorrinolaringologia, SUNY Downstate Medical Center e Long Island College Hospital, Brooklyn, New York, NY, EUA.

• Raouf Amin, MD. Departmento de Pediatria, Cincinnati Children´s Hospital Medical Center, Cincinnati, OH, EUA.

• James J. Burns, MD. Departamentos de Pediatria, Baystate Children’s Hospital, Springfield, MA, EUA.

• David H. Darrow, MD, DDS. Departamento de Otorrinolaringologia, Eastern Virginia Medical School, Norfolk, VA, EUA.

• Terri Giordano, MSN, CRNP, CORLN. Divisão de Otorrinolaringologia, The Children’s Hospital of Philadelphia, PA, EUA.

• Ronald S. Litman, DO, Departamento de Anestesiologia e Cuidados Críticos, University of Pennsylvania School of Medicine, Philadelphia, PA, EUA.

• Kasey Li, MD, DDS. Sleep Apnea Surgery Center, East Palo Alto, CA, EUA. • Mary Ellen Mannix, MRPE. James’s Project, Wayne, PA, EUA.• Richard H. Schwartz, MD. Pediatria Avançada, Vienna, VA, EUA. • Gavin Setzen, MD, Albany ENT & Allergy Services, PC, Albany, NY, EUA.• Ellen R. Wald, MD. Departamento de Pediatria, University of Wisconsin

School of Medicine and Public Health, Madison, WI, EUA.• Eric Wall, MD, MPH, Qualis Health, Seattle, WA, EUA.• Gemma Sandberg, MA. The Cochrane ENT Disorders Group, Oxford, Reino

Unido. • Milesh Patel, MS. Academia Americana de Otorrinolaringologia – Fundação

Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Alexandria, VI, EUA. • Alessandro Danesi. Pediatra, Hospital Sírio Libanês, São Paulo, SP, Brasil. • Estelle S. Yoo, MD. Fellow in Pediatric Otolaryngology, Nemours – A. I.

DuPont Hospital for Children, Wilmington, DE, EUA. • Udayan K. Shah, MD. Diretor, Fellow & Resident Education,

Otorrinolaringologia Pediátrica, Nemours – A. I. DuPont Hospital for Children, Wilmington, DE, Professor Associado de Otorrinolaringologia – Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Pediatria, Thomas Jefferson University, Philadelphia, PA, EUA.

• Richard Schmidt, MD. Professor Assistente de Otorrinolaringologia, Thomas Jefferson University, Philadelphia, PA. Attending Pediatric Otolaryngologist, Nemours - A. I. Dupont Hospital for Children, Wilmington, DE, EUA.

• Jessica Weiss, MD. Residente de Otorrinolaringologia, University of Connecticut Health Center, Farmington, CT, USA.

• Luiz Bellízia Neto. Pediatra. Intituto da Criança, Departamento de Pediatria, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pediatra, Hospital Albert Einstein, São Paulo, SP, Brasil.

• Wytske Fokkens, MD, PhD. Otorrinolaringologista, Epidemiologista Clínica, Chairman Department of Otorhinolaryngology, Academic Medical Centre, Amsterdam, Holanda.

• Fuad Baroody, MD. Professor de Otorrinolaringologia - Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Pediatria, The University of Chicago Medical Center. The Pritzker School of Medicine, University of Chicago. Comer Childrens Hospital, Chicago, IL, EUA.

• Julie L. Wei, MD. Professora Associada, Otorrinolaringologia Pediátrica. University of Kansas School of Medicine, Departamento de Otorrinolaringologia - Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Kansas City, KS, EUA.

• Wolfang Pirsig, MD, PhD. Professor Emérito do Departamento de Otorrinolaringologia, University of Ulm, Ulm, Alemanha.

• David Mener, MD, MPH. Departamento de Otorrinolaringologia - Cirurgia de Cabeça e Pescoço, John Hopkins University School of Medicine, Baltimore, MD, EUA.

• Emily F. Boss, MD, MPH. Professor Assistente, Departamento de Otorrinolaringologia - Cirurgia de Cabeça e Pescoço, John Hopkins University School of Medicine. Associate Faculty, Armstrong Institute for Patient Safety and Quality, Baltimore, MD, EUA.

• Tania Sih. Secretária Geral da Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology (IAPO). Presidente da Comissão Permanente de Otorrinolaringologia Pediátrica da International Federation of Otorhinolaringology Societies (IFOS). Professora da Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

• Elisabeth Araujo. Professora Associada do Curso de Pós Graduação, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora, Núcleo de Otorrinolaringologia do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS, Brasil.

• Carlos Ruah, MD, PhD. Clínica ORL Drs. Ruah, Lisboa, Portugal.• Ezequiel Barros, MD. Chairman, Departamento de Otorrinolaringologia,

Hospital de S. José, Lisboa, Portugal.

• Fernando Vilhena de Mendonça, MD. Otorrinolaringologista e Ilustrador Médico. Diretor do Círculo Médico, Lisboa, Portugal.

• Samuel Ruah, MD. Chairman Emeritus, Departamento de Otorrinolaringologia, Hospital Da Estefania, Lisboa, Portugal.

• Michael Paparella, MD, PhD. Professor Emérito, Departamento de Otorrinolaringologia, University of Minnesotta Medical School. Director Otopathology Laboratory, President Paparella Ear Head & Neck Institute, Minneapolis, MN, EUA.

• Alison Maresh, MD. Clinical Fellow, Divisão de Pediatria Otorrinolaringologia, Children´s National Medical Center, Washington, DC, EUA.

• Diego Preciado, MD, PhD. Professor Associado de Otorrinolaringologia, Pediatria e Sistema de Biologia Integrativa. The George Washington University School of Medicine. Fellowship Program Director, Divisão de Pediatria Otorrinolaringologia, Children´s National Medical Center, Washington, DC, EUA.

• Paola Marchisio, MD. Departamento de Fisiopatologia e Transplantação, Universidade de Milão e Fondazione IRCCS Cà Granda Ospedale Maggiore Policlinico, Milão, Itália.

• Giada Albertario, MD. Departmento of Fisiopatologia e Transplantação, Universidade de Milão e Fondazione IRCCS Cà Granda Ospedale Maggiore Policlinico, Milão, Itália.

• Elena Baggi, MD. Departamento de Fisiopatologia e Transplantação, Universidade de Milão e Fondazione IRCCS Cà Granda Ospedale Maggiore Policlinico, Milão, Itália.

• Sonia Bianchini, MD. Departamento de Fisiopatologia e Transplantação, Universidade de Milão e Fondazione IRCCS Cà Granda Ospedale Maggiore Policlinico, Milão, Itália.

• Laura Confalonieri, MD. Departamento de Fisiopatologia e Transplantação, Universidade de Milão e Fondazione IRCCS Cà Granda Ospedale Maggiore Policlinico, Milão, Itália.

• Erica Nazzari, MD. Departamento de Fisiopatologia e Transplantação, Universidade de Milão e Fondazione IRCCS Cà Granda Ospedale Maggiore Policlnico, Milão, Itália.

• Sara Torretta, MD. Departamento de Ciências Clínicas e Saúde Comunitária, Universidade de Milão e Fondazione IRCCS Ca’ Granda Ospedale Maggiore Policlinico, Milão, Itália.

• Nicola Principi, MD. Departamento de Fisiopatologia e Transplantação, Universidade de Milão e Fondazione IRCCS Cà Granda Ospedale Maggiore Policlinico, Milão, Itália.

oo

• Susanna Esposito, MD. Departamento de Fisiopatologia e Transplantação, Universidade de Milão e Fondazione IRCCS Cà Granda Ospedale Maggiore Policlinico, Milão, Itália.

• David Chow, MB, BS. Registar em Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Princess Margaret Hospital for Children, Perth, Austrália.

• Gunesh Rajan, MD, FRACS. Professor de Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, University of Western Australia, Fremantle Hospital, Fremantle, Austrália.

• Harvey Coates, AO, MS, FRACS. Professor Clínico, University of Western Australia. Senior ENT Surgeon, Princess Margareth Hospital for Children, Perth, Austrália.

• Peggy E. Kelley, MD. Professora Associada de Otorrinolaringologia, University of Colorado, Denver, CO, EUA.

• Rupa Vedantam, MD, MS, DLO. Professor de Otorrinolaringologia, Christian Medical College, Vellore, India.

• Ramon Gordon Jensen, MD, PhD. Departamento de Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Audiologia. Rigshospitalet University Hospital of Copenhagen, Copenhagen, Dinamarca.

• Ricardo Godinho. Professor, Coordenador do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Betin, MG, Brasil.

• Ana Luiza de Freitas Rezende, Audiologista. Instituto de Otorrinolaringologia Sete Lagoas, MG, Brazil.

• Marcelo de Toledo Piza. Otorrinolaringologista. Presidente da Paparella ENT Association, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

• Emily Z. Stucken, MD. Departamento de Otorrinolaringologia – Cabeça e Pescoço, Columbia University, College of Psysicians and Surgeons. New York, NY, EUA.

• Anil K. Lalwani, MD. Professor e Vice Chair for Research. Director, Division of Otology, Neurotology & Skull Base Surgery. Diretor do Centro de Implante Coclear. New York, NY, EUA.

• Adam Cammerman. Departamento de Otorrinolaringologia, The University of Western Australia, Perth, WA, Austrália.

• Ryan F. Kovaleski, BSc. Departamento de Neurobiologia, Northwestern University, Evanston, IL, EUA.

• Liisa A. Tremere, PhD. Professora Assistente de Pesquisa, Departamento de Neurobiologia, Northwestern University, Evanston, IL, EUA.

• Raphael Pinaud, PhD. Professor Associado, Departamento de Neurobiologia, Northwestern University, Evanston, IL, EUA.

oo

• Kavita Dedhia, MD. Departamento de Otorrinolaringologia, Eye & Ear Institute of Pittsburgh, University of Pittsburgh Medical Center, Pittsburgh, PA, EUA.

• David H. Chi, MD. Professor Assistente de Otorrinolaringologia, University of Pittsburgh School of Medicine, Division of Pediatric Otolaryngology Children’s Hospital of Pittsburgh of UPMC, Pittsburgh, PA, EUA.

• Alexander J. Osborn, MD, PhD. Departamento de Otorrinolaringologia - Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Hospital for Sick Children, Toronto. Departamento de Otorrinolaringologia- Cirurgia de Cabeça e Pescoço, University of Toronto, Toronto, Canada.

• Sharon L. Cushing, MD, MSc. Departamento de Otorrinolaringologia - Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Hospital for Sick Children, Toronto. Departamento de Otorrinolaringologia Cirurgia de Cabeça e Pescoço, University of Toronto, Toronto, Canada.

• Blake Papsin, MD, MSc, FRCSC, FAAP, FACS. Diretor do Programa de Implante Coclear, Staff Otolaryngologist Professor, Hospital for Sick Children, Toronto. Departamento de Otorrinolaringologia - Cirurgia de Cabeça e Pescoço, University of Toronto, Toronto, Canadá.

Agradecimento

Agradecemos a participação da Dra. Sonia Regina T. S. Ramos, Livre-Docente do Departamento de Pediatria da FMUSP, Coordenadora Clínica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, pela extensa revisão e sugestões feitas neste Manual.

oo

IAPO: Diretoria 5Prefácio 6Introdução I 7Introdução II 8Lista dos Colaboradores 9

Generalidades 21

1. Medicina e Otorrinolaringologia no Egito Antigo 23 Hesham Negm

2. Aberta para o Mundo 30 Paula Pfeifer

3. Medicina Alternativa e Complementar para a Otite Média na Pediatria 33 Jessica Levi, Edmund Pribitkin e Robert C. O´Reilly

4. Surdez em São Tomé e Príncipe: Um Ano de Missões Humanitárias 49 Cristina Caroça, Diogo Ribeiro e João Paço

5. O Uso da Ablação Mediada por Plasma (CoblationTM ) em Otorrinopediatria 57 Eldar Carmel e Alan T. Cheng

6. Tabagismo na Infância e na Adolescência: Desafios Permanentes 67 Katia O. Machado e Clemax C. Sant´Anna

7. Infecções Bacterianas Multirresistentes em Otorrinopediatria 74 Tulio A. Valdez, Grant Garbo e Corrie Roehm

8. Novas Recomendações de Vacinas Acelulares Contra Pertussis Para Adolescentes e Adultos 81 Lucia Ferro Bricks

Boca, Cabeça e Pescoço 91

1. O Papel do Propranolol na Estratégia Terapêutica de Hemangioma Laringotraqueal na Criança 93 Françoise Denoyelle, Nicolas Leboulanger, Odile Enjolras, Robert Harris, Gilles Roger e Eréa-Noël Garabedian

2. Uma Nova Era Para os Hemangiomas 101 Sara F. Peña, Ron Mitchell e Anita Jeyakumar

Conteúdo

3. Resistência do Streptococcus pyogenes do Grupo A aos Antimicrobianos: Situação no Brasil 105 Rosângela S. L. de Almeida Torres

4. Guideline de Prática Clínica: Tonsilectomia nas Crianças 109 Reginald F. Baugh, Sanford M. Archer, Ron B. Mitchell, Richard M. Rosenfeld, Raouf Amin, James J. Burns, David H. Darrow, Terri Giordano, Ronald S. Litman, Kasey K. Li, Mary Ellen Manix, Richard H. Schwartz, Gavin Setzen, Ellen R. Wald, Eric Wall, Gemma Sandberg, Milesh M. Patel e Alessandro Danesi

5. Técnicas para a Adenotonsilectomia (A&T) 137 Estelle S. Yoo e Udayan K. Shah

6. Tonsilectomia e a Obesidade 146 Jessica Levi e Richard Schmidt

7. Abordagem das Vias Aéreas e Técnicas de Intubação em Crianças com Anormalidades Craniofaciais 153 Jessica R. Weiss e Tulio A. Valdez

8. Estridor no Período Neonatal 159 Alan T. Cheng e Luiz Bellízia Neto

Nariz e Cavidades Sinusais 169

1. Rinossinusite na Pediatria, extraído da EPOS 2012 171 Wytske Fokkens e Fuad Baroody

2. Rinossinusite Crônica em Pediatria: Inflamação da Mucosa e Não uma Infecção Bacteriana? 188

Julie L. Wei 3. Septoplastia nas Crianças 204

Wolfang Pirsig4. Atresia de Coana 214

Jessica Levi, Estelle S. Yoo e Udayan K. Shah5. Abordagem da Rinossinusite Crônica em Crianças com

Fibrose Cística e Discinesia Ciliar Primária 221 David Mener e Emily Boss

Ouvido 231

1. Barotrauma e a Viagem de Avião 233 Tania Sih , Elisabeth Araujo e Richard Rosenfeld

2. Os Segredos da Otoscopia Pediátrica 240 Carlos Ruah, Ezequiel Barros, Fernando Vilhena de Mendonça, Samuel Ruah e Michael Paparella

3. Considerações Clínicas e Biológicas no Colesteatoma em Pediatria 247 Alison Maresh e Diego Preciado

4. Prevenção da Otite Média Aguda 253 Paola Marchisio, Giada Albertario, Elena Baggi, Sonia Bianchini, Laura Confalonieri, Erica Nazzari, Sara Torretta, Nicola Principi e Susanna Esposito5. Regeneração do Tecido da Membrana Timpânica Através da

Engenharia de Tecido, Proposta por Kanemaru - Experiências Iniciais com Fator de Crescimento Fibroblástico e Cola de Fibrina 263

David Choy, Gunesh Rajan e Harvey Coates 6. Otoplastia: Quem precisa? Como um iPhone Pode Ajudar

a Decidir? 267 Peggy E. Kelley

7. Otite Média Crônica Supurativa 274 Rupa Vedantam

8. História Natural e a Cura Espontânea da Otite Média Crônica Supurativa - A Experiência da Groenlândia 285 Ramon Gordon Jensen

Audição e Distúrbios da Comunicação no Século XXI 291

1. Perda Auditiva Causada Pelos Aparelhos Portáteis de Música 293 Tania Sih, Ricardo Godinho, Ana Luiza de Freitas Rezende e Marcelo de Toledo Piza

2. Perda Auditiva Sensorineural em Crianças 298 Emily Z. Stucken e Anil K. Lalwani

3. A Pressão Intracraniana Aumentada Pode Ser Detectada por Alterações nos Achados Audiométricos? 305 Adam Cammerman e Harvey Coates

4. Estrógeno Cerebral como Modulador Rápido da Função Auditiva 309 Ryan F. Kovaleski, Liisa A. Tremere e Raphael Pinaud

5. Crianças com Perda Auditiva Sensorineural Depois de Aprovados na Triagem Auditiva Neonatal 315 Kavita Dedhia e David H. Chi

6. Modulação do Processamento Auditivo por Inibição Intracortical 320 Liisa A. Tremere, Ryan F. Kovaleski and Raphael Pinaud

7. Preservação da Audição em Implante Coclear Pediático - É Possível? 325 Alexander J. Osborn, Sharon L. Cushing e Blake C. Papsin