Download - 504 – Auditor Fiscal de Tributos Municipais · a) 4 – 1 – 2 – 3. b) 1 – 3 – 4 – 2. c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 4 – 2 – 1 – 3. e) 3 – 2 – 1 – 4. 06 - Considere

Transcript
Page 1: 504 – Auditor Fiscal de Tributos Municipais · a) 4 – 1 – 2 – 3. b) 1 – 3 – 4 – 2. c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 4 – 2 – 1 – 3. e) 3 – 2 – 1 – 4. 06 - Considere

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Concurso Público – Edital n° 07/2019

Prova Objetiva – 05/05/2019

INSCRIÇÃO

TURMA NOME DO CANDIDATO

ASSINO DECLARANDO QUE LI E COMPREENDI AS INSTRUÇÕES ABAIXO: ORDEM

504 – Auditor Fiscal de Tributos Municipais

INSTRUÇÕES1. Confira, acima, o seu número de inscrição, turma e nome. Assine no local indicado.

2. Aguarde autorização para abrir o caderno de prova.

3. Antes de iniciar a prova, confira a numeração de todas as páginas.

4. A prova desta fase é composta de 40 questões objetivas.

5. Nesta prova, as questões são de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada uma, sempre na sequência a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada.

6. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova.

7. Ao receber o cartão-resposta, examine-o e verifique se o nome nele impresso corresponde ao seu. Caso haja irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova.

8. O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta esferográfica preta, tendo-se o cuidado de não ultrapassar o limite do espaço para cada marcação.

9. O tempo de resolução das questões, incluindo o tempo para preenchimento do cartão-resposta, é de 4 (quatro) horas.

10. Não será permitido ao candidato:

a) Manter em seu poder relógios e qualquer tipo de aparelho eletrônico ou objeto identificável pelo detector de metais. Tais aparelhos deverão ser DESLIGADOS e colocados OBRIGATORIAMENTE dentro do saco plástico, que deverá ser acomodado embaixo da carteira ou no chão. É vedado também o porte de armas.

b) Usar bonés, gorros, chapéus ou quaisquer outros acessórios que cubram as orelhas, ressalvado o disposto nos itens 6.6.3 e 6.6.3.1 do Edital.

c) Usar fone ou qualquer outro dispositivo no ouvido. O uso de tais dispositivos somente será permitido quando indicado para o atendimento especial.

d) Levar líquidos, exceto se a garrafa for transparente e sem rótulo.

e) Comunicar-se com outro candidato, usar calculadora e dispositivos similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

f) Portar carteira de documentos/dinheiro ou similares.

g) Usar óculos escuros, ressalvados os de grau, quando expressamente por recomendação médica, devendo o candidato, então, respeitar o subitem 6.6.5 do Edital.

h) Emprestar ou tomar emprestados materiais para realização das provas.

i) Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal, antes do tempo mínimo de permanência estabelecido no item 9.16 ou ainda não permanecer na sala conforme estabelecido no item 9.20 do Edital.

j) Fazer anotação de informações relativas às suas respostas (copiar gabarito) fora dos meios permitidos.

Caso alguma dessas exigências seja descumprida, o candidato será excluído do processo seletivo.

11. Será ainda excluído do Concurso Público o candidato que:

a) Lançar mão de meios ilícitos para executar as provas.

b) Ausentar-se da sala de provas portando as Folhas de Respostas e/ou Cadernos de Questões, conforme o item 9.19 e 9.21.b do Edital.

c) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos e/ou agir com descortesia em relação a qualquer dos examinadores, executores e seus auxiliares, ou autoridades presentes.

d) Não cumprir as instruções contidas no Caderno de Questões de provas e nas Folhas de Respostas.

e) Não permitir a coleta de sua assinatura.

f) Não se submeter ao sistema de identificação por digital e detecção de metal.

12. Ao concluir a prova, permaneça em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorização para entregar o caderno de prova e o cartão-resposta.

13. Se desejar, anote as respostas no quadro disponível no verso desta folha, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

DURAÇÃO DESTA PROVA: 4 horas.

Língua Portuguesa

Conhecimentos Específicos

Page 2: 504 – Auditor Fiscal de Tributos Municipais · a) 4 – 1 – 2 – 3. b) 1 – 3 – 4 – 2. c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 4 – 2 – 1 – 3. e) 3 – 2 – 1 – 4. 06 - Considere

...........................................................................................................................................................................................................................................

RESPOSTAS 01 - 06 - 11 - 16 - 21 - 26 - 31 - 36 -

02 - 07 - 12 - 17 - 22 - 27 - 32 - 37 -

03 - 08 - 13 - 18 - 23 - 28 - 33 - 38 -

04 - 09 - 14 - 19 - 24 - 29 - 34 - 39 -

05 - 10 - 15 - 20 - 25 - 30 - 35 - 40 -

Page 3: 504 – Auditor Fiscal de Tributos Municipais · a) 4 – 1 – 2 – 3. b) 1 – 3 – 4 – 2. c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 4 – 2 – 1 – 3. e) 3 – 2 – 1 – 4. 06 - Considere

3/13

LÍNGUA PORTUGUESA

O texto a seguir é referência para as questões 01 a 04.

Ciência da mudança

Hélio Schwartsman

Um programa humorístico “mainstream” dos anos 70 ou 80, daqueles que a família se reunia em torno da TV para assistir junta, não iria ao ar hoje nos canais abertos nem no turno da madrugada. É que boa parte das piadas que nos faziam rir no passado soam hoje insuportavelmente machistas, homofóbicas, racistas etc. Nossas sensibilidades mudaram. __________? Como?

É a essas perguntas que o jurista convertido em estudioso do comportamento humano Cass Sunstein (Harvard) tenta responder em seu mais recente livro, “How Change Happens” (como a mudança ocorre).

A revisão de normas sociais pode ser rápida ou devagar, pode dar-se para o bem ou para o mal. Se a escravidão, que foi vista como perfeitamente natural durante a maior parte da história, tornou-se um tabu quase universal, o anti-intelectualismo, do qual as pessoas se envergonhavam uma década atrás, não só foi normalizado como é um dos elementos que marcam a recessão democrática que o mundo atravessa.

Uma das muitas razões __________ esses processos são tão dinâmicos é que as pessoas não revelam suas reais preferências se estas não se coadunarem com a norma social vigente, mas basta que a regra seja contestada por um certo número de indivíduos (“tipping point”) para que a todos se sintam livres para dizer o que de fato pensam, levando eventualmente ao colapso do antigo consenso. Já se a norma social reflete as preferências, aí é difícil mudá-la, mesmo alterando a legislação. Um bom exemplo é a persistência de práticas racistas.

Sunstein apoia-se em muita pesquisa científica e doses generosas de bom senso liberal. O conjunto da obra é um pouco descosido, já que o livro foi elaborado a partir de artigos publicados anteriormente. Essa falta de unidade não impede o autor de propor discussões interessantes. Devemos usar a lei para fazer avançar agendas políticas? Existem limites para o nível de transparência que devemos exigir dos governantes?

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2019/04/ciencia-da-mudanca.shtml) 01 - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

a) Porquê – porque. ►b) Por quê – por que. c) Por que – por quê. d) Por quê – por quê. e) Por que – por que.

02 - Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:

1. O termo “estas”, destacado na segunda linha do quarto parágrafo, faz referência a “muitas razões”. 2. Na frase “... se estas não se coadunarem com a norma social vigente ....”, a partícula “se” pode ser suprimida. 3. Na frase “Se a escravidão, que foi vista como perfeitamente natural durante a maior parte da história, tornou-se um

tabu quase universal, ...”, a parte sublinhada tem função restritiva.

Assinale a alternativa correta.

►a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. d) Somente a afirmativa 2 e 3 são verdadeiras. e) Afirmativa 1, 2 e 3 são verdadeiras.

03 - Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:

1. O autor avalia que o livro de Sunstein deixa a desejar, por ser descosido e não oferecer respostas a algumas perguntas.

2. O anti-intelectualismo é exemplo de revisão das normas sociais para o bem. 3. As pessoas esperam só revelam o que realmente pensam quando mais pessoas já expressaram a mesma ideia. 4. Quando as normas sociais estão de acordo com o que as pessoas pensam, são mais fortes que as leis.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 2 apenas. b) Somente as afirmativas 1 e 2. ►c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

04 - Pelas suas características, esse texto é um exemplo de:

a) crônica. b) dissertação. c) notícia. ►d) resenha. e) texto informativo.

Page 4: 504 – Auditor Fiscal de Tributos Municipais · a) 4 – 1 – 2 – 3. b) 1 – 3 – 4 – 2. c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 4 – 2 – 1 – 3. e) 3 – 2 – 1 – 4. 06 - Considere

4/13

05 - Em 29/04/2019, o filósofo Fabiano de Abreu concedeu entrevista para o site em.com.br. Com relação aos trechos dessa entrevista abaixo selecionados, numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.

1. Na sua opinião, ser inteligente é uma benção ou uma maldição?

2. No convívio social, quais são as desvantagens da inteligência acima da média?

3. Você se considera uma pessoa depressiva por consequência de ter um alto QI?

4. Como você lida com pessoas que têm QI mais baixo que o seu, no caso, os 98% restantes da população, segundo os critérios dos testes de admissão da Mensa?

( ) Inteligência não define felicidade. Minha psicóloga diagnosticou que na verdade o que tenho são oscilações devido a minha grande ansiedade. Eu mudo de humor muito facilmente e oscilo muito entre extremos. Às vezes isto se manifesta à noite, ao acordar, ou começa com uma simples percepção de algo que não me agrada.

( ) Tem um lado bom e um ruim. O lado bom é a facilidade para resolver certas situações, e o lado ruim é enxergar a verdadeira situação. O maior problema é que, se for para colocar na balança e colocar um denominador de busca na vida, que é a felicidade, eu acredito que seja mais ruim do que bom.

( ) Eu não me estresso com isso, não me sinto melhor do que elas, mas eu corto vínculos com pessoas que têm preguiça de aprender ou de buscar aperfeiçoamento. Eu gosto de criar vínculos com pessoas que se interessam em aprender, assim como eu. Ao contrário do que alguns dizem, eu não acredito que existam pessoas ditas burras e sou totalmente contra o uso dessa terminologia.

( ) No meu caso, tive muitos problemas em relação a ser sociável na infância. Eu não falava com as pessoas, eu só observava. Com o tempo eu tive a consciência de que isso ia me atrapalhar e me doutrinei para mudar.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 4 – 1 – 2 – 3. b) 1 – 3 – 4 – 2. ►c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 4 – 2 – 1 – 3. e) 3 – 2 – 1 – 4.

06 - Considere o seguinte início de um texto retirado da revista Galileu (edição 333, abr. 2019):

Anna Maria de Jesus, mãe da tataravó da catarinense Juliana Sakae, foi escravizada e viveu na atual Araquari, cidade de pouco mais de 30 mil habitantes, a 25 minutos de carro de Joinville, em Santa Catarina.

Numere os parênteses a seguir, identificando a ordem das ideias que dão sequência lógica ao trecho acima.

( ) Mas Sakae, que em 2015 começou uma ampla pesquisa sobre sua árvore genealógica, sentia-se intrigada com a história daquela Anna Maria de Jesus, que com um pai “incógnito” teve Thecla Maria de Jesus, sua tataravó. Quem era Anna Maria? E quem era o homem desconhecido?

( ) O mistério começou a ser desvendado quando ela encontrou o registro de 1883 do casamento de Thecla com Francisco Xavier Vieira. E lá estava escrito em bom (ainda que antigo) português que Thecla “foi escrava de José da Rocha Coitinho [sic] e filha de Anna escrava do mesmo Rocha, e de pai incógnito”. Além da surpresa de ver que a penta e a tataravó foram mulheres escravizadas, Sakae começou a suspeitar que o tal pai incógnito poderia muito bem ser José da Rocha Coutinho ou alguém da família Rocha Coutinho.

( ) A descoberta foi uma surpresa para a família: na região, fortemente colonizada por alemães, as pessoas e autoridades gostam de repetir que “Joinville não tinha escravos, pois o povo alemão era contra a escravidão” – ainda que a cidade tenha sido estabelecida por um senhor de escravos, Joaquim da Rocha Coutinho, em 1854.

( ) A confirmação de que a suspeita tinha fundamento veio no ano passado, quando o tataraneto de José da Rocha Coutinho, que mora em Fortaleza, fez um teste genético de ancestralidade, a pedido de Sakae. Bastaram algumas cuspidas dele em um tubo e da avó de Sakae em outro, cerca de US$ 100, algumas semanas de espera e voilá: confirmado. Os dois têm grau de parentesco.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.

a) 2 – 1 – 4 – 3. b) 4 – 3 – 2 – 1. c) 3 – 2 – 4 – 1. d) 3 – 2 – 1 – 4. ►e) 2 – 3 – 1 – 4.

Page 5: 504 – Auditor Fiscal de Tributos Municipais · a) 4 – 1 – 2 – 3. b) 1 – 3 – 4 – 2. c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 4 – 2 – 1 – 3. e) 3 – 2 – 1 – 4. 06 - Considere

5/13

07 - Considere o seguinte trecho:

Conseguimos tudo o que __________ neste mundial – diz o lateral Gerets, que está se despedindo da seleção – e acho que ficar entre os quatro melhores do mundial foi a nossa grande vitória. Mas não __________ decepcionar os torcedores que nos __________ durante toda a Copa.

Comentários como este de Gerets tornaram-se comuns entre os jogadores. Assim que souberam da pretensão de This, eles conversaram com o técnico – todos o consideram uma pessoa aberta ao diálogo e lhe __________ vários motivos para que não __________ o seu ponto de vista.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

a) queremos – deveremos – acompanharam – exporam – mantivesse. b) queríamos – deveríamos – acompanharão – expunham – mantesse. c) queremos – devíamos – acompanharam – expuseram – manteve. ►d) queríamos – devemos – acompanharam – expuseram – mantivesse. e) queríamos – devemos – acompanhariam – expunham – mantenha.

08 - Considere o seguinte conjunto de informações:

- Uma equipe de pesquisadores britânicos estudou um grupo de pacientes. - Essa equipe captou imagens do cérebro desse grupo de pacientes. - Essas imagens revelaram algo extraordinário. - O estudo durou 5 anos.

Considere as seguintes possibilidade de união dessas informações num único período:

1. Um grupo de pacientes cujas imagens do cérebro revelaram algo extraordinário foi estudado durante 5 anos por uma equipe de pesquisadores britânicos.

2. Durante cinco anos, uma equipe de pesquisadores britânicos estudou um grupo de pacientes onde as imagens do cérebro revelaram algo extraordinário.

3. Imagens do cérebro de um grupo de pacientes, que foram estudadas durante cinco anos por um grupo de pesquisadores britânicos, revelaram algo extraordinário.

4. Uma equipe de pesquisadores britânicos, durante 5 anos, estudou um grupo de pacientes que as imagens do cérebro revelaram algo extraordinário.

Está/Estão de acordo com a norma padrão da escrita:

a) 2 apenas. ►b) 1 e 3 apenas. c) 2 e 4 apenas. d) 1, 3 e 4 apenas. e) 1, 2, 3 e 4 apenas.

09 - Assinale a alternativa corretamente pontuada, de acordo com a norma padrão da língua.

a) Katherine Johnson que neste domingo completa 100 anos, gostava de calcular de fato, contava tudo, até os pratos que lavava e foi sua maravilhosa capacidade para a matemática que lhe ajudou a colocar, em órbita, a Apolo 11, a nave que levou o homem à Lua pela primeira vez.

b) Katherine Johnson, que neste domingo completa 100 anos gostava de calcular. De fato contava tudo até os pratos que lavava, e foi sua maravilhosa capacidade para a matemática que lhe ajudou a colocar em órbita a Apolo 11: a nave que levou o homem à Lua pela primeira vez.

c) Katherine Johnson – que neste domingo completa 100 anos – gostava de calcular, de fato, contava tudo: até os pratos que lavava; e foi sua maravilhosa capacidade para a matemática, que lhe ajudou a colocar em órbita a Apolo 11, a nave que levou o homem à Lua, pela primeira vez.

d) Katherine Johnson que neste domingo completa 100 anos gostava de calcular, de fato – contava tudo, até os pratos que lavava, e foi sua maravilhosa capacidade para a matemática que: lhe ajudou a colocar em órbita a Apolo 11 – a nave que levou o homem à Lua, pela primeira vez.

►e) Katherine Johnson, que neste domingo completa 100 anos, gostava de calcular – de fato contava tudo, até os pratos que lavava –, e foi sua maravilhosa capacidade para a matemática que lhe ajudou a colocar em órbita a Apolo 11, a nave que levou o homem à Lua pela primeira vez.

10 - Considere o excerto de texto abaixo:

A natureza é inexorável no momento de garantir a vida. Alguns pássaros, como o patola-de-pés-azuis, colocam dois ovos. Se o filhote que _________ primeiro __________ que não cresce o suficiente, seja por sua mãe não lhe dar comida ou por uma época de pouco alimento, _________ a bicadas o segundo filhote. Se _________ comida para os dois, então tudo certo.

(Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/12/ciencia/1555073592_113155.html, acesso em 22, abr. 2019.)

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

a) nasceu – vendo – matará – houvesse. b) nascerá – vê – mata – houver. c) nasceu – viu – matava – há. ►d) nasce – vê – mata – há. e) nasce – vir – matará – haverá.

Page 6: 504 – Auditor Fiscal de Tributos Municipais · a) 4 – 1 – 2 – 3. b) 1 – 3 – 4 – 2. c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 4 – 2 – 1 – 3. e) 3 – 2 – 1 – 4. 06 - Considere

6/13

O texto a seguir é referência para as questões 11 a 14.

Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro

humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis. Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando – e se ela respira pelo nariz ou pela boca.

No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam. Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam. O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca.

“Uma das principais descobertas desse estudo é que existe uma grande diferença na atividade cerebral na amígdala e no hipocampo durante a inspiração em comparação com a expiração”, explicou a autora principal do estudo, Christina Zelano, professora assistente de neurologia da Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern. “Quando você inspira, nós descobrimos que você está estimulando neurônios no córtex olfativo, amígdala e hipocampo, através de todo o seu sistema límbico”. O estudo foi publicado no periódico científico Journal of Neuroscience. O autor sênior é Jay Gottfried, professor de neurologia na Feinberg.

Os pesquisadores chegaram a essas conclusões ao acompanhar sete pacientes com epilepsia que estavam com cirurgias cerebrais marcadas. Uma semana antes dos procedimentos, um cirurgião implantou eletrodos no cérebro dos pacientes para identificar a origem das convulsões. Isso permitiu que os cientistas adquirissem dados eletrofisiológicos diretamente do cérebro dos pacientes. Os sinais elétricos registrados mostraram que a atividade cerebral flutuou durante a respiração. A atividade ocorre em áreas cerebrais nas quais emoções, memórias e cheiros são processados.

A descoberta levou os cientistas a se perguntar se as funções cognitivas tipicamente associadas com essas regiões do cérebro – especialmente o processamento do medo e da memória – poderiam ser afetadas também pela respiração. A amígdala está fortemente associada com o processamento emocional, em particular emoções relacionadas ao medo. Desse modo, os cientistas pediram a 60 pessoas, no ambiente do laboratório, que tomassem uma decisão rápida sobre expressões emotivas enquanto registravam a respiração deles.

Os voluntários receberam fotos de rostos com expressões de medo ou surpresa e tiveram de indicar rapidamente qual emoção cada rosto estava expressando. Quando encaravam as fotos durante a inspiração, os indivíduos as reconheciam como amedrontadas mais rapidamente do que quando faziam o mesmo durante a expiração. Isso não aconteceu com as expressões de surpresa. Esse efeito diminuiu quando os participantes realizaram a mesma tarefa enquanto respiravam pela boca. [...]

Em um experimento que tinha como objetivo acessar a função da memória (ligada ao hipocampo), os mesmos participantes observaram fotos de objetos em uma tela de computador e foram instruídos a memorizá-las. Os pesquisadores descobriram que os participantes do experimento se lembraram melhor quando tinham encarado as imagens durante a inspiração.

“Isso significa que uma respiração rápida poderia conferir vantagens quando alguém está numa situação perigosa”, explica Zelano. “Se você está em um estado de pânico, o ritmo da sua respiração se torna mais rápido”, afirma. “Como resultado, você passará proporcionalmente mais tempo inalando do que em um estado calmo; assim, a resposta natural do nosso corpo ao medo em aumentar a frequência da respiração pode ter um impacto positivo no funcionamento do cérebro e resultar em uma resposta mais rápida a estímulos perigosos do ambiente.” Outro insight potencial da pesquisa diz respeito aos mecanismos básicos da meditação ou percepção da respiração. “Quando a pessoa inspira, em certa medida está sincronizando oscilações cerebrais por meio da rede límbica”.

(Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/como_a_respiracao_afeta_sentimentos.html)

11 - Com base no texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O experimento foi realizado com pacientes com epilepsia que iam se submeter a cirurgia cerebral. ( ) No texto, são mencionados dois experimentos. ( ) Os experimentos foram feitos com grupos diferentes de participantes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – V – V. b) F – V – V. c) V – F – V. d) V – F – F. ►e) F – V – F.

12 - Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:

1. Na frase “Quando encaravam as fotos durante a inspiração, os indivíduos as reconheciam como amedrontadas mais rapidamente do que quando faziam o mesmo durante a expiração”, a expressão sublinhada introduz a ideia de proporção.

2. Na frase “Quando a pessoa inspira, em certa medida está sincronizando oscilações cerebrais por meio da rede límbica”, o termo sublinhado introduz uma relação temporal.

3. Na frase “O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca”, o termo sublinhado estabelece entre as partes uma relação causal.

Assinale a alternativa correta.

►a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Page 7: 504 – Auditor Fiscal de Tributos Municipais · a) 4 – 1 – 2 – 3. b) 1 – 3 – 4 – 2. c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 4 – 2 – 1 – 3. e) 3 – 2 – 1 – 4. 06 - Considere

7/13

13 - Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:

1. A palavra “encaravam” está empregada no texto em sentido conotativo. 2. Na frase “Outro insight potencial da pesquisa...”, “potencial” significa que se trata de algo ainda a ser comprovado. 3. O estudo visa monitorar as reações no cérebro das pessoas quando elas sentem medo.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. ►b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

14 - Considere os seguintes empregos da partícula “se” no texto:

1. “Esses efeitos se alteram...” (1º parágrafo). 2. “...lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam” (2º parágrafo). 3. “A descoberta levou os cientistas a se perguntar...” (5º parágrafo). 4. “...descobriram que os participantes do experimento se lembraram melhor quando tinham encarado as imagens...”

(7º parágrafo).

A partícula está empregada como pronome reflexivo em:

►a) 3 apenas. b) 1 e 3 apenas. c) 2 e 4 apenas. d) 1, 2 e 4 apenas. e) 1, 2, 3 e 4.

15 - Assinale a alternativa escrita corretamente, de acordo com a norma padrão da língua.

a) Uma das melhores, senão a melhor, forma de reinserir aos poucos em sociedade o indivíduo que cometeu um crime é a chamada progressão de regime prisional.

b) Quando o jovem questionou sobre onde estavam, o trio respondeu que era um assalto e o mandou descer do carro, se não atiraria nele.

►c) Não aceitamos mudanças na aplicação dos recursos senão na educação e valorização de seus profissionais. d) Senão descartadas da maneira correta, lâmpadas fluorescentes podem ser extremamente nocivas ao meio ambiente e à

saúde das pessoas. e) Uma infecção causada por bactéria atinge grande parte das mulheres podendo levar até a morte senão for tratada.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 16 - Uma determinada empresa apresentou os saldos finais das seguintes contas em 31/12/00:

Caixa R$ 1.000,00 Capital Social R$ 20.000,00 Contas a Pagar até 90 dias R$ 2.000,00 Contas a Receber até 360 dias R$ 5.000,00 Imobilizado R$ 15.000,00 Prejuízos Acumulados R$ 1.500,00 Financiamento de Longo Prazo R$ 5.000,00 Salários a Pagar R$ 1.000,00 Estoques R$ 6.000,00 Depreciação Acumulada R$ 500,00

Os valores totais do Ativo e do Patrimônio Líquido nessa data são, respectivamente:

a) R$ 12.000,00 e R$ 28.000,00. ►b) R$ 26.500,00 e R$ 18.500,00. c) R$ 26.500,00 e R$ 29.500,00. d) R$ 27.500,00 e R$ 21.500,00. e) R$ 27.500,00 e R$ 29.500,00.

17 - Entre as normas de auditoria existentes e adotadas no Brasil, há uma específica que trata da revisão externa pelos pares.

O objetivo principal da norma é:

a) reduzir o custo das empresas em relação à contratação da auditoria. b) disciplinar os procedimentos de auditora executados e se estão em conformidade com a legislação tributária e previdenciária

vigente no país. ►c) assegurar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas de auditoria. d) tornar pública e transparente as informações obtidas no processo de auditoria em relação às empresas de interesse público. e) obter uma segunda opinião em relação à situação patrimonial das empresas que não são obrigadas a publicar demonstrações

contábeis.

Page 8: 504 – Auditor Fiscal de Tributos Municipais · a) 4 – 1 – 2 – 3. b) 1 – 3 – 4 – 2. c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 4 – 2 – 1 – 3. e) 3 – 2 – 1 – 4. 06 - Considere

8/13

18 - Com relação à Análise das Demonstrações Contábeis, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A análise horizontal é um processo temporal que permite verificar a evolução das contas individuais e também dos grupos de contas, por meio de números-índices.

( ) Análise das demonstrações contábeis através de índices permite que se tenha uma visão macro da situação econômico-financeira da entidade.

( ) Os índices de liquidez demonstram a capacidade de arcar com as dívidas assumidas perante as instituições financeiras.

( ) Os índices de estrutura patrimonial estabelecem relações entre as fontes de financiamento próprio e de terceiros, com o objetivo de evidenciar a dependência da entidade em relação a recursos de terceiros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) V – F – V – V. b) V – F – F – F. c) F – V – V – F. d) F – F – V – V. ►e) V – V – F – V.

19 - Uma determinada sociedade empresária quer iniciar a fabricação de um novo produto. Após pesquisa e análise dos custos

praticados pelo mercado, estimaram-se os seguintes valores:

Custos e Despesas Fixos Anuais R$ 6.300,00 Preço de Venda Unitário R$ 40,00 Custos e Despesas Variáveis Unitários R$ 25,00

Com base nos dados acima, o Ponto de Equilíbrio Contábil se dará com a fabricação de:

a) 157 unidades mensais. b) 252 unidades mensais. c) 380 unidades mensais. ►d) 420 unidades mensais. e) 450 unidades mensais.

20 - Uma equipe de auditoria externa está realizando auditoria em uma empresa na área de Recursos Humanos. No que diz

respeito à auditoria da rubrica contábil “Salários a Pagar”, pode-se considerar como procedimento de auditoria mais adequado e eficiente:

a) analisar o contrato de trabalho celebrado entre a empresa e pelo menos 90% dos trabalhadores da empresa. b) verificar se a empresa possui a documentação de admissão dos funcionários em ordem e arquivadas. c) verificar se o sistema de informações dos recursos humanos possui integração com o sistema contábil e financeiro da

empresa. ►d) checar se o resumo da folha de pagamentos está em conformidade com os valores contabilizados e se os valores foram

efetivamente pagos até o 5º dia útil do mês subsequente. e) verificar se os funcionários estão registrando adequadamente as entradas e saídas nos horários previamente acordados nos

contratos de trabalho. 21 - O artigo 113 do Código Tributário Nacional prescreve que a obrigação tributária é principal ou acessória. Afirma, em seu

§ 1º, que obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente. A obrigação acessória, por sua vez, nos termos do § 2º, decorre da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos. Uma das mais conhecidas obrigações acessórias é a escrituração fiscal. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

►a) A Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda, as administrações tributárias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, mediante convênio celebrado com a Secretaria da Receita Federal, e os órgãos e as entidades da administração pública federal direta e indireta que tenham atribuição legal de regulação, normatização, controle e fiscalização dos empresários e das pessoas jurídicas são usuários do Sped.

b) O Sped é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, exceto imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.

c) Os livros que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas serão emitidos de forma eletrônica, dispensando assim o empresário e as pessoas jurídicas, exceto as imunes ou isentas, de manter sob sua guarda e responsabilidade os livros e documentos na forma e prazos previstos na legislação aplicável.

d) A Secretaria da Receita Federal do Brasil, do Ministério da Fazenda, poderá solicitar a participação de representantes dos empresários, das pessoas jurídicas, exceto as imunes ou isentas, e de entidades de âmbito nacional representativas dos profissionais da área contábil, nas atividades relacionadas ao Sped.

e) O acesso às informações armazenadas no Sped deverá ser compartilhado com seus usuários, no limite de suas respectivas competências e sem prejuízo da observância à legislação referente aos sigilos comercial, fiscal e bancário. Esse acesso, entretanto, não será franqueado aos empresários e às sociedades empresárias em relação às informações por eles transmitidas ao Sped.

Page 9: 504 – Auditor Fiscal de Tributos Municipais · a) 4 – 1 – 2 – 3. b) 1 – 3 – 4 – 2. c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 4 – 2 – 1 – 3. e) 3 – 2 – 1 – 4. 06 - Considere

9/13

22 - Uma equipe de auditoria independente, cumprindo o planejamento de auditoria estabelecido, realizou testes de auditoria nas operações sobre saldos registrados no ativo e no passivo em moeda estrangeira, os quais são relatados a seguir:

1. Análise da base documental de constituição do saldo em aberto em moeda estrangeira (Invoice, Declaração de Importação, Declaração de Exportação, Nota Fiscal, Contrato de Câmbio).

2. Entrevista com os responsáveis pela área de comércio exterior, bem como da área financeira, a fim de obter entendimento do fluxo operacional, de riscos e de controles relacionados ao processo de operações em moeda estrangeira.

3. Realização de teste de recálculo do saldo atual dos valores em moeda estrangeira, mensurando a variação cambial mediante as cotações oficiais da moeda estrangeira.

4. Acompanhamento das rotinas realizadas pelos funcionários do setor de comércio exterior, bem como dos funcionários lotados no departamento contábil e financeiro, a fim de observar os procedimentos que são adotados em termos manuais, bem como aqueles que utilizam o auxílio de sistemas computacionais, com o intuito de verificar se existem procedimentos que afetam os registros contábeis, sua confiabilidade, materialidade, relevância e integridade.

São testes substantivos de auditoria:

a) 1 e 2 apenas. ►b) 1 e 3 apenas. c) 1 e 4 apenas. d) 2, 3 e 4 apenas. e) 1, 2, 3 e 4.

23 - Com relação à auditoria, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A auditoria interna e a auditoria externa apresentam os mesmos focos de atuação, existindo distinção apenas na forma de contratação – o auditor externo é um prestador de serviços e o auditor interno é um funcionário da empresa.

( ) Um trabalho de auditoria independente (externa), para que se considere completo e adequado quanto às normas relacionadas aos procedimentos de auditoria, não pode deixar de executar os procedimentos de auditoria de confirmação de saldos junto a terceiros, também denominado de procedimento de circularização (de clientes, fornecedores, advogados e bancos).

( ) Com vistas à manutenção da independência do auditor em relação ao cliente auditado, a equipe participante do trabalho não deverá possuir nenhum dos seus membros com grau de parentesco em 1º ou 2º grau em relação aos funcionários-chave da empresa auditada.

( ) Os tipos ou especialidades, quanto ao trabalho de auditoria independente, classificam-se em limitado, ilimitado e normativo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – V – F – V. b) V – F – V – V. c) V – V – F – V. d) V – F – V – F. ►e) F – V – V – F.

24 - Vários são os regimes tributários por meio dos quais se vale o Poder Público para a tributação de pessoas físicas e

jurídicas. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

a) As prestações de serviços consistentes no trabalho pessoal do próprio contribuinte, inscrito ou não em cadastro fiscal, serão gravadas por ISS fixo anual.

b) O fornecimento de dados inexatos com vistas ao enquadramento ou permanência no regime de tributação fixa anual implicará o desenquadramento e o recolhimento do ISS sobre o faturamento, com a aplicação das penalidades cabíveis, vedada a retroatividade.

►c) A opção pela tributação com base no lucro presumido será aplicada em relação a todo o período de atividade da empresa em cada ano-calendário. Essa opção será manifestada com o pagamento da primeira ou única quota do imposto devido correspondente ao primeiro período de apuração de cada ano-calendário.

d) A pessoa jurídica sujeita a tributação com base no lucro real ou presumido poderá optar pelo pagamento do imposto em cada mês, determinado sobre base de cálculo estimada. O saldo do imposto apurado em 31 de dezembro receberá o seguinte tratamento: se positivo, será pago em quota única, até o último dia útil do mês de março do ano subsequente; se negativo, poderá ser objeto de restituição ou de compensação.

e) O Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, de vários impostos e contribuições, dentre os quais o ISS em relação aos serviços sujeitos à substituição tributária ou retenção na fonte, devido na qualidade de contribuinte ou responsável.

25 - Quando a equipe de auditoria realiza trabalhos em uma empresa que pertence a um conglomerado econômico e a essa

empresa realiza operações de pagamento e recebimento de valores de uma empresa por outra e não formaliza contrato de mútuos entre as empresas, tal fato é identificado pelo auditor como uma falha e remete a deficiência em relação ao princípio de contabilidade:

a) da Continuidade. ►b) da Entidade. c) da Integridade. d) do Custo Histórico como Base de Valor. e) da Independência.

Page 10: 504 – Auditor Fiscal de Tributos Municipais · a) 4 – 1 – 2 – 3. b) 1 – 3 – 4 – 2. c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 4 – 2 – 1 – 3. e) 3 – 2 – 1 – 4. 06 - Considere

10/13

26 - A Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, estabeleceu uma série de obrigações acessórias. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

a) As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão desobrigadas de emitir documento fiscal de venda ou de prestação de serviço.

►b) A microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional deverá apresentar anualmente à Secretaria da Receita Federal do Brasil declaração única e simplificada de informações socioeconômicas e fiscais, que deverá ser disponibilizada aos órgãos de fiscalização tributária e previdenciária. Essa declaração constitui confissão de dívida e instrumento hábil e suficiente para a exigência dos tributos e contribuições que não tenham sido recolhidos resultantes das informações nela prestadas.

c) As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional deverão adotar contabilidade simplificada para os registros e controles das operações realizadas.

d) A exigência de declaração única e simplificada de informações socioeconômicas e fiscais afasta a obrigatoriedade à prestação de informações relativas a terceiros.

e) A escrituração fiscal digital ou obrigação equivalente não poderá ser exigida da microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional.

27 - O Município de Curitiba é competente para instituir o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o Imposto

sobre a Transmissão de Bens Imóveis e o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

a) O pagamento do crédito tributário poderá, a juízo da autoridade administrativa, ter desconto de até 30% (trinta por cento), bem como poderá ser parcelado em até 10 (dez) cotas iguais, não inferiores a R$ 30,00 (trinta reais) cada, permitindo-se o ajuste de arredondamento em uma das parcelas mensais e sucessivas.

b) Para a execução da lei tributária, a Administração manterá cadastro imobiliário, cadastro de prestadores de serviço e cadastro de comércio e indústria. O contribuinte que informar dados inexatos ou incompletos, de cuja aplicação possa resultar, para ele, proveito de qualquer natureza, não ficará sujeito a penalidade, a não ser em caso de reincidência, caso em que ficará sujeito a multa.

c) As entidades civis sem fins lucrativos, inclusive os clubes sociais, poderão ter redução de até 80% (oitenta por cento) do Imposto Predial e Territorial Urbano, relativamente aos imóveis de sua propriedade cuja utilização seja vinculada às suas atividades essenciais, a título de incentivo, desde que comprovado o investimento em esporte e no social.

d) É permitida a antecipação para o recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), antes do início do exercício financeiro a que se refere, com a atribuição de descontos de 1% (um por cento) a cada mês antecipado.

►e) Os proprietários dos imóveis imunes ou isentos totalmente do Imposto Predial e Territorial Urbano são isentos do pagamento de taxas de expediente e de Contribuição de Melhoria, relativamente aos mencionados imóveis.

28 - Segundo Irene Nohara (2018), “a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) é considerada uma lei que guia

a interpretação das demais leis, orientando a aplicação do Direito”. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) A LINDB é inaplicável ao Direito Público brasileiro, que segue um regime jurídico próprio, estabelecido na Lei Federal de Processo Administrativo e demais leis gerais expedidas pela União.

b) A decisão que decretar a invalidação de contrato ou norma administrativa deverá, em qualquer caso, indicar as condições para que a regularização ocorra de modo equânime, sendo possível impor aos sujeitos atingidos ônus que sejam anormais, desde que tal decisão seja fundamentada em suas consequências reais.

c) O Código Nacional de Direito Administrativo foi promulgado recentemente, impondo regras hermenêuticas ao Direito Público nacional, ainda que possam ser cumuladas com outras regras gerais expedidas pela União, mantendo-se a competência concorrente dos Estados e Municípios.

►d) A decisão administrativa que estabeleça nova interpretação sobre norma de conteúdo indeterminado, impondo novo dever, deverá prever regime de transição quando indispensável para que o novo dever seja cumprido de modo proporcional, equânime e eficiente e sem prejuízo aos interesses gerais.

e) Em qualquer órgão ou Poder, a edição de atos normativos por autoridade administrativa, salvo os de mera organização interna, deverá ser precedida de consulta pública para manifestação de interessados, preferencialmente por meio presencial, podendo ser substituída pela via eletrônica desde que justificadamente.

29 - O Município de Curitiba, além de ser competente para instituir alguns tributos, é competente para disciplinar seu próprio

processo administrativo fiscal. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

a) Nos procedimentos administrativos relativos ao ITBI em que forem constatadas informações falsas ou inexatas, ou recusa de apresentação de documentos fiscais comprobatórios da situação de pessoas físicas ou jurídicas, poderá ser aplicada a multa de até 50% (cinquenta por cento) do valor atualizado do imposto.

►b) Os representantes da Fazenda na Junta de Recursos Administrativos-Tributários, integrantes do quadro de Procuradores do Município de Curitiba, incumbidos da sua defesa poderão recorrer no prazo de 30 (trinta) dias, contado da publicação da ementa de decisão não unânime, quando a entenderem contrária à lei ou à evidência das provas.

c) As decisões da Junta de Julgamento Tributário serão tomadas de forma monocrática quando o crédito tributário for inferior a R$ 10.000,00 (dez mil reais).

d) As decisões por equidade são da competência da Comissão de Recursos Tributários, mediante proposta da Junta de Recursos Administrativos-Tributários, e restringem-se à dispensa, total ou parcial, do crédito tributário e dos acréscimos legais, exclusive a atualização monetária.

e) Mesmo os serviços prestados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal em regime de direito privado serão remunerados por meio de taxas.

Page 11: 504 – Auditor Fiscal de Tributos Municipais · a) 4 – 1 – 2 – 3. b) 1 – 3 – 4 – 2. c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 4 – 2 – 1 – 3. e) 3 – 2 – 1 – 4. 06 - Considere

11/13

30 - Segundo Lígia Melo (2010), “da ideia histórica do que representam as cidades aos dias de hoje, destaca-se o traço comum em que ela continua a representar peça fundamental na busca da felicidade do indivíduo”. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

►a) Em caso de não aproveitamento do solo urbano não edificado, o proprietário poderá ser desapropriado com pagamento em títulos da dívida pública, com prazo de resgate de 10 anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurado o valor real da indenização, além dos juros legais.

b) Segundo o texto expresso da Constituição da República, a política de desenvolvimento urbano, coordenada pelos Estados e executada pelos Municípios, tem como objetivo ordenar o desenvolvimento das funções sociais da cidade para garantir a felicidade dos cidadãos e o interesse público.

c) É dever do poder público municipal, mediante decreto fundado nos termos da lei federal, exigir do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado que promova seu adequado aproveitamento.

d) Os imóveis públicos usucapidos por entidades privadas sem fins lucrativos poderão ser reversíveis mediante autorização legal específica do Município para fins de reforma urbana.

e) Segundo texto expresso da Constituição da República, estão obrigadas à elaboração do seu plano diretor, que deve ser enviado para a aprovação da Assembleia Legislativa do Estado, as cidades com mais de 50 mil habitantes.

31 - Segundo Daniel Wunder Hachem (2012), a “importância dos direitos fundamentais justifica-se pelo fato de representarem

o conjunto de valores ou decisões axiológicas básicas de uma sociedade, revestidas da máxima normatividade de que gozam as disposições constitucionais”. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) A máxima efetividade das normas constitucionais implica uma interpretação sistemática na qual é possível ser flexibilizado um direito em concreto em face de um interesse público predominante, como por exemplo a permissão constitucional expressa para que o Judiciário admita no processo provas obtidas por meios ilícitos quando assim entender oportuno para a obtenção da verdade material.

b) A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática de tortura, exceto se realizada com finalidade pública de obtenção de informações para o combate ao crime organizado ou ao tráfico de drogas, conforme legislação específica.

c) Conforme redação constitucional expressa, não haverá, no Brasil, juízo ou tribunal de exceção, sendo todavia permitido que o juiz adote medidas excepcionais de tipificação e produção probatória não previstas em lei para aperfeiçoar os mecanismos criminais de combate à corrupção.

d) Segundo as regras hermenêuticas estabelecidas no Título II da Constituição da República, o Poder Judiciário está autorizado a interpretar a normatividade dos direitos fundamentais a partir de alguns critérios específicos, tais como a opinião pública e as consequências da ação do Estado.

►e) No caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular sem prévia autorização judicial, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano decorrente da ação.

32 - Segundo Eneida Desirée Salgado (2010), “a visão contemporânea da separação dos poderes, ou divisão de funções entre

os órgãos de soberania do Estado, impõe o reconhecimento do exercício de parcela da função típica de um órgão por outro. Assim, por exemplo, o Poder Legislativo julga o Presidente da República nos crimes de responsabilidade, e o Poder Executivo edita medidas provisórias e elabora leis delegadas”. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) Segundo o texto expresso da Constituição da República, o processo legislativo compreende a elaboração de emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos, resoluções, portarias e atos normativos do Poder Executivo.

b) Por força de diferentes emendas constitucionais editadas na década de 1990, as agências reguladoras de serviços públicos passaram e ser entidades dotadas de poder legislativo atípico, vinculado aos ditames de lei complementar.

c) Ao Poder Legislativo federal é conferida competência para dispor, mediante decreto legislativo, sobre a organização e funcionamento da Administração Pública, quando não implicar aumento de despesa.

►d) Compete privativamente ao Presidente da República expedir decretos e regulamentos para a fiel execução de leis, bem como comutar penas e conceder indulto, além de outras atribuições específicas estabelecidas na Constituição da República.

e) A redação atual da Constituição da República confere ao Poder Judiciário competência legislativa atípica para editar Súmulas Vinculantes, que, assim como as medidas provisórias, têm força de lei, ainda que não sejam consideradas leis em sentido formal.

33 - Para uma determinada profissão, sabe-se que o salário é uma variável aleatória que possui distribuição Normal com média

R$ 5.000,00 e um desvio padrão de R$ 800,00. Nesse caso, qual é a probabilidade de que um salário seja maior que R$ 7400,00?

►a) menor que 0,01. b) 0,16. c) 0,48. d) 0,58. e) maior que 0,99.

34 - Sabe-se que o valor de um produto decresce linearmente com o passar dos anos. Considerando que o valor do produto

novo é de R$ 40.000,00 e que, depois de 10 anos de uso, seu valor é de R$ 10.000,00, qual seria o valor esperado do produto, em Reais, após 7 anos de uso?

a) 9.000,00. b) 16.000,00. ►c) 19.000,00. d) 30.000,00. e) 33.000,00.

Page 12: 504 – Auditor Fiscal de Tributos Municipais · a) 4 – 1 – 2 – 3. b) 1 – 3 – 4 – 2. c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 4 – 2 – 1 – 3. e) 3 – 2 – 1 – 4. 06 - Considere

12/13

35 - Seja o seguinte fragmento de planilha Excel, contendo os gastos com energia elétrica de uma empresa no primeiro semestre de 2018, em suas três filiais:

Seja a seguinte fórmula aplicada nessa planilha na célula B9:

=PROCV(A4;A1:D7;CORRESP(C1;A1:D1;0);0)

Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa que apresenta o resultado da execução dessa fórmula.

a) R$ 355,00. ►b) R$ 980,00. c) R$ 1.000,00. d) R$ 1.200,00. e) R$ 1.440,00.

36 - Os comandos DDL abaixo definem uma base de dados de um restaurante, para armazenar seus cardápios e pratos.

CREATE TABLE tb_cardapio ( codigo INTEGER NOT NULL, nome VARCHAR(50) NOT NULL, data DATE NOT NULL, CONSTRAINT cardapio_pk PRIMARY KEY (codigo));

CREATE TABLE tb_prato ( codigo INTEGER NOT NULL, nome VARCHAR(50) NOT NULL, valor REAL NOT NULL, CONSTRAINT prato_pk PRIMARY KEY(codigo));

CREATE TABLE tb_cardapio_prato ( codigo_cardapio INTEGER NOT NULL, codigo_prato INTEGER NOT NULL, CONSTRAINT cardapio_fk FOREIGN KEY (codigo_cardapio) REFERENCES tb_cardapio(codigo), CONSTRAINT prato_fk FOREIGN KEY (codigo_prato) REFERENCES tb_prato(codigo), CONSTRAINT cardapio_prato_pk PRIMARY KEY (codigo_cardapio, codigo_prato));

Seja a seguinte consulta SQL:

SELECT DISTINCT c.data, max(p.valor) FROM tb_cardapio c JOIN tb_cardapio_prato cp ON c.codigo = cp.codigo_cardapio JOIN tb_prato p ON cp.codigo_prato = p.codigo GROUP BY c.data

Assinale a alternativa que apresenta a descrição dos dados retornados por essa consulta.

a) As datas em que o cardápio não atinge o valor máximo total. b) As datas dos cardápios em que o prato mais caro não está associado. c) As datas e a soma dos valores dos pratos no cardápio nesse dia. ►d) As datas e o valor do prato mais caro do cardápio nesse dia. e) As datas dos cardápios e o valor médio dos pratos nesse dia.

Page 13: 504 – Auditor Fiscal de Tributos Municipais · a) 4 – 1 – 2 – 3. b) 1 – 3 – 4 – 2. c) 3 – 1 – 4 – 2. d) 4 – 2 – 1 – 3. e) 3 – 2 – 1 – 4. 06 - Considere

13/13

37 - O Access é uma ferramenta de manipulação de dados em que os dados podem ser armazenados em estruturas relacionais chamadas tabelas. Cada linha na tabela é conhecida como registro, e os registros são formados por campos. A respeito de chaves primárias em tabelas do Access, considere as seguintes afirmativas:

1. Chaves primárias são campos com valores comuns por toda a tabela. 2. Cada tabela pode ter uma ou um conjunto de chaves primárias. 3. O Access pode criar automaticamente um campo de chave primária. 4. Cada registro na tabela possui um valor diferente de chave primária.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. ►c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

38 - Um argumento da lógica proposicional é formado por premissas (P1, P2, ... , Pn) e uma conclusão (Q). Um argumento

é válido quando P1 ^ P2 ^... ^ Pn -> Q é uma tautologia. Nesse caso, diz-se que a conclusão Q pode ser deduzida logicamente de P1 ^ P2 ^... ^ Pn. Alguns argumentos, chamados fundamentais, são usados correntemente em lógica proposicional para fazer inferências e, portanto, são também conhecidos como Regras de Inferência. Seja o seguinte argumento da Lógica Proposicional:

Premissa 1: SE Ana é mais velha que João, ENTÃO Ana cuida de João. Premissa 2: SE Ana cuida de João, ENTÃO os pais de João viajam para o exterior. Conclusão: SE Ana é mais velha que João, ENTÃO os pais de João viajam para o exterior.

Assinale a alternativa que apresenta o nome desse argumento.

a) Modus Ponens. b) Modus Tollens. c) Dilema Construtivo. d) Contrapositivo. ►e) Silogismo Hipotético.

39 - Considere verdadeiras as seguintes proposições:

Se está chovendo, então faz frio. O mar não está calmo ou posso mergulhar. Está chovendo ou o mar está calmo.

Dessas proposições, conclui-se corretamente que:

►a) faz frio ou posso mergulhar. b) está chovendo e posso mergulhar. c) o mar está calmo. d) não faz frio e não posso mergulhar. e) se faz frio, então está chovendo.

40 - Um restaurante possui 11 pratos especiais que são ofertados em cardápios semanais. A cada semana, somente 4 desses

pratos são escolhidos para compor o cardápio, por problemas de logística na confecção dos pratos. Quantas semanas serão necessárias até que o restaurante precise repetir um cardápio?

a) 11. b) 52. ►c) 330. d) 5040. e) 7920.