Xing Yi Tchuen Em Curta Distância

5
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE XING YI TCHUEN www.xingyitchuen.com.br Xing Yi Tchuen em curta distância Introdução às técnicas de joelho, cotovelo, cabeça e ombro Muitos praticantes do estilo Xing Yi Tchuen vêem o estilo como sendo composto apenas pelos cinco movimentos (cinco elementos), os doze animais e as formas de mão livre. O que a maioria das pessoas desconhecem é que os cinco movimentos possuem cada um uma variedade de mutações, com diferentes formas de treinar e aplicar a força. O mesmo acontece com os doze animais, onde cada um possui variantes em força e aplicação. Xing Yi Tchuen é um estilo de arte marcial de contato completo. Seus praticantes encontrarão dentro do estilo tudo que necessitam para o combate em curta, média e longa distancia. Apresento algumas técnicas de curta distancia pouco conhecidas, mas de grande utilidade em combate. Começamos pelas técnicas mais comuns: joelho e cotovelo. A vantagem dessas duas armas e que além de serem de grande contundência, são de fácil utilização. Embora estejam presentes nas formas dos animais do estilo, para serem bem desenvolvidas, tem que ser treinadas de forma isolada até o domínio de seu mecanismo básico. Isso vale para qualquer estilo de arte marcial. TÉCNICAS BÁSICAS DE JOELHO Complementado com um ataque de joelho. Pisão no peito do pé.

description

tecnicas de kung fu

Transcript of Xing Yi Tchuen Em Curta Distância

  • ASSOCIAO BRASILEIRA DE XING YI TCHUEN www.xingyitchuen.com.br

    Xing Yi Tchuen em curta distncia Introduo s tcnicas de joelho, cotovelo, cabea e ombro

    Muitos praticantes do estilo Xing Yi Tchuen vem o estilo como sendo composto apenas pelos cinco movimentos (cinco elementos), os doze animais e as formas de mo livre. O que a maioria das pessoas desconhecem que os cinco movimentos possuem cada um uma variedade de mutaes, com diferentes formas de treinar e aplicar a fora. O mesmo acontece com os doze animais, onde cada um possui variantes em fora e aplicao.

    Xing Yi Tchuen um estilo de arte marcial de contato completo. Seus praticantes encontraro dentro do estilo tudo que necessitam para o combate em curta, mdia e longa distancia.

    Apresento algumas tcnicas de curta distancia pouco conhecidas, mas de grande utilidade em combate. Comeamos pelas tcnicas mais comuns: joelho e cotovelo. A vantagem dessas duas armas e que alm de serem de grande contundncia, so de fcil utilizao. Embora estejam presentes nas formas dos animais do estilo, para serem bem desenvolvidas, tem que ser treinadas de forma isolada at o domnio de seu mecanismo bsico. Isso vale para qualquer estilo de arte marcial.

    TCNICAS BSICAS DE JOELHO

    Complementado com um ataque de joelho.

    Piso no peito do p.

  • ASSOCIAO BRASILEIRA DE XING YI TCHUEN www.xingyitchuen.com.br

    ATAQUES BSICOS DE COTOVELO

    Ataque aos olhos. Complementado com uma joelhada.

    Ataque direto de cotovelo

    Esse um exemplo de variao do drago, dos 12 animais, utilizando o cotovelo.

  • ASSOCIAO BRASILEIRA DE XING YI TCHUEN www.xingyitchuen.com.br

    As tcnicas de cabea e ombro no so facilmente percebidas por um aluno iniciante que no tenha aprendido a fora especfica de cada uma. Darei um pequeno exemplo bsico de como essas tcnicas se apresentam, e como podem ser utilizadas quando em combate.

    ATAQUES BSICOS DE CABEA

    Cotovelada direta na costela.

    Contra ataque de cabea.

    Uma manobra de controle dos braos, seguida de um ataque de cabea.

  • ASSOCIAO BRASILEIRA DE XING YI TCHUEN www.xingyitchuen.com.br

    ATAQUES BSICOS DE OMBRO

    Um

    Uma demonstrao de fadjin de ombro.

    A tcnica da cobra do Xing Yi, em sua forma de ombrada.

    Uma ombrada, utilizando a tcnica do urso.

  • ASSOCIAO BRASILEIRA DE XING YI TCHUEN www.xingyitchuen.com.br

    Todas as tcnicas foram

    apresentadas de forma simples, para sua prtica e aplicao, mas afirmo que de nada adianta conhecer tcnicas. Na verdadeira arte marcial o que importa dominar tcnicas. Existe uma diferena muito grande entre saber e conhecer.

    O domnio de uma tcnica implica no s no conhecimento de seu mecanismo bsico, mas tambm na experincia de sua utilizao e no condicionamento das armas naturais.

    MARCELLO TEIXEIRA Diretor-Geral da Associao Brasileira de Xing Yi Tchuen

    Rio de Janeiro, Fevereiro de 2002.

    Professor Marcello Teixeira treinando fora de ombrada.