xilema e floema - csji.com.brcsji.com.br/virtual/medio/page9/files/exerci0301cios-de-xilema-e... ·...

3
Prof a Soraia Exercícios de Xilema e Floema 01. (FUVEST-SP) Cite tecidos vegetais onde ocorre: a) Condução de seiva. b) Fotossíntese c) Respiração. Sugestão de Resposta: a) Xilema e floema. b) Parênquima clorofiliano. c) Qualquer tecido vivo realiza respiração celular.Tecidos como meristemas, epiderme, colênquima e outros. 02. (FUVEST) (PUC-SP) As traqueófitas são plantas com sistemas de condução que garantem uma distribuição eficiente de substâncias. a) Quem são as traqueófitas? b) Como são denominados os tecidos responsáveis por esse transporte e a qual a composição química das seivas por eles transportadas. Sugestão de Resposta: a) As traqueófitas ou vasculares são as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. b) Os tecidos são o xilema ou lenho e o floema ou líber. O xilema conduz a seiva mineral ou bruta (água e sais minerais). O floema conduz a seiva orgânica ou elaborada (água + açúcares). 03. (FUVEST-SP) O esquema representa um corte transversal de um tronco de árvore. a) Em quais tecidos indicados espera-se encontrar células em divisão? b) Em qual dos tecidos indicados espera-se encontrar seiva com maior concentração de substâncias orgânicas?

Transcript of xilema e floema - csji.com.brcsji.com.br/virtual/medio/page9/files/exerci0301cios-de-xilema-e... ·...

Page 1: xilema e floema - csji.com.brcsji.com.br/virtual/medio/page9/files/exerci0301cios-de-xilema-e... · Prof a Soraia Exercícios de Xilema e Floema 01. (FUVEST-SP) Cite tecidos vegetais

Profa Soraia

Exercícios de Xilema e Floema 01. (FUVEST-SP) Cite tecidos vegetais onde ocorre: a) Condução de seiva. b) Fotossíntese c) Respiração. Sugestão de Resposta:

a) Xilema e floema. b) Parênquima clorofiliano. c) Qualquer tecido vivo realiza respiração celular.Tecidos como meristemas, epiderme, colênquima e outros. 02. (FUVEST) (PUC-SP) As traqueófitas são plantas com sistemas de condução que garantem uma distribuição eficiente de substâncias. a) Quem são as traqueófitas? b) Como são denominados os tecidos responsáveis por esse transporte e a qual a composição química das seivas por eles transportadas. Sugestão de Resposta:

a) As traqueófitas ou vasculares são as pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. b) Os tecidos são o xilema ou lenho e o floema ou líber. O xilema conduz a seiva mineral ou bruta (água e sais minerais). O floema conduz a seiva orgânica ou elaborada (água + açúcares). 03. (FUVEST-SP) O esquema representa um corte transversal de um tronco de árvore.

a) Em quais tecidos indicados espera-se encontrar células em divisão? b) Em qual dos tecidos indicados espera-se encontrar seiva com maior concentração de substâncias orgânicas?

Page 2: xilema e floema - csji.com.brcsji.com.br/virtual/medio/page9/files/exerci0301cios-de-xilema-e... · Prof a Soraia Exercícios de Xilema e Floema 01. (FUVEST-SP) Cite tecidos vegetais

Sugestão de Resposta:

a) Células em divisão serão encontradas nos meristemas, que são câmbio e o felogênio. Ambos são tecidos meristemáticos secundários. b) O floema transporta a seiva elaborada, rica em substâncias orgânicas, principalmente açúcares. 04. (FUVEST) Muitas fibras do esclerênquima são usadas industrialmente como matéria-prima para a fabricação do cânhamo, da juta e do linho. a) Cite duas características do esclerênquima. b) Identifique a principal função desse tecido vegetal. Sugestão de Resposta:

a) O esclerênquima é composto de células mortas, alongadas com paredes espessas e resistentes. Devido à presença de lignina. b) A função do esclerênquima é a sustentação dos vegetais. 05. (UFU-MG) Comparando-se os tecidos vegetais pede-se uma semelhança e uma diferença entre cada um dos pares abaixo: a) Colênquima e esclerênquima. b) Meristema primário e meristema secundário. Sugestão de Resposta:

a) Colênquima e esclerênquima são tecidos de sustentação, formado por células que apresentam paredes espessas. Diferem pelo fato de o colênquima ser formado por células vivas cuja parede celular tem reforço de celulose, enquanto o esclerênquima é formado por células mortas e paredes com reforço de lignina. b) Meristemas primários e secundários são formados por células indiferenciadas, com grande capacidade de divisão celular, sendo responsáveis pelo crescimento dos vegetais. Diferem pelo fato de os meristemas primários determinarem crescimento longitudinal ou em comprimento e os meristemas secundários, o crescimento em espessura ou transversal da raiz e do caule. 06. (UFV) Embora não sejam essenciais como nutriente, as fibras têm papel importante na dieta. Elas estimulam os movimentos peristálticos, reduzindo o tempo de contato de substâncias potencialmente prejudiciais no intestino, evitando assim muitos distúrbios como diverticulose e prisão de ventre. A sua deficiência na dieta pode causar também problemas mais graves como doenças coronarianas, câncer no intestino e obesidade. Em relação às fibras, resolva os itens abaixo. a) Cite um tecido vegetal rico em fibras. b) Além da alimentação, cite uma importância econômica de utilização dessas fibras. Sugestão de Resposta:

a) Esclerênquima. b) Produção do linho.

Page 3: xilema e floema - csji.com.brcsji.com.br/virtual/medio/page9/files/exerci0301cios-de-xilema-e... · Prof a Soraia Exercícios de Xilema e Floema 01. (FUVEST-SP) Cite tecidos vegetais

07. (PUC-RS) Que analogia funcional você observa entre o esclerênquima dos vegetais superiores e o tecido ósseo dos animais vertebrados? Da mesma forma, que há de comum entre a pele, nos animais, e o tecido suberoso, nas plantas? Sugestão de Resposta:

Tanto o esclerênquima dos vegetais quanto o tecido ósseo dos animais são responsáveis pela sustentação. A pele dos animais e o súber das plantas estão relacionados com o revestimento e proteção do corpo. 08.(FUVEST) Qual o papel dos vasos lenhosos e liberianos no processo de nutrição das plantas? Sugestão de Resposta:

Os vasos lenhosos do xilema transportam a seiva bruta das raízes até as folhas; os vasos liberianos do floema transportam a seiva orgânica das folhas para o resto da planta. 09.Quais os principais componentes do xilema e qual a sua função? Sugestão de Resposta:

O xilema ou lenho é formado por: vasos lenhosos, parênquima lenhoso e fibras de sustentação. Os vasos lenhosos são formados por células mortas lignificas. O parênquima lenhoso é formado por células vivas, com função de preenchimento. Os elementos de sustentação são formados por fibras do esclerênquima. O xilema tem a função de transportar a seiva mineral ou bruta das raízes para as folhas. 10.(UNICAMP) Em um brejo, encontrou-se grande quantidade de briófitas e pteridófitas. Todas as briófitas eram pequenas, com poucos centímetros de altura, ao passo que algumas pteridófitas alcançavam até dois metros. Que diferenças na estrutura anátomo-fisiológica desses grupos justifica essa diferença de tamanho? Sugestão de Resposta:

Nas Briófitas não há vasos condutores de seivas limitando o tamanho desses vegetais. A seiva nessas plantas circula de célula para célula, não conseguindo chegar muito alto. As Pteridófitas são vasculares, podendo a seiva chegar em regiões mais altas, por isso que essas plantas conseguiram crescer mais que as briófitas. 11.(UNICAMP) Uma importante realização da pesquisa científica brasileira foi o seqüenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa, causadora da doença chamada amarelinho ou clorose variegada dos citros (CVC). O nome da bactéria deriva do fato de que ela se estabelece nos vasos do xilema da planta hospedeira. a) Que processo fisiológico da planta é diretamente prejudicado pela presença da bactéria? Justifique. b) Não se pode atribuir à Xylella fastidiosa a morte das células que constituem os vasos do xilema maduro. Por quê? Sugestão de Resposta:

a) A presença da bactéria nos vasos do xilema da planta hospedeira prejudica o transporte de seiva mineral (água e sais) das raízes para as folhas, pois a bactéria obstrui os vasos do xilema. b) As células que constituem os elementos dos vasos do xilema já estão mortas antes da infecção ocorrer. As células dos vasos lenhosos do xilema são mortas devido a impregnação de lignina.