Download - 02 Gerenciamento de Processos

Transcript
Page 1: 02 Gerenciamento de Processos

8/16/2019 02 Gerenciamento de Processos

http://slidepdf.com/reader/full/02-gerenciamento-de-processos 1/4

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS

Processos são seqüências de ações ou eventos que levam a um determinado fim,resultado ou objetivo.

Em todo processo há uma entrada de alguma coisa, uma etapa de transformação e

uma saída:

s processos podem ser visualmente representados por flu!ogramas.

" importante conhecer o conceito de Processo de Trabalho Processo de Ne!"cioo# Processo Or!ani$acional:

#efinição de processo segundo a Esaf: Seqüência in%e!rada de a%i&idadesin%erde'enden%es e(e%#adas 'ara 'rod#$ir bens o# ser&iços 'arao clien%e.

$egundo o %uia de $implificação do %esp&blica, e!istem dois tipos de Processos, osprocessos finalísticos e os processos de apoio:

Processos )inal*s%icos+ são aqueles em função dos quais a organi'ação e!iste. sprocessos finalísticos são produ'idos pra o cliente e!terno, que reconhece aorgani'ação em função deles.

Processos de A'oio Processos de S#'or%e o# Processos,-eio+ são aqueles quecriam as condiç(es necessárias para que os processos finalísticos sejam reali'ados. Pore!emplo, processos de limpe'a do pr)dio, processos de aquisição de computadores,

Page 2: 02 Gerenciamento de Processos

8/16/2019 02 Gerenciamento de Processos

http://slidepdf.com/reader/full/02-gerenciamento-de-processos 2/4

processos de gestão de pessoas*recursos humanos etc. +nclusive, em algumasempresas, alguns dos processos de apoio podem ser terceiri'ados. s processos deapoio incluem os processos decisrios, os processos de medição de desempenho etc.

Estes mesmos processos podem receber outras denominaç(es ou fa'er parte de outrasclassificaç(es. -adeu ru', por e!emplo, chama os processos finalísticos de Processos

Pri-.rios e os processos de apoio de Processos Sec#nd.rios.

s processos finalísticos freq/entemente são chamados Processos O'eracionais ou Processos de Prod#ç/o.

0#es%/o 1 0Esaf * 1neel 23345 Processos operacionais ou de produção se destinam aatender 6s demandas dos clientes por bens e serviços.

Em uma organi'ação governamental de grande porte, ) necessário que haja umapreocupação em como os processos são executados, como podem ser acompanhados,como podem ser melhorados, como podem ser reproduzidos de uma unidade paraoutra. " aí que entra a Gestão de Processos.

1 gestão de processos ) a )ORMA COM 02E SE 3IDA com os processos em umaorgani'ação. 1 gestão de processos busca torná7los cada ve' mais e(icien%es4

• %estão de processos: trata7se da maneira com que os processos e!istentes sãogerenciados.

• %estão 'or processos 0estrutura por processos5: refere7se 6 organi'ação emque toda a gestão ) estruturada em função dos processos.

8$:9a gestão por processos os processos são o foco de organi'ação do trabalho:

1s pessoas não são vinculadas a unidades, e sim a processos de trabalho.

s indicadores de desempenho não são de projetos, nem de unidades, nem deprogramas, e sim de processos.

utros objetivos da gestão por processos: integração entre atividades de forma abeneficiar o cliente racionali'ação de recursos aumento de produtividadereestruturação de unidades.

0#es%/o 5 0Esaf * 1neel 23345 $elecione a opção que não e!plicita a finalidade dagestão por processos.a5 +ntegrar as atividades para melhor atender o cliente.b5 Possibilitar a racionali'ação de recursos.c5 1lcançar maiores índices de produtividade.d5 ;eestruturar as unidades organi'acionais.

e5 Promover a rotatividade de pessoal.

1 gestão por processos não busca promover a rotatividade de pessoal. ;otatividadenão ) algo bom, e normalmente os processos podem ser aperfeiçoados e geridos coma mesma equipe. %abarito: E.

Em uma organização de ponta, os processos devem ser mapeados e constantementemelhorados.

Page 3: 02 Gerenciamento de Processos

8/16/2019 02 Gerenciamento de Processos

http://slidepdf.com/reader/full/02-gerenciamento-de-processos 3/4

Mapeamento de Processos

<apeamento de processos ) o conheci-en%o e análise, pela empresa, dos processose!istentes permite que sejam conhecidas com detalhes e profundidade todas asoperaç(es que ocorrem durante a fabricação de um produto ou a produção de umserviço. <apear o processo ) a primeira etapa para podermos analisá7lo e melhorá7lo.

=ale ressaltar que o mapeamento de processos tem como pressuposto a &is/osis%ê-ica, segundo a qual a organi'ação deve ser entendida como um todo, comcomponentes que estabelecem relaç(es comple!as entre si, dentro de um conte!to.

 Análise e Melhoria de Processos

>m processo precisa ser analisado e melhorado de forma constante, para que possaa!re!ar -ais &alor 6 organi'ação e cons#-ir -enos rec#rsos 0menos insumos,ser e!ecutado mais rapidamente, e!igir menos esforços das pessoas, necessitar demenos pessoas5.

>m processo pode ficar TÁV L ou pode passar por uma M LHORIA.

1 TABILIDAD tamb)m pode ser chamada de rotina, que ) o período no qual os'ar6-e%ros de sa*da 0especificaç(es do produto, produtividade, regularidade etc.5 permanecem previsíveis e praticamente constantes.

1 M LHORIA ) a mudança discreta de um processo, no qual os 'ar6-e%ros de sa*da 0especificaç(es do produto, produtividade, regularidade etc.5 apresentam melhorias mensuráveis, de forma estável e consistente, em relação a uma fase anterior.

utro conceito pertinente ) o de MODE3AGEM DE PROCESSOS: ?) o momento dee!aminar os diversos aspectos do processo de trabalho de maneira que possibilite a i-'le-en%aç/o de -elhorias@. processo ) aperfeiçoado e são incluídas as

modificaç(es definidas.

1 Ges%/o de Processos e!ige que os processos sejam continuamente monitorados por meio de +9#+1#;E$ #E #E$E<PE9A.

1 !es%/o de 'rocessos tem como PREM!!A!:1. 1tendimento do cliente2. +dentificação do resultado esperado de dado processo.

1 !es%/o de 'rocessos ) muito associada 6 !es%/o da q#alidade.

aperfeiçoamento de processos ) frequentemente inserido dentro de programas de

qualidade total.

Princ"pios da #ualidade:

Page 4: 02 Gerenciamento de Processos

8/16/2019 02 Gerenciamento de Processos

http://slidepdf.com/reader/full/02-gerenciamento-de-processos 4/4

0#es%/o 7 0Esaf * 1neel 23345 s centros práticos das aç(es de melhoria na gestãopela qualidade são:a5 as unidades organi'acionais.b5 as pessoas.c5 os sistemas.d5 os processos.

e5 as normas.%abarito: #.

>ma questão da Esaf, que permitirá fi!ar o conte&do gestão de processos:

0#es%/o 8 0Esaf * 1neel 23345 1s organi'aç(es desde os primrdios da administraçãotBm tido como preocupação a busca de eficiBncia de seus processos produtivos. 9oentanto, a busca de maior competitividade tem promovido o aperfeiçoamento contínuode todos os processos.+ndique a frase que caracteri'a o entendimento de gestão de processo.a5 s processos de apoio 6 produção são incontroláveis, ra'ão pela qual não passampor melhorias.b5 1 gestão de processos tem como premissa a identificação do objetivo de cada

unidade da hierarquia.c5 Processos são flu!os superpostos e seq/enciais que tem por objetivo atender asnecessidades dos clientes.d5 1 melhoria contínua de processos prescinde de mecanismos de medição, já que asequipes se autogerenciam.e5 1 gestão de processos tem como premissas o atendimento do cliente e aidentificação do resultado esperado de dado processo.

1 alternativa 1 ) claramente errada. -odos os processos, inclusive os de apoio, devempassar por constantes melhorias. 1 alternativa 8 tamb)m ) errada, pois a id)ia deprocessos vai al)m das unidades organi'acionais. 1 alternativa ) errada, confusa.Processos são sequencias de atividades que transformam entradas e saídas, e podem

ser visualmente representados por flu!ogramas. 1 alternativa # tamb)m ) errada. 1gestão de processos e!ige que os processos sejam continuamente monitorados pormeio de indicadores de desempenho. Cinalmente, a alternativa E ) a correta.1tendimento 6s necessidades dos clientes e identificação dos produtos do processo sãopremissas importantes da gestão de processos. %abarito: E.