ZÊNITE-CITOLOGIA

11
B I O L O G I A - Prof. Vinícius LISTA DE EXERCÍCIOS A lógica na organização do mundo vivo está exemplificada na ilustração. Utilize a figura acima para responder às questões 1 e 2. 1. (UERN) Um atributo fundamental dessa organização é a: (a) Manutenção das mesmas propriedades independente do nível de organização considerado. (b) Hierarquização dos diversos níveis, em função da complexidade estrutural e funcional. (c) Independência estrutural e funcional entre os diferentes níveis. (d) Ausência de uma ordem nas relações entre as diversas estruturas em cada nível. (e) Limitação dos sistemas ao nível de indivíduo, prescindindo de níveis superiores de organização. 2. (UERN) As células em destaque na figura correspondem ao padrão eucariótico, que se caracteriza essencialmente por: (a) Constituir-se de moléculas orgânicas com alto grau de complexidade. (b) Possuir o material genético associado a dobras específicas da membrana plasmática. (c) Exibir um sistema interno de membranas e conseqüente compartimentação. (d) Apresentar uniformidade estrutural e funcional nos diversos sistemas vivos. (e) Realizar vias metabólicas complexas, independente de organelas especializadas. 3. (UFMG) A desidratação é caracterizada pela perda de grandes quantidades de líquidos corporais. Se considerarmos, hipoteticamente, que nestes líquidos corporais há perda de água, o líquido extracelular se caracterizará como hipertônico em relação ao líquido intracelular. Um indivíduo adulto foi recebido em um hospital, apresentando um grave quadro de desidratação. O médico que o atendeu pediu-lhe um exame de sangue (hemograma) no qual a forma das hemácias pode ser avaliada. Assinale a alternativa que melhor explica o resultado desta análise de sangue. (a)Hemácias aumentadas pela entrada de água através da osmose. (b)Hemácias diminuídas e murchas pela entrada de água através da difusão facilitada. (c)Hemácias diminuídas e murchas pela perda de água através da osmose. (d) Hemácias aumentadas pela perda de água através da osmose. 4. (PUC-RS) Observe: Sabe-se que durante o desenrolar do ciclo celular os cromossomos adquirem configurações diversas. Na figura acima estão representadas duas delas, que podem ser encontradas, respectivamente, na: (a) metáfase e anáfase (b) anáfase e telófase (c) interfase e prófase (d) metáfase e prófase (e) interfase e anáfase 5. (UFSM-RS) Considerando o desenho, analise as afirmativas a seguir:

Transcript of ZÊNITE-CITOLOGIA

Page 1: ZÊNITE-CITOLOGIA

B I O L O G I A - Prof. Vinícius

LISTA DE EXERCÍCIOS

A lógica na organização do mundo vivo está exemplificada na ilustração.

Utilize a figura acima para responder às questões 1 e 2.

1. (UERN) Um atributo fundamental dessa organização é a:

(a) Manutenção das mesmas propriedades independente do nível de organização considerado.

(b) Hierarquização dos diversos níveis, em função da complexidade estrutural e funcional.

(c) Independência estrutural e funcional entre os diferentes níveis.

(d) Ausência de uma ordem nas relações entre as diversas estruturas em cada nível.

(e) Limitação dos sistemas ao nível de indivíduo, prescindindo de níveis superiores de organização.

2. (UERN) As células em destaque na figura correspondem ao padrão eucariótico, que se caracteriza essencialmente por:

(a) Constituir-se de moléculas orgânicas com alto grau de complexidade.

(b) Possuir o material genético associado a dobras específicas da membrana plasmática.

(c) Exibir um sistema interno de membranas e conseqüente compartimentação.

(d) Apresentar uniformidade estrutural e funcional nos diversos sistemas vivos.

(e) Realizar vias metabólicas complexas, independente de organelas especializadas.

3. (UFMG) A desidratação é caracterizada pela perda de grandes quantidades de líquidos corporais. Se considerarmos, hipoteticamente, que nestes líquidos corporais há perda de água, o líquido extracelular se caracterizará como hipertônico em relação ao líquido intracelular. Um indivíduo adulto foi recebido em um hospital, apresentando um grave quadro de desidratação. O médico que o atendeu pediu-lhe um exame de sangue (hemograma) no qual a forma das hemácias pode ser avaliada. Assinale a alternativa que melhor explica o resultado desta análise de sangue.

(a) Hemácias aumentadas pela entrada de água através da osmose.

(b) Hemácias diminuídas e murchas pela entrada de água através da difusão facilitada.

(c) Hemácias diminuídas e murchas pela perda de água através da osmose.

(d) Hemácias aumentadas pela perda de água através da osmose.

4. (PUC-RS) Observe:

Sabe-se que durante o desenrolar do ciclo celular os cromossomos adquirem configurações diversas. Na figura acima estão representadas duas delas, que podem ser encontradas, respectivamente, na:

(a) metáfase e anáfase(b) anáfase e telófase(c) interfase e prófase(d) metáfase e prófase(e) interfase e anáfase

5. (UFSM-RS) Considerando o desenho, analise as afirmativas a seguir:

I. A e C representam células em metáfase; B e D representam células em anáfase;

II. A representa uma célula em mitose, pois é possível observar os cromossomos homólogos pareados;

III. D representa a separação das cromátides-irmãs, fenômeno que ocorre durante a meiose II e a mitose.

Está(ão) correta(s):

(a) apenas I(b) apenas II(c) apenas I e III(d) apenas II e III(e) I, II e III

6. Um pesquisador desenhou células de um animal em diversas fases do processo de meiose. A partir desses desenhos, mostrados a seguir,

Page 2: ZÊNITE-CITOLOGIA

identifique a fase em que se encontra cada uma das células (de 1 a 5).

(a) 1- prófase I, 2- telófase II, 3- metáfase II, 4- anáfase I e 5- metáfase I.

(b) 1- anáfase I, 2- telófase II, 3- metáfase II, 4- anáfase I e 5- metáfase I.

(c) 1- anáfase II, 2- telófase I, 3- prófase I, 4- anáfase I e 5- metáfase II.

(d) 1- anáfase II, 2- telófase II, 3- metáfase II, 4- anáfase II e 5 – prófase I.

(e) 1- anáfase II, 2- telófase I, 3- prófase II, 4- metáfase I e 5- anáfase II.

7. (Unificado-RJ) A figura a seguir é característica da meiose porque só nesse tipo de divisão celular acontece:

(a) Separação dos centríolos.(b) Formação do fuso acromático.(c) Manutenção da carioteca.(d) Pareamento dos cromossomos homólogos.(e) Duplicação das cromátides

8. (UFRJ) Um determinado mamífero apresenta em cada célula somática quatro cromossomos. Em qual dos esquemas abaixo está representada uma célula desse animal em anáfase II da meiose?

9. O interrelacionamento de organelas na realização de funções específicas em uma células eucariótica está evidenciado na ilustração.

A célula que contém as estruturas mostradas é considerada eucariótica porque:

(a) apresenta sistema de endomembranas desenvolvido.

(b) Contém ribossomos citoplasmáticos livres.(c) Possui nucleóide com material genético

compactado.(d) Prescinde de um envoltório nuclear protetor

dos cromossomos.(e) Exibe organização compatível inicamente com

a dos uninucleares.

10. (PUC-SP) As microvilosidades presentes nas células do epitélio intestinal têm a função de:

(a) aumentar a aderência entre uma célula e outra.(b) Produzir grande quantidade de ATP necessária ao

intenso metabolismo celular.(c) Sintetizar enzimas digestivas.(d) Secretar muco(e) Aumentar a superfície de absorção.

11. UFPA) No que se refere a células procariotas, indique as alternativas corretas:

2

Page 3: ZÊNITE-CITOLOGIA

(01)são células que não têm metabolismo próprio e fazem seu ciclo à custa da proteinogênese das células que parasitam.(02)são células que não possuem os dois tipos de ácidos nucléicos e nas quais a multiplicação não acontece por divisão e sim por um tipo especial de proliferação que recebe o nome de montagem.(04)são células que não têm núcleo revestido por membrana nuclear e o DNA forma cadeias fechadas e enoveladas.(08) são estruturas celulares mais simples que se encontram constituindo as bactérias, micoplasmas e cianófitas.(16) quanto à nutrição essa pode ser autotrófica foto e quimiossintetizante, heterotrófica saprofágica, parasitária ou por absorção/englobamento.

SOMA:_______.

12. Com base em estudos citológicos, julgue as afirmativas:

(01)Durante a prófase I meiótica ocorre o “crossing-over”, de grande importância na variabilidade genética entre os descendentes.(02)A entrada do íon K+, em menor concentração fora da célula, e a saída do íon Na+, em maior concentração fora da célula, ocorre por transporte ativo.(04)Os processos de endocitose são realizados por lisossomos primários.(08)Bactérias são seres unicelulares que não apresentam núcleo nem moléculas de DNA, portanto só podem se reproduzir assexuadamente.(16)Se colocarmos uma hemácia numa solução hipotônica, não observaremos alteração de seu volume.

SOMA:_________.

13. UFRJ) Desde a Antiguidade, o salgamento foi usado como recurso para evitar a putrefação dos alimentos. Em algumas regiões tal prática ainda é usada para a preservação da carne de boi, de porco ou de peixe. Explique o mecanismo por meio do qual o salgamento preserva os alimentos.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________ 14. (UFR-RJ) “A membrana basal das células

tiroideanas tem a capacidade específica de bombear iodeto para o interior da célula. Isto é chamado de seqüestro de iodeto. Na glândula normal, a bomba de iodeto é capaz de concentrar o iodeto até cerca de 30 vezes sua concentração no sangue. Quando a glândula tiróide está em sua atividade máxima, a proporção entre as concentrações pode chegar a um valor de até 250 vezes. (...) O retículo endoplasmático e o complexo de Golgi sintetizam e secretam para dentro dos folículos uma grande molécula glicoprotéica chamada de tireoglobulina.”

Adap. de GUYTON, A. C. e HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica.Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1997, p. 859-860.

A partir da análise do texto, responda que tipo de transporte é utilizado para manter as concentrações altas de iodeto no interior da célula e explique como tal processo ocorre.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 15. (U. Alfenas-MG) O esquema abaixo representa

uma célula com 2n = 4.

(a) Em qual fase ela se encontra e qual tipo de divisão?

______________________________________________________

(b) Qual o nome da fase seguinte e suas características?

______________________________________________________________________

3

Page 4: ZÊNITE-CITOLOGIA

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

16. (UESB) A célula como a unidade do sistema vivo inclui, entre as características universais que a identificam,

(01) a indispensável presença de mitocôndrias para a quebra da glicose, com obtenção de energia.

(02) o isolamento entre os compartimentos celulares, de modo a garantir a divisão de trabalho no sistema.

(03) o desenvolvimento de rotas metabólicas de síntese e de degradação independentes de enzimas geneticamente codificadas.

(04) o intercâmbio de substâncias, assegurando uma composição química interna igual à do meio externo.

(05) a interação entre moléculas de RNA no nível dos ribossomos para a síntese de suas próprias proteínas.

Questões 2 e 3:

Na história da vida, a célula eucariótica emerge emum processo evolutivo, associado a eventos simbióticos, de uma linhagem celular proveniente de ancestral procarioto.Com um padrão de organização mais complexo e maiores dimensões, a célula eucariótica estabeleceu-se com múltiplas possibilidades adaptativas que propiciaram a especialização celular na evolução dos pluricelulares.

17. (UESB) O potencial adaptativo da célula eucariótica, em princípio, deve ser relacionado com

(01) a presença de um genoma diplóide e com o controle da transcrição gênica.

(02) o maior volume celular e desenvolvimento extensivo do citossol.

(03) a presença da cadeia respiratória, propiciando o uso do oxigênio como oxidante.

(04) a capacidade para realizar a síntese protéica em polissomos livres.

(05) a utilização do compartimento nuclear para a tradução da informação genética.

18. (UESB) Dentre as adaptações do sistema de endomembranas na especialização celular, pode-se reconhecer

(01) a diferenciação de compartimentos do retículo endoplasmático como bolsões impermeáveis para o armazenamento do cálcio, na especialização das fibras musculares.

(02) a delimitação do compartimento nuclear mantendo um ambiente específico para o material genético, sem comprometer o intercâmbio com o citoplasma.

(03) o desenvolvimento de um amplo retículo endoplasmático liso com canais e cisternas, favorecendo a síntese de proteínas de exportação.

(04) a formação de vesículas provenientes do sistema de Golgi para manter a hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue, permitindo o intercâmbio com o oxigênio.

(05) o amadurecimento do sistema de vacúolos aquosos na célula vegetal na fragmentação de uma grande vesícula em vacúolos incipientes.

19. Observe, abaixo, o desenho de uma célula:

A partir da análise do desenho pode-se afirmar que se trata de uma célula (___________). O número 1 representa (___________), o número 2 corresponde (____________) e o número 3 refere-se à estrutura que, dentre outras coisas, é responsável por sintetizar (__________).

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas de descrição anterior:

(a) Vegetal - o retículo endoplasmático - à mitocôndria - proteger a célula.

(b) Animal - o aparelho de Golgi - ao cloroplasto - armazenar água e sais minerais.

(c) Animal - o retículo endoplasmático - à mitocôndria - digerir partículas celulares.

(d) Vegetal - o retículo endoplasmático - ao cloroplasto - sintetizar RNA-ribossômico.

20. (UFSM-RS) Observe:

4

Page 5: ZÊNITE-CITOLOGIA

O desenho representa o processo de:

(a) Secreção celular: A representa a pinocitose e B, o complexo de Golgi.

(b) Digestão intracelular: A representa a fagocitose e B, os peroxissomos.

(c) Digestão intracelular: A representa a formação dos lisossomos e B, a dos peroxissomos.

(d) Secreção celular: A representa a fagocitose e B, a formação dos lisossomos.

(e) Digestão intracelular: A representa a fagocitose e B, a formação dos lisossomos.

21. (UESB)“Em 1986, em 30 de abril, a central nuclear de Tchernobyl, na Ucrânia, sofre o maior acidente, que foi seguido de um refugo prolongado de grandes quantidades de substâncias radioativas na atmosfera. As características próprias desse refugo favoreceram uma larga dispersão da radioatividade em todo o hemisfério norte, principalmente através da Europa. Esse acidente teve graves conseqüências radiológicas, sanitárias e socioeconômicas para as populações de Belaurus, de Ucrânia e da Rússia que em uma certa medida, se ressentem ainda de suas conseqüências.”

(Tchernobyl, p. 7)As radiações ionizantes atuando sobre materiais biológicos, como DNA e proteínas, danificam a célula,muitas vezes, irreversivelmente. Assim, os tecidos, com células que constante e rapidamente se dividem, são os mais sensíveis às radiações, comprometendo-se a reprodução celular. Um estágio no ciclo celular em que o material genético se encontra mais vulnerável deve ser

(01) no período G2, em que os cromossomos se preparam para entrar na mitose.

(02) no período S da interfase, em que o material genético se disponibilza para a replicação.

(03) no final da prófase, quando os cromossomos se apresentam fortemente compactados.

(04) no início da interfase, em que os cromossomos formam um conjunto haplóide.

(05) na anáfase, quando os cromossomos se expõem na migração para os pólos.

22. (UESB)“Há muito o DNA deixou de ser assunto exclusivo de cientistas. As discussões sobre a molécula da vida saíram dos livros de biologia para o cotidiano de todos; passam pelas prateleiras dos supermercados e pelos tribunais. Isso sem contar as discussões éticas que tratam de temas, como a clonagem humana ou a seleção de características dos filhos, trazendo à mente a sombria lembrança da eugenia.”

(WATSON, 2005, p. 205).

O reconhecimento do DNA como a molécula da vidaestá associado a características inerentes a essa molécula, entre as quais se destaca

(01) a composição química que inclui ácidos graxos, açúcar e compostos nitrogenados.

(02) a complementaridade de bases na dupla hélice, garantindo um molde para a formação de novas moléculas.

(03) a organização molecular definida por trincas nucleotídicas interrompidas regularmente por repetições de timinas.

(04) a formação de uma cadeia polinucleotídica com extremidades idênticas.

(05) um duplo filamento de aminoácidos unidos por ligações peptídicas.

23. (UESB)“O Projeto Genoma Humano estimou em cercade 30 mil o número de genes de nossa espécie.No entanto, sabemos que o corpo humanocontém, no mínimo, entre 100 mil e 150 mil tiposdiferentes de proteínas.Os cientistas descobriram que uma mesmamolécula de pré-RNA mensageiro pode sofrertipos diferentes de splicing (corte e emenda) emdiferentes tipos celulares.”

(Amabis, p. 147)

Com base na estrutura dos genes, pode-se considerar como produto do splicing alternativo que

(01) um gene tem informação suficiente para a síntese de uma glicoproteína.

(02) a produção de diferentes proteínas pode estar associada a uma única seqüência nucleotídica.

(03) os íntrons, nos pré-mRNAs, têm informação para a síntese de uma proteína e os éxons, para outra.

(04) grandes seqüências não informacionais, nos RNAs mensageiros maduros, continuam ativas.

(05) RNAs mensageiros diferentes podem originar a mesma proteína.

24. (uesb) A figura esquematiza um núcleo celular típico.

5

Page 6: ZÊNITE-CITOLOGIA

A partir da análise de sua estrutura, é correto afirmar:

(01) Nos procariontes, essa estrutura se desfaz para que possa ocorrer a divisão celular.

(02) Na divisão celular, o envelope nuclear se desorganiza para que os cromossomos se liguem ao fuso mitótico.

(03) O transporte de substâncias para o citosol utiliza as lâminas que fazem o transporte ativo.

(04) A condição de núcleo interfásico permite a duplicação do DNA na anáfase da fase M.

(05) A condição de núcleo mitótico permite a produção de ribossomos, que serão transportados pelos poros nucleares para o citosol.

25. (UESB) Entre os genes comuns, um que é fundamental para a perpetuação da vida é aquele que contém informação para a síntese de uma DNA polimerase que

(01) define as especificidades no pareamento entre adenina e guanina.

(02) promove a formação espontânea das pontes de hidrogênio entre bases nitrogenadas.

(03) facilita a recombinação entre RNAm e RNAr na tradução da mensagem genética.

(04) produz RNA a partir de moldes de DNA.(05) catalisa a síntese de uma cadeia

polinucleotídica na replicação do material genético.

26. (UESB) Genes que codificam fatores de transcrição podem explicar diferenças entre humanos e outros primatas, porque são(01) constituídos a partir do encontro casual de

nucleotídeos.(02) estruturados, nos humanos, com

nucleotídeos próprios da espécie.(03) expressos diferencialmente em função de

interações específicas no ambiente celular.(04) traduzidos em moléculas de natureza

protéica.(05) adquiridos de acordo com as necessidades

do organismo em desenvolvimento.

27. (UESB) “Todo homem deve exatamente metade de sua herança a sua mãe e a outra metade ao pai”. Considerando-se os princípios da hereditariedade e eventos associados à formação dos gametas, a equivalência nas contribuições materna e paterna é definida no momento em que ocorre a

(01) recombinação de segmentos entre cromátides homólogas.

(02) separação dos cromossomos homólogos na primeira divisão meiótica.

(03) organização da placa metafásica na meiose II.

(04) duplicação de cada um dos cromossomos.(05) migração das cromátides-irmã para pólos

opostos da célula-mãe na primeira divisão da meiose

responder a questão 28, use a TABELA DO CÓDIGO GENÉTICO abaixo:

28. (UFRJ) Observe as duas seqüências de RNA-m abaixo:

Sequência I: UAA UUA CAG AAG UAA CCG GAC AAU UAA AAU GUA UAA GCU UAA CCG CCG

Sequência II: GAC AUG UUU UCG AAC GAU GAC GCA CCA CCC CAU AAU GUG AAU GUG UCG

(a) Qual das duas moléculas de RNA codifica um peptídeo? Justifique.

____________________________________________________________________________________________________________

(b) Dê a seqüência de aminoácidos desse peptídeo.

______________________________________________________________________

6

Page 7: ZÊNITE-CITOLOGIA

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questões 29 e 30: Em entrevista concedida à revista alemã Der Spiegel, James D. Watson respondeu à pergunta:

Spiegel: Prof. Watson, o senhor tem como indicar omomento exato que o fez se tornar tão famoso?

J. Watson: Muito precisamente... Eu já havia “brincado” durante duas semanas com a estrutura de uma molécula de DNA de dupla hélice. Mas, de repente, eu entendi que as bases sempre se combinavam como pares e tinham exatamente o mesmo tamanho... Nós compreendemos: é assim que se copia o material genético, — e era este o problema central da vida.

(Em dia, p. 5)

29. (UESB) A frase “é assim que se copia o material genético” significa entender o problema central da vida, porque

(01) o material genético contém expressas as características da vida.

(02) a replicação do DNA é a base molecular que permite a síntese de proteínas.

(03) fazer cópias de si mesmo é a propriedade molecular básica que distingue o ser vivo do não vivo.

(04) a vida se caracteriza como um sistema molecular que se multiplica independentemente de interação com o meio.

(05) o entendimento da organização molecular do DNA permite descartar a importância das proteínas na construção do sistema vivo.

30. (UESB) A dupla hélice como modelo de estrutura do DNA tem implicações que se expressam

(01) na organização em seqüências variáveis de quatro nucleotídeos que se combinam, constituindo informações singulares.

(02) no pareamento inespecífico de bases que assegura infinitas possibilidades de variação genética.

(03) na formação de cadeias polinucleotídicas complementares como uma condição essencial à codificação da mensagem genética.

(04) na utilização de ribose ou desoxirribose como componente diferenciador dos nucleotídeos, ao longo da dupla hélice de DNA.

(05) na ligação fosfato-açúcar entre nucleotídeos adjacentes, definindo o eixo central da molécula de DNA.

31. (UESB) A célula como a unidade do sistema vivo inclui, entre as características universais que a identificam,

(01) a indispensável presença de mitocôndrias para a quebra da glicose, com obtenção de energia.

(02) o isolamento entre os compartimentos celulares, de modo a garantir a divisão de trabalho no sistema.

(03) o desenvolvimento de rotas metabólicas de síntese e de degradação independentes de enzimas geneticamente codificadas.

(04) o intercâmbio de substâncias, assegurando uma composição química interna igual à do meio externo.

(05) a interação entre moléculas de RNA no nível dos ribossomos para a síntese de suas próprias proteínas.

32. (UESB) A produção de celulose está intrinsecamente associada à fotossíntese — processo básico inerente ao metabolismo vegetal com repercussões em toda a vida na Terra. Aspectos fundamentais desse processo expressam-se na

(01) conversão de energia luminosa em energia química com utilização de oxigênio e com liberação de gás carbônico para a atmosfera.

(02) redução do dióxido de carbono a partir de hidrogênios provenientes da fotólise da água.

(03) produção de glicose com total aproveitamento da energia luminosa que incide no vegetal.

(04) excitação de moléculas de clorofila pela absorção de luz na faixa verde do espectro luminoso.

(05) intensa produção de ATP independente de uma cadeia transportadora de elétrons.

33. (UESB) A partir da hipótese de que a atmosfera terrestre primitiva era praticamente desprovida de O2 e rica em CO2, a análise comparativa das condições atmosféricas, nos planetas Vênus, Terra e Marte, permite considerações, como a seguinte:

(01) O alto percentual de CO2 na atmosfera de Marte é um forte indício da existência, no Planeta, de uma exclusiva vida autotrófica.

(02) Os desempenhos da fotossíntese e da respiração mantiveram-se, em toda a história evolutiva, equivalentes entre si.

(03) A explosão da vida animal sobrepujando a biomassa dos produtores pode explicar as mudanças nas taxas de oxigênio.

(04) A preservação dos restos biológicos, como matéria orgânica fóssil e a formação das florestas, vem contribuindo para as taxas atuais de CO2 na atmosfera terrestre.

(05) A natureza inorgânica da atmosfera terrestre exclui suposições de interferência biológica na sua composição.

7

Page 8: ZÊNITE-CITOLOGIA

Questões 34 e 35: Na história da vida, a célula eucariótica emerge em um processo evolutivo, associado a eventos simbióticos, de uma linhagem celular proveniente de ancestral procarioto. Com um padrão de organização mais complexo e maiores dimensões, a célula eucariótica estabeleceu-se commúltiplas possibilidades adaptativas que propiciaram a especialização celular na evolução dos pluricelulares.

34. (UESB) O potencial adaptativo da célula eucariótica, em princípio, deve ser relacionado com

(01) a presença de um genoma diplóide e com o controle da transcrição gênica.

(02) o maior volume celular e desenvolvimento extensivo do citossol.

(03) a presença da cadeia respiratória, propiciando o uso do oxigênio como oxidante.

(04) a capacidade para realizar a síntese protéica em polissomos livres.

(05) a utilização do compartimento nuclear para a tradução da informação genética.

35. (UESB) “No estado normal de vigília, o corpo humano queima açúcares aerobicamente. Nas atividades estafantes os músculos fermentam açúcares...” .

(Margullis, p. 97)

Essa estratégia, que proporciona uma rápida reciclagem dos NADH2, evidencia que

(01) a respiração e a fermentação são processos com rendimento energético equivalentes.

(02) a via fermentativa proporciona, de imediato, um maior suprimento em moléculas de ATP.

(03) os seres atuais preservam processos metabólicos de ancestrais procariotos.

(04) a atividade muscular se realiza, exclusivamente, em ambiente aeróbico.

(05) a utilização da molécula orgânica como oxidante final é uma invenção da célula eucariótica.

Questões 36 e 37: Uma das primeiras invenções bacterianas foi a fermentação — a decomposição de açúcares e sua conversão em moléculas de ATP (adenosina trifosfato), os “portadores de energia” quealimentam todos os processos celulares. Alguns dos fermentadores também desenvolveram a capacidade de absorver do ar o nitrogênio gasoso e convertê-lo em vários compostos orgânicos. O processo de “fixar” o nitrogênio — em outras palavras, de captá-lo diretamente do ar — exige grandes quantidades de energia, e é uma façanha que até mesmo hoje pode ser realizada somente por algumas bactérias especiais. [...] Bem cedo na era das bactérias, a fotossíntese — “sem dúvida, a inovação metabólica mais importante na história da vida no planeta” — tornou-se a fonte básica de energia vital. Os primeiros processos de fotossíntese inventados pelas bactérias eram diferentes daqueles que as plantas utilizam atualmente: elas utilizavam o sulfeto de hidrogênio, um gás expelido pelos vulcões, em vez de

água, como sua fonte de hidrogênio, combinando-o com a luz solar e com CO2 extraído do ar para formarcompostos orgânicos, e nunca produziam oxigênio.

(CAPRA, 1996, p. 189).

36. (UESB) O sucesso evolutivo das bactérias pode ser

explicado tomando-se como parâmetro

(01) a complexidade de sua estrutura celular, expressa na compartimentação.

(02) a variedade na forma celular, com repercussões na especialização.

(03) a conquista do genoma diplóide, permitindo a variação.

(04) o desenvolvimento de uma grande variedade de estratégias de adaptação.

(05) o surgimento da divisão celular mitótica, garantindo a perpetuação dos caracteres herdáveis.

37. (UESB) A utilização da água como fonte de hidrogênio no processo fotossintético teve como conseqüência global, na história da vida no planeta,

(01) o surgimento da fotorrespiração, aumentando a eficiência da fotossíntese.

(02) a extinção total dos organismos fotossintetizantes anaeróbicos.

(03) o aumento do ganho energético do processo, com formação de maior número de moléculas de ATP.

(04) o crescimento da velocidade da incorporação do CO2 atmosférico durante a fase escura.

(05) a alteração dos teores de oxigênio, favorecendo a evolução dos aeróbicos.

Questões 38, 39 e 40: Cerca de 250 mil crianças nascem anualmente, em todo o mundo, com anemia falciforme, segundo estimativas recentes. No Brasil, esse mal representa o maior problema de saúde pública causado por uma doença genética. Os portadores dessa anemia apresentam uma série de complicações, porque seus organismos produzem uma hemoglobina defeituosa, conforme se observa na ilustração. Análises genéticas em populações remanescentes de antigos quilombos — comunidades formadas por escravos fugidos do cativeiro — em todo o país revelaram grande variação na freqüência do gene causador da anemia falciforme entre descendentes de africanos trazidos como escravos para o Brasil.

(PEDROSA entre outros. In: CIÊNCIA HOJE, 2004, p. 84).

38. (UESB) Considerando-se aspectos da fisiologia humana, a presença da hemoglobina defeituosa gera complicações orgânicas, porque

(01) impede a troca de gases com o ambiente externo, rico em oxigênio.

(02) suprime a atividade neuromuscular associada aos movimentos respiratórios.

(03) diminui a reserva de ferro no sangue, comprometendo as exigências diárias desse elemento pelas células.

8

Page 9: ZÊNITE-CITOLOGIA

(04) debilita o sistema imunológico, em função do papel das hemácias na produção de anticorpos.

(05) compromete o suprimento de oxigênio para todos os tecidos.

39. (UESB) A análise da ilustração permite associar a anemia falciforme a uma base molecular, que se caracteriza por

(01) produção de um RNA mensageiro, a partir da fita complementar ao molde usado na transcrição do gene normal.

(02) alteração na seqüência nucleotídica, decorrente de evento mutacional espontâneo.

(03) substituição de um aminoácido por outro, em conseqüência de erro no momento da tradução.

(04) mudança na linguagem genética, que se torna irreconhecível pelo sistema ribossomal.

(05) conversão de ácidos nucléicos — DNA e RNA — em cadeias polipeptídicas.

40. (UESB) A atividade funcional específica das hemácias se reflete na estrutura e na funcionalidade celular desses elementos do sangue, expressando-se particularmente em

(01) intensa atividade transcricional de genes específicos.

(02) endocitose mediada por receptores da superfície.

(03) deslocamento intracelular de vesículas secretoras.

(04) aumento da duração da fase replicativa na interfase.

(05) permeabilidade da membrana plasmática subordinada a gradientes de concentração.

9