Zona Leste

2
Redação e Edição de Textos: Editora Contadino. Diagramação: Multi Design. Foto: Divulgação SEGMENTO AQUECIDO ZONA LESTE, ABC PAULISTA E GUARULHOS APRESENTAM LANÇAMENTOS PARA TODOS OS PERFIS DE MORADORES PREÇO VALOR DOS IMÓVEIS É MAIS ATRATIVO EM MUNICÍPIOS PROXIMOS À CAPITAL, COMO OS DO ABC E DE GUARULHOS ACESSO OBRAS EM ANDAMENTO EM VÁRIOS BAIRROS VÃO AUMENTAR A OFERTA DE TRANSPORTE PÚBLICO E MELHORAR A MOBILIDADE NA ZONA LESTE MERCADO IMOBILIÁRIO

description

26/09/2013 | por Paula Craveiro / Editora Contadino | publieditorial "Zona Leste" para a Folha de S.Paulo

Transcript of Zona Leste

Page 1: Zona Leste

Reda

ção

e Ed

ição

de

Text

os: E

dito

ra C

onta

dino

. Dia

gram

ação

: Mul

ti De

sign

. Fot

o: D

ivul

gaçã

o

SEGMENTO AQUECIDOZONA LESTE, ABC PAULISTA E GUARULHOS APRESENTAM LANÇAMENTOS PARA TODOS OS PERFIS DE MORADORES

PREÇOVALOR DOS IMÓVEIS É MAIS ATRATIVO

EM MUNICÍPIOS PROXIMOS À CAPITAL,

COMO OS DO ABC E DE GUARULHOS

ACESSOOBRAS EM ANDAMENTO EM VÁRIOS BAIRROS VÃO

AUMENTAR A OFERTA DE TRANSPORTE PÚBLICO

E MELHORAR A MOBILIDADE NA ZONA LESTE

MERCADO IMOBILIÁRIO

Page 2: Zona Leste

Shoppings, bares e restaurantesSEJA PARA IR ÀS COMPRAS, SEJA PARA TOMAR UM CHOPE EM UM HAPPY HOUR SÃO MUITAS OPÇÕES

Região mais populosa da cidade, a zona leste oferece a seus moradores uma excelente infraestrutura de serviços que, aliada a ótimos bares e restau-rantes, diversos shoppings e farto comércio de rua, tornam seus bairros bastante atrativos.

Só shoppings são mais de dez, a exemplo do Mooca Plaza, o Penha, o Boulevard Tatuapé e o Metrô Itaquera. Localizado na área mais nobre do Tatuapé e direcionado aos públicos A e B, o Shopping Anália Franco possui 402 lojas, em mais de 50 mil metros quadrados. Referência em estilo e qualidade de vida, foi eleito por votação popular como o melhor shopping da cidade em 2012. Com mix de lojas selecio-nado e serviços e ambientação diferenciados, tem como carac-terística a realização de eventos de grande impacto, como shows, exposições e desfiles de moda.

Maior da América Latina, com 425 mil metros quadrados de área construída, o Shopping Aricanduva conta com mais de 500 lojas e duas praças de alimen-tação. O estabelecimento integra o Centro Comercial Aricanduva, composto pelo Interlar, especia-lizado em móveis e decoração,

e pelo Auto Shopping, primeiro shopping center automotivo da América do Sul e o único com esse formato, que reúne conces-sionárias autorizadas de veículos e motos, oficinas, seguradoras, lojas de acessórios, financeiras, agências bancárias e unidade do Detran. O complexo possui ainda três grandes supermercados e campus do Centro Universitário Sant’Anna (UniSant’Anna), e ofe-rece aos visitantes mais de 12 mil vagas de estacionamento.

A céu abertoAvenidas como Sapopemba,

que interliga o distrito da Água Rasa ao município de Ribeirão Pires, e Mateo Bei, em São Mateus, e ruas como Sabbado D Angelo, em Itaquera, Tuiuti, no Tatuapé, e Rua da Mooca são alguns dos principais centros de comércio de rua da zona leste, reunindo grande quantidade de lojas, que variam de moda a móveis e eletrodomésticos. Já a Zona Cerealista, no bairro do Brás, concentra dezenas de armazéns varejistas e atacadistas de cereais e produtos naturais e saudáveis em geral. A região é conhecida pelos preços baixos e pela venda de produtos a granel.

Parques, cinemas e teatros integram o roteiro de diversão ESTABELECIMENTOS SÃO IDEAIS PARA QUEM PREFERE UM PROGRAMA MAIS TRANQUILO

Os aficionados por livros têm boas razões para visitar as mais de 50 bibliotecas e pontos de leitura existentes na zona leste. Merecem destaque os espa-ços temáticos, como o Hans Christian Andersen, inaugura-da em 1952 como Biblioteca Infantil do Tatuapé. Em 2005, o local se tornou especialista em Contos de Fadas. Já a Biblioteca Paulo Setúbal, na Vila Formosa, possui grande acervo dedicado à literatura policial.

Se a preferência for por cine-ma, a região também não fica devendo nada. Modernas redes estão instaladas nos principais shoppings, com dezenas de sa-las. O Aricanduva, por exem-plo, conta com 14 salas da rede Cinemark; enquanto o Anália Franco, com nove da rede UCI, sendo três delas equipadas com a tecnologia 3D. Já o Shopping Metrô Itaquera conta com o Box Cinemas, um moderno complexo do Grupo Espanhol CineOcio Desarollo, com oito salas stadium com telas gigantes e projeção de última geração.

Teatros mais modernosAs opções de lazer na região

também atendem aos amantes do teatro. O mais famoso deles, o Arthur Azevedo, na Mooca, encontra-se atualmente fechado para reforma, mas já foi con-siderado um dos mais moder-nos da cidade. Inaugurado em agosto de 1952, recebeu este nome em homenagem ao poe-ta e dramaturgo maranhense Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo (1855-1908).

Quando reabrir ao público no ano que vem – a previsão é para os primeiros meses –, além de diversas melhorias, o teatro também contará com uma ala

anexa com oficina de cenografia e uma sala multiúso que servirá para formação técnica e poderá abrigar ainda pequenos espetá-culos alternativos.

Enquanto aguardam a reaber-tura do Arthur Azevedo, o públi-co pode conferir as montagens que estão em cartaz no teatro Eva Wilma, no Tatuapé.

Com capacidade para 700 lu-gares, o espaço está equipado com os mais modernos recur-sos de som, figurinos e luz. A estreia oficial aconteceu no dia 14 de novembro quando a atriz Eva Wilma apresentou a peça “Vivinha”, de Marta Góes, es-crita em homenagem aos seus 50 anos de carreira.

Tamanho família Com variadas atividades de

lazer e de cultura, as unidades do Sesc Belenzinho e do Sesc Itaquera, que também dispõem de salas de teatro, são ideais para toda a família. Ambas apresen-tam vasta programação cultural, como exposições, peças teatrais, shows, dança, cinema e ativi-

dades esportivas e recreativas. Em Itaquera, há ainda parque aquático e cursos de música, artes visuais, circo, literatura e dança. Já no Belenzinho, há bi-blioteca, ginásio poliesportivo e atividades para terceira idade.

Com 1,5 milhão de metros quadrados, dos quais 390 mil são de mata preservada, o Parque do Carmo, em Itaquera, é uma das poucas áreas verdes rema-nescentes na zona leste. O local possui flora diversificada e rica fauna de Mata Atlântica, além de lagos e nascentes, pistas de atle-tismo, cooper, campo de futebol, trilha, área para piqueniques, playground, museu de ecologia e anfiteatro ao ar livre.

Todos os anos, entre os me-ses de julho e agosto, o público que visita as dependências do Parque do Carmo tem ainda a oportunidade de apreciar o flo-rescer das quatro mil cerejeiras, cujas mudas vieram do Japão. As pétalas são delicadas e caem levemente conforme o vento, dando um toque todo especial ao bosque existente no recinto.

Atrativos vão além do lazer

Quem vive na zona leste tem outras vantagens além das muitas opções de lazer. A região também põe à dispo-sição dos seus moradores um amplo leque de instituições destinadas à educação e saúde.

Entre as opções de ensino su-perior estão: Universidade São Judas, na Mooca; Universidade Anhembi Morumbi, no Brás; Universidade São Marcos, no Tatuapé; Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo), em Itaquera; e Universidade Cruzeiro do Sul, no Jardim Anália Franco e em São Miguel, entre outras. Há ainda um cam-pus da Universidade de São Paulo (USP-Leste), em Ermelino Matarazzo, e três unidades da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec).

Nas modalidades de ensi-no básico a médio, a região conta com tradicionais colé-gios , entre eles estão: Mary Ward, Santo Antonio de Lisboa e Agostiniano Mendel, no Tatuapé; São Vicente de Paulo, na Penha; Civitatis, na Vila Prudente; Santa Catarina, na Mooca; Externato Nossa

Senhora Sagrado Coração, na Vila Formosa; além das es-colas técnicas, como a ETEC Camargo Aranha e o Senai Theobaldo De Nigris, ambos na Mooca.

Saúde em dia Entre a extensa rede dedi-

cada a saúde estão as unidades do Hospital Vitória, da Amil, no Tatuapé e no Jardim Anália Franco; Hospital São Luiz, no Tatuapé; e diversas unidades do Sancta Maggiori. Há ain-da hospitais públicos e esta-duais, como o Hospital Infantil Cândido Fontoura, no Belém; Hospital Geral de São Mateus; Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouvêa, na Mooca; e Hospital Santa Marcelina, em Itaquera.

Juntam-se à lista hospi-tais considerados referência, como o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), referência nacional e inter-nacional no tratamento do câncer, em especial câncer de mama, e o Hospital Cema, especializado em oftalmologia e em otorrinolaringologia.

Shopping Anália Franco, atrações para os públicos A e B

Castelões, no Brás, pionerismo em São Paulo na arte de fazer pizzas

Sesc Belenzinho, atividades ao ar livre e para a terceira idade

Gastronomia Almoço, jantar ou happy

hour. Não importa a ocasião, na zona leste sempre é possí-vel encontrar ótimas opções. A churrascaria Bracia Parrilla, no Tatuapé, se destaca pelos churrascos argentino e uru-guaio, preparados na parrilla que fica à vista do cliente. No mesmo bairro, o Bacalhoeiro é destino para os amantes do bom bacalhau à portuguesa.

Já para aqueles que não abrem mão da pizza, a região apresenta diversas possibili-dades. Uma delas é a Pizzaria São Pedro, na Mooca, que tem espaço disputado nos fins de semana. Boa opção ainda é a Castelões, no Brás, considerada uma das mais antigas da cidade.

Mas se a intenção é des-contrair com os amigos tomando um chope, o Bar do Vito, na Vila Zelina, o Copacabana e o Pilequinho, no Tatuapé, e o St. John’s Pub, na Vila Gomes Cardim, são excelentes alternativas.

Unidade do Hospital São Luiz, excelência em tratamento Parque do Carmo, bosque com quatro mil cerejeiras

O Parque do Carmo, tem

1,5 milhão de metros quadrados, dos quais

390 mil são de mata preservada.Uma das poucas áreas verdes remanescentes na zona leste