Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

53
YBR/YBR FACTOR REVISÃO GERAL por Alex em Sab 14 Jul 2012 0:38 Fala galera, então, depois de tanto fazer propaganda, finalmente estou abrindo o tópico sobre como vc fazer uma revisão geral na sua YBR e YBR FACTOR. Tenho até uma boa explicação para toda essa demora, é que as chuvas aqui em Brasilia que normalmente se encerram em Março, mais tardar no comecinho de Maio, esse ano se estendeu até o final de Junho, putz! Então como minha intenção era desmontar pra lubrificar e dar uma lavada geral, enquanto não parasse de chover eu nao iria conlcuir. Algumas partes eu já venho fazendo desde algum tempo, por isso várias datas diferentes nas fotos. O que será mostrado aqui é válido tanto para a YBR quanto pra Factor, são coisas simples mas que exigem alguma intimidade, habilidade com ferramentas em geral, e são procedimentos e ítens verificados nas revisões feitas nas Concessionárias e oficinas em geral, ou pelo menos era pra ser né. LUBRIFICANDO ROLAMENTO DAS RODAS Para retirar as rodas, cada uma tem seu procedimento, cada moto é de um jeito, então pressupondo que quem for se aventurar com esse tutorial é pq com certeza consegue retirar a rodas, vamos nessa... Há rolamentos que tem aquelas capinhas de proteção, nesse caso pegue uma agulha, ou um grampo de cabelo, ou algo que o valha e entorte a pontinha dele com alicate para vc enfiar na borda da estremidade interna desse protetor e puxe, ele sai com facilidade, depois de engraxar é só colocar o protetor no lugar e apertar novamente que vai encaixar. O que mais dá trabalho nesse processo é justamente retirar o rolamento devido a forma que ele é encaixado no espaçador, então com uma chave de fenda ou um ferro qualquer que entre lá dentro, empurre o espaçador para um dos lados, muitas vezes vc vai ter que dar umas pancadinhas na chave de fenda no sentido lateral para que esse espaçador desloque para um dos lados. Expandir esta imagem Ver em tamanho real

description

catalogo ybr factor

Transcript of Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Page 1: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

YBR/YBR FACTOR ­ REVISÃO GERAL por Alex em Sab 14 Jul 2012 ­ 0:38

Fala galera, então, depois de tanto fazer propaganda, finalmente estou abrindo o tópicosobre como vc fazer uma revisão geral na sua YBR e YBR FACTOR. Tenho até uma boaexplicação para toda essa demora, é que as chuvas aqui em Brasilia que normalmente seencerram em Março, mais tardar no comecinho de Maio, esse ano se estendeu até o finalde Junho, putz! Então como minha intenção era desmontar pra lubrificar e dar umalavada geral, enquanto não parasse de chover eu nao iria conlcuir. Algumas partes eu jávenho fazendo desde algum tempo, por isso várias datas diferentes nas fotos.

O que será mostrado aqui é válido tanto para a YBR quanto pra Factor, são coisas simplesmas que exigem alguma intimidade, habilidade com ferramentas em geral, e sãoprocedimentos e ítens verificados nas revisões feitas nas Concessionárias e oficinas emgeral, ou pelo menos era pra ser né.

LUBRIFICANDO ROLAMENTO DAS RODAS

Para retirar as rodas, cada uma tem seu procedimento, cada moto é de um jeito, então pressupondo que quem for se aventurar com esse tutorial é pq com certeza consegue retirar a rodas, vamos nessa...

Há rolamentos que tem aquelas capinhas de proteção, nesse caso pegue umaagulha, ou um grampo de cabelo, ou algo que o valha e entorte a pontinha dele com alicate para vc enfiar na borda da estremidade interna desse protetor e puxe, ele sai com facilidade, depois de engraxar é só colocar o protetor no lugar e apertar novamente que vai encaixar.

O que mais dá trabalho nesse processo é justamente retirar o rolamento devido aforma que ele é encaixado no espaçador, então com uma chave de fenda ouum ferro qualquer que entre lá dentro, empurre o espaçador para um dos lados, muitas vezes vc vai ter que dar umas pancadinhas na chave de fenda no sentido lateral para que esse espaçador desloque para um dos lados.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 2: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Vá batendo, de leve, claro, e va olhando dentro pra ver se esse espaçador já se deslocou. Ele se desloca coisa de poucos milimetros, veja na foto abaixo:

Page 3: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Apesar de ser pouco já é o suficiente para vc começar a mover o rolamento. Com uma chave de fenda boa, com a ponta bem quadradinha ou com outra ferramenta qualquer como essa que usei na foto abaixo. Bata emum dos lados e desloque o espaçador para o outro, bata do outro lado e desloque o espaçador novamente para o outro lado, vá fazendo assim até que vc consiga retirar todo o rolamento. Esse trampo é muito chato pois abordinha interna do rolamento é arredondada, então o espaçador tem que estar realmente deslocado o máximo que vc conseguir, e de 10 pancadas que vc der no rolamento umas 9 a ferramenta vai escorregar, mas é isso ai, a prática leva a perfeição.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 4: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Depois que vc conseguir retirar o primeiro rolamento o outro é moleza nérss. Só lembrando que quando se tratar de rolamentos encaixados dessa forma vc tem sempre que bater de um lado e do outro para evitar danos aocubo e ao próprio rolamento. Na foto abaixo o rolamento já retirado.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 5: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Gente veja como os rolamentos ainda estavam bem lubrificados, já tinha 1ano que eu tinha feito esse serviço, peguei uma temporada de chuva violenta nos ultimos meses e tá tudo aí, passei em tanta enxurrada e alagamentos e mesmo assim não infiltrou nada, realmente os retentores estão fazendo bem seu serviço. 1 pra YAMAHA

Limpe o rolamento com um pano, papel higiênico ou com o que quiser, não lave, depois encha ele de graxa por dentro e bata­o no chão em cima de algum jornal ou pano até a graxa penetrar dentro dele como na foto abaixo. Feito isso repita o procedimento até a saturação, até não caber mais nada dentro dele.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 6: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Para montar os rolamentos nas rodas usem o mesmo procedimento, bata aos poucos de um lado e outro para que este não entre de lado prejudicando assim o cubo ou o próprio rolamento. Depois dele no lugar dê mais essa "demão" de graxa por cima dele onde vai ficar por dentro dos retentores ejá era.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 7: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Para a roda traseira mesma coisa, retirem a roda e em seguida os rolamentos da mesmaforma que a dianteira.

Ao montar não tenham dó de graxa, coloquem muita graxa nos rolamentos, depoiscoloquem muita graxa aí dentro do cubo, coloquem o rolamento em um dos lados e oespaçador e depois mande graxa em volta do espaçador, pois assim vai durar até ano quevem após o término das chuvas.

Na minha moto infelizmente deu infiltração na roda traseira, as enxurradas que eu pegueiesse ano foram muito brutas e isso lavou quase que total a graxa dos rolamentos, se eutivesse demorado mais algum tempo eu teria que trocar os rolamentos, estavam quasesecos. Esse espaçador externo do lado esquerdo se desgastou tb bem onde pega oretentor da roda, com certeza foi um dos motivos pra água ter entrado, como vcs podemver na foto abaixo, é evidente o desgaste, eu montei ele ao contrário, o retentor estáagora na parte boa da peça. Vou ficar mais esperto daqui pra frente, quando começar achover de novo, no máximo á cada 2 meses vou estar desmontando essa roda aí pralubrificar.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 8: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Não deixem de lubrificar o rolamento da coroa, esse é fácil pois não precisa retirá­lo,basta retirar o retentor e limpar ele por dentro com um pano, nada de lavar, e mandargraxa como na foto sem dó, depois coloca o retentor no local e ja era.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Aproveitem tb que a bagaça ta feita mesmo e tb desmontem o espelho do freio elubrifiquem o eixo Excêntrico, eu considero isso bem importante, pois o desgaste nessapeça aí é grande, ninguém nunca lembra de lubrificar e com o tempo o local onde fica oeixo vai só crescendo.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 10: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

LUBRIFICANDO AS BUCHAS DA BALANÇA

A Balança é uma das partes da moto que mais sofre, pois é nela que fica boa parte dopeso da motocicleta, do piloto e do garupa, ela sofre com as imperfeições do solo e pior,com a barbeiragem de muitos, que pulam quebra molas, passam dentro de buracos etc, epor ironia do destino acho que é a parte que ninguém nunca lembra de olhar, a grandemaioria só se lembra que ela existe quando começa aquele temível "NHEEC­NHEEC", ouquando a moto começa a balançar nas curvas chegando ao ponto até de jogar o condutorao chão, pois quando as buchas se acabam a traseira da moto começa a rebolar de umlado pra outro e quando o camarada resolve entrar numa curva meio embalado ai "VAIPRA CHON", como diria a saudosíssima DONA ARMÊNIA(Rainha da Sucata) hehe!

Bom, o trampo é simples, vc retira a roda traseira, solta os amortecedores, tira protetorda corrente e o espelho do freio, aí sim, com duas chaves '17 vc solta a porca, e no casoda ED, vc vai ter que desaparafusar os dois suportes das pedaleiras traseira(bacalhau), osdois parafusos são esses da foto abaixo:

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Depois é só puxar o o Suporte com eixo e tudo.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 11: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Feito isso é só passar a corrente pra fora da balança como na foto abaixo, por isso faleipra tirar o protetor de corrente, na hora de montar eu sempre esqueço de passar acorrente, aí eu tenho que desmontar tudo de novo ou abrir a corrente pra passar ela,aff!!!

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 12: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Aqui a balança toda fora, tá certo que eu a retirei com algumas peças enganchadas á ela,mas recomendo que a deixem "peladinha" antes de tirar.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 13: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Aproveitem a oportunidade pra darem uma bela lavada aí por baixo.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Aliás, aproveitem pra dar logo uma lavada em tudo, e mão na massa hein pessoal, oumelhor, na GRAXA, nada de luvinha ou outro apetrechozinho pra não danificar as

mãozinhas de vcs hehe!

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 14: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Mas continuando, depois de soltar a balança retirem esses dois "tamborzinhos" de dentrodela, assim como as duas GAXETAS, eles fazem conjunto com as buchas.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Vejam depois de limpos o desgaste, isso pq não tem 6 meses que lubrifiquei a ultima vez,agora imagina quem roda muito tempo sem nem lembrar disso aí. Há casos em que aoxidação é tão grande que o eixo cola, pra tirar tem que cerrar, esquentar no maçarico epor ai vai.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 15: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Aqui as buchas de cobre onde esses tamborzinhos ficam. So lembrando que essas buchassão originais, quando se compra no mercado paralelo elas vem de plástico, então nãopercam tempo comprando esses de plástico, pois duram poucos dias apenas. Essasoriginais de cobre custam em torno de 80 reais nas concessionárias, é caro mas vale ápena, os meus por exemplo já estão com 53.000Km rodados e estão aí firmes e fortes, sónão estão melhor pq já tem tempo que os lubrifiquei, mas terei mais cuidado de agora emdiante.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 16: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Na hora de montar, mais uma vez, não tenham dó de graxa, passem bastante por dentroda bucha, não tenham medo, enfiem seus dedinhos lá dentro e espalhe bem a graxa, naparte mais de dentro, eu não tirei foto, mas tem uma "mini­Gaxeta" com retentor deborracha, isso tudo por dentro da bucha, então encha bem.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 17: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Passe graxa em todo o "tamborzinho" e o encaixe no local.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Não se esqueçam de tb encher as Gaxetas maiores

Page 18: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Passem tb uma fina camada de graxa em todo o eixo na hora de montar, vejam o daminha moto como está a corrosão, isso pq ja lubrifiquei tudo algumas vezes.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 19: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Apertem a porca do eixo bem assim como os parafusos dos suportes daspedaleiras(bacalhau), mas não á ponto de espanar tudo né gente.

Sejam Felizes!

LIMPEZA CARBURADOR

Bom pessoal, eu até já criei um tópico aqui com esse conteúdo, mas alguns amigospediram pra que eu o incluísse aqui tb junto com todos os outros pra faciliar mais, atémesmo para quem chegar aqui via GOOGLE. Então tá aí.

Procurem um lugar limpo e um espaço bome com muita luz, as peças são pequenas e frágeis, eu usei uma fôrma de bolo da Sra Patroa, percebam que já está meio corroída devido eu já tê­la usado para outros trabalhos auhauhauhauh....Com uma chave Philips afrouxe e solte as abraçadeiras que prendem o carburador a coifada caixa de ar e ao coletor de admissão

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 20: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Feche a torneira de combustível, desconecte as mangueiras de combustível, do ladrão quefica em baixo da cuba e uma

Page 21: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

outra que tem pelo lado de dentro logo acima da entrada de combustível no carburador. Eu optei por não tirar o sensor do TPS do carburador, pois todo mundo no Fórum quetirou depois teve o maior trabalho com a maldita luz laranja acendendo.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Com uma chave 10' solte o cabo do acelerador

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Pra soltar o conector do sensor TPS, com uma chave de fenda aperte na área circuladaem vermelho e com a outra mão puxe o conector para baixo, só enfiar a ponta da chavede fenda nesse orifício, com cuidado pra não forçar e quebrar a peça. Nas YBR Factor quetenham a válvula CutOff, abaixo do sensor TPS, é só puxar o conector.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 22: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Na Factor que tem a valvula CutOff, vai haver tb um conector preso á um dos parafusosda cuba, esse parafuso é muito chato de tirar, mas retire o carburador da coifa da caixade ar e do coletor de admissão, gire­o para a esquerda para esse parafuso ficar á vista eno ponto de vc afrouxar e retirar ele.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 23: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Já com o carburador fora retire os dois parafusos da tampa, muito cuidado com oDiafragma que tem por dentro, ele é muito sensível e se rasgar vc estará com sériosproblemas.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 24: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Por baixo retire os 3 parafusos da cuba, no caso da Factor com valvula CutOff vc já vai terretirado um desses parafusos anteriormente. Puxe a cuba com cuidado.

Page 25: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Não retire apenas o Gicleur para evitar que ele se estrague ou danifique, retire a flautatoda, retire tb a flautinha menor ao lado e o parafuso que prende o eixo da bóia. Muitocuidado com essa bóia e agulha, são muito sensíveis, se amassar, empenar ou sumirqualquer pecinha vc terá grandes problemas.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 26: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Retire o parafuso da regulagem da mistura de marcha lenta, veja na foto quantaspecinhas ele tem, então vc vai ter que retirar todas elas de dentro do furo, caso vc sumaqualquer pecinha dessa vc terá graves problemas.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 27: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

ATENÇÃO, ao colocar esse parafuso da mistura da marcha lenta vc terá que fazera regulagem novamente, a regulagem padrão que dá certo em 95% de todas asmotos é vc deixar o parafuso com 2 voltas e meia, ou seja, aperte o parafusocom carinho até o final e o desenrosque 2 voltas e meia.

Solte o braço do Afogador.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Solte o afogador com uma chave 14'.Olha que interessante, ao contrário do que disserampor aqui, esse afogador tem o sistema bem diferente da linha HONDA, na linha Honda oafogador fecha uma borboleta obrigando o motor sugar mais combustível da cuba, ja naYBR quando vc puxa o afogador vc vai estar liberando uma passagem extra decombustível da cuba diretamente pra dentro do motor.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 28: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Outro detalhe importante que não se pode esquecer é de tirar essa pequena peneira que fica na entrada de combustível do carburador, ela é muito fina, com o tempo vai tampando com a própria borra ou sujeira da gasolina, ocasionando assim falta de combustível, engasgos e outros males.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 29: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Puxe ela com alicate, mas tome cuidado para não danificá­la como eu fiz, aff!

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Para fazer uma boa limpeza no carburador eu geralmente uso CAR­80, mas como meucarburador nem estava tão sujo eu optei por lavar com Diesel, o CAR­80 é bem corrosivo,caso precisem ou queiram usar esse produto, prestem bem atenção nas instruçõescontidas na lata do mesmo.

Joguei Diesel nele todo, deixei agir por uns 15 minutos, dei mais um banho de Diesel eretirei toda a sujeira com pincel, depois mais um banho de Diesel e finalmente um banhona torneira. Ficou novinho novamente.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 30: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Se tiverem compressor de ar melhor ainda, assopre em todos os orifícios do carburadorpra terem certeza de que ficou bem limpo, caso não tenha assoprem com a boca mesmoem todos os furinhos da melhor forma que puderem.

Page 31: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Agora é só montar tudo com muito cuidado pra não sobrar e nem faltar nada, o parafusoda mistura de marcha lenta vc já aperta ele até o final e já solta as duas voltas e meia,monte tudo, todas as mangueiras, abra a torneira de combustível conte até 10 e se vc feztudo certinho vai ser só apertar o botão de partida ou dar uma pedalada que a bichinhavai ficar contando em marcha lenta. Caso não dê certo, infelizmente vc vai ter queprocurar alguém com mais conhecimento para ver o que vc fez errado.

Galera não é necessário retirar a agulha do pistonete, mas caso alguém resolva tirar é sógirar essa pecinha marrom que tem dentro dele, isso aí é uma trava e por baixo tem umamolinha, muito cuidado pra não perder essa molinha.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Ahh! Certa vez li que um brother que não me lembro quem, disse que teve problema comesse diafragma e o "mecânico" parece que falou que deu problema pq lavaram essaborracha com gasolina. Putz eu fico impressionado como pode ter tanta genteincompetente assim que se diz o "Mecânico", se essa borracha fica dentro do carburadorela vai ser sensível á gasolina? Mas enfim, a real é que ela fica sempre molhada com

Page 32: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

gasolina, podem observar os dois furinho que o pistonete tem por baixo, alí entra ar erespingos de gasolina, todas as vezes que eu abri o carburador o pistonete assim como odiafragma de borracha estavam molhados com gasolina.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Pessoal, eu coloquei o escapamento esportivo na minha moto e desde então que eu asinto presa, amarrada, mas a explicação é simples, como o escape esportivo é "aberto",quase sem restrição aos gases que saem da câmara de combustão, a tendência natural domotor vai ser dar Falta de Combustível, então resolví esse problema levantando a agulhaem mais ou menos 0,5mm. Esse levante foi muito, o funcionamento do motor ficou meioáspero, então retirei uma das espumas do filtro de ar e a moto agora ficou excelente,macia e forte, deixa as outras Factor pra trás fácil fácil. Só que claro, "Cavalo anda,cavalo bebe", a moto que sempre fez 40km/L agora faz só 36km/L, mas eu não meimporto, to muito satisfeito com o novo "Fôlego" que a motinha ganhou.

O procedimento é simples, peguei uma tampinha de ARISCO e recortei um pedacinho,enfiei na agulha do carburador e recortei as beiradas até ficar certinho, redondinho comoa cabeça da agulha.

Só lembrando que só serve pra moto com escape esportivo, se fizer isso com escapeoriginal ou até Gemoto, Mini Pipe, não vai prestar, pois a saída de ar desses dois ultimos équase a mesma do escape original, então a moto vai afogar, engasgar, beber muito e nãoandar nada.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 34: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Bom, já dei várias dicas ao longo do Fórum de como fazer esse serviço, mas como nessetópico em especial é sobre Revisão Geral, vou colocar aqui novamente e com fotos praficar mais bonitinho.

Retire a tampa lateral da moto, retire a tampa do Filtro de Ar afrouxando os 4 parafusoPhilips

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Solte a manguerinha vermelha que fica na frente da caixa de ar e arranque a espuminhaque fica dentro do ladrão.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 35: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Retire as duas espumas da gradezinha.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Arranje um recipiente qualquer e coloque dentro óleo Diesel ou Querosene, tem que serum lugar que dê pra vc mergulhar toda a espuma. Mergulhe uma de cada vez e espremao máximo que puder, nunca torça, nunca lave com água e sabão. Quando oproduto(Diesel ou Querosene) estiver saturado de óleo e sujeira, troque e repita oprocesso umas duas vezes pelo menos. Depois das espumas limpas e bem espremidasenxarque­as com óleo de motor, pode ser novo ou queimado, não use outro tipo de óleocomo óleo de freio, hidráulico etc, enxarque e esprema umas 3 vezes até não sobrar maisvestígios de Querosene ou Diesel.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 36: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Tampe a entrada da coifa que vai para o carburador e lave bem a caixa do filtro de ar,lave com bucha, sabão e pincel para que fique bem limpo, depois enxugue e monte tudo.

Page 37: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Outra curiosidade nesse carburador, o Gicleur fica enfiado no fundo da cuba e bemvedado, a gasolina da cuba tem que passar por um canal no fundo dela pra subir noGicleur, e nesse canal fica o CutOff, que serve para fechar a entrada de gasolina quandovc tá em alta e solta o acelerador. Mas infelizmente acho que esse sistema não rendeugrandes vantagens, prova disso é que a Factor de 2011 pra cima já não vem maisequipada com esse sistema.

Depois de pesquisar bastante eu descobri que mesmo as Factor de 2011 pra cima que nãovem mais equipada com esse dispositivo, mantiveram essa borrachinha em volta dogicleur, mesmo não tendo utilidade alguma, então eu sugiro que os amigos a retirem, issomesmo, a retirem e deixem sem, pois ela mais atrapalha do que ajuda, sem ela o fluxo decombustível para o gicleur principal fica bem melhor.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 38: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

TROCANDO ÓLEO DAS BENGALAS

Bom pessoal, esse aqui é um trampo que olhando assim parece coisa de outro mundo, mas não é, basta ter paciência e alguém por perto pra te ajudar que vai dar tudo certo.

O trabalho é muito simples, eu comprei um copinho com medida pra ter certeza do que vou estar fazendo. O óleo só tinha importado aquiperto, como eu tava com preguiça de andar mais longe, comprei esse mesmo. Importante que seja o ATF para transmissão automática e direção hidráulica de Autos. Tem gente que usa óleo de motor pra ficar mais durinha um pouco ou óleo SINGER para ficar mais macia, mas eu não curto essas formas alternativas.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 39: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

1º Passo: Antes de tudo afrouxar os parafusos que ficamno topo das bengalas, antes até mesmo de afrouxar as mesas, pois se vcs tirarem as bengalas fora pra depois afrouxar esses parafusos vcs nãovão conseguir nunca. Essa ferramenta eu criei apartir de um eixo dianteiro de uma Titan.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 40: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

2º Passo: Tirar a roda, paralama, pinça, cabo do velocímetro, tirar a plaqueta YAMAHA que fica logo abaixo do farol e finalmente ter acesso e afrouxar os parafusos que prendem as bengalas, não precisam retirar eles por completo, só mesmo afrouxar, se a frente da sua moto estiver alinhadinha, nunca tiver sido batida, na hora que afrouxar esses parafusos as bengalas já vão se escorrer pro chão. As chaves necessárias para isso são uma 10 e uma 14.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 41: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Nisso observei que as pastilhas de freio já estão quase no osso hehe, mas vão ter que aguentar mais 5.000KM, meu objetivo é chegar aos 35.000 com elas.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 42: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

3º Passo: Com as bengalas nas mãos terminem de tirar fora o parafuso superior, cuidadoque na hora que ele soltar tem uma certa pressãozinha, mas nada exagerado como atampa de um bom Champanhe hehe! Tire de dentro devagarinho o caninho, a arruela e amola, coloquem num lugar limpo, de preferência um jornal, escorra todo o óleo velhopara dentro dessa vasilha com medidas, preste atenção na quantidade de óleo que tiroupara colocar depois a mesma quantidade de óleo, este óleo fede pra kct, quanto maisvelho mais fedido rssss, com a bengala já vazia coloque 50ml de óleo novo dentro dela etampe, sem nada dentro, após isso dêem várias "bombadas" do tipo esticando eencolhendo a mesma,afim de livrar completamente o interior dela do óleo velho, abra atampa e deixe­a escorrer bem, se o que saiu tiver muito sujo do óleo velho repitam oprocesso. Limpem as molas e os caninhos com um pano, não lavem e nem joguemDiesel em nada.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 43: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Essassão as peças internas da bengala, pelo menos as que vcs vão ver, prestem atenção naposição das peças, observem que as molas são diferentes nas extremidades, de um lado

Page 44: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

tem as voltas mais abertas e do outro mais fechadas, a parte que as molas são maisfechadas ficam para cima.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

4º E último Passo: Colocar o óleo novo, com um copo com medidas ou algo que o valha,vcs meçam a mesma quantidade que tiraram e mandem pra dentro, depois é só colocaras peças pra dentro, primeiro a mola, depois a arroela, depois o caninho e por último atampa, observem se a arruela não ficou de lado, tipo atravessada. Quanto a tampa, comohouve uma pressãozinha na hora de sair, vc vai ter que apertar ela ao mesmo tempo emque enrosca.

Essa é a posição exata como devem serem colocadas as peças internas.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 45: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Quanto a quantidade de óleo, vcs já devem ter visto algumas controvérsias neste fórum, alguns falam 140ml, outros 150, 160, 170 e por aí vai, mas a quantidade exata de óleo não importa muito, não pode éser muito mais que isso ou menos. O legal mesmo é fazer como eu fiz, meça a quantidadede óleo que estava dentro dos tubos e recoloque a mesma quantidade depois.

O óleo serve para impedir quea suspensão desça e suba muito rápido, para fazer o trabalho de amortecimento da suspensão, por dentro tem uma passagem bem pequena por onde o óleo passa, a ponta de baixo da bengala funciona com uma espécie de pistão com um furo, então o óleo fica o tempo todo por baixo, quando por algum motivo a suspensão descer o óleo tem que subir para dar espaçopara a bengala descer, então é assim que ela funciona. Agora como eu disse lá em cima no começo de tudo, há quem use óleo de motor por ser mais grosso, para que a frente da moto fique mais dura, para que esse impedimento do óleo seja maior, e há quem use óleo mais fino tipo SINGER, para a suspensão descer e subir mais rápido, ou até mesmo quandoas bengalas estão riscadas e vazando óleo, o cidadão coloca óleo mais grosso pra parar de vazar óleo.

O que deixaria a suspensão com umcurso menor seria a adição de maior quantidade de óleo dentro da bengala.

Mas ainda sobre a quantidade de óleo, no potinho abaixo está o que eu tirei de óleo da minha, tem aí aproximadamente 160ml, isso pq na mola e no caninho ficou bastante óleo,

Page 46: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

então na prática tinha mais de 160ml aí dentro.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

OBS.Ao montar a apertar novamente as bengalas, não apertem os parafusos á ponto deespanar tudo;As tampas das mesmas devem ser apertadas depois que elas estiverem bem presas nolocal;Quandoa roda estiver fora não acionem o freio á disco, pois as pastilhas podem colar uma na outra e vcs vão ter que procurar ajuda profissional para descolar as mesmas;As bengalas tem uma marcação em cima para que possamos colocá­las no lugar certo.

Pessoal,agora o momento COMÉDIA da história toda, como nós sabemos todos temos que dar uma "rata" ao executarmos qualquer serviço hehe, se não a coisa não vai ter graça rss, mas tentem descobrir o que há de errado na foto abaixo:

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 47: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Pois bem, eu estava montando a suspensão e falando com minha filha ao celular, quando vou parafusar e pinça kd o suporte? Estava do outro lado

kkkkkkk, tinha motando a "bixiga" do lado errado rss, e não foi só isso, podem ver na foto no canto inferior esquerdo, o "estabilizador" estava lá no chão, tinha esquecido de colocar este tb rss.

Bom, aproveitei que já estava fora e engraxei novamente os rolamentos da rodadianteira e as engrenagens do velocímetro, semana passada eu já tinha lubrificado de novo o eixo da balança e rolamentos da roda traseira. Então minha motoca tá da cor do chão mas está toda revisadinha.

Então é isso pessoal, espero ter ajudado, qualquer dúvida podem perguntar.Abraço á todos!

LUBRIFICAÇÃO DE CABOS E MANETES

Pessoal, taí outro detalhe que todo mundo deixa passar batido, a lubrificação dos cabos emanetes.Alguém aqui já ficou no prego por conta de um cabo de embreagem arrebentado? Alguémpor aqui sentiu a embreagem tão macia que parecia hirdráulica depois de trocar o cabo?Pois justamente por isso, se não lubrificar o cabo vai ficando cada vez mais duro, e comoo processo é gradativo ninguém percebe, só quando o cabo arrebenta na rua, aí ocamarada põe um novo e se da conta do quanto é macia sua embreagem.

Page 48: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Outra coisa são as manetes, alguém aqui sabia que tinha que lubrificá­las tb? Pois sim, senão lubrificar ela começa a se desgastar e ao manicoto onde ela é presa. Esse furo centralvai aumentando até chegar ao ponto da manete quebrar. Agora vc imagina ter que trocaro burrinho de freio dianteiro que é caro pra caramba pq desgastou tanto o local damanete que chegou á quebrar o local onde ela é presa. Então vamos lá pessoal, vamoslubrificar essas besteirinhas tb, pois quando elas quebram a ocasião é muito chata.

Com uma chave '10, retire a porca do parafuso indicado na foto, essa porca fica porbaixo, em seguida retire tb o parafuso. No caso da Factor ED, é fácil, pois tirou o parafusoa manete ja sai, aí é só lubrificar bem as partes que ficam em contato com o manicotocom óleo de motor mesmo. Ja o cabo da embreagem e do freio á tambor, tem que retiraro parafuso, folgar o parafuso de regulagem, da embreagem fica na própria borracha, é sópuxa­la para trás e a do freio dianteiro á tambor é só afrouxar diretamente na roda,depois é só puxar a manete e desencaixar o cabo.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Vejam na foto abaixo o furo por onde passa o parafuso na manete o quanto já estaaberto.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 49: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Após peguem um vidrinho de óleo e faça como na foto abaixo, é um trabalho chato, oóleo demora a escorrer, mas tenham paciência, antes vcs perderem um tempinho agorado que um tempão caso dê algum problema na rua.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 50: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Depois é só montar novamente e fazer a regulagem da altura da embreagem e do freio.Qualquer dúvida podem perguntar.

VERIFICANDO SE AS PASTILHAS/LONAS DE FREIO ESTÃO GASTAS

Tenho visto gente por aí trocando lonas e pastilhas de freio com 8.000km, então gostariade saber se as lonas e pastilhas de vcs realmente estão gastas ou se isso é papo demecânico que está de olho no seu rico dinheirinho.

Na roda traseira é muito fácil, não precisa desmontar nada, basta agaixar­se e apertar ofreio traseiro com a mão e verificar se essa setinha marcada em vermelho, com freioapertado está chegando no rumo da outra marcada em amarelo. Se sim é pq está na horade trocar.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Page 51: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

Com o freio dianteiro á tambor mesma coisa, vai ter essas mesmas marcações.

Já as pastilhas de freio á disco, se forem as pastilhas originais YAMAHA, elas vão ter essesdois pininhos destacados com círculos vermelhos, quando a pastilha chega no ponto detrocar esses pininhos começam a raspar nas bordas do disco ocasionando um chiado, umbarulho até alto, isso serve como aviso que a pastilha já tá pra acabar. Já as pastilhas nãooriginais não vão ter esses pininhos, aí sim só mesmo observando, caso contrário quandomenos se vê já acabou todo o material da pastilha e o metal já vai estar pegando no discoprovocando um barulho bem alto tb.

Nas pastilhas originais tb tem esses frisos/cortes mostrados com as setinhas amarelas,quando esses frisos acabam totalmente, hora de trocar as pastilhas.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

Vejam o quanto eu uso minhas pastilhas, só troco quando estão desse jeito aí, antes disso

Page 52: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

é jogar dinheiro fora. Essas daí eu troquei com 35.000km rodados.Veja na foto, a de cima é a velha e a de baixo a nova, só pra vcs verem, se a de vcs nãotiverem quase o o "papel" como está essa de cima aí, esqueçam, não precisa trocar.

Expandir esta imagem Ver em tamanho real

OBS:

1­ Galera eu vou ficar devendo CAIXA DE DIREÇÃO. A minha mesmo depois de 53.000kmrodados está em ótimas condições, não há folgas ou calos, e sei que isso é um negócioque depois que mexe a primeira vez aí haja ter dores de cabeça, então como a minhaestá ótima eu não vou mexer. Preciso dar uma lubrificada nela mas tenho que arrumaroutra forma de fazer isso á não ser desmontar. Tal vez enfiar a graxa por baixo, sei lá.Depois penso nisso, e se um dia qualquer se eu precisar trocar essa caixa, não tenhamdúvidas nenhuma que vou postar aqui para todos.

2­ Outro detalhe que verificam numa revisão é a regulagem de válvulas, só que esse ítemeu não vou colocar aqui pq já parte pra área de mecânica mais aprofundada, já exige umconhecimento mais técnico, então não recomendo de forma alguma que façam isso emcasa, pois uma regulagem mal feita pode ter consequências desastrosas que vão desdedeixar a valvula presa, o que vai deixar seu motor sem rendimento e causar danos álongo prazo, até mesmo os pinos de valvulas se soltarem dentro do motor e causar danos

Page 53: Ybr_ybr Factor - Revisão Geral

sérios e imediatos. Mas só deixo aqui que este ítem é de grande importância.

Mas se mesmo assim alguém quiser se aventurar, vai o link de um tutorial que nossoamigoBRUGUELLO postou aqui no Fórum.

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t408­regular­valvulas­ybr­ybr­factor?highlight=regularvalvulas

Então é isso meus amigos, desculpem o tópico extenso, mas não tinha como ser de outra

forma. Quaisquer dúvidas, sugestões ou críticas, fiquem á vontade.